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Ministro do Trabalho pretende acabar com saque-aniversário do FGTS

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Tela do celular e do computador com o FGTS

O novo presidente Lula tomou posse no último dia 1º de janeiro e a sua equipe de governo já começou a implementar as primeiras medidas. Entre elas, a possibilidade de acabar com o saque-aniversário do FGTS.

A proposta deve partir do ministro do Trabalho, Luiz Marinho (PT), que assumiu a pasta por indicação do presidente.

Marinho pretende acabar com o saque-aniversário do FGTS sob a justificativa de “preservar a poupança do trabalhador e garantir a real finalidade do FGTS”.

A intenção foi revelada pelo ministro em entrevista ao jornal “O Globo” na última quarta-feira, 4. 

Saque-aniversário do FGTS é uma opção ruim?

Segundo Marinho, permitir que o sangue-aniversário do FGTS permaneça em vigor é desfavorável para o trabalhador que conta com esse valor.

O ministro informa que a proposta acaba prejudicando a real proporção do FGTS, que é justamente dar segurança financeira, principalmente em caso de demissão, seja para ajudar para adquirir um imóvel ou na aposentadoria.

Mas, com o saque-aniversário do FGTS, os cidadãos estavam fazendo uso e sacando para consumo do dia a dia, sem projeção. Portanto, não era algo bem utilizado e perdia o seu real sentido.

Vale destacar, no entanto, que antes de prosseguir com a proposta junto ao presidente, o ministro pretende levar a discussão do tema ao Conselho Curador do FGTS e, também às centrais sindicais.

O chefe da pasta concedeu entrevista à CBN, confirmou o desejo de encerrar este saque e disse que a modalidade foi criada pelo governo anterior somente para “injetar dinheiro na economia.”

“O governo anterior para colocar dinheiro na praça criou o saque-aniversário que seria a caução para o empréstimo consignado, criando um agravamento. Um negócio absurdo que aconteceu no mercado e uma distorção no papel do Fundo. É preciso portanto colocar nos trilhos”, comentou Marinho.

Ele ainda disse que, encerrando o saque-aniversário, pretende manter os três principais viés do projeto, que são:

  • Dar segurança e proteção financeiras em um eventual desemprego
  • A de financiamento da casa própria do trabalhador; e
  • Criação de empregos no setor de habitação.

Veja mais detalhes no site da Caixa!

celular aberto na tela do fgts
Saque-aniversário do FGTS pode ser enceerrado após mais de três anos em vigor.

Entenda como funciona esse saque do FGTS

O saque-aniversário do FGTS foi criado em 2019 pelo governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. Mas, o que muitos não sabem é que esta proposta não é obrigatória e o trabalhador realizava o saque de forma optativa.

No entanto, durante a pandemia e muitas contas a pagar, muitos cidadãos se viram necessitados por retirar o valor, fazendo desta uma prática corriqueira e anual.

Afinal, o saque-aniversário do FGTS praticamente consistia no trabalhador poder resgatar uma fração do saldo atual da sua conta do FGTS anualmente, no mês do aniversário.

Essa medida é permitida para a retirada de uma porcentagem do saldo de contas ativas e inativas.

+ Saque-aniversário do FGTS: veja o que ocorre na desistência

Uma consequência para quem retirava o saque-aniversário do FGTS era não poder obter o saldo total da conta se fosse demitido, sem justa causa. Dessa forma, o trabalhador  demitido não terá acesso a todo o dinheiro da sua conta, como normalmente acontece.

Neste caso, o trabalhador passa a ter direito somente à multa de 40% e direitos como aviso prévio, proporcional de férias etc. O saldo do FGTS em si continuaria sendo sacado em parcelas anuais.

Veja també;:

+ Trabalhadores podem optar pelo saque-aniversário do FGTS

Conta digital BanQi realmente vale a pena? Entenda como funciona

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Mulher deitada no sofá sorri e segura o celular em uma mão

A conta digital banQi é mais uma opção para quem procura serviços gratuitos e com vantagens exclusivas em lojas. Neste caso, um dos principais benefícios é a possibilidade de descontos nas Casas Bahia.

Além de receber atendimento especial na loja, os clientes têm direito a saques e depósitos nas lojas, cartão pré-pago, acesso a crédito pessoal, além de outros serviços e funcionalidades. 

Com a conta, também é possível acompanhar e pagar seu carnê Casas Bahia. 

A conta banQi não é administrada por outro banco. Na verdade, a Via Varejo adquiriu 100% da instituição em maio de 2020 e é quem a administra. 

Quer saber mais sobre o serviço? Então continue lendo este artigo!

Como funciona a conta BanQi?

A conta digital banQi funciona como a maioria das outras contas do tipo, oferecendo serviços totalmente online por meio de seu aplicativo, em sua maioria gratuitos. A própria abertura também é gratuita e não há cobrança de mensalidade. 

Os serviços incluem pagamentos e transferências Pix 24 horas e boleto bancário, além de pagamentos com QR Code, cartão de crédito pré-pago, saques e depósitos nas lojas Casas Bahia ou em bancos 24 horas, entre outros. 

A conta também pode ser realizada para recarregar celular e bilhete único SPTrans, além de comprar créditos para usar no Google Play, Playstation e outros serviços ou jogos que desejar.

Clientes com conta têm acesso a uma linha de empréstimo pessoal exclusiva e podem comprar produtos com desconto nas lojas Casas Bahia. Em situações promocionais, também é possível obter cashback.

Um dos atrativos para clientes da rede é a possibilidade de usar o carnê digital nas compras. O aplicativo calcula na hora os descontos e parcelas, assim como juros de parcelas atrasadas; 

Também é possível simular valores e parcelas de carnê pré-aprovado

Transferências entre contas banQi e para outros bancos são de graça, assim como saques realizados nas lojas físicas — que podem ser realizados em qualquer dia da semana. Porém, saques em bancos 24 horas cobram tarifa de R$6,90.

O limite de saque diário é de R$1500 na loja, sendo R$100 por operação, e R$500 no banco 24 horas.

Todas as tarifas e limites do serviço podem ser consultados na página “Tarifas” do site

Celular aberto no aplicativo da conta digital banQi e um cartão banQi apoiado ao lado
Conta digital banQi pode ser aberta gratuitamente pelo app

Como funciona o cartão pré-pago?

O cartão pré-pago da conta digital banQi é da bandeira Mastercard e não tem cobrança de anuidade. O cliente pode escolher entre receber a versão física em casa ou utilizar apenas o cartão virtual para compras online. 

Com ele, é possível comprar na internet e em milhares de estabelecimentos, inclusive lojas internacionais. 

O cartão banQi não necessita de aprovação de crédito. Tanto na modalidade de cartão físico quanto virtual, basta fazer a solicitação e a entrega é garantida. 

No entanto, é importante ressaltar que se trata de um cartão do tipo pré-pago. Ou seja, o cliente precisa recarregá-lo e tem disponível somente o valor da recarga para utilizar, com seu limite variando conforme o depósito do próprio cliente. 

A vantagem é o controle financeiro, já que o cliente só gasta o que tem na conta e não leva sustos com a fatura.

Para pedir o cartão, é necessário já ter a conta digital aberta e seguir as instruções:

  • Deposite R$10 na conta banQi e o cartão virtual já fica disponível logo após a confirmação do depósito;
  • Para pedir a versão física, faça um novo Pix de, no mínimo, R$500 para sua conta banQi ou realize a primeira comprinha com o cartão virtual. Depois disso, acesse a aba “Cartões”, escolha a opção “Físico” e depois “Pedir meu cartão”.

O pedido do cartão é gratuito. No entanto, se precisar de uma segunda via do cartão físico, o cliente precisará pagar uma taxa de R$14,90. Depois que o cartão fisico chegar, basta desbloqueá-lo no menu “Cartões”.

Já para recarregar, o cliente pode fazer um Pix para a conta, depositar por boleto ou em dinheiro em uma loja Casas Bahia.  

Como abrir uma conta digital banQi?

A abertura da conta digital banQi é gratuita e leva menos do que dois minutos O primeiro passo é fazer o download do aplicativo no seu celular (disponível para iPhone ou Android).

  1. Faça a instalação do app no celular
  2. Abra o app e insira seu CPF e e-mail nos campos indicados
  3. Crie uma senha de acesso
  4. Informe os dados pessoais, como nome completo, data de nascimento, nome da mãe e endereço.
  5. Informe seu número de celular para receber um código de verificação via SMS
  6. Digite o código no app banQi e confirme

A abertura da conta será validada na hora. Em seguida, é só criar seu PIN, que serve de senha para o seu cartão e o app, fazer seu primeiro depósito e começar a usar.

A conta digital banQi vale a pena especialmente para clientes recorrentes da Casas Bahia. No entanto, comparativamente, há contas digitais com mais benefícios disponíveis no mercado.

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Quem são os ministros do governo Lula? Conheça os 37 nomes!

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lula durante discurso falando no microfone

Você já sabe quais serão os ministros do Governo Lula? O presidente escolheu 37 nomes para o primeiro escalão de seu mandato. 

A nova gestão assumiu o Brasil no dia 1º de janeiro de 2023. Como esperado, houve um remanejamento e desmembramento de ministérios, já que na gestão Bolsonaro vários deles haviam sido extintos. 

A Esplanada dos Ministérios tem agora 37 ministérios, um desenho parecido com o do segundo mandato de Lula, que durou de 2007 a 2010. O Ministério da Economia, por exemplo, foi desmembrado. 

Quem são os ministros do governo Lula?

Ao todo, o governo Lula contará com 37 ministros. Confira a lista com cada pasta e seu respectivo representante:

  • Gabinete de Segurança Institucional: general da reserva Marco Edson Gonçalves Dias
  • Secretaria-Geral: Márcio Macêdo (PT)
  • Comunicações: Juscelino Filho (União Brasil)
  • Integração e Desenvolvimento Regional: Waldez Góes (PDT)
  • Educação: Camilo Santana (PT)
  • Minas e Energia: Alexandre Silveira (PSD)
  • Esportes: Ana Moser
  • Transportes: Renan Filho (MDB)
  • Defesa: José Múcio Monteiro
  • Casa Civil: Rui Costa (PT)
  • Justiça: Flávio Dino (PSB)
  • Fazenda: Fernando Haddad (PT)
  • Portos e Aeroportos: Márcio França (PSB)
  • Agricultura: Carlos Fávaro (PSD)
  • Pesca: André de Paula (PSD)
  • Gestão: Esther Dweck
  • Relações Institucionais: Alexandre Padilha (PT)
  • Cidades: Jader Filho (MDB)
  • Advocacia-Geral da União: Jorge Messias
  • Controladoria-Geral da União: Vinícius Marques de Carvalho
  • Turismo: Daniela Carneiro (União Brasil)
  • Previdência Social: Carlos Lupi, presidente do PDT
  • Ciência e Tecnologia: Luciana Santos (PCdoB)
  • Planejamento: Simone Tebet (MDB)
  • Saúde: Nísia Trindade
  • Relações Exteriores: Mauro Vieira
  • Igualdade Racial: Anielle Franco
  • Indústria e Comércio: Geraldo Alckmin (PSB)
  • Povos Indígenas: Sônia Guajajara (PSOL)
  • Mulheres: Cida Gonçalves (PT)
  • Direitos Humanos: Silvio Almeida
  • Cultura: Margareth Menezes
  • Desenvolvimento Social: Wellington Dias (PT)
  • Meio Ambiente e Mudanças Climáticas: Marina Silva (Rede)
  • Trabalho: Luiz Marinho (PT)
  • Desenvolvimento Agrário: Paulo Teixeira (PT)
  • Secretaria de Comunicação Social: Paulo Pimenta (PT)

O petista Fernando Haddad é também ex-prefeito de São Paulo e ex-ministro da Educação. Ele concorreu à presidência nas eleições de 2018. Desta vez, assumirá como ministro da Fazenda.

A pasta é uma das que haviam sido extintas, e agora volta a partir de um desmembramento do atual Ministério da Economia, que também resultará nos ministérios de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e de Planejamento, Orçamento e Gestão.

Rui Costa ficou com a Casa Civil, pasta que auxilia o presidente da república e coordena a integração entre os demais ministérios.

+ Com Lula na presidência, como vai ficar o Auxílio Brasil em 2023?

lula com os braços abertos
Lula assume terceiro mandato no dia 1º de janeiro de 2023

Quem ficará no comando das Forças Armadas?

Entre os ministros de Lula, o da Defesa, Múcio Monteiro, tem uma responsabilidade: indicar os cargos de comando das Forças Armadas. 

Segundo as últimas notícias veiculadas, os cotados são: o general Julio Cesar de Arruda como comandante do Exército; o tenente-brigadeiro Marcelo Damasceno na Aeronáutica; e o almirante Marcos Sampaio Olsen na Marinha. 

Além disso, Renato Rodrigues de Aguiar Freire, comandante do Estado-Maior das Forças Armadas, deve ser o almirante de Esquadra.

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É fake que Lula vai confiscar investimentos na poupança! Entenda

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lula durante discurso falando no microfone

Circula nas redes sociais uma imagem que atribui a uma fala falsa dizendo que Lula vai confiscar a poupança. A notícia iniciou nos grupos do WhatsApp e Telegram.

A imagem seria de uma publicação no Twitter, onde o presidente informava à população que, neste ano, os brasileiros que tivessem dinheiro guardado na poupança teriam os valores bloqueados por seis meses.

O que diz o post? “Vamos confiscar tudo!”, diz o texto. A chamada é acompanhada da seguinte mensagem: “Para repor rombo de 400 bi, governo vai confiscar”.

Lula vai confiscar poupança? Verdade ou mentira?

A agência Aos Fatos, e outros sites de checagem, como G1, desmentiram a postagem, verificando, inclusive, que a única vez em que Lula publicou uma mensagem com a palavra “poupança” foi em outubro de 2018, quando comparou Jair Bolsonaro ao ex-presidente Fernando Collor, que realizou, de fato, confisco das reservas de todos os brasileiros em 1990.

Ou seja, o então presidente Lula da Silva nunca disse que o dinheiro da poupança será confiscado. Portanto, trata-se de uma fake news.

Notas de dinheiros de diferentes valores
É falso que Lula vai confiscar poupança e tenha prometido aumentar Imposto de Renda

Confisco da poupança ocorreu em 1990

Em 1990 o presidente era Fernando Collor de Mello. Neste ano, Collor anunciou 21 medidas provisórias e demais portarias, onde constava o confisco das contas bancárias de todos os brasileiros pelo período de 18 meses.

Na época, a inflação no país chegava a 80% ao mês e a equipe econômica da época mudou a moeda da época, passando de cruzados-novos para cruzeiros.

Cada cidadão brasileiro só poderia retirar da poupança, no máximo, 50 mil cruzeiros. Sendo, portanto, a única vez que houve confisco na poupança.

Qual o rendimento da poupança?

A poupança ainda apresenta o pior retorno entre as opções de renda fixa, mesmo sem ter desconto do Imposto de Renda.

Para se ter ideia, uma aplicação financeira no valor de R$1 mil pelo prazo de 1 ano (considerando aqui a Selic estável em 13,75% ao ano), o rendimento será R$82,91. Totalizando um valor aplicado de R$1.082,91.

Os Certificados de Depósitos Bancários (CDBs) de bancos de médio porte podem representar uma opção mais vantajosa dentre as principais alternativas.

O investidor que aplicar R$1 mil no prazo de 1 ano, por exemplo, pode ter um retorno no valor de R$113,03, totalizando R$1.113,03.

Para bancos onde o CDI rende 103% retorno fica em R$116,64, também no período de seis meses, totalizando R$1.116,64.

+ Confira 12 investimentos seguros e que rendem mais que a poupança

Com a Selic em alta vale a pena investir na poupança?

taxa básica de juros permanece em 13,75%. Apesar de não haver uma nova alta, a Selic ainda está no maior patamar desde dezembro de 2016. Mas será que isso significa que o investimento na poupança voltou a valer a pena?

Uma coisa é certa: todas as aplicações de renda fixa terão um desempenho melhor com a alta da Selic.Isso porque esses investimentos dependem da taxa básica de juros. Estão entre essas aplicações, além da poupança, estão os títulos Tesouro Selic, fundos DI, entre outros. Veja aqui se vale investir na poupança com a Selic em alta.

Qual a projeção da taxa Selic para 2023?

O Copom também falou sobre a expectativa para este ano de 2023. Segundo o comitê, agora é o momento de ficar “vigilante” para perceber se essa estratégia de manter a taxa Selic no mesmo patamar conseguirá conter a inflação.

Para quem gosta de ficar atento às novidades da Selic, já foi divulgado pelo Copom o calendário de reuniões para 2023. Veja abaixo quando ocorrerão os oito encontros previstos:

  • 31 de janeiro e 1º de fevereiro
  • 21 e 22 de março
  • 2 e 3 de maio
  • 20 e 21 junho
  • 1º e 2 de agosto
  • 19 e 20 de setembro
  • 31 de outubro e 1º de novembro
  • 12 e 13 de dezembro.

Agora que você já sabe que Lula não vai confiscar poupança, e também já viu quais serão as próximas reuniões do Copom para definir a taxa Selic, que tal continuar no site aprendendo mais?

Leia agora mesmo: “Fundo de renda fixa ou poupança: saiba qual é o melhor” pra ficar por dentro do mundo dos investimentos.

Como fazer um empréstimo com cartão de crédito? Entenda como funciona!

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homem segurando o cartão e olhando o notebook

Se você precisa de dinheiro com urgência, provavelmente já considerou fazer um empréstimo no cartão de crédito.

Não há como negar que o cartão de crédito está presente em boa parte da vida dos consumidores e é a forma de pagamento mais utilizada no país. O que poucos sabem, no entanto, é possível solicitar um empréstimo usando o cartão. Mas será que vale a pena?

A seguir, você confere tudo sobre o cartão de crédito e se vale a pena solicitar um empréstimo! Boa leitura!

Empréstimo no cartão de crédito: como funciona?

O empréstimo no cartão de crédito é como se fosse um crédito pessoal, mas que está atrelado a um cartão.

Funciona assim: se aprovado, o valor é depositado na conta-corrente ou poupança e as parcelas são lançadas nas faturas do cartão. 

Além disso, também é possível escolher o número de parcelas, mas isso dependerá das regras da operadora do cartão de crédito.  

Com o empréstimo no cartão de crédito, o consumidor também pode continuar utilizando o cartão normalmente, porque esse tipo de crédito não compromete o limite de compras. Em caso de atraso no pagamento, porém, são cobrados juros e IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).

+ Descubra como funcionam os juros do cartão de crédito e como comparar taxas

Empréstimo pelo cartão de crédito vale a pena?

Apesar da praticidade na contratação, liberação rápida do dinheiro, não comprometimento do limite do cartão e ausência de análise de crédito, o empréstimo no cartão de crédito não costuma ser dos tipos mais vantajosos quando pensamos em pegar dinheiro emprestado com o banco.

Isso porque como o empréstimo com o cartão de crédito é considerado um crédito pessoal, as taxas de juros nesse caso são maiores se comparada às de outras modalidades de empréstimo, como o empréstimo consignado.

De acordo com dados do Banco Central, em setembro de 2022, as taxas de juros para crédito pessoal para pessoa física chegaram a 22,10% ao mês, dependendo da instituição financeira.

casal segurando cartão e olhando o tablet para simular empréstimo com cartão de crédito
De acordo com dados do Banco Central, em setembro de 2022, as taxas de juros para crédito pessoal para pessoa física chegaram a 22,10% ao mês

No entanto, as taxas de juros para crédito pessoal consignado INSS não passaram de 2,20% ao mês e as do consignado privado tiveram teto de 4,50%.  

Isso significa que é preciso saber claramente qual a taxa de juros antes de avaliar se o empréstimo no cartão de crédito é vantajoso ou não.

Nossa dica, portanto, é: simule e compare as opções disponíveis. 

Como simular empréstimo com cartão de crédito

Como falamos acima, fazer a simulação é super importante na hora de escolher qual empréstimo você deseja, até mesmo para saber se vale a pena ou não.

Existem diversos sites que fazem a simulação e possuem dados e informações atualizadas de condições e taxas das inúmeras operadoras do mercado, poupando tempo do consumidor e facilitando o acesso ao crédito saudável.

Para fazer a simulação, basta colocar algumas informações referentes ao empréstimo que você deseja solicitar, tais como:

  • Valor pretendido;
  • Tempo de quitação;
  • Valor das parcelas;
  • Renda mensal;
  • Informações adicionais, como bens que podem ser oferecidos como garantia.

Mas como pesquisar? Separamos alguns sites que você pode fazer a consulta. Confira!

  • Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços): consulta e comparação de tarifas dos cartões;
  • Banco Central: consulta às taxas de juros cobradas pelas instituições financeiras;
  • Febraban (Federação Brasileira de Bancos): consulta às tarifas e anuidades cobradas em cada banco pelo Star (Sistema de Divulgação de Tarifas de Serviços Financeiros).

Vale ressaltar que todas as instituições citadas acima são seguras para você pesquisar sobre as taxas dos cartões.

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Vale a pena quitar o financiamento antes do prazo? Entenda!

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casas em sequência
Selic a 13,75% é desincentivo para a tomada de financiamentos a longo prazo. (Fonte: Divulgação)

O financiamento é uma modalidade de empréstimo muito usada por quem deseja realizar o sonho de ter uma casa própria ou comprar um carro, por exemplo. No entanto, quem financia um bem acaba achando que vai precisar passar anos pagando o financiamento. Mas sabia que é possível quitar o financiamento antes do prazo? Tudo vai depender do valor que você financiou.

Ou seja, você não precisa ficar preso ao prazo estabelecido no contrato. Se quiser, pode fazer a quitação em menos tempo do que o planejado inicialmente. Mas como saber quando essa opção é realmente interessante?

Neste texto, vamos explicar o que você tem que avaliar antes de quitar o financiamento. Continue a leitura para saber mais!

+ Financiamento da casa própria terá juros reduzidos pela Caixa. Saiba mais detalhes!

Quitar financiamento antes do prazo é possível?

A resposta para essa dúvida é sim! É possível quitar o financiamento antes do prazo!

Qualquer banco deve aceitar o seu pedido para pagar de vez a dívida em aberto. Caso você encontre qualquer resistência em relação a isso, saiba que o direito de quitar dívidas está revisto no artigo 52 do Código de Defesa do Consumidor.

Você pode antecipar parcelas ou quitar um financiamento quando conseguir um dinheiro extra, por exemplo, ou em qualquer outra situação em que sobrar um dinheirinho a mais.

Antecipar o financiamento, inclusive, é uma opção adotada por muitos cque querem pagar menos juros nessa modalidade.

Isso acontece porque, quando você quita o financiamento antes do prazo, a instituição financeira que concedeu o crédito deve aplicar um desconto sobre os juros incidente proporcional ao tempo de adiantamento. Dessa maneira, a dívida acaba ficando mais barata.

Por outro lado, se você só soube dessa informação agora, é importante ressaltar que as parcelas já vencidas, como naturalmente já foram pagas, não têm desconto.

Se você tiver a oportunidade de antecipar o pagamento, mas ainda não contar com uma reserva de emergência, por exemplo, avalie a possibilidade de deixar uma parte do dinheiro guardada para lidar com possíveis imprevistos sem bagunçar o orçamento ou precisar recorrer a linhas de crédito mais caras para pagar as contas, como o rotativo do cartão de crédito ou o cheque especial.

mulher dirigindo um carro após quitar financiamento
Antecipar o financiamento, seja do carro ou da casa, é uma opção adotada por muitos que querem pagar menos juros nesse tipo de modalidade

Como quitar meu financiamento antes do prazo?

Para quitar seu financiamento antes do prazo, o primeiro passo é entrar em contato com a instituição financeira.

Entre em contato para pedir todas as informações sobre descontos e faça um novo cálculo sobre as parcelas que estão para vencer. É necessário considerar esse desconto.

Se você optar pelo pagamento à vista, o banco deverá gerar um único boleto com o saldo devedor.

No caso de financiamentos imobiliários, você pode também usar o FGTS para amortizar (ou reduzir) uma parte da dívida.

Essa é uma opção disponível para quem faz o financiamento pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e atende aos critérios necessários para movimentar recursos do fundo.

+ Posso usar FGTS para financiamento imobiliário fora do SFH? Entenda!

Como calcular valor de quitação de financiamento?

Antes de tomar qualquer decisão sobre quitar o seu financiamento ou não, é importante que você utilize uma calculadora para conferir quanto ficarão as parcelas antecipadas. Alguns sites especializados, por exemplo, oferecem essa ferramenta.

Inclusive, o FinanceOne possui uma Calculadora de financiamento para veículos. Você pode clicar aqui para ter acesso.

Para que a quitação do seu financiamento seja vantajosa, é preciso avaliar o CET do financiamento em relação ao que o investimento na qual a quantia está aplicada rende anualmente. Se o valor for maior, por exemplo, é vantagem realizar a quitação do financiamento.

Entretanto, existem outros fatores que devem ser considerados na hora de tomar essa decisão. Se quitar essa dívida deixará você sem reservas e mais vulnerável a imprevistos financeiros, é importante reconsiderar a decisão.

Uma boa organização financeira e avaliação dos recursos que você tem são fundamentais antes de tomar a decisão.

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Quanto rende R$1 milhão na poupança em 2023? Veja!

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pessoa segurando notas de real

O mais tradicional e famoso investimento, a conta poupança, continua sendo a queridinha entre os brasileiros quando o assunto é poupar dinheiro. Mas quanto será que rende R$1 milhão na poupança?

A Mega da Virada aconteceu no último dia 31 de dezembro e trouxe alguns questionamentos, como: e se eu deixar R$1 milhão na poupança, quanto será que rende? Além disso, essa curiosidade também surge porque o primeiro milhão é o sonho de muita gente!

Se você quer saber quanto rende R$1 milhão na poupança hoje, então continue a leitura deste texto. Vamos nessa?

Quanto rende R$1 milhão na poupança?

Se queremos saber quanto rende 1 milhão na poupança, precisamos fazer simulações. Então, veja a seguir:

Se você aplicar R$1 milhão na poupança hoje, em 12 meses, seu dinheiro renderá cerca de R$146.505,02. Isso com a taxa básica de juros da Selic se mantendo em 13,75%.

Mas, quanto rende R$1 milhão por mês? Se dividirmos esse rendimento pelo número de meses, veremos que R$1 milhão de reais na poupança rende cerca de R$12.208,75 reais por mês.

Como funciona o rendimento da poupança

A caderneta de poupança está atrelada à taxa referencial (TR) e à taxa básica de juros (Selic). A primeira é a média da rentabilidade oferecida pelo banco, que tem intervém diretamente no quanto irá render a caderneta.

Já a taxa Selic é utilizada para controlar a inflação e gerar circulação de dinheiro no país e quanto mais alta, melhor.

Em 2012, o governo alterou as regras fazendo com que o rendimento da conta poupança fosse conforme a taxa Selic somada à taxa referencial.

pessoa segurando notas de real
Atualmente, a taxa Selic está em 13,75%, ou seja, a poupança está rendendo 0,5% ao mês mais a Taxa Referencial, divulgada diariamente pelo Banco Central

A poupança também possui outra regra:

  • Se a Selic ficar igual ou menor que 8,5% ao ano, a poupança irá render 70% da taxa vigente no período mais a TR.
  • Quando a Selic for maior que 8,5% ao ano, o rendimento é igual ao anterior: 0,5% ao mês + TR.

Para facilitar o cálculo, o FinanceOne criou a Calculadora de Rendimento da Poupança, onde é possível ficar ciente do rendimento.

Atualmente, a taxa Selic está em 13,75%, ou seja, a poupança está rendendo 0,5% ao mês mais a Taxa Referencial, divulgada diariamente pelo Banco Central.

Além disso, é importante lembrar que essa aplicação é padronizada entre todas as instituições, então o rendimento da poupança será o mesmo independentemente do banco que você usa.

Vale lembrar também que o retorno da poupança é mensal e só acontece no aniversário do investimento, ou seja, se você aplicou em 8 de janeiro, os juros serão acrescidos na sua conta somente no dia 8 de fevereiro.

Por isso, se você resgatar seu dinheiro antes do aniversário, você não ganhará nada!

Vale a pena investir R$1 milhão na poupança?

Antes de definir se a poupança vale a pena ou não, é essencial avaliar quais os objetivos e o nível de conhecimento do investidor.

Apesar do rendimento baixo e pouco vantajoso, o produto financeiro pode ser interessante para quem fará a primeira aplicação e pretende, principalmente, guardar dinheiro de maneira segura e ter a possibilidade de resgatá-lo a qualquer momento.

Aliado a isso, a maior facilidade da poupança é poder retirar em qualquer loteria do país ou utilizar o cartão de débito quando for necessário.

Para investidores iniciantes também é uma boa escolha, mas, por ter baixíssimo risco, os rendimentos não são muito atraentes.

A Renda Fixa, por exemplo, apresenta ótimas soluções e maiores lucros. Cabe ao investidor, portanto, identificar o tipo de investimento que se encaixa ao seu perfil, melhores taxas e rendimentos. Além disso, identificar e observar os riscos.

Se você ainda não tem uma conta poupança e deseja abrir, anote essa dica: o ideal é que a escolha seja feita com cuidado. Avalie itens como distância da moradia, atendimento e até mesmo a possibilidade de resolver questões pela internet, telefone ou aplicativos.

Calculadora de Rendimento da Poupança do FinanceOne

Apesar do grande número de pessoas que investem na poupança, ainda são poucas as que sabem de fato como calcular o rendimento. Se você também não sabe, fique tranquilo porque a nossa calculadora de rendimento da poupança vai te ajudar!

Na Calculadora de Rendimento da Poupança você verá:

  • como calcular o rendimento
  • o que é aniversário da poupança
  • rendimento anual x rendimento no mês

E muito mais! Clique aqui para acessar a calculadora de rendimento da poupança

Gostou deste texto? Então que tal continuar a visita em nosso site? Leia agora mesmo “Conta corrente ou poupança: vantagens e desvantagens”.

Fim do Auxílio Brasil? Veja o que muda com o novo Bolsa Família!

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Mão masculina segura cartão do Bolsa Família

A transição de governo foi marcada por uma mudança importante para quem recebe benefícios sociais. O Auxílio Brasil deixará de existir e voltará a ser chamado de Bolsa Família.

O objetivo da nova presidência não é acabar com os programas existentes, mas sim retomar o que era feito antes da criação do Auxílio Brasil e estabelecer algumas mudanças.

O novo presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, também já divulgou o valor do programa e como será realizado o pagamento.

Veja a seguir o que já se sabe sobre o fim do Auxílio Brasil e retomada do Bolsa Família.

Por que o Auxílio Brasil vai acabar?

O programa Auxílio Brasil foi criado em 2021 pelo governo do ex-presidente, Jair Bolsonaro. Ele era, praticamente, uma substituição do Bolsa Família.

Agora, o atual governo vai substituir e retomar como era antigamente, unificando a versão do Auxílio Brasil com outros benefícios, como o Auxílio Gás.

Isso vai garantir a continuidade do pagamento e algumas mudanças no formato, mas sem muitas alterações quanto aos cadastros e pagamentos.

Mão feminina insere cartão do Auxílio Brasil no caixa eletrônico
Novo Bolsa Família substiuirá o Auxílio Brasil com algumas mudanças no formato.

O que esperar do novo Bolsa Família?

Dentre as mudanças estabelecidas para o novo Bolsa Família, a partir de 2023, será a melhora no acompanhamento e atualização  cadastros dos beneficiários do programa.

Exemplo disso é que, a partir de agora, as crianças da família devem estar matriculadas na escola, também, com a vacinação em dia.

Entretanto, o novo ministro da do Desenvolvimento Social, Wellington Dias garantiu que não há a possibilidade da exclusão ou retirada de pessoas do Auxílio Brasil. Uma decisão do atual presidente suspendeu essa retirada.

Em entrevista ao Extra, Wellington Dias disse:

“O pedido, que considero justo, é de que enquanto não se tenha essa avaliação do cadastro para saber quem tem o direito e quem não tem, que se evite a suspensão (do pagamento) para evitar injustiças. Isso também é o desejo do presidente da República.”

Novo Bolsa Família já tem calendário previsto

O Ministério da Cidadania já divulgou o calendário que deve ser utilizado como base para o pagamento do novo Bolsa Família, que será de R$600 em 2023, após aprovação do Congresso.

Final NISJaneiroFeverereiroMarçoAbrilMaioJunhoJulhoAgostoSetembroOutubroNovembroDezembro
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Veja também:

+ Entenda as diferenças entre o Auxílio Brasil e o Bolsa Família

Como emitir uma declaração de quitação anual de débitos? Veja!

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boletos sendo pagos

Você sabia que tem direito a uma declaração anual de quitação de débito das empresas prestadoras de serviço? Esse tipo de documento dispensa as notas fiscais que se acumulam ao longo dos meses e torna a vida do brasileiro mais prática. 

É comum, após realizarmos alguma compra, mantermos a nota fiscal guardada e esse hábito está correto. Recomenda-se que esse tipo de documento seja mantido por, pelo menos, cinco anos em alguns casos. 

No entanto, ao contratar determinados tipos de serviços, a declaração anual pode ser o melhor caminho. Estamos falando daqueles serviços que são recorrentes, mensais, como escola, condomínio, plano de saúde, boletos de contas fixas etc. 

Muitos brasileiros (talvez a maioria) ainda não tem conhecimento da existência desse tipo de documento. Mas ele foi instituído pela Lei nº 12.007/ 2009, e é uma obrigação de várias empresas prestadoras de serviços.

Quer saber mais a respeito e como obter a sua declaração anual para se livrar das notas fiscais? Então continue lendo este artigo!

O que é uma declaração de quitação anual de débitos?

A Declaração Anual de Quitação de Débitos é exatamente o que o nome sugere: um comprovante de pagamento anual. Ele é emitido pelas empresas prestadoras de serviços e serve para substituir as notas fiscais mensais. 

Ou seja, com essa declaração em mãos, o cliente consegue comprovar que não possui débitos em aberto com a empresa emissora naquele ano. Significa que ele pagou todas as prestações/parcelas/boletos no ano corrente.

Este tipo de documento é emitido com base nas informações apuradas no ano anterior. Por exemplo, se o consumidor pagou os 12 boletos de um determinado serviço em 2022, no ano seguinte tem direito a obter a declaração anual para substituir todos os outros 12 comprovantes.

Além do preço pago pelo serviço e dos dados da empresa e do cliente, a declaração deve conter a informação de que ela comprova o cumprimento das obrigações do consumidor. Inclusive, deve atestar claramente que ela substitui os comprovantes mensais do ano a que se refere.

+ RPV: o que é Requisição de Pequeno Valor? Entenda!

Quais empresas emitem esta declaração?

É importante ressaltar que a Declaração Anual de Quitação de Débitos é emitida por empresas prestadoras de serviços. Ou seja, em caso de compra de produtos esse documento não existe. 

Agora, se é o caso de um serviço contratado, são obrigadas a emitir a declaração: todas as pessoas jurídicas prestadoras de serviços públicos ou privados. Não existe nenhum tipo de distinção de acordo com o porte da empresa.

Portanto, basicamente qualquer prestadora de serviços. Seja ela uma pequena, média ou grande prestadora, é obrigada a emitir e encaminhar a declaração ao consumidor. 

Exemplos de empresas que se enquadram neste perfil:

  • Concessionárias de energia elétrica
  • Operadoras de planos de saúde
  • Empresas de telefonia e internet
  • Escolas e instituições de ensino
  • Financeiras
  • Administradoras de condomínio etc

Mesmo se o consumidor não usufruir dos serviços durante os 12 meses (do ano ao qual a declaração se refere), ainda assim ele tem o direito de obter o documento. Neste caso, a declaração atesta somente a quitação dos meses utilizados e sem débitos pendentes.

imagem de pasta para organizar boletos
Declaração anual pode substituir recibos mensais

Como emitir declaração de quitação anual de débitos?

A declaração de quitação anual de débitos é uma obrigação automática das empresas prestadoras de serviço. Portanto, o consumidor não precisa solicitá-la e deve recebê-la até o mês de maio, junto com a fatura do mês. 

Embora possa ser enviada até o quinto mês do ano, a declaração sempre compreenderá os meses de janeiro a dezembro do ano anterior. Por exemplo: até maio de 2023, os consumidores recebem a declaração anual de janeiro a dezembro de 2022.

Mas vale destacar que a declaração pode ser encaminhada antes, já no mês subsequente à completa quitação dos débitos do ano anterior ou dos anos anteriores. Ou seja, em janeiro.

O documento pode ser emitido no espaço da própria fatura. Não necessariamente será enviado à parte, mas tendo a mesma validade se estiver inserido na fatura de algum outro mês.

Para quem quer se livrar das notas mensais, é recomendável mantê-las por pelo menos um ano, até receber a declaração anual. Ao receber o comprovante, verifique se todas as informações estão corretas e, só então, descarte as outras notas.

Assim como os comprovantes mensais, a declaração anual deve ser mantida por cinco anos, no mínimo.

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Novas regras do PIX entram em vigor. Veja o que muda!

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celular com tela do pix e várias notas de 100

Começaram a valer nesta segunda-feira, 2 de janeiro, as novas regras para o PIX 2023. As mudanças dizem respeito, principalmente, a limites de transações, saques e pagamentos por órgãos públicos. 

De acordo com o Banco Central, as regras foram atualizadas para garantir mais segurança e flexibilidade na utilização da ferramenta.

Ou seja, tornar o uso o do PIX ainda mais simplificado e eliminar algumas barreiras de praticidade, sem abrir mão de segurança. 

Quer saber como vai funcionar? Então continue lendo este artigo!

Como ficam as novas regras do PIX em 2023?

De acordo com as novas regras do PIX para 2023, não haverá mais limites para transações. Eles serão mantidos apenas por período: diurno (6h às 20h) ou noturno (20h às 6h).

Ou seja, se o usuário desejar, ele poderá transferir todo o limite do período diurno ou noturno em apenas uma transação PIX ou fazê-lo em diversas vezes. A forma fica a critério do próprio correntista.

A sugestão de abolir o limite por operação partiu do Fórum Pix de setembro, grupo de trabalho que reúne as instituições participantes do Pix. Segundo os membros envolvidos na análise, o limite era pouco efetivo em termos de aumentar a segurança.

Além disso, o Banco Central aumentará o limite para retirada de dinheiro com Pix Saque e Pix Troco. O valor máximo passará para R$3 mil durante o dia e para R$1 mil no período noturno (os limites atuais são de R$500 e R$100).

No entanto, os clientes ainda podem personalizar seus próprios limites se assim desejarem, isso não muda. Também não muda o prazo para as instituições financeiras atualizarem os limites quando o cliente solicitar: de 24 a 48 horas para ampliação e imediatamente em caso de pedidos redução.

Nos casos em que o destinatário da transação for uma empresa, cada instituição financeira poderá definir os limites. 

Além disso, a personalização do horário noturno diferenciado passará a ser facultativa.

Outra mudança é que bancos passarão a considerar os limites da transferência TED para definir os limites das operações Pix com finalidade de compra. Até agora, os valores máximos eram definidos com base no cartão de débito.

Aposentadorias e pensões poderão ser pagas via PIX

As novas regras do PIX também incluem esta novidade: o Tesouro Nacional poderá pagar salários do funcionalismo, aposentadorias e pensões com o pagamento instantâneo. 

Isso será possível, porque o BC alterou a regulamentação para o pagamento de salários e benefícios previdenciários pelo governo. Além disso, o recebimento de recursos por correspondentes bancários pela modalidade será facilitado.

Para os beneficiários, pensionistas, não deve haver grandes mudanças em relação a prazos de recebimento. O dinheiro deve continuar caindo na conta como sempre aconteceu, provavelmente nas mesmas datas. 

No entanto, a liberação da ferramenta PIX para este fim poderá melhorar as logísticas de pagamentos do Tesouro Nacional.

celulares logados em aplicativos de pix
Novas regras do PIX entram em vigor a partir de janeiro (Foto: Divulgação)

Quando começa a valer as novas regras do PIX?

No geral, as novas regras do PIX já estão em vigor desde o dia 2 de janeiro. Porém, os ajustes relacionados a limites de transações por meio do aplicativo ou do canal digital do banco valem a partir de 3 de julho.

Vale destacar que o PIX já é considerado o meio de pagamento mais usado no Brasil. Por ser uma ferramenta nova, é normal que as regras sejam atualizadas com certa frequência até que ele seja estabilizado e com a melhor usabilidade possível. 

Ainda assim, essa é, definitivamente, uma revolução que não voltará atrás. No último dia 30, com o pagamento do 13º salário, as transações bateram recorde: 99,4 milhões de transferências Pix em apenas um dia.

O conteúdo ajudou? Então compartilhe as novas regras do PIX com seus amigos e siga o FinanceOne no FacebookInstagramTikTok e Linkedin!

*Com informações da Agência Brasil.