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Como funciona o cartão de crédito LATAM Pass? Descubra os benefícios!

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cartao de credito latam pass

Se você é daqueles que ama viajar e está sempre programando novos destinos, o cartão de crédito LATAM Pass pode ser uma excelente opção para benefícios. 

A proposta é uma parceria da LATAM com o Itaú e traz uma série de vantagens.

Inclusive, ele pode ser encontrado em várias versões, seja para quem tem uma renda mínima baixa ou para os que possuem uma renda mais intermediária.

A seguir, saiba como ele funciona e descubra alguns benefícios.

Como solicitar um cartão de crédito LATAM Pass?

Para solicitar um cartão de crédito LATAM Pass não é necessário ser correntista do Itaú. Basta acessar o site e fazer a sua solicitação.

Será necessário apresentar os requisitos necessários, de acordo com o tipo de cartão solicitado.

O primeiro passo é inserir o seu CPF e, em seguida, preencher um formulário com todos os principais dados. 

Depois, o Itaú vai realizar uma análise para checar se você apresenta os requisitos para receber o cartão de crédito solicitado.

É possível acompanhar o andamento da solicitação por e-mail, de acordo com cada etapa de avaliação do banco. Assim que ele for concluído, você será notificado se o cartão de crédito LATAM Pass foi aprovado ou não.

Como funciona o cartão LATAM Pass?

O cartão de crédito do Itaú em parceria com a LATAM é uma opção vantajosa para quem gosta de viajar e receber ótimas vantagens.

Ele funciona como um cartão de crédito comum e pode ser usado em qualquer estabelecimento.

Mas, une benefícios do banco Itaú e da companhia LATAM, ou seja, voltados para viagens aéreas. Além disso, há várias opções de pontos para resgate, em dólar e em benefícios exclusivos

Todas as opções de cartão LATAM Pass podem ser solicitadas pela internet e não há necessidade de comparecer presencialmente em uma agência.

homem segurando o cartão e olhando o notebook
Escolher um cartão de crédito LATAM Pass é garantia de inúmeros benefícios e vantagens exclusivas.

4 tipos de cartão LATAM Pass

Existem quatro tipos de cartão de crédito LATAM Pass, com diferentes requisitos e benefícios exclusivos. São eles:

Black

  • Renda mínima: R$10 mil
  • Anuidade grátis gastando R$20 mil por fatura
  • Acumula até 3,5 pontos por dólar em compras
  • Ganha 6 cupons de upgrades de cabine por ano

Platinum

  • Renda mínima: R$7 mil
  • Anuidade grátis gastando R$4 mil por fatura
  • Acumula até 2 pontos por dólar em compras
  • Ganhe 3 cupons de upgrades de cabine por ano

Gold

  • Renda mínima: R$2.500
  • Anuidade grátis gastando R$2 mil por fatura
  • Acumula até 1,6 pontos por dólar em compras
  • Passagens LATAM Airlines em até 10 vezes sem juros

Internacional

  • Renda mínima: R$1.500
  • Anuidade grátis gastando R$1 mil por fatura
  • Acumula até 1,3 pontos por dólar em compras
  • Passagens LATAM Airlines em até 10 vezes sem juros

Benefícios do cartão de crédito LATAM Pass

Os clientes que conseguem garantir um cartão de crédito LATAM Pass garantem diversos benefícios, dentre eles:

-> Tag Itaú livre de mensalidade

-> Iphone pra Sempre

-> Programa de pontos

-> Anuidade por gastos

-> Crédito pessoal

-> Saque cash

-> Benefícios Mastercard

Gostou dessa novidade? Compartilhe com o seu amigo que ama viajar e não vai querer ficar de fora desses benefícios e vantagens!

O que é alienação fiduciária? Entenda como funciona

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pessoa fazendo calculos em uma calculadora

Se você já pensou em fazer um empréstimo com garantia, provavelmente escutou falar em alienação fiduciária. Este termo passou a ser recorrente, principalmente após a necessidade das pessoas de conseguirem crédito e darem de cara com muitas barreiras.

Este processo é comum acontecer de diversas formas, mas é mais recorrente nas garantias e empréstimos para veículos.

É basicamente você ter algo para oferecer de garantia. Como se estivesse transferindo algo com confiança por aquele empréstimo.

Quer saber mais detalhes e entender como funciona a alienação fiduciária? Vamos te contar a seguir!

O que é a alienação fiduciária?

Como dito acima, a alienação fiduciária é você transferir a propriedade de um bem. Neste sentido ele vai servir como recurso para poder transmitir confiança em determinado tipo de empréstimo.

Quando você for solicitar um empréstimo ou financiamento e escutar o termo alienação fiduciária, saiba que ela indica essa transferência em forma de garantia para o pagamento das prestações.

No entanto, engana-se quem pensa que o proprietário perde a posse desse bem. Não é bem isso. Na verdade ele vai oferecer este bem como garantia à instituição financeira.

Mas, o proprietário pode continuar usando o carro, morando no veículo ou usufruindo perfeitamente do bem que foi oferecido como garantia nesta alienação.

Qual é o prazo de uma alienação fiduciária?

Em tese, o seu bem sai da alienação fiduciária assim que todas as parcelas do empréstimo ou do financiamento forem quitadas. 

Dessa forma, você não fica refém de nada, já que suas dívidas estão quitadas e seu bem não corre risco.

Pessoas assinando contrato
Todas as informações de um empréstimo por alienação fiduciária precisam estar em contrato.

Como funciona a alienação fiduciária?

O processo de alienação fiduciária é bem simples e funciona de maneira bem descomplicada. É basicamente um empréstimo com garantia ou refinanciamento. 

Você, enquanto proprietário, vai oferecer o seu bem, seja um imóvel ou veículo, para conseguir boas condições de pagamento e aprovação para determinado empréstimo.

No processo de alienação, existem duas partes envolvidas: o devedor e o credor. 

O devedor é quem solicita o empréstimo, enquanto o credor é aquele que vai emprestar o dinheiro – neste caso a instituição financeira (credora).

+ Confira dicas para não cair no golpe do empréstimo

Ao solicitar o empréstimo com garantia, o devedor permanece com a propriedade do seu bem, mas ele ficará atrelado à empresa que emprestou o dinheiro, ou seja, será transferido momentaneamente como garantia de pagamento.

Podem contratar um empréstimo por alienação fiduciária pessoas físicas ou jurídicas. Para o contrato que for firmado, deverão constar algumas informações principais, como:

  • Valor da dívida;
  • Prazo e condições de pagamento do empréstimo;
  • Taxa de juros e encargos incidentes;
  • Descrição do objeto de alienação, bem como a indicação de propriedade e modo de aquisição;
  • Cláusula assegurando a livre utilização do bem pelo devedor;
  • Indicação de valor da propriedade e de critérios de revisão para o caso de venda em leilão.

Muita gente tem dúvidas se vale a pena e a resposta é que depende do seu objetivo com o empréstimo e do tipo de bem que tem a oferecer como garantia.

Mas, no geral, a alienação fiduciária tem ótimas vantagens. Por exemplo, a possibilidade de parcelar por mais tempo e taxas menores.

Continue a sua leitura e veja também: empréstimo para negativado: confira as alternativas e como solicitar

Vale a pena investir em precatório? Qual a rentabilidade e segurança?

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pessoas conversando sobre investimento

Você já pensou em investir em precatório? Sabe o que é esse tipo de aplicação e como ele funciona?

Para quem nunca escutou falar, essa é mais uma opção de investimento para quem quer entrar no mercado financeiro.

Mas é claro que para começar a investir em precatório você precisa conhecer muito bem esse ativo. Primeiro para saber se ele está de acordo com os seus objetivos e, principalmente, com o seu perfil de investidor.

Para te ajudar a decidir se você deve ou não apostar nesse investimento, queremos fazer uma pequena apresentação sobre esta aplicação. 

Os precatórios são títulos de dívidas que o Governo Federal, Estadual ou Municipal são obrigados a pagar após uma sentença judicial definitiva e irrecorrível.

Ainda ficou um pouco confuso sobre como investir em precatório e como ele funciona? Então, continue lendo este artigo!

Entenda o que são os precatórios

Se você ainda tem dúvidas sobre o que é investir em precatórios, saiba que eles nada mais são do que as ordens de pagamento emitidas pela justiça ao governo, que pode ser o da União, dos estados, municípios e até mesmo autarquias. 

E isso acontece após a condenação de um julgamento que pode ser por inúmeros motivos. Mas vamos te dar um exemplo, como é o caso de um aposentado contestar o valor da aposentadoria do INSS.

Ou se uma empresa quer receber de volta do governo um valor que foi pago em um imposto de forma indevida. 

Vale ressaltar que quando essa dívida é legalmente reconhecida e irrecorrível, o precatório pode ser transferido para outra pessoa. Mas isso só é possível por meio de uma negociação privada, independentemente da concordância do devedor ou não.

Ou seja, o credor não precisa ficar esperando o pagamento do precatório na justiça. Ele pode vender os seus direitos, com desconto, a outras pessoas, que receberão os valores corrigidos no futuro.

De forma mais simples, os precatórios acabam funcionando como uma fila de pagamentos e podem ser uma ótima opção de investimento. 

E quais são os tipos de precatórios existentes?

Outra informação muito importante que você precisa saber é sobre os tipos de precatórios que existem no mercado para comprar e/ou vender no mercado financeiro. 

Como você já viu acima, investir em precatórios é adquirir dívidas que o governo possui com os cidadãos. Por esse motivo, essas aplicações são divididas em duas, sendo elas:

-> De natureza alimentícia;

-> De natureza não alimentícia.

E qual a diferença entre eles? Calma que o FinanceOne te explica.

Os precatórios de natureza alimentícia são os que envolvem julgamentos de salários, pensões, aposentadorias e indenizações por morte ou invalidez.

Já os precatórios de natureza não alimentícia são relacionados a ações de outras espécies, como desapropriações e tributos.

homem investindo com prédios no fundo
Assim como qualquer investimento, os precatórios também possuem riscos

Investir em precatórios vale a pena?

Agora que você já sabe o que é, viu como funciona e os tipos de precatórios que existem, chegou a hora de responder a pergunta: será que vale a pena investir?

Saiba que investir em precatórios pode, sim, ser uma boa opção – principalmente se você deseja diversificar a sua carteira.

Entretanto, assim como em qualquer nova modalidade de ativo ou aplicação que você se dispõe a fazer, é necessário avaliar os riscos.

Um ponto importante a se levar em consideração é que o mercado dos precatórios pode oscilar conforme a previsão da economia brasileira aos gestores. Se há incertezas, maior pode se tornar o investimento em precatórios.

Além disso, há uma flexibilidade grande que é considerada o “ponto-chave” para que haja um bom rendimento anual nesse tipo de investimento.

Inclusive, é um mercado com bastante poder de crescimento e, mesmo com a oscilação, tem um nível de rendimento médio bem interessante, na casa dos 15% a 20%, a depender do cenário.

Riscos de se investir em precatórios

Embora seja um cenário favorável, investir em precatórios não é fácil, principalmente para se obter lucros.

Em suma, para que você tenha um bom retorno com esse modelo de investimento as instituições que apostam nas ações judiciais precisarão assumir riscos, que nem sempre se confirmam. 

Além disso, você precisa estudar o mercado e ter conecsimento para conseguir conhecer quem estará praticando a venda do precatório – além de ser atento quanto à emissão do documento, já que existem vários níveis e diferentes tipos de riscos conforme o andamento do processo.

É seguro investir?

Embora haja riscos a se submeter, investir em precatórios é uma opção segura, sim. Inclusive, o Governo Federal tem realizado o pagamento em dia dos precatórios há, pelo menos, 20 anos. 

Por este motivo, as dívidas de precatórios são sempre as mais procuradas no mercado pelo seu nível de segurança com relação aos demais investimentos.

No entanto, fique atento se essa dívida for oriunda de estados e municípios. Procure saber se está no regime geral ou especial para ter a certeza do pagamento em dia ou incerteza de dívidas em atraso.

Gostou do conteúdo? Continue nos acompanhando e fique bem informado sobre o mercado financeiro!

Código do banco para TED e DOC: veja o número de todas as instituições

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Mulher utilizando um caixa eletrônico

O código do banco é o número utilizado para identificar uma instituição financeira em transações bancárias. Geralmente, ele é utilizado em transações de TED e DOC para confirmar a instituição destinatária. 

O formato do código varia de país para país, dependendo do sistema bancário em uso. Nos Estados Unidos, por exemplo, a identificação é uma sequência numérica com nove dígitos, conhecida como ABA routing number (American Bankers Association).

No Brasil, esses códigos costumam ser composto por três dígitos. Alguns exemplos dos principais bancos brasileiros:

  • Banco do Brasil: 001
  • Caixa Econômica Federal: 104
  • Banco Bradesco: 237
  • Itaú Unibanco: 341
  • Santander: 033

Qual o código de todos os bancos? Lista atualizada das principais financeiras

Confira o código de banco para TED e DOC das principais instituições autorizadas pelo Banco Central do Brasil (BC):

BANCOCÓDIGO
Banco ABC Brasil S.A.246
Banco Afinz S.A. Banco Múltiplo299
Banco Agibank S.A.121
Banco Alfa S.A.025
Banco Andbank (Brasil) S.A.065
Banco B3 S.A.096
Banco BANDEPE S.A.024
Banco BMG S.A.318
Banco BNP Paribas Brasil S.A.752
Banco BOCOM BBM S.A.107
Banco Bradescard S.A.063
Banco Bradesco BBI S.A.036
Banco Bradesco Financiamentos S.A.394
Banco Bradesco S.A.237
Banco BS2 S.A.218
Banco BTG Pactual S.A.208
Banco C6 Consignado S.A.626
Banco C6 S.A.336
Banco Caixa Geral – Brasil S.A.473
Banco Cargill S.A.040
Banco Cetelem S.A.739
Banco Cifra S.A.233
Banco Citibank S.A.745
Banco Cooperativo Sicoob S.A.756
Banco Cooperativo Sicredi S.A.748
Banco Credit Agricole Brasil S.A.222
Banco Credit Suisse (Brasil) S.A.505
Banco CSF S.A.368
Banco da Amazônia S.A.003
Banco da China Brasil S.A.083
Banco Daycoval S.A.707
Banco Digimais S.A.654
Banco Digio S.A.335
Banco do Brasil S.A.001
Banco do Estado de Sergipe S.A.047
Banco do Estado do Pará S.A.037
Banco do Estado do Rio Grande do Sul S.A.041
Banco do Nordeste do Brasil S.A.004
Banco Fibra S.A.224
Banco Finaxis S.A.094
Banco Genial S.A.125
Banco GM S.A.390
Banco Guanabara S.A.612
Banco Inbursa S.A.012
Banco Industrial do Brasil S.A.604
Banco Inter S.A.077
Banco Investcred Unibanco S.A.249
Banco Itaú BBA S.A.184
Banco Itaú Consignado S.A.029
Banco ItauBank S.A479
Banco J. P. Morgan S.A.376
Banco J. Safra S.A.074
Banco John Deere S.A.217
Banco Letsbank S.A.630
Banco Luso Brasileiro S.A.600
Banco Master S.A.243
Banco Mercantil do Brasil S.A.389
Banco Mizuho do Brasil S.A.370
Banco Modal S.A.746
Banco Morgan Stanley S.A.066
Banco MUFG Brasil S.A.456
Banco Original S.A.212
Banco PAN S.A.623
Banco Paulista S.A.611
Banco Pine S.A.643
Banco Porto Seguro S.A.724
Banco Rabobank International Brasil S.A.747
Banco Rendimento S.A.633
Banco Rodobens S.A.120
Banco Safra S.A.422
Banco Santander (Brasil) S.A.033
Banco Semear S.A.743
Banco Senff S.A.276
Banco Société Générale Brasil S.A.366
Banco Sumitomo Mitsui Brasileiro S.A.464
Banco Topázio S.A.082
Banco Toyota do Brasil S.A.387
Banco Triângulo S.A.634
Banco Voiter S.A.653
Banco Votorantim S.A.655
Banco VR S.A.610
Banco Western Union do Brasil S.A.119
Banco XP S.A.348
BANESTES S.A. Banco do Estado do Espírito Santo021
Bank of America Merrill Lynch Banco Múltiplo S.A.755
BCV – Banco de Crédito e Varejo S.A.250
BEXS Banco de Câmbio S.A.144
BNY Mellon Banco S.A.017
BRB – Banco de Brasília S.A.070
Caixa Econômica Federal104
China Construction Bank (Brasil) Banco Múltiplo S.A.320
Citibank N.A.477
Deutsche Bank S.A. – Banco Alemão487
Hipercard Banco Múltiplo S.A.062
HSBC Brasil S.A. – Banco de Investimento269
Itaú Unibanco S.A.341
JPMorgan Chase Bank, National Association488
Kirton Bank S.A. – Banco Múltiplo399
MS Bank S.A. Banco de Câmbio128
Nubank – Nu Pagamentos S.A.260
Paraná Banco S.A.254
Picpay Serviços S.A.380
Scotiabank Brasil S.A. Banco Múltiplo751
State Street Brasil S.A. – Banco Comercial014
Travelex Banco de Câmbio S.A.095
UBS Brasil Banco de Investimento S.A.129
três caixas eletrônicos lado a lado
Código do banco pode ser solicitado em transferências TED e DOC

Para que serve este código?

O código do banco serve para identificar as instituições bancárias, por isso ele nunca se repete. Na vida prática, ele costuma ser usado para discriminar o destinatário em operações de TED e DOC, além de compensação de cheques (pouco usados hoje em dia). 

Porém, o código costuma ser mais solicitado em operações digitais, principalmente via Internet Banking. Em caixas eletrônicos, na maioria dos casos não é necessário informar o número. 

Se um cliente informar o código do banco errado na hora de alguma transação, ela provavelmente não será concluída. Portanto, é importante ter atenção antes de digitá-lo. 

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Está com problemas para receber o PIS ou Pasep? Veja como resolver!

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carteira de trabalho física e digital

A consulta para receber o Pis/Pasep 2023 já está aberta! Este ano o valor pode chegar a R$1.302, mas lembrando que ele pode variar conforme a situação de cada trabalhador. No entanto, uma dúvida que surge com a consulta dos valores é: e se houver problemas para receber o Pis? O que fazer nesse caso?

Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego os pagamentos começam nesta quarta-feira, 15 de fevereiro. Mas, se por algum motivo você não receber, saiba que é possível recorrer!

Mais de 22,9 milhões de trabalhadores terão direito ao abono salarial. Desse total, 20,4 milhões recebem o PIS e 2,5 milhões recebem o Pasep. O total pago será de R$24 bilhões.

Quem pode receber o Pis/Pasep?

De modo geral, tem acesso ao benefício quem:

  • Trabalhou com carteira assinada em 2021 (que é o ano base ao qual se refere o calendário do PIS/Pasep 2023) ou como servidor público federal, estadual ou municipal;
  • Tem cadastro no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos;
  • Recebe do empregador contribuinte do PIS/PASEP (inscrito sob CNPJ) remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base que for considerado para a atribuição do benefício;
  • Exerce a atividade remunerada, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração (neste caso, 2021);
  • Tem seus dados informados pelo empregador corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) do ano-base em questão.

Quem não tem direito ao Pis 2023?

Não têm direito ao Pis, mesmo que se enquadrem nas situações acima os seguintes trabalhadores:

  • empregados domésticos
  • trabalhadores rurais empregados por pessoa física
  • trabalhadores urbanos empregados por pessoa física
  • trabalhadores empregados por pessoa física equiparada a jurídica

+ Calendário PIS/Pasep 2023: governo divulga datas de pagamento. Confira!

Problemas para receber o Pis: como resolver?

Se você se encaixa em todas as regras e mesmo assim está tendo problemas para receber o Pis, saiba que será necessário iniciar uma investigação para entender o porquê não está habilitado no sistema.

A primeira delas será feita na consulta dos dados do trabalhador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)/eSocial. Consultas internas na empresa com o objetivo de analisar informações enviadas também poderão ser feitas.

Outro problema que pode ocorrer é no envio da RAIS, o qual é realizado pelas empresas. O atraso da RAIS pode deixar o trabalhador como “não habilitado” no sistema. Neste caso, o trabalhador deverá ir até uma agência da Caixa Econômica para preencher um formulário.

Várias notas de dinheiro e uma carteira de trabalho em cima para pagamentos do Pis/Pasep 2023
Pagamentos do Pis/Pasep 2023 começam nesta quarta-feira, 15 de fevereiro

Também é possível entrar em contato diretamente com a Caixa para verificar sobre o não recebimento do benefício. Veja quais são os números para atendimento:

Atendimento CAIXA Cidadão

  • 0800-726-0207 
  • Atendimento referente a PIS, Benefícios Sociais, FGTS e Cartão Social 
  • O atendimento eletrônico está disponível 24 horas, 7 dias por semana.
  • Caso queira um atendimento humano, será de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e aos sábados, das 10h às 16h.

+ PIS/Pasep: confira regras do saque do abono salarial

Como fazer a consulta ao Pis/Pasep 2023?

A consulta ao Pis/Pasep pode ser feita por meio do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, que está disponível para smartphones com sistema Android e iOS. E também é possível verificar no app FGTS.

É importante destacar que talvez seja necessário atualizar o app, acessando a loja de aplicativos do celular ou as configurações da ferramenta.

Para consultar, siga o passo a passo:

  1. Acesse o aplicativo da carteira de trabalho e faça login com CPF e senha (esqueceu sua senha? Veja aqui como recuperá-la)
  2. Selecione a aba “benefícios” no menu da tela inicial
  3. Em seguida, escolha a opção “abono salarial”

Pronto, o valor do seu abono aparecerá na tela do aplicativo. A ferramenta também indicará por meio de qual banco você vai receber, mas já adiantamos: celetistas recebem pela Caixa Econômica e servidores recebem pelo Banco do Brasil. 

O valor do abono vai depender da quantidade de meses trabalhados em 2021. Quem trabalhou durante todo o ano receberá R$1.302, mas quem trabalhou menos tempo receberá valor proporcional.

Este artigo foi útil para você? Então esteja ligado no FinanceOne e fique por dentro de tudo o que você precisa saber sobre o Pis/Pasep e demais benefícios sociais.

Golpes de Carnaval: 10 dicas para se proteger de armadilhas nos blocos de rua

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Desfile de carnaval

Depois de dois anos sem folia devido à pandemia de Covid-19, finalmente já podemos comemorar: os blocos já estão nas ruas! Mas os foliões precisam ter atenção para não caírem em golpes de Carnaval.

Um dos golpes mais comuns no Carnaval, inclusive, é o da maquininha de cartão. Funciona assim: o cliente pede uma bebida, entrega o cartão ao vendedor, digita a senha e, horas depois, percebe que durante a compra o seu cartão foi trocado.

Por isso, a dica é: se for usar cartão na rua, preste muita atenção na hora de utilizar o seu cartão e passar na maquininha!

Muitas vezes, por exemplo, o golpista também usa algum truque e desvia a atenção do folião para que a vítima digite a senha no campo destinado ao valor da compra. Isso permite que bandido descubra o código secreto.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) trouxe dicas importantes para você não cair em golpes de Carnaval e se divertir com tranquilidade. Vamos conferir?

Dicas para não cair em golpes de Carnaval

Atenção ao valor digitado na maquininha ou no PIX

Outro golpe muito comum é o da alteração do valor. Por estar na muvuca e com diversas distrações, muitos foliões acabam não prestando atenção no valor que está sendo passado na maquininha.

Nesse caso, o criminoso aproveita dessa distração para digitar um valor diferente do que deveria ser pago.

Por isso, se você já inseriu o cartão na maquininha, observe o valor que aparece no visor. Outra dica é pedir o comprovante para confirmação do valor da compra.

“Se te falarem que o visor [da máquina] está quebrado ou que não está saindo o comprovante, pode desconfiar. Ele pode passar um valor diferente, que você não consegue saber qual é, e você vai digitar a senha acreditando que está pagando determinado valor, mas será outro”, alerta o comunicado da Febraban.

+ Rio: quanto custa pular o Carnaval na cidade maravilhosa?

Essa dica também vale caso você queira pagar no PIX. Caso você faça o pagamento via QR Code, é essencial confirmar se o QR Code indicado ou a transferência está com o valor correto e indo para a pessoa certa.

Além disso, outra dica é: diminuir os limites de transação, seja do PIX ou de cartões, também é uma ferramenta que pode ajudar a evitar golpes de Carnaval.

“Se a pessoa vai para algum lugar de maior risco e em meio a aglomerações, é uma medida que ajuda a proteger o próprio dinheiro”.

Pessoas em bloco de carnaval em Salvador
Criminosos aproveitam aglomerações e distrações para aplicar golpes de Carnaval em foliões

Como se prevenir de golpes no Carnaval?

A Febraban separou dez dicas para você aproveitar o feriado com tranquilidade e segurança. Veja só:

  1. Proteja seu cartão e não o guarde solto em bolsos ou bolsas, pois isso pode facilitar o pagamento por aproximação em situações de aglomeração, como em bloquinhos de Carnaval;
  2. Ao comprar algo na rua, nunca entregue seu cartão para alguém inserir na maquininha e realizar o pagamento. Sempre faça este processo você mesmo;
  3. Ao digitar sua senha, garanta que não esteja visível para quaisquer pessoas ao seu redor;
  4. Não aceite realizar pagamentos se o visor da maquininha estiver danificado, impedindo que você veja o valor que está pagando;
  5. Sempre verifique o valor digitado na maquininha e peça o comprovante impresso;
  6. Se o vendedor informar que precisa passar o cartão novamente, desconfie. Verifique o valor e se houve alguma cobrança diferente pelo aplicativo do seu banco;
  7. Caso o vendedor necessite pegar seu cartão, cheque se o cartão devolvido é realmente o seu;
  8. Mantenha o seu celular sempre protegido em situações de aglomerações. Em bloquinhos de Carnaval, há possibilidade de furto do aparelho;
  9. A senha deve ser única para acesso ao banco. Também use o bloqueio de tela inicial, biometria facial/digital para acessar o celular e os aplicativos. Ative o bloqueio automático de tela;
  10. Em caso de roubo, comunique imediatamente o seu banco e registre um boletim de ocorrência.

Gostou dessas dicas? Quer curtir o carnaval gastando pouco? Então confira este texto que separamos para você: “como conseguir gastar pouco no Carnaval 2023. Boas festas!

Cartão Santander AAdvantage Quartz vale a pena? Benefícios, anuidade e mais

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celular com tela aberta no app do Santander

O cartão Santander AAdvantage Quartz é uma parceria do Banco Santander com a American Airlines, por isso oferece benefícios tanto do banco emissor quanto da companhia aérea. Mas seu principal atrativo é o acúmulo de milhas.

Para quem já conhecia, trata-se do antigo Santander AAdvantage Gold, que agora é um Mastercard Platinum e recebe o nome de Quartz. 

As milhas podem ser acumuladas por meio do programa de fidelidade AAdvantage, da American Airlines. Cada dólar gasto com o cartão é convertido em uma determinada quantidade de milhas.

Esses pontos podem ser convertidos para resgatar passagens aéreas, upgrades de classe, diárias em hotéis.

Além disso, os clientes têm acesso a salas VIP em aeroportos, descontos em aluguel de carros, seguro viagem, proteção de compras e outros benefícios.

Os titulares e adicionais também podem usufruir de todos os benefícios da bandeira Mastercard Platinum, como:

  • Mastercard Airport Concierge;
  • Seguro Médico e de Automóveis em viagens;
  • Mastercard Travel Rewards;
  • Assistência Global de Emergências;
  • Priceless Cities;
  • Entre outros.

Mas é claro que tudo isso não sairia de graça. O cartão Santander AAdvantage Quartz tem anuidade e outras taxas associadas, por isso é importante avaliar se os benefícios oferecidos compensam o seu custo.

Anuidade e adicionais do cartão Santander AAdvantage Quartz

Segundo informações do banco, o cartão Santander AAdvantage Quartz atualmente tem anuidade de R$396, valor que é dividido em 12 parcelas de R$33 ao longo do ano. 

Clientes correntistas do Santander podem ter 50% de desconto na parcela mensal e pagar R$16,50. Porém, essa vantagem é válida apenas para clientes dos programas de relacionamento Santander, não é válida quem usa apenas os serviços essenciais.

O cliente pode solicitar até cinco cartões adicionais sem cobrança de anuidade. Os gastos dos adicionais ficam concentrados na fatura do titular, que tem a possibilidade de determinar o limite de crédito para cada um deles.

Como funciona o programa de milhas?

No programa de milhas do cartão Santander AAdvantage Quartz, o cliente ganha uma milha a cada dólar gasto e mais uma milha extra se a compra for em moeda estrangeira. 

Além disso, é possível ganhar o dobro de milhas em compras na American Airlines feitas com cartão, em produtos que estão registrados sob o código comercial e a marca American Airlines. 

Ou seja, produtos ou serviços como aluguéis de carros, reservas em hotéis, pacotes American Airlines Vacations e produtos e serviços AA Cargo não contam. Em resumo:

  • Ganhe 1 milha por dólar gasto;
  • Mais 1 milha extra em compras em moeda estrangeira;
  • O dobro de milhas em compras na American Airlines (em produtos da marca).

As milhas do programa AAdvantage nunca expiram enquanto seu cartão estiver ativo, desde que a cada 24 meses você acumule ou resgate milhas na American Airlines, uma companhia aérea afiliada ou com um participante AAdvantage da American Airlines.

Além de acumular milhas utilizando o cartão, você também ganha Loyalty Points para conquistar status no programa AAdvantage e aproveitar mais benefícios. 

pessoa olhando o aplicativo do Santander
Santander AAdvantage Quartz oferece uma milha a cada dólar gasto

Como solicitar o cartão Santander AAdvantage Quartz?

O cartão Santander AAdvantage Quartz exige renda mínima de R$1 mil para correntistas do Santander (ou ser cliente Van Gogh/Select/Private) e renda mínima de R$1,5 mil para quem não é correntista. 

É possível solicitar o produto de três formas:

  • Preenchendo o formulário no site do Santander;
  • Em uma agência Santander próxima;
  • Ligando para a central de atendimento pelo telefone 4004 3535 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 702 3535 (demais localidades), de segunda a sexta, das 9h às 21h, e aos sábados, das 10 às 16h.

O cartão e os serviços estão sujeitos à aprovação de crédito, disponibilidade e critérios de elegibilidade do Santander. 

Ficou interessado? Então saiba mais e peça o seu cartão clicando no botão:

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Leia também:

Salário mínimo 2023 deve ser reajustado em maio. Veja o que muda

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pessoa segurando notas de real

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, afirmou que o salário mínimo, atualmente no valor de R$1.302, pode passar por aumento ainda este ano. O último reajuste do piso nacional passou a valer no dia 1º de janeiro.

“Nós estamos discutindo a busca de espaço fiscal para mudar o valor do salário mínimo ainda este ano. Se houver espaço fiscal, nós haveremos de anunciar uma mudança para 1º de maio”, afirmou o ministro em entrevista ao programa Brasil em Pauta, da TV Brasil.

No mês passado, o governo federal publicou no Diário Oficial da União uma Medida Provisória (MP) que previa o aumento do piso nacional para R$1.302. Porém, o Congresso Nacional aprovou a Lei Orçamentária de 2023, que prevê um salário mínimo de R$1.320.

Além de estabelecer um valor mínimo para os salários do país, o novo piso nacional também traz mudanças nas aposentadorias do INSS, no abono do PIS/Pasep e no seguro-desemprego, por exemplo. Veja o que muda com o aumento do salário mínimo em 2023. Boa leitura!

Salário mínimo 2023: aposentadoria muda com o novo valor?

A resposta para essa dúvida é sim! O valor da aposentadoria muda conforme o salário mínimo. Ou seja, a partir deste ano, aposentados, pensionistas e segurados do INSS passam a receber ao menos R$1.320. Saiba quais são as mudanças da aposentadoria com o salário mínimo 2023:

  • Os benefícios do INSS serão reajustados a partir de 25 de janeiro.
  • Para quem recebe um salário mínimo, o benefício sobe para R$1.320 a partir dos depósitos realizados entre os dias 25 de janeiro e 7 de fevereiro (aposentadoria, pensões e auxílio-doença).
  • Quem recebe mais de um salário mínimo terá seus pagamentos a partir de 1º de fevereiro.
  • O reajuste acompanha o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que não foi divulgado ainda.

+ Confira como funciona o cálculo para aposentadoria

Outros benefícios do governo que mudam com o aumento do salário mínimo

Abono salarial PIS/Pasep

  • O PIS/Pasep é pago aos trabalhadores do setor público e privado que recebem até dois salários mínimos mensais e são celetistas.
  • Com o reajuste do salário mínimo, o valor do abono salarial varia de R$110 a R$1.320, conforme a quantidade de meses trabalhados.
  • Os pagamentos começam no dia 15 de fevereiro.
Notas de dinheiros de diferentes valores para salário mínimo 2023
Salário mínimo 2023: veja o que muda com o novo valor aprovado pelo Congresso

Valor do seguro-desemprego 2023

O valor da cota do seguro-desemprego também muda conforme o salário mínimo. Por isso, o novo valor mínimo é de R$1.320. Para calcular o valor exato, porém, é necessário saber a média salarial dos últimos três meses anteriores à demissão sem justa causa.

  • O valor máximo do seguro-desemprego para 2023 ainda será anunciado, depois da divulgação do INPC.

Dieese diz que salário deveria ser de R$6.388

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), por meio de um cálculo, aponta que o valor do salário mínimo ideal deveria ser muito maior do que o proposto pelo governo.

Estima-se que seriam necessários R$6.298,91. O valor corresponde a quase cinco vezes o piso nacional vigente, que agora passou para R$1.320.

O cálculo do Dieese considera o mínimo necessário para suprir as despesas de um trabalhador com uma família de quatro pessoas com alimentação, moradia, saúde, educação, vestuário, higiene, transporte, lazer e previdência.

O conteúdo ajudou? Então compartilhe e leia também: a empresa não depositou o 13º salário no prazo? Veja o que fazer!

Agora é possível pagar impostos com criptomoedas! Veja a novidade

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Homem segura uma moeda de Bitcoin

É sempre grande a quantidade de impostos que o brasileiro tem que pagar anualmente, ainda mais se ele tiver muitos bens pessoais. Mas, agora é possível pagar imposto com criptomoeda.

Sim, essa é uma novidade que nem todos sabem porque é recente. E também porque não está padronizada e sendo ofertada por todas as instituições.

Mas passa a ser mais uma possibilidade para quem pretende quitar as suas obrigações e não quer comprometer toda a renda.

E como vai funcionar? O que já se sabe sobre pagar imposto com criptomoeda? Confira a seguir!

Banco do Brasil será pioneiro em pagar imposto com criptomoeda

A primeira instituição a oferecer a possibilidade de pagar impostos com criptomoedas será o Banco do Brasil.

Os correntistas do banco poderão quitar seus tributos com uma moeda digital.

E serão diversos tipos de tributos que poderão ser pagos, como impostos, taxas e diversas outras obrigações.

Além disso, serão diversas as criptomoedas aceitas como pagamento, por exemplo as principais, o Bitcoin e o Ethereum, além de outras do mercado de cripto.

+ Qual é a melhor criptomoeda para investir hoje em dia? Veja as 4 mais indicadas

fachada de uma agência do Banco do Brasil
Banco do Brasil será pioneiro e começará a aceitar pagamento de imposto com criptomoedas.

Como vai funcionar o pagamento de imposto com criptomoeda?

Esta novidade é um acordo entre o Banco do Brasil e a Bitfy, uma startup brasileira que recentemente findou uma parceria com o BB para arrecadação.

E os pagamentos dos impostos com as criptomoedas como moeda de troca serão feitos dentro da plataforma da Bitfy.

Vale destacar que a medida ainda está em fase de teste e, portanto, somente poderão aderir aqueles que têm criptoativos custodiados na Bitfy.

Portanto, é necessário criar uma conta na plataforma da empresa.

A empresa garante que todas as transações são feitas de forma rápida e segura, contendo todas as principais moedas e algumas vantagens, como alerta de cotação.

O Banco do Brasil informa que dentro da plataforma da Bitfy o cliente deverá procurar por um banner nomeado “Imposto dom BB”. 

Em seguida, deverá inserir o número do código de barras do bolero, digitar a senha e realizar o pagamento. Todo o processo é feito de forma online e não é necessário nenhuma parte burocrática.

Pagamