10 motivos que os brasileiros consideram ao abrir uma conta digital

Escrito por: Mateus Carvalho em 24 de outubro de 2019

Você provavelmente já escutou falar em conta digital e é bem possível que tenha uma.

Mas, quais seriam os motivos que levam os brasileiros a abrir uma conta em um banco digital? Quais as vantagens e desvantagens dessas instituições financeiras?

É comum ter certo receio na hora de abrir uma conta digital. Isso porque os brasileiros ainda tendem a procurar pelas instituições financeiras tradicionais.

Para saber quais são os motivos que levam os brasileiros a abrir uma conta nos bancos digitais, a Cantarino Brasileiro realizou uma pesquisa.

Nela, foi revelada que os valores das taxas das instituições financeiras deixaram de ser o principal chamariz para atrair novos clientes.

Além do resultado da pesquisa da Cantarino Brasileiro, que é uma consultoria especializada em marketing e relacionamento para o setor financeiro, você ainda verá nesta matéria:

O que é uma conta digital
10 motivos para abrir uma conta digital
Perfil dos clientes do banco digital
As vantagens da conta digital
As desvantagens das contas digitais

Como usar a conta digital e fugir do banco tradicional
A conta digital tem ganhado cada vez mais espaço no Brasil

O que é uma conta digital

Para quem não sabe, a conta digital é voltada para as pessoas do sistema financeiro.

No qual utilizam pouco os produtos e serviços físicos dos bancos, como por exemplo, as constantes idas aos caixas eletrônicos e até mesmo às agências bancárias.

Além disso, os serviços digitais costumam ser mais baratos do que os bancos tradicionais.

Um exemplo disso é que os custos da conta digital em tarifas e pacotes de serviços é menor. Podendo até mesmo ser isento.

Já existem diversos bancos digitais que oferecem esse tipo de conta, além de outras vantagens.

Eles concedem a maior parte dos produtos e serviços de forma online. Sendo assim, o cliente pode acessar a conta pelo computador ou por um aplicativo, como já acontece com os bancos tradicionais.

10 motivos para abrir uma conta digital

De acordo com a pesquisa realizada pela Cantarino Brasileiro, os valores das taxas são o principal atrativo do banco digital.

Essa foi apontada por 28% dos respondentes do estudo. Porém, no ano passado, o percentual era bem maior, com 46%. 

É importante frisar que o estudo foi realizado com mais de 1.000 consumidores.

Atualmente, os usuários consideram como principal motivo para fazer a migração não ter que ir até uma agência. O que foi indicado por 32% dos entrevistados.

Outro requisito que é levado em consideração na hora de abrir uma conta é ter acesso ao banco 24 horas por dia, de acordo com 29% das pessoas.

Além disso, 25% dos brasileiros consideram ainda a agilidade como vantagem de abrir a conta.

Ainda foi levado em consideração por 23% dos brasileiros o quesito de não ter que pegar filas.

Cerca de 21% das pessoas prezam a segurança, outros 19% avaliam o conforto. Enquanto 19% das pessoas levam em consideração as inovações tecnológicas e 14% a facilidade na abertura da conta digital.

O estudo ainda analisou a disposição das pessoas a abrirem uma conta digital. Dos entrevistados, apenas 20% disseram que estão totalmente dispostos a fazer isso.

Porém, no ano passado, esse percentual era um pouco maior. O equivalente a 28%.

Perfil dos clientes do banco digital

O perfil dos clientes dos bancos digitais também foi analisado pela pesquisa. A maioria, com 54%, são homens com tem idade de até 28 anos. Eles moram na região Sudeste do Brasil, com 60%.

Já entre as classes sociais, levando em consideração a classificação do IBGE, a divisão ficou a seguinte: 55% pertence a classe B, 29% a classe C e apenas 16% pertence a classe A.

De acordo com a explicação de Cida Vasconcelos, que é a responsável pelo estudo, apesar das tarifas dos bancos digitais serem mais atrativas, o tipo de serviço oferecido não encaixa no perfil do consumidor.

Ou ainda o cliente consegue ter tarifas competitivas por anos de relacionamento com o banco no qual já tem a conta.

As vantagens da conta digital

Não cobram taxas

Com a ausência de agências físicas, diminui os custos de um banco digital. Isso porque essas instituições financeiras não têm contas de aluguel, iluminação e folha de pagamento de funcionários, por exemplo.

Dessa forma, as instituições financeiras não precisam repassar esses valores em taxas que são cobradas pelos bancos tradicionais. Sendo assim, o cliente tem uma maior economia quanto opta por esse tipo de banco.

NuConta
O Nubank é um dos bancos que oferecem conta digital sem anuidade

Além de não cobrarem as taxas de tarifa, os bancos digitais também não costumam cobrar pelas transações online que os clientes realizam.

Como por exemplo, o pagamento de boleto, depósitos e até mesmo transferências para outros bancos.

Mas, vale ressaltar que isso varia de banco para banco. Por isso, antes de realizar as operações, consulte a sua instituição financeira.

Menos burocracia

Um outro benefício da conta digital é que ela diminui bastante a burocracia, já que todos os processos ocorrem online de forma mais rápida e segura.

O que permite que os clientes poupem o tempo de ter que ir à agência levar toda a documentação necessária.

O acesso a conta é descomplicado e não existem limites de transações.

Além disso, os demais serviços oferecidos pelo banco, como empréstimo, investimento e cartão de crédito, também podem ser solicitados. Esses são analisados rapidamente online.

Praticidade

A praticidade é algo que as pessoas procuram ter no dia a dia e os bancos digitais proporcionam isso.

Já que é possível resolver as demandas financeiras no celular ou computador, evitando que você perca tempo se deslocando até as agências e pegando filas.

Tanto os pagamentos quanto às movimentações financeiras podem ser realizadas por meio do aplicativo do banco digital. Além dos problemas em relação à conta, que podem ser resolvidos por meio do suporte online. 

O cliente ainda tem a possibilidade de verificar o saldo e o extrato do banco em qualquer lugar e a qualquer momento. Outra vantagem é o saque ilimitado na rede de caixas 24 horas. 

Melhores opções de investimento

É comum que os investidores se sintam frustrados ao procurar por produtos financeiros nos bancos tradicionais. Isso porque os gerentes não costumam oferecer muitas opções interessantes para os clientes.

Já nos bancos digitais é possível encontrar uma diversidade na oferta de produtos de investimento nas plataformas desses bancos. Tudo é acessível para qualquer investidor. 

Além disso, as contas digitais facilitam a transferência do dinheiro para as contas de investimentos. Essas transações de valores são realizadas sem cobrança de taxas pelos bancos.

As desvantagens das contas digitais

Tamanho dos bancos

Os bancos digitais costumam ser instituições financeiras novas e pequenas, com exceções de alguns . Isso pode acabar configurando um fator de risco para alguns clientes, principalmente os mais conservadores.

Porém, essa insegurança em relação às instituições pequenas pode ser superada com alguns cuidados.

Sendo o principal deles verificar a situação financeira da empresa no site do bancodata. Outra opção é checar as opiniões sobre o banco na internet

Dependência da tecnologia

As desvantagens dos bancos digitais costumam ocorrer devido ao perfil dos usuários.

Como por exemplo, pessoas que não tenham afinidade com a tecnologia podem enfrentar dificuldades para utilizar as contas digitais.

Dessa forma, a dependência da internet se transforma em uma desvantagem para esses clientes. Sendo assim, grande parte dos usuários acaba sendo mais jovem.

Falta de suporte presencial

A ausência de suporte presencial é outro fator que causa insegurança nos clientes.

Isso porque eles têm medo de uma possível dificuldade para resolver os problemas com a equipe do banco.

Por outro lado, para aumentar a confiança, as instituições financeiras digitais investem na qualidade dos chats online.

Além de disponibilizarem equipes para atender os consumidores por telefone. Existem até algumas que apresentam agências físicas em determinadas cidades. Porém, esse não é o forte desse tipo de banco.

Mateus Carvalho

Jornalista formado pela Unicarioca. Atualmente, repórter da Folha Dirigida e produtor de conteúdo no FinanceOne. Já fui colaborador do Torcedores.com.

Deixe uma resposta

Precisa converter?

A calculadora de conversão do FinanceOne fornece os últimos valores cotados para diversas moedas. Acesse agora!

Converter agora

Posts relacionados

Primeiro imóvel
Como usar a conta digital e fugir do banco tradicional
Saque do PIS/Pasep
fgts
render seu dinheiro