Conversor de moedas Transferência internacional

Veja a cotação do Dólar Hoje, Euro hoje e Bitcoin hoje.

Por que enriquecer é uma questão de escolha

Escrito por: Priscila Gomes em 8 de outubro de 2018

Dizer “eu quero ser rico” não adianta quando o objetivo é ganhar mais dinheiro. Este desejo é o que faz com que milhares de pessoas apostem na Mega Sena ou Baú da Felicidade, por exemplo. Se estes indivíduos pudessem ser ricos, certamente seriam há tempos.

A vontade de ter dinheiro, em si, não move montanhas. A questão não é querer, mas escolher e agir. É por isso que enriquecer é uma questão de escolha. Ainda tem dúvidas? Entenda os motivos dessa afirmativa.

Enriquecer é uma escolha

Enriquecer é uma questão de escolha

Pense comigo: se uma pessoa sonha em ser referência em algum esporte como o basquete, é necessário que treine mais que todos, estude os passes, se alimente adequadamente e faça muita atividade física. Ela contrata um treinador e faz tudo que ele manda para conseguir bons resultados.

Da mesma forma, uma pessoa que escolhe ficar rico precisa de planejamento financeiro de curto, médio e longo prazo, organização e força de vontade. Apesar de parecer clichê, a vontade real que faz com que você avance é fundamental neste processo de construção da riqueza.

Abrir mão dos desejos momentâneos para focar em um objetivo maior é uma das maiores dificuldades de quem deseja ser rico. É preciso vontade. Por isso, lembrar que enriquecer é uma escolha nunca é demais.

Há pessoas que desejam, mas as atitudes não acompanham o sonho. É comum que nestes casos haja procura de especialistas da área para auxílio. Seja em sites que explicam sobre investimentos ou com os famosos coachs, focar na própria educação financeira pode ser o diferencial entre quem escolhe enriquecer e quem apenas deseja.

Afinal das contas, como enriquecer? Quais são as atitudes corretas?  Começar a investir é a resposta. Investir não apenas dinheiro na Bolsa de Valores, por exemplo, mas seu tempo.

– Tempo para aprender sobre finanças;

– Tempo para pensar em novas possibilidades de carreira;

– Tempo para planejar toda renda;

– Tempo para separar mensalmente valores para investir.

Importância da educação financeira

Quando se quer e entende que enriquecer é uma escolha, a mudança no dia-a-dia é evidente. Aos que perdem o controle das dívidas e têm compulsão em comprar este é o passo mais difícil de todo processo: mudar a mente e readequar às novas metas.

A educação financeira propicia mudanças na compreensão dos fatores econômicos. Isso significa que com informações claras e orientações é possível adquirir e melhorar valores em relação ao dinheiro.

Deste modo, o maior objetivo da educação financeira é fazer com que as pessoas consigam consumir de forma consciente e entendam que é importante separar parte da renda pensando no futuro, seja para emergências, realização de sonhos ou aposentadoria.

Confira dois conceitos que garantem a saúde financeira que podem ser colocado em prática agora mesmo:

Enriquecer é uma escolha

#1: Disciplina

Controlar os impulsos e conseguir não comprar algo é difícil. A compulsão leva o ser humano a atitudes inconsequentes que trarão prejuízos não apenas no bolso, mas também psicológicos.

No sentido das finanças, aprender a dizer “não” ao consumismo é questão de disciplina diária. Pode ser difícil, mas não é impossível.

#2: Consciência do planejamento

Saber exatamente quanto gasta e quanto ganha é fundamental para que as decisões financeiras sejam tomadas de forma consciente.

Se as despesas do mês não cabem no orçamento, tem alguma coisa errada. Pare, pense, reveja as atitudes e faça de tudo para seguir o planejamento. Uma boa dica é ler o Guia CVM de Planejamento Financeiro

Mudanças fundamentais na construção da riqueza

É comum as pessoas terem diversos planos fantásticos para alcançar a riqueza. O problema é que eles não são práticos e exigem sem atitudes exageradas logo de cara. Que tal mudar a estratégia e começar aos poucos?

Veja algumas dicas rápidas necessárias no processo de construção da riqueza.

– Celebrar pequenas conquistas: fique contente consigo quando conseguir realizar uma meta. Mesmo que pequena, a celebração traz motivação para continuar investindo e economizando.

– Cuidados com a carteira: os investidores indicam que a carteira de investimentos seja diversificada para que os riscos sejam menores. Entenda sobre a renda fixa e renda variável para fazer uma boa escolha.

– Faça o que os ricos fazem: lógico que cada pessoa age de uma maneira diferente, mas existem atitudes claras que podem ser observadas nos ricos como fazer o dinheiro trabalhar para elas e não o contrário.

– Use o tempo livre para ganhar: aproveite o tempo livre para gerar uma renda extra. Pode ser vender doces ou até trabalhar de freelancer. Dedique seu tempo para fazer coisas que te levem à riqueza.

– Escolha a felicidade: saiba o que te faz feliz e busque isso intensamente. O que é a riqueza para você? Reflita sobre onde estão sendo depositadas as expectativas de felicidade e, caso seja na renda financeira, reverta a situação. Tome posse da sua felicidade independente da conta bancária.

– Construa um legado: muitos desejam enriquecer para dar o melhor aos filhos e descendentes, mas mais importante que isso é um legado. Construir um legado significa gerar riqueza financeira e emocional às gerações que virão. Ensinar o valor de cada conquista e respeito ao próximo.

Após estabelecer este padrão de riqueza você perceberá que é muito mais fácil do que imaginava inicialmente. Busque conhecimento sobre investimentos e finanças em geral. Se mantenha com motivação e prefira buscar informações em sites confiáveis.

Lembre-se: disciplina fará toda a diferença. Enriquecer é uma escolha.

Conte para nós o que você faz para organizar as finanças e se manter motivado.

Priscila Gomes

Jornalista. Gosto de abraços, aniversários e do Natal. Atualmente produzo conteúdo para internet e faço assessoria sindical.

Deixe um comentário

Precisa converter?

A calculadora de conversão do FinanceOne fornece os últimos valores cotados para diversas moedas. Acesse agora!

Converter agora

Posts relacionados

Caiu o 13º salário? Pense bem antes de usá-lo
coach financeiro
escolhas que milionários fazem e você deveria seguir
Como economizar na ceia de natal
Problemas na Black Friday 2018