InícioNotíciasFinanças PessoaisJá ouviu falar na sigla SBPE? Entenda como funciona essa linha de...

Já ouviu falar na sigla SBPE? Entenda como funciona essa linha de crédito!

0
(0)

Com a chegada do programa Casa Verde e Amarela para substituir o programa Minha Casa, Minha Vida, muitas outras pessoas que tinham interesse pela modalidade de financiamento passaram a buscar outras modalidades de crédito. E é aqui que entra o SBPE.

Para quem não conhece o Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo também conhecido pela sigla SBPE é uma linha de crédito que possui muitas semelhanças com o Minha Casa, Minha Vida. Porém, há alguns pontos que o diferenciam do antigo programa.

Sendo assim, o SBPE é uma linha de crédito que usa os rendimentos da caderneta de poupança. Então ele empresta recursos financeiros desse tipo de investimento para quem deseja financiar um imóvel.

Para quem ficou interessado, quase todas as instituições financeiras oferecem essa linha de crédito no Brasil. E vale muito a pena para aqueles que desejam financiar um imóvel mas não se enquadram em determinadas exigências do Casa Verde e Amarela.

Vale ressaltar também que o SBPE permite um financiamento de longo prazo para a maior parte do valor da moradia que você possui interesse.

Ficou curioso sobre esse assunto? Então continue com a gente a leitura deste artigo e confira as principais informações sobre essa modalidade de financiamento!

homem mostrando as chaves de um imóvel comprado pelo SBPE
O SBPE é vantajoso para aqueles que não se encaixam nos critérios do Casa Verde e Amarela

Dá para financiar o valor total de uma casa com o SBPE?

Com o SBPE dá para o consumidor financiar imóveis que pertencem a variados tipos e categorias como imóveis residenciais, comerciais ou até mesmo terrenos, caso você prefira.

No entanto, é importante ter em mente que o SBPE garante até 80% do valor total do imóvel. Além disso, o prazo final para pagamento é de até 35 anos e o valor das parcelas não podem ultrapassar 30% da renda de quem está financiando.

Apesar das semelhanças com outras formas de financiamento, como o Casa Verde e Amarela e o Minha Casa, Minha Vida, existem pontos que diferem essa linha de crédito das demais citadas.

Para ter acesso ao SBPE, a pessoa pode ter outro patrimônio no nome. Mas a faixa de renda da pessoa que vai financiar o imóvel precisa ser a partir de R$7 mil por mês.

A linha de crédito do SBPE também não aceita subsídios do Governo Federal como Casa Verde e Amarela e o Minha Casa, Minha Vida, por exemplo.

SBPE, SFH e SFI: eles possuem alguma relação?

São muitas siglas, não é verdade? Mas caso você não conheça, o SFH é o Sistema Financeiro de Habitação. Já o SFI é o Sistema Financeiro Imobiliário.

Neste caso, o SBPE serve como base para as outras duas linhas de crédito. Afinal, as instituições financeiras possuem a obrigação de destinar 65% do valor das cadernetas das poupanças para o financiamento de imóveis.

As vantagens da linha de crédito do SBPE comparada às de SFH e SFI é justamente a ausência de condições. Não é necessário que o imóvel cumpra requisitos para solicitar o financiamento.

Quais são os requisitos para ser aceito nessa linha de crédito?

Assim como todo financiamento, para ser aceito no SBPE é necessário uma análise do cliente. Então, para ser aprovado, a instituição vai olhar para:

Por isso é importante que, para ser aprovado no Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), você consiga comprovar que consegue arcar com os gastos de um financiamento deste tipo.

Ainda assim, caso você seja aprovado, será necessário comprovar uma série de documentações, débitos e restrições jurídicas para, aí sim, ter acesso a essa linha de crédito diferenciada.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre como funciona o SBPE, confira também como se cadastrar no Casa Verde e Amarela ainda neste ano.

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

Assine nossa newsletter!

Páginas Populares

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui