Cartão de crédito virtual: entenda o que é e como funciona

2
12610
pessoa mexendo no mouse do computador segurando cartão de crédito
4.8
(10)


O cartão de crédito virtual, assim como os cartões digitais, está cada vez mais popular no Brasil. Empresas como Itaú e Nubank, por exemplo, já apostam na tecnologia, que promete transações online mais seguras aos usuários.

Anúncios

No entanto, ainda há muitas pessoas que estão com dúvidas sobre como funciona o cartão de crédito virtual e quais são as vantagens.

Para ajudar, preparamos este texto para você! A seguir, você vai entender o que é um cartão virtual, como funciona e quais são as vantagens. Vale lembrar, no entanto, que os serviços funcionam em aplicativos disponíveis para celulares com sistema Android e iPhone.

Anúncios

O que é cartão de crédito virtual?

O cartão de crédito virtual é uma opção mais prática para quem costuma fazer compras online. Assim como o cartão físico, possui um número que é usado nos cadastros de lojas virtuais, sites e aplicativos, e oferece uma maior segurança para os usuários. Isso porque é mais difícil clonar essa modalidade de cartão.

Uma das principais diferenças do cartão virtual para o físico é que ele não chega na casa das pessoas. Além disso, os cartões são apenas números temporários que somem após serem utilizados ou quando expira o prazo de validade.

O tempo de validade do cartão virtual costuma durar apenas 48 horas. Após o fim dessa validade, ele torna-se inválido, aumentando a segurança dos usuários.

Anúncios

Ele pode ser utilizado somente para um número estabelecido e ainda tem limite de compras a serem realizadas pela internet.

O cartão de crédito virtual foi popularizado pelo Nubank, instituição financeira que lançou essa modalidade de cartão em 2017 sem cobrar anuidade. Em seguida, diversos bancos também aderiram ao cartão virtual, como o Itaú e Caixa Econômica Federal.

mulher com um cartão de crédito virtual e um celular na mão
O cartão de crédito virtual garante uma maior segurança aos usuários

Como funciona e quais são as vantagens?

O cartão virtual funciona da mesma forma que um cartão físico, mas com a restrição de fazer apenas pagamentos via internet. Ou seja, você pode cadastrá-lo em sites, aplicativos, serviços ou em qualquer outra transação que não exija a leitura da tarja ou chip do cartão.

Vale lembrar, também, que os números dos dois cartões – o físico e o virtual – são diferentes, trazendo uma menor dor de cabeça caso o cliente tenha problemas com uma compra online, por exemplo.

Ou seja, se o cartão virtual for bloqueado ou cancelado, o cartão físico continuará funcionando normalmente. Além disso, como falamos, o cartão virtual é usado exclusivamente para as compras online.

Utilizar cartões virtuais tem algumas vantagens que podem te ajudar muito no dia a dia. São elas:

  • Em caso de roubo ou perda, além do cancelamento de um cartão físico, o cartão virtual continua funcionando e é possível continuar realizando transações;
  • Oferece uma proteção a mais contra golpes virtuais, sites falsos, fraudes e clonagens, pois, caso algo errado aconteça, é possível cancelar e criar outro em minutos;
  • Pode-se criar um cartão virtual apenas para pagamento de aplicativos de comida ou streaming, por exemplo. Dessa forma, é possível ter maior controle sobre como você gasta seu dinheiro.
  • Para finalizar as compras, é preciso ter em mãos apenas o número do cartão. Este número deverá expirar logo após ser utilizado, caso o consumidor tenha optado por essa função;
  • Você pode escolher o limite do cartão para ser utilizado em apenas uma compra;
  • Com o cartão de crédito virtual você não precisa esperar que ele chegue para começar a comprar. Além disso, não é preciso pagar a taxa de manutenção que as operadoras costumam cobrar para manter o funcionamento do cartão;

Quando a instituição oferece o cartão virtual, normalmente é possível gerar e ativá-lo no próprio aplicativo da empresa. Ou seja, apesar de ser virtual, vai funcionar como um segundo cartão, mas atrelado à fatura e limite do cartão físico.

Como solicitar um cartão virtual

Quem quiser solicitar um cartão virtual precisa ter um físico, em uma das instituições financeiras que oferecem o serviço. Ele precisa ser emitido pelo aplicativo ou pelo internet banking do banco.

É importante lembrar que não é cobrado dos clientes nenhum custo pela emissão do cartão de crédito virtual. Além disso, você só paga pelas compras que efetuar. O limite do cartão é o mesmo do físico.

Os clientes podem ainda realizar compras internacionais. Todas as transações realizadas vão direto para a fatura do cartão de crédito convencional.

Cada cartão de crédito virtual funciona de uma forma, de acordo com as regras da instituição financeira. É o cliente que escolhe qual será a validade do cartão, assim como o valor da compra e o formato do uso. Este último ponto é se o cartão de crédito virtual será utilizado para uma compra ou para múltiplas aquisições.

Um grande erro das pessoas que utilizam o cartão de crédito virtual é confundi-lo com o digital. Isso porque a segunda modalidade de cartão é física, além de oferecer serviços diferentes do cartão de crédito virtual.

Assim como o virtual, o cartão de crédito digital não possui taxa de manutenção e a forma de solicitá-lo é totalmente online. Porém, a aparência e a forma de utilização é a mesma de um cartão de crédito normal.

Vale lembrar que quando a instituição oferece o cartão virtual, normalmente é possível gerar e ativá-lo no próprio aplicativo da empresa. Ou seja, apesar de ser virtual, vai funcionar como um segundo cartão, mas atrelado à fatura e limite do cartão físico.

+ Como gerar um cartão virtual para compras na Black Friday

Como funciona o cartão virtual de cada banco

Cada cartão de crédito virtual funciona de acordo com a instituição financeira à qual pertence. Quer saber como solicitar um pelo seu banco? Confira abaixo as regras.

Bradesco

A instituição oferece um cartão de crédito virtual para realizar compras online com segurança. Essa modalidade de cartão gera um número diferente para cada compra feita, além de esse número ser válido por 48 horas ou para uma compra.

Todos as transações realizadas vão para a fatura do cartão físico. Esse tipo de cartão é oferecido somente para os correntista que têm cartão de crédito da bandeira Elo.

Banco Itaú

O cartão de crédito virtual pode ser solicitado tanto pelo aplicativo quanto pelo internet banking. Assim como no Bradesco, o número do cartão é válido por 48 horas ou até a compra ser realizada.

Ainda existe a possibilidade de parcelar as compras, como é feito com o cartão físico. As pontuações do programa de fidelidade são creditadas diretamente no cartão físico, assim como a fatura.

Banco do Brasil

Com o nome de Ourocard-e, o cartão de crédito possibilita a escolha do limite para compra. O banco também tem como vantagem permitir que você decida a data de validade e a quantidade de transações que serão realizadas.

O usuário ainda pode escolher se o cartão de crédito virtual estará habilitado ou não para fazer compras no exterior. O serviço é oferecido aos clientes que já têm o cartão Ourocard físico.

Caixa Econômica

Assim como em todos os bancos já citados, o cartão de crédito virtual gera um número e um código de segurança para os clientes utilizarem. Além disso, os clientes podem escolher qual será o limite a ser gasto em cada compra.

O cartão de crédito virtual Mastercard ainda possibilita que as compras sejam realizadas no Brasil e no exterior. E pode ser utilizado, também, para cadastro de empresas de serviços de assinaturas como jornais e revistas.

Um guia para proteger o cartão de crédito

Grande parte da população utiliza o cartão de crédito para realizar compras tanto em lojas físicas quanto virtuais. Porém, para isso é preciso se sentir seguro, certo? Para isso, é importante que os usuários tomem alguns cuidados.

Manter a segurança dos dados e das compras é fundamental, principalmente, para evitar fraudes e clonagens dos cartões. Fique atento a esses cuidados que os clientes devem ter para proteger e manter a segurança do cartão de crédito.

O que você achou do nosso texto? Bom? Então compartilhe-o em suas redes e ajude seus amigos a entenderem sobre o assunto também.

O que achou disso?

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 10

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

2 COMENTÁRIOS

  1. “O cartão de crédito virtual surgiu com o Nubank, instituição financeira que lançou essa modalidade de cartão, além de não cobrar anuidade. Em seguida, diversos bancos também aderiram ao cartão virtual, como o Itaú, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.”

    A informação está equivocada, o cartão de credito virtual foi implementado primeiramente no Brasil pelo Banco do Brasil, em 2014, a nubank implementou-o atrasada, apenas em 2017:

    “Em dezembro de 2017, lançamos o Cartão Virtual Nubank – um produto que desenvolvemos para economizar o tempo de nossos clientes, aumentar a praticidade em compras online e proteger o cartão físico. Afinal, o Nubank tem como propósito lutar contra a complexidade do mercado financeiro para empoderar as pessoas.”
    Fonte: https://blog.nubank.com.br/cartao-virtual-nubank-tudo-sobre/#:~:text=Em%20dezembro%20de%202017%2C%20lan%C3%A7amos,financeiro%20para%20empoderar%20as%20pessoas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui