IPO na Bolsa de Valores: veja as vantagens e desvantagens e como investir

0
2972
painel de investimento mostrando resultados
5
(1)

Se você investe na Bolsa de Valores provavelmente já escutou falar na sigla IPO. Mas você sabe o que ela significa? Como funciona? Conhece as vantagens e desvantagens? Você conhece quais são os passos desse processo?

Se você está começando a investir, é comum que tenha essas dúvidas. Essas perguntas também são comuns para quem conhece esse mercado. E para te ajudar a sanar todas essas questões, separamos as principais dúvidas.

Para começar é importante saber o que é IPO, certo? Essa é uma sigla utilizada para Initial Public Offering, que significa Oferta Pública Inicial. Ela indica um processo no mercado financeiro que uma empresa passa a ser de capital aberto, com ações negociadas na Bolsa de Valores.

Ou seja, é o lançamento das ações de uma empresa no mercado. Sendo assim, é quando, pela primeira vez, os proprietários de uma instituição renunciam de parte da propriedade em favor de acionistas em geral.

Entenda como funciona o IPO

Agora você deve estar se perguntando como funciona essa forma de vender ações das empresas. Para isso, é necessário entender que ao lançar um IPO, as ações da instituição passarão a estar disponíveis para negociação.

Sendo assim, fica disponível ao mercado a possibilidade de os investidores comprarem pequenas partes da empresa.  E, dessa forma, participarem do lucro quando ele for obtido e distribuído.

A empresa deixa de pertencer a somente um grupo limitado de pessoas. E passa a ter sócios anônimos espalhados pelo país e pelo mundo, que podem negociar as partes societárias da companhia na Bolsa. Com isso, a empresa passa a ser classificada como uma Sociedade Anônima de capital aberto.

Vale lembrar que o objetivo principal do IPO é captar recursos para realizar investimentos. Ou seja, fazer o negócio crescer. Para fazer o IPO, as empresas têm que disponibilizar informações por meio de documento padronizado, o que é chamado de prospecto. Ele tem todas as informações relativas à empresa no passado, assim como a projeção para o futuro.

Além disso, é importante que o investidor busque informações que não estão no prospecto. Um exemplo é verificar a capacidade do dono de gerir o negócio, como anda o mercado em questão, entre outros fatores.

+ 10 principais dúvidas dos investidores
+ Qual a diferença entre IPO e Follow On? Entenda como eles funcionam!

IPO: tela de computador mostrando operação na bolsa de valores
Saiba quais são as vantagens e desvantagens do IPO

Vantagens e desvantagens do IPO

Antes de investir em um IPO é importante saber as vantagens e desvantagens desse tipo de negociação. Tanto para a sua empresa quanto para os futuros acionistas. Confira!

Vantagens

Quando uma empresa realiza um IPO significa que se tornou bem sucedida o suficiente para exigir mais capital para que a instituição continue a crescer. E essa é uma das principais vantagens do IPO.

Até porque com esse dinheiro extra, as empresas podem abrir um leque de novas possibilidades. O que pode levar o negócio a outro patamar em termos de geração de resultados. Com esse dinheiro é possível realizar investimentos, desenvolver novos projetos para a empresa, como produtos e serviços.

Além de pagar dívidas, caso existam, fundar filiais e até mesmo comprar outras empresas. Outra vantagem é que ao se tornar uma empresa de capital aberto, ela passa a ser regulada pelos órgãos competentes. Visando, assim, proteger os investidores. Suas informações operacionais e financeiras ficam disponíveis para o público, tornando a empresa transparente para os acionistas.

Desvantagens

A principal desvantagem do IPO é a burocracia e o custo que ela representa em todo o processo. Isso porque talvez seja necessário contratar um especialista que te ajude durante todo o procedimento.

Além disso, depois de realizar a Oferta Pública Inicial os proprietários da empresa perdem um pouco da liberdade sobre o negócio.  Devendo assim, responder ao conselho de administração, assim como aos demais acionistas. O conselho de administração ainda deverá manter os registros contábeis mais aprofundados, disponibilizando-os para consultas.

Mas vale lembrar que existem chances de as ações recém-lançadas no mercado não trazerem os resultados esperados. O que pode acabar acarretando prejuízos para os investidores.

Como investir em um IPO na Bolsa de Valores

Agora que você já sabe o que é um IPO, como funciona, as vantagens e desvantagens, está na hora de saber como investir. Confira abaixo o passo a passo.

1º passo: escolha a empresa

Antes de você comprar um IPO, precisa realizar uma análise do histórico e do demonstrativo da empresa. Essa é uma etapa importante, já que um erro pode prejudicar o seu investimento.

Por isso, pesquise as empresas e analise qual é a melhor opção para você nesse momento. Não se apresse para decidir logo em qual instituição você deve investir, e dedique quanto tempo for necessário nessa fase.

+ Como investir no IPO do Nubank?

2º passo: reserve as ações

Depois será necessário abrir uma conta em uma corretora de valores que esteja participando do IPO. Será necessário ainda informar o volume financeiro que deseja comprar, de acordo com a faixa de preços. Esta é estabelecida no processo de bookbuilding. Vale ressaltar que após a reserva não é possível desistir da operação. Também é preciso pagar um percentual do valor das ações reservadas para garantir a sua parcela no IPO.

3º passo: preço final

A precificação das ações é feita por meio do processo de bookbuilding. Este consiste em um mecanismo de descoberta do preço no qual o coordenador da oferta avalia a empresa. E é ela que estabelece uma faixa de preços para cada ação. Depois, o coordenador verifica com os investidores a demanda pelos papéis que estão sendo ofertados.

Essa operação se baseia no volume financeiro que os investidores apresentam na disposição em adquirir os ativos. Isso ocorre de acordo com a faixa de remuneração estabelecida. Dessa forma, é definido o preço do papel no mercado primário. O valor definido nesta etapa é que será pago pelo investidor que reservou os papéis.

4º passo: demanda maior

Agora será necessário verificar se existe uma demanda superior à oferta pelas ações que serão divididas entre aqueles que fizeram as reservas. Caso não, o IPO não poderá se concretizar.

5º passo: começo das negociações

Após isso acontece o início das negociações no mercado secundário. É neste momento que as ações serão negociadas na Bolsa de Valores, podendo ter o preço em alta ou em baixa. Isso ocorre de acordo com as oscilações do mercado.

Agora que você já entendeu o que é o IPO e quais são suas vantagens e desvantagens, que tal continuar visitando o nosso site e aprendendo mais sobre ações? Leia agora mesmo: 5 mitos e verdades sobre a Bolsa de Valores.

O que achou disso?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui