Os 5 piores investimentos de 2022: Bitcoin lidera lista. Confira!

0
128
Ilustração de uma criptomoeda de Bitcoin com uma seta em um gráfico apontando para baixo
0
(0)

O ano de 2022 foi um pouco turbulento para os investidores. O Bitcoin (BTC), por exemplo, teve um dos piores desempenhos desde sua criação, ficando na lista dos piores investimentos do ano passado.

Anúncios

Já na segunda pior colocação aparece o índice de Brazilian Deposit Receipts (BDR), com uma queda de 28,36%. Completando este pódio estão as small caps, ou seja, as empresas de pequena capitalização, com perdas de 16,94%.

Piores investimentos em 2022: Bitcoin lidera o ranking

Os bancos centrais tiveram papel importante na queda do Bitcoin em 2022. Isto aconteceu porque a criptomoeda BTC foi esmagada pela política do Banco Central dos Estados Unidos.

Anúncios

Visando combater a inflação do dólar, houve um aumento na taxa de juros ainda em novembro de 2021, mês que a criptomoeda mais atingiu seu topo histórico.

Por isso, investimentos de renda fixa como CDI se saíram bem em 2022 enquanto o Bitcoin despencava. Segundo o Canaltech, o CDI rendeu 11,99% no ano passado, enquanto o Bitcoin despencava 66,6%.

Veja como ficou a tabela dos piores investimentos em 2022:

Anúncios

INVESTIMENTORENDIMENTO
Bitcoin – BTC-66,61%
BDRX (Índice de BDRs)-28,36%
Small Cap (Empresas de pequena capitalização)-16,94%
Euro Ptax -12,62%
Ranking com os 4 piores investimentos de 2022 – Fonte: CanalTech

Piores investimentos: de olho no Tesouro IPCA

Nem só de investimentos em criptomoedas vive o investidor. Os títulos atrelados ao IPCA de longo prazo também estiveram na corda bamba em 2022 — ainda que tenha sido uma queda menor se comparado ao BTC.

Calculadora em cima de gráficos
Piores investimentos: os títulos atrelados ao IPCA de longo prazo também estiveram na corda bamba em 2022

O Tesouro IPCA é um título público oferecido pelo Tesouro Direto. Sendo assim, é um programa de negociação de ativos públicos do Governo Federal.

Ele não está entre os piores investimentos, mas ao longo de 2022 os investidores ficaram preocupados com as contas do Brasil.

Primeiro, por conta dos furos no teto de gastos feitos pelo então governo de Jair Bolsonaro, principalmente com medidas focadas para reeleição.

Em seguida, os investidores também acenderam o alerta após a eleição de Lula para o seu terceiro mandato.

De olho na criptomoeda Ethereum (ETH)

Você deve estar se perguntando: mas qual outra criptomoeda é boa para investir, se o Bitcoin está entre os piores investimentos de 2022? Primeiramente, é importante dizer que isso não necessariamente é uma sentença ao BTC.

Porém, para diversificar, há outras opções no mercado cripto. Hoje falaremos da Ethereum.

A Ethereum (ETH) é uma criptomoeda queridinha do mercado. A rede é formada pela união de vários desenvolvedores e empresas. É uma rede descentralizada que visa minerar sua própria criptomoeda e “bater de frente” com o bitcoin.

Por isso, é a segunda moeda mais valiosa do mercado cripto e não foi listada entre os piores investimentos. Com algumas diferenças, as variações acompanham diretamente a primeira colocada, segundo o Coin Market Cap.

Pelo volume de grandes empresas que mineram Ethereum todos os dias, a rede se tornou uma das maiores do mundo.

Não é à toa que a Metamask Extension, uma das extensões e carteiras mais confiáveis, tem a rede ETH como configuração principal. Portanto, ela é uma criptomoeda para ficar de olho em 2023!

Uma coisa é certa: se você quer arriscar e decidiu investir em bitcoin ou em outras criptomoedas, precisa entender o funcionamento do mercado cripto. E nada melhor do que livros e filmes para conhecer um pouquinho mais sobre a criptomoeda.

Além disso, continue acompanhando as notícias sobre criptomoedas e o mercado financeiro diariamente aqui no Finance One.

Na sua opinião, quais são os piores investimentos?

*Com informações de CanalTech e Yahoo

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui