Como aproveitar seu primeiro salário da melhor forma | FinanceOne
FinanceOne

Onde suas finanças começam!

Veja a cotação do Dólar Hoje, Euro hoje e Bitcoin hoje.

Como aproveitar seu primeiro salário da melhor forma

O primeiro emprego é sempre um motivo de muita comemoração. E junto vem a conquista do primeiro salário. São muitos planos, do que fazer, o que comprar ou como gastar. O importante é ter discernimento para aproveitá-lo da melhor forma.

O autocontrole para esse momento é muito importante, principalmente para conseguir administrar o salário. Isso porque, até pouco tempo atrás você não contava com esse valor todo mês, então agora é economizar para que o seu salário possa render. É importante saber administrar o dinheiro com inteligência.

primeiro salário
É importante manter o controle quando se ganha o primeiro salário

Esse primeiro emprego pode ser também um estágio remunerado ou atividade como jovem aprendiz, pois também conta como primeiro salário. Nesses casos, costuma chamar bolsa-auxílio, pois o valor é menor e referente à carga horária reduzida.

O início sempre vai ser mais difícil. Como toda fase nova, ter o primeiro salário não é fácil, pois a vontade é de fazer tudo, mas não dá e é preciso cautela. Com o tempo, a prática de administrar chega. Para ajudar, confira a seguir algumas orientações.

Primeiramente, estabeleça metas alcançáveis

A primeira dica infalível para quem vai receber o primeiro salário é estabelecer metas, de preferência, alcançáveis. Anote em um papel todos os seus sonhos, desejos e vontades. Crie uma escala de prioridades.

Feito isso, comece a anotar o que será preciso para cumprir cada meta, para assim escolher as mais viáveis. Com essas alternativas em mãos, comece a colocar em prática o que foi registrado.

Vale ressaltar que você está tratando de algo relacionado a um primeiro emprego. Portanto, as metas precisam ser reais e feitas com os pés no chão. Até porque, em uma primeira experiência, o salário não é tão significativo.

Crie um planejamento financeiro para seu primeiro salário

Além de estabelecer as metas e os objetivos, que podem ser repetidos e carregados para os outros meses, é importante lembrar também que um planejamento financeiro faz toda a diferença. Essa é a oportunidade de ter um controle sobre os gastos.

Nesse planejamento financeiro, coloque anotadas todas as principais atividades diárias. Anote as contas que são necessárias pagar, por exemplo, e os gastos e cumulativo que terá para os próximos meses.

É importante, sobretudo, ter autocontrole. Sair gastando tudo de uma vez só pode ser divertido e animado, mas não é a melhor solução. Se você conseguir administrar bem, o primeiro salário vai render bem até o próximo.

Cuidado com o cartão de crédito

Que o cartão de crédito é uma facilidade ninguém duvida. Quebra um galho nas horas mais difíceis e ajuda nas comprar de grande proporção, sem contar que é possível parcelar. No entanto, para quem está recebendo o primeiro salário, economizar usando o cartão de crédito não é a melhor opção.

Aproveite o seu primeiro salário para fazer compromissos e contas dentro da sua realidade financeira. As empresas de cartões de créditos costumam dar um limite maior para os clientes. Mas saiba qual é o limite do cartão de crédito ideal para você.

Se você, por exemplo, já começou a utilizar o cartão antes mesmo de receber o primeiro salário, cuidado, pois ele poderá ser praticamente todo destinado ao pagamento da fatura. E essa é a única solução, uma vez que não pagar gera multa e pagamento mínimo vira uma bola de neve.

Faça uma reserva do salário para emergências

Nada de compulsividade! Tenha calma, pois é o primeiro salário e não o único. Não gaste tudo de uma só vez. É necessário sempre ter uma reserva para imprevistos, uma reserva para utilizar, principalmente, em casos de emergência.

Se você recebe, por exemplo, R$1 mil, reserve R$50 deste total para emergências. O que são emergências? Depende, de acordo com sua rotina. Pode ser uma doença inesperada, necessidade urgente de pertences e etc.

Utilize o salário para momentos que ficam na história

Embora seja preciso economizar, não ser compulsivo e ter uma reserva para emergências, o primeiro salário não está ali de enfeite. Ele é para ser usado, é claro.

E por isso, a dica é: utilize com pessoas e em lugares que ficarão na sua história, guardado na memória.

Procure atividades, shoppings e coisas que necessita comprar, dentro de uma faixa de preço baixo e acessível. Gaste o seu primeiro salário também com você, porém não compre ou faça nada desnecessário.

Procure promoções, mas de forma moderada

Uma dica que sempre vale reforçar é: nunca gaste mais do que ganha. Parece óbvio, mas não é.

Muita gente tem esse costume de fazer grandes dívidas antes do salário, ele chega, vai embora e você não conseguiu quitar tudo o que estava pendente.

Por isso, é aconselhável buscar comprar em promoção. Hoje em dia qualquer lugar tem promoção, liquidação ou preços com descontos. Tudo é pesquisa e um trabalho de curadoria, para saber quais são as melhores opções e mais baratas.

Esse é um excelente investimento positivo para suas finanças. Preservar as finanças é fundamental, pois você estará economizando e garantindo que não passará sufoco no mês seguinte.

Faça um investimento em educação

Outra boa dica também é investir uma parte desse primeiro salário em educação, ainda mais se você não tiver nada em mente. Se você vai receber o seu pagamento e não tem muita ideia do que fazer, faça esse investimento: faculdade, curso, palestras, capacitação, pós-graduação, workshop, eventos, seminários, entre outras opções.

Esse não será um gasto, mas sim um investimento. Estes devem fazer parte da sua lista de prioridades, pois vão agregar e muito para o seu conhecimento. E se você não tem um valor comprometido com nada, será uma excelente forma de aplicar o seu salário.







Mais lidos

Cartões de crédito sem anuidade: veja os 10 melhores
Procurando cartões de crédito sem anuidade? Eles definitivamente conquistaram o seu espaço na eco ...
Trabalhar em casa: 28 profissões para ganhar dinheiro
Trabalhar em casa e ganhar dinheiro no conforto do lar é um sonho para muitas pessoas. No Brasil, o ...
Cartão de crédito com aprovação imediata existe?
Quem não quer ter um cartão de crédito hoje em dia para realizar as compras? Muitas instituiçõe ...
10 marcas mais valiosas do mundo em 2018
O ano está chegando quase no fim e as empresas não param de crescer. Para se ter uma ideia, a  p ...
Os jogadores mais bem pagos do mundo em 2018
Quem são os jogadores mais bem pagos do mundo? Muito provavelmente você vai responder Cristiano Ro ...




Ebook do FinanceOne

Ebook gratuito investidor iniciante

Quer investir mas não sabe como? O Guia Completo do Investidor Iniciante traz os primeiros passos para você começar a investir e ganhar dinheiro!

BAIXAR AGORA!

Publicidade


 

Guias

Calculadoras