Conversor de moedas

Veja a cotação do Dólar Hoje, Euro hoje e Bitcoin hoje.

Robô da XP indica investimentos usando IA

Escrito por: Rafael Massadar em 1 de outubro de 2018

O Robô da XP Investimentos vai ajudar os clientes da empresa a encontrarem produtos financeiros adequados para o seu tipo de perfil. Seu nome é Max, movido a inteligência artificial.

O Max será inicialmente oferecido aos investidores que não são atendidos por um agente autônomo. Ele vai detectar e indicar aplicações de renda fixa, fundos e COEs (certificados de operações estruturadas).

A experiência de uso do Robô da XP Investimentos é semelhante a de um chatbot. São robôs que interagem com o usuário através de telas de bate-papo.

O robô foi disponibilizado para 200 mil clientes em setembro e deve estar acessível a todos os clientes da XP até o fim do ano.

Além disso, ele opera todos os dias, de acordo com os horários da plataforma da XP. Pode ainda receber agendamentos, se a aplicação for feita fora do horário.

Robô da XP

Passo a passo do Robô da XP Investimentos

Ao acessar sua conta na corretora através do site, o investidor recebe uma mensagem do robô da XP Investimentos. Em instantes, o Max vai cruzar os dados do cliente e oferecer produtos que possam interessá-lo.

Praticamente toda a interação é feita por meio de cliques. Na “conversa”, o usuário pode visualizar as seguintes informações:

– gráficos;
– taxas;
– tributações.

Ao optar por investir em uma das opções oferecidas pelo Max, o próprio robô mostra o termo do investimento. Porém, o usuário precisa “concordar” para investir naquele produto. Além disso, o Robô da XP Investimentos solicita a assinatura eletrônica, espécie de senha necessária para fazer a aplicação.

O investidor também pode, através do Max, agendar uma aplicação para outro dia. Por fim, o Max também oferece produtos como ações, ETFs e previdência.

Para quem é indicado?

Robô da XPA nova ferramenta é válida para investidores com pouca experiência no mercado financeiro e que não conhecem as diversas opções oferecidas.

Porém, um erro comum de quem resolve automatizar suas estratégias é acreditar que ao operar com robôs o lucro é garantido.

Afinal, ele não fará nada além do que for especificado em sua estratégia. Ou seja, o Robô da XP vai ser tão bom ou ruim quanto ela.

Uma vantagem é que você não vai precisar ficar durante todo o pregão na frente do computador. Isso vai eliminar o medo de se ausentar por alguns segundos e perder boas oportunidades. Em vez disso, você pode utilizar este tempo investindo em aprofundar seus estudos sobre o mercado.

Além disso, ao automatizar suas estratégias, você consegue acompanhar mais cenários. E, por fim, o Robô da XP vai executar ordens com mais precisão e velocidade do que se estivesse operando manualmente por você.

Desvantagens do Robô da XP

Você é do tipo que prefere escolher cada um dos ativos que farão parte da sua carteira? Se a resposta é sim, o Robô da XP pode não ser a melhor opção para você.

Caso você queira resultados rápidos, o Max também não é indicado. Isso porque a eficiência de um robô de investimento se mostra quanto mais longo for o prazo da aplicação.

Além disso, você vai perder contato com o mercado. Consequentemente, vai perder o “feeling” em relação à movimentação do mercado.

Afinal, vale a pena?

O Robô da XP não isenta você de buscar conhecimento sobre o assunto, e não só recorrer a uma ajuda especializada.

Apesar de o Max ser uma ótima opção para a diversificação, o auxílio de um consultor financeiro será de grande valia. Isso para que o investidor consiga entender as variáveis que vão além da rentabilidade captada pelas máquinas.

Portanto, tenha em mente que a facilidade em lidar com investimentos é proporcional ao tempo que você dedica ao exercício de investir. Isso quer dizer que, quanto mais você investe, melhor investidor será.

Tire algumas horas no seu dia para estudar as principais possibilidades e entender qual é o seu perfil de investidor. Assim, você vai conseguir alocar o seu dinheiro de acordo com seus objetivos e metas.

Rafael Massadar

Jornalista com experiência em redação com pós-graduação em Comunicação Empresarial e Transmídia. Atualmente trabalho como assessor de imprensa.

Deixe uma resposta

Posts relacionados

ações para investir por um ano
Como investir em debêntures em 2018
Estudar o risco do investimento é importante para não ter prejuízos futuros
como investir na bolsa de valores
NuConta