Como a pesquisa de mercado pode ajudar no seu negócio | FinanceOne
FinanceOne

Onde suas finanças começam!

Veja a cotação do Dólar Hoje, Euro hoje e Bitcoin hoje.

Como a pesquisa de mercado pode ajudar no seu negócio

Você já ouviu falar sobre pesquisa de mercado? Sabe o que é e como funciona? Sabia que a pesquisa de mercado pode ajudar no seu negócio? Para começar, pesquisa de mercado é um estudo que absorve a coleta de informações para garantir subsídios para tomar uma decisão.

Além disso, identifica fatores-chave de sucesso da sua empresa. São levadas em consideração todas as ameaças e oportunidades, para compreender as dinâmicas do mercado. Também é possível traçar as incertezas, ficar por dentro das novidades do mercado, conhecer o público-alvo e até mesmo alavancar o lucro da empresa.

pesquisa de mercado pode ajudar no seu negócio

A pesquisa de mercado pode ajudar muito no seu negócio. Ela pode ser realizada tanto por iniciativa própria do empreendedor, procurando os dados em entidades públicas e privadas, quanto por instituições terceirizadas, que têm atuações concentradas nesse mercado.

A pesquisa mercadológica serve ainda para conhecer o perfil dos clientes no aspecto quantitativo. Para este é levado em consideração o potencial do mercado e a participação da empresa, por exemplo. Já no aspecto qualitativo considera-se o estilo de vida, os hábitos de consumo, escolaridade, características comportamentais e renda, entre outros.

Para que serve a pesquisa de mercado

A pesquisa de mercado é considerada uma ferramenta capaz de orientar os empreendedores sobre o mercado. Além disso, também contribui para definir as melhores estratégias para que o negócio torne-se um sucesso.

A ferramenta ainda proporciona aos empreendedores uma visão ampliada sobre a empresa, levando em consideração todos os componentes do mercado. Estes podem impactar na atuação da empresa, incluindo clientes, fornecedores, concorrentes, entre outros.

A pesquisa de mercado analisa tanto as empresas quanto os fornecedores que oferecem produtos e serviços. Tem como objetivo possibilitar aos empresários a avaliação comparativa dos potenciais fornecedores.

A partir de alguns critérios, é definida a classificação dos fornecedores, para orientar todo o processo de compras ou até mesmo a terceirização das atividades. Além de servir para avaliar o mercado, identificando qual é o segmento mais lucrativo.

Outra vantagem da pesquisa de mercado é que ela detecta as novas tendências e ajuda a avaliar a performance dos produtos e serviços. Também identifica a quantidade ou o volume que o mercado é capaz de absorver e a que preços os produtos poderão ser vendidos.

Mas você deve estar se perguntando o que é preciso questionar em uma pesquisa de mercado. Você pode começar por esses seis tópicos:

– Existem ameaças externas ou setoriais para o negócio?

– Quais fatores podem gerar mais oportunidades?

– Quais são os principais pontos fortes e fracos da concorrência?

– Qual é o perfil atual dos fornecedores e dos clientes?

– Existe algum produto ou serviço que pode ajudar a gerar mais incentivo para a elaboração do plano de marketing?

Os tipos de pesquisa de mercado

Existem diversos tipos de pesquisa de mercado que podem ajudar a alavancar a sua empresa. Confira abaixo as mais comuns, assim como as suas principais aplicações.

Satisfação do cliente

Esse tipo de pesquisa de mercado tem como finalidade identificar oportunidades e as falhas para melhorar os serviços e produtos que são oferecidos pela empresa.

É importante lembrar que a pesquisa de satisfação do cliente pode ser realizada de forma contínua ou sazonal.

Potencial de Consumo

É usada para analisar a demanda dos serviços e produtos que tem como objetivo embasar todas as decisões que possam envolver a entrada de mercados desconhecidos.

Além de ser possível definir qual será o público ou mercado alvo específico.

Segmentação de mercado

O objetivo é colher informações para poder formar grupos menores de clientes, fazendo com que isso possa alavancar os resultados a favor da sua empresa.

Por meio da pesquisa de mercado, os empreendedores podem direcionar os questionários, além de identificar se existe algum produto que tem maior adesão ao segmentar o público.

Isso porque é mais fácil agradar a um grupo menor do que um muito grande.

Comportamento do consumidor

É bastante utilizada pelos empresários e tem como objetivo gerar as informações para desenvolver os produtos.

Nesse tipo também é possível embasar campanhas publicitárias.

Escolha do ponto de venda

Esse tipo de pesquisa de mercado é utilizada para avaliar qual é a melhor alternativa no momento de escolher um local para abrir e instalar o negócio.

Teste de novos produtos e serviços

É utilizada no momento de avaliar e realizar os ajustes necessários em um determinado produto ou serviço.

Dessa forma, é possível reduzir os riscos de fracasso do seu empreendimento.

Participação de mercado

Tem como objetivo medir a força de uma determinada empresa em relação aos concorrentes do mercado.

É importante frisar que existem muitas aplicações, porém é necessário direcionar os esforços promocionais, a força de vendas e a propaganda.

Preferência

É usada em conjunto com a pesquisa de participação de mercado, além de permitir observar a flexibilidade do mercado quanto aos produtos e as marcas.

Dessa forma, é possível ajudar a dimensionar os investimentos em propaganda, marketing e comunicação.

8 formas de conseguir um investidor para o seu negócio

Conseguir um investidor para o seu negócio pode ser o pontapé para ele decolar. Mas onde encontrar esse investidor? Antes de correr até um banco e pedir um empréstimo, pergunte-se se é extremamente necessário. Muitas vezes seu negócio não vai suportar os juros oferecidos.

Por isso, avalie se ele não tem mais nenhuma possibilidade de crescer por conta própria. Outra opção é verificar se algum investidor teria interesse em injetar capital no seu projeto. Porém, tenha em mente que para conseguir um é necessário um plano de negócio bem estruturado. Confira oito formas de conseguir um investidor para o seu negócio.

Deixe uma resposta

Receba novidades

Cadastre-se em nossa newsletter para receber novidades em seu email.

Posts relacionados

10 de outubro de 2018
12 franquias de alimentação baratas para abrir em 2018

O setor de franquias está crescendo. Segundo o relatório da Associação Brasileira de Franchising, o crescimento foi de 8% de 2016 para 2017. O ano...

5 de outubro de 2018
Vale a pena levar sua empresa para um coworking?

Você provavelmente já escutou falar sobre coworking. Para quem não conhece muito o termo, o coworking é um escritório compartilhado ou colaborati...

1 de outubro de 2018
Freelancer: 5 razões para você ter um CNPJ

Você é freelancer? Se sim, provavelmente já escutou a pergunta: “você tem um CNPJ?”. Muitas empresas buscam profissionais que tenham CNPJ na h...

24 de setembro de 2018
Cresce a procura por cursos de games no país

Quem nunca sonhou em trabalhar com a criação de games que fizeram parte da infância? Esse sonho já é realidade e, inclusive, fonte de renda para ...

21 de setembro de 2018
Como conseguir um financiamento para empreender

Empreender no Brasil é “coisa de louco”. São impostos, taxas e muita burocracia, mas as dificuldades devem ser enfrentadas. O financiamento est...

Mais lidos

Cartões de crédito sem anuidade: veja os 10 melhores
Procurando cartões de crédito sem anuidade? Eles definitivamente conquistaram o seu espaço na eco ...
Trabalhar em casa: 28 profissões para ganhar dinheiro
Trabalhar em casa e ganhar dinheiro no conforto do lar é um sonho para muitas pessoas. No Brasil, o ...
Quais são as moedas mais valorizadas do mundo?
Sabe quais são as moedas mais valorizadas do mundo? Você vai se surpreender! O Real é a terceira ...
Cartão de crédito com aprovação imediata existe?
Quem não quer ter um cartão de crédito hoje em dia para realizar as compras? Muitas instituiçõe ...
10 marcas mais valiosas do mundo em 2018
O ano está chegando quase no fim e as empresas não param de crescer. Para se ter uma ideia, a  p ...







Ebook do FinanceOne

Ebook gratuito investidor iniciante

Quer investir mas não sabe como? O Guia Completo do Investidor Iniciante traz os primeiros passos para você começar a investir e ganhar dinheiro!

BAIXAR AGORA!

Publicidade


     

Guias

Calculadoras