
Aproximadamente 30 mil pessoas compareceram ao Bitcoin Conference 2022 na última semana em Miami, nos Estados Unidos. Este é o maior encontro de entusiastas da criptomoeda no mundo e neste ano a quantidade de participantes foi recorde.
Anúncios
O Bitcoin deixou de ser tópico discutido somente por entusiastas e especialistas em tecnologia, a criptomoeda também é assunto das páginas e grupos de economia, política, turismo, e claro, infelizmente das páginas policiais.
Entre estes temas alguns se destacaram na conferência em Miami neste ano, vamos a eles.
Anúncios
Miami se torna a capital mundial do Bitcoin
A conferência não aconteceu em Miami por conta de suas belas praias ou suas festas badaladas. Miami vem se tornando um dos lugares mais acolhedores para investidores e empreendedores do universo cripto.
O prefeito de Miami, Francis Suarez, vem tomando medidas importantes para o desenvolvimento da cidade e a transferência de renda e de pessoas de outros estados nos Estados Unidos, como por exemplo a Califórnia, dando incentivos fiscais para que essas pessoas se mudem para Miami.
A crise de 2020 acelerou este movimento, pois muitos viram como vantagem a possibilidade de trabalhar remotamente de Miami, onde os imóveis tendem a serem maiores e mais baratos que na Califórnia, isso aumenta a renda e o número de empresas na cidade. Entre estas empresas muitas estão no ramo de tecnologia blockchain.
Anúncios
O Touro Cripto
O touro é um animal que representa o otimismo no mercado. Por ser um animal agressivo e que ataca de baixo para cima com a sua chifrada, este animal ganhou estátuas em diversas bolsas pelo mundo.
A estátua mais famosa é a do touro de Wall Street que é um dos monumentos mais visitados e fotografados de Nova Iorque. As bolsas de Amsterdã, Frankfurt, Hong Kong, Mumbai, Schenzhen e Xangai também possuem suas icônicas estátuas.

No Brasil, tivemos por um breve momento o touro da B3 em São Paulo, que em menos de 1 mês foi confiscado pela prefeitura.
A mais nova e talvez mais icônica estátua de touro foi revelada em Miami durante o evento. Um touro enorme, com características robóticas e olhos de laser foi revelado em frente ao centro de convenções de Miami, caracterizando o otimismo do mercado com o Bitcoin e as criptomoedas.
Os olhos de laser são também um sinal de otimismo para o Bitcoin.
Os políticos estão cada vez mais de olho no Bitcoin
Os políticos sempre estiveram de olho no Bitcoin, porém antigamente os olhares eram somente de desconfiança e de medo, pois o Bitcoin não poderia ser controlado por eles. Ao final do dia, políticos têm um objetivo em comum entre eles: serem eleitos. Este olhar de desconfiança e medo vem mudando para um olhar de oportunidade a ser aproveitada.
O Bilionário Kevin O’Leary conhecido pela série Shark Tank, palestrou durante a conferência e disse que vem tendo reuniões recorrentes em Washington para auxiliar os políticos a encaminharem a regulamentação das criptomoedas.
Recentemente, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, solicitou oficialmente que as agências federais implementem estratégias para a regulamentação de ativos digitais como o Bitcoin.
A adoção do Bitcoin e de outras criptomoedas vem crescendo numa velocidade altíssima se comparado à adoção de outras tecnologias como a internet e a eletricidade por exemplo. Um politico se tornar a favor das criptomoedas pode significar para ele ou ela um número maior de votos.
Ter os políticos mais próximos do Bitcoin é benéfico para o ativo, pois com maiores chances de regulamentação, teremos maiores chances de adoção institucional e política do Bitcoin.
O que pode significar quantidades massivas de capital sendo alocados na criptomoeda. Os políticos sabem que é uma questão de tempo, pois a adoção já é tão grande que não é mais possível segurar.
Os políticos finalmente entenderam que não dá mais para virar as costas para o Bitcoin.
Conheça Renato Carvalho, colunista do FinanceOne
Com vasto conhecimento sobre o mercado de moedas digitais, Renato Carvalho é colunista do FinanceOne. Semanalmente, ele traz informações importantes sobre criptomoedas. Fique de olho!
Renato é administrador com experiência como executivo do setor de educação internacional e empresas de consultoria empresarial e auditoria “BIG 4”.
Investidor de renda variável desde sua adolescência, produz conteúdo de educação financeira, mostrando o que faz com o seu próprio dinheiro “skin in the game”. Especialista em criptoativos e negócios disruptivos.
É Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Université Libre de Bruxelles (Bélgica) e mestre em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).
Confira outros textos de Renato Carvalho, colunista do FinanceOne:
- Quem é e onde está Satoshi Nakamoto, o criador do Bitcoin?
- Como eu convenci a minha mãe a investir em Bitcoin?
- O que é a Web 3.0? Saiba como será o futuro da internet
- A adoção do Bitcoin pode salvar a Rússia e os russos?
- Ethereum 2.0: o que você precisa saber sobre a atualização da criptomoeda?
- Nunca venda seus Bitcoins – HODL!