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Transporte no Rock in Rio 2022: como chegar? Como ir embora? Saiba tudo!

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Pessoa em frente ao letreiro do Rock in Rio

Você já sabe como vai funcionar o esquema de transporte no Rock in Rio? Quem vai ao festival precisa se planejar neste sentido, porque o sistema habitual de trânsito será diferente nos arredores do evento. 

A prefeitura da cidade do Rio elaborou um esquema de trânsito especial para comportar a atração. Além disso, o próprio festival vai oferecer duas modalidades de condução para quem participar. 

Segundo informações da Administração Municipal, o Rock in Rio vai receber um total de 700 mil pessoas nos dias 2, 3, 4, 8, 9, 10 e 11 de setembro. Os portões serão abertos às 14h e os serviços especiais de transporte começam ao meio-dia.

“O Rock in Rio volta a fazer um serviço especial de transporte, assim como aconteceu em 2013 e 2015, agora, porém, com a integração com o Metrô”, explicou Ricardo Acto, vice-presidente de operações do festival.

Quer saber mais? Então continue lendo o artigo!

Como vai funcionar o transporte no Rock in Rio?

O esquema de transporte do Rock in Rio, para ir e voltar do festival, é resumido em dois meios principais: 

  • os ônibus Primeira Classe, sugerido para quem mora mais perto, para quem vai ir direto do aeroporto e para quem vem das cidades de Niterói e Petrópolis;
  • e a Rock Express, que será como o BRT, com integração com Metrô, para quem mora na Baixada Fluminense, por exemplo, ou bairros e regiões distantes.

Essas são as formas mais recomendadas para chegar e sair da Cidade do Rock e já vamos explicar detalhadamente como elas funcionam.

Até é possível adotar as linhas de ônibus da região ou mesmo ir de carro até certo ponto, mas neste caso é necessário observar as mudanças no trânsito da região. Nenhum veículo particular, inclusive ônibus fretado, ou táxi poderá se aproximar da Cidade do Rock. 

As ruas próximas ao evento serão fechadas com cancelas, abrindo somente para moradores credenciados. Também não há bolsões de estacionamento próximos ao local.

O que é e como funciona o Rock Express?

O melhor meio de transporte para ir e voltar do Rock in Rio é o Serviço Especial Rock Express, com integração com Metrô. Ele vai começar a funcionar ao meio-dia e percorrerá os mesmos corredores do BRT, mas em veículos exclusivos para quem vai ao festival. 

Os pontos de embarque do Rock Express estarão nos Terminais Jardim Oceânico e Alvorada, com veículos partindo a cada 10 minutos. O desembarque será no Terminal Olímpico, em frente à Cidade do Rock. 

Na volta, o Rock Express faz o mesmo trajeto: embarque somente no Terminal Olímpico (das 22h às 2h, quando termina o último show do Palco Mundo) e desembarque no Jardim Oceânico e Alvorada.

O serviço custa R$22 por dia, esse valor já cobre ida e volta. A passagem deve ser comprada com antecedência no site do Rock Express. Não deixe para comprar em cima da hora.

“As pessoas não vão conseguir voltar do Rock in Rio pelo BRT (normal) para Alvorada e Jardim Oceânico de madrugada, porque o BRT não opera de madrugada e terá uma operação normal, a não ser pelos serviços para a Zona Oeste e Zona Norte”, explica a secretária municipal de transportes, Maína Celidonio.

Como será a integração com o metrô?

Quem utilizar o serviço Rock Express como transporte para o Rock in Rio poderá fazer integração com o metrô, nos terminais Jardim Oceânico ou Alvorada. Mas a integração não está inclusa nos R$22, é necessário comprar o bilhete do metrô separado. 

A passagem de metrô custa R$6,50 por trecho e pode ser comprada pelo aplicativo Giro (disponível para celulares Android e iOS), no site ou nas próprias estações do Metrô Rio. Mas é recomendável comprar com antecedência também. 

Nos dias de Rock in Rio, o metrô terá um esquema especial para atender a esse público que vem de Rock Express. O funcionamento será 24 horas, sendo que o embarque será só até meia-noite.

Já o desembarque será possível em qualquer uma das estações (linhas 1, 2 e 4), durante a madrugada.

Palco Sunset, Rock in Rio
Rock in Rio deve receber 700 mil pessoas nos dias 2, 3, 4, 8, 9, 10 e 11 de setembro

Ônibus Primeira Classe é outra opção de transporte no Rock in Rio

O ônibus Primeira Classe é mais um meio de transporte no Rock in Rio, indicado para quem mora ou está hospedado mais perto ou nas cidades de Niterói e Petrópolis. Também é recomendado para quem vem de fora do estado e vai do aeroporto direto para o festival e vice-versa.

Trata-se de um ônibus executivo, administrado pelo próprio festival, que faz o trajeto de alguns pontos da cidade do Rio até a Cidade do Rock. São 17 pontos de embarque:

  • Botafogo Praia Shopping
  • Shopping Nova América
  • Aeroporto Santos Dumont
  • Aeroporto RioGaleão
  • Niterói
  • Petrópolis
  • Ipanema
  • Copacabana
  • Tijuca
  • Rio Design Barra
  • Shopping Downtown na Barra
  • Praia da Barra da Tijuca
  • NorteShopping
  • Rodoviária Novo Rio
  • Recreio
  • Lagoa Rodrigo de Freitas 
  • Centro

Os endereços exatos podem ser consultados no site do Primeira Classe. Este é o único transporte que deixa os passageiros praticamente dentro da Cidade do Rock, em uma entrada exclusiva.

O ônibus tem vagas limitadas. Ao comprar a passagem, o cliente já escolhe a data e horário para embarcar. Se perder o horário, é possível tentar o ônibus seguinte, desde que tenha disponibilidade de assento. 

Na volta, não precisa marcar horário. Os ônibus saem da Cidade do Rock a partir das 22h e até as 2h, de acordo com a demanda, e deixam os passageiros em um dos 17 pontos listados. 

O serviço Primeira Classe custa R$125, com direito a ida e volta. É possível parcelar esse valor em até três vezes no cartão de crédito. A compra deve ser realizada no site do serviço com antecedência.

Gostou do conteúdo? Então confira mais dicas para aproveitar o festival da melhor maneira:
+ Vale a pena financeiramente ir no Rock in Rio? Entenda!
+ Quanto custa ir para o Rock in Rio 2022? Conheça todos os gastos!

Transferência Caixa Tem não caiu na conta? Saiba o que fazer

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mão segurando celular com app do Caixa Tem na tela

Apesar dos bancos e financeiras se esforçarem para oferecer sempre os melhores serviços, alguns problemas podem acontecer na execução de operações simples. Por isso, vamos te mostrar hoje o que fazer se a transferência Caixa Tem não cair.

Diferente do aplicativo habitual da Caixa, o Caixa Tem oferece uma conta gratuita para que as pessoas utilizem em seu dia-a-dia, que é de competência exclusiva da Poupança Social Digital.

Logo, vale dizer que o Caixa Tem contempla beneficiários de programas digitais, como o Auxílio Brasil e o FGTS Emergencial – que foram muito importantes nos momentos de fragilidade financeira que a pandemia de Covid-19.

Nesse sentido, é possível realizar transferências, pagar contas, contratar seguros, fazer empréstimos e outras operações do dia-a-dia.

Então veja, o que é possível fazer, se a transferência Caixa Tem não cair na sua conta.

+ Como receber o Auxílio Brasil pelo Caixa Tem? Confira o passo a passo

A transferência Caixa Tem não caiu, o que fazer?

Ao utilizar o aplicativo, algumas pessoas estão relatando alguns tipos de problemas. Em alguns casos, existem falhas no acesso, na conexão sem os dados móveis, dificuldade de gerar token e enfim, a transferência Caixa Tem que não cai em conta.

Isso está acontecendo de duas formas: em alguns casos, o usuário não consegue concluir a transação e em outros ele até consegue, mas o dinheiro não consta na conta de destino, o que acaba sendo um pouco mais complexo de resolver.

Pessoa abrindo aplicativo do Caixa Tem no celular
O aplicativo do Caixa Tem pode apresentar alguns erros, veja o que fazer nesses casos

De acordo com o Banco Central do Brasil, as contas digitais sociais devem oferecer transferências gratuitas, seja para a Caixa, seja para outros bancos. Contudo, ele não está sendo executado da maneira correta, de modo que gere algumas dificuldades em seu uso.

Dessa forma, existem algumas questões que acabam cooperando para o acontecimento desses erros.

Uma delas é a ocorrência de erros nos dados de transferência do Pix, por exemplo. Pois se isso acontecer, pode ser que os dados sejam enviados para uma conta diferente da que se deseja. Ou, também é possível que a operação nem seja feita, visto que o sistema pode não encontrar nenhuma conta com aquelas informações.

Outra coisa que pode acontecer é a falha no sistema do aplicativo ou instabilidade por questões de horário. Nesse caso, é recomendado que o usuário mantenha seu Caixa Tem atualizado, tente corrigir o erro com as indicações do aplicativo ou, caso já tenha feito a transferência, aguarde algumas horas para saber se o valor será finalmente atrelado à conta de destino.

Porém, se tudo isso já tiver sido feito, você pode entrar em contato com a Caixa Econômica para relatar o que está acontecendo e entender melhor porque a sua transferência Caixa Tem não caiu.

+ Como alterar o e-mail cadastrado no Caixa Tem? Aprenda!

Atendimento

Para isso, existem alguns números de contato que você pode ligar para se informar, são eles:

  • Alô CAIXA (Capitais e Regiões Metropolitanas): 4004 0 104
  • Alô CAIXA (Demais Regiões): 0800 104 0 104
  • Atendimento CAIXA Cidadão: 0800 726 0207
  • SAC: 0800 726 0101
  • Ouvidoria: 0800 725 7474

Uma última dica aqui é verificar se o dinheiro não caiu na Poupança com variação 73, caso a transferência seja feita para o Banco do Brasil.

Como fazer uma transferência?

Para transferir dinheiro via Caixa Tem, você pode utilizar de duas formas: o DOC ou PIX. Vamos entender o que fazer nos dois casos:

Na transferência Caixa Tem por DOC, você precisa abrir o seu aplicativo e logar com as suas credenciais. Após isso, vá até a opção de “Transferir dinheiro” e informe as informações da conta destino.

Confirme as informações e depois insira a senha do seu aplicativo para concluir a ação.

Para o Pix, o processo não é tão diferente. Você deverá escolher a opção de Pix na tela inicial e em seguida tocar na opção de “Pagar”. Nesse momento, você pode usar uma chave Pix ou QR Code para fazer a transferência.

Depois de colocar as informações de destino, deve escolher o valor que será transferido. Ao fim da operação, confira todos os dados e informe a sua senha do aplicativo para confirmar a ação.

O aplicativo do Caixa Tem está disponível para dispositivos Android e iOS.

Agora você já sabe o que fazer no caso da transferência Caixa Tem que não caiu! Continue acompanhando novos conteúdos sobre esse e muitos outros assuntos diariamente aqui no FinanceOne!

Entenda o que é MM AA do cartão e para quê serve

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pessoa digitando CPF na máquina

Apesar do uso de cartões de crédito crescerem exponencialmente, ainda podem surgir algumas dúvidas relacionadas a eles. É por isso que hoje vamos te esclarecer do que se trata as siglas de MM AA do cartão e para o que ela serve.

Quando utilizamos o cartão para realizar uma compra, dependendo do meio que usamos para tal, vamos precisar de diferentes informações.

Nos ambientes digitais e nas ligações telefônicas, por exemplo, não temos como passar o cartão e inserir a senha para validar o pagamento, certo? Nesse sentido, essa sigla também acaba sendo uma informação que ajuda a finalizar uma compra.

E é exatamente nisso que entra as informações de MM AA do cartão! Vamos entender.

+ 12 opções de cartão de crédito internacional: descubra o melhor para você!

O que é MM AA do cartão?

Então vamos lá: o MM AA do cartão de crédito nada mais é que siglas relacionadas à validade do cartão. Sendo assim, elas significam:

  • MM: corresponde ao mês em que se encerra a validade do cartão;
  • AA: corresponde ao ano em que se encerra a validade do cartão;

Dessa forma, esse é o formato em que se apresenta, geralmente, a data limite de uso daquele cartão. Existem alguns casos em que o ano pode ser apresentado por quatro dígitos, criando duas variações desse tipo de informação, por exemplo:

Em um cartão com vencimento em julho de 2027, o MM AA do cartão será:

07/27 ou 07/2027

Assim, se você tentar realizar uma compra com seu cartão depois dessa data de validade, a compra será negada e na maquininha vai aparecer a mensagem “erro 54”, que é o código que representa os cartões expirados.

cartão sendo pago na maquininha
A validade do cartão é uma informação importante para compras online

Quando isso acontece, você terá que entrar em contato com a operadora do seu cartão para solicitar uma nova unidade para que você possa continuar fazendo uso daquele crédito, pois essas informações estão vinculadas no chip do cartão.

Geralmente, você consegue encontrar essa validade na parte frontal do cartão, abaixo do nome do titular. Contudo, alguns modelos mais novos informam essa data na parte traseira, sempre nos formatos que apresentamos acima.

Algumas pessoas também costumam confundir o MM AA do cartão com o CVV, mas vale dizer que tratam-se de coisas diferentes. Como dissemos acima, o primeiro trata-se da validade, enquanto o CVV trata-se de um código de autenticação para segurança da sua compra.

+ Código CVV: saiba como manter seguro e evitar fraudes

Para quê serve?

O MM AA do cartão não serve apenas para sinalizar a validade. Ou seja, ele costuma ser solicitado em algumas compras.

Quando a compra é feita em lojas físicas, por exemplo, não é comum solicitar. Isso porque você vai passar o seu cartão e a senha dele, então não há necessidade de prover esses dados.

Contudo, em compras pela internet ou por telefone, será necessário fornecer algumas informações, principalmente por não haver repasse de senha.

Aqui, vale o lembrete de não passar a senha do cartão de crédito em nenhuma hipótese, principalmente em compras online ou por telefone. Nesses casos, a validação dos dados é feito de outras formas – e uma delas é o MM e AA do cartão.

Logo, nessas compras você deve informar:

  • Nome do titular do cartão – do mesmo jeito que está escrito no famoso “dinheiro de plástico”;
  • Número do cartão;
  • CPF;
  • Validade (o MM AA do cartão);
  • Código de segurança (CVV).

Com essas informações, você conseguirá fazer uma compra online com o uso das informações da validade do seu cartão, dentre outras.

Mas tenha em mente sempre que você só deve veicular essas informações em sites seguros e oficiais, de forma que não exponha seus dados a ambientes fraudulentos e inseguros.

+ Confira como comprar dólar com cartão de crédito

Gostou de saber um pouco mais sobre o funcionamento do seu cartão de crédito? O seu conhecimento não precisa parar por aí, confira outras notícias relacionadas a isso aqui no FinanceOne!

Os boletos saíram de controle? Veja como negociar uma superdívida!

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Pessoa conferindo uma nota fiscal

Com o custo de vida cada vez mais alto, a população vai se endividando. Contudo, isso pode chegar a um outro patamar, de modo que esse valor gere uma pendência insustentável. Pensando nisso, o FinanceOne te mostra como negociar uma superdívida e trazer mais saúde para sua vida financeira.

Chamamos de superdívida uma conta que já chegou em um nível que torna o seu pagamento completamente inviável para quem deve. Além da pessoa não ter condições de arcar com essa pendência, disponibilizar esse valor ao credor ameaça as suas condições de sobrevivência.

Como se trata de um valor alto, negociá-lo não é uma tarefa tão fácil, mas ainda assim é possível. Precisa-se de paciência, tempo e conhecimento de como fazer isso. É por isso que hoje vamos te ensinar o que fazer para resolver esse tipo de questão.

+ Lei do superendividamento: veja o que é e quais as mudanças

Negociar uma superdívida: como é?

Nenhuma dívida começa exorbitante. Muito pelo contrário, elas podem começar pequenas e, com o passar do tempo, aumentarem consideravelmente.

Contudo, uma característica comum entre esse tipo de pendência é que elas geralmente surgem de uma situação extraordinária que pode acontecer na vida de alguém. Por exemplo: uma mulher que de repente foi abandonada por seu marido.

De repente, ela precisa arcar com uma série de despesas que antes eram divididas e, nesse sentido, pode se atrapalhar ao ponto de gerar uma superdívida.

Mas saiba que é possível começar o processo de quitação por meio do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon).

mulher preocupada com golpe
Negociar superdívidas é o jeito mais produtivo de conseguir arcar com elas

O processo, em alguns Estados, é feito pela internet mesmo, de forma que a pessoa que procura os serviços passa por entrevista com um analista, monta um plano de pagamento e apresenta a proposta para os credores.

A etapa da entrevista é de suma importância, visto que é nesse momento que o time responsável precisa

Sendo assim, essa negociação é feita por um time especializado nisso. Eles sabem exatamente quando a financeira pode diminuir os juros ou renegociar alguns valores.

Logo, o trabalho desse time é sensibilizar o credor, de forma que ele consiga entender o momento sensível que o seu devedor atravessa e, assim, facilite as condições de quitação da dívida.

Contudo, vale dizer que o processo também pode acontecer no âmbito judicial. Isso acontece quando o devedor percebe que foi vítima de um contrato que ofereceu condições abusivas, elevando consideravelmente os valores das dívidas.

Toda essa trajetória pode levar de seis meses até dois anos, dependendo da complexidade de negociar uma superdívida.

+ Pagar dívidas ou criar uma reserva de emergência: qual priorizar?

Dicas

Ao negociar uma superdívida, que é um processo demorado, recomenda-se algumas condutas que podem amenizar todos os problemas causados por esse tipo de situação.

Nesse sentido, o mais importante é o esforço para não criar novas dívidas. Pode parecer óbvio, mas quando estamos enrolados, é comum nos aprofundarmos em mais tentativas frustradas de sair do aperto. Então, aperte o freio e repense a sua vida financeira para que consiga sair dessa situação o quanto antes.

Dificilmente alguém conseguirá quitar uma superdívida apenas economizando, mas essa dica serve para preparar o terreno. Além disso, também impede que você continue entrando em situações que comprometam excessivamente a sua renda.

Parte dessa nova perspectiva também reside no exercício de executar um planejamento financeiro que leve em consideração a sua realidade. Mapeie a sua vida financeira e entenda sobre seus gastos, recebimentos e necessidades para utilizar o dinheiro de uma forma que contemple tudo isso do jeito mais produtivo possível.

Uma última dica é buscar conhecimento sobre o mundo das finanças. Existe uma série de conteúdos que podem te ajudar mais a como viver uma vida equilibrada em relação aos gastos.

Aqui no FinanceOne, por exemplo, você tem acesso a conteúdos novos e super importantes sobre tais assuntos, todos os dias. Aproveite essa oportunidade e busque o máximo de informações sobre suas finanças.

Conseguiu entender como negociamos uma superdívida? Continue navegando pelos nossos conteúdos, veja também: Procon RJ realiza mutirão de negociação de dívidas. Veja datas e como participar.

Aderiu ao saque-aniversário do FGTS e quer voltar atrás? Veja como cancelar!

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celular aberto na tela do fgts

Sim, é possível cancelar o saque-aniversário do FGTS. Ou seja, desistir dessa modalidade de saque e voltar para o saque-rescisão, para receber normalmente quando for demitido sem justa causa. 

No entanto, existe um período de carência de dois anos para realizar a transição entre uma modalidade e outra. Portanto, é fundamental entender as regras desse saque, como explicaremos a seguir.

Ao aderir ao saque-aniversário, o trabalhador pode sacar parte do saldo de sua conta do Fundo de Garantia anualmente, no mês de seu nascimento. 

Porém, se for demitido, poderá sacar apenas o valor da multa rescisória. Ou seja, não poderá sacar o valor integral da conta.

A adesão a essa modalidade é opcional e deve ser informada pelo trabalhador. Assim que ele opta pelo saque-aniversário, a vigência é imediata, ou seja, já começa a valer na hora. 

No entanto, aí está a armadilha que torna fundamental entender como o mecanismo funciona: embora a adesão seja imediata, a desistência não é.

Se o trabalhador quiser desistir e voltar para o saque-rescisão, basta informar a Caixa. Porém, levará meses até ter o saldo total disponível para ele em caso de demissão sem justa causa. 

Quer saber como? Então continue lendo!

Qual é o prazo para cancelar o saque-aniversário?

Depois de aderir ao saque-aniversário, é possível desistir dele a qualquer momento e pedir para voltar à modalidade de rescisão. Porém, existe um período de carência. 

A mudança na modalidade de saque só terá efeito a partir do primeiro dia do 25º mês após a data da solicitação de retorno.

Na prática, isso quer dizer que: mesmo após fazer o cancelamento, o trabalhador ainda segue no saque-aniversário por dois anos. Somente depois desse período é que o saque-rescisão será ativado. 

Se o trabalhador for demitido durante esses 25 meses de transição, ele ainda recebe apenas a multa rescisória. 

Portanto, a adesão ao saque-aniversário é imediata, mas a saída dele não é. 

Imagine a seguinte situação hipotética: João faz aniversário no mês de abril e optou pelo saque-aniversário do FGTS no dia 2 de maio de 2022. Como o aniversário dele já passou, receberá o saque apenas em abril de 2023. 

Porém, alguns meses depois de aderir a modalidade ele se arrependeu e resolveu pedir para voltar ao saque-rescisão. Esse pedido foi feito em 2 de julho de 2022, portanto ele voltará ao saque-rescisão a partir de 1 de agosto de 2024 (25 meses depois). 

Em abril de 2023 e abril de 2024, João ainda vai receber o seu saque-aniversário anual. 

Se ele for demitido no período entre maio de 2022 (quando fez a adesão) e julho de 2024, receberá apenas a multa rescisória. O saldo remanescente estará disponível na conta do FGTS para movimentação somente nos casos previstos em Lei.

Somente em 1 de agosto de 2024 passa a vigorar a sistemática saque-rescisão novamente.

Como cancelar o saque-aniversário do FGTS?

Antes do passo a passo, é importante destacar que para cancelar o saque-aniversário o trabalhador não pode ter uma operação de antecipação do FGTS contratada. 

Sabendo disso, para cancelar a adesão à modalidade saque-aniversário do FGTS, basta fazer a desistência pelo aplicativo do Fundo de Garantia. Siga o passo a passo:

  1. Abra o app FGTS (disponível para celulares Android e iOS)
  2. Clique na opção “Saque-Aniversário”
  3. Leia o contrato e clique em “continuar”
  4. Na tela seguinte, procure pela opção “Alterar sistemática saque FGTS”
  5. Confirme a operação clicando em “sim”
Tela do celular e do computador com o FGTS
Trabalhador pode cancelar o saque-aniversário pelo aplicativo

Qual valor fica disponível no mês de aniversário?

Quem não cancelar o saque-aniversário, se tiver optado por essa modalidade, receberá todos os anos de 5% a 50% do saldo de suas contas do FGTS. Esse percentual depende da quantia disponível no Fundo.

A esse valor, ainda é acrescida uma parcela adicional, conforme a tabela a seguir:

Saldo nas contas do FGTSAlíquotaParcela Adicional 
Até R$50050%
R$500,01 até R$1.00040%R$50
R$1.000,01 até R$5.00030%R$150
R$5.000,01 até R$10.00020%R$650
R$10.000,01 até R$15.00015%R$1.150
R$15.000,01 até R$20.00010%R$1.900
Acima de R$20.000,01  5%R$2.900

Exemplo: um trabalhador que optou pelo saque-aniversário e tem até R$500 somando todas as suas contas do FGTS, receberá R$250 (50% de R$500) no mês de seu aniversário. 

Já o trabalhador que, somando todos os saldos, tem R$1 mil, receberá R$450 = R$400 (40% de R$1 mil) + R$50 (da parcela adicional).

Esse será o valor que ele vai receber enquanto estiver optando pela modalidade.

Se ele decidir cancelar o saque-aniversário, ainda ficará recebendo por mais dois anos (portanto, duas parcelas no mês de seu aniversário) e depois voltará para o saque-rescisão.

Como funciona a antecipação do saque-aniversário do FGTS?

Os trabalhadores que optam pelo saque-aniversário do FGTS ainda têm direito de contratar um empréstimo em instituições financeiras habilitadas, usando como garantia o valor a que receberiam anualmente.

No aplicativo do FGTS, é possível simular o valor máximo de empréstimo que pode ser contratado, tendo como garantia o saque-aniversário.

Quando utiliza essa modalidade de empréstimo, a legislação determina que seja realizado o bloqueio do saldo da conta de FGTS do trabalhador.

O objetivo é garantir que quando aplicada a alíquota sobre a soma de todos os saldos das contas do FGTS, acrescida a parcela adicional, exista valor disponível equivalente à antecipação.

Ou seja, é bloqueado o valor que representa a base de cálculo para se chegar no valor emprestado.

O conteúdo ajudou? Se ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários! Leia também: Confira 9 perguntas e respostas sobre FGTS e tire suas dúvidas de uma vez!

Colaboração: Letícia de Jesus

Veja também no FinanceOne:

Euro em queda: entenda os motivos e se é o momento para comprar a moeda

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notas de euro espalhadas

O euro em queda é resultado do temor de recessão na Europa. E isso foi visto em julho, quando sua cotação ficou abaixo do dólar pela primeira vez desde dezembro de 2002. Para se ter uma ideia, a moeda teve uma perda de 0,96%.

Além disso, teve valor abaixo de US$1, ficando a US$0,9941.

A moeda europeia manteve sua cotação a cerca de 10% a 30% a mais do que a do dólar. Contudo, desde o início do ano, o euro já acumula baixa de cerca de 11% frente à moeda norte-americana.

Entre os motivos para a desvalorização do euro, estão a instabilidade no fornecimento de gás, causada pelo conflito entre Rússia e Ucrânia, o que vem colocando dúvidas sobre o abastecimento da região durante o inverno.

Outro ponto-chave é sobre a capacidade do Banco Central Europeu (BCE) em apertar a política monetária, mas sem acentuar a desaceleração econômica.

+ Entenda quais são as diferenças entre euro comercial e euro turismo

Crise energética: fator motivacional para queda do euro

O euro em queda tem como principal motivo a guerra da Ucrânia, dizem especialistas. De acordo com eles, se o conflito se estender, a crise energética na região pode se intensificar.

Como resultado, a região vive uma onda de alta recorde dos preços. Diante deste cenário, o Banco Central Europeu (BCE) tem pouca margem, já que uma elevação das taxas pode ameaçar o fraco crescimento da região.

O que consequentemente faz com que participantes do mercado fujam dos ativos de risco europeus, preferindo migrar para investimentos mais seguros, como os Estados Unidos.

O país recentemente aumentou sua taxa de juros em 0,75 ponto percentual e indicou que deve manter um ritmo elevado de ajustes para combater a inflação.

Comprar euro no Brasil ou na Europa? Veja qual opção vale mais a pena

pessoal segurando notas de euro
O euro em queda beneficia exportadoras brasileiras, enquanto prejudica a população em geral

Euro em queda: o que isso significa para o Brasil?

O euro em queda pode ajudar empresas brasileiras. Afinal, o dólar fica valorizado. Isso porque a alta da moeda tende a beneficiar as empresas exportadoras brasileiras, que vendem seus produtos em moeda estrangeira e possuem receita denominada em dólar.

Entretanto, empresas que necessitam de insumos provenientes do estrangeiro também são prejudicadas, uma vez que elas devem optar por passar os maiores custos de produção para o consumidor (o que pode diminuir as vendas) ou diminuir sua margem.

O que afeta a população em geral. Isso porque uma parte relevante dos produtos ou é importada ou têm alguma relação com produtos importados. O que pode refletir em inflação na economia brasileira.

10 melhores opções de cidades baratas da Europa para viajar em 2022

Libra também sofreu queda em seu valor

Engana-se quem pensa que é somente o euro que tem sofrido quedas neste ano, a libra esterlina também teve a cotação reduzida agora em 2022. Em entrevista ao setor de Economia do site UOL, analistas da OFX falaram sobre o momento desta moeda.

“Tem sido um ano ruim para a libra, que está caindo em relação ao euro, enquanto o Banco da Inglaterra elevou suas taxas em todas as reuniões”. Vale ressaltar que essa queda vem acontecendo desde o final de 2021.

Apesar disso, a inflação da Inglaterra já está perto dos 10% e é considerada uma das mais altas do G7. Isso se dá por conta da guerra na Ucrânia, da pandemia e também do Brexit.

Para quem não sabe, a US$1,1764 por libra teve o nível mais baixo desde o início de 2020 e até mesmo os primeiros meses da pandemia. Até então, a libra esterlina não tinha chegado abaixo de US$1,18 desde 1985.

Vale a pena comprar euro agora?

Analistas apontam que a tendência é que o dólar continue a se fortalecer ante a seus pares. Fato que deve se manter mesmo que o BCE adote uma postura mais rígida em relação aos juros, o que seria insuficiente para fazer frente ao aperto monetário que já foi iniciado pelo Fed.

Ou seja, o euro em queda deve se manter. Ou seja, os interessados em comprar a moeda podem esperar mais um pouco. Afinal, há expectativa de uma desvalorização maior da moeda europeia.

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*Colaboração: Juliana Favorito

O que quer dizer benefício cessado no INSS? Entenda como resolver!

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fachada do inss

Você já se deparou com a situação de benefício cessado no INSS? Isso pode acontecer com qualquer segurado e, em vários casos, o valor pode até mesmo ter sido cessado indevidamente. 

Seja como for, é fundamental entender o que isso significa para identificar se a cessação do benefício realmente se aplica ao seu caso ou não. E, dependendo do caso, é possível reativar o pagamento. 

Primeiro de tudo, é importante saber se o status do seu benefício é mesmo cessado. É possível consultar a situação de qualquer benefício pelo aplicativo ou site Meu INSS ou ligando para o telefone 135.

Se for esse o status e você acredita que o cancelamento do benefício é indevida, pode fazer a reativação a qualquer momento. Em algumas situações bastará abrir um processo administrativo no site, mas casos mais complexos vão requerer o auxílio de um advogado

Quer saber mais? Então continue lendo o artigo!

O que quer dizer situação de benefício cessado?

Estar com o benefício cessado no INSS quer dizer que o pagamento está cancelado, extinto. Isso pode acontecer quando se trata de uma benefício temporário e seu prazo acaba ou quando o Instituto detecta alguma irregularidade por parte do segurado.

Todos os anos, o INSS realiza uma revisão de segurados e suas informações para prevenir fraudes e pagamentos indevidos. Algumas vezes, quando é constatada alguma falta de requisito, por exemplo, ou outras irregularidades, o benefício é cessado. 

Quando acontece do pagamento ser extinto, muitas vezes o beneficiário pode ser pego de surpresa — ou porque não se informou sobre as regras e acabou deixando de cumprir um requisito ou porque o corte realmente foi feito erroneamente. 

A maioria dos casos de cessação de benefício está relacionado a incapacidade. Por exemplo, pessoas que recebem auxílio-doença, que tem prazo para terminar.

Outra situação comum é a cessação de aposentadoria por invalidez quando o beneficiário volta a trabalhar. Se ele recebe um auxílio por ser “inválido”, voltar ao mercado significa que ele tem condições de trabalhar e o INSS entende que o benefício não é mais devido.

O que pode levar à cessação do benefício?

Várias situações podem levar o benefício do INSS a ser cessado. Para começar, é importante entender que os benefícios previdenciários são divididos em temporários e permanentes. 

Os temporários possuem data para serem cessados desde o início, como é o caso de um auxílio-maternidade, por exemplo, ou o auxílio por incapacidade temporária. O máximo que pode ocorrer em alguns casos é a prorrogação do pagamento por mais um período.

Quando o benefício é temporário, o INSS informa antecipadamente a data da extinção, por meio da Data de Cessação do Benefício (DBC), que pode ser consultado no Meu INSS. Nesse documento, consta o dia, mês e ano da cessação. 

Já quando se trata de um benefício permanente, como aposentadoria por invalidez, o que leva à cessação são irregularidades e falta de requisitos. Por isso é fundamental saber quais são as regras do benefício que você recebe. 

Para facilitar, confira alguns dos principais motivos que levam à cessação dos benefícios previdenciários:

  • Falta de realização da prova de vida
  • Não realizar a perícia médica
  • Receber benefício de forma irregular, como valor superior, prestando dados errados etc

Nesta última situação, se o pagamento do benefício realmente era indevido, não será possível reativá-lo. Mas caso a cessação aconteceu por causa de um requisito descumprido que pode ser revertido ou de forma indevida, é possível recorrer.

Aplicativo do INSS na tela inicial em um celular
Benefício cessado no INSS pode ser contestado em até 30 dias

Como reativar o benefício foi cessado?

Em outubro de 2020, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que os segurados que tiveram seus benefícios negados, cessados ou interrompidos podem contestar o INSS.

A contestação do benefício cessado no INSS pode ser feita de duas formas: abrindo um recurso administrativo ou entrando com uma ação judicial, para casos mais específicos.

O recurso administrativo pode ser aberto pelo site da Previdência ou então pelo aplicativo Meu INSS. 

Siga o passo a passo para requerer a reativação de benefício cessado no Meu INSS:

  1. Acesse o app Meu INSS com login e senha
  2. Procure a alternativa “Novo Pedido” no menu
  3. Selecione a opção “Novo Requerimento”
  4. Depois selecione “Atualizações para manutenção do benefício”
  5. Clique em “Reativar benefício”
  6. Procure entre as opção o benefício que foi cessado e deseja reativar
  7. Verifique os dados e, se estiver tudo certo, clique em “Avançar”
  8. Preencha as informações solicitadas na tela e conclua o pedido

O prazo para solicitar a reativação de benefício cessado por meio do recurso administrativo é de até 30 dias. Esse é o tempo que o beneficiário tem para apresentar uma contestação.

Agora, se é o caso de situações mais complexas ou se a resposta do INSS for negativa, é recomendado que o segurado consulte um advogado previdenciário para orientação específica. 

Há situações em que será possível entrar com ação judicial pedindo a reativação, como quando o corte do benefício é indevido por erro de informações do INSS.

Mas, seja qual for o caso, tenha sempre em mãos documentos que comprovem seu direito àquele benefício. 

Quanto tempo leva para o benefício cessado ser reativado?

A reativação de um benefício cessado no INSS pode levar de 30 dias a dois anos, mas isso vai depender da causa e do processo.

Quando é uma situação simples, será mais rápido, mas ações judiciais, por exemplo, levarão mais tempo. 

Mas, cabe destacar, o prazo para contestar um benefício cessado é de 30 dias, abrindo recurso administrativo como ensinado acima. E o prazo para responder um recurso administrativo é de 85 dias. 

Depois que o benefício for reativado, o beneficiário tem direito a todos os valores retroativos que não foram pagos, desde que a cessação indevida não tenha ocorrido há mais de cinco anos.

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Eleições 2022: veja quem são os 6 candidatos a governador do Ceará

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título de eleitor em frente a urna

A corrida eleitoral começou há alguns dias e é chegada a hora de conhecer quem, de fato, vai concorrer a um cargo na gestão pública. Dando continuidade ao especial Eleições 2022 do FinanceOne, confira os candidatos a governador do Ceará!

Mas antes de saber quem são os concorrentes confirmados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), vale relembrar algumas informações básicas sobre as eleições deste ano.

Em 2022, os eleitores vão às urnas para definir os deputados (federais e estaduais), senadores, governadores e o próximo presidente da República. Segundo dados divulgados pela Agência Brasil, a Justiça Eleitoral recebeu, pelo menos, 28 mil registros de candidaturas.

O número é referente a 12 registros de candidaturas à Presidência e 12 a vice-presidente; 223 para governador e vice-governador, 231 para senador, 10.238 para deputado federal, 16.161 para deputado estadual e 591 para deputado distrital.

No Ceará, estão concorrendo seis candidatos. A Agência Brasil divulgou o perfil dos concorrentes. Veja mais detalhes sobre cada um deles!

Urnas eletrônicas enfileiradas
Votações estão marcadas para o dia 2 de outubro (Foto: Divulgação)

Veja quem são os candidatos a governador do Ceará

Capitão Wagner

Candidato pelo partido União Brasil, Capitão Wagner é natural de São Paulo e policial militar do Ceará desde 1999. O candidato é formado como técnico em eletrotécnica e bacharel em segurança pública.

Anteriormente, Wagner foi vereador por dois mandatos e já disputou duas eleições pela prefeitura de Fortaleza. Atualmente é deputado federal. Seu vice é Raimundo Gomes de Matos (PL), de 71 anos.

Chico Malta

Chico Malta concorre pelo PCB. O advogado tem 57 anos e acumula forte atuação em movimentos sindicais. Malta é natural de Fortaleza e é anistiado político, após ter sido preso durante a ditadura militar.

Além disso, o candidato é integrante da fundação da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Nauri Araújo, de 57 anos, também do PCB, concorre como seu vice.

Elmano de Freitas

Ainda integra a lista dos candidatos a governador do Ceará o candidato Elmano de Freitas, do PT. Natural de Baturité (CE), Freitas é formado em direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

O candidato já atuou na Rede Nacional de Advogados Populares (Renap) e foi candidato à prefeitura de Fortaleza em 2012. Atualmente, Elmano de Freitas exerce seu segundo mandato como deputado estadual. Ao longo de sua trajetória política, o candidato já ocupou o cargo de secretário de Educação de Fortaleza. Sua vice é Jade Romero, do MDB.

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Roberto Cláudio

O candidato do PDT foi prefeito de Fortaleza por dois mandatos. Roberto Cláudio é médico, formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e tem doutorado em saúde pública.

Cláudio é natural da capital cearense, tem 47 anos e ocupou o cargo de deputado estadual no Ceará de 2006 a 2010. Domingos Filho, PSD, é seu candidato a vice.

Serley Leal

O candidato do partido Unidade Popular, Serley Leal, tem 40 anos, é bancário e natural de Iguatu, interior do Ceará. Leal já atuou no movimento estudantil e acumula passagens pelo Diretório Central da Universidade Federal do Ceará e Diretório Estudantil da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Também foi candidato a vice-prefeito de Fortaleza e ajudou a construir o Movimento de Luta nos Bairros Vilas e Favelas (MLB) no Ceará, projeto voltado para o direito à moradia. A liderança indígena Francisco Bita Tapeba (UP), de 37 anos, é seu candidato a vice-presidente.

Zé Batista

Fechando a lista de candidatos a governador do Ceará está o candidato do PSTU, Zé Batista, de 48 anos. Natural de Iguatu (CE), Batista disputou sua primeira eleição em 2020, tentando uma vaga para a Câmara Municipal de Fortaleza.

O vice foi indicado pelo próprio partido. É o servidor público e ambientalista Reginaldo (PSTU), de 49 anos.

Quando serão as Eleições 2022?

O primeiro turno das Eleições 2022 estão marcadas para o dia 2 de outubro. Caso haja um eventual segundo turno para presidente e governador, a data está definida para o dia 30 do mesmo mês.

As datas correspondem ao primeiro e último domingo do mês, como prevê a Constituição Federal. Os eleitos serão diplomados até o dia 19 de dezembro de 2022.

Quanto aos horários de votação, o Tribunal Superior Eleitoral havia decidido desde o ano passado que todos os estados deverão seguir o horário de Brasília na votação, independentemente do fuso. A votação acontecerá das 8h às 17h.

Quer saber mais detalhes sobre as Eleições 2022? Acompanhe o especial do FinanceOne. Aproveite e veja também:

Quanto custa o ingresso para o show ‘Histórias do Porchat’? Veja os valores

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fabio Porchat segurando os óculos

Você sabe quanto custa um ingresso para assistir o stand-up Histórias do Porchat, no palco do Teatro Casa Grande, no bairro do Leblon, zona sul da cidade do Rio de Janeiro?

O espetáculo de 60 minutos de duração, em cartaz até o dia 4 de setembro, marca o retorno do artista aos palcos cariocas. Nele, o humorista conta situações que vão de uma massagem na Índia até uma dor de barriga no Nepal.

A ideia do show, de acordo com Porchat, é divertir, aliviar um pouco toda essa pressão que vivemos nesses últimos anos de pandemia, e rir sempre é um ótimo remédio.

“O público terá um grande espetáculo e a certeza que sairão mais leves e felizes do teatro”, afirma o artista.

Vale destacar que a peça teatral já foi apresentada em Portugal e em diversas cidades do Brasil. Em todos lugares, a crítica especializada ressalta que o público deve se preparar para dar muita risada, pois o espetáculo reúne fatos inusitados e engraçados.

Qual o valor do ingresso do stand-up “Histórias do Porchat”?

Localizado na Avenida Afrânio de Melo Franco, 290, Leblon, o tradicional Teatro Casa Grande recebe o stand-up “Histórias do Porchat”. O espetáculo acontece às sextas e sábados, às 20h, e domingo, às 19h.

Mas quanto custa o ingresso para o show “Histórias do Porchat”? Para quem vai de plateia, o valor é de R$ 120. Já para quem vai de balcão, a entrada inteira é de R$100 (inteira).

Contudo, o espetáculo tem valores promocionais nas sextas. A plateia paga R$ 100 e o pessoal do balcão: R$80 (inteira).

Para comprar o ingresso do stand-up “Histórias do Porchat” basta acessar o site www.eventim.com.br/artist/porchat/. Na home, clique em “ingressos”. Depois, escolha a data e novamente clique em “ingressos”.

+ Veja quanto custa o ingresso para o show da Sandy 

Por fim, escolha onde você deseja assistir o espetáculo. Como dito, as opções são plateia e balcão.

E, claro, defina a quantidade de ingressos.

Em seguida, é só escolher a forma de pagamento. Mas lembre-se de fazer um cadastro no site (será solicitado no final da compra).

Fabio Porchat sentado em uma rede
Fabio Porchat traz na peça situações já vividas em suas inúmeras viagens pelo mundo

O espetáculo é igual ao programa da TV?

Agora que você já sabe quanto custa o ingresso para assistir as “Histórias do Porchat”, vale destacar que o espetáculo não é parecido com o programa “Que História é Essa Porchat”.

O ator em entrevista ao site GPS explicou como um difere do outro. Segundo ele, contar uma história é diferente de fazer o stand-up dessa história, pois tem que ter uma piada a cada dez segundos.

+ Cirque du Soleil volta ao Brasil: saiba quanto custa o ingresso e como comprar

Ainda de acordo com Porchat, o meio é quase tão importante quanto o fim para não deixar a peteca cair durante a história inteira.

“Não existe ensaio para esse tipo de espetáculo que se aperfeiçoa com o tempo, ou seja, o público vai assistir um show redondo, pois já está há seis semanas em cartaz sem parar”, disse o ator.

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Quais documentos são necessários para tirar cidadania portuguesa?

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pessoas levantando a bandeira de portugal

O número de brasileiros vivendo em Portugal bateu recorde em 2022: atualmente, cerca de 250 mil cidadãos vivem de forma legal no país. Se você faz parte do grupo de pessoas que deseja tirar cidadania portuguesa, veio ao lugar certo.

A proximidade com a língua e a necessidade por mão de obra estrangeira são alguns dos principais motivos que fazem o brasileiro querer se mudar para Portugal. Além disso, novas regras têm facilitado o acesso aos vistos de trabalho e permanência no país, fazendo com que o destino se torne o preferido de muita gente.

Mas, afinal, como tirar cidadania portuguesa? Há alternativas para quem não consegue provar o vínculo familiar com o país? Confira todos os detalhes a seguir.

Quem tem direito à cidadania portuguesa?

Com novas regras aprovadas pelo governo de Portugal sobre a Lei de Nacionalidade, passam a fazer parte da lista de beneficiados os também netos de portugueses. Até 2022, essa categoria só poderia obter cidadania se os pais também tivessem a nacionalidade reconhecida. Agora, é possível “pular” uma geração.

Nesse caso, a dupla cidadania portuguesa é permitida para os seguintes grupos:

  • Filhos de portugueses;
  • Netos de portugueses;
  • Bisnetos de portugueses com antepassados vivos e com cidadania;
  • Cônjuges de portugueses;
  • Judeus sefarditas;
  • Pessoas que moram legalmente em Portugal há mais de 5 anos;
  • Nascidos em Portugal mas com pais estrangeiros;
  • Filhos adotivos de portugueses;
  • Pessoas que prestaram serviços relevantes a Portugal.

Para o caso de cônjuge de português que decida optar pela cidadania, há três grupos que fazem parte das regras de permissão: os que são casados, os que têm união estável por pelo menos três anos e os que têm filho português. A união, entretanto, deve ser reconhecida em Portugal.

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Governo português divulgou novas regras que facilitam a solicitação de cidadania no país. (Fonte: Divulgação)

Como solicitar cidadania portuguesa?

O primeiro passo para tirar cidadania portuguesa é reunir toda a documentação necessária para dar entrada no processo. O requerimento deve ser feito em um consulado especializado após a autenticação de todos os papéis em cartório. 

Confira a lista completa de documentos para tirar cidadania portuguesa

  • Certidão de nascimento;
  • Requerimento da atribuição de nacionalidade preenchido, assinado e com firma reconhecida em cartório;
  • Boleto de requerimento pago;
  • Identidade ou Cartão do Cidadão do ancestral de nacionalidade portuguesa válido;
  • Comprovante de residência;
  • Cópia autenticada da carteira de identidade ou outro documento com foto e filiação de quem está fazendo o pedido;
  • Certidão de nascimento do pai ou mãe falecido que não é português.

O prazo de validação da cidadania depende da condição do solicitante: caso os pais ou avós com filiação portuguesa estejam vivos, há maior facilidade e rapidez para finalizar o processo. Depois de aprovada a cidadania portuguesa, você pode entrar com solicitação para tirar o passaporte português. 

Quanto custa tirar a cidadania portuguesa?

Por fim, uma dúvida frequente que os brasileiros enfrentam na hora de tirar a cidadania portuguesa é em relação ao valor de todo o processo. As informações mais claras sobre os custos da operação são divulgadas pelo consulado. O Consulado Geral de Portugal em São Paulo, por exemplo, traz um compilado com as despesas que envolvem o processo

Adultos, por exemplo, pagam cerca de R$1.170,58. Já pessoas com menos de 18 anos pagam cerca de R$60. Enquanto isso, mulheres casadas com portugueses até o ano de 1981 pagam cerca de R$615,29. Os valores são atualizados com base no dólar e conforme as regras de cada consulado. 

Gostou do conteúdo? Aproveite para conferir nosso texto com tudo que você precisa saber para trabalhar em Portugal legalmente.