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Correios abre 4 mil vagas para o Jovem Aprendiz 2023. Veja quanto ganha!

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carteiro entregando correspondência

Foram abertas na segunda-feira, 27, as inscrições para o programa de Jovem Aprendiz dos Correios 2023. São disponibilizadas 4.382 vagas em todo o território nacional, além da formação de cadastro reserva.

Podem se candidatar:

  • estudantes com idade entre 14 e 21 anos (completos no ato da contratação)
  • e que estejam cursando, no mínimo, o 9º ano do Ensino Fundamental

Para garantir maior inclusão e obedecendo a lei, 10% das vagas serão destinadas a candidatos com deficiência e 20% aos que se declararem pretos ou pardos.

Os selecionados vão trabalhar em jornada de 20 horas semanais, sendo quatro horas diárias, divididas entre atividades teóricas (em entidade qualificada na formação técnico-profissional) e práticas (nos Correios).

Os selecionados vão receber salário-mínimo-hora (R$5,92), vale-transporte, vale-refeição ou alimentação e uniforme.

O programa Jovem Aprendiz é uma oportunidade para que jovens possam ingressar no mercado de trabalho, adquirir experiência profissional e desenvolver habilidades técnicas e comportamentais. 

Os Correios são uma empresa estatal e têm como objetivo principal prestar serviços de qualidade e contribuir para o desenvolvimento social do país. 

Como participar da seleção?

Participar do programa Jovem Aprendiz dos Correios é simples e gratuito. As inscrições podem ser realizadas pelo site dos Correios até o dia 21 de abril. 

Para se candidatar, é necessário acessar a página da seleção, criar um cadastro e preencher as informações pessoais e curriculares solicitadas.

O processo de seleção é simplificado, com a comprovação de requisitos relacionados à renda familiar, idade, além do tipo de instituição de ensino onde o candidato estuda e participação em projetos sociais. 

Cada um desses critérios garante uma pontuação ao candidato, de acordo com as especificações detalhadas no edital (disponível no site).

Após a realização do processo seletivo, o resultado final será publicado em até 75 dias corridos após o encerramento das inscrições.

Segue abaixo o calendário do programa de Jovem Aprendiz dos Correios:

  • 27/03/2023 – Início das inscrições;
  • 21/04/2023 – Término das inscrições;
  • A definir – Divulgação do resultado preliminar;
  • 20/03/2023 a 22/03/2023 – Interposição de recursos;
  • A definir – Divulgação do resultado final após recursos.
alunos andando no pátio da faculdade
Jovens de 14 a 21 anos podem realizar inscrição até 21 de abril

O que faz um jovem aprendiz dos Correios?

O Jovem Aprendiz dos Correios tem diversas atribuições que variam de acordo com as atividades práticas do Assistente Administrativo e do Assistente de Logística, conforme as especificidades do Órgão de lotação do aprendiz. 

Entre essas atividades, pode estar:

  • apoiar a realização de eventos;
  • organizar ambientes e verificar equipamentos e materiais de acordo com o solicitado;
  • arquivar documentos e repor materiais de expediente;
  • auxiliar na conferência dos itens da Padronização do Processo Produtivo – PPP;
  • auxiliar na entrega de senhas e organização de filas, entre outras funções administrativas;
  • realizar serviços em meios eletrônicos, como elaborar planilhas, digitar expedientes e enviar e-mails para clientes internos;
  • prestar informações sobre os serviços e produtos da empresa, atender chamadas telefônicas e realizar consultas no Sistema de Rastreamento de Objetos – SRO;
  • receber e expedir documentos;
  • registrar informações sobre produtividade, além de realizar outras atividades administrativas.

É importante destacar que as atividades previstas no Decreto nº 6.481, de 12 de junho de 2008, não estão incluídas nas atribuições do aprendiz que for menor de 18 anos. 

Gostou da oportunidade? Então não perca tempo e faça a sua inscrição! Leia também: quais são os direitos trabalhistas de um jovem aprendiz?

Horas extras entram no cálculo de direitos como férias e FGTS, decide TST

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carteira de trabalho física e digital

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) determinou que as horas extras realizadas pelos trabalhadores devem entrar no cálculo de benefícios como férias, 13º salário, aviso prévio e FGTS. 

De acordo com a Agência Brasil, a decisão foi tomada pelos ministros do TST na última segunda-feira (20) e passou a valer imediatamente. O novo cálculo será aplicado nos casos em que a hora extra foi incluída no descanso semanal remunerado. 

De acordo com o novo entendimento, o aumento dos valores a receber pelo descanso remunerado deve repercutir nos demais direitos trabalhistas e não pode ser considerado como cálculo duplicado. 

Anteriormente, o TST entendia que essa integração geraria pagamento em duplicidade. No entanto, o ministro e relator Amaury Rodrigues afirmou que a decisão corrige esse erro matemático e jurídico.

Afinal, não é possível proibir a inclusão de horas extras em outras verbas trabalhistas resultantes do descanso semanal remunerado.

“O cálculo das horas extras é elaborado mediante a utilização de um divisor que isola o valor do salário-hora, excluindo de sua gênese qualquer influência do repouso semanal remunerado pelo salário mensal, de modo que estão aritmeticamente separados os valores das horas extras e das diferenças de RSR (Repouso Semanal Remunerado) apuradas em decorrência dos reflexos daquelas horas extras”, disse.

Como fica o novo cálculo de horas extras?

Com a decisão do Tribunal Superior do Trabalho, ocorre uma mudança na forma como alguns direitos trabalhistas são calculados. Agora, o valor das horas extras pagas sobre o descanso semanal remunerado também será incorporado aos direitos trabalhistas, o que antes não ocorria. 

Isso significa que, além do salário e das horas extras habituais, a base de cálculo para pagamento de direitos como 13º salário e férias incluirá a diferença que essa hora extra acrescenta ao descanso semanal remunerado. 

Em outras palavras, como explicou o ministro Amaury Rodrigues, a hora extra trabalhada durante a semana é somada ao cálculo do descanso semanal. Agora, será computada em outros direitos trabalhistas.

Dessa forma, isso representa uma mudança significativa na forma como as empresas deverão calcular e pagar os direitos trabalhistas de seus funcionários.

homem de terno segurando a carteira
Nova decisão do TST já está valendo

Quando o novo cálculo passa a valer?

O novo cálculo de horas extras, que passou a incluir o descanso semanal remunerado no cálculo de férias, 13º salário, aviso prévio e FGTS, entrou em vigor a partir da data do julgamento no TST, ocorrido no dia 20 de março. 

A decisão do tribunal foi tomada após a alteração da Orientação Jurisprudencial (OJ) 394, que garante que a nova posição seja seguida pelas demais instâncias da Justiça Trabalhista. 

No entanto, é importante destacar que a decisão não vale para processos em andamento, apenas para ações ajuizadas a partir de 20 de março. 

Portanto, as empresas devem se atentar às mudanças na forma de calcular os direitos trabalhistas de seus funcionários a partir desta data. 

E para ajudar no cálculo das horas extras, o site FinanceOne oferece uma calculadora online gratuita, que pode ser acessada clicando no botão a seguir:

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Transações de PIX também entram na declaração do IRPF 2023. Veja como fazer!

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uma pessoa segurando o celular

Você já ficou sabendo da novidade? A partir deste ano, é necessário declarar as transações de PIX no Imposto de Renda. Por ser uma novidade, muita gente está com dúvidas sobre como fazer isso da forma correta. 

Se você é uma dessas pessoas, nós estamos aqui para te ajudar. Confira agora mesmo como incluir suas transações do PIX na declaração do IRPF 2023.

O PIX na declaração do IRPF 2023

Primeiramente, se atente aos prazos: é necessário enviar a declaração até o dia 31 de maio, às 23:59. Fique atento ao somatório de rendimentos e às movimentações eletrônicas para não cair na malha fina.

Assim como as transações pelo TED e DOC precisam estar inseridas na declaração do IRPF, o PIX também.

O que conta, de fato, é a declaração dos bens, independentemente da transação ou meio utilizado, seguindo a regra que já existe para outros tipos de pagamentos.

A necessidade de informar essas movimentações eletrônicas se deu por meio do Convênio ICMS nº 166/2022, que modificou o Convênio ICMS nº 134/2016 do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) e determinou normas relativas às operações financeiras.

Do ponto de vista tributário, a declaração é importante para que as autoridades flagrem os possíveis casos de sonegação de impostos. Isso porque a falta de informação pode resultar em penalidades e multas. 

Outro ponto válido de mencionar sobre o assunto é que as restituições também poderão ser realizadas através do PIX e, inclusive, os que optarem por essa alternativa passarão na frente dos demais contribuintes. 

Como declarar PIX no Imposto de Renda 2023?

É importante saber que as pessoas físicas não devem declarar menos do que acumularam no ano de referência.

Confira o passo a passo para declarar suas transações PIX no Imposto de Renda 2023:

#1. Junte os documentos necessários;
#2. Acesse o site da Receita Federal, baixe o aplicativo ou o programa de computador;
#3. Clique em “Declarações e demonstrativos”;
#4. Escolha a opção “Meu Imposto de Renda”;
#5. Clique em “Preencher declaração online” e o ano de 2023;
#6. Inicie a declaração e selecione a opção “Pré-Preenchida”;
#7. Preencha as informações corretamente e, em caso de dúvidas, acesse o nosso site e confira mais conteúdos sobre o IRPF 2023.

Contanto que a declaração seja feita, não há “limite de PIX” anual definido para pessoas físicas.

Pessoas que tiveram rendimentos tributáveis acima de R$28.559,70 em 2022 ou que atuaram em atividade rural com receita bruta acima de R$142.798,50 devem declarar o Imposto de Renda em 2023. 

Também é obrigatório declarar se você possuía, até 31 de dezembro de 2022, bens ou direitos no valor total acima de R$300 mil.

Outra situação que exige a declaração é se você se tornou um novo residente do Brasil e no dia 31 de dezembro de 2022 ainda estava nesta condição.

Quem obteve ganho de capital com a venda de bens ou direitos, ou realizou operações em bolsas de valores e afins, também deve se atentar às regras. 

 Veja a lista completa de quem precisa declarar o IRPF 2023

celular com tela do pix e várias notas de 100
PIX entra na declaração do Imposto de Renda 2023

Documentos necessários para o IRPF 2023

É necessário apresentar diversos documentos como: comprovante de residência atualizado, dados bancários atualizados, documentos de identidade, informe de rendimentos, documentos referentes a rescisões trabalhistas como férias, FGTS e 13º salário, comprovantes de pagamento de despesas médicas e muitos outros. 

Confira a lista completa dos documentos!

E aí, agora ficou mais fácil entender sobre a declaração do PIX no Imposto de Renda 2023? Não perca tempo, comece a se organizar para não acabar deixando o prazo passar e ter problemas com a Receita Federal.

Imposto de Renda: saiba se vale a pena antecipar a restituição

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Montagem de um leão ao lado de notas de reais

Uma modalidade de crédito muito comum nesse período do ano é a antecipação de restituição do Imposto de Renda. A princípio, o empréstimo parece uma ótima oportunidade, mas será que vale mesmo a pena?

Antes de mais nada, a restituição do imposto é um valor que muitos contribuintes recebem ou precisam restituir à Receita Federal. Isso porque, ao entregar a declaração, Fisco consegue verificar se você pagou imposto a mais, ou se faltou imposto. Assim, você tem a possibilidade de ganhar, ou ainda, de devolver.

Todo ano, a Receita Federal, órgão responsável pelo trâmite, realiza essa restituição por lotes. A quantidade varia entre 4 e 6 lotes de devolução para os contribuintes entre o mês seguinte ao final do prazo de IRPF e assim sucessivamente.

Nesses lotes, a Receita prioriza determinados grupos a receberem primeiro. São eles: idosos, portadores de doenças graves e pessoas com deficiência. Após esse grupo, entram os contribuintes comuns na fila para o recebimento, de acordo com a entrega do seu IRPF.

Ou seja, o fato de aplicar a declaração no início do prazo para a entrega do Imposto de Renda, pode não implicar na restituição do seu valor.

De todo modo, sempre é válido adiantar a entrega porque apesar de não ser garantido que a sua restituição estará no primeiro lote, ela com certeza virá primeiro que a restituição de um contribuinte comum que entregou por último.

E a antecipação do Imposto de Renda oferecido por bancos, como funciona?

A antecipação de restituição do Imposto de Renda é um serviço oferecido por instituições financeiras. Neste caso, é um produto voltado para pessoas que não podem aguardar o prazo de restituição determinado pela Receita.

Por exemplo, uma pessoa que só conseguiu entregar a declaração do IRPF no prazo final e que não pertence a algum grupo prioritário. Ela, certamente, estará nos lotes finais, por conta do período em que realizou a entrega do documento.

Pessoa assinando um documento
A antecipação de Imposto de Renda é uma modalidade de empréstimo oferecida por instituições financeiras

Sabendo que esse é o caso de muitos brasileiros, principalmente agora, com o agravamento da pandemia no Brasil, muitas pessoas procuraram por esse tipo de serviço.

Então, a antecipação da restituição do Imposto de Renda nada mais é do que um empréstimo que você realiza junto a uma instituição financeira. E quando a sua restituição cai em sua conta, esse valor retorna para o banco acrescido de juros pela transação realizada.

Quais as vantagens em antecipar a restituição? Vale a pena?

Primeiramente, esse tipo de operação é recomendada para quem não pode esperar pela restituição do Imposto de Renda. Isso quer dizer que, se você pode esperar pela restituição e não precisa desse dinheiro no momento, não realize esse tipo de empréstimo.

Do contrário, recomenda-se a antecipação de restituição quando a pessoa sabe exatamente o que fazer com aquele valor e que não pode esperar até o prazo do lote.

Um exemplo é no caso de dívidas com o cartão de crédito, por exemplo. Os juros de uma conta atrasada com o cartão de crédito é muito mais alto que os juros do empréstimo para a antecipação de restituição. Nesse caso, vale a pena realizar a transação.

Uma outra situação é quanto ao cheque especial, que tem sido uma opção muito utilizada por quem passa por momentos de aperto.

O que não é aconselhável é que você antecipe o valor da restituição para usar o dinheiro para comprar um bem.

Ainda que as taxas cobradas no adiantamento da restituição sejam consideradas baixas quando comparadas a outras linhas de crédito, elas não são baixas a ponto de compensarem a contratação do empréstimo apenas para consumo.

Se você é uma dessas pessoas que utilizam essa modalidade, considere que a antecipação de restituição do Imposto de Renda talvez seja a melhor opção para você

É preciso tomar cuidado ao solicitar a antecipação da restituição

Como você já sabe, nesta época do ano muitos bancos costumam oferecer a antecipação da restituição do Imposto de Renda. Mas antes de aceitar um desses créditos é preciso ter cuidado.

Isso porque essa antecipação nada mais é do que um empréstimo, que contém juros. E como já foi dito acima, ele é mais indicado para quando você vai pagar uma dívida. Mas ainda assim é preciso ter cautela.

+ Pix e declaração pré-preenchida garantem prioridade na restituição do IRPF. Entenda

Lembre-se que ao tomar a decisão, você ainda terá que pagar a dívida do crédito e que os juros são próximos ao do crédito consignado.

Outro ponto importante é que o tempo para realizar o pagamento deste crédito é menor, o máximo é de seis meses.

Veja a data de pagamento dos lotes da restituição

Agora em 2023, os lotes de pagamento da restituição do Imposto de Renda serão divididos em cinco datas diferentes. E quanto antes você enviar a sua declaração, maiores são as chances de ser contemplado em um dos primeiros lotes. 

  • 1º lote: 31 de maio;
  • 2º lote: 30 de junho;
  • 3º lote: 31 de julho;
  • 4º lote: 31 de agosto;
  • 5º lote: 29 de setembro.

Gostou do nosso conteúdo? Confira agora como aumentar a restituição do Imposto de Renda.

*Colaboração: Mateus Carvalho

Imposto de Renda 2023: o que significa “em fila de restituição”?

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Celular com a tela do aplicativo da Receita Federal e uma pessoa utilizando calculadora

A mensagem “em fila de restituição” no programa do Imposto de Renda 2023 significa que a declaração do contribuinte foi processada e o valor a ser restituído está sendo calculado pela Receita Federal. No entanto, ainda não foi definida uma data específica para ser paga.

A partir do momento em que a declaração é processada, o contribuinte pode acompanhar o status da sua restituição no site da Receita Federal. 

Quando ela é liberada para pagamento, o contribuinte recebe a informação no mesmo local, podendo também consultar em sua conta bancária para ver se o valor já foi creditado.

Vale lembrar que a ordem de pagamento das restituições segue uma sequência e prioridades definidas pela Receita Federal. A prioridade leva em consideração alguns critérios, como a data de envio da declaração, priorizando aqueles que entregaram antes.

Este ano, quem utilizou a declaração pré-preenchida e escolheu o Pix como meio de recebimento do valor também terá prioridade.

Em fila de restituição: quanto tempo demora?

Não há um prazo exato para o tempo que uma declaração de Imposto de Renda pode ficar “em fila de restituição”. Afinal, isso depende de diversos fatores, como a ordem de prioridade definida pela Receita Federal.

Os primeiros a receber a restituição receberão o valor em 31 de maio. Ao todo, serão cinco lotes de pagamento seguindo o calendário:

  • 1º lote: 31 de maio
  • 2º lote: 30 de junho
  • 3º lote: 31 de julho
  • 4º lote: 31 de agosto
  • 5º lote: 29 de setembro

A restituição do Imposto de Renda é o valor que é devolvido ao contribuinte que pagou mais imposto do que deveria durante o ano anterior. 

Ao fazer a declaração, o contribuinte informa à Receita Federal todos os rendimentos e despesas realizadas no ano anterior. Com base nesses dados, é calculado o valor do imposto devido. 

celular com a logo da Receita Federal
Prazo para declarar Imposto de Renda segue até final de maio

Quem tem prioridade na restituição?

Em geral, quanto mais cedo o contribuinte envia a sua declaração, maiores são as chances de receber a restituição nos primeiros lotes. 

No entanto, é importante lembrar que o tempo exato que a declaração ficará em fila de restituição pode variar de acordo com as particularidades de cada caso.

Algumas categorias de contribuintes têm prioridade legal no recebimento, seguindo esta ordem:

  • contribuintes com 80 anos ou mais;
  • contribuintes com 60 ou mais e portadores de deficiência física, mental ou moléstia grave;
  • contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
  • pessoas usaram a declaração pré-preenchida ou que optaram por receber a restituição via PIX.

As demais pessoas que não se enquadram em nenhum dos perfis listados receberão a restituição nos últimos lotes, de acordo com a ordem de envio de suas declarações. Cada pessoa pode acompanhar o status no site do Fisco.

Ao consultar o status, além de “em fila de restituição”, o contribuinte ainda pode se deparar com outras mensagens, como “não consta entrega da declaração”, que significa que o sistema não encontrou uma declaração vinculada ao seu CPF ainda.

Quando o valor do imposto finalmente é pago, aparecerá a mensagem “restituição creditada”. Já “declaração em processamento” significa que as informações da declaração foram entregues, mas ainda não analisadas.

O conteúdo ajudou a esclarecer suas dúvidas? Então compartilhe e leia também: Quais documentos são necessários para declarar o Imposto de Renda 2023?

Qual a diferença entre declarar e pagar Imposto de Renda?

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Celular com a tela do aplicativo da Receita Federal para informe de rendimento e restituição do Imposto de Renda

O IR é uma das obrigações fiscais mais conhecidas pelos brasileiros. Mas muitas pessoas ainda confundem sobre quais são as etapas entre declarar e pagar o Imposto de Renda 2023.

A declaração do Imposto de Renda é uma obrigação anual para muitos brasileiros e exige uma série de informações que precisam ser preenchidas corretamente. Por isso, é importante ter atenção para não acabar caindo na famosa malha fina.

Se você quer entender a diferença entre declarar e pagar o Imposto, então continue a leitura deste texto!

+ Quais documentos são necessários para declarar o Imposto de Renda 2023?

+ Como declarar saldo em conta-corrente no Imposto de Renda?

Quando devo declarar ou pagar Imposto de Renda?

Declarar o Imposto de Renda 2023 significa que você vai informar ao governo federal quais foram os seus rendimentos e despesas ao longo do ano anterior.

Essa declaração é obrigatória para todos os brasileiros que se enquadram nos critérios da Receita Federal. O prazo para declarar o Imposto de Renda 2023 vai até o dia 31 de maio. 

Quem atrasar e não conseguir cumprir o prazo, precisa pagar uma multa de 1% ao mês sobre o imposto devido mais juros, com valor mínimo de R$165,74 e máximo de 20% do imposto devido.

Quem precisa declarar o Imposto de Renda 2023

Ainda tem dúvidas se precisa ou não declarar o Imposto de Renda 2023? Confira o resumo que fizemos para você:

  • Quem obteve rendimentos tributáveis superiores a R$28.559,70 em 2022
  • Se realizou atividade rural, deve declarar apenas se a receita bruta foi superior a R$142.798,50;
  • As pessoas que, até 31 de dezembro de 2022, tinham a posse ou a propriedade de bens, ou direitos de valor total superior a R$300 mil; 
  • Quem passou à condição de residente no Brasil em qualquer mês do ano de 2022 e nesta condição encontrava-se em 31 de dezembro de 2022;
  • Qualquer pessoa física que obteve ganho de capital na alienação de bens ou direitos sujeitos à incidência do imposto, ou realizou operações em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas.

+ Dedução do Imposto de Renda 2023: entenda quais sãos os gastos dedutíveis

celular com a logo da Receita Federal
Imposto de Renda 2023: Receita vai receber declaração dos contribuintes até 31 de maio

Como saber se tenho que pagar Imposto de Renda?

Já o pagamento do IR é o valor que o contribuinte deve ao governo federal com base nas informações declaradas.

Se após fazer a declaração do Imposto de Renda o contribuinte tem um valor a pagar, ele deve ser quitado em parcela única ou em até oito vezes, conforme o valor devido. O pagamento pode ser feito usando o internet banking dos bancos autorizados pela Receita Federal.

Vale lembrar que nem todo mundo faz o pagamento do Imposto de Renda após preencher a declaração. Isso ocorre porque há situações em que o contribuinte pode ser isento do IR ou ter direito a restituição, isto é, receber de volta os valores que já foram retidos ao longo do ano.

Isso ocorre, por exemplo, para os trabalhadores que são CLT, pois o Imposto de Renda já fica retido na fonte.

Por isso, é fundamental realizar uma declaração corretamente e com antecedência para evitar problemas com o Fisco.

Em resumo, declarar o Imposto de Renda é reportar ao governo quais foram os seus rendimentos e despesas, enquanto pagar o IR é quitar o valor devido com base nessa declaração.

Quer continuar por dentro do assunto sobre Imposto de Renda 2023? Então continue nos acompanhando por aqui e veja outros textos sobre o tema:

Que horas cai o dinheiro no Caixa Tem? Descubra!

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Pessoa abrindo aplicativo do Caixa Tem no celular

Criado pelo Governo Federal para o pagamento do Auxílio Brasil durante a pandemia, o Caixa Tem chegou e ficou. Mas, o que muitos ficam em dúvida é que horas o dinheiro Caixa Tem é depositado. Será que há essa informação?

Afinal, embora o antigo Auxílio Brasil tenha sido extinto com a retomada do Bolsa Família, ainda existem outros benefícios sendo pago pelo Caixa Tem – inclusive algumas parcelas do benefício que agora está com nova nomenclatura.

O Caixa Tem se tornou um dos apps mais acessados pelo beneficiários do Governo Federal, pois passou a englobar vários programas.

Veja seguir se é possível descobrir a hora que o dinheiro Caixa Tem cai na conta.

Que horas o dinheiro Caixa Tem é depositado?

O aplicativo é movimentado diariamente por milhares de usuários e atualmente é usado para o pagamento de vários programas. Portanto, saber que horas cai o dinheiro não é mais só uma curiosidade, mas uma dúvida muito importante.

Segundo a Caixa Econômica Federal, os benefícios sociais do governo costumam começar a ser liberados para os respectivos beneficiários logo no início do dia, ou seja, nas primeiras horas.

Portanto, segundo o banco federal, até as 9h da manhã o valor já costuma estar disponível e depositado na conta do beneficiário.

+ É possível acessar o Caixa Tem pelo site? Confira!

Mas, este não é um horário fixo e estabelecido para todos os casos. Segundo o banco, é uma estimativa. Afinal, são muitos usuários e por motivo de pico de acessos e sobrecarga é possível que atrase, de acordo com a demanda de pagamentos.

Portanto, o dinheiro do Caixa Tem pode ser pago em horários diferentes de acordo com o benefício.

mão segurando celular com app do Caixa Tem na tela
Caixa Tem é responsável pelos mais diversos benefícios sociais. Confira o horário que cai o dinheiro!

Como fazer cadastro para receber dinheiro no Caixa Tem?

Em 2020, durante a pandemia, os cadastros no Caixa Tem foram feitos automaticamente pelo Governo Federal para que os usuários pudessem receber o Auxílio Emergencial.

No entanto, se você deseja ter uma conta no Caixa Tem e não sabe como, saiba que o cadastro é bem fácil, rápido e gratuito. A conta permite todas as funções básicas, além de receber o valor.

Além disso, você também pode realizar saques, fazer PIX, transferências, pagamentos online e mais.

Veja o passo a passo para se cadastrar:

1º passo: baixe o aplicativo Caixa Tem. A ferramente está disponível para Android quanto iOS;

2º passo: feito isso, agora abra o aplicativo e clique em “entrar” . Depois, em “Cadastre-se”;

3º passo: o próximo passo é informar os dados pessoais que são solicitados no aplicativo, como nome completo, CPF, telefone, email, data de nascimento e CEP;

4º passo: assim que informar o email, repeti-o logo em seguida para evitar erros de digitação;

5º passo: agora, crie uma senha numérica com pelo menos seis números e, para a sua segurança, não pode ser igual ao seu CPF e não ter repetição em sequência com mais de dois dígitos ou ser sua data de nascimento;

6º passo: selecione a opção “Não sou um robô”;

7º passo: você receberá um email “Login Caixa” e será necessário clicar no link para confirmar. Atenção: caso você não o encontre em sua caixa de entrada, verifique sua caixa de spam.

Pronto! Agora é só liberar o acesso do aplicativo e já pode começar a usá-lo normalmente.

Leia também:

+ O que é Notificação age cred f no app Caixa Tem: veja o que significa
+ Erro “request is blocked” no app Caixa Tem: saiba como resolver

Quando começam os pagamentos da restituição do Imposto de Renda 2023?

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Celular com a tela do aplicativo da Receita Federal para informe de rendimento e restituição do Imposto de Renda

Saber quando começa a restituição do Imposto de Renda é essencial, pois é um assunto muito aguardado pelos contribuintes. Afinal, é um dinheiro que pode ajudar a equilibrar as finanças.

Em primeiro lugar, é importante lembrar que a restituição do Imposto de Renda ocorre em lotes, conforme o calendário divulgado pela Receita Federal.

A seguir, veja o calendário da restituição do Imposto de Renda 2023. Boa leitura!

Quando começa a ser pago a restituição do Imposto de Renda 2023?

Geralmente, são cinco lotes liberados entre os meses de junho e setembro, sendo que os contribuintes com prioridade têm a restituição liberada nos primeiros lotes.

Como saber em qual lote vou receber a restituição 2023?

A Receita Federal já divulgou o calendário da restituição deste ano. Veja quais são as datas:

LoteData
31/05/2023
30/06/2023
31/07/2023
31/08/2023
29/09/2023
Datas dos pagamentos da restituição do Imposto de Renda 2023 – Fonte: Receita Federal

A Receita Federal informa ainda que os lotes de pagamento são feitos de acordo com prioridades.

Portanto, idosos e portadores de deficiência física devem ser os primeiros a receber os créditos. Em seguida, a fila deve atender os contribuintes com maior fonte de renda e por fim os demais declarantes. 

Uma das principais novidades do Imposto de Renda em 2023 é que o contribuinte pode optar por receber via Pix – desde que seja o número do CPF – ou fizer a declaração pré-preenchida entra na lista de prioridade para a devolução do dinheiro.

Veja como receber a restituição do Imposto de Renda 2023 por PIX

Há algumas regras importantes que você deve se atentar antes de optar pelo recebimento da restituição via Pix.

A principal delas trata da chave escolhida para a funcionalidade. Segundo a Receita Federal, o contribuinte deve optar pela chave atrelada ao CPF – ou seja, evite a utilização de dados como e-mail, celular ou código aleatório.

Uma das facilidades impostas pela funcionalidade é que, ao optar pelo recebimento da restituição por Pix, o contribuinte não precisará preencher os dados bancários.

Dessa forma, você evita atrasos por conta de eventuais erros no cadastro e mesmo a burocracia de horários de transações via TED e/ou DOC.

Além disso, a pessoa que escolher a restituição via PIX entra na lista de prioridade para receber.

+ Restituição do Imposto de Renda não caiu na conta? Veja o que fazer!

notas de dinheiro para saber quando começa a restituição do Imposto de Renda
Veja aqui quando começa a restituição do Imposto de Renda. Declaração deve ser enviada até o dia 31 de maio

Quem precisa declarar o Imposto de Renda 2023

Ainda tem dúvidas se precisa ou não declarar o Imposto de Renda 2023? Confira o resumo que fizemos para você:

  • Quem obteve rendimentos tributáveis superiores a R$28.559,70 em 2022
  • Se realizou atividade rural, deve declarar apenas se a receita bruta foi superior a R$142.798,50;
  • As pessoas que, até 31 de dezembro de 2022, tinham a posse ou a propriedade de bens, ou direitos de valor total superior a R$300 mil; 
  • Quem passou à condição de residente no Brasil em qualquer mês do ano de 2022 e nesta condição encontrava-se em 31 de dezembro de 2022;
  • Qualquer pessoa física que obteve ganho de capital na alienação de bens ou direitos sujeitos à incidência do imposto, ou realizou operações em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas.

Quer continuar por dentro do assunto e não perder nada sobre o Imposto de Renda? Então continue nos acompanhando por aqui! Veja também:

Novas regras para fundos de investimentos começam a valer em abril. O que muda?

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uma notal de dólar com gráficos por cima dela

As novas regras para fundos de investimento entram em vigor no início de abril e representam um novo marco regulatório para o setor. Algumas mudanças afetarão principalmente os pequenos investidores.

O mercado de fundos no Brasil já é enorme, com cerca de 35 milhões de contas de investidores, 29 mil fundos e um patrimônio total de R$7,5 trilhões.

Agora, ainda mais pessoas poderão acessar produtos financeiros desse tipo, antes restritos apenas a investidores milionários. Além disso, a transparência e a proteção serão aumentadas, pelo menos do ponto de vista da maioria dos especialistas.

As novas regras foram estabelecidas pela resolução 175 da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) em substituição à instrução 555. 

A norma aborda pontos específicos dos Fundos de Investimento Financeiro (FIFs) e dos Fundos de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC).

Embora a maior parte das mudanças entre em vigor em 3 de abril deste ano, algumas regras terão prazos diferentes e só entrarão em vigor em 2024.

Quais são as novas regras para fundos de investimentos?

Uma das mudanças mais importantes é que fundos que antes eram destinados apenas a investidores qualificados (com mais de R$1 milhão investidos), agora estarão abertos para o público em geral.

Qualquer pessoa física poderá investir em fundos que aplicam 100% no exterior e nos FIDCs. 

A nova resolução da CVM ainda prevê:

  • a possibilidade de fundos de criptoativos investirem diretamente em criptomoedas e não somente indiretamente, como antes;
  • novas regras para os fundos socioambientais: se fizerem alusão às finanças sustentáveis no nome, precisarão provar ao investidor, explicando a origem do benefício sustentável;
  • a separação das taxas de administração, gestão e distribuição de fundos, delimitando com clareza qual a remuneração de cada parte (administrador, gestor e distribuidor) no contrato;
  • limitação da responsabilidade do investidor em caso de perdas superiores ao patrimônio do fundo, etc.

Este último tópico significa que, caso o fundo sofra perdas, caberá ao investidor arcar somente com o valor limite do seu aporte. 

As novas regras para os fundos de investimentos ainda incluem a padronização dos documentos dos fundos, tornando-os mais acessíveis e compreensíveis para os investidores.

Também serão introduzidas classes e subclasses de fundos, permitindo que os fundos abranjam diferentes categorias, sem misturar o patrimônio de cada uma delas. Além disso, os gestores de fundos poderão esconder as carteiras de ativos por até seis meses, em caráter experimental, prazo que era de três meses antes.

Homem medindo gráfico em uma tela grande
Novas regras começam a valer em abril

As mudanças são positivas?

De acordo com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), as novas regras para fundos de investimento no Brasil têm como objetivo aumentar a eficiência do mercado de fundos e reduzir os custos de conformidade para seus participantes. No entanto, sem comprometer a proteção dos investidores. 

O presidente da CVM, João Pedro, afirmou em entrevista à Anbima que a nova resolução oferece mais segurança e direitos aos investidores, além de novas opções de investimento que aderem às temáticas de proteção ao investidor.

Apesar disso, há críticas no mercado em relação à permissão de carteiras escondidas por até seis meses. Afinal, isso afetaria a transparência e a confiança dos investidores nas informações divulgadas pelos gestores de fundos.

E você? Qual é a sua opinião sobre as novas regras?

CDB do cartão de crédito C6 Bank vale a pena? Entenda como funciona!

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mulher segurando cartão c6 bank

O CDB do cartão de crédito C6 Bank é um programa em que cada real investido no CDB do banco, o cliente ganha R$1 de limite adicional no cartão de crédito. Com um investimento mínimo de R$100, é possível obter um limite adicional de até R$50.000.

O cliente pode resgatar o valor investido quando desejar, desde que não esteja em uso no limite do cartão. O dinheiro resgatado será depositado na conta do cliente em até dois dias úteis. 

Já o valor em uso pode ser resgatado imediatamente após o pagamento da fatura.

É importante ressaltar que o limite adicional gerado pelo investimento em CDB só será utilizado quando o limite pré-aprovado do cartão de crédito tiver sido totalmente consumido. Ou seja, o primeiro limite a ser utilizado será o concedido pelo banco.

Por outro lado, o programa pode ser uma boa oportunidade para quem deseja aumentar o limite do seu cartão de crédito de forma prática e simples. Além disso, o resgate do valor investido pode ser realizado de forma rápida e fácil, o que traz mais flexibilidade ao benefício.

Quanto rende? Vale a pena aderir?

O CDB Cartão de Crédito oferecido pelo C6 Bank é uma opção de investimento que apresenta algumas vantagens para os clientes do banco. Ao investir, o valor aplicado rende 100% do CDI e possui garantia do Fundo Garantidor de Créditos (FGC)

Ademais, o diferencial desse investimento é que todo o valor investido é convertido em limite adicional para o crédito no cartão.

Uma das principais vantagens do CDB  é a sua rapidez e praticidade. Dessa forma, o crédito é liberado imediatamente após o investimento. 

Além disso, todos os clientes do C6 Bank podem aderir, independentemente de terem crédito pré aprovado ou não.

Outra vantagem é que o CDB está disponível tanto para pessoas físicas quanto para empresas, incluindo Microempreendedores Individuais (MEIs).

No entanto, é importante destacar que o valor investido no CDB do C6 Bank está sujeito a algumas limitações:

  • Caso o cliente fique inadimplente, o valor investido pode ser utilizado para quitar a fatura do cartão de crédito. 
  • Além disso, o resgate do valor investido pode diminuir o limite de crédito disponível no cartão.
Cartões de crédito do C6 Bank
CDB do C6 Bank pode ser útil para quem tem dificuldade de aumentar limite

Como aderir ao CDB Cartão de Crédito do C6 Bank?

Para aderir ao CDB Cartão de Crédito do C6 Bank, o cliente precisa ter uma conta ativa no banco e não estar com a fatura do cartão de crédito em atraso. Atendendo a esses requisitos, siga o passo a passo para se cadastrar:

  1. Abra o app do C6 Bank
  2. Na área de Investimentos, selecione “Renda Fixa” 
  3. Em seguida, “CDB Cartão de Crédito”
  4. Informe o valor que pretende investir (a partir de R$100)
  5. Confirme a operação

Caso já possua um crédito pré-aprovado pelo C6 Bank, a cada novo investimento no CDB, o limite do cartão será acrescido no mesmo valor do investimento, até o teto de R$50 mil.

Vale ressaltar que o valor investido aumenta o limite do cartão de crédito na mesma hora, o que significa que o cliente pode usar o crédito adicional imediatamente após a aplicação.

Caso o cliente queira resgatar o valor investido, basta acessar a área de investimentos no aplicativo do C6 Bank e solicitar o resgate. 

O dinheiro será depositado na conta do cliente em até dois dias úteis (D+2), desde que o valor não esteja já comprometido com despesas de cartão de crédito.

Portanto, para ajudar os clientes a entenderem melhor como o CDB Cartão de Crédito funciona, o C6 Bank disponibiliza uma simulação em seu site, que permite ao usuário fazer uma projeção do valor que poderá ser investido e do limite adicional que será concedido no cartão de crédito.

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