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Veja como funciona a taxação de produtos importados e quais as taxas cobradas

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Notebook ao lado de um carrinho de compras em miniatura carregando vários pacotinhos de presente

A pandemia do coronavírus trouxe mudanças significativas nos hábitos de consumo da população. Pesquisa realizada pela SBVC mostra que 65% dos brasileiros têm feito mais encomendas internacionais online do que faziam antes da pandemia.

As compras em sites internacionais alcançam volumes expressivos no último ano. O tíquete médio da última compra em sites ou aplicativos estrangeiros foi de R$482,00, o que representa 7% acima do tíquete médio do e-commerce brasileiro.

O estudo mostra ainda as categorias mais compradas em sites internacionais. São elas:

  • Eletrônicos- 36%,
  • Beleza – 29%,
  • Acessórios Femininos – 29%,
  • Itens para smartphone – 29%.

Sendo “Shopee” (29%) o principal site da preferência do consumidor, seguido pela Amazon (25%) e AliExpress (18%).

Contudo, sempre que compramos algo do exterior, estamos importando um produto e, normalmente, incide o imposto de importação.

Por isso, é preciso pesquisar muito bem antes de realizar qualquer compra! Leia o nosso artigo e descubra os gastos que você pode ter ao fazer encomendas internacionais!

Taxas envolvidas na compra ou encomenda de produtos

Para que os seus itens possam entrar legalmente no país, são cobradas uma série de taxas. Reunimos as principais a seguir:

ICMS

Trata-se do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços cobrado pelas mercadorias que ultrapassam os limites estaduais e municipais ou fronteiras nacionais, sendo agregado às suas compras internacionais.

IPI

O Imposto sobre Produtos Industrializados é cobrado – como o próprio nome já diz – sobre produtos produzidos de forma industrial. Nas compras online, ele é cobrado juntamente com as taxas de importação acrescidas sobre o valor do produto.

II

Todos os produtos que chegam de fora do país são taxados com o II (Imposto sobre Importação de Produto Estrangeiro).

Para compras até US$3.000 há uma cobrança simplificada de tributos federais, que equivale a 60% do valor aduaneiro da mercadoria (produto + frete + seguro).

Já para as compras acima desse valor, o consumidor perde o direito de pagar o imposto simplificado, devendo pagar os seguintes impostos separadamente: Imposto de Importação, IPI e PIS/Cofins de Importação, além do ICMS do estado de destino.

O que saber antes de fazer encomendas internacionais

Antes de fazer encomendas internacionais é bom entender as regras e tomar alguns cuidados para evitar surpresas.

1 – O que é proibido

Pelo regime do imposto simplificado, não podem ser importadas bebidas alcoólicas, fumo e produtos de tabacaria. Além disso, não podem ser importados armas, animais silvestres e plantas silvestres.

2 – Impostos

O governo cobra impostos sobre a maioria dos produtos comprados em sites estrangeiros.

São isentos:

  • livros;
  • periódicos (como jornais e revistas);
  • remédios (desde que o comprador tenha a receita médica).

Também estão livres das taxas encomendas feitas entre pessoas com valores abaixo de US$50 e sem fins comerciais. Isso exclui, portanto, as compras feitas em lojas virtuais.

Correios passam a cobrar despacho postal em encomendas internacionais

Todas as encomendas internacionais que chegarem ao Brasil pelos Correios estarão sujeitas à cobrança do despacho postal, no valor de R$15. Nos últimos anos, o serviço era cobrado apenas para os objetos tributados pela Receita Federal.

Segundo a empresa, o valor cobrado, de R$15, é quatro vezes menor que a média praticada por outros operadores logísticos para realizar procedimentos similares.

+ Shopee e AliExpress: o que fazer para não ser taxado pelas compras?

O despacho postal, entretanto, não deve ser confundido com tributo ou frete. De acordo com os Correios, o serviço se refere às atividades de suporte ao tratamento aduaneiro realizadas pelo operador postal.

Exigência de CPF nas compras internacionais começou este ano

A Receita Federal começou a exigir, a partir de 1º de janeiro de 2020, que todas as encomendas e remessas internacionais passem a ter identificação do CPF, CNPJ ou Número do Passaporte do destinatário.

A falta do documento, no entanto, pode acarretar a proibição da entrada da encomenda no Brasil e sua devolução ao exterior ou destruição — nos casos em que a devolução não for possível.

A inclusão do documento deve ser feita na hora da compra online e encaminhada junto com a encomenda no transporte.

menina recebendo a sua encomenda de um entregador
Uma das partes mais importantes no de compra de produtos do exterior é escolher um vendedor confiável

Se não for possível informar no momento da compra, por exemplo, os Correios possuem uma ferramenta para prestação da informação no seu site, na parte de importações.

Dicas para comprar online em sites do exterior

1 – Escolha dos sites

O primeiro e mais importante passo é conhecer a reputação do site. Verificar os comentários de outros clientes e pesquisar o serviço prestado é fundamental para quem deseja uma compra tranquila.

Além disso, fóruns e redes sociais são grandes ferramentas de consultas. Os sites mais populares para compras online são: Aliexpress, Deal Extreme, DH Gate, eBay, Mini in the Box e Amazon.

Atenção à segurança! Verifique sempre se o site no qual você está comprando atende às normas de segurança recomendadas.

Sites que tenham HTTPS e cadeado ativado (símbolos utilizados como segurança) validam que a página é segura para realização de compras, uso de dados pessoais e dados do cartão.

2 – Preços

O preço dos produtos no exterior é, às vezes, mais em conta do que em sites nacionais. Mas atente-se aos preços abaixo do mercado!

Valores muito abaixo dos pesquisados são sempre suspeitos e alguns produtos muito baratos podem ser falsos.

+ Cuidados ao comprar produtos importados pela internet

Pesquisar e comparar antes é fundamental para não cair em uma cilada e ser enganado. Isso porque alguns produtos falsos podem ser considerados crime pela Receita Federal.

