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Qual o perfil dos clientes de consórcio? Veja gênero, faixa etária e região!

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uma mulher assinando um contrato e outra indicando local de assinatura

O consórcio é uma maneira simples e rápida de realizar um sonho. Apesar de ser comum sua realização para carros e motos, também existe o consórcio de bens e serviços, imóvel, dinheiro e muitas outras modalidades. Mas qual o perfil dos clientes de consórcio?

De acordo com dados da plataforma Turn2C, nos primeiros seis meses deste ano, os homens foram a maioria ao comprar consórcios. A compra de carros, imóveis e caminhões figuraram entre os principais objetivos dos clientes.

Segundo dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), os primeiros seis meses de 2022 bateram recorde de cotas vendidas com 1,85 milhão. Esse foi o melhor resultado para o período nos últimos dez anos. Além disso, os números superaram em 12,1% o acumulado no mesmo período do ano passado, quando houve o registro de 1,65 milhão.

Pegando o mesmo período, quando segundo a ABAC o mercado registrou seu melhor desempenho, a Turn2C, empresa de solução de inteligência artificial para o mercado de consórcio, realizou uma pesquisa interna visando traçar o perfil dos clientes que aderiram ao consórcio.

Quer saber mais sobre essa pesquisa? Então continue a leitura deste texto!

Clientes de consórcio: 69% são homens, revela pesquisa

De acordo com Turn2C, os homens são a maioria quando se trata de escolher o consórcio para levantar recursos.

A pesquisa aponta que entre os clientes da base, 69,1% eram homens, ao passo que as mulheres representam 30,9%.

O estudo revela também a faixa etária do público adepto a esta modalidade financeira. Os jovens adultos, entre 25 e 34 anos, somam 35,2%, à medida que os clientes com idade entre 35 e 44 anos chegam a 36,8%.

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Sudeste é a região que mais tem clientes de consórcio

Quanto às regiões, o sudeste ganha destaque ao ter três cidades no top 5 das que mais usam o consórcio.

São Paulo vem em primeiro lugar com 15,4%; o Rio de Janeiro, logo depois, com 3,3%; e Belo Horizonte, em quinto, com 2%. As cidades de Salvador (2,2%) e Curitiba (2,1%) ocupam o terceiro e quarto lugar, respectivamente.

O levantamento interno permitiu ainda constatar para quais fins os clientes estão recorrendo ao consórcio.

Em primeiro lugar estão os que buscam comprar automóveis (34,27%), em seguida a aquisição da casa própria (28,99%), e fechando o top 3 figuram os clientes que pretendem ter seu próprio caminhão (7,46%).

homem dirigindo um carro adquirido no consórcio
A pesquisa da Turn2C aponta que entre os clientes de consórcio, 69,1% eram homens, ao passo que as mulheres representam 30,9%.

De acordo com Bruno Pinheiro, CEO da Turn2C, a lista de desejos não é surpresa, em especial o primeiro lugar.

“Observamos um aumento significativo no preço dos automóveis. No início deste ano, por exemplo, segundo a Fipe, o valor dos carros novos subiu mais de 31%. O que conhecemos como carro popular registrou um aumento ainda mais expressivo, 44% nos últimos três anos”, diz.

“Quando somamos o aumento nos preços à alta de juros, o cenário para quem quer comprar um carro fica bastante complicado, até mesmo o financiamento torna-se mais difícil”, completa.

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Serviço de consórcios em crescimento no país

O serviço de consórcios está em constante crescimento, principalmente diante de todas as vantagens e praticidades que oferece.

Bruno aponta a importância de se compreender o real objetivo do consórcio, sendo um autofinanciamento e não uma categoria de investimento, como por vezes é classificada equivocadamente no mercado.

“Ao compreender que não se compra um consórcio e sim o utiliza para alcançar determinado objetivo, todo o ecossistema da modalidade passa a operar de forma mais eficiente e satisfatória para todos os envolvidos”, finaliza.

A Turn2C Consórcio Inteligente é uma solução de inteligência artificial (IA) para o mercado de consórcio.

Com foco no cliente e o propósito de transformar o setor por meio da tecnologia, a fintech desenvolveu uma plataforma, capaz de entregar o produto ideal para que o cliente tenha sucesso no seu objetivo de compra.

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Vale a pena comprar ações da Petrobras hoje? Entenda!

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logo da Petrobras

Vale a pena comprar ações da Petrobras? Essa é uma pergunta que muitos investidors fazem em meio a uma disputa eleitoral.

De acordo com o banco Goldman Sachs, independentemente do resultado da eleição presidencial, que vem (e pode continuar) tem gerado volatilidade para as ações da Petrobras. Entretanto, a instituição financeira e companhia hoje enfrenta menos riscos de intervenção governamental do que em 2011.

Além disso, a Petrobras tem gerador de caixa e paga bons valores em dividendos. Vale destacar que recentemente, a estatal distribuiu R$87,8 bilhões.

De todo modo, analistas avaliam também que as perspectivas para a companhia frente à conjuntura econômica do setor de óleo e gás permanecem positivas e devem manter os papéis da petroleira na recente trajetória de valorização.

Ou seja, investir nas ações da Petrobras representa uma boa oportunidade neste momento, considerando o balanço operacional saudável e a conjuntura favorável que a empresa atravessa, com os preços do petróleo no mercado internacional ainda em níveis bastante elevados.

+ Veja como comprar ações na Bolsa de Valores em 4 passos

Quais são as ações da Petrobras?

Agora que você já sabe se vale ou não comprar ações da Petrobras, é importante saber que toda ação da estatal é negociada a partir do chamado ticker, uma espécie de código que designa que um papel pertence a uma determinada empresa.

Hoje, a Petrobras conta com dois tipos de ações transacionáveis em bolsa: a PETR3 (ordinária ON) e a PETR4 (preferencial PN).

