Conversor de moedas Transferência internacional

Veja a cotação do Dólar Hoje, Euro hoje e Bitcoin hoje.

O que falta para você ser um bom investidor

Escrito por: Rafael Massadar em 9 de outubro de 2018

Para ser um bom investidor é necessário ter conhecimento. É preciso estar atualizado e atento ao que acontece no mercado para identificar oportunidades. Além de ajustar escolhas e multiplicar seus ganhos.

Por isso, o bom investidor é aquele que também está sempre em busca de aprendizado, de novas informações. Portanto, leia livros, participe de cursos e esteja atento às notícias econômicas do Brasil e do mundo.

Baseie-se ainda na sua condição financeira e no seu perfil de investidor. Afinal, não é do dia para a noite que você se tornará referência no mercado.

Mas, o que falta para você ser um bom investidor? É o que veremos a seguir!

ser um bom investidor

Estabeleça objetivos

Definir seu objetivo financeiro é um dos primeiros passos para você ser um bom investidor. Afinal, isso significa, entre outras coisas, saber exatamente aonde você quer chegar por meio de seus investimentos.

Saiba exatamente quais são as faixas de rendimento que você espera de cada investimento. Além isso, tenha consciência de quanto está disposto a aplicar em títulos mais arriscados e quanta perda é possível suportar.

Não adianta estabelecer objetivos e limites muito abstratos, como “ficar rico” ou “ganhar muito dinheiro”. Saiba precisamente o que você espera para o futuro e, dessa forma, você terá como acompanhar o desempenho de suas aplicações.

Pense em curto, médio e longo prazo

Cada investimento tem seu tempo próprio de maturação. Alguns são ideais em curto prazo, para investidores que não querem deixar seu dinheiro perder valor com a inflação. No entanto, vão precisar utilizar esse dinheiro em alguns meses, por exemplo.

Outros oferecem melhores condições em médio prazo, com reduções progressivas da incidência de imposto de renda. Além de isenção de taxas de resgate e acompanhamento de taxas de juros.

Há também investimentos com mais vantagens em longo prazo, cujo resgate antes do período mínimo de aplicação gera taxa para o investidor e perdas de rendimentos. Ou seja, é preciso pensar, primeiramente, em suas necessidades financeiras.

Tenha disciplina e una-se à tecnologia

ser um bom investidorDisciplina uma palavra de ordem para ser um bom investidor. O autocontrole na hora de investir é essencial, por isso a importância de uma boa estratégia.

Com ela, você evitará agir por impulso em situações mais delicadas ou de euforia. Ter um plano o ajudará em todos esses momentos, assim como a proteger o seu dinheiro ao controlar o risco das ordens, minimizando possíveis perdas.

Alinhado a disciplina, use as facilidades da tecnologia. Utilize aplicativos e até robôs investidores. Isso pode facilitar o seu trabalho no mercado financeiro.

Procure ajuda

Para ser um bom investidor também é necessário saber ouvir as pessoas mais experientes e contar com ajuda profissional. É fundamental tirar todas as suas dúvidas antes de decidir os tipos de investimentos a serem escolhidos.

Sendo assim, você deve contar com o auxílio de profissionais de qualidade. Para isso, procure a opinião de especialistas credenciados e de profissionais que estejam familiarizados com o mercado.

Afinal, contar com um profissional gabaritado e que possua os devidos conhecimentos pode ser crucial para o sucesso nesse mercado. Eles poderão solucionar todas as suas dúvidas.

Diversifique seus investimentos

Diversificar é importante para você reduzir o risco da sua carteira. Ao mesmo tempo, você vai tirar o melhor proveito dos investimentos, potencializando o resultado.

Assim, é possível proteger o seu patrimônio com a segurança da renda fixa. Simultaneamente, é possível colher os bons frutos das aplicações que podem trazer rentabilidades mais altas. Tais quais as ações, os imóveis e as moedas estrangeiras.

Portanto, tenha segurança de como está levando a sua vida financeira e dos resultados que virão. Nunca confie em uma única carteira de investimentos.

Rafael Massadar

Jornalista com experiência em redação com pós-graduação em Comunicação Empresarial e Transmídia. Atualmente trabalho como assessor de imprensa.

Deixe um comentário

Posts relacionados

Como funciona o Consórcio Honda
Mercado de Capitais
comprar-ações-diretamente-em Wall-Street
Veja qual é o perfil do investidor brasileiro
novos investidores