Conversor de moedas Transferência internacional

Veja a cotação do Dólar Hoje, Euro hoje e Bitcoin hoje.

Mudança de carreira: 5 passos para começar

Escrito por: Mateus Carvalho em 1 de novembro de 2018

Você já pensou em fazer uma mudança de carreira? Se a resposta foi sim, você sabe quais são os passos para começar? Quem quer mudar tem medo, insegurança e diversas dúvidas, mas antes de tomar qualquer decisão é preciso avaliar bem as consequência que isso vai trazer para você.

Mas, qual o motivo que leva as pessoas a quererem fazer a mudança de carreira? Existem diversas explicações, desde não estar satisfeitos com o rumo que a carreira atual tomou até querer sair da zona de conforto e conseguir maiores salários, entre outros motivos.

mudança de carreira
A mudança de carreira deve acontecer depois de muito planejamento

Outros motivo que podem fazer com que um indivíduo queira realizar a mudança de carreira é a vontade de ter horários de trabalho mais flexíveis. Além disso, você também pode ter mudado suas ambições de carreira e ter outros interesses.

Quando uma pessoa começa a pensar na mudança de carreira, precisa se perguntar “seu momento profissional e trajetória são compatíveis com o que você sonhava no passado?”. Você também deve pensar se a empresa e o setor em que está atuando te traz entusiasmo, ânimo e vontade de trabalhar.

Essas perguntas são importantes porque vão te ajudar a responder a algumas questões. Uma delas é se você gosta do seu trabalho e está apenas insatisfeito com a empresa em que trabalha. Por isso, é tão importante se questionar antes de começar a mudança de carreira, para saber se é realmente isso que você quer.

5 passos para começar sua mudança de carreira

Agora que você já sabe que realmente quer fazer a mudança de carreira, precisa saber por onde começar. Ou melhor ainda, quais passos são necessários para fazer essa mudança com sucesso. Confira!

1º passo: Avalie a satisfação com o atual emprego

Antes de começar a realizar o processo de mudança de carreira, você precisa monitorar os seus sentimentos sobre o seu trabalho. Depois de alguns dias, é hora de ler e procurar entender os temas recorrentes.

Pense que aspectos você gosta ou não no seu trabalho. Outra pergunta que você deve se fazer é se seu descontentamento está relacionado com o trabalho, a cultura da empresa ou até mesmo com as pessoas que trabalham com você. Isso vai te ajudar a avaliar qual é o grau de satisfação que você tem com o seu atual emprego.

2º passo: Tente mudar de emprego antes da mudança de carreira

É cada vez mais comum as pessoas pensarem que estão na carreira errada, mas você já parou para refletir que pode estar no emprego errado? Esse fator é uma realidade para alguns indivíduos, por isso antes de trocar de carreira, mude de emprego ou posição na empresa em que se encontra.

Além disso, você saberá se realmente quer fazer a mudança de carreira ou não. Isso porque às vezes você pode estar apenas cansado de trabalhar na mesma empresa ou no mesmo cargo.

3º passo: Comece a considerar outras carreiras

Esse é um passo importante para a mudança de carreira. Nesse momento você pode usar a internet a seu favor. Pesquise algumas profissões do seu interesse. E se você tiver alguma dificuldade em pensar qual carreira seguir, procure por ajuda profissional, um conselheiro de carreira, por exemplo.

Outra dica é você conversar com a família, amigos e até mesmo colegas de trabalho. Procure escutar a opinião de outras pessoas próximas a você para te ajudar na escolha de uma nova profissão.

4º passo: Entre em contato com profissionais da áreas

Se você ainda está em dúvida se deve seguir na carreira escolhida ou não, a melhor forma de descobrir é conversando com profissionais da área. Assim, você vai poder entender como funciona a área e tirar todas as suas dúvidas.

Por isso, tente marcar conversas ou almoços com esses profissionais. Entre em contato com colegas da faculdade, eles poderão te ajudar a encontrar pessoas da área.

Outra forma de entrar em contato é por meio do LinkedIn. Na plataforma você pode encontrar ajuda de pessoas dispostas a conversar sobre carreira e emprego.

5º passo: Pense nos prós e contras da mudança de carreira

Toda mudança tem lado positivo e negativo, e essa não é diferente. É preciso pensar no que a mudança de carreira vai te proporcionar. Se você tem um trabalho e está estabilizado, fazer uma mudança de carreira é um risco que será preciso correr para alcançar o seu novo objetivo.

Além disso, também é preciso pensar que as coisas podem não sair muito bem como o planejado, por isso é bom ter um dinheiro guardado para futuras emergências. Dessa forma, é preciso colocar na balança os prós e contras da mudança de carreira. Outra dica é você colocar um prazo para que essa transição ocorra.

Como transformar paixão em negócio

Quem nunca pensou em transformar paixão em negócio? Muitas pessoas costumam ter algum hobby além do emprego formal, mas será que é possível transformar paixão em negócio? A resposta é sim, independentemente se você gosta de cozinhar, tirar fotografias ou até mesmo tocar algum instrumento.

Para se tornar um empreendedor de sucesso, é preciso ter em mente algumas coisas. Um ponto é se você conhece bem sobre a área de atuação, nicho e mercado, além de sempre buscar se especializar na área na qual você vai investir. Saiba como transformar paixão em negócio.

Mateus Carvalho

Jornalista formado pela Unicarioca. Atualmente, repórter da Folha Dirigida e produtor de conteúdo no FinanceOne. Já fui colaborador do Torcedores.com.

Deixe um comentário

Posts relacionados

Investir ou empreender
Negócios em alta para 2019
empreendedor do ano 2019
currículo
negócio digital