Sebrae Delas: um projeto pelo Empreendedorismo Feminino

1
247
Mulher segurando um papel em frente a um computador
5
(2)

No Brasil metade dos empreendedores são mulheres. Sabemos que empreender é difícil para todos, mas os dados apontam que as mulheres possuem mais dificuldades do que os homens na liderança de seus negócios.

Elas faturam menos, têm mais barreiras na tomada do crédito e foram mais impactadas pela pandemia. Estudo do Sebrae aponta que o empreendedorismo feminino no Brasil apresentou sinais de recuperação no último trimestre do ano passado, depois de sofrer retração a partir dos primeiros meses da pandemia.

Ao mesmo tempo, em um ranking com 144 países que se comprometeram com os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, o Brasil foi um dos que não tiveram progresso na promoção da igualdade de gênero.

Pensando nessa situação e nas barreiras que as mulheres enfrentam no mundo dos negócios, em 2019 criamos o Sebrae Delas. O objetivo do programa é tornar negócios liderados por elas mais competitivos e promover a sensibilização e a articulação de atores estratégicos relacionados ao tema de empreendedorismo feminino.

No primeiro ciclo do projeto, entre 2019 e 2020, foram atendidas 228 empreendedoras. Conseguimos fortalecer seus negócios e apoiá-las na gestão de suas empresas. A maioria de nossas clientes aumentou 10% seu faturamento e 62% criaram um produto ou serviço, mesmo em ano de crise.

No ano passado, aumentamos a escala, com 1.000 mulheres no projeto, participando de palestras, encontros e eventos. Dessas, foram selecionadas 200 participantes. Elas receberam um suporte robusto, com capacitação e consultorias em habilidades comportamentais e gestão, com foco em planejamento, finanças e marketing digital.

Mulher usando notebook para ler livros sobre finanças
Sebrae abre vagas para capacitação de mulheres empreendedoras

Este ano, o Sebrae Rio decidiu homenagear as empreendedoras abrindo vagas para o edital Sebrae Delas, que oferece capacitação com 85% de subsídio para o fomento do empreendedorismo feminino.

Ao todo, 150 empreendedoras que sejam MEI, proprietárias de micro ou pequenas empresas poderão se beneficiar do projeto, que tem duração de sete meses e vai ser realizado 100% digital.

As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de março pelo link.

O Sebrae Delas existe para alavancar as empresas de mulheres empreendedoras. Ao lado do investimento no crescimento do empreendedorismo feminino, o Sebrae Rio também contribui para que a mulher ocupe seu merecido lugar de liderança na nossa sociedade.

Conheça Antonio Alvarenga, colunista do FinanceOne

Diretor-superintendente do Sebrae Rio desde 2019 e com vasta experiência no mercado, Antonio Alvarenga é o novo colunista do FinanceOne. Mensalmente, ele traz informações importantes sobre empreendedorismo. Fique de olho!

Antonio é administrador pela UFRJ, presidente da Sociedade Nacional de Agricultura – SNA e vice-presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ).

Também é membro do Conselho Superior de Agronegócios da FIESP e da Academia Nacional de Agricultura e integrante do Conselho do Agro, instituição que reúne as 15 principais lideranças do agronegócio brasileiro.

Foi Diretor do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais; Diretor Executivo e sócio do Ibmec Educacional. Confira outros artigos de Antonio Alvarenga, colunista do FinanceOne:

O que achou disso?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

Artigo anteriorPensão por Morte INSS: saiba quais dependentes podem receber os benefícios
Próximo artigoVeja como funciona o programa MasterCard Surpreenda e se é possível vender os pontos
Diretor-superintendente do Sebrae Rio desde 2019, é administrador pela UFRJ, presidente da Sociedade Nacional de Agricultura – SNA e vice-presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ). Também é membro do Conselho Superior de Agronegócios da FIESP e dos seguintes Conselhos da Firjan: Conselho Empresarial de Gestão Estratégica para Competitividade; Fórum Empresarial da Agroindústria; e Conselho Empresarial de Energia Elétrica, além de integrante do Conselho das Entidades do Setor Agropecuário e de diversas Câmaras Setoriais e Temáticas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. É membro da Academia Nacional de Agricultura e integrante do Conselho do Agro, instituição que reúne as 15 principais lideranças do agronegócio brasileiro. Foi Diretor do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais; Diretor Executivo e sócio do Ibmec Educacional.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui