Como a pesquisa de mercado pode ajudar no seu negócio
Escrito por: Mateus Carvalho em 11 de outubro de 2018
Você já ouviu falar sobre pesquisa de mercado? Sabe o que é e como funciona? Sabia que a pesquisa de mercado pode ajudar no seu negócio? Para começar, pesquisa de mercado é um estudo que absorve a coleta de informações para garantir subsÃdios para tomar uma decisão.
Além disso, identifica fatores-chave de sucesso da sua empresa. São levadas em consideração todas as ameaças e oportunidades, para compreender as dinâmicas do mercado. Também é possÃvel traçar as incertezas, ficar por dentro das novidades do mercado, conhecer o público-alvo e até mesmo alavancar o lucro da empresa.
A pesquisa de mercado pode ajudar muito no seu negócio. Ela pode ser realizada tanto por iniciativa própria do empreendedor, procurando os dados em entidades públicas e privadas, quanto por instituições terceirizadas, que têm atuações concentradas nesse mercado.
A pesquisa mercadológica serve ainda para conhecer o perfil dos clientes no aspecto quantitativo. Para este é levado em consideração o potencial do mercado e a participação da empresa, por exemplo. Já no aspecto qualitativo considera-se o estilo de vida, os hábitos de consumo, escolaridade, caracterÃsticas comportamentais e renda, entre outros.
Para que serve a pesquisa de mercado
A pesquisa de mercado é considerada uma ferramenta capaz de orientar os empreendedores sobre o mercado. Além disso, também contribui para definir as melhores estratégias para que o negócio torne-se um sucesso.
A ferramenta ainda proporciona aos empreendedores uma visão ampliada sobre a empresa, levando em consideração todos os componentes do mercado. Estes podem impactar na atuação da empresa, incluindo clientes, fornecedores, concorrentes, entre outros.
A pesquisa de mercado analisa tanto as empresas quanto os fornecedores que oferecem produtos e serviços. Tem como objetivo possibilitar aos empresários a avaliação comparativa dos potenciais fornecedores.
A partir de alguns critérios, é definida a classificação dos fornecedores, para orientar todo o processo de compras ou até mesmo a terceirização das atividades. Além de servir para avaliar o mercado, identificando qual é o segmento mais lucrativo.
Outra vantagem da pesquisa de mercado é que ela detecta as novas tendências e ajuda a avaliar a performance dos produtos e serviços. Também identifica a quantidade ou o volume que o mercado é capaz de absorver e a que preços os produtos poderão ser vendidos.
Mas você deve estar se perguntando o que é preciso questionar em uma pesquisa de mercado. Você pode começar por esses seis tópicos:
– Existem ameaças externas ou setoriais para o negócio?
– Quais fatores podem gerar mais oportunidades?
– Quais são os principais pontos fortes e fracos da concorrência?
– Qual é o perfil atual dos fornecedores e dos clientes?
– Existe algum produto ou serviço que pode ajudar a gerar mais incentivo para a elaboração do plano de marketing?
Os tipos de pesquisa de mercado
Existem diversos tipos de pesquisa de mercado que podem ajudar a alavancar a sua empresa. Confira abaixo as mais comuns, assim como as suas principais aplicações.
Satisfação do cliente
Esse tipo de pesquisa de mercado tem como finalidade identificar oportunidades e as falhas para melhorar os serviços e produtos que são oferecidos pela empresa.
É importante lembrar que a pesquisa de satisfação do cliente pode ser realizada de forma contÃnua ou sazonal.
Potencial de Consumo
É usada para analisar a demanda dos serviços e produtos que tem como objetivo embasar todas as decisões que possam envolver a entrada de mercados desconhecidos.
Além de ser possÃvel definir qual será o público ou mercado alvo especÃfico.
Segmentação de mercado
O objetivo é colher informações para poder formar grupos menores de clientes, fazendo com que isso possa alavancar os resultados a favor da sua empresa.
Por meio da pesquisa de mercado, os empreendedores podem direcionar os questionários, além de identificar se existe algum produto que tem maior adesão ao segmentar o público.
Isso porque é mais fácil agradar a um grupo menor do que um muito grande.
Comportamento do consumidor
É bastante utilizada pelos empresários e tem como objetivo gerar as informações para desenvolver os produtos.
Nesse tipo também é possÃvel embasar campanhas publicitárias.
Escolha do ponto de venda
Esse tipo de pesquisa de mercado é utilizada para avaliar qual é a melhor alternativa no momento de escolher um local para abrir e instalar o negócio.
Teste de novos produtos e serviços
É utilizada no momento de avaliar e realizar os ajustes necessários em um determinado produto ou serviço.
Dessa forma, é possÃvel reduzir os riscos de fracasso do seu empreendimento.
Participação de mercado
Tem como objetivo medir a força de uma determinada empresa em relação aos concorrentes do mercado.
É importante frisar que existem muitas aplicações, porém é necessário direcionar os esforços promocionais, a força de vendas e a propaganda.
Preferência
É usada em conjunto com a pesquisa de participação de mercado, além de permitir observar a flexibilidade do mercado quanto aos produtos e as marcas.
Dessa forma, é possÃvel ajudar a dimensionar os investimentos em propaganda, marketing e comunicação.
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