Conheça 6 maneiras de poupar para a velhice | FinanceOne
Conversor de moedas Transferência internacional

Veja a cotação do Dólar Hoje, Euro hoje e Bitcoin hoje.




Conheça 6 maneiras de poupar para a velhice

O hábito de fazer uma reserva deve ser criado desde cedo. Sabia que é importante ensinar inclusive a crianças a educação financeira? Essa passa a ser também uma disciplina que deve ser ensinada nas escolas. Um dos motivos pelo qual essa medida é importante é você aprender como poupar para a velhice.

Escolher um investimento vai depender da sua vontade de aplicar seu dinheiro e a sua disposição em correr riscos. É claro que quem investe apenas na poupança tem um perfil completamente diferente daqueles que escolhem investir em ações ou, por exemplo, nas ETFs, consideradas ótimos investimentos para jovens iniciantes.

A forma preferida dos brasileiros investirem é na poupança. Muito por falta de conhecimento e por falta de confiança em outras aplicações. Mas todos sabem que a poupança é uma das aplicações mais seguras do mercado. Por ser bastante segura, tem também um rendimento muito baixo.

Em março deste ano, o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) divulgaram uma pesquisa apontando que 56,1% dos entrevistados investem na poupança. Outras formas são os imóveis (59,8%) e a previdência privada (39,2%).

Poupar para a sua aposentadoria pode parecer uma ideia distante agora. Mas, pense em como você vai fazer se tiver uma emergência? E para fazer aquela viagem que sempre quis? Ou mesmo para curtir a vida confortavelmente? Continue acompanhando para saber as dicas.

Como poupar para a velhice
Para poupar para a aposentadoria em qualquer idade, é importante saber qual o seu perfil de investidor

Como poupar para a velhice?

Em entrevista ao Finance One, o Gerente de Produtos Vida e Previdência da Genial Investimentos, Bernardo Barboza, falou sobre como poupar para a velhice em em diferentes etapas da vida.

“O investimento em Previdência Privada é uma alternativa coringa para começar a investir em todas as faixa etárias, uma vez que há opções no mercado que atendem diferentes perfis de investidores, desde o mais conservador ao arrojado, com um bom sortimento também no valor de investimento capaz de atender todos os bolsos”, indica.

Bernardo Barboza cita que é possível começar a investir na Previdência Privada a partir de R$100,00.

 “Além disso, a previdência é a única modalidade que permite ao investidor transformar seus recursos em renda por um prazo pré-determinado ou de maneira vitalícia. Como investimento complementar para quem tem foco no longo prazo, também recomendamos incluir na carteira ativos que corrijam a inflação como as NTN-Bs, além de uma parcela em ativos líquidos para alguma emergência.”

Agora, se você quer começar a aplicar desde cedo, o especialista recomenda: é preciso identificar o seu perfil de investidor. Você conhece quais são os perfis e os principais tipos de investimento?

“…em linhas gerais, uma pessoa começando a poupar com 20 anos, por estar numa fase de ‘acúmulo de patrimônio’, poderia ter uma exposição mais agressiva. Enquanto alguém em uma etapa mais avançada da vida, em fase de ‘proteção de patrimônio’, tende a tomar menos risco. Os Fundos de Previdência, por terem incentivo fiscal, IR de até 10%, não ter come-cotas e ter estratégias em Renda Variável, Inflação e Renda Fixa são ótimas alternativas para compor uma carteira”, explica.

Como um aposentado pode poupar?

Se você já chegou na fase da terceira idade, ainda é tempo de poupar para ter uma qualidade de vida melhor.

Segundo Bernardo Barboza, alguém que já esteja na fase da aposentadoria costuma buscar investimentos de baixo risco. Mas, claro, a regra de conhecer seu perfil antes de aplicar é válida para todas as idades.

“Ainda que não seja recomendado para resgates abaixo de 10 anos, muitos clientes nessa etapa da vida ainda optam por ter um Plano de Previdência para prepararem a sucessão, uma vez que os planos não entram no Inventário, com os beneficiários podendo receber os recursos entre 10 e 30 dias após o pedido junto às seguradoras. Em alguns estados brasileiros, estes planos não são tributados pelo ITCMD, o que os deixam ainda mais atrativos”, explica.

Quais são as melhores formas de poupar?

A pedido do Finance One, o Gerente Vida e Previdência da Genial pontuou as vantagens e desvantagens de algumas das principais formas de investimento no mercado.

Poupança
Vantagens: Poder investir com valores pequenos, abaixo de R$50,00 e tem isenção de IR.
Desvantagens: Rentabilidade muito baixa e calculada somente no aniversário da poupança. Risco do banco.

CDB
Vantagens: Encontrar rentabilidade superior ao CDI, ter a possibilidade de ter liquidez diária, FGC, possibilidade de escolher o tipo de remuneração (pré ou pós fixada).
Desvantagens: Risco do Banco, IR entre 15% a 22,5%.

Títulos Públicos
Vantagens: Ser credor do Governo Brasileiro, investir com valores baixos.
Desvantagens: Por não ter ajuda de profissionais para escolher os títulos, os clientes podem perder dinheiro com eles se resgatar antes do prazo.

Fundos de Investimentos
Vantagens: Ter um gestor para gerir os investimentos, conseguir comprar ativos variados que o investidor não conseguiria se investisse sozinho.
Desvantagens: Come-cotas.

Fundos de Previdência
Vantagens: Liquidez, diferimento fiscal, sem efeito come-cotas, não entrar em inventário, possibilidade de transformar os recursos em renda, portabilidade de recursos entre entidades sem a cobrança de IR.
Desvantagens: Não é recomendado para clientes com uma previsão de resgate menor de 10 anos. Fundos possuem limitações de investimentos.

Ações
Vantagens: Ser sócio de empresas já consolidadas, receber dividendos.
Desvantagens: Alta volatilidade.

Quando começar a poupar para a velhice?

Não existe o momento ideal para começar a sua poupança ou qualquer outra aplicação para quando estiver mais velho. Primeiro, você precisa saber para que quer guardar esse dinheiro.

“A primeira atitude que o investidor é mapear seus objetivos, quais sonhos quer realizar, desde pagar a faculdade, comprar uma casa, viajar, casar, se aposentar, etc. Para identificar quanto deve aplicar, por quanto tempo e qual o risco adequado. ”

O importante é ter uma meta definida. Depois você conseguirá prever quanto tempo levará para juntar esse dinheiro e qual a melhor forma de fazer isso.

“Como se trata de um planejamento bastante individualizado, o ideal é contar com a ajuda de um assessor de investimentos, com uma plataforma completa de produtos, capaz de oferecer os investimentos mais adequados de acordo com o perfil”, conclui o especialista.

Deixe um comentário

Receba novidades

Cadastre-se em nossa newsletter para receber novidades em seu email.

Posts relacionados

9 de novembro de 2018
Como funciona a aposentadoria compulsória

Você já escutou falar sobre aposentadoria compulsória? Sabe o que é e como funciona? Diferente da aposentadoria normal, a compulsória não é dec...

1 de novembro de 2018
Pagar o INSS como autônomo é um bom negócio?

Pagar o INSS como autônomo é a garantia de conseguir benefícios como aposentadoria, auxílio-doença e salário-maternidade. Pelo menos até o mome...

24 de outubro de 2018
Melhores planos de previdência privada para cada perfil

Você já está começando a se preparar para a aposentadoria? Já pensou em ver os planos de previdência privada? Sabe qual é o ideal para o seu pe...

19 de setembro de 2018
Como pedir revisão da aposentadoria e ajuste do valor

Nem todo mundo sabe, mas existem diferentes tipos de situações passíveis e que justificam o pedido da revisão da aposentadoria e o ajuste do valor...

14 de setembro de 2018
Previdência Privada ou Tesouro Direto: o que é melhor?

Previdência Privada ou Tesouro Direto? Qual a melhor opção para fazer o seu fundo de reserva na hora da aposentadoria ou desemprego? Dentre as o...

Mais lidos

Cartões de crédito sem anuidade: veja os 10 melhores
Procurando cartões de crédito sem anuidade? Eles definitivamente conquistaram o seu espaço na eco ...
Trabalhar em casa: 28 profissões para ganhar dinheiro
Trabalhar em casa e ganhar dinheiro no conforto do lar é um sonho para muitas pessoas. No Brasil, o ...
Quais são as moedas mais valorizadas do mundo?
Sabe quais são as moedas mais valorizadas do mundo? Você vai se surpreender! O Real é a terceira ...
Aposentadoria por idade 2018: como funciona?
A aposentadoria é um dos benefícios da Previdência Social. O Regime Geral de Previdência Social ...
Cartão de crédito com aprovação imediata existe?
Quem não quer ter um cartão de crédito hoje em dia para realizar as compras? Muitas instituiçõe ...

Ebook do FinanceOne

Ebook gratuito investidor iniciante

Quer investir mas não sabe como? O Guia Completo do Investidor Iniciante traz os primeiros passos para você começar a investir e ganhar dinheiro!

BAIXAR AGORA!

Publicidade


           




Guias

Calculadoras