3 – Pagamento

As lojas virtuais no exterior geralmente aceitam diversas formas de pagamento, como o Paypal. Mas é obrigatório ter um cartão de crédito internacional para as compras online no exterior.

4 – Entrega

O prazo de entrega varia muito e vai depender principalmente da origem do país que você comprou, mas isso não é uma regra e varia de site para site.

Produtos com frete grátis levam um tempo maior de entrega, já um envio mais rápido pode significar um frete mais caro também.

Além disso, algumas encomendas podem ficar para verificação na alfândega, e isso acaba aumentando o prazo de entrega do seu produto. Fique atento!

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Medida Provisória garante Auxílio Brasil de R$400 em dezembro. Confira!

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Presidente Bolsonaro segura Medida Provisória que cria o Auxílio Brasil

Quem está aguardando o pagamento do Auxílio Brasil em dezembro poderá receber ainda mais que o previsto. Isso por causa de uma Medida Provisória divulgada na madrugada desta quarta-feira, 8. 

Com essa MP, o governo federal tem orçamento para garantir o pagamento do benefício no valor mínimo de R$400 para todos os beneficiários. Isso pode representar mais de R$100 do que o previsto para algumas famílias. 

Na prática, a Medida Provisória antecipa o pagamento do novo valor do programa. Afinal, este ano seriam pagos somente os valores regulares, que são de R$224, em média. 

Quer entender melhor qual a diferença desses valores, até quando os R$400 serão pagos e mais? Continue lendo o artigo!

Auxílio Brasil de R$400 sai em dezembro?

Sim. Graças à Medida Provisória 1.076 de 2021, divulgada em edição extra do Diário Oficial da União. 

O que essa MP faz é criar um benefício extraordinário que complementa as parcelas já previstas do Auxílio Brasil.

Ou seja, além de receber a quantia já prevista na grade regular do programa, a família vai receber um adicional. Com esse adicional, o valor da parcela de dezembro chegará a R$400 para todos os beneficiários.

Esse valor mínimo já era previsto e deveria ter sido pago desde novembro. No entanto, ele dependia da abertura de orçamento, o que só está acontecendo agora. 

Mas é importante frisar que a parcela mínima de R$400 não é permanente. A MP publicada só garante o seu pagamento no mês de dezembro. 

Para os próximos meses, o governo precisa aprovar a PEC dos Precatórios, que garantirá recursos para o pagamento de mais parcelas nesse valor. E mesmo assim, ela tem prazo: deverá ser encerrada em dezembro de 2022.

A partir de 2023, todos os beneficiários do programa deverão voltar a receber o valor regular do programa, que é de R$224 em média. A quantia exata depende do perfil de cada família. 

Mulher com uma criança no colo mexe uma panela e ao lado o logo do Auxílio Brasil
Auxílio Brasil terá parcela de R$400 em dezembro

Quando cai a parcela de R$400?

Como mencionado, a Medida Provisória garante o pagamento de R$400 em dezembro. Os depósitos seguirão o calendário do Auxílio Brasil, que já havia sido divulgado pela Caixa Econômica:

Final do NISData de pagamento
110/12
213/12
314/12
415/12
516/12
617/12
720/12
821/12
922/12
023/12

Qual é o valor regular do Auxílio Brasil?

Depende do perfil familiar. Isso porque o Auxilio Brasil incorpora três tipos de benefícios básicos, cada um voltado para um perfil e com valores diferentes. 

Além disso, há outros seis benefícios complementares que podem ser somados. 

Os três benefícios básicos são os descritos na tabela a seguir:

BenefícioQuem recebeValor mensal por pessoa
Primeira Infânciacrianças até 36 meses incompletos (3 anos)R$130
Composição Familiarjovens de até 21 anos incompletos (o jovem precisa estar devidamente matriculado na escola)R$65
Superação da Extrema Pobrezafamílias que mesmo recebendo os outros dois benefícios, ainda não superam a linha da extrema pobreza (renda de R$100 por pessoa)valor variável

Além deles, dependendo da família, ainda pode ser incorporados nas parcelas:

  • Benefício Compensatório de Transição (variável)
  • Auxílio Esporte Escolar (R$100)
  • Bolsa de Iniciação Científica Júnior (R$100)
  • Auxílio Criança Cidadã (a partir de R$200)
  • Inclusão Produtiva Rural (R$200)
  • Inclusão Produtiva Urbana (R$200)

Saiba mais sobre os nove benefícios do programa, seus critérios e valores aqui!

Quem tem direito ao Auxílio Brasil? Como se cadastrar?

O novo programa que substitui o Bolsa Família é voltado para as famílias de baixa renda em situação de:

  • pobreza: com renda per capita (por pessoa) de até R$200
  • extrema pobreza: renda per capita (por pessoa) de até R$100

A família inserida no Auxílio Brasil terá automaticamente uma conta poupança social digital aberta, o Caixa Tem, onde os valores são depositados. Quem já recebia o Bolsa Família, já tem essa conta.

Novos cidadãos que se enquadrem nos requisitos só receberão as parcelas se estiverem com cadastro atualizado no CadÚnico. 

Quem ainda não é inscrito, deve fazer isso presencialmente em um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou postos do CadÚnico ou do Bolsa Família.

O endereço mais próximo pode ser localizado no site Mapas Estratégicos para Políticas de Cidadania (MOPS).

Para fazer a inscrição, a família deve eleger o Responsável Familiar, que precisa ser um membro que atende aos requisitos:

  • ter, pelo menos, 16 anos de idade
  • possuir Cadastro de Pessoa Física (CPF) e título de eleitor
  • ser, preferencialmente, uma mulher (na ausência de mulher que atenda os requisitos acima, pode ser um homem)

Se a sua família já tem cadastro no CadÚnico, certifique-se de que os dados estão atualizados. É possível fazer isso pelo aplicativo Meu CadÚnico, disponível para celulares Android e iOS.

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130 anos de Avenida Paulista: conheça 5 passeios imperdíveis

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Vista térrea da Avenida Paulista, com carros e pessoas andando

Neste 8 de dezembro a Avenida Paulista está completando 130 anos! Ela é considerada um dos principais centros financeiros da cidade de São Paulo, mas também é uma grande atração turística. 

Além das mais de sete instituições culturais instaladas na região, a avenida é repleta de lojas, passeios, eventos e muitos mais. 

Se você vai viajar para São Paulo, precisa conhecer o roteiro do lugar e o FinanceOne vai te ajudar nesta missão!

Onde fica a Avenida Paulista?

Inaugurada no dia 8 de dezembro de 1891, por iniciativa do engenheiro Joaquim Eugênio de Lima, a Avenida Paulista fica em uma das regiões mais elevadas da capital, chamada de Espigão da Paulista. Mais especificamente, no Bairro Bela Vista.

O trecho de cerca de 3 km começa na Rua Treze de Maio e vai até a Rua da Consolação. Nesse meio, é cortada por várias outras vias famosas, como Bela Cintra, Haddock Lobo, Rua Augusta e Frei Caneca.

Para quem precisar se situar na cidade: a avenida também fica pertinho da Avenida Nove de Julho e próxima do Centro Histórico, Jardins e Liberdade.

O que fazer na Avenida Paulista?

1) Mirante do SESC

Essa é uma opção de passeio para quem curte a vista com visual mais urbano, bem característica da cidade de São Paulo. No Mirante do Sesc, é possível ter uma visão completa da Avenida Paulista. 

Mas saiba que o local costuma ser disputado, principalmente aos finais de semana. Em dias de sol talvez você precise encarar uma filinha para entrar. 

A boa notícia é que o espaço tem restaurante, então é possível tomar um café ou até mesmo fazer uma refeição completa. 

Onde fica: Av. Paulista, nº 119

Quanto custa: gratuito

Horário de funcionamento: terça a sábado, das 10h às 21h30; domingos e feriados, das 10h às 18h30 (sempre verifique os horários antes de viajar, pode haver programação diferenciada)

2) Polos culturais

Entre as principais atrações da Avenida Paulista, estão os centros culturais da região. São mais de sete, sendo os principais:

  • Centro Cultural Fiesp;
  • IMS Paulista;
  • Itaú Cultural;
  • Museu de Artes de São Paulo (Masp);
  • Serviço Social do Comércio (Sesc).

O Masp é um dos mais conhecidos, mas quem curte programas culturais também vai aproveitar os outros. A maioria deles possui entrada gratuita e as programações variam. 

Inclusive, neste 8 de dezembro, vários estão com eventos e promoções em comemoração ao aniversário de 130 anos da avenida. 

Fachada do MASP na Avenida Paulista
Masp é um dos pontos culturais mais buscados na Avenida Paulista

3) Japan House

Esse também é um espaço dedicado à arte e cultura na Avenida Paulista. Mas merece um lugar especial na lista.

Além das exposições voltadas para a cultura nipônica, o espaço tem um design muito admirado (ótimo para fazer aquela fotinha e postar no Instagram) e um restaurante que vale a pena conhecer. 

Esse é um passeio para quem não tem pressa, gosta de folhear livros, visitar lojinhas. As exposições não costumam ser longas, mas o local é convidativo. 

Onde fica: Av. Paulista, nº52

Quanto custa: entrada gratuita

Horário de funcionamento: terça a sábado, das 10h às 20h; domingo e feriados, das 10h às 18h (sempre verifique os horários antes de viajar, pode haver programação diferenciada)

4) Casa das Rosas 

Esse talvez seja um dos lugares mais Instagramáveis da Avenida Paulista. Para você ter uma ideia, a Casa das Rosas foi construída quando a região ainda era dominada por mansões dos barões do café.

Muitas pessoas falam sobre o local como um respiro em meio à uma cidade de concreto. Isso porque conta com, literalmente, um grande jardim de rosas que é de tirar o fôlego. 

Além do verde e da arquitetura, o espaço também tem como atrativo a programação cultural dedicada à poesia e literatura. Uma ótima pedida para quem quer sentar na sombra e apreciar um café, com uma boa vista.

Onde fica: Av. Paulista, nº 37

Quanto custa: gratuito

Horário de funcionamento: terça a sábado, das 10h às 22h; domingo e feriados, das 10h às 18h (sempre verifique os horários antes de viajar, pode haver programação diferenciada)

+ 20 dicas de como viajar sem dinheiro ou economizando ao máximo

5) Lojas

Este é o passeio para quem gosta de fazer compras e quer aproveitar para conhecer lojas que não têm em outros lugares. 

Sim, a Avenida Paulista é repleta de grandes marcas, como as de fast fashion. Mas se você se permitir caminhar pela extensão, vai conhecer diversas outras lojas que valem a pena e podem não ter na sua cidade. 

Dica: não subestime as lojas baratinhas, você pode encontrar grandes achados!

Por que a Avenida Paulista é tão importante?

A Avenida Paulista, além de ser um ponto turístico, é um grande polo econômico, cultural e de entretenimento da cidade de São Paulo. 

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São quase 3 km de extensão e sete grandes centros culturais e museus, fora outras atrações (como as mencionadas acima).

A presença desses centros, somada com a grande movimentação econômica na região e o fato de ser um ponto turístico, tornam o lugar tão importante para a capital.

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Por qual motivo os preços dos carros aumentaram no mundo?

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Carros enfileirados

A crise econômica, financeira e sanitária dos últimos dois anos ainda impacta o bolso dos consumidores. Os preços dos carros têm subido no Brasil e no mundo.

São vários os motivos que podem ocasionar esta crescente. E os motoristas (ou futuros) de plantão devem ficar atentos às variações para saber o que pode ou não valer a pena.

Para você ter ideia, antes da pandemia da Covid-19 era possível escolher qualquer tipo de carro sem preocupação. Afinal, a produção e distribuição de automóveis no Brasil e no mundo funcionava sem problemas e escassez.

Agora, há motoristas colocando seus nomes em listas de espera para conseguir comprar um automóvel, tendo que aguardar meses. Além disso, os preços dos carros são cada vez maiores se comparados há dois anos.

+ Pensando em comprar automóvel? Confira os carros mais econômicos do Brasil

É principalmente (mas não o único motivo) essa escassez de peças e veículos que tem provocado o aumento nos preços dos carros. Mas não só dos novos, mas também dos usados.

O que mais está elevando os preços dos carros?

Se a escassez por conta da pandemia não é o único motivo, o que mais pode estar impactando o aumento nos preços dos carros? Esta é uma pergunta que poderia ter inúmeras respostas.

Afinal, atualmente qualquer movimento no mercado impacta o bolso dos brasileiros economicamente. E de forma geral, também no aspecto socioeconômico.

Outros motivos para o aumento nos preços dos carros são, além da crise sanitária, a moeda desvalorizada e falta de insumos.

Pessoa entregando chave do carro para outra
Os preços dos carros novos e seminovos estão subindo devido a grande demanda

Para Guillermo Prieto, que é presidente da Associação Mexicana de Distribuidores de Automotores (AMDA), o preço dos automóveis novos subiu cerca de 9%. Ele confirma que o mercado de seminovos também registrou aumento nos preços dos carros.

Em entrevista à BBC News Mundo, disse:

“Existe mais demanda, menos veículos, e os clientes às vezes precisam esperar cinco ou seis meses para comprar o que estão buscando.”

Ausência de semicondutores também afeta os preços dos carros

Conseguir encontrar preços mais em conta e carros disponíveis para pronta-entrega não tem sido uma tarefa fácil. E isso está acontecendo pela falta de semicondutores, que para quem não sabe é um chip fornecido pelas empresas de tecnologia.

+ Saiba quais fatores avaliar antes de comprar um carro usado

E a falta desse insumo se dá porque aumentou, durante a pandemia, a demanda por eletrodomésticos, computadores, telefones e videogames, que também utilizam semicondutores.

“A indústria de semicondutores está tentando ficar em dia com a demanda, mas simplesmente não consegue”, disse Susan Golicic, professora da Faculdade de Negócios da Universidade Estatal do Colorado, nos Estados Unidos em entrevista para o globo.com. 

Por conta disso, muitos fabricantes de veículos estão tendo que selecionar quais modelos seguem na linha de produção e quais ficam de fora.

Fábricas de veículos estão paradas esperando peças para fabricação

E sem os semicondutores para fabricar os veículos, as fábricas estão praticamente paradas esperando as peças. E com a alta procura dos motoristas por carros, não há como negar que os preços vão seguir subindo.

+ Confira dicas para comprar carro zero sem entrada

O professor do Departamento de Gestão de Operações e Tecnologia da Informação da Escola de Negócios da Florida Atlantic University (FAU), em entrevista para a BBC News Mundo, afirmou que o problema deve continuar nos próximos meses.

“Todas as estimativas apontam que a escassez se estenderá até 2022, ou mesmo até 2023, antes de realmente voltar a uma situação de mercado normal.”

Por isso, se você deseja comprar um carro agora é bom ter paciência e pesquisar bastante para tentar abaixar um pouco o preço do veículo.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com um amigo que esteja reclamando dos preços dos carros novos e seminovos.

Veja 6 formas de economizar no Réveillon

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Fogos de Ano Novo

O Natal já está quase aí, mas muitas pessoas já estão pensando no Réveillon. E você, já sabe como e onde irá passar a virada do ano?

Independente da resposta, é necessário tomar cuidado com as aglomerações, afinal, a pandemia ainda não acabou. Nesse sentido, um outro cuidado que também precisa ser mantido é a economia. Isso porque, a dica é não começar o ano novo com dívidas.

Então, se você é do time de planejar e organizar a festa, que gosta de receber os amigos, mas mesmo assim quer economizar, fique calmo.

Saiba que é possível não estourar o orçamento, transformando a comemoração em pesadelo. Por isso, para economizar no Réveillon é necessário realizar um planejamento financeiro antes.

Algumas pessoas utilizam o 13º salário para comprar os itens, porém isso não é o mais indicado e sim investir o dinheiro. Agora você deve estar se perguntando: faltando pouco tempo, ainda dá para economizar no Réveillon?

A resposta é sim, mas para isso você precisa se planejar e começar a comprar tudo o que é necessário para a sua virada de ano ser um sucesso.

6 formas de economizar no Réveillon

Se a virada do ano for na sua casa e você ainda não começou a se preparar fique tranquilo. Separamos algumas dicas que podem te ajudar a economizar.

1) Faça o planejamento

Se você tem o objetivo de economizar no Réveillon, é muito importante que não deixe nada para última hora. Isso porque a tendência é que os consumidores acabem cedendo aos impulsos mais facilmente.

Além disso, é mais difícil conseguir descontos em itens fundamentais, principalmente de decoração, mesmo que você pague no dinheiro. Por isso, ter um planejamento é fundamental para realizar um Réveillon tranquilo.

Sendo assim, prepare uma lista de todos os itens que serão necessários para realizar a sua virada de ano. Mesmo estando próximo, ainda é possível encontrar produtos com bons preços e até mesmo negociar um desconto.

Vale lembrar que este ano, em razão da nova variante do coronavírus, o recomendado é evitar aglomerações. Por isso, reúna-se com poucas pessoas, de preferência as que já estão em seu convívio diário.

2) Procure evitar os desperdícios

Nessa época do ano, as mesas estão sempre fartas de comida. E como em toda festa, é melhor sobrar do que faltar, porém isso não significa que você pode desperdiçar comida e, consequentemente, dinheiro.

Saiba que é sim possível economizar na festa de Réveillon

Uma dica para aqueles que querem economizar no Réveillon é realizar algumas substituições. Um exemplo é trocar o peru pelo chester e o tender pelo lombinho

Além disso, tente comprar antecipadamente os produtos que não são perecíveis e deixe os alimentos frescos para a véspera.

Também é importante definir quantas pessoas irão à confraternização para realizar a lista de compras sob medida, evitando o desperdício.

3) Peça ajuda para organização

Você está oferecendo a sua casa para realizar a confraternização, mas isso não significa que precisa pagar por toda a conta. Só se você tiver se preparado para bancar todos os custos.

Por isso, converse com os convidados, que na maioria das vezes são família e amigos, e peça ajuda.

Uma alternativa é pedir para que os convidados levem algum item, podendo ser uma bebida, comida ou até mesmo uma sobremesa. Com isso, a conta não fica tão pesada para você e nem para as outras pessoas.

4) Realize os cálculos das porções

Antes de realizar uma confraternização, é necessário calcular as porções que cada pessoa deve comer. É importante levar em consideração o tempo que a festa irá durar.

Caso ultrapasse cinco horas, saiba que as pessoas irão comer e beber mais do que uma cerimônia rápida.

Além disso, verifique a faixa etária dos convidados. Quanto mais jovens, maior será o consumo de comida. O mesmo vale para os homens, que acabam comendo mais que as mulheres.

Veja abaixo o cálculo das porções:

  • Canapés e salgadinhos: de dez a 12 unidades por pessoa, de bom tamanho; 
  • Queijos e frios: 150 gramas por pessoa e 50 gramas por pessoa de pão;
  • Churrasco: 300 gramas de carne por pessoa, 300 gramas de frutas/legumes/verduras por pessoa, 100 gramas de farofa por pessoa, 1 pacote de carvão a cada 10kg de carne.
  • Almoço do dia 1º de janeiro ou jantar da virada: 50 gramas de arroz cru por pessoa, 300 gramas de carnes/peixe/frango por pessoa, 150 gramas de frutas/legumes/verduras por pessoa.

5) Não compre nada além do necessário

Se você vai realizar o encontro de Ano Novo em sua casa, é muito importante saber quantas pessoas irão comparecer.

Dessa forma, é possível calcular a quantidade de comida e bebida que será preciso comprar, evitando o desperdício de alimentos e até mesmo de dinheiro.

Outra dica é dividir os gastos com os convidados e pedir para que cada um leve um prato diferente e que goste.

6) Economize na decoração

A decoração do Réveillon costuma trazer diversos gastos, são balões com o ano que está começando, confetes e muito brilho. Por isso, a dica aqui é se planejar.

Quanto antes você comprar os itens decorativos, maiores serão as chances de encontrar valores mais em conta.

Além disso, esses produtos costumam ser reaproveitáveis. Dessa forma, procure algum enfeite dos anos anteriores que você possa utilizar novamente. Outra dica é comprar itens que você poderá usar nos próximos anos.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre como economizar no ano novo, aproveite a visita em nosso site e leia também como renegociar dívidas para terminar o ano no azul. Confira!

Como baixar e cadastrar o aplicativo Auxílio Brasil? Veja o passo a passo

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Mulher com uma criança no colo mexe uma panela e ao lado o logo do Auxílio Brasil

Há quase um mês já em atividade, o programa de transferência de renda Auxílio Brasil promete alcançar cerca de 17 milhões de famílias, dando R$400 mensais. Para isso, o Governo Federal realizou a unificação de vários benefícios sociais.

No entanto, devido a impasses orçamentários, apenas 14,6 milhões dessas 17 milhões de famílias receberam o Auxílio Brasil em seu primeiro mês de vigência.

E esse assunto levanta muita curiosidade, afinal, famílias desejam saber sobre a situação do seu benefício, se existem parcelas já disponibilizadas e se já existe algum calendário de pagamentos em vigor para o benefício.

Mas saiba que existe uma alternativa que pode ajudar você que está em busca de mais informações. Trata-se do aplicativo Auxílio Brasil. Como resultado, o beneficiário pode consultar informações específicas sobre o recebimento direto do celular.

Quer saber mais informações sobre o download do aplicativo Auxílio Brasil? Então continue a leitura. Vamos explicar para você a melhor maneira de baixar no seu smartphone e ficar por dentro do andamento do seu pedido. Confira!

Como baixar o aplicativo Auxílio Brasil?

Antes de mais nada, o aplicativo do Auxílio Brasil é de autoria da Caixa Econômica Federal, que será a responsável pelos repasses financeiros para os demais beneficiários. Algo bem semelhante ao que aconteceu com o Auxílio Emergencial.

Cédulas de dinheiro espalhadas
O Auxílio Brasil é o programa que está substituindo o Bolsa Família

Por isso, para ter acesso ao app oficial, é necessário entrar na loja de aplicativos do seu celular e procurar por “Auxílio Brasil GovBR“.

É importante procurar exatamente com essa grafia porque já existem outros aplicativos no Google Play e na App Store à frente do app oficial. O ícone do aplicativo possui o nome do programa, fundo azul e uma faixa verde e amarelo.

Viu que o aplicativo encontrado é o correto? Hora de partir para o próximo passo! Então, basta baixar o app no seu celular clicando no botão Instalar.

Por fim, após a instalação ser feita do jeito correto, basta abrir o aplicativo em seu celular.

Caso tenha dificuldades, outra forma de fazer a consulta é pelo telefone. Basta ligar para 0800 426 0207.

+ Auxílio Brasil bloqueado: entenda o que significa e como resolver!

Baixei o aplicativo Auxílio Brasil. Como acessar a plataforma?

Com o aplicativo baixado em seu celular, você vai clicar em abrir. Em seguida, você será direcionado para a tela de acesso do app.

Na página, você vai se deparar com o nome do programa e um botão abaixo escrito “Acessar“. Clique nesse botão. Nessa mesma tela, existem quatro botões mais embaixo com informações importantes sobre o Auxílio Brasil. Entre eles, estão:

Por isso, ao clicar no botão “Acessar” o aplicativo Auxílio Brasil dará duas opções para o usuário: a primeira delas é o acesso via senha do app Caixa Tem. A outra opção é utilizando a senha do próprio Auxílio Brasil.

Além disso, a senha do Auxílio Brasil é a mesma já cadastrada em outros aplicativos da Caixa como o Bolsa Família, FGTS, Trabalhador.

Por fim, o login é realizado via CPF do usuário e a senha é a que o usuário preferir dentro dessas duas opções.

E para quem não possui cadastro ou senha ainda?

A princípio, na mesma tela de acesso do aplicativo Auxílio Brasil, o usuário terá que clicar no botão “Acessar“. Ao clicar nesse botão, você será direcionado a tela de acesso.

Como a intenção é se cadastrar, você terá que clicar em “É novo por aqui? Cadastre-se“. Nessa área, você terá que enviar as seguintes informações:

  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Nome completo;
  • Data de nascimento;
  • E-mail;
  • Senha de acesso.

Em seguida, depois do envio dessas informações, você receberá um e-mail enviado pela própria caixa (e-mail: [email protected]) com um e-mail de confirmação. Portanto, para logar, é necessário clicar no link enviado e confirmar no aplicativo. Bem simples!

Agora que você já sabe como baixar e se cadastrar no aplicativo Auxílio Brasil, que tal conhecer um pouco mais sobre 9 auxílios que foram liberados pelo programa. Confira!

13º salário para quem recebeu o Benefício Emergencial: será que recebe?

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pilha de moedas com um relógio de parede ao fundo

Como fica o pagamento do 13º salário para os trabalhadores com Benefício Emergencial (BEm) em 2021? Ou seja, aqueles que fizeram acordo de suspensão dos contratos ou redução de jornada durante a pandemia. 

O BEm complementou a renda de quem aderiu a esses acordos em troca da preservação do emprego. Cerca de 2,6 milhões de profissionais estão incluídos nesta situação. 

E, claro, com a proximidade do fim de ano e do pagamento do 13º, surge essa dúvida. Afinal, será que ter feito parte do programa vai fazer a diferença agora?

Como fica o 13º para trabalhador com Benefício Emergencial?

A verdade é que a Medida Provisória 1.045/ 2021, que recriou o BEm, não especifica como será o pagamento do 13º salário. No entanto, segundo o Ministério do Trabalho e Previdência, a orientação será semelhante à do ano passado:

  • quem teve jornada reduzida receberá o 13º integralmente;
  • já quem teve o contrato de trabalho suspenso ganhará proporcionalmente ao número de meses em que trabalhou mais de 15 dias

Ou seja, mesmo que sua carga horária de trabalho tenha sido reduzida durante o ano de 2021, pelo Benefício Emergencial, as regras de pagamento do décimo terceiro seguem as mesmas (falaremos mais sobre elas a seguir). 

Já se o seu caso foi de suspensão do contrato de trabalho, todos os meses em que trabalhou pelo menos 15 dias, vão entrar para o cálculo. Os que trabalhou menos que isso, não entram.

Exemplo: um empregado que trabalhou por, pelo menos, 15 dias em oito meses no ano e ficou afastado por quatro meses, receberá dois terços do décimo terceiro.

Como o 13º salário é calculado?

Entendendo como é a regra de cálculo do 13º salário, fica mais fácil compreender a questão do BEm. 

O benefício natalino é calculado da seguinte forma: a cada mês em que a pessoa trabalhou 15 dias (pelo menos), ela tem direito a 1/12 do salário total de dezembro. 

Portanto, quem trabalhou apenas 6 meses, por exemplo, recebe o valor proporcional. E cada mês trabalhado por menos de 15 dias entra para o cálculo.

Quem tem direito 13º salário?

A primeira parcela do 13º salário já foi depositada. No dia 1º de dezembro começaram os depósitos da segunda parcela, que devem ser efetuados até o dia 20. 

Têm direito à gratificação natalina:

fileiras de moeda com o cifrão em cima
13º salário para quem aderiu ao BEm tem regras esclarecidas pelo Ministério da Economia
  • aposentados;
  • pensionistas;
  • quem trabalhou com carteira assinada por, pelo menos, 15 dias no ano.

Mesmo quem tirou licença maternidade ou ficou afastado por doença ou acidente, também recebe, bem como pessoas demitidas sem justa causa.

Os aposentados e pensionistas do INSS tiveram um calendário diferente. 

Como funciona o Benefício Emergencial?

Em abril, o governo federal autorizou as empresas a fazerem acordos de suspensão de contrato ou redução da jornada e salários com seus funcionários. 

Essa medida foi adotada, segundo o governo, para evitar demissões em massa por conta da pandemia. As empresas podem reduzir os gastos com a folha de pessoal, sem demitir seus funcionários.

Em todos os casos o pagamento do 13º salário segue as regras detalhadas no início do artigo.

Com a possibilidade de suspensão ou redução, também foi acordado o pagamento do chamado BEm: o Benefício Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda.  

Como o nome sugere, é o auxílio que o governo paga aos trabalhadores que tiveram seus contratos suspensos ou a redução da jornada de trabalho e salário.

Assim, esses profissionais não ficaram completamente desamparados. O cálculo do BEm é feito a partir da parcela do seguro-desemprego a que o empregado teria direito caso fosse demitido.

No caso de redução da jornada de trabalho, é usado um percentual da redução sobre a base de cálculo. Já no caso de suspensão, o cálculo pode ser:

  • recebem 100% do valor do seguro-desemprego;
  • ou de 70%, mas neste caso a empresa paga os outros 30% do salário nos meses de suspensão (esse modelo é para as que tiveram receita bruta superior a R$4,8 milhões em 2019).

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NuSócio: quem investir no IPO do Nubank vai declarar no Imposto de Renda?

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Três pessoas seguram um diamante roxo simulando a BDR do IPO do Nubank

O Nubank está estreando na Bolsa de Valores de Nova York, com sua Oferta Pública Inicial (IPO do Nubank). E os clientes poderão adquirir BDRs que a instituição oferece na Bolsa,  por meio do programa chamado NuSócio.

Apelidados de “pedacinho do Nubank”, o BDR é a sigla para Brazilian Depositary Receipt. Basicamente, é uma opção para investidores brasileiros que querem investir em empresas listadas no exterior. 

Quem deseja investir nesses ativos, teve até o último dia 7 de dezembro para realizar a reserva de BDRs. Eles são oferecidos sem custo pelo banco digital. 

Mas a questão é: será que precisa declarar os BDRs do Nubank no Imposto de Renda? Confira!

Quem aderiu ao NuSócio deverá declarar o BDR no   Imposto de Renda ?

De acordo com o Nubank, a BDR não precisará ser declarada no Imposto de Renda de 2022 (referente ao ano de 2021).  

Acontece que o BDR oferecido pelo NuSócios só poderá ser negociado 12 meses após a entrada do banco Bolsa. Até lá, o cliente ainda não pode escolher se vai vender ou manter o BDR. 

Por isso, não será necessário declará-lo no IRPF 2022. Porém, no ano seguinte, poderá ser necessário, assim como outros investimentos e como acontece com qualquer BDR. 

Mesmo quem não ultrapassar o limite de renda estipulado pela Receita Federal deverá declarar. É válido frisar que os BDRs não entram na tabela de isenção tributária.

Ou seja, ao vendê-lo, o lucro é taxado na hora de prestar contas ao Fisco.

Outro ponto de atenção, a isenção do IRPF 2022 vale apenas para quem aderir ao NuSócios. Quem comprar uma BDR diretamente na Bolsa já precisará declarar no Imposto de Renda de 2022.

pessoa sentada de pernas cruzadas mexendo no app do nubank
Nubank estreou na Bolsa de Nova York com o programa NuSócios

Como vai funcionar o IPO do Nubank e a aquisição dos BDRs?

Em novembro, o banco digital anunciou o NuSócios, que permitirá aos brasileiros investirem  em ações ou BDRs da empresa na NYSE, a Bolsa de Nova York. Ou seja, foi feita a Oferta Pública Inicial (IPO)

Depois de um ano do IPO, ou seja, dezembro de 2022, os clientes que aderiram poderão escolher entre manter ou vender o BDR. 

“Durante os primeiros 12 meses a partir da nossa entrada na Bolsa, vamos cuidar do seu pedacinho enquanto você pode se familiarizar com o mundo dos investimentos para tomar as melhores decisões sobre o que fazer com ele no futuro.”

Mas vale lembrar que este é um investimento de risco. Por isso, não é mais recomendado para um investidor com perfil conservador.

Os clientes interessados no programa tiveram até o último dia 7 de dezembro para aderir. Se é o seu caso, certifique-se de que já leu o prospecto e o formulário de referência

Esse prospecto é um documento jurídico que explica todas as condições da oferta.

Quanto cada BDR do NuSócio vai valer?

A previsão do Nubank é que cada BDR deverá representar 1/6 de uma ação ordinária classe A da Nu Holdings. Ou seja, entre R$9,35 e R$10,29. 

Mas esse não é um valor já determinado. Na verdade, ele só será confirmado ao final do IPO do Nubank (em dezembro de 2022). 

Além disso, quem aceitar os BDRs, no fim desse mesmo prazo, poderá decidir o que fazer com eles: manter ou vender.

Se o valor do BDR acabar sendo maior do que aquele que você estabeleceu no aplicativo no momento de aderir ao NuSócio, não participará do IPO.

Neste caso, o dinheiro será devolvido em sua conta em até três dias. Além disso, o número de BDRs que puderam ser adquiridos com o valor que você definiu só serão calculados no momento de liquidação.

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Confira as apólices de seguro para os carros mais vendidos no Brasil

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Calculadora, papeis com anotação, caneta, moedas empilhadas e um carro vermelho em miniatura

Ao comprar um veículo, contratar um seguro é um dos primeiros e mais importantes passos. Apesar de serem consideradas dispensáveis por muitos, a ausência de apólices de seguro pode representar gastos ainda maiores.

Basicamente, a apólice é o contrato firmado entre a seguradora e o segurado. O serviço pode ser contratado para imóvel, celular, carro e quaisquer outros bens.

No caso de veículos, a emissão do documento pode demorar cerca de 15 dias. Mas o serviço pode ser contratado já no momento da compra.

Vale destacar que o seguro não protege o carro apenas de roubo e furto. Mas também pode dar direito a benefícios como assistência 24 horas, serviços de guincho e chaveiro, atendimento na falta de combustível ou bateria, carro reserva e outros.

Está procurando seguro de carro? Veja pacotes personalizáveis com assistência 24h!

Em novembro de 2021, a corretora Minuto Seguros divulgou um levantamento com o valor das apólices de seguro dos modelos de carro mais vendidos do Brasil.

Os preços são bem variáveis, de acordo com o perfil do cliente. São considerados carros de modelos femininos e masculinos.

Preços dos seguros podem chegar a R$3 mil

É importante destacar que ao fechar um seguro de automóvel, as seguradoras levam em consideração algumas características.

O levantamento da empresa foi feito levando em consideração as variações nos valores de seguros em várias capitais do país, tendo em vista o mês de setembro.

+ 5 gastos com o carro que valem a pena

Entre as variações podem estar o local de residência, modelo e ano do carro, idade do dono do veículo, tempo de carteira de habilitação, entre outras.

dois homens apertando as mãos fechando negócio de seguros
Preços das apólices de seguro dos carros mais vendidos chegam a R$3 mil

De acordo com os dados da Minuto Seguros, os modelos mais vendidos de 2021 são:

  1. Fiat Argo
  2. Jeep Renegade STD
  3. Jeep Compass Limited
  4. Volkswagen T-Cross
  5. Hyundai HB20

Para o levantamento, a empresa simulou os preços médios das apólices dos veículos líderes de venda nas seguintes capitais: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Recife (PE), Goiânia (GO), Porto Alegre (RS), Brasília (DF), Vitória (ES) e Salvador (BA).

Confira apólices de seguro dos 3 carros mais vendidos

A lista de carros mais vendidos é com base em divulgação da Federação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Fenabrave). Os dados sobre número de unidades vendidas são do mês de setembro de 2021.

Fiat Argo

Feminino

  • São Paulo – R$1.685,57
  • Rio de Janeiro – R$2.303,76
  • Santa Catarina – R$1.467,15
  • Pernambuco – R$1.802,08
  • Minas Gerais – R$1.890,13
  • Distrito Federal – R$1.603,32

Masculino

  • São Paulo – R$1.763,66
  • Rio de Janeiro – R$2.370.76
  • Santa Catarina – R$1.542,85
  • Pernambuco – R$1.974,20
  • Minas Gerais – R$2.070,03
  • Distrito Federal – R$1.735,60

Jeep Renegade STD

Feminino

  • São Paulo – R$2.750,64
  • Rio de Janeiro – R$4.622,72
  • Santa Catarina – R$2.139,41
  • Pernambuco – R$2.472,10
  • Minas Gerais – R$2.876,65
  • Distrito Federal – R$2.725,91

Masculino

  • São Paulo – R$2.747,62
  • Rio de Janeiro – R$4.703,54
  • Santa Catarina – R$2.111,79
  • Pernambuco – R$2.492,57
  • Minas Gerais – R$2.936,52
  • Distrito Federal – R$2.777,31


Jeep Compass Limited

Feminino

  • São Paulo – R$4.190,63
  • Rio de Janeiro – R$6.285,09
  • Santa Catarina – R$4.063,21
  • Pernambuco – R$4.633,34
  • Minas Gerais – R$4.662,14
  • Distrito Federal – R$4.315,81

Masculino

  • São Paulo – R$4.132,95
  • Rio de Janeiro – R$6.480,98
  • Santa Catarina – R$4.136,81
  • Pernambuco – R$4.545,48
  • Minas Gerais – R$4.668,47
  • Distrito Federal – R$4.246,05

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Cartão Caixa: veja quais são os limites para compras e saques

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Exemplo de cartão Caixa poupança

Uma forma que muitos bancos encontraram de proteger seus clientes é limitando o uso de valores de alguns serviços para evitar golpes e sequestro relâmpago. E o Cartão Caixa é um dos que limita os usuários ao fazer compras e saques.

Mas apesar de ser uma proteção para os usuários, é muito comum encontrar quem ainda não saiba quais são os limites para cada transação. Isso acaba pegando muitos de surpresa ao realizar um saque ou compra na loja.

Se você é uma dessas pessoas que não sabem quais são os limites das transações do Cartão Caixa, fique tranquilo. Separamos as principais informações que você precisa saber sobre o assunto.

Conheça os limites do Cartão Caixa para transações 

Para cada transação existe um limite para utilizar o Cartão Caixa, conheça cada um deles abaixo!

Limite de Saques em Caixa Eletrônicos

Se você precisa sacar dinheiro em um caixa eletrônico da instituição financeira, saiba que o limite varia entre R$500 e R$1.500, para pessoas que possuem cartão com chip. Essa variação acontece por conta das políticas de segurança de conta de cada usuário.

E atenção: a regra é válida tanto para conta corrente quanto poupança. Além disso, o limite do valor de saque é até você atingi-lo. Por exemplo, você pode realizar três saques de R$500 ou somente um de R$1.500. 

saque do abono salarial
Os saques com o Cartão Caixa também possuem limite

Outra informação que você precisa se atentar é no número de saques que o banco também limita, o cliente não pode ultrapassar de três.

Limite para Compras

Quem não gosta de fazer compras não é mesmo? O Cartão Caixa também tem limite para quem faz compras no débito. Mas é importante se atentar porque o banco pode alterar os valores, caso ache necessário ou se você solicitar.

+ Caixa libera cartão para negativados e não cobra anuidade

O limite diário utilizando o cartão de débito da Caixa é de R$7.000 para cartões que possuam chip. Para quem possui o cartão com tarja magnética o limite é de R$1.000. Vale ressaltar que estes são os limites máximos. 

Limite de saque na boca do caixa

Clientes que têm o cartão Caixa também podem realizar saques diretamente no guichê, ou melhor, o famoso “na boca do caixa” como muitos dizem. Embora o caixa eletrônico traga uma praticidade grande, muitas pessoas não abrem mão de sacar diretamente com um atendente.

+ Cartão Caixa: saiba como encontrar o dígito da agência e conta

Os motivos são variados, desde falta de prática com o caixa eletrônico ou até mesmo prezar por mais segurança.

Na boca do caixa o limite costuma sempre ser maior e no caso do Cartão Caixa não é diferente. É possível sacar até R$5 mil por dia. Mas, caso você precise de um valor maior, entre em contato com a sua agência e agende uma retirada confirmando os dados solicitados.

Limite de saque em Casas Lotéricas

Outra forma de sacar dinheiro com o cartão da Caixa é através das Casas Lotéricas. E, embora seja parecido com a boca do caixa, o limite é bem inferior, já que você está fora da agência.

Mas, ainda sim é uma transação segura e o cliente pode fazer sem preocupação. Afinal, elas são coordenadas pela Caixa Econômica. 

O limite das lotéricas é o mesmo do caixa eletrônico, ou seja, até R$1.500, podendo ser feitos até três saques de R$500 em um mesmo dia. Durante os finais de semana, o limite cai para R$500.

Outro ponto é a quantidade de saques. O cliente que optar em fazer um saque menor que R$500, não poderá completar R$1.500 de saque em um dia. Isso porque o máximo de saques permitidos é três.

Limites do Cartão Caixa influencia nos gastos da conta?

A resposta é não! Você pode utilizar dos limites acima de forma que não impacta em nada nos gastos da sua conta.

Você pode gastar até R$3.000 na sua conta e ainda usar o limite de saque de R$1.500, ou seja, quase R$5 mil diariamente.

Este limite pode ser ainda maior em caso de saques diretamente na boca do caixa, como visto acima. Mas, cuidado ao realizar saques fora da agência e em caixas eletrônicos de locais desconhecidos. Procure não estar sozinho ou verifique se há segurança no local.

Gostou do conteúdo? Então continue lendo sobre o cartão Caixa e veja o passo a passo para recuperar senha, caso tenha esquecido.