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Novo piso salarial do professor em 2023 é anunciado. Confira!

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professora desenhando com os alunos

O novo piso salarial do professor em 2023 é de R$4.420,55. O anúncio foi feito pelo ministro da Educação, Camilo Santana, na última segunda-feira, 16. 

Os R$4,4 mil representam um aumento de quase 15% em relação ao valor anterior. Em 2022, o piso era de R$3.845,63.

Contudo, o aumento ainda é inferior ao último reajuste. O piso de 2021 era de R$2.886, de modo que o aumento em 2022 foi de mais de 33%.

Vale destacar que a correção foi estabelecida ainda durante o governo Bolsonaro. O reajuste foi divulgado em portaria interministerial nos últimos dias do governo do ex-presidente.

O reajuste do piso salarial dos professores está previsto em lei desde 2008, devendo ser revisto todo ano no mês de janeiro. Mas isso é válido para os docentes da educação básica.

Portanto, os docentes da rede pública de Educação Básica são os profissionais que vão ser beneficiados com o aumento.

+ Salário mínimo 2023 reajustado. Veja o que muda

Quando começa a valer o reajuste do piso salarial professor 2023?

O reajuste do piso salarial do professor é automático. Ou seja, o novo valor já deve constar no salário referente ao mês de janeiro, que será pago agora em fevereiro. Pelo menos para os docentes da união. 

Por outro lado, estados e municípios ainda podem demorar a conceder o reajuste. Para representantes da categoria, o valor deveria ser pago a partir de dezembro, mas geralmente estados e municípios aguardam o anúncio do MEC.

Na semana passada, a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) já havia publicado nota cobrando a confirmação do reajuste.

“Como nós estamos já na segunda quinzena de janeiro, precisamos ganhar agilidade em termos de anúncio para quebrar a resistência desses maus pagadores e fortalecer a luta dos nossos sindicatos”, disse o presidente da CNTE, Heleno Araújo.

Como é calculado o valor do reajuste?

O reajuste do piso salarial professor tem como base a comparação do valor aluno-ano do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) dos dois últimos anos.

Essa informação é importante para você saber se os reajustes estão sendo realizados da maneira correta. Mas o que seria esse valor aluno-ano? 

Ele é o valor mínimo que o Fundeb estabelece para realizar o repasse de cada matrícula realizada de aluno na educação básica por ano.

professora ajudando uma aluna
O novo piso salarial professor 2023 é de R$4,4 mil

O Valor Aluno Ano Fundeb (VAAF) é de R$5.129,80 em 2022 e o Valor Aluno Ano Total ficou estabelecido em R$5.664,21.

Dito isso, o piso salarial do professor é definido após estudo técnico e jurídico do Ministério da Educação (MEC). De acordo com o Governo Federal, foi analisada a matéria e, com isso, conseguiu-se manter o critério previsto na Lei 11.738/2008.

Quem terá direito ao novo piso do professor?

Como já dito acima, o piso contemplará os profissionais da educação básica, mais precisamente os profissionais com formação em magistério em nível médio. Estes cumprirão carga de trabalho de 40 horas semanais.

É importante ressaltar que o valor deverá ser considerado para o vencimento de professores, diretores, coordenadores, inspetores, supervisores, orientadores e planejadores escolares em início de carreira. 

Entretanto, não contempla outros profissionais, como secretários, merendeiros, por exemplo. Isso porque eles não se enquadram na carreira do magistério.

E você, concorda com o novo valor do piso do professor para 2023? Comente o que achou e compartilhe o artigo com o profissional de educação mais próximo de você.

*Colaboração: Juliana Favorito, Tamires Silva

Minha Casa Minha Vida vai voltar. Veja o que já se sabe sobre o relançamento

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Pessoa colocando lâmpada em cima de uma pilha de moedas

Sim, o Minha Casa Minha Vida vai voltar. Pelo menos, é o que está nos planos do presidente Lula. No entanto, o relançamento previsto para o próximo dia 20 de janeiro foi adiado.

De acordo com reportagem da Folha de S. Paulo, o adiamento se deve a falhas nas casas que seriam entregues a cerca de 4 mil famílias no evento de lançamento. A Casa Civil disse que somente 1,4 mil dos imóveis estavam prontos para serem entregues. 

A retomada do antigo programa habitacional — substituído pelo Casa Verde Amarela na gestão de Bolsonaro — foi uma das principais promessas de campanha de Lula. Novas decisões sobre o lançamento devem ser tomadas em reunião no Palácio do Planalto nesta segunda-feira, 16.

Só em Feira de Santana (BA), onde seria realizado o evento de lançamento e onde mais de 200 casas precisam de reforma, deve levar cerca de um mês para todas ficarem habitáveis. 

Como vai funcionar o novo Minha Casa Minha Vida 2023?

O Governo Federal tem cerca de R$10 milhões previstos no Orçamento para o programa habitacional. A entrega de casas da faixa 1 (para famílias de baixa renda) são prioridade da gestão atual. 

O novo Minha Casa Minha Vida deverá funcionar em moldes semelhantes ao programa habitacional inicial. Ou seja, oferecendo financiamento de imóvel com foco em famílias mais pobres e, em alguns casos, parcelas com valor simbólico (mais barato). 

O novo programa deverá privilegiar as famílias de baixa renda que possuem renda inferior a R$2,4 mil. No entanto, a classe média não ficará de lado e também terá acesso ao financiamento facilitado. 

De acordo com o jornal O Globo, a maior parte da verba será direcionada ao Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), que banca a construção de casas populares.

Uma novidade é que o programa, além de construir novas casas populares, deverá oferecer ainda um conjunto de iniciativas, que inclui:

  • urbanização de favelas e bairros das periferias
  • financiamento facilitado de material de construção 
  • restauração de imóveis públicos abandonados nos centros

O governo promete, ainda, corrigir algumas falhas percebidas na estrutura inicial do programa. Um exemplo, é a construção de imóveis em locais muito distante e de pouca infraestrutura, isolando a população mais pobre dos centros já consolidados. 

Pessoas riscando um papel com canetas
Minha Casa Minha Vida é promessa de campanha e deve ser relançado ainda em 2023

Qual é a diferença do programa de Lula para o Casa Verde e Amarela?

O Minha Casa Minha Vida foi criado em 2009, substituído mais de uma década depois pelo Casa Verde Amarela. A principal diferença reside no fato de que o programa da gestão de Bolsonaro atende somente famílias que conseguem tomar financiamento com recursos do FGTS.

As taxas de juros aplicadas no financiamento também sofreram mudanças na transição de um programa a outro. Além disso, foram realizadas mudanças nos grupos de financiamento, conforme a renda de cada família. 

O Casa Verde Amarela, na época, excluiu a faixa em que não havia cobrança de juros em prestações até R$300 (faixa 1) e passou a cobrar juros de 5% a 5,25% na região do Sul do país para quem não é cotista do FGTS e 4,5% a 4,75% para quem é cotista. 

Vale destacar que esses são dados da criação do programa, em 2020, e que desde então vários percentuais já foram corrigidos. Houve, inclusive, algumas mudanças nas regras ao longo do caminho. 

Saiba mais – Casa Verde e Amarela tem novas regras de financiamento. Entenda!

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IPVA RJ 2023: veja passo a passo de como emitir a guia de pagamento

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Homem ao volante segurando documento do carro

Chegou a hora de desembolsar dinheiro para pagar o IPVA RJ 2023. O valor do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores no estado do Rio de Janeiro já pode ser consultado. 

E os motoristas que querem garantir o desconto de 3% têm somente até o dia 31 deste mês. Quem passar do prazo, deverá pagar o valor de forma integral em cota única ou parcelada.

Quem optar por parcelar o imposto, não terá direito ao abatimento. Mas poderá dividir o valor em até três vezes no Rio de Janeiro.

Quer saber como consultar o valor e como emitir o boleto para pagamento? Então continue lendo o artigo!

Como consultar o valor do IPVA RJ 2023?

O valor do IPVA RJ é definido pelo estado e varia de carro para carro. Acontece que ele é baseado no valor venal dos veículos. 

No Rio de Janeiro, a alíquota para carros flex, por exemplo, ficou em 4%. Para motos, em 1% e para automóveis movidos a GNV, em 1,5%.

Para consultar o valor do imposto do seu carro, basta acessar o portal do IPVA, no site da Secretaria de Fazenda. No campo indicado, informe o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e pronto. 

O valor será apresentado, tanto na forma de cota única quanto na possibilidade de parcela. O parcelamento máximo é de três vezes, em valores iguais. Mas o site já apresenta o valor da parcela estabelecida. 

Para parcelar o imposto, basta escolher a opção parcelamento quando for imprimir a guia de pagamento na página do banco Bradesco.

Como emitir a guia do IPVA RJ? Veja o passo a passo

Para pagar o IPVA RJ, é preciso emitir um documento chamado Guia para Recolhimento de Débitos (GRD). 

Ele já está disponível no portal do IPVA. Para emitir essa guia, siga o passo a passo:

  1. Acesse o portal do imposto
  2. No campo indicado, informe o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam)
  3. Digite o código na imagem e clique em “continuar”
  4. Selecione o exercício do ano que deseja quitar (no caso, 2023)
  5. Confirme se os dados do veículo e proprietário estão corretos
  6. Clique no ícone em forma de lupa ao lado do preço do imposto, de acordo com o tipo de pagamento que pretende realizar (conta integral ou parcelada) – no caso de parcelamento, você deverá acessar a chamada “cota 1”, que corresponde à primeira parcela
  7. A guia de pagamento vai aparecer na tela. No final da página, selecione em que formato de arquivo você prefere gerá-la (PDF ou imagem)
  8. Clique em “Gerar boleto” e pronto

Depois de gerada, você deve quitá-la nos bancos autorizados e/ou em seus correspondentes bancários, incluindo as casas lotéricas.

+ Como pagar o IPVA com cartão de crédito? Confira como fazer!

Pelo site do Bradesco

Também é possível imprimir a guia do IPVA RJ pelo site do Bradesco. O passo a passo é:

  1. Acesse o site do banco
  2. Clique em “Pagamentos”, depois em “Tributos”
  3. Acesse a opção “‘DETRAN RJ – GRD, DUDA, GRT e GRM”
  4. Clique em “Gerar boleto”
  5. Informe o número do Renavam
  6. Digite a sequência número apresentada pelo site e clique em “Continuar”
  7. Escolhe a cota única ou o valor da parcela e emita o boleto
Homem ao volante segurando documento IPVA do carro
Consulta ao valor do IPVA RJ 2023 já está disponível

Qual é o calendário de pagamento do IPVA RJ?

O pagamento do IPVA RJ deve ser quitado dentro do vencimento, que é informado na guia de recolhimento. Pode ser quitado nos bancos autorizados e casas lotéricas.

No caso dos veículos com placa final 0, o prazo vai até o dia 23 de janeiro. Mas para as demais placas as datas mudam, conforme o calendário oficial.

Final da placaCota Única ou 1ª parcela2ª parcela3ª parcela
023 de janeiro23 de fevereiro27 de março
124 de janeiro24 de fevereiro28 de março
225 de janeiro27 de fevereiro29 de março
326 de janeiro01 de março4 de abril
427 de janeiro02 de março5 de abril
530 de janeiro03 de março11 de abril
631 de janeiro06 de março12 de abril
701 de fevereiro08 de março13 de abril
802 de fevereiro09 de março14 de abril
903 de fevereiro13 de março18 de abril

+ Veja quem não precisará pagar IPVA em 2023

Tem como pedir revisão do valor do imposto?

Sim, é possível pedir revisão do valor do IPVA RJ. Para isso, o proprietário do veículo precisa abrir um processo de regularização de cobrança.

Isso é feito por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), no site da Secretaria de Fazenda. 

Um Auditor Fiscal da Receita Estadual analisa o pedido e, se for aprovado, o valor é revisado.

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Crise na Americanas derruba fundo de renda fixa do Nubank. Entenda!

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fachada americanas

O rombo de 20 milhões das Americanas não afetou apenas quem investe na companhia. A notícia sobre o rombo e a queda histórica no valor da empresa prejudicou também os investidores do Nubank.

Isso porque o fundo de renda fixa do Nubank, conhecido como “Nu Reserve Imediata”, aconselhado como reserva de emergência, apresentou rentabilidade negativa devido à queda acima dos 57% nos papéis da Americanas.

Indicado para “investidores que não querem correr muitos riscos e com uma expectativa de retorno melhor que o da poupança”, o fundo rendeu na média 37% do CDI nos últimos 30 dias, de acordo com informações do aplicativo do Nubank.

O patrimônio de cerca de 2,6 bilhões de reais e investimento mínimo de 1 real entregava uma rentabilidade de aproximadamente 109% do CDI.

De acordo com dados da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), cerca de 1% do patrimônio do fundo era alocado em debêntures da Americanas.

O retorno negativo desencadeou reclamações e alertas dos usuários nas redes sociais, já que muitos cliente se revoltaram com a notícia e alguns disseram que nem sabiam que seu dinheiro estava aportado no Reserva Imediata, uma vez que esta era a opção padrão de investimento para muitas das “Caixinhas” do Nubank. 

Por que o rendimento da caixinha do Nubank ficou negativo?

O rendimento do fundo Nu Reserva Imediata foi negativo em 0,26% em janeiro até a última sexta-feira, 13. Nos últimos 12 meses, o dinheiro rendeu 12,74%, de acordo com informações do próprio aplicativo do Nubank. Como comparação, por exemplo, o CDI rendeu 12,59% nos últimos 12 meses.

Cerca de 0,97% do total do fundo estava aplicado em debêntures das Americanas em setembro de 2022. Esse Debênture, inclusive, era visto por agências de rating como sendo de baixo risco.

Como a crise das Americanas afetou o Nubank?

Na última semana, a Americanas declarou, inicialmente, uma dívida de R$20 bilhões. Depois, a companhia atualizou o novo valor do rombo fiscal para R$40 bilhões e solicitou proteção judicial contra credores.

Por volta de 14h00 da última quinta, 12, as ações voltaram a ser negociadas, mas foram colocadas em leilão novamente. Ainda assim, a queda por volta das 15h era de quase 80% na Bolsa de Valores. Com a queda de valor das Americanas na Bolsa, a cota do fundo também despencou, o que diminuiu o rendimento.

pessoa sentada de pernas cruzadas mexendo no app do nubank
Crise da Americanas afeta caixinha de investimentos do Nubank e clientes reclamam nas redes sociais

Vale lembrar que o Nu Reserva Imediata tem 18,61% do patrimônio aplicado em debêntures, segundo informações do Estadão.

O rombo da Americanas foi detectado na área de fornecedores da companhia. Segundo especialistas do mercado, esta é uma das áreas em que mais problemas desse tipo podem ser identificados, já que contratos de determinados fornecedores podem ser favorecidos para beneficiar outras partes.

Para você ter uma ideia sobre o valor, um levantamento da Einar Rivero, da TradeMap, identificou que um rombo de R$20 milhões é equivalente ao valor de mercado da Magazine Luiza, que até o fechamento da B3 estava avaliada em R$20,20 bilhões.

Segundo a Lojas Americanas, ainda não é possível determinar todos os impactos dessas inconsistências na demonstração de resultado e no balanço patrimonial da companhia.

Como funcionam as caixinhas do Nubank?

As caixinhas do Nubank são uma forma dos clientes guardarem dinheiro de forma organizada e conforme os seus objetivos. Dessa forma, é possível criar diferentes caixinhas, uma para cada meta sua.

Com essa funcionalidade do Nubank, você consegue colocar uma meta de tempo e o valor que deseja conquistar no final de um determinado período.

Além disso, na Caixinha do Nubank você pode investir o valor que deseja, a partir de R$1. Outro ponto é que esse valor fica separado da sua conta-corrente.

Você ainda pode deixar esse valor investido nas sugestões que o banco te oferecer. Os rendimentos podem ser o RDB do próprio Nubank e a Nu Reserva Imediata.

Segundo a fintech, por enquanto são oferecidos duas opções de investimentos nas caixinhas Nubank, são eles:

No RDB, o cliente tem um rendimento de 100% do CDI e a garantia da proteção do FGC – que é o Fundo Garantidor de Crédito. Também haverá liquidez imediata.

Já no Nu Reserva Imediata, ele terá um fundo com a possibilidade de rendimento acima de 100% do CDI ao longo do acumulado. Além disso, poderá sacar em qualquer dia útil.

Gostou deste conteúdo e quer saber mais? Então veja como resgatar o dinheiro do Nu Reserva Imediata e fique por dentro de tudo!

Consignado Auxílio Brasil suspenso! Veja como fica a dívida de quem já contratou

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Pessoa segurando o cartão do Auxílio Brasil

O empréstimo consignado do Auxílio Brasil (agora, Bolsa Família) foi suspenso pela Caixa Econômica Federal. A medida começou a valer no último dia 12 e deixou muitos beneficiários em dúvida sobre como ficará o pagamento das parcelas. 

A verdade é que para quem já fez a contratação, nada muda. Em comunicado, o banco disse que a linha de crédito passará por uma “revisão completa de parâmetros e critérios”.

O anúncio foi feito pela nova presidente da Caixa, Rita Serrano. Após a cerimônia de posse, ela deu algumas declarações à imprensa:

Eu já posso anunciar para vocês que nós estamos suspendendo o consignado do Auxílio [Brasil], por duas razões. A primeira é porque o Ministério do Desenvolvimento Social vai revisar o cadastro, então, como o ministério vai revisar o cadastro, não é de bom tom que a gente mantenha, porque nós não sabemos quem ficará nesse cadastro ou não. (…) E a outra razão é que de fato os juros para essa modalidade consignada é um juros muito alto, então nós estamos também suspendendo para reavaliar essa questão dos juros e ver as possibilidades que existem para tentar baixar esses juros.

Rita Serrano, presidente da Caixa

O crédito consignado do Auxílio Brasil foi bastante criticado, tanto por especialistas em finanças pessoais quanto por entidades, devido ao fato de colocar em risco uma parte de auxílio que representa meio de sobrevivência para a população mais pobre. 

Além disso, como disse Serrano, as taxas de juros foram consideradas altas. O Idec — Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor — considerou a taxa de 3,5% abusiva por ser bem maior que outras linhas de crédito consignado.

Como fica a dívida de quem já contratou o consignado do Auxílio Brasil?

A suspensão do consignado do Auxílio Brasil pela Caixa não muda nada para quem já fez a contratação do crédito. As parcelas continuarão sendo debitadas automaticamente do benefício, todos os meses, conforme combinado em contrato. 

Ou seja, a dívida não será perdoada. A única coisa que muda é que novos empréstimos não poderão ser contratados, pelo menos não em um primeiro momento. 

No entanto, após sua posse a presidente da Caixa foi questionada a respeito e disse que os beneficiários que já contrataram o consignado terão a possibilidade de tentar negociar com o governo “formatos para baixar os juros”.

Na prática, isso significa que os beneficiários dependem de uma medida governamental para redução dos juros. Não foram dados detalhes a respeito, mas a perspectiva mais próxima de alguma ajuda é novo programa para endividados anunciado no início de janeiro.

A linha de crédito oferece empréstimos que podem chegar a R$2,5 mil, pagos em parcelas de até R$160. Esse valor é descontado do benefício por até 24 meses (dois anos), de forma automática e sem margem para negociação.

A lei estabelece o limite de juros de até 3,5% ao mês. Mas na Caixa Econômica o percentual era de 3,45% ao mês.

Vale lembrar que a estatal não é o único banco que oferece o consignado do Auxílio Brasil. Embora responda por mais de 80% das contratações, pelo menos outros 11 bancos também estão aptos a oferecer. 

Outro ponto importante a ser lembrado é que, caso  o valor do Auxílio Brasil mude (para mais ou para menos) ou se a lei estabelecer uma nova margem consignável, cabe a cada beneficiário esclarecer e combinar as novas condições de pagamento com o seu banco.

Além disso, se o benefício for cancelado, o empréstimo não será cancelado.

pessoa segurando notas de real
Caixa suspende Consignado Auxílio para revisar critérios

Novo programa para endividados deve ajudar quem fez o consignado

No começo deste mês, o governo anunciou  o programa Desenrola Brasil, que auxiliará pessoas endividadas, inclusive os beneficiários que contrataram o Auxílio Brasil. O objetivo é contribuir para que essas pessoas saiam da inadimplência, especialmente as de baixa renda. 

O anúncio foi feito pelo ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias.

Não há detalhes sobre como vai funcionar o novo programa para endividados, pois a proposta ainda está em fase de elaboração. 

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento, a expectativa é atender cerca de 80 milhões de pessoas inadimplentes, sendo cerca de 3,5 milhões de pessoas endividadas com o consignado do Auxílio Brasil. As dívidas somam R$9,5 bilhões.

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Sucesso Planejamento Financeiro

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  3. Compartilhe seus Aprendizados: Converse sobre as ideias e conhecimentos adquiridos com sua família e amigos. A educação financeira é mais eficaz quando compartilhada.
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Agradecemos por escolher nosso e-book gratuito sobre Planejamento Financeiro Doméstico. Esperamos que ele seja um recurso valioso em sua jornada para uma vida financeira mais estável e próspera. Lembre-se, estamos aqui para apoiá-lo em cada passo do caminho.

BBB 2023: saiba como conquistar seu primeiro milhão fora do programa

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boneco do bbb

O BBB 23 começou na segunda-feira, 16. Um dos participantes vai faturar um milhão e meio de reais. E quem não gostaria de ganhar um prêmio desses, não é mesmo?

Por esse motivo, a cada edição que passa o número de pessoas inscritas para o programa só cresce, batendo até mesmo recordes.

Mas será que é possível ganhar o seu primeiro milhão mesmo fora do BBB 23? A resposta é sim! E para isso não é preciso ficar confinado em uma casa cheia de câmaras com o Brasil todo te assistindo.

+ Saiba quais são os valores para anunciar no BBB em 2023

Aprenda a conquistar R$1,5 milhão sem estar na casa do BBB 23

Se você ainda não foi chamado para o BBB ou não tem coragem de se jogar, não tem problema. Ainda assim é possível conquistar o seu primeiro milhão sem estar na casa.

O FinanceOne separou algumas dicas que podem te ajudar nessa missão. Confira!

Mantenha o seu orçamento organizado

O primeiro passo do seu prêmio de R$1,5 milhão é realizar um planejamento financeiro. É isso mesmo, você precisa saber para onde vai todo o seu dinheiro, por isso passe um verdadeiro pente fino nas suas despesas para entendê-las.

Existem diversas maneiras de você realizar o seu planejamento financeiro, como com cadernos, planilhas e até mesmo um aplicativo de gestão financeira. Você precisa encontrar o método que será mais fácil para a sua família.

Além disso, não se esqueça que o mais importante é saber exatamente a sua renda mensal, as despesas fixas e variáveis e também quais são os seus gastos mensais.

Poupe o seu dinheiro

Agora que você já está com o seu planejamento financeiro devidamente organizado, o próximo passo é analisar quais gastos você pode reduzir ou cortar para economizar dinheiro.

Lembre-se de olhar principalmente para as coisas de valor mais baixo, como uma água na rua e uma bala. No final do mês, eles podem acabar sendo um gasto muito maior do que você imagina, que poderia ser facilmente economizado.

Procure uma renda extra

Sim, o seu primeiro milhão não vai vir assim tão fácil como parece ser no BBB 23. Por isso, você precisará pensar em algo que lhe proporcione uma renda extra. Uma opção é procurar oferecer algum serviço que você saiba fazer e que seja um hobby seu, por exemplo.

pessoa segurando um bolo de dinheiro
Ter uma renda extra pode te ajudar a ganhar o valor do prêmio do BBB 23

O melhor é que você pode abranger diversos setores, fotografia, passear com cães, tradução de textos, babá, entre tantas outras.

Vale ressaltar que existem diversos sites que possibilitam a conexão das pessoas que estão precisando do serviço com quem está oferecendo. E não se esqueça de usar a criatividade para garantir a sua renda extra.

Escolha os seus objetivos financeiros

Após esses passos, agora chegou a hora de você escolher quais são os seus objetivos financeiros. Afinal, você não vai conseguir lucrar e ver a sua renda crescer se não saber de fato o que você deseja.

Qual é o seu objetivo com esta quantia? Você quer comprar um carro, viajar pelo mundo, comprar um apartamento ou simplesmente melhorar de vida?

Sabendo quais são os seus objetivos fica ainda mais fácil traçar planos e estratégias com o intuito de atingi-los. Mas, ainda sim, é preciso ter bastante disciplina. Se organize e tente cumprir à risca tudo o que for proposto.

Invista e multiplique

Ficar na mesma dificilmente vai te levar a algum lugar. Portanto, que tal tentar algo novo? Já pensou em realizar algum tipo de investimento?

Essa pode ser uma excelente forma de fazer o seu dinheiro render, ou melhor, multiplicar e, assim, garantir um avanço financeiro positivo. 

+ Conheça 5 opções de corretoras para começar a investir com pouco

E o que muitos não sabem é que dá para investir a curto, médio e longo prazo – de acordo com qual seja o seu objetivo. Mas, é claro, nenhum investimento vai te fazer ficar milionário em três meses e de uma hora para outra.

Você vai precisar medir esforços. Estudar, se organizar, entender, ter paciência e muitas outras virtudes que o mercado financeiro exige para você não se arrepender depois.

Além disso, encontrar o seu perfil de investidor é fundamental. Você é aquele mais conservador ou mais agressivo? Como será que você se comporta no mercado e vai lidar com as oscilações dele? Descubra antes de começar!

O prêmio do BBB 23 valorizou?

A resposta para esta pergunta é não. E faz tempo que o Big Brother Brasil não realiza um reajuste no valor do prêmio, que é de R$1,5 milhão há mais de dez anos, desde 2010.

O principal motivo e justificativa para tal entrave deve ser a inflação, que faz com que o vencedor da primeira edição tenha vida parecida com o ganhador do BBB 23.

Nas primeiras edições do Big Brother Brasil, o vencedor levava R$500 mil. A inflação ao longo do tempo se corrói e isso fez com que o prêmio tenha se valorizado com o passar do tempo.

Para se ter uma ideia, se mantivesse o padrão de crescimento e as condições, o ganhador da atual edição estaria recebendo cerca de R$2,8 milhões este ano. Ou seja, quase o dobro do atual valor.

O que fazer com o prêmio de R$1,5 milhão do BBB 23?

Você, infelizmente, não será o vencedor da atual edição, pois está lendo essa matéria agora. Mas, se você entrar nos próximos anos, já pensou como gastaria o prêmio? As opções não faltam.

Confira a lista de investimentos e bens que podem ser comprados, ou coisas que podem ser feitas com o prêmio do ganhador. E o melhor: em alguns casos, ainda sobra muito.

  • Comprar um imóvel;
  • Adquirir um carro famoso e/ou luxuoso;
  • Viajar para fora do país com acompanhantes;
  • Investir em conhecimento;
  • Investir em ações;
  • Comprar franquias.

Este artigo te ajudou? Se você gostou, não deixe de compartilhar com alguém que precisa dessas dicas para mudar de vida e faturar bastante.

O que acontece se eu pagar uma conta que está em débito automático?

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Pessoa com dinheiro e conta de luz fazendo cálculos na calculadora

O acontece se uma pessoa pagar uma conta que já estava programada em débito automático? Se você está pesquisando este tema, provavelmente está passando por esse tipo de situação. Acertei?

A boa notícia é que você não vai perder dinheiro por isso, fique tranquilo. Mas a má notícia é que talvez você não consiga recuperá-lo como espera. 

Acontece que o débito automático é um serviço que quita automaticamente as contas registradas, usando o saldo do cliente no banco. Quando chega a data estabelecida, inevitavelmente o dinheiro é retirado da conta e repassado ao emissor do boleto pago. 

Ou seja, esse dinheiro não fica com o banco. No Brasil, esse tipo de pagamento é utilizado por cerca de 23% dos clientes bancários, segundo dados divulgados pelo Banco Central, no estudo “O brasileiro e sua relação com o dinheiro”.

O débito automático pode ser muito útil para evitar atrasos e, consequentemente, multas e juros. Mas o que acontece se houver pagamento duplo? Vamos entender agora!

O que acontece se eu pagar uma conta que está em débito automático?

Os bancos, de modo geral, adotam a mesma postura para lidar com esse tipo de situação. Se o cliente pagar uma conta que já estava em débito automático, será considerado pagamento duplo e a quantia excedente ficará como crédito na empresa emissora do boleto. 

Ou seja, imagine que um cliente pagou no dia 10 de janeiro uma conta que venceu no mesmo dia e estava programada em débito automático. Ele não conseguirá a devolução do pagamento, mas a quantia ficará como crédito para a fatura do dia 10 de fevereiro. 

Mas é importante lembrar que todas as instituições financeiras oferecem a opção de cancelar ou até mesmo pausar (por apenas um mês) o serviço de débito automático. 

Portanto, quem realizou o pagamento antes da data do débito na conta, pode questionar o banco se ainda há tempo hábil para pausar o serviço. Entre em contato com o atendimento da instituição financeira ou procure a opção no aplicativo da sua conta.

Vale destacar também que algumas instituições financeiras já adotam mecanismos para evitar o pagamento duplo de contas. 

Na PagSeguro, por exemplo, se o cliente paga uma conta em débito automático alguns dias antes do vencimento, o próprio sistema identifica a quitação antecipada e cancela a realização do débito naquele mês. 

É possível cancelar o débito automático de uma conta?

Sim, é possível cancelar o débito automático de uma fatura. O passo a passo muda de acordo com o banco, mas a maioria deles (e todos os bancos digitais) oferece essa opção por meio do aplicativo da conta.

De modo geral, siga os passos similares a estes:

  1. Acesse o aplicativo do seu banco
  2. Selecione a opção “débito automático” no menu ou tela inicial
  3. Procure pela opção de cancelamento ou pausa do serviço

Lembre-se: se cancelar o serviço, significa que o débito automático foi interrompido e você deverá pagar a conta manualmente em todos os meses seguintes. Porém, pausar o serviço significa que ele ficará suspenso por um período e retomado depois.

boletos sendo pagos
Clientes devem ficar atentos ao vencimento de contas no débito automático

O que acontece se não tiver dinheiro na conta para o débito automático?

Esta também é uma situação bastante comum. 

Se no dia do vencimento, o cliente não tiver dinheiro na conta para a realização do débito automático, uma das duas coisas vai acontecer:

  • será usado limite do cheque especial, se esse serviço estiver autorizado; ou
  • o cliente ficará devendo a emissora do boleto e deverá pagar a conta manualmente.

Em relação ao cheque especial, é fundamental frisar que o banco só pode utilizá-lo se o serviço tiver sido previamente autorizado. Se for o caso, evite deixar a conta sem saldo, pois os juros do cheque especial são os mais caros. 

E no caso de pagamento manual após o vencimento do boleto, lembre-se que haverá cobrança de juros e multa pela empresa emissora do boleto. 

O conteúdo ajudou? Então compartilhe e leia também: vale a pena colocar as contas em débito automático?

Prazo de adesão ao Simples Nacional 2023 encerra em janeiro. Veja como fazer!

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celular com a tela do simples nacional

A sua empresa ainda não faz parte do regime simplificado de tributos? Então saiba que o prazo de adesão ao Simples Nacional encerra neste mês de janeiro.

Embora seja um dos regimes mais conhecidos, ainda sim tem muitos empreendedores e empresários que não sabem como funciona para fazer parte.

Este é o regime tributário que engloba as empresas que possuem receita bruta anual de até R$4,8 milhões. Ele foi criado justamente com o objetivo de ajudar os pequenos negócios, que antigamente pagavam muitos impostos.

Veja a seguir qual é o prazo e como funciona para aderir ao Simples Nacional em 2023!

Adesão Simples Nacional 2023: quando encerra o prazo?

O prazo da adesão ao Simples Nacional em 2023 encerrará no dia 31 de janeiro para todos, sem exceção.

Geralmente o prazo é até o último dia útil do mês de janeiro. Em 2023, o dia 31 cairá em uma terça-feira. 

Para as empresas que estão iniciando suas atividades, a adesão poderá ser solicitada após 30 dias contados o último deferimento da inscrição, seja ele municipal ou estadual.

Como funciona a adesão do Simples Nacional? Veja passo a passo!

Quer realizar a adesão do Simples Nacional, mas não sabe como funciona o processo? Então calma que o FinanceOne preparou um passo a passo bem descomplicado para te ajudar!

1º passo: abra o portal do Simples Nacional;

2º passo: procure a aba “Simples-Serviços” na parte superior da tela;

3º passo: clique em “Opção”, em seguida, selecione “Solicitação de Opção pelo Simples Nacional”;

4º passo: faça o seu login no portal para que o seu cadastro seja concluído.

Lembrando que, para as empresas recém criadas, o prazo de 30 dias é válido desde que não ultrapasse mais de 60 dias da data de abertura do CNPJ.

pessoa abrindo o site do Simples Nacional
Sabe como funciona a adesão do Simples Nacional? Então confira um passo a passo descomplicado!

Adesão ao Simples Nacional precisa de renovação?

Muita gente tem dúvida se as empresas precisam realizar a adesão anualmente. A resposta é não.

Uma vez realizada a solicitação e a sua empresa incluída no regime do Simples Nacional, não há necessidade de renovação. Ela só deixará de fazer parte caso seja excluída.

A exclusão pode acontecer ou por vontade própria do dono do CNPJ ou acontecer por determinação da Receita Federal.

Como saber se a adesão foi aceita?

Se você não sabe se fez todo o passo a passo corretamente e deseja checar, é possível confirmar a solicitação pelo mesmo portal.

Na página,acesse o menu “adesão” clicando na aba “Acompanhamento da Formalização da Opção pelo Simples Nacional”.

+ Saiba qual é o limite de faturamento para Simples Nacional

Lá, você verá a situação do seu pedido. Se ele ainda estiver “em análise”, não se preocupe. A solicitação ainda não foi negada.

Acontece é que o sistema do órgão realiza uma verificação automática para verificar se existe, por parte deste CNPJ ou CPF, alguma dívida fiscal ou pendência.

Se existir, ficará “em análise”, mas, caso não, será aprovada rapidamente.

Este conteúdo te ajudou? Se achou ele útil, compartilhe com um amigo que tem uma empresa que se enquadra neste regime e precisa ficar atento ao prazo.

Leia também:

+ MEI poderá emitir nota fiscal pelo app do Simples Nacional a partir de 2023

Calendário PIS/Pasep 2023: governo divulga datas de pagamento. Confira!

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pessoa segurando notas de real

Já foi aprovado o novo calendário PIS/Pasep 2023, também chamado de abono salarial. As datas foram definidas por resolução do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Condefat).

Este ano, o benefício será relativo ao ano-base de 2021. Afinal, ano retrasado ele foi suspenso para dar lugar ao Benefício de Manutenção do Emprego e Renda (BEm).

Os pagamentos começam em meados de fevereiro e serão realizados conforme a data de nascimento ou final de inscrição dos servidores públicos federais. Saiba mais a seguir!

Qual o calendário do PIS/Pasep para 2023?

O calendário do PIS/Pasep para 2023 é relativo ao ano-base 2021. As datas variam um pouco dependendo do tipo de abono salarial que o trabalhador recebe.

O pagamento do PIS é destinado aos trabalhadores de empresas privadas e é realizado pela Caixa Econômica. O dia do depósito varia conforme o mês de nascimento.

Já o Pasep é destinado aos servidores públicos e pago pelo Banco do Brasil. Neste caso, o pagamento é guiado pelo final do número de inscrição. 

Confira as datas a seguir.

Calendário PIS

Mês de aniversárioPagamento
Janeiro15/02/2023
Fevereiro15/02/2023
Março15/03/2023
Abril15/03/2023
Maio17/04/2023
Junho17/04/2023
Julho15/05/2023
Agosto15/05/2023
Setembro15/06/2023
Outubro15/06/2023
Novembro17/07/2023
Dezembro17/07/2023

Data limite para o saque: 28 de outubro.

Calendário Pasep

Final da inscriçãoPagamento
015/02/2023
115/03/2023
217/04/2023
317/04/2023
415/05/2023
515/05/2023
615/06/2023
715/06/2023
817/07/2023
917/07/2023

Data limite para o saque: 28 de outubro.

Notas de 50 reais referentes ao saque do PIS/Pasep
Calendário PIS/Pasep 2022 prevê início dos pagamentos em fevereiro

Quem recebe o abono em 2023? Qual o valor?

Para receber o abono salarial, é preciso cumprir alguns requisitos. No caso do PIS, o profissional precisa ter trabalhado com carteira assinada em 2021 (que é o ano base ao qual se refere o calendário do PIS/Pasep 2023). 

No caso do Pasep quem tem direito são os servidores federais, estaduais e municipais que se encaixam nas regras do programa.

Além disso, é preciso atender simultaneamente às seguintes condições:

  • Estar cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos;
  • Ter recebido de empregador contribuinte do PIS/PASEP (inscrito sob CNPJ) remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base que for considerado para a atribuição do benefício;
  • Exercido atividade remunerada, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração;
  • Ter seus dados informados pelo empregador corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) do ano-base em questão.

O valor do abono salarial pode chegar até um salário mínimo (R$1.302). Isso vai depender da quantidade de meses trabalhados em 2021. 

Ou seja, quem trabalhou durante todo o ano receberá R$1.302. Mas quem trabalhou menos tempo receberá valor proporcional.

O cálculo do valor do benefício corresponde ao número de meses trabalhados no ano-base multiplicado por 1/12 do valor do salário mínimo vigente na data do pagamento.

Confira a simulação do valor de acordo com a quantidade de meses trabalhados:

Mas atenção: se o período de serviço for igual ou superior a 15 dias em um mês, será contabilizado como mês integral.

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