Conversor de moedas

Veja a cotação do Dólar Hoje, Euro hoje e Bitcoin hoje.

Viagem de Carnaval: 6 dicas para economizar

Escrito por: Mateus Carvalho em 6 de fevereiro de 2019

Um dos feriados mais aguardados pelos brasileiros está se aproximando. O período de folia, em 2019, será na primeira semana de março. E você, já planejou a sua viagem de carnaval?

Nesse período, são muitos destinos procurados pelos foliões, de acordo com o perfil e o interesse de cada um. Tem aquele que busca bastante curtição e festa, enquanto outros querem apenas aproveitar o feriado para descansar.

viagem-de-Carnaval
Confira dicas para a sua viagem de Carnaval

O importante nisso tudo é que, seja curtindo uma boa festa ou no conforto de uma casa de praia, é possível aproveitar uma viagem de carnaval e gastar pouco.

Se seu interesse nesse feriado é economizar, então saiba que dá, basta se planejar!

Se você quer aproveitar, mas está com medo de não saber se controlar, confira algumas dicas para economizar na viagem de carnaval.

Afinal, o feriado é na primeira semana do mês, e é preciso ter dinheiro para o restante dos dias.

#1 Faça um planejamento

Primeiramente, aquela dica que parece clichê mas não pode faltar, principalmente quando o assunto é economia: faça um planejamento.

Antes mesmo de começar a pagar passagens, hospedagens, ver sobre alimentação, agendar passeios turísticos, entre outras tarefas de uma viagem de carnaval, é preciso se planejar.

Trace quais são as suas necessidades, prioridades e condições financeiras. Estabeleça metas de gastos e tenha um controle de tudo. Faça um planejamento financeiro detalhado, para que seja possível economizar.

Caso essa não seja a sua primeira viagem de carnaval, coloque no papel quais foram os gastos e principais despesas do último roteiro. Se algo não seu certo, faça uma adaptação ao novo planejamento.

Uma coisa é certa: não deixe para fazer uma viagem no impulso, sem planejamento, sem controle de gastos, pois você certamente terá mais prejuízo do que economia.

#2 Faça um roteiro

A dica sobre o roteiro da sua viagem de carnaval está muito ligada à dica #1 do planejamento. Não saia para o seu destino sem aquela lista do que será aproveitado ou conhecido.

Se você vai aproveitar a viagem de carnaval para curtir a folia, tenha uma programação dos principais blocos e festas da região para a qual estará embarcando.

Isso ajudará a se programar quanto ao horário e valor, caso precise pagar alguma entrada ou consumação.

Agora, se o seu objetivo na viagem de carnaval é descansar e conhecer alguma nova cultura, faça um roteiro dos principais pontos turísticos da região.

Entre em sites de viagens ou da própria cidade, ou em companhias de viagens que possam lhe ajudar a programar o roteiro de sua viagem.

Não deixe para escolher os locais a conhecer somente quando chegar ao local, para que você possa economizar e, também, garantir a entrada. Isso porque alguns locais precisam de agendamento prévio.

#3 Aproveite passeios gratuitos

Nada melhor para economizar do que escolher passeios gratuitos. Já pensou que maravilhoso seria gastar um total de zero reais com a sua programação na viagem de carnaval?

Ao elaborar o seu roteiro, pesquise lugares e escolha programas gratuitos, que certamente terá um impacto positivo nas suas economias. E essa tarefa não é difícil! Se parar para pesquisar, há muitas opções.

Se você vai reservar a sua viagem de carnaval para curtir a folia no bom jeito brasileiro de passar esse feriado, tem como opção os blocos carnavalescos.

Os blocos são festas de rua totalmente gratuitas, sem custo de entrada, e a diversão é garantida para quem gosta de alegria e multidão. O único gasto será com consumação, isso se você não levar de casa, pois também é possível evitar esse tipo de despesa.

Além dos blocos, outras festas regionais são destaques quando o assunto é economia e gratuidade. Os trios elétricos em Salvador, por exemplo, prometem atrair muitos turistas.

Para os que vão deixar a viagem de carnaval para descansar e conhecer outra cultura, também não faltam opções de lugares gratuitos para passear e aproveitar o feriado.

Muitos destinos contam com museus, locais históricos, trilhas, praias paradisíacas, além de outros programas que podem ser feitos, como piquenique em família, excursão, entre outros.

#4 Compre as passagens com antecedência

Quando o assunto é a busca por passagens, seja aérea ou de ônibus, se antecipe e não deixe para a última hora. Essa é uma tarefa que já precisa estar em ação, tendo em vista que falta um mês para o feriado de carnaval.

Não é segredo e nem novidade para ninguém que o valor das passagens para esse período, considerado alta temporada, costuma ser bem maior do que as demais épocas do ano. Portanto, quanto antes garantir a sua, melhor.

Mas, você pode questionar: comprando antes ou depois não será caro do mesmo jeito? É aí que está o segredo, pois quanto mais perto da semana do carnaval, os valores começam a ficar mais salgados.

Isso porque começam a sobrar as últimas opções de lugares ou então voos e ônibus extras.

Para isso, aproveite sempre os descontos e promoções, principalmente das companhias áreas. Essa é uma dica que vale muito quando a viagem é feita por conta própria, pois as empresas de viagens cuidam desse detalhe.

#5 Alimente-se antes de sair

Essa é uma dica que pode garantir uma boa economia na sua viagem de carnaval. Dependendo do local, tente se alimentar antes de sair. Faça aquela “boquinha” na sua hospedagem de origem.

Assim que chegar ao local, seja hostel, casa, hotel ou apartamento, abasteça o seu armário e geladeira com o necessário para a quantidade de dias que ficará. Isso depende também do seu roteiro, se os locais são perto.

Se for possível, alimente-se em casa, ou sempre antes de sair. Isso vale para alimentações pesadas. Para o decorrer do dia, leve biscoitos e alimentos transportáveis, que não estraguem.

Comer antes de sair de casa é uma ótima dica para economizar. Uma vez que nessa época de carnaval os locais costumam cobrar mais caro e os ambulantes estão com preços maiores do que o normal.

Caso precise se alimentar na rua, almoçar ou jantar, procure locais com pratos executivos ou valores mais acessíveis.

#6 Improvise na sua fantasia

Essa última dica é válida para quem escolheu a viagem de carnaval para curtir e cair na folia. Se você curte passar fantasiado, economize na hora de escolher o seu look do ano, ou seja, improvise!

Dependendo da escolha, uma fantasia pronta em lojas poderá custar até R$500. Esse valor, se economizado, poderá ser revertido para outra despesa mais essencial.

Nesses casos, você pode optar em confeccionar a sua própria fantasia. A internet conta com diversos blogs e canais no YouTube que ensinam a montar o look do carnaval.

Se você não tem a prática, pode entregar a ideia e os materiais a uma costureira.

Em qualquer uma das hipóteses você conseguirá economizar o seu precioso dinheiro. E o melhor, sairá satisfeito para curtir o seu feriado. Bom Carnaval!

Mateus Carvalho

Jornalista formado pela Unicarioca. Atualmente, repórter da Folha Dirigida e produtor de conteúdo no FinanceOne. Já fui colaborador do Torcedores.com.

Deixe um comentário

Posts relacionados

seguro-de-viagem-anual
férias de julho
seguro-viagem-Santander
nova regra para bagagens
Passagens aéreas baratas