Conversor de moedas

Veja a cotação do Dólar Hoje, Euro hoje e Bitcoin hoje.

5 dicas para quem vai sair de casa para estudar

Escrito por: Mateus Carvalho em 21 de fevereiro de 2019

Você provavelmente conhece alguém que precisou sair de casa para estudar. E isso é cada vez mais comum na transição da escola para a vida universitária, já que os estudantes podem acabar passando para universidades longe de casa.

Muitos vão até mesmo para outros estados, e alguns alunos optam por estudar fora do país.

Essa cultura é bastante difundida nos Estados Unidos e nos países da Europa e está crescendo cada vez mais no Brasil.

Isso porque as empresas estão profissionalizando as tradicionais repúblicas, oferecendo uma estrutura e todo um suporte para os estudantes.

sair-de-casa-para-estudar
Sair de casa para estudar nem sempre é uma etapa fácil

Mas é importante estar preparado para o momento de sair de casa para estudar. São muitos fatores que devem ser levados em consideração: despesas com casa, alimentação, despesas com a faculdade, entre outras.

E para driblar esses e outros obstáculos, existem algumas dicas que podem te ajudar a manter uma rotina e até mesmo a driblar a saudade da família.

Quer saber quais são essas dicas? Confira!

Dicas para quem vai sair de casa para estudar

Se você vai sair de casa para estudar, seja em outro município, estado ou até mesmo país, é necessário saber de alguns fatores antes.

E para te ajudar, Juliano Antunes, CEO da Uliving, listou cinco dicas para quem vai sair de casa para estudar.

1) Encontre o lugar ideal

É necessário que ao sair de casa para estudar o universitário escolha um local que tenha conforto. Além de ter uma estrutura e uma boa localização para que a rotina universitária seja prática.

Juliano Antunes explica que é importante verificar se há fácil acesso para a faculdade.

O especialista também destaca a importância de existir uma segurança no local escolhido, principalmente se existe um suporte rápido caso haja algum imprevisto na residência.

Um exemplo é uma lâmpada queimada. Tendo esse suporte, o estudante pode focar o seu tempo e emocional nos estudos.

2) Planeje a sua nova rotina

É comum que as primeiras semanas sejam mais atribuladas para quem começa uma nova rotina, em uma nova casa.

Isso acontece porque é necessário ir ao supermercado, fazer a própria comida e lavar roupa, algumas das atividades que serão incorporadas na rotina do estudante.

Por isso, para aqueles que vão sair de casa para estudar, a dica é fazer uma lista de todas as tarefas a serem realizadas na semana.

Acrescente ainda os dias e horários em que cada tarefa será realizada. Essa é uma forma de se manter organizado e não esquecer de fazer nenhuma atividade.

3) Interaja com outras pessoas

Quem vai sair de casa para estudar precisa estar preparado para a saudade que irá sentir dos pais, família e amigos. Para esses casos, as moradias compartilhadas podem ser uma boa opção para ter uma melhor adaptação.

De acordo com as pesquisas mais recentes da Unite Students, empresa de alojamento do Reino Unido, 74% dos universitários acreditam que a vida social é o maior benefício de viver com outros estudantes.

Já no Brasil, de acordo com Juliano Antunes, a opinião dos universitários brasileiros é parecida.

“Além da estrutura e do suporte, os estudantes buscam se sentir acolhidos, em um local que proporciona interação. Onde ele encontrará pessoas de diferentes lugares, que estão vivendo o mesmo momento de vida.”

4) Mantenha contato com a família

É importante que mesmo a distância o contato com a família seja mantido. Isso é importante para o rendimento do aluno na faculdade.

Ainda de acordo com dados da Unite Students, 38% dos entrevistados já cogitaram desistir da faculdade, sendo alguns dos motivos a solidão e o estresse.

“Uma das peculiaridades do mercado de residência estudantil no Brasil é que os pais veem esse perfil de moradia como uma opção de acompanhar os filhos de alguma forma, por ser um local com conceito de compartilhamento, porém com infraestrutura.”

5) Comemore as vantagens

É claro que morar sozinho e se tornar independente da rotina dos pais pode parecer uma tarefa difícil. Mas você também pode ver essa fase como uma oportunidade única de amadurecimento e aprendizagem.

A liberdade para definir uma nova rotina e a convivência com outras pessoas podem resultar em uma experiência única. Aproveite!

Como realizar o sonho de estudar fora do Brasil

Estudar fora do Brasil é o sonho de muitas pessoas. Muitas vezes parece um sonho distante.

Afinal, os gastos acabam sendo muitos: alimentação, moradia, transporte, o próprio curso…

Mas, não precisa desistir, porque esse não é um sonho impossível.

Se o problema é o ingresso nessas universidades, essa barreira pode ser superada de várias formas.

O Inep, por exemplo, fez um acordo com instituições portuguesas e a nota do Enem é aceita em mais de 30 universidades e institutos do país.

Saiba como realizar o sonho de estudar fora do Brasil.

Mateus Carvalho

Jornalista formado pela Unicarioca. Atualmente, repórter da Folha Dirigida e produtor de conteúdo no FinanceOne. Já fui colaborador do Torcedores.com.

Deixe uma resposta

Precisa converter?

A calculadora de conversão do FinanceOne fornece os últimos valores cotados para diversas moedas. Acesse agora!

Converter agora

Posts relacionados

Carência no plano de saúde: o que é e como funciona
abrir conta para filhos
falar de dinheiro em casa
consórcio-Yamaha
dívidas