Há algumas semanas, demonstrei o tamanho do mercado de NFTs através dos cinco exemplos que mais movimentaram o mercado. Hoje vou falar sobre um projeto que acredito ter muito potencial de longo prazo no universo dos NFTs, onde atualmente vivemos um hype e pode-se dizer até que vivemos uma bolha especulativa.
Anúncios
Tenha em mente, que eu tenho uma visão enviesada deste mercado, pois investi meu próprio dinheiro em NFTs vendidos na plataforma VeVe, e sou entusiasta das criptomoedas e blockchain, portanto muito cuidado com decisões de investimentos que você não conhece.
O que gosto de lembrar é que apesar de ser um mercado de altíssimo risco, já dizia o ditado, quem chega mais cedo bebe água limpa, e eu não gosto de ver ou ficar esperando as oportunidades aparecerem, mas sim encontrá-las. Agora vamos ao que nos interessa!
Anúncios
O que é a plataforma VeVe?
A VeVe é uma plataforma de negociação e exibição de NFTs, criada pela empresa Ecomi de Cingapura. Nesta plataforma os usuários e investidores conseguem obter colecionáveis digitais com licenças de grandes marcas como Disney, Fox, Marvel, DC Comics, Cartoon Network e muitos ainda por vir, como por exemplo, o desenho mais amado de todos os tempos: o Pokémon!
A plataforma possui uma ferramenta de realidade aumentada que permite aos colecionadores, colocarem seus itens colecionáveis em fotos ou em ambientes reais e baterem fotos para compartilharem em suas redes sociais ou até mesmo no feed da própria plataforma.
Os NFTs da VeVe estão conectados ao blockchain da Ethereum. A plataforma promete futuramente a função de negociação de seus NFTs fora da plataforma VeVe, podendo serem negociados diretamente e enviados de um usuário para outro através do blockchain da Ethereum.
Anúncios
E como comprar os NFTs?
Uma das grandes sacadas do VeVe é a possibilidade de realizar as compras utilizando um cartão de crédito, sem a necessidade de utilizar carteiras e endereços de criptomoedas, que é um processo bastante complicado ainda para a maioria das pessoas.
Com o cartão de crédito é possível comprar “gems” que são pequenos diamantes que equivalem a um dólar cada. Ao comprar os gems é possível utilizá-los dentro da plataforma, porém ainda não é possível transformá-los de volta em dólar, portanto muito cuidado, não existe liquidez imediata, apesar de a plataforma prometer esta função ainda em 2022.
A compra dos NFTs pode ocorrer por duas vias, a primeira são os “drops” que são as primeiras aparições dos NFTs. Os drops são extremamente concorridos e são lançados na plataforma às 13h de Brasília em ponto.
Eu jamais consegui pegar um drop, devido ao tamanho da demanda. A segunda forma é através do mercado secundário, onde usuários donos das NFTs as colocam a venda, claro que com um valor muito maior que o valor adquirido nos drops.
Quais colecionáveis eu estou de olho?
Se for falar de sonho de consumo, impossível não pensar num carrão, não é mesmo? Mas o carro dos meus sonhos não é um Camaro ou uma Ferrari, meu carro dos sonhos no atual momento é um NFT do DeLorean da franquia do De Volta para o Futuro.
Ele é vendido na VeVe pela bagatela de mil dólares. Ainda não fui corajoso o suficiente para investir mil dólares num NFT, mas tenho certeza de que este dia vai chegar.
Outra coleção que gosto muito são as estátuas em homenagem aos primeiros desenhos do Mickey Mouse, acredito que estas peças terão valores bastante elevados, pois são as primeiras aparições do Mickey no universo dos NFTs e este é um dos personagens mais conhecidos do mundo, além de ter sido criação do brilhante cartunista, Walt Disney.
Além de estátuas e objetos também é possível adquirir e colecionar revistas, uma das revistas que possuo é a primeira edição do Homem-Aranha, também um dos desenhos mais famosos do mundo, esta revista no mundo real já foi leiloada por mais de 1 milhão de dólares.
Hoje o NFT vale aproximadamente 300 dólares, será que chega nos valores da peça física? Se chegar a 10% do valor já seria impressionante, não podemos duvidar de nada do mercado de NFTs tudo é possível.
O que eu penso da VeVe e do futuro da plataforma?
A VeVe conseguiu garantir parceria com marcas e franquias incríveis, fato que me chamou muito a atenção quando conheci a plataforma. Além de me dar a confiança de que eu não estava comprando algo sem valor e sem o apoio de algumas gigantes da área de entretenimento.
Gosto também do fato de que a compra é facilitada, sem barreiras de entrada, o que traz um fluxo de pessoas enorme para a plataforma, valorizando assim os itens vendidos na mesma, questão de oferta e demanda.
Estou correndo o risco da promessa de que um dia conseguirei transformar meus gems de volta em dólares, mas fico mais tranquilo em acreditar também que uma empresa que possui parceria com a Disney, cometeria um crime como este.
Além disso, os colecionáveis estão vinculados ao blockchain da Ethereum, o que me deixa ainda mais disposto a correr estes riscos.
Eu gosto muito da plataforma, sou fã de muitas franquias que estão ali e vou continuar utilizando a plataforma e adquirindo novos NFTs, vale lembrar que o interesse do investidor deve ser baseado em sua própria pesquisa.
Fico feliz em apresentar a ferramenta a um publico amplo, mas a decisão de investir e comprar NFTs é individual!
Conheça Renato Carvalho, colunista do FinanceOne
Com vasto conhecimento sobre o mercado de moedas digitais, Renato Carvalho é o novo colunista do FinanceOne. Semanalmente, ele traz informações importantes sobre criptomoedas. Fique de olho!
Renato é administrador com experiência como executivo do setor de educação internacional e empresas de consultoria empresarial e auditoria “BIG 4”.
Investidor de renda variável desde sua adolescência, produz conteúdo de educação financeira, mostrando o que faz com o seu próprio dinheiro “skin in the game”. Especialista em criptoativos e negócios disruptivos.
É Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Université Libre de Bruxelles (Bélgica) e mestre em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).
Confira outros textos de Renato Carvalho, colunista do FinanceOne:
- Quais NFTs mais movimentaram o mercado?
- Quem é e onde está Satoshi Nakamoto, o criador do Bitcoin?
- Como eu convenci a minha mãe a investir em Bitcoin?
- O que é a Web 3.0? Saiba como será o futuro da internet
- 13 anos de Bitcoin: há sinais para uma adolescência rebelde?
- Estamos vivendo uma bolha em cripto? Como encarar as quedas?
- Valor do Bitcoin vai subir até a lua? Veja a adoção meteórica da moeda
OS NFTs listados na veve , existem mais de uma copia de cada, ou são exclusivos?
Wellington, tem mais de uma cópia sim, mas com um limite de série!