Entenda como cancelar o pagamento de um boleto

0
710
pessoa vendo um boleto na frente de um computador
O método de pagamento BNPL oferece parcelamento mesmo para quem não tem cartão de crédito. (Fonte: Divulgação)
0
(0)

O boleto está presente na vida de milhões de brasileiros. Afinal de contas, todo mês nós precisamos pagar contas, não é mesmo? Mas o que fazer se pagar um boleto errado? É possível cancelar o pagamento de um boleto?

Anúncios

Antes de saber como cancelar o pagamento de um boleto, é preciso saber em que se baseia esse tipo de pagamento. De forma resumida, o boleto bancário nada mais é do que um documento de cobrança que pode ser gerado por qualquer empresa.

Ele apresenta alguns benefícios, entre eles: possibilita às pessoas que não têm cartão de crédito – como falamos acima – ou que não possuem conta em banco a comprarem um produto ou determinado serviço.

Anúncios

Vale também lembrar que existem diferentes tipos de boletos bancários, como o boleto em registro, boleto em carnê e o boleto recorrente.

Por isso, se você deseja saber como conseguir cancelar um pagamento de um boleto, continue com a gente. Boa leitura!

+ Boleto bancário: o que é cedente e sacado?

É possível cancelar pagamento de boleto?

Conseguir cancelar o pagamento de um boleto depende, em primeiro lugar, do status atual da transação. Ou seja, se o pagamento está em análise ou se o valor já foi pago integralmente.

Anúncios

Em um caso de agendamento, por exemplo, as instituições financeiras dão a possibilidade de anular a ação através do interner banking ou do próprio aplicativo oficial do banco.

No entanto, caso o pagamento já tenha sido feito será necessário entrar em contato com a instituição financeira ou com o beneficiário para solicitar a devolução do valor.

Seja qual caso for, a nossa dica é: informe as instituições financeiras. Tanto a que você realizou o pagamento do boleto quanto a que emitiu o documento.

pessoa arrumando documentos
Cancelar o pagamento de um boleto depende da instituição financeira. Saiba aqui como conseguir cancelar

Como cancelar boleto que foi pago

Agora que você já sabe que é possível cancelar um boleto, montamos um passo a passo simples para você conseguir fazer. Veja, a seguir, como cancelar:

O que fazer em casos de pagamentos em duplicidade?

Se você pagou um boleto em duplicidade, ou seja, o pagamento de um mesmo boleto é feito duas vezes, o próprio beneficiário que emitiu o boleto pode reconhecer o erro. Com isso, o estorno é feito para a conta que você realizou o pagamento.

Mas se a devolução automática não ocorrer por algum motivo e o pagamento tenha sido efetivado com sucesso, é necessário entrar em contato com o beneficiário e solicitar a devolução do valor duplicado.

Vale lembrar que cada instituição financeira tem as suas características. Por isso, é importante verificar as regras com cada um dela para conseguir cancelar o boleto sem ter dores de cabeça.

Boletos em atraso: saiba como calcular multa e juros

Quem paga boletos em atraso sabe que tem que arcar com multas e juros estabelecidos pela empresa credora. Isso é comum acontecer, afinal, não é todo mundo que consegue seguir um planejamento financeiro, ainda mais com a crise financeira causada pelo Covid-19.

É claro que existe a possibilidade de colocar a despesa em débito em conta, mas ainda assim se você não tiver o dinheiro para pagar, os boletos ficarão em atraso. De qualquer maneira será necessário calcular o valor da multa e dos juros.

+ Quer saber mais sobre como calcular a multa e juros de um boleto atrasado? Então clique aqui!

Este post como cancelar um pagamento de boleto foi útil para você? Então assine a nossa newsletter e receba outros conteúdos sobre o assunto em primeira mão e diretamente no seu e-mail.

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui