Conversor de moedas

Veja a cotação do Dólar Hoje, Euro hoje e Bitcoin hoje.

Quais são as moedas mais valorizadas do mundo?

Escrito por: Rafael Massadar em 23 de julho de 2018

Sabe quais são as moedas mais valorizadas do mundo? Você vai se surpreender! O Real é a terceira moeda mais valorizada do mundo.

É o que aponta o índice Big Mac feito pela revista britânica The Economist. O índice constata que o Real está subvalorizado em 20% em relação ao dólar.

O indicador funciona a partir do monitoramento do preço do sanduíche Big Mac, da rede Mc Donalds, que tem lanchonetes em todos os continentes com o mesmo cardápio. Em seguida, os preços locais são convertidos em dólar e comparados com o preço do sanduíche nos EUA, país que emite a moeda.

De acordo com a The Economist, o Índice Big Mac é uma aplicação da teoria da paridade do poder de compra. A partir da variação do preço do mesmo sanduíche em países diferentes, ele indica o movimento de fortalecimento ou enfraquecimento de uma moeda frente ao dólar.

Das 41 moedas acompanhadas pela revista, a mais frágil é a libra egípcia, com uma subvalorizarão de 68%. Apenas duas estão sobrevalorizadas em relação ao dólar: o franco suíço (+18,8%) e a coroa sueca (+5,8%).

moedas mais valorizadas do mundo

Países emergentes tiveram desvalorização em suas moedas

Segundo a revista, desde janeiro, quando o índice que verifica as moedas mais valorizadas do mundo foi atualizado pela última vez, um crash no peso argentino o deixou com 51% de desvalorização frente ao dólar. Duas outras moedas de mercados emergentes, a lira turca e o real brasileiro, também parecem mais baratas porque o preço do sanduíche, em dólar, caiu.

A Economist lembra que, para moedas emergentes, estar subvalorizada no índice Big Mac não é necessariamente sinal de que a taxa de câmbio deve subir em breve. Isso porque o custo do hambúrguer depende parcialmente de itens não comercializáveis, como aluguéis e salários, que tendem a ser menores em países mais pobres.

Real perdeu valor frente ao dólar

O real acumula desvalorização de 9,12% frente ao dólar desde início do ano. É o que diz a provedora de informações financeiras moedas mais valorizadas do mundoEconomatica. Segundo a empresa, a queda do Real foi resultado do cenário externo conturbado e das eleições presidenciais.

Ainda de acordo com a pesquisa, a moeda brasileira é a terceira que mais se desvalorizou frente ao dólar de janeiro a maio deste ano. A moeda brasileira fica atrás apenas da lira turca e do peso argentino.

A pesquisa diz ainda que desde janeiro, a moeda da Turquia acumula desvalorização de 13,44% na comparação com o dólar. Já o peso argentino, acumula desvalorização de 34,67%, frente à moeda americana.

Moeda /  Quanto desvalorizou frente ao dólar

Peso argentino – 34,67%
Lira turca – 13,44%Real – 9,12%
Rublo russo – 7,48%
Rupia indiana – 5,19%
Peso filipino – 5%
Coroa sueca – 3,94%
Dólar australiano – 3,25%
Rupia indonésia 3%
Novo shekel israelense – 2,96%

Moedas mais valorizadas do mundo: vale investir?

As aplicações em moedas estrangeiras são excelentes alternativas, principalmente em momentos de alta inflação. O que não é caso atual do Brasil. Porém, esse recurso que hoje pode ser usufruído por todos os investidores, sem restrições, como já foi antigamente.

Mas fique atento, não basta apenas comprá-las para deixar valorizar. É preciso saber que as moedas estrangeiras também são um ativo da renda variável ou fixa, que podem mudar sua cotação a qualquer momento. Além disso, é essencial entender o comportamento do mercado e tomar alguns cuidados.

Muitas pessoas investem em moedas estrangeiras com fundo de dólar, simplesmente seguem a moeda ou guardam quantias em casa. Se for para ter apenas parte do capital alocado dessas formas pode ser interessante. Assim como para quem tiver pequenos valores iniciais.

Do contrário, é recomendado que procure opções da renda variável como o Forex, ações americanas e bonds. Essas são melhores alternativas do que deixar o dinheiro na sua residência sem render nada.

Bitcoin, Dólar ou Euro: moedas mais valorizadas do mundo?

moedas mais valorizadas do mundoOs bitcoins são as moedas mais valorizadas do mundo. Há oito anos valia menos de um centavo de dólar e poucos sabiam da sua existência. No entanto, hoje vale milhares de dólares e atrai cada vez mais investidores.

Em 2017, a criptomoeda valorizou 1.318%, chegando a um valor de mercado de mais de US$ 250 bilhões. O Quartz compilou uma lista dos ativos criptográficos que mais valorizaram em 2017. Esses ativos incluem as criptomoedas, como o bitcoin e o ethereum.

As criptmoedas que mais valorizaram em 2017:

1 – Ripple: 36.018%
2 – NEM: 29.842%
3 – Stellar: 14.441%
4 – Dash: 9.265%
5 – Ethereum: 9.162%
6 – Litecoin: 5.046%
7 – Cardano: 2.782%
8 – Bitcoin: 1.318%
9 – Bitcoin Cash: 513%
10 – IOTA: 501%

Mas, onde investir em 2018?

A Selic está estacionada em sua mínima histórica de 6,50% e a Bolsa com prejuízo de 7,54% em 2018. Aliado a isso, a incerteza doméstica e a economia americana. Resultado: a vida não está fácil para o investidor brasileiro.

Não à toa, cresce no mercado a procura por opções que prometem driblar o risco Brasil. São aplicações, em geral, lastreadas em ativos internacionais, como fundos de moedas estrangeiras e ações de empresas negociadas nos Estados Unidos.

Isso porque o Euro, Dólar e Libra, moedas mais valorizadas do mundo, estão na lista das moedas mais valorizadas em termos de economia. A moeda adotada em boa parte da Europa, a moeda americana e a britânica, respectivamente, são as mais seguras e estáveis por conta da forte economia dos países que a sustentam.

Outra opção é investir em criptmoedas. O FinanceOne ensina o passo a passo para quem deseja investir nesse mercado que cresce ano a ano.

Rafael Massadar

Jornalista com experiência em redação com pós-graduação em Comunicação Empresarial e Transmídia. Atualmente trabalho como assessor de imprensa.

Deixe uma resposta

Precisa converter?

A calculadora de conversão do FinanceOne fornece os últimos valores cotados para diversas moedas. Acesse agora!

Converter agora

Posts relacionados

Treasuries americanos são conhecidos como os títulos mais seguros do mundo
variação do câmbio
como funciona o mercado de câmbio
comprar dolar