Conversor de moedas Transferência internacional

Veja a cotação do Dólar Hoje, Euro hoje e Bitcoin hoje.

Aluguel de temporada no fim de ano: dicas para um bom negócio

Escrito por: Mateus Carvalho em 8 de novembro de 2018

Final do ano está chegando e muitas pessoas gostam de viajar nessa época. Algumas preferem contratar o aluguel de temporada no fim do ano, para se sentirem mais à vontade do que em um hotel ou pousada. Mas como fazer um bom negócio nessa hora?

É importante lembrar que o aluguel de temporada no fim do ano costuma ser um pouco mais caro, devido à grande procura na alta temporada. Por isso, quanto antes você fechar o negócio, melhor, pois assim poderá conseguir um preço mais em conta do que as pessoas que deixam para a última hora.

Aluguel de temporada no fim de ano
Saiba como fazer o melhor negócio ao contratar um aluguel de temporada no fim de ano

Ao escolher qual casa alugar, muitas pessoas procuram na internet o melhor local para acomodar toda a família que viaja junto. Além disso, também pesquisam pelo melhor preço e se a casa tem espaço suficiente. Entre outros quesitos que podem influenciar na hora de fechar o aluguel de temporada no fim de ano.

Dicas para fechar o aluguel de temporada no fim do ano

Para você que está pensando em viajar e contratar o aluguel de temporada, confira algumas dicas que listamos a seguir. As orientações são do site OLX, para aqueles que têm interesse em viajar não só no final do ano, mas também em outras épocas.

Pesquise bastante antes de fechar contrato

É importante pesquisar antes de fechar contrato de aluguel de temporada no fim de ano, fique atento se achar preços menores que o mercado. Por isso, procure os valores da região, em pousadas, hotéis e até mesmo em outros imóveis.

Ter uma noção dos valores que são cobrados em diárias no local que você pretende viajar vai te ajudar a não cair em armadilhas. Desconfie de ofertas com preços muito abaixo da média.

Prefira anúncios com muitas informações

Caso você veja algum anúncio na internet, verifique e avalie todas as informações que estão disponíveis. Além disso, procure por imóveis que tenham um maior número de informações no anúncio, com maiores descrições e muitas fotos.

Esses tipos de anúncios passam mais credibilidade, além de serem mais confiáveis. Outra dica é salvar os sites onde você viu o imóvel para caso ocorra algum imprevisto, possa comprovar o que realmente foi contratado para o  aluguel de temporada no fim de ano.

Sempre desconfie

Encontrou um anúncio que não parece real? A primeira coisa a ser feita é desconfiar desse tipo de imóvel, isso porque existem pessoas que colocam fotos que não condizem com a descrição ou localização do imóvel.

Por isso, tente obter referências sobre o imóvel. Se você não teve nenhuma indicação da casa para aluguel de temporada no fim de ano, peça ao dono o contato de outras pessoas que já se hospedaram lá.

Tire todas as suas dúvidas sobre o imóvel

É comum surgir dúvidas quando se tem interesse em um aluguel de temporada no fim de ano. Caso elas surjam, não hesite em entrar em contato com o dono do imóvel. Você pode utilizar o chat das plataformas dos anúncios.

Outra forma de tirar as dúvidas é ligando para o proprietário da casa no número informado no anúncio. É importante entrar em contato para que você possa tirar todas as dúvidas, faça muitas perguntas. Além disso, você também terá a chance de sentir se o proprietário passa credibilidade e confiança.

Entre em contato com os imóveis vizinhos

Quer saber como é a vizinhança ou o condomínio? A melhor forma é entrando em contato com eles, ligando ou mandando mensagens. Mas para isso, procure o telefone na internet e não se esqueça de confirmar a existência da casa e da locação.

Além disso, existem diversas ferramentas e aplicativos de localização que te ajudam a checar a veracidade do imóvel. Você também poderá verificar no mapa se as informações estão de acordo com o que foi explicado pelo proprietário do imóvel. Uma outra dica é visitar o imóvel, se for possível.

Formalize um contrato de aluguel

É importante formalizar um contrato na hora de alugar um imóvel, e não se esqueça de verificar se os dados estão condizentes com o que foi negociado. Além disso, lembre-se de discriminar o tipo e o número de cômodos, garagem, entre outros detalhes da casa.

Caso o imóvel esteja mobiliado, inclua no contrato toda a descrição da mobília, a relação de móveis, utensílios e o estado de conservação. Também acrescente outras características que achar necessário no contrato de aluguel de temporada no fim de ano.

Leia as cláusulas do contrato

Antes de assinar o contrato, é importante que você leia as cláusulas. Além disso, verifique se as cláusulas buscam assegurar que nenhuma das partes seja prejudicada. Sendo assim, elas devem incluir os valores da locação, período, quantidade máxima de pessoas para o imóvel, além de dados dos responsáveis, como o RG e CPF.

Verifique se os dados do contrato conferem com os do proprietário do imóvel. Você também pode solicitar uma cópia e/ou foto da escritura ou do IPTU que auxilie na comprovação.

Visite o imóvel, se possível

Se você tiver tempo, solicite a visita ao imóvel com o responsável do anúncio e/ou proprietário. Anote todos os móveis e utensílios e faça uma vistoria na casa. Outra dica importante é evitar fazer depósitos antes de verificar a veracidade dos dados e de confirmar a existência do imóvel.

Lembre-se que você também tem o direito de exigir um recibo discriminado de todas as quantias que já foram pagas.

Atenção ao prazo e pagamento

É importante estar atento ao prazo do contrato de aluguel de temporada no fim de ano, porque ele não pode ultrapassar 90 dias. Nesse tipo de negociação, é permitido que o proprietário cobre antecipado o pagamento do aluguel, além dos encargos.

Porém, para evitar dores de cabeça, o Procon não aconselha que o consumidor pague o valor integral de forma antecipada. O mais indicado é que você pague antes só 50% do valor combinado com o proprietário do imóvel.

Viagem de natal e ano novo: já começou a planejar?

Já decidiu o destino da viagem de Natal e Ano Novo? Será uma eurotrip, um mochilão ou uma viagem de carro para um destino perto da sua casa? Independentemente do destino, sua viagem precisa de um planejamento.

A primeira coisa que você deve observar antes da viagem de Natal e Ano Novo é a data. O ideal é viajar nos fins de semana para esticar os feriados.

O segundo passo é montar um bom planejamento financeiro desde já. Comece anotando toda a renda mensal da casa, bem como os seus gastos mais habituais. Saiba como se planejar sua viagem de natal e ano novo.

Mateus Carvalho

Jornalista formado pela Unicarioca. Atualmente, repórter da Folha Dirigida e produtor de conteúdo no FinanceOne. Já fui colaborador do Torcedores.com.

Deixe um comentário

Posts relacionados

Super Bowl
pacotes de viagens
programas de milhas
destinos no interior do Brasil
Documentos necessários para viajar para o exterior