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Como a pesquisa de mercado pode ajudar no seu negócio

Escrito por: Mateus Carvalho em 11 de outubro de 2018

Você já ouviu falar sobre pesquisa de mercado? Sabe o que é e como funciona? Sabia que a pesquisa de mercado pode ajudar no seu negócio? Para começar, pesquisa de mercado é um estudo que absorve a coleta de informações para garantir subsídios para tomar uma decisão.

Além disso, identifica fatores-chave de sucesso da sua empresa. São levadas em consideração todas as ameaças e oportunidades, para compreender as dinâmicas do mercado. Também é possível traçar as incertezas, ficar por dentro das novidades do mercado, conhecer o público-alvo e até mesmo alavancar o lucro da empresa.

pesquisa de mercado pode ajudar no seu negócio

A pesquisa de mercado pode ajudar muito no seu negócio. Ela pode ser realizada tanto por iniciativa própria do empreendedor, procurando os dados em entidades públicas e privadas, quanto por instituições terceirizadas, que têm atuações concentradas nesse mercado.

A pesquisa mercadológica serve ainda para conhecer o perfil dos clientes no aspecto quantitativo. Para este é levado em consideração o potencial do mercado e a participação da empresa, por exemplo. Já no aspecto qualitativo considera-se o estilo de vida, os hábitos de consumo, escolaridade, características comportamentais e renda, entre outros.

Para que serve a pesquisa de mercado

A pesquisa de mercado é considerada uma ferramenta capaz de orientar os empreendedores sobre o mercado. Além disso, também contribui para definir as melhores estratégias para que o negócio torne-se um sucesso.

A ferramenta ainda proporciona aos empreendedores uma visão ampliada sobre a empresa, levando em consideração todos os componentes do mercado. Estes podem impactar na atuação da empresa, incluindo clientes, fornecedores, concorrentes, entre outros.

A pesquisa de mercado analisa tanto as empresas quanto os fornecedores que oferecem produtos e serviços. Tem como objetivo possibilitar aos empresários a avaliação comparativa dos potenciais fornecedores.

A partir de alguns critérios, é definida a classificação dos fornecedores, para orientar todo o processo de compras ou até mesmo a terceirização das atividades. Além de servir para avaliar o mercado, identificando qual é o segmento mais lucrativo.

Outra vantagem da pesquisa de mercado é que ela detecta as novas tendências e ajuda a avaliar a performance dos produtos e serviços. Também identifica a quantidade ou o volume que o mercado é capaz de absorver e a que preços os produtos poderão ser vendidos.

Mas você deve estar se perguntando o que é preciso questionar em uma pesquisa de mercado. Você pode começar por esses seis tópicos:

– Existem ameaças externas ou setoriais para o negócio?

– Quais fatores podem gerar mais oportunidades?

– Quais são os principais pontos fortes e fracos da concorrência?

– Qual é o perfil atual dos fornecedores e dos clientes?

– Existe algum produto ou serviço que pode ajudar a gerar mais incentivo para a elaboração do plano de marketing?

Os tipos de pesquisa de mercado

Existem diversos tipos de pesquisa de mercado que podem ajudar a alavancar a sua empresa. Confira abaixo as mais comuns, assim como as suas principais aplicações.

Satisfação do cliente

Esse tipo de pesquisa de mercado tem como finalidade identificar oportunidades e as falhas para melhorar os serviços e produtos que são oferecidos pela empresa.

É importante lembrar que a pesquisa de satisfação do cliente pode ser realizada de forma contínua ou sazonal.

Potencial de Consumo

É usada para analisar a demanda dos serviços e produtos que tem como objetivo embasar todas as decisões que possam envolver a entrada de mercados desconhecidos.

Além de ser possível definir qual será o público ou mercado alvo específico.

Segmentação de mercado

O objetivo é colher informações para poder formar grupos menores de clientes, fazendo com que isso possa alavancar os resultados a favor da sua empresa.

Por meio da pesquisa de mercado, os empreendedores podem direcionar os questionários, além de identificar se existe algum produto que tem maior adesão ao segmentar o público.

Isso porque é mais fácil agradar a um grupo menor do que um muito grande.

Comportamento do consumidor

É bastante utilizada pelos empresários e tem como objetivo gerar as informações para desenvolver os produtos.

Nesse tipo também é possível embasar campanhas publicitárias.

Escolha do ponto de venda

Esse tipo de pesquisa de mercado é utilizada para avaliar qual é a melhor alternativa no momento de escolher um local para abrir e instalar o negócio.

Teste de novos produtos e serviços

É utilizada no momento de avaliar e realizar os ajustes necessários em um determinado produto ou serviço.

Dessa forma, é possível reduzir os riscos de fracasso do seu empreendimento.

Participação de mercado

Tem como objetivo medir a força de uma determinada empresa em relação aos concorrentes do mercado.

É importante frisar que existem muitas aplicações, porém é necessário direcionar os esforços promocionais, a força de vendas e a propaganda.

Preferência

É usada em conjunto com a pesquisa de participação de mercado, além de permitir observar a flexibilidade do mercado quanto aos produtos e as marcas.

Dessa forma, é possível ajudar a dimensionar os investimentos em propaganda, marketing e comunicação.

8 formas de conseguir um investidor para o seu negócio

Conseguir um investidor para o seu negócio pode ser o pontapé para ele decolar. Mas onde encontrar esse investidor? Antes de correr até um banco e pedir um empréstimo, pergunte-se se é extremamente necessário. Muitas vezes seu negócio não vai suportar os juros oferecidos.

Por isso, avalie se ele não tem mais nenhuma possibilidade de crescer por conta própria. Outra opção é verificar se algum investidor teria interesse em injetar capital no seu projeto. Porém, tenha em mente que para conseguir um é necessário um plano de negócio bem estruturado. Confira oito formas de conseguir um investidor para o seu negócio.

Mateus Carvalho

Jornalista formado pela Unicarioca. Atualmente, repórter da Folha Dirigida e produtor de conteúdo no FinanceOne. Já fui colaborador do Torcedores.com.

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