Refinanciamento de veículo: entenda saiba como fazer

0
443
Carros estacionados em uma rua
0
(0)

Está pensando em realizar um refinanciamento de veículo? Sabe como é o processo? Se a sua resposta foi sim e não, respectivamente, fique tranquilo. O objetivo deste artigo é te ajudar!

Anúncios

Solicitar o refinanciamento de veículo é a solução encontrada pelos motoristas quando não conseguem realizar o pagamento das parcelas. Já que no parcelamento, as taxas de juros costumam ser altas, o que dificulta ainda mais o pagamento do carro ou moto.

Para quem não sabe, o refinanciamento de um carro é como se fosse um empréstimo concedido ao dono do veículo. A garantia desse empréstimo é o próprio carro. Com isso, o carro fica alienado, mas com toda a documentação no nome do cliente. 

Anúncios

Quem opta pelo empréstimo com garantia precisa saber que, caso você não pague as parcelas, a instituição financeira tem o direito de ficar com o carro, como forma de pagamento.

Por esse motivo as taxas de juros do refinanciamento de veículos são mais baixas. Isso é possível porque os bancos sabem que o valor será quitado, seja com o pagamento das parcelas ou tomando posse do carro, em caso de inadimplência.

Após o pagamento de todas as parcelas do empréstimo, o carro é desalienado. Dessa forma, o dono do veículo não corre mais o risco de perder o carro. 

Anúncios

Entenda como funciona o refinanciamento de veículo

Antes de você solicitar o refinanciamento de veículo, precisa saber como ele funciona. A primeira coisa que você precisa saber é que o carro precisa estar quitado. Ficou assustado com a informação, certo?

Calma, porque existem algumas exceções. Este é o caso dos carros que ainda estão financiados, onde o crédito é feito tendo como base no valor das parcelas que já foram quitadas.

Já para os carros que estão quitados, o valor do empréstimo é feito considerando o preço na tabela Fipe.

Vale ressaltar ainda que o valor do empréstimo pode variar de 70% até 90% do preço do veículo. Sendo assim, quanto mais novo for o seu carro, maior poderá ser o valor do empréstimo.

Para os consumidores que não conseguem arcar com as parcelas, há a opção de pausar o financiamento
Refinanciamento de veículo é uma alternativa para evitar os altos juros das parcelas

Mas assim como todo crédito, o ideal é que você pegue somente o valor que precisa. Caso você não precise do valor todo que pode pegar, solicite somente o necessário. Assim é possível evitar o pagamento de juros e diminuir o valor das parcelas.

É possível refinanciamento de veículo não quitado?

Como já citado acima, a resposta é sim. Esse processo, inclusive, é bem comum e não dispõe de muitas dificuldades. Afinal, não há quaisquer restrições quanto a isso. É possível tanto se o seu carro estiver quitado como também se ainda houver parcelas do financiamento em aberto.

Nesse caso, o que muda é que se você quiser refinanciar um carro em situação de totalmente pago, será preciso seguir algumas regras. Por exemplo, usar parte do valor obtido na transação para quitar sua dívida original.  

Desse modo, os bancos costumam não aceitar fazer o refinanciamento de veículos que tenham muitas parcelas a serem pagas. Logo, fique atento, pois se você não estiver perto de finalizar a sua primeira dívida, é provável que não consiga o empréstimo solicitado.

O veículo muda de nome durante o refinanciamento?

Essa dúvida é bem comum. Muita gente fica confusa quando o assunto é refinanciamento, ainda mais pelo fato dele envolver uma série de documentações. Será que o veículo muda de nome, nesse período?

É importante entender que quando uma pessoa compra um automóvel por meio do financiamento de leasing, ele fica em nome da instituição que foi feita a negociação até o término do pagamento. 

Isso porque o contrato de Leasing funciona, em tese, como um arrendamento mercantil. Dessa forma, o veículo é alugado para o cliente por um determinado período.

Logo, se você fizer um parcelamento em 64 vezes, o carro ficará pertencente ao banco até que você quite toda a dívida. Após esse período, ele ficará no seu nome.  

No caso do refinanciamento de veículo, o carro fica em alienação fiduciária. O que isso significa? Que no período em que o empréstimo durar, ele permanece no nome da instituição financeira, mas ainda em sua posse direta. 

Esse conteúdo te ajudou? Você conseguiu aprender como fazer um refinanciamento de veículo? Então compartilhe com outras pessoas para que elas também conheçam essa prática.

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui