Conversor de moedas Transferência internacional

Veja a cotação do Dólar Hoje, Euro hoje e Bitcoin hoje.

Como aproveitar seu primeiro salário da melhor forma

Escrito por: Redação em 7 de junho de 2018

O primeiro emprego é sempre um motivo de muita comemoração. E junto vem a conquista do primeiro salário. São muitos planos, do que fazer, o que comprar ou como gastar. O importante é ter discernimento para aproveitá-lo da melhor forma.

O autocontrole para esse momento é muito importante, principalmente para conseguir administrar o salário. Isso porque, até pouco tempo atrás você não contava com esse valor todo mês, então agora é economizar para que o seu salário possa render. É importante saber administrar o dinheiro com inteligência.

primeiro salário
É importante manter o controle quando se ganha o primeiro salário

Esse primeiro emprego pode ser também um estágio remunerado ou atividade como jovem aprendiz, pois também conta como primeiro salário. Nesses casos, costuma chamar bolsa-auxílio, pois o valor é menor e referente à carga horária reduzida.

O início sempre vai ser mais difícil. Como toda fase nova, ter o primeiro salário não é fácil, pois a vontade é de fazer tudo, mas não dá e é preciso cautela. Com o tempo, a prática de administrar chega. Para ajudar, confira a seguir algumas orientações.

Primeiramente, estabeleça metas alcançáveis

A primeira dica infalível para quem vai receber o primeiro salário é estabelecer metas, de preferência, alcançáveis. Anote em um papel todos os seus sonhos, desejos e vontades. Crie uma escala de prioridades.

Feito isso, comece a anotar o que será preciso para cumprir cada meta, para assim escolher as mais viáveis. Com essas alternativas em mãos, comece a colocar em prática o que foi registrado.

Vale ressaltar que você está tratando de algo relacionado a um primeiro emprego. Portanto, as metas precisam ser reais e feitas com os pés no chão. Até porque, em uma primeira experiência, o salário não é tão significativo.

Crie um planejamento financeiro para seu primeiro salário

Além de estabelecer as metas e os objetivos, que podem ser repetidos e carregados para os outros meses, é importante lembrar também que um planejamento financeiro faz toda a diferença. Essa é a oportunidade de ter um controle sobre os gastos.

Nesse planejamento financeiro, coloque anotadas todas as principais atividades diárias. Anote as contas que são necessárias pagar, por exemplo, e os gastos e cumulativo que terá para os próximos meses.

É importante, sobretudo, ter autocontrole. Sair gastando tudo de uma vez só pode ser divertido e animado, mas não é a melhor solução. Se você conseguir administrar bem, o primeiro salário vai render bem até o próximo.

Cuidado com o cartão de crédito

Que o cartão de crédito é uma facilidade ninguém duvida. Quebra um galho nas horas mais difíceis e ajuda nas comprar de grande proporção, sem contar que é possível parcelar. No entanto, para quem está recebendo o primeiro salário, economizar usando o cartão de crédito não é a melhor opção.

Aproveite o seu primeiro salário para fazer compromissos e contas dentro da sua realidade financeira. As empresas de cartões de créditos costumam dar um limite maior para os clientes. Mas saiba qual é o limite do cartão de crédito ideal para você.

Se você, por exemplo, já começou a utilizar o cartão antes mesmo de receber o primeiro salário, cuidado, pois ele poderá ser praticamente todo destinado ao pagamento da fatura. E essa é a única solução, uma vez que não pagar gera multa e pagamento mínimo vira uma bola de neve.

Faça uma reserva do salário para emergências

Nada de compulsividade! Tenha calma, pois é o primeiro salário e não o único. Não gaste tudo de uma só vez. É necessário sempre ter uma reserva para imprevistos, uma reserva para utilizar, principalmente, em casos de emergência.

Se você recebe, por exemplo, R$1 mil, reserve R$50 deste total para emergências. O que são emergências? Depende, de acordo com sua rotina. Pode ser uma doença inesperada, necessidade urgente de pertences e etc.

Utilize o salário para momentos que ficam na história

Embora seja preciso economizar, não ser compulsivo e ter uma reserva para emergências, o primeiro salário não está ali de enfeite. Ele é para ser usado, é claro.

E por isso, a dica é: utilize com pessoas e em lugares que ficarão na sua história, guardado na memória.

Procure atividades, shoppings e coisas que necessita comprar, dentro de uma faixa de preço baixo e acessível. Gaste o seu primeiro salário também com você, porém não compre ou faça nada desnecessário.

Procure promoções, mas de forma moderada

Uma dica que sempre vale reforçar é: nunca gaste mais do que ganha. Parece óbvio, mas não é.

Muita gente tem esse costume de fazer grandes dívidas antes do salário, ele chega, vai embora e você não conseguiu quitar tudo o que estava pendente.

Por isso, é aconselhável buscar comprar em promoção. Hoje em dia qualquer lugar tem promoção, liquidação ou preços com descontos. Tudo é pesquisa e um trabalho de curadoria, para saber quais são as melhores opções e mais baratas.

Esse é um excelente investimento positivo para suas finanças. Preservar as finanças é fundamental, pois você estará economizando e garantindo que não passará sufoco no mês seguinte.

Faça um investimento em educação

Outra boa dica também é investir uma parte desse primeiro salário em educação, ainda mais se você não tiver nada em mente. Se você vai receber o seu pagamento e não tem muita ideia do que fazer, faça esse investimento: faculdade, curso, palestras, capacitação, pós-graduação, workshop, eventos, seminários, entre outras opções.

Esse não será um gasto, mas sim um investimento. Estes devem fazer parte da sua lista de prioridades, pois vão agregar e muito para o seu conhecimento. E se você não tem um valor comprometido com nada, será uma excelente forma de aplicar o seu salário.

Redação

Criado em 2003, o FinanceOne é um site especializado em finanças. Desde a influência do mercado financeiro no seu dia a dia até a simples economia dentro de casa.

Deixe um comentário

Posts relacionados

Carreiras na área de banco de dados
Serviços da conta corrente gratuita
crédito mais barato
Primeiro imóvel