Conversor de moedas Transferência internacional

Veja a cotação do Dólar Hoje, Euro hoje e Bitcoin hoje.

Quais são as moedas mais valorizadas do mundo?

Escrito por: Rafael Massadar em 23 de julho de 2018

Sabe quais são as moedas mais valorizadas do mundo? Você vai se surpreender! O Real é a terceira moeda mais valorizada do mundo.

É o que aponta o índice Big Mac feito pela revista britânica The Economist. O índice constata que o Real está subvalorizado em 20% em relação ao dólar.

O indicador funciona a partir do monitoramento do preço do sanduíche Big Mac, da rede Mc Donalds, que tem lanchonetes em todos os continentes com o mesmo cardápio. Em seguida, os preços locais são convertidos em dólar e comparados com o preço do sanduíche nos EUA, país que emite a moeda.

De acordo com a The Economist, o Índice Big Mac é uma aplicação da teoria da paridade do poder de compra. A partir da variação do preço do mesmo sanduíche em países diferentes, ele indica o movimento de fortalecimento ou enfraquecimento de uma moeda frente ao dólar.

Das 41 moedas acompanhadas pela revista, a mais frágil é a libra egípcia, com uma subvalorizarão de 68%. Apenas duas estão sobrevalorizadas em relação ao dólar: o franco suíço (+18,8%) e a coroa sueca (+5,8%).

moedas mais valorizadas do mundo

Países emergentes tiveram desvalorização em suas moedas

Segundo a revista, desde janeiro, quando o índice que verifica as moedas mais valorizadas do mundo foi atualizado pela última vez, um crash no peso argentino o deixou com 51% de desvalorização frente ao dólar. Duas outras moedas de mercados emergentes, a lira turca e o real brasileiro, também parecem mais baratas porque o preço do sanduíche, em dólar, caiu.

A Economist lembra que, para moedas emergentes, estar subvalorizada no índice Big Mac não é necessariamente sinal de que a taxa de câmbio deve subir em breve. Isso porque o custo do hambúrguer depende parcialmente de itens não comercializáveis, como aluguéis e salários, que tendem a ser menores em países mais pobres.

Real perdeu valor frente ao dólar

O real acumula desvalorização de 9,12% frente ao dólar desde início do ano. É o que diz a provedora de informações financeiras moedas mais valorizadas do mundoEconomatica. Segundo a empresa, a queda do Real foi resultado do cenário externo conturbado e das eleições presidenciais.

Ainda de acordo com a pesquisa, a moeda brasileira é a terceira que mais se desvalorizou frente ao dólar de janeiro a maio deste ano. A moeda brasileira fica atrás apenas da lira turca e do peso argentino.

A pesquisa diz ainda que desde janeiro, a moeda da Turquia acumula desvalorização de 13,44% na comparação com o dólar. Já o peso argentino, acumula desvalorização de 34,67%, frente à moeda americana.

Moeda /  Quanto desvalorizou frente ao dólar

Peso argentino – 34,67%
Lira turca – 13,44%Real – 9,12%
Rublo russo – 7,48%
Rupia indiana – 5,19%
Peso filipino – 5%
Coroa sueca – 3,94%
Dólar australiano – 3,25%
Rupia indonésia 3%
Novo shekel israelense – 2,96%

Moedas mais valorizadas do mundo: vale investir?

As aplicações em moedas estrangeiras são excelentes alternativas, principalmente em momentos de alta inflação. O que não é caso atual do Brasil. Porém, esse recurso que hoje pode ser usufruído por todos os investidores, sem restrições, como já foi antigamente.

Mas fique atento, não basta apenas comprá-las para deixar valorizar. É preciso saber que as moedas estrangeiras também são um ativo da renda variável ou fixa, que podem mudar sua cotação a qualquer momento. Além disso, é essencial entender o comportamento do mercado e tomar alguns cuidados.

Muitas pessoas investem em moedas estrangeiras com fundo de dólar, simplesmente seguem a moeda ou guardam quantias em casa. Se for para ter apenas parte do capital alocado dessas formas pode ser interessante. Assim como para quem tiver pequenos valores iniciais.

Do contrário, é recomendado que procure opções da renda variável como o Forex, ações americanas e bonds. Essas são melhores alternativas do que deixar o dinheiro na sua residência sem render nada.

Bitcoin, Dólar ou Euro: moedas mais valorizadas do mundo?

moedas mais valorizadas do mundoOs bitcoins são as moedas mais valorizadas do mundo. Há oito anos valia menos de um centavo de dólar e poucos sabiam da sua existência. No entanto, hoje vale milhares de dólares e atrai cada vez mais investidores.

Em 2017, a criptomoeda valorizou 1.318%, chegando a um valor de mercado de mais de US$ 250 bilhões. O Quartz compilou uma lista dos ativos criptográficos que mais valorizaram em 2017. Esses ativos incluem as criptomoedas, como o bitcoin e o ethereum.

As criptmoedas que mais valorizaram em 2017:

1 – Ripple: 36.018%
2 – NEM: 29.842%
3 – Stellar: 14.441%
4 – Dash: 9.265%
5 – Ethereum: 9.162%
6 – Litecoin: 5.046%
7 – Cardano: 2.782%
8 – Bitcoin: 1.318%
9 – Bitcoin Cash: 513%
10 – IOTA: 501%

Mas, onde investir em 2018?

A Selic está estacionada em sua mínima histórica de 6,50% e a Bolsa com prejuízo de 7,54% em 2018. Aliado a isso, a incerteza doméstica e a economia americana. Resultado: a vida não está fácil para o investidor brasileiro.

Não à toa, cresce no mercado a procura por opções que prometem driblar o risco Brasil. São aplicações, em geral, lastreadas em ativos internacionais, como fundos de moedas estrangeiras e ações de empresas negociadas nos Estados Unidos.

Isso porque o Euro, Dólar e Libra, moedas mais valorizadas do mundo, estão na lista das moedas mais valorizadas em termos de economia. A moeda adotada em boa parte da Europa, a moeda americana e a britânica, respectivamente, são as mais seguras e estáveis por conta da forte economia dos países que a sustentam.

Outra opção é investir em criptmoedas. O FinanceOne ensina o passo a passo para quem deseja investir nesse mercado que cresce ano a ano.

Rafael Massadar

Jornalista com experiência em redação com pós-graduação em Comunicação Empresarial e Transmídia. Atualmente trabalho como assessor de imprensa.

Deixe um comentário

Precisa converter?

A calculadora de conversão do FinanceOne fornece os últimos valores cotados para diversas moedas. Acesse agora!

Converter agora

Posts relacionados

variação do câmbio
como funciona o mercado de câmbio
comprar dolar
investir em dolar