Valor do Bitcoin vai subir até a lua? Veja a adoção meteórica da moeda

0
273
Pessoa segurando uma moeda de bitcoin
5
(3)

A adoção do Bitcoin, assim como a diversas outras tecnologias passa por múltiplas etapas. Levando em conta apenas 13 anos de existência, o Bitcoin destaca-se como uma das tecnologias de mais rápido avanço em sua adoção na história.

Para se ter uma ideia, estudiosos estimam que o Bitcoin será adotado por mais de 1 bilhão de usuários até 2025, ou seja, em três anos, quando hoje estima-se que existam 135 milhões de usuários.

A adoção da internet, de 135 milhões de pessoas para 1 bilhão de pessoas levou sete anos e meio, ou seja, um pouco mais que o dobro do tempo estimado para que o Bitcoin alcance o mesmo número de usuários.

Eu acredito que estas estimativas sejam pessimistas, com os atuais eventos na economia global, a atual pandemia, e a impressão desenfreada de dinheiro por parte dos governos e bancos centrais de todos os países, esta adoção será ainda mais rápida.

Adoção institucional

Dentro desta ideia, acredito que as maiores ondas de adoção desta década virão através dos investidores institucionais, ou seja, empresas de todas as esferas e eu já darei exemplos, e governos municipais, estaduais e nacionais, que também já temos diversos exemplos.  

No âmbito empresarial, é impossível estimar quantas organizações possuem Bitcoin em caixa, pois somente as empresas de capital aberto divulgam este tipo de informação publicamente.

Empresas com Bitcoin em caixa

Nesta amostra de empresas listadas em bolsa, temos por exemplo a MicroStrategy, uma empresa de software que fez parte da bolha.com que expliquei em minha coluna da semana passada, esta empresa possui hoje mais de 121 mil Bitcoins em caixa, num valor estimado nos dias de hoje em 5 bilhões de dólares.

Em outro exemplo, temos uma empresa que já é disruptiva por si só, a Tesla, empresa com a missão de acelerar a transição para energia sustentável em todo o mundo. A empresa de Elon Musk possui aproximadamente 48 mil Bitcoins, o equivalente a 2 bilhões de dólares.

Montagem com Elon Musk e criptomoeda Bitcoin
Elon Musk, dono da Tesla, possui aproximadamente 48 mil Bitcoins

O terceiro exemplo vem das fintechs, e não é qualquer fintech em início de vida, é a Square Inc., que teve seu nome recentemente alterado para Block (também pelo foco em blockchain), empresa de Jack Dorsey, fundador da rede social Twitter.

Estima-se que a Square possua aproximadamente 8 mil Bitcoins, num valor estimado de 338 milhões de dólares. Você investe em alguma dessas empresas ou mesmo no índice S&P500? Se sim, você é um investidor de Bitcoin indiretamente.

Governos que adotaram o Bitcoin

Se tratando de governos aderindo ao Bitcoin, temos como exemplo mais conhecido o país de El Salvador, um país que sofre de diversos problemas em sua economia e segurança pública. Porém, desde setembro de 2021, o país institucionalizou o Bitcoin como moeda nacional.

Já pensou pagar um lanche no McDonalds com alguns *satoshis? Em El Salvador já é possível.

Além de institucionalizar como moeda local, o governo do país vem comprando Bitcoins com o tempo e já possui mais de 1.120 Bitcoins em suas reservas.

Um pouco mais perto de nós, tivemos na semana passada o anúncio, por parte do Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, o projeto “Cripto Rio” que pretende investir 1% do tesouro da cidade em ativos digitais e dar desconto em pagamentos de impostos realizados com a criptomoeda.

A cidade do Rio de Janeiro e o país El Salvador, possuem ambos aproximadamente 6,5 milhões de habitantes cada e são somente dois exemplos de locais que adotarão o Bitcoin, dá para enxergar o aumento exponencial da adoção da moeda?

Moral da história, eu acredito que sim, o valor do Bitcoin vá “subir até a lua”, e como grande propulsor deste foguete, teremos a adoção institucional. Mas muito cuidado e paciência, este foguete não é o tipo de foguete que “não tem ré”, este é um foguete quando sobe, vai de escada, mas quando cai, desce de elevador.

*1 Bitcoin = 100.000.000 de satoshis.

Conheça Renato Carvalho, colunista do FinanceOne

Com vasto conhecimento sobre o mercado de moedas digitais, Renato Carvalho é o novo colunista do FinanceOne. Semanalmente, ele traz informações importantes sobre criptomoedas. Fique de olho!

Renato é administrador com experiência como executivo do setor de educação internacional e empresas de consultoria empresarial e auditoria “BIG 4”.

Investidor de renda variável desde sua adolescência, produz conteúdo de educação financeira, mostrando o que faz com o seu próprio dinheiro “skin in the game”. Especialista em criptoativos e negócios disruptivos.

É Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Université Libre de Bruxelles (Bélgica) e mestre em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Confira outros artigos de Renato Carvalho, colunista do FinanceOne:

O que achou disso?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui