
Se você chegou aqui é porque já deu o primeiro passo: decidiu começar a investir. Quando isso acontece, surgem muitas dúvidas, medos e expectativas sobre o mercado financeiro. E a principal pergunta que os investidores iniciantes costumam se fazer é: qual o investimento ideal para o meu objetivo?
Anúncios
É claro que ter essa informação é muito importante para que você saiba onde deve investir da maneira correta. Até porque não adianta aplicar o seu dinheiro sem saber se ele é o ideal para a sua meta ou não.
+ Rentabilidade e liquidez: entenda a diferença entre os termos
Anúncios
Pare para pensar: se você tem como objetivo resgatar o dinheiro a curto prazo, não faz sentido aplicar um valor em um investimento a longo prazo, entende?
E para te ajudar na missão de encontrar o investimento ideal, o FinanceOne separou alguns tipos para você.
Descubra o investimento ideal para cada tipo de meta
Está na dúvida de qual é o investimento ideal para a sua meta? Fique tranquilo porque a gente vai te ajudar!
Anúncios
Meta: reserva de emergência
Se você ainda não tem uma reserva de emergência, precisa criar uma o mais rápido possível para evitar que qualquer imprevisto faça as suas finanças desandar. Isso porque a reserva de emergência é o seu colchão de segurança, é ele que vai te dar aquela garantia de que, se algo der errado, tá tudo bem!
Para quem não sabe, a reserva de emergência precisa ser de no mínimo seis meses do seu custo de vida. Por esse motivo, você precisa aplicar o seu dinheiro em um investimento de liquidez diária, já que uma emergência não avisa que vai chegar.

E para uma reserva de emergência o investimento ideal pode ser encontrado nos CDBs que tenham rentabilidades mínimas de 100% do CDI em bancos e carteiras digitais. Mas não se esqueça: a liquidez precisa ser diária, caso não seja o seu investimento não vale para reserva de emergência.
Metas curtas
Mas e se o meu investimento ideal for para uma meta mais curta, por exemplo, para daqui alguns meses? Neste caso, é sempre importante você ficar de olho no vencimento.
Vencimento? Como assim? Isso mesmo, fique de olho para garantir que não vai resgatar antes da hora e, com isso, perder dinheiro. Exemplos são os investimentos de renda fixa: CDBs, LCs, LCIs e LCAs.
Entretanto, é muito importante ter em mente também que, em qualquer caso, quanto menor o tempo que seu dinheiro fica trabalhando em determinado investimento, menor será a sua rentabilidade.
Investimento ideal para metas médias
E nas metas a médio prazo, ocorre o mesmo problema? Para essas você também pode escolher as CDB’s, LCI’s e LCA’s. Afinal, elas terão um pouco mais de tempo para conseguir trabalhar e poderão dar resultados melhores.
+ 6 investimentos seguros e que rendem mais que a poupança
Mas, caso você deseje dar uma variada, também é possível encontrar alternativas no Tesouro Direto para metas com este prazo, uma vez que é possível aguardar anos.
Por exemplo, é o caso do Tesouro Prefixado 2024, Tesouro Prefixado 2026, Tesouro Selic 2024 e Tesouro IPCA+ 2026.
Metas de longo prazo
Sabe aquelas metas que você faz, esquece, para só no futuro pegar nela de novo? As famosas metas tão distantes que não geram ansiedade e preocupação, pois você sabe que precisa de tempo e paciência.
Se esse é o seu objetivo, você pode se aventurar em investimentos como o CDB, LCI e LCA, que têm prazos mais longos. Mas, há boas opções também no Tesouro Direto, como o Tesouro IPCA+
Agora, caso o seu perfil seja de alguém que não tem medo de arriscar e já tenha conhecimento de renda variável, pode buscar por esses tipos de investimentos. Como exemplos temos ações, FIIs e fundos de ações.
As metas de longo prazo geralmente são traçadas por aquelas pessoas que visam aposentadoria ou independência financeira para o futuro.
Gostou do conteúdo? E, você, já tem a sua meta? Conta nos comentários qual o seu tipo de investimento e compartilhe o artigo com alguém que precisa dessas dicas.