No caso da PETR3, sua compra permite que o acionista tenha direito a voto nas assembleias da empresa. Ou seja, ao adquiri-la, você poderá influenciar nas decisões da companhia.

Por sua vez, as ações preferenciais PETR4 tornam seu portador elegível para receber dividendos, tendo, por isso, maior liquidez. Também permitem que o investidor seja compensado caso a empresa decrete falência.

Assim sendo, para investidores iniciantes ou que desejam ampliar ainda mais seus rendimentos, a compra das ações PETR4 costuma ser uma boa opção.

+ Confira o Guia completo: como investir na Bolsa de Valores

pessoa analisando graficos
Analistas dizem que é um bom momento para comprar ações da Petrobras

Ações da Petrobras: passo a passo para comprar

Para comprar ações da Petrobras é necessário abrir uma conta em uma corretora. Contudo, lembre-se que ela deve ser credenciada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Uma vez com a conta aberta, o processo é simples: basta transferir o dinheiro a ser investido de sua conta corrente ou poupança para a conta da corretora.

Como se trata de um investimento em renda variável e com alto risco, é importante ter um planejamento do quanto pretende investir.

Depois, acesse a ferramenta conhecida como Home Broker e busque pelo tipo de ação pretendida, ou seja, PETR3 ou PETR4. É na ferramenta que será acessado o gráfico com as variações diárias dos preços de segunda a sexta, entre 9h30 e 17h, o horário de funcionamento da B3.

Em seguida, é só enviar uma ordem de compra de ações da empresa, informando a quantidade de ações a ser comprada.

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Como cancelar o cartão TOP? Confira com o passo a passo

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mão segurando o cartão TOP

Se você está tentando cancelar o cartão TOP, saiba que não está sozinho. Devido a uma série de problemas relatados por clientes do novo cartão de transporte, são muitas as pessoas buscando meios de cancelar. 

Um fator que faz aumentar ainda mais a procura por cancelamento é que, ao contrário do antigo cartão BOM, o TOP além de transporte tem a possibilidade de funcionar como cartão de crédito. 

Acontece que muitos clientes não possuem interesse no cartão com a função crédito e querem somente usá-lo como um cartão de transporte, mas acabam saindo da loja com a função crédito ativada também.

Neste caso, é necessário fazer a troca ou cancelamento do cartão. 

Outros motivos podem levar ao cancelamento, como insatisfação com o serviço. O usuário não é obrigado a apresentar justificativa para cancelar. 

Como cancelar o cartão TOP: transporte ou crédito?

Para cancelar o cartão TOP é necessário entrar em contato com os canais oficiais da administradora: 

  • pelo SAC no 0800 77 11 800 (dias úteis das das às 24h)
  • Whatsapp no número (11) 3888-2200 (de segunda a sexta, das 8h às 20h, e sábados, das 8h às 14h)

Existe também a possibilidade de pedir o cancelamento indo até uma loja Pernambucanas. Neste caso, é recomendável fazer o agendamento pelo site do cartão TOP.

Caso o motivo do cancelamento seja roubo ou furto, o cliente deve solicitar o cancelamento o mais rápido possível e informar isso no pedido, principalmente se tiver função de débito e crédito.

Como cancelar o cartão TOP pelo WhatsApp?

Uma das formas de cancelar o cartão TOP é pelo número de WhatsApp – (11) 3888-2200 –, que funciona de segunda a sexta, das 8h às 20h, e sábados, das 8h às 14h.

Basta salvar o número na sua agenda de contatos e iniciar uma conversa pelo aplicativo. 

Ao entrar em contato, o usuário será atendido por mensagens automática. Portanto, é necessário seguir o passo a passo, lendo com atenção as orientações enviadas por mensagem:

  1. Inicie uma conversa enviando qualquer mensagem, você receberá um retorno automático com algumas opções de atendimento
  2. Digite o número indicado para “atendimento ao cartão TOP”, geralmente é o número 2
  3. Se for solicitado, informe seu CPF
  4. Em seguida, descreva em poucas palavras o que deseja, neste caso basta digitar e enviar a palavra “cancelamento de cartão”
  5. Informe novamente o CPF e siga as instruções passadas por mensagem

Muitos usuários relatam ter dificuldades com o canal de atendimento. Portanto, se preferir, digite a opção para falar com um atendente logo no início do atendimento para tentar resolver o problema. 

Duas pessoas seguram um cartão TOP
Clientes podem cancelar o cartão TOP pelo WhatsApp

É possível pedir a segunda via do cartão?

Em caso de perda, roubo ou furto, além de cancelar o cartão TOP também é possível fazer o pedido de uma segunda via. Não é necessário apresentar o Boletim de Ocorrência, mas o usuário precisa pagar uma taxa de emissão:

  • R$22,30 para receber em casa
  • R$20 para retirar presencialmente na unidade da Loja Pernambucanas mais próxima

Se o atendimento for presencial, a segunda via pode ser paga e retirada na mesma hora. A forma de pagamento deve ser consultada diretamente na loja. Já para receber em casa, o pagamento é via boleto bancário. 

O boleto é encaminhado por e-mail pela Central de Atendimento e leva até 3 dias úteis para a compensação. O cartão chegará em até 6 dias úteis após aprovação de pagamento.

Cancelar o cartão TOP é um direito de todos os usuários, e o mesmo vale para todos os produtos da Bora de TOP: cartão de crédito, conta digital etc. Se não conseguir por nenhum dos meios de atendimento disponibilizados, procure o Procon.

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Visto J1 para trabalhar e fazer intercâmbio: veja como funciona

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Pessoa entregando dois passaportes a outra

Está querendo fazer intercâmbio ou treinamento nos Estados Unidos? Caso sim, você vai precisar saber como funciona o visto J1, que é o tipo de autorização para esse tipo de viagem.

Vale ressaltar ainda que com esse tipo de visto também é possível trabalhar nos Estados Unidos. Porém, muitos ainda não sabem como solicitar e como funciona o visto J1 e acabam por optar entrar clandestinamente no país.

Mas precisamos alertar que essa atitude é um grande erro e que você poderá sofrer as consequências. Por isso, o ideal é entrar no país com o visto certo para que o que deseja fazer nos Estados Unidos, seja trabalhar, estudar ou só esteja a passeio.

Quer saber tudo sobre o visto J1? Continue lendo este artigo para aprender sobre ele!

O que é o visto J1?

Para quem não sabe, o visto J1 é considerado da categoria não-imigrante que é emitido para estudantes, professores e intercambistas. Vale deixar claro que este documento é fornecido somente pelo Governo dos Estados Unidos.

Sendo assim, todas as pessoas que contemplam os grupos citados acima precisam desse tipo de visto? Caso você deseje participar de programas que promovam troca cultural entre ambos países, especialmente para obter treinamento nos EUA, a resposta é sim.

Outra informação importante é que quem viajar com esse tipo de visto terá um período de 30 dias, ele é o grace period, para poder conhecer outros lugares dos Estados Unidos.

Mulher segurando passaporte com visto
O visto J1 é ideal para quem vai participar de algum programa de estudo nos Estados Unidos

Por esse motivo, o visto J1 é considerado um dos mais abrangentes e também possui vário programas, como:

  • Au Pair;
  • Conselheiros de Acampamento;
  • Estágio;
  • Trainee;
  • Médicos;
  • Professores;
  • Estudantes de High School;
  • Estudantes Universitários;
  • Work & Travel;
  • Entre outros.

Quem pode solicitar o visto J1?

Se você está pensando em ir estudar nos Estados Unidos deve estar se perguntando se deve ou não solicitar o visto J1, correto? A verdade é que ele está incluso para inúmeras pessoas, como:

  • Estudantes de pós-graduação;
  • Estrangeiros graduados em medicina buscando pós-graduação e especialização em medicina;
  • Acadêmicos estrangeiros patrocinados por universidades como docentes temporários e alguns profissionais estagiários;
  • Programas de emprego de verão para jovens;
  • Programas de estágio para universitários;
  • Programas Au Pair.

Saiba o que é Au Pair

Para quem não sabe o que é, Au Pair é um programa para jovens que desejam residir nos Estados Unidos com visto J1 de visitante e intercambista, de 12 a 24 meses.

No programa, o jovem vai morar com uma família anfitriã, ter aulas numa faculdade local e cuidar das crianças daquela casa. Geralmente a carga de trabalho é de 45 horas semanais, com horário definido pela família.

+ Países oferecem visto especial para nômades digitais. Veja como funciona!

O valor a ser pago na Au Pair é de cerca de 175 dólares por semana, podendo ser variável para mais ou para menos, conforme cada programa. Além disso, é necessário ser do sexo feminino e ter entre 18 e 26 anosa, além de ingles intermediário.

Como fazer para tirar o Visto J1?

Ficou interessado e quer saber como funciona para tirar o visto J1 para fazer intercâmbio ou trabalhar nos Estados Unidos? Saiba que são necessários alguns passos e a gente tre conta a seguir.

O primeiro passo é preencher o formulário DS 160 fornecendo todos os seus dados pessoais. Este é um documento que tem o objetivo de coletar mais informações sobre as pessoas que desejam o visto americano para entrar no país legalmente.

O formulário DS 160 pode ser preenchido pelo portal da própria embaixada americana. Além disso, também é necessário:

  • Anexar uma foto (5cm x 5cm) assim como manda os requisitos que constam no site.
  • Quitar a taxa de solicitação de visto e realizar o agendamento.
  • Pagar um valor referente à taxa SEVIS.
  • Comparecer na CASV no dia e horário agendados para coleta da impressão digital e demais procedimentos.
  • Comparecer ao Consulado para uma entrevista.

Para quem não sabe, a taxa Sevis significa “Student and Exchange Visitor Information System, que no portugues é o mesmo que Sistema de Informações de Visitantes e Estudantes de Intercâmbio). Este cadastro é feito online e é obrigatório para quem deseja ingressar desta forma nos EUA.

Continue a sua leitura: saiba se é possível trabalhar nos Estados Unidos com visto de estudante.

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Shows do Coldplay no Brasil são adiados: veja seus direitos, reembolso e mais

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banda Coldplay em um dos show

No dia 5 de outubro, muitos fãs da banda Coldplay foram pegos de surpresa com a notícia do adiamento dos shows no Brasil. Com isso, muitas pessoas ficaram querendo saber quais são os direitos que possuem após os shows Coldplay adiados.

É importante ressaltar que a decisão de adiar os oito shows da banda se deu por um problema de saúde do vocalista Chris Martin. Ele foi diagnosticado com uma infecção no pulmão e os médicos solicitaram repouso.

Por conta disso, a banda britânica decidiu adiar as apresentações em solo brasileiro para o ano que vem. Porém, as datas ainda não foram divulgadas pela equipe da banda.

Outra informação que já foi fornecida é que os ingressos comprados continuarão válidos para as apresentações de 2023. Isso porque os shows não foram cancelados, somente adiados.

+ Coldplay exibirá shows no Cinema! Veja o valor dos ingressos e como comprar

Mas, e se você não puder ir ao show na nova data? Será que pode pedir ressarcimento? Quais são os direitos que o público possui? É o que iremos te contar durante todo este artigo!

Posso solicitar o dinheiro de volta dos shows do Coldplay adiados?

Por mais que muitos fãs estejam esperando pelos shows da banda, é claro que alguns podem querer o dinheiro de volta por conta do adiamento das apresentações no Brasil que aconteceriam agora em outubro.

Isso porque dependendo das novas datas dos shows do Coldplay existe a possibilidade de que algumas pessoas não possam comparecer ao evento. E como fica o valor pago pelo ingresso?

O público tem duas opções: solicitar o valor em crédito para ser usado em um outro evento da Eventim, que é a empresa organizadora do show da banda aqui no Brasil. Já a segunda opção é a devolução do valor integral, de forma imediata.

Coldplay em um dos seus shows na turnê
Os oito shows que o Coldplay faria no Brasil foram adiados para 2023

Neste último caso, é comum que a devolução aconteça da mesma maneira em que o público pagou o ingresso. Por exemplo, se você efetuou a compra utilizando o cartão de crédito, a Eventim devolverá o dinheiro estornando o valor no seu cartão.

Como será o reembolso para os shows Coldplay adiados?

A Eventim, empresa responsável pela venda de ingressos dos shows do Coldplay no Brasil divulgou um comunicado para quem desejar solicitar o reembolso. Vale destacar que embora muita gente vá esperar as apresentações, muitos não vão aguardar e preferem o ressarcimento.

Segundo a Eventim, as duas formas são: compras realizadas no site e compras realizadas na bilheteria. Veja a seguir!

Compras realizadas pelo site

  • Basta acessar o link de cancelamentos no site da Eventim e efetuar a sua solicitação de reembolso até o dia 12/11/2022.
  • Caberá ao promotor do evento reembolsar os valores de compra dos ingressos, sendo o sistema da Eventim somente o meio de direcionamenteo para a sua solicitação do estorno apara a conta corrente que seráindicada pelo cliente através do link acima. O prazo para visualizar o estorno é de até 30 dias após finalizado o processo de solicitação de reembolso no sistema, dentro do prazo estabelecido pelo PROMOTOR.
  • O ancelamento pode ocorrer aiutomaticamentee e dos ingressos serão estornados de acordo com os termos e condições de uso previstos em https://www.eventim.com.br/help/terms/. Haverá reembolso de taxas de serviços.

Compras realizadas na bihleteria

Para compras que foram realizadas na bilheteria, basta que você se dirija até uma das bilheteria, a partir desta quinta-feira, 13. O prazo vai até o dia 12 de novembro. Veja as opções:

Local: Jeunesse Arena – Rio de Janeiro
Endereço: Av. Embaixador Abelardo Bueno, 3401 – Barra da Tijuca
Atendimento: Terça-feira a sábado das 10h às 17h

Local: Allianz Parque – São Paulo
Endereço: Rua Palestra Itália, 200 – Portão A – Perdizes
Atendimento: Terça-feira a sábado, das 10h às 17h, exceto em dias de jogo e shows

Local: Estádio do Morumbi – São Paulo
Endereço: Bilheteria 5 – Av. Giovanni Gronchi, 1866 – Morumbi
Atendimento: Terça-feira a sábado, das 10h às 17h, exceto em dias de jogo e shows

Local: Estádio Couto Pereira – Curitiba
Endereço: Rua Ubaldino do Amaral, 37 – Alto da Glória
Atendimento: Terça-feira a sábado, das 10h às 17h, exceto em dias de jogo e shows

Para quem solicitar, será efetuado um depósito na conta bancária. É importante conferir todas as informações e dados que, onde o cliente deve informar ao atendente, no prazo de até 20 dias.

ATENÇÃO:
“Após o cancelamento da compra, os ingressos perdem a validade, impossibilitando o acesso ao evento na nova data. Não nos responsabilizamos por compras efetuadas em canais não oficiais. Não há ressarcimento ou reemissão de cortesias. Não será aceito o cancelamento PARCIAL do pedido”, diz a Eventim.

Shows do Coldplay adidos têm novas datas

Após ter adiados os shows pelo motivo de saúde do vocalista, o Coldplay anunciou o seu novo calendários de shows no Rio de Janeiro (duas apresentações) e em São Paulo (seis).

A novidade fica por conta da mudança do local dos shows de São Paulo, que saíram do Allianz Parque e serão realizados no Estádio Nilton Santos, mais conhecido como Engenhão.

Rio de Janeiro, Estádio Nilton Santos Engenhão

  • 11 de outubro de 2022 -> 25 de março de 2023 (sábado)
  • 12 de outubro de 2022 -> 26 de março de 2023 (domingo)

São Paulo, Estádio do Morumbi (novo local)

  • 15 de outubro de 2022 -> 10 de março de 2023 (sexta-feira)
  • 16 de outubro de 2022 -> 11 de março de 2023 (sábado)
  • 18 de outubro de 2022 -> 13 de março de 2023 (segunda-feira)
  • 19 de outubro de 2022 -> 14 de março de 2023 (terça-feira)
  • 21 de outubro de 2022 -> 17 de março de 2023 (sexta-feira)
  • 22 de outubro de 2022 -> 18 de março de 2023 (sábado)

Segundo a Eventum, todos os ingressos permanecerão válidos, até a próxima data, sem a necessidade de qualquer troca.

A primeira data equivale ao período em que o shows aconteferia, enquanto o segundo diz respeito à nova data programada.

Procon SP orienta sobre shows do Coldplay adiados

Dos oito shows do Coldplay que aconteceriam no Brasil em 2022 agora em outubro, seis seriam em São Paulo e dois no Rio de Janeiro.

Por conta disso, o Procon SP orienta os paulistas sobre o que fazer neste caso.

Em nota, o órgão voltado para a Defesa do Consumidor informa que o cliente que adquiriu um dos ingressos poderá:

  • Optar por receber o valor pago de volta;
  • Ficar com crédito para eventos futuros; ou
  • Aguardar nova data para realização dos shows adiados.


Sobre a última opção, a organizadora do evento já comunicou que todos os ingressos comprados serão válidos para as novas datas, ainda não divulgadas.

“A empresa organizadora deve informar sobre as condições e procedimentos relacionados ao adiamento ou cancelamento pelos mesmos canais utilizados para anunciar o evento”, informa o Procon SP.

Ainda segundo o órgão, o consumidor que não for atendido em sua solicitação poderá registrar uma reclamação junto ao Procon da sua cidade.

O consumidor que não for atendido em seus direitos poderá registrar uma reclamação junto ao órgão de defesa do consumidor de sua cidade. Veja aqui os canais de atendimento do Procon-SP.

Tive outras despesas com os shows do Coldplay adiados. O que fazer?

Muita gente já tinha se programado para os shows do Coldplay. Afinal, eles aconteceriam neste mês de outubro.

Embora as apresentações fossem acontecer somente nos estados de RJ e SP, certamente muitos fãs de outros estados adquiriram o ingresso para acompanhar o show da banda. Com isso, tendo outras despesas, como: hospedagem, transporte e outros.

Mas, e nesses casos, o que fazer? A primeira coisa é tentar negociar diretamente com os fornecedores, tanto hotéis quanto companhias aéreas.

Por conta das novas datas ainda não disponíveis, é provável que se tenha dificuldade nessa remarcação ou adiamento. 

Segundo o Procon SP, se o consumidor não conseguir a solução, deve procurar o Poder Judiciário.

Conhece alguém que ia nos shows do Coldplay que foram adiados? Compartilhe este conteúdo com ele para que saiba de todos os direitos!

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Como funciona a portabilidade de um empréstimo? Como fazer?

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pessoa segurando notas de real

Você provavelmente já deve ter escutado falar em portabilidade de empréstimo, mas sabe como ele funciona e como é o processo de solicitação? E solicitar esse tipo de serviço é mais comum do que se imagina.

Existem diversos motivos que levam uma pessoa a solicitar a portabilidade de empréstimo, como taxa de juros, facilidades e condições mais atrativas do que o atual banco. 

Vale ressaltar ainda que a portabilidade é uma forma que as pessoas possuem para transferir o empréstimo ou financiamento para outra instituição financeira que você deseja.

Porém, ainda existem muitas dúvidas sobre como solicitar a portabilidade de empréstimo e se o processo é simples ou não. Por isso, para te ajudar, o FinanceOne preparou este artigo com o máximo de informações que você precisa.

O que é a portabilidade de empréstimo?

Antes de explicarmos como funciona e como solicitar a portabilidade de empréstimo, você precisa entender de uma vez por todas o que seria esse tipo de serviço que grande parte das instituições financeiras oferecem aos clientes.

Sendo assim, a portabilidade de empréstimo nada mais é do que realizar a troca de um banco para outro da sua dívida, que no caso é o empréstimo. De maneira simples, a instituição que você escolheu vai quitar o seu débito em aberto e você assumirá um novo compromisso.

Neste caso, as taxas podem ser mais baixas e também com condições de pagamentos melhores do que o banco anterior.

pessoa com dinheiro na mão
A portabilidade de empréstimo pode oferecer vantagens para o cliente

Mas isso é legal? Sim, a portabilidade de empréstimo foi criada pelo próprio Banco Central com o objetivo de aumentar a concorrência entre as instituições financeiras. 

E como funciona a portabilidade?

Outra dúvida muito comum que vemos as pessoas terem é sobre como funciona a portabilidade de uma instituição financeira para outra. Se esse é o seu caso, nós vamos acabar com esse questionamento agora.

A portabilidade de empréstimo ocorre como se fosse uma compra de dívida. Sendo assim, sempre que você leva o crédito solicitado para outro banco, essa instituição financeira paga o contrato antigo e realiza um novo com você.

+ Confira 5 opções de bancos que oferecem empréstimos para autônomos

Com isso, tudo o que você devia para o primeiro banco é quitado e você passa a ter uma dívida com a nova instituição financeira.

O que precisa para fazer a portabilidade de empréstimo?

Agora que você já sabe o que é e como funciona, chegou a hora de entender mais sobre o processo. Afinal, o que é necessário para concretizar uma portabilidade de empréstimo?

É necessário que o cliente portador do empréstimo entre em contato com o banco que emprestou o dinheiro e solicite o extrato. Este documento precisa contar o saldo devedor, ou seja, quanto que falta para a dívida ser quitada.

O Banco Central prevê que a instituição financeira forneça ao cliente todas as informações necessárias em até um dia útil. O documento deve trazer os seguintes detalhes:

  • Número do contrato;
  • Saldo devedor atualizado;
  • Demonstrativo da evolução do saldo devedor;
  • Valor de cada parcela;
  • Taxa de juros anual (nominal e efetiva);
  • Modalidade de crédito;
  • Prazo total e restante.

Tendo essas informações em mãos, você consegue prosseguir para solicitar a sua portabilidade de empréstimo.

Quanto custa fazer uma portabilidade de empréstimo?

A nova instituição vai aprovar a sua solicitação e realizará o pagamento do valor em aberto, dessa forma, assumindo o empréstimo. O processo é gratuito, podendo ser cobrada apenas uma tarifa pelo novo banco para abertura de conta, se necessário.

Você sabia que existia essa possibilidade de mudar o banco de empréstimo por um mais vantajoso? Comente o que achou!

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Cartão Bradescard: veja passo a passo para emitir a segunda via da fatura

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Cartão de crédito Casas Bahia da Bradescard

Se você tem um cartão Bradescard e a fatura de pagamento não chegou, não deixe de pagar por isso. Mesmo que o motivo seja o não recebimento do boleto, deixar de pagá-lo vai resultar em juros por atraso. 

Os juros por atraso com cartão de crédito podem chegar a 2% ao mês. Esse percentual pode parecer contornável em um primeiro momento, mas pode se tornar uma verdadeira bola de neve ao longo do tempo. 

Portanto, se a sua fatura do cartão Bradescard não chegar antes do vencimento, o que você deve fazer é retirar a segunda via para pagá-la antes do prazo terminar.  

O Bradescard é uma administradora de cartões de crédito do banco Bradesco, sendo responsável por vários dos cartões de lojas que temos hoje no Brasil. É o caso dos Casas Bahia, Makro, C&A, Lojas Americanas.

Portanto, o passo a passo que ensinaremos a seguir serve para qualquer um desses cartões e quaisquer outros que sejam administrados pela mesma empresa. 

Existem três formas de emitir a segunda via da fatura de um cartão Bradescard: pela internet, telefone Bradescard ou aplicativo.

Como emitir a segunda via da fatura de um cartão Bradescard pela internet?

Para emitir a segunda via da fatura de um cartão Bradescard pela internet, uma das formas é acessando o Internet Banking do banco Bradesco. É possível fazer isso mesmo que não seja correntista do banco.

Siga o passo a passo:

  1. Acesse o site do banco na página do Bradescard;
  2. Faça login na sua conta ou, se não for correntista do banco, digite seu CPF no campo “cliente não correntista” no canto superior da página
  3. Informe a sua senha (ou crie uma, se ainda não tiver, clicando em  “primeiro acesso? Clique aqui”);
  4. Informe os dados solicitados na página;
  5. Uma vez logado, clique em “cartões” 
  6. Selecione a opção “segunda via”

Pronto, basta seguir as instruções na tela para tirar a segunda via do seu cartão. É possível imprimir o documento para pagá-lo conforme desejar ou usar o código de barras pagando direto do seu computador.

Vale destacar que, caso seja correntista do Bradesco e esteja fazendo o primeiro acesso ao Internet Banking pelo computador, talvez precise instalar um componente de segurança.

Trata-se de um software que o próprio banco disponibiliza para garantir a segurança do acesso à sua conta. O próprio site informará se há necessidade de instalá-lo ou não e trará as instruções para isso. 

Mas, caso queira mais praticidade, o melhor é obter a segunda pelo aplicativo de celular ou ligar.

celular aberto na tela do cartão bradesco
Segunda via de cartão Bradescard pode ser emitida pelo app Bradesco Cartões

Como emitir a segunda via pelo aplicativo ou telefone?

Para emitir a segunda via da fatura de um cartão Bradescard pelo celular é necessário acessar o aplicativo Bradesco Cartões ou aplicativo Bradesco, caso seja correntista. Seja qual for, o passo a pessoa é praticamente o mesmo:

  1. Faça login no app
  2. Selecione o menu de cartões
  3. Procure pela opção “segunda via”

Pelo celular você consegue copiar o código de pagamento ou, se for correntista, pode pagar a fatura direto pelo aplicativo. O boleto também será enviado para o e-mail cadastrado ou poderá ser realizado download através do App.

Você pode pedir sua segunda via pelo telefone. Ela será enviada para o seu e-mail ou você pode solicitar o número do código de barras e pagar o boleto pela internet. Veja como entrar em contato com a Central de Relacionamento do seu cartão:

  1. Acesse o site do Bradescard;
  2. Na área “Parceiros” escolha qual o seu cartão na lista;
  3. Clique em “VER TELEFONES”;

Os números da Central de Atendimento e SAC vão aparecer logo em seguida;

Basta ligar e solicitar a sua segunda via Bradescard.

Nestes apps também é possível acessar outras informações sobre a fatura, como o detalhamento das compras, valor, data de vencimento, melhor dia para compra, entre outras informações. 

Outra opção é emitir a segunda via da fatura do cartão Bradescard ligando para o Serviço de Atendimento ao Consumidor. Neste caso, você deve consultar o número do SAC também disponível no seu aplicativo ou ligar para:

  • 4002 0022 (capitais e regiões metropolitana)
  • 0800 570 0022 (outras regiões)

O atendimento é de segunda a sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília)

O conteúdo ajudou? Então compartilhe e leia também: 7 aplicativos para evitar pagar contas com atraso!

Rock in Rio disponibiliza pulseiras em formato NFT: saiba como conseguir

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Logo oficial do Rock in Rio

A pulseira em formato NFT é a mais recente novidade do Rock in Rio. Os fãs que participaram da edição deste ano ganharão pulseirinhas digitais com identidades personalizadas.

A novidade foi anunciada na última segunda-feira, 10 de outubro, e é fruto de uma parceria do festival com a Block4, uma fantech que usa tecnologia blockchain para aumentar o engajamento de fãs por meio de tokens não fungíveis colecionáveis. 

E, sim, as NFTs serão dadas gratuitamente, presenteadas ao público que esteve no Rock in Rio este ano.

São sete modelos de tokens, inspirados nos antigos ingressos do festival. As artes são personalizadas, com designs exclusivos, identidades únicas que representam cada dia de Rock in Rio.

“A cada edição, o Rock in Rio vem se inovando cada vez mais. Temos nos aliado às novas tecnologias que estão surgindo pois sabemos do enorme potencial e alcance que possuem. Em agosto, um pouco antes do festival, anunciamos a chegada do festival ao Metaverso com um mapa exclusivo no Fortnite. Hoje, estamos entrando no universo das NFTs, um desejo antigo que tínhamos e estamos muito felizes de realizar”, declarou Luis Justo, CEO do festival.

Como conseguir a pulseira NFT do Rock in Rio?

A pulseira NFT do Rock in Rio é gratuita, mas está disponível somente para quem compareceu na edição de 2022 do festival. O resgate deve ser feito até as 23h59 do dia 10 de novembro deste ano. 

Para conseguir a pulseira, basta seguir as instruções na mensagem recebida por e-mail nos próximos dias. É o mesmo endereço eletrônico que foi cadastrado na plataforma ingresso.com para a compra dos ingressos do festival.

O assunto do e-mail está identificado com “Resgate agora sua pulseira Rock in Rio 2022″.  

Na mensagem, haverá um código e o link para acessar o resgate da pulseira. Este código é pessoal e intransferível, portanto não pode ser comercializado nem repassado para outras pessoas. 

Também é possível conseguir a pulseira acessando diretamente o link de resgate no site do Rock in Rio, mas somente no e-mail é possível consultar o código de acesso. 

Passo a passo:

  1. Consulte o código de acesso que recebeu no e-mail
  2. Acesse o link de resgate
  3. Preencha o cadastro da plataforma com seus dados
  4. Insira o código único enviado no e-mail no campo indicado na tela de recompensas
  5. Confirme e pronto!

A pulseira NFT do Rock in Rio estará disponível na tela e poderá ser compartilhada nas redes com a hashtag #EuFui. 

O token, vale lembrar, trata-se de um arquivo digital que, embora possa ser compartilhado e printado por outros, somente o dono tem sua versão original. 

+ NFT: o que é e como funciona?

Não recebi o código de acesso. O que fazer?

Só é possível resgatar a pulseira NFT do Rock in Rio com o código de acesso, enviado para o mesmo e-mail que você usou para comprar os ingressos da edição de 2022 do festival. Caso não tenha recebido, entre em contato com [email protected].

O código não pode ser repassado para outras pessoas. Além disso, uma vez que seja utilizado ele será invalidade em seguida, portanto sua utilização é única, descartável. Não compartilhe com outras pessoas para não correr o risco de ficar sem. 

Como são as pulseiras NFT do Rock in Rio?

Como mencionado, são sete modelos de pulseiras em NFT do Rock in Rio. A arte digital foi elaborada neste formato como uma homenagem ao antigo formato dos ingressos do festival, que eram pulseiras e agora são apenas digitais. 

“Sabemos que as pulseiras eram especiais para os nossos fãs e que eles as guardavam como uma espécie de recordação do festival. Inclusive, há sempre um sentimento de nostalgia muito forte ligado ao festival, tanto que também já tivemos a lama de 1985 como souvenir da Cidade do Rock. Foi pensando justamente nessa emoção que desenvolvemos nossa primeira arte digital inspirada nos antigos ingressos, para manter vivo o forte sentimento de memória e nostalgia que as pulseiras carregam.”

Luis Justo, CEO do Rock in Rio

Não é possível escolher o modelo da pulseira, cada fã receberá um token com a arte que faz referência ao dia do festival do qual participou. 

Quem participou do Rock in Rio nos dias de Iron Maiden e Guns n’ Roses, por exemplo, ganhará pulseiras digitais no estilo punk, com tachas e caveiras. Nos dias de pop, os designs são mais alegres, com tons de neon e detalhes da cultura pop. 

Também é possível conferir a loja com a coleção do Rock in Rio na plataforma TiBS

https://www.instagram.com/p/CjlGP5zuJjc/

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Leia também – Como se preparar para o Rock in Rio 2024? Veja quanto poupar e investir

Confira se idosos têm gratuidade no transporte público

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aposentada olhando papel

Você deve ter lido o título deste artigo e não deve ter entendido nada, certo? Afinal, é bem provável que no seu estado tenha gratuidade no transporte público para idoso. Mas calma que nós iremos te explicar.

Apesar de muitos estados já oferecerem gratuidade no transporte público para determinados públicos, essa atitude é paga pelo governo estadual e não pelo governo federal.

Por isso, no início do ano, o Senado aprovou a criação de um subsídio federal para o transporte público por três anos. Porém, o projeto ainda precisa ser analisado pela Câmara dos Deputados.

Quer saber mais sobre este subsídio federal para a gratuidade no transporte público para idosos? Continue lendo este artigo!

Entenda o subsídio federal para gratuidade no transporte público

O Projeto de Lei (PL) 4.392/2021, já está aprovado pelo Senado, como falamos acima. Mas o que seria ele? Nada mais do que a criação do Programa Nacional de Assistência à Mobilidade dos Idosos em Áreas Urbanas (Pnami).

O Pnami tem como objetivo garantir a gratuidade no transporte público para idosos que tenham mais de 65 anos. E isso seria possível por meio de repasses de recursos federais. 

De acordo com o texto do Projeto de Lei, o dinheiro sairia dos royalties do petróleo e seriam repassados diretamente para os municípios e não para os estados distribuírem o valor.

Além disso, o relator do Projeto de Lei, o senador Eduardo Braga (MDB-AM), já argumentou que o transporte coletivo estava em uma situação financeira precária Porém, sofreu um impacto agudo com a queda de arrecadação por conta da pandemia da Covid-19.

casal de aposentados sentado no parque
Caso seja aprovado, o Pnami vai garantir a gratuidade dos transportes públicos para idosos

Vale lembrar que durante a pandemia muitas pessoas ficaram em casa e, consequentemente, deixaram de usar os transportes públicos. Uma consequência disso foi a queda no faturamento das empresas de ônibus no período.

O que também acarreta na qualidade do serviço oferecido pelas empresas de ônibus, como por exemplo a má conservação dos veículos e a falta de ar condicionado na frota.

Idosos de baixa renda terão gratuidade nos ônibus da cidade de São Paulo

Os idosos com idade entre 60 e 64 anos que possuem baixa renda e estão no CadÚnico passarão a ter gratuidade nos ônibus do município de São Paulo. A decisão foi divulgada pelo governo municipal no dia 26 de setembro. 

Mas calma que a medida ainda não está valendo. Ela só entrará em vigor a partir do dia 1º de janeiro de 2023 e ainda vai ser acrescentada na proposta de Lei Orçamentária que será enviada à Câmara Municipal.

+ Cartão TOP para idoso: veja passo a passo de como solicitar

A proposta deverá sugerir mais de R$100 milhões de investimentos no benefício para esta parcela da população.Por isso, também ainda não está em vigor, já que a Câmara Municipal precisa aprovar essa despesa no orçamento da cidade de São Paulo.

Vale ressaltar ainda que atualmente existem 150 mil pessoas que poderão ser contempladas com a medida do município de São Paulo. É importante frisar ainda que a medida está sendo tomada em conjunto com o governo do estado. 

Além disso, o Governo Federal já havia anunciado em setembro que destinaria R$160 milhões para São Paulo com o objetivo de ajudar no custo do transporte de idosos.

Por conta disso, a própria prefeitura já realizou o envio de todos os dados solicitados pelo Governo Federal para receber o auxílio. A gestão municipal aguarda a liberação do termo de adesão na Plataforma +Brasil para assinatura e finalização do trâmite oficial.

Qual é a idade que permite a gratuidade no transporte público para idoso?

Apesar de muitos saberem que o idoso possui o direito à gratuidade em transporte público, ainda existem quem não saiba qual é a idade mínima para que esse direito possa ser utilizado.

De acordo com o estatuto do idoso, Lei 10.741/2003, prevê no artigo 39 que os idosos maiores de 65 anos tenham direito à gratuidade para utilizar os transportes públicos coletivos, exceto nos serviços especiais.

Mas para ter acesso a gratuidade é necessário que o idoso apresente qualquer documento que comprove a idade. Vale frisar que a lei não exige que se tenha nenhum tipo de carteira especial ou cadastro para a concessão do benefício.

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Saiba qual o limite de saque e depósito nas casas lotéricas

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Casa Lotérica

Você está precisando fazer um saque ou depositar nas casas lotéricas, mas não sabe quanto é permitido por dia? Então você está no lugar certo! Neste texto, vamos falar sobre o valor do limite de saque nas lotéricas.

Atualmente, as casas lotéricas estão presentes em diversas cidades do Brasil. E em diversas situações elas salvam a vida de quem precisa fazer alguns serviços bancários, como é o caso do depósito ou saque. Isso porque elas costumam ser mais acessíveis, além de ficarem abertas por mais tempo.

Quer saber mais sobre qual é o limite de saque e depósito na lotérica? Então continue lendo o texto!

Limites dos depósitos nas casas lotéricas

Mesmo que o limite de depósito na Caixa Econômica seja considerado baixo, ele pode ser suficiente para a maioria das pessoas.

Recentemente, para as casas lotéricas, a Caixa liberou o aumento do limite para pagamento de contas e boletos, saques e depósitos à vista. O valor para as operações aumentou para R$5 mil. O limite anterior era de R$2 mil.

+ Saiba qual o horário de funcionamento das Casas Lotéricas

Os depósitos em contas correntes, poupança e conta fácil da Caixa podem ser feitos entre R$5 e R$5 mil, mas são limitadas a três operações por dia.

Em geral, o valor disponível para os clientes costuma ser menor do que esse. A maioria, por exemplo, tem limite de R$1,5 mil. Aos finais de semana, porém, esse valor cai para R$500.

casa lotérica
Existe limite de valor nas transações de saque e depósito na lotérica

Além disso, vale reforçar que se você for na lotérica fazer um depósito, só conseguirá fazer um novo depósito com o valor restante até o limite do dia.

Vamos supor que o limite do depósito seja realmente de R$1,5 mil. Com isso, se você deseja realizar dois depósitos na parte da manhã, poderá fazer até R$600 cada um. Caso queira depositar mais uma quantia à tarde, por exemplo, o valor máximo será de até R$300.

Além disso, se atente também que há um valor mínimo que um cliente pode depositar. Não é possível depositar uma quantia inferior a cinco reais, como informado acima.

Quanto tempo até o depósito cair?

Agora que já sabemos qual é o limite de depósito na casa lotérica, você já está ciente de como conseguir depositar, certo?

Mas outra dúvida que surge é: quanto tempo demora, depois do depósito ser concluído, para o dinheiro cair?

Assim como a maioria dos serviços bancários, os depósitos já caem na conta no mesmo dia. A não ser que você realize o depósito depois de 16h, ou então, deposite no final de semana ou feriado.

+ Saiba se existe limite de saque nos caixas eletrônicos

Por isso, caso faça o depósito em um final de semana, por exemplo, o dinheiro só vai cair no próximo dia útil.

Limite de saque nas lotéricas

O limite de saque nas lotéricas para contas corrente ou poupança Caixa, com cartão de débito, segue o mesmo critério: de R$5 a R$5 mil. Para os clientes da Caixa Fácil, no entanto, o teto limite é de R$3 mil.

Os programas de benefícios sociais, como o Bolsa Família e Seguro Desemprego, por exemplo, não são enquadrados nesse novo limite. Além disso, os pagamentos dos abonos salariais continuam com todo o valor disponível para saque, de acordo com o calendário divulgado pela Caixa.

+ PIS/Pasep: confira regras do saque do abono salarial

Apesar da Caixa ter aumentado o limite de depósito e saque, é muito importante se planejar, certo? E apesar do limite diminuir aos finais de semana, as casas lotéricas ainda são um dos melhores meios disponíveis para fazer diversas operações bancárias.

Quais são os limites dos outros serviços das casas lotéricas?

Como você já deve saber, as casas lotéricas realizam inúmeros serviços que vão além de saque e depósito nas contas da Caixa Econômica. No local, é possível realizar o pagamento de boletos e faturas de cartão.

Mas também existe um valor limite para cada tipo de transação dessa. E saber disso é fundamental para que você não enfrente fila e não consiga pagar a sua conta.

Para quem não sabe, os boletos emitidos pela própria Caixa podem ser pagos nas casas lotéricas se o valor for de até R$2.000 por dia. Já outros boletos, o limite cai para R$700, é importante ressaltar que esses valores são para o total de contas pagas.

Agora quando o assunto é cartão de crédito, o limite aceito na lotérica é de R$2.000. Enquanto o saque do FGTS, com apresentação do Cartão do Cidadão, tem limite de  R$1.500,00, assim como os demais saques.

Gostou deste texto? Acha que ele pode ajudar outras pessoas? Então compartilhe em suas redes sociais para que seus amigos tenham acesso também a essa informação!

*Colaboração: Juliana Favorito