InícioCartão de CréditoCartão de crédito virtual: o que é e como funciona

Cartão de crédito virtual: o que é e como funciona

5
(2)

Realizar compras pela internet é muito mais prático. O número de consumidores que preferem comprar um produto online é grande. E foi pensando nesse público que surgiu o cartão de crédito virtual. Ele serve apenas para esse tipo de compra.

Mas, você sabe o que é e como funciona o cartão de crédito virtual? Então fique ligado neste artigo, pois é isso que vamos te contar nele!

Além disso, você também vai ver como solicitar e algumas opções!

O que é cartão de crédito virtual?

Na teoria, o cartão de crédito virtual oferece uma maior segurança para os usuários. Isso porque é mais difícil clonar essa modalidade de cartão.

Uma das principais diferenças do cartão virtual para o físico é que ele não chega na casa das pessoas. Além disso, os cartões são apenas números temporários que somem após serem utilizados ou quando expira o prazo de validade.

O tempo de validade do cartão virtual costuma durar apenas 48 horas. Após o fim dessa validade, ele torna-se inválido, aumentando a segurança dos usuários.

Ele pode ser utilizado somente para um número estabelecido e ainda tem limite de compras a serem realizadas pela internet.

O cartão de crédito virtual foi popularizado pelo Nubank, instituição financeira que lançou essa modalidade de cartão em 2017 sem cobrar anuidade. Em seguida, diversos bancos também aderiram ao cartão virtual, como o Itaú e Caixa Econômica Federal.

mulher com um cartão de crédito virtual e um celular na mão
O cartão de crédito virtual garante uma maior segurança aos usuários

Como solicitar um cartão virtual

Quem quiser solicitar um cartão virtual precisa ter um físico, em uma das instituições financeiras que oferecem o serviço. Ele precisa ser emitido pelo aplicativo ou pelo internet banking do banco.

É importante lembrar que não é cobrado dos clientes nenhum custo pela emissão do cartão de crédito virtual. Além disso, você só paga pelas compras que efetuar. O limite do cartão de crédito virtual é o mesmo do físico.

Os clientes podem ainda realizar compras internacionais. Todas as transações realizadas vão direto para a fatura do cartão de crédito convencional.

Cada cartão de crédito virtual funciona de uma forma, de acordo com as regras da instituição financeira. É o cliente que escolhe qual será a validade do cartão, assim como o valor da compra e o formato do uso. Este último ponto é se o cartão de crédito virtual será utilizado para uma compra ou para múltiplas aquisições.

Vantagens de utilizar um cartão de crédito virtual

Ter e utilizar um cartão virtual tem como principal vantagem a segurança, para evitar a clonagem de dados dos usuários. Além desse, há outros diversos benefícios, sendo alguns deles listados abaixo.

  • Para finalizar as compras, é preciso ter em mãos apenas o número do cartão. Este número deverá expirar logo após ser utilizado, caso o consumidor tenha optado por essa função;
  • Você pode escolher o limite do cartão para ser utilizado em apenas uma compra;
  • Com o cartão de crédito virtual você não precisa esperar que ele chegue para começar a comprar. Além disso, não é preciso pagar a taxa de manutenção que as operadoras costumam cobrar para manter o funcionamento do cartão;
  • O dono do cartão gera um número diferente para cada compra a ser realizada. Isso elimina os riscos de fraude, dando maior segurança para os consumidores.

Um grande erro das pessoas que utilizam o cartão de crédito virtual é confundi-lo com o digital. Isso porque a segunda modalidade de cartão é física, além de oferecer serviços diferentes do cartão de crédito virtual.

Assim como o virtual, o cartão de crédito digital não possui taxa de manutenção e a forma de solicitá-lo é totalmente online. Porém, a aparência e a forma de utilização é a mesma de um cartão de crédito normal.

Como funciona o cartão virtual de cada banco

Cada cartão de crédito virtual funciona de acordo com a instituição financeira à qual pertence. Quer saber como solicitar um pelo seu banco? Confira abaixo as regras em algumas instituições financeiras.

Bradesco

A instituição oferece um cartão de crédito virtual para realizar compras online com segurança. Essa modalidade de cartão gera um número diferente para cada compra feita, além de esse número ser válido por 48 horas ou para uma compra.

Todos as transações realizadas vão para a fatura do cartão físico. Esse tipo de cartão é oferecido somente para os correntista que têm cartão de crédito da bandeira Elo.

Banco Itaú

O cartão de crédito virtual pode ser solicitado tanto pelo aplicativo quanto pelo internet banking. Assim como no Bradesco, o número do cartão é válido por 48 horas ou até a compra ser realizada.

Ainda existe a possibilidade de parcelar as compras, como é feito com o cartão físico. As pontuações do programa de fidelidade são creditadas diretamente no cartão físico, assim como a fatura.

Banco do Brasil

Com o nome de Ourocard-e, o cartão de crédito possibilita a escolha do limite para compra. O banco também tem como vantagem permitir que você decida a data de validade e a quantidade de transações que serão realizadas.

O usuário ainda pode escolher se o cartão de crédito virtual estará habilitado ou não para fazer compras no exterior. O serviço é oferecido aos clientes que já têm o cartão Ourocard físico.

Caixa Econômica

Assim como em todos os bancos já citados, o cartão de crédito virtual gera um número e um código de segurança para os clientes utilizarem. Além disso, os clientes podem escolher qual será o limite a ser gasto em cada compra.

O cartão de crédito virtual Mastercard ainda possibilita que as compras sejam realizadas no Brasil e no exterior. E pode ser utilizado, também, para cadastro de empresas de serviços de assinaturas como jornais e revistas.

Um guia para proteger o cartão de crédito

Grande parte da população utiliza o cartão de crédito para realizar compras tanto em lojas físicas quanto virtuais. Porém, para isso é preciso se sentir seguro, certo? Para isso, é importante que os usuários tomem alguns cuidados.

Manter a segurança dos dados e das compras é fundamental, principalmente, para evitar fraudes e clonagens dos cartões. Fique atento a esses cuidados que os clientes devem ter para proteger e manter a segurança do cartão de crédito.

O que você achou do nosso texto? Bom? Então compartilhe-o em suas redes e ajude seus amigos a entenderem sobre o assunto também.

O que achou disso?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

Assine nossa newsletter!

Páginas Populares

2 COMENTÁRIOS

  1. “O cartão de crédito virtual surgiu com o Nubank, instituição financeira que lançou essa modalidade de cartão, além de não cobrar anuidade. Em seguida, diversos bancos também aderiram ao cartão virtual, como o Itaú, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.”

    A informação está equivocada, o cartão de credito virtual foi implementado primeiramente no Brasil pelo Banco do Brasil, em 2014, a nubank implementou-o atrasada, apenas em 2017:

    “Em dezembro de 2017, lançamos o Cartão Virtual Nubank – um produto que desenvolvemos para economizar o tempo de nossos clientes, aumentar a praticidade em compras online e proteger o cartão físico. Afinal, o Nubank tem como propósito lutar contra a complexidade do mercado financeiro para empoderar as pessoas.”
    Fonte: https://blog.nubank.com.br/cartao-virtual-nubank-tudo-sobre/#:~:text=Em%20dezembro%20de%202017%2C%20lan%C3%A7amos,financeiro%20para%20empoderar%20as%20pessoas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui