Você sabe quem são as pessoas mais ricas do mundo? É provável que você ache que, para chegar lá, eles deram muita sorte, ou nasceram herdando já uma fortuna da família. Fazer esses ganhos renderem, seja com renda passiva ou não, é um desafio. Afinal, onde os mais ricos do mundo investem?
Anúncios
Na verdade, para manter as contas em alta, é preciso ter um mínimo de conhecimento em finanças e saber onde aplicar. Manter um controle do seu orçamento é também essencial.
Mas você deve estar se questionando se quem tem muito, precisa mesmo se preocupar com o controle. É aí que você se engana!
Anúncios
Uma escolha errada de investimento pode levar tudo a perder. É por isso que faz parte desse processo você se conhecer como investidor, definindo o seu perfil.
Depois disso, conhecer os tipos de investimentos que existem vão ajudar a direcionar essa escolha. Por fim, o auxílio de um profissional (certifique-se de que é um profissional regularizado para evitar problemas!) pode ajudar bastante.
Pronto, agora que você já leu sobre investimentos e como investir, pode conhecer como algumas das pessoas mais poderosas do mundo lidam com o universo das finanças.
Anúncios
Para começar, a lista dos maiores bilionários do mundo é divulgada anualmente pela Forbes. Essa listagem é atualizada, inclusive em tempo real, conforme a movimentação das bolsas de valores.
Quem são os mais ricos do mundo
Em 2022, o ranking foi atualizado conforme a fortuna dessas personalidades em setembro. Elon Musk é, atualmente, o homem mais rico do mundo, tendo um patrimônio de US$ 264 bilhões. A lista foi divulgada pela Bloomberg Billioners Index, trazendo um ranking com os maiores bilionários do mundo.
O sul-africano de nascimento, mas canadense por adoção, fez sua fortuna nos Estados Unidos e passou de um patrimônio estimado de 24,6 bilhões de dólares em 2020, quando era apenas o 31° da lista, para os atuais 264 bilhões.
Em segundo lugar está Gautam Adani. Adani é um bilionário indiano que possui um dos maiores conglomerados do país asiático.
Seus investimentos são diversificados, passando por minas de carvão, usinas de energia, portos e aeroportos, todos pertencentes ao seu Adani Group, cuja valorização recente acrescentou US$43,4 bilhões à sua conta entre os meses de janeiro e maio deste ano.
Segundo a lista, Bezos, o fundador da Amazon que já foi considerado o homem mais rico do mundo por três vezes, “perdeu” a posição para Elon Musk e Adani.
Bezos também tem uma trajetória de exemplo, pois tudo começou em uma garagem em 1994. Além disso, Bezos trabalhou com investimentos antes de se jogar no mundo dos livros.
Mas o que todos eles têm em comum? Fora a história que partiram do zero, são homens que souberam como investir também. Como apostar todas as suas fichas em uma única fonte de renda?
É por isso que até algumas sugestões de investimentos incluem mesclar renda passiva com ações da bolsa, por exemplo.
O que proporcionará uma garantia que possui pouco risco, e também um investimento mais arrojado, com possibilidade de ganho maior. Vamos descobrir, então, onde os mais ricos do mundo investem.
Onde os mais ricos do mundo investem?
A MagnifyMoney analisou um estudo publicado pelo Federal Reserve, o 2016 Survey of Consumer Finances, e concluiu como os millenials, pessoas entre 25 e 35 anos, mais ricos do mundo aplicam o seu dinheiro.
Entre os maiores investimentos estão os ativos financeiros (dinheiro, contas de aposentadoria, ações, títulos, conta-corrente e poupança), e os não financeiros (imóveis, negócios e carros).
As famílias de millenials mais ricas também apostam em uma diversificação, assim como as demais. A diferença é nas proporções dessas aplicações.
Entre os mais ricos do mundo, a maior parcela vai para as contas de aposentadoria. Essa modalidade vem seguida por outros tipos de investimentos, como ações, títulos, poupança e conta-corrente.
Isso prova que os mais ricos do mundo investem em uma diversificação de ativos. Podem ter ativos não financeiros, como obras de arte, carros, imóveis, assim como ativos financeiros que incluem parcelas de empresas públicas e privadas.
O investimento em empresas e em ações é comum entre os bilionários mais ricos do mundo. A diferença para aqueles entre 25 e 35 anos, ouvidos na pesquisa do Federal Reserve, é que os mais jovens investem mais em fundos para a aposentadoria.
Mas, principalmente, o que os maiores investidores podem ajudar é a disciplina. Disciplina para manter os investimentos, estudo e dedicação para acompanhar seus ganhos. Para nenhum deles uma coisa faltou também: muito trabalho. Afinal, você não achou que ser rico é uma tarefa fácil de se conseguir, não é mesmo?
E agora, qual lição tirar?
Warren Buffett, o maior investidor do mundo, com um patrimônio líquido de quase U$85 bilhões, é conhecido por famosas frases sobre o universo de investimentos, como “Regra número um: não perca dinheiro. E regra número dois: não esqueça a regra número um”.
Para encerrar, fica a reflexão com uma forte dica, que vem ao encontro do que falamos no início desse post, e diz:
“Nunca invista em um negócio que você não entende” – Warren Buffet
E aí, curtiu essa análise sobre os mais ricos do mundo e como eles investem? Então continue acompanhando o FinanceOne diariamente e fique por dentro do noticiário acerca do mercado financeiro.