Empréstimo com garantia: veja 4 modalidades e como funcionam

0
638
pessoa assinando um contrato
0
(0)

Contratar um empréstimo pode ser uma opção quando se tem uma emergência financeira, ou quando quer realizar um sonho, como comprar um imóvel. E você sabia que entre as alternativas, existe o empréstimo com garantia?

Anúncios

De forma geral, todo empréstimo envolve pedir um valor combinado para uma instituição e fazer o pagamento depois, com taxas de juros. Neste texto, vamos falar sobre o empréstimo com garantia.

A seguir, veja como funciona essa modalidade e, além disso, vamos apresentar algumas das opções. Boa leitura!

Anúncios

+ Compensa fazer empréstimo para quitar dívidas?

O que é um empréstimo com garantia

O empréstimo com garantia é uma alternativa em que o cliente oferece um bem à instituição e, assim, consegue juros mais baixos. Além disso, existem prazos maiores para pagar.

A garantia é um bem colocado no contrato do empréstimo. Ou seja, o bem do contratante pode ser vendido em caso de inadimplência.

Anúncios

Esse método permite que sejam oferecidas taxas de juros menores, já que o risco para a instituição financeira é reduzido.

As instituições podem aceitar diversos bens como garantia: o imóvel, o veículo e até mesmo o próprio salário do cliente.

Empréstimo com garantia: Câmara aprova marco legal

No dia 1º de junho, a Câmara dos Deputados aprovou o marco legal dos empréstimos com garantia. Isso deve dar ainda mais segurança e regulamentação para quem deseja fazer esse tipo de solicitação.

O projeto vai permitir, entre vários itens, a exploração do serviço de gestão especializado intermediando ofertas de garantias entre o tomadordo empréstimoe a instituição financeira.

A informação foi confirmada pela Agência Brasil. Segundo a reportagem, o texto segue para o Senado e ainda precisará ser regulamentado pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

Ao que tudo indica, o marco pode ser prestado por várias instiuições autorizadas pelo Banco Central, que irão fazer:

  • a gestão das garantias e de seu risco;
  • o registro nos cartórios, no caso dos bens imóveis;
  • a avaliação das garantias reais e pessoais;
  • a venda dos bens, se a dívida for executada;
  • e outros serviços.

O que levar em conta antes de contratar um empréstimo com garantia

Além de ter atenção aos juros, por exemplo, vale a pena pesar o que você oferecerá como garantia: será a casa da família ou um carro que não é essencial no dia a dia?

+ 3 bancos que oferecem empréstimos para autônomos

Entender as consequências da inadimplência, contudo, é fundamental para tomar uma decisão mais consciente sobre contratar ou não o empréstimo com garantia.

empréstimo com garantia
Empréstimo com garantia: instituição utiliza algum bem de quem contrata essa modalidade como garantia, como o carro.

4 opções de empréstimo com garantia

Agora que você já sabe o que é um empréstimo com garantia, vamos apresentar 4 alternativas. São elas:

1. Imóvel

A garantia de imóvel apresenta as menores taxas de juros do mercado. Nessa modalidade, portanto, a pessoa coloca a sua propriedade como garantia da operação.

A quantia solicitada está relacionada ao valor do imóvel, estipulado pela avaliação de um profissional de uma empresa especializada.

O processo para avaliar o crédito é detalhado, pois a instituição quer diminuir ao máximo os riscos de prejuízos.

Porém, um imóvel tende a se valorizar com o tempo, portanto, as condições de pagamento permitem o parcelamento do crédito em até 20 anos.

Mesmo com a propriedade em garantia, é necessária a comprovação de renda, já que é preciso provar a capacidade de arcar com as parcelas ao longo do período estabelecido.

+ Saiba onde solicitar empréstimo com garantia de imóvel
+ Home equity: saiba o que é e como funciona

2. Veículo

O empréstimo de garantia com veículo é uma alternativa mais competitiva do que o empréstimo pessoal, por exemplo.

A documentação, no entanto, é mais simples do que na operação com imóvel e o cliente consegue o valor solicitado mais rapidamente, em média de uma semana.

Mas neste caso o cliente não pode ter restrições no CPF. Ao realizar o empréstimo com essa garantia, o dono do veículo pode permanecer usufruindo do carro, podendo até vendê-lo. Contudo, caso haja a venda, o valor deve ser destinado a quitar a dívida.

Lembrando que o automóvel tem que estar no nome do solicitante, ficando alienado à instituição até o pagamento da dívida.

As condições de pagamentos e juros estão relacionadas também à situação do automóvel, como estado de conservação e ano do modelo.

+ É possível obter empréstimo com garantia de veículo sendo negativado?
+ Como vender um carro financiado? Confira as dicas!
+ Empréstimo com garantia de moto: como funciona e como pedir

3. Celular

De fato, a tecnologia abriu portas para todas as áreas e com o mercado financeiro não seria diferente.

Hoje, por exemplo, já é possível utilizar o celular como garantia de pagamento para um empréstimo. Esse tipo é muito comum no exterior, mas só chegou ao Brasil recentemente.

O cliente solicita o empréstimo por meio de um aplicativo, onde são realizadas a análise de crédito e a comprovação de documentos. O valor do montante, no entanto, é relativamente baixo se comparado aos outros empréstimos, podendo variar de R$300 a R$5 mil. 

Em caso do não pagamento das parcelas do empréstimo, o aparelho é bloqueado e fica indisponível para uso, a não ser para acessar o aplicativo da instituição financeira ou ligar para serviços de emergências.

4. Salário

Por fim, outra opção de empréstimo com garantia é o consignado. Nessa modalidade, o valor do pagamento das parcelas é descontado diretamente da folha de pagamento do beneficiário ou do benefício recebido pelo INSS

Há, no entanto, restrição para contratar: somente pessoas aposentadas ou pensionistas do INSS, além de funcionários públicos ou de empresas privadas.

+ O que é preciso para fazer um empréstimo consignado?

O valor do empréstimo, no entanto, não é tão alto e seu prazo pode variar de acordo com a instituição.

Além dessas opções, existem outras, tal como: empréstimo com garantia de joias, embora ainda não seja tão comum. No entanto, antes de solicitar qualquer tipo de empréstimo, verifica a sua situação financeira.

Isso porque quando um empréstimo não é quitado, a pessoa acaba contraindo uma dívida e fica inadimplente.

Portanto, para não entrar na estatística dos endividados, tenha um controle claro sobre as suas finanças e um bom planejamento financeiro.

Gostou do nosso texto? Então continue navegando no nosso site e leia agora mesmo o texto que separamos para você: 5 erros comuns ao montar um planejamento financeiro.

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui