Início Notícias Economia Como cuidar dos seus investimentos na reta final das eleições

Como cuidar dos seus investimentos na reta final das eleições

0
(0)

O que fazer com seus investimentos na reta final das eleições? As expectativas e incertezas sobre o futuro do país interferem diretamente no cenário financeiro. Além de gerar desfechos imensuráveis para o mercado.

As mudanças econômicas, políticas e jurídicas dependem do candidato que irá ganhar. Portanto, conhecer os investimentos mais afetados durante essa época auxilia na hora de tomar uma decisão.

É importante, desta maneira, ter a ciência de que os mais frágeis para serem operados neste período são as ações e câmbio (dólar). Neste período, portanto, é comum ver a bolsa e o dólar despencarem ou dispararem, de acordo com o índice de aprovação de determinados candidatos.

investimentos na reta final das eleições

Professores da FGV alertam para a influência política do mercado nas eleições

“O mercado tem poder para influenciar o desempenho da economia e, por isso, atua sobre governos e eleições.” É o que diz a professora da FGV, Daniela Campello, que é autora do livro The Politics of Market Discipline in Latin Americ.

A especialista lembra que no Brasil, a influência do mercado varia, em grande parte, de acordo com fatores internacionais. Que, segundo ela, estão fora do controle do governo, mas afetam a oferta e a demanda por dólares no país. Fato que interfere diretamente em seus investimentos na reta final das eleições.

O professor Fabio Gallo, também da FGV, reforça essa tese. Ele afirma que a alta do dólar nos últimos meses foi um resultado do ataque especulativo do mercado.

Gallo diz que o mercado age diretamente contra a perspectiva de vitória de candidatos pouco alinhados com a agenda de reformas. Sendo assim, segundo ele, alimentam toda essa discussão para ganhar com a ação especulativa.

Como fugir da volatilidade dos investimentos na reta final das eleições?

Aqueles que não suportam volatilidade devem buscar, por exemplo, investimentos em renda fixa, como o Certificado de Depósito Bancário (CDB) e o Tesouro Selic.

Os títulos de Renda Fixa funcionam como uma espécie de empréstimo que você concede a uma instituição em troca de juros. Dependendo do tipo de papel, o investidor estará emprestando dinheiro aos bancos, às financeiras ou até mesmo às empresas. Em troca, recebe uma rentabilidade geralmente acima da poupança.

Conheça 5 tipos de aplicações em Renda Fixa:

1 – CDB (Certificado de Depósito Bancário);

2 – LC (Letra de Câmbio);

3 – LCI (Letra de Crédito Imobiliário);

4 – LCA (Letra de Crédito do Agronegócio);

5 – Fundos DI.

Diversifique seus investimentos

investimentos na reta final das eleições

Na atual conjuntura econômica, diversificar investimentos na reta final das eleições é o ideal. Assim, você minimiza o peso de qualquer resultado eleitoral sobre o desempenho geral de todos os seus investimentos. Isso vale para renda fixa ou variável.

No entanto, diversificar apenas por diversificar não é uma aposta inteligente. Ao diversificar seus investimentos, você precisa traçar uma estratégia integrada, de acordo com o seu planejamento financeiro pessoal.

Isso inclui considerar, também, a alocação de ativos conforme as variações das taxas de juros atreladas aos diferentes tipos de investimentos. Comece definindo o percentual a ser investido em cada categoria de ativos.

Depois, defina quais ativos vão ser incluídos nas categorias que você escolheu. Além disso, estabeleça o capital que você vai alocar em cada um dos ativos.

Após investir, utilize os aportes mensais para equilibrar a carteira. Monitore a carteira ao longo de um período preestabelecido, para repensar a estratégia sempre que necessário.

E 2019?

Cuidar dos investimentos na reta final das eleições é importante, porém o que vem por aí em 2019? Independente de quem vencer, o grande desafio do novo presidente a partir de 2019 é retomar o crescimento econômico do Brasil.

Analistas consideram o rombo nas contas públicas o principal problema da economia atualmente. Entre os pontos fracos também aparecem o baixo crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e as altas taxas de desemprego.

Porém, existem pontos fortes, que dão fôlego ao cenário econômico. Entre esses pontos, segundo analistas, aparecem números positivos no setor externo, alavancados pelo bom desempenho da balança comercial. Além disso, há as reservas internacionais elevadas, que garantem proteção para a nossa economia.

Ainda podem ser citados como pontos fortes a manutenção da taxa de básica de juros (Selic) em 6,5% ao ano (patamar histórico) e a inflação contida.

O contexto internacional indica expansão econômica global acima de 3%, puxada pelo crescimento da China, Índia e EUA. A ameaça a esse crescimento global surge como reflexo dos conflitos comerciais provocados pelo presidente americano Donald Trump contra a China e os países europeus.

O que achou disso?

Deixei sua classificação

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Rafael Massadar
Carioca, amante de esportes e de viagens. Escolhi o jornalismo porque ele vive pelo mundo e conta histórias de pessoas e realidades distintas. Tenho experiência em redação e assessoria de imprensa. Atualmente, trabalho numa agência de marketing digital.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -

Eleições dos EUA: qual impacto para Economia do Brasil?

Faltam poucos dias para as eleições dos EUA. Na disputa estão: o republicano Donald Trump, atual presidente do país, e o democrata...

Dicas de planejamento financeiro para quem é autônomo

Ser um profissional autônomo não quer dizer que você pode ter as finanças bagunçadas. Mesmo que você não tenha uma renda fixa por mês,...

Conheça 10 franquias com investimentos de até R$10 mil

A pandemia do novo coronavírus fez com que a procura por microfranquias aumentasse. Em especial, as franquias de até R$10 mil.

Quais são os gastos para manter um carro próprio?

Muitos brasileiros sonham em ter o carro próprio, mas esquecem dos gastos que um veículo pode trazer. E isso acontece porque a...

Como escolher a rede social para seu negócio?

Você sabe como escolher a rede social ideal para o seu negócio? Qual irá fazer a sua empresa crescer e se tornar...

Cartões de crédito sem anuidade: veja os 14 melhores

Procurando por cartões de crédito sem anuidade? Eles conquistaram, definitivamente, espaço na economia brasileira. De acordo com a pesquisa realizada pelo SPC Brasil, cerca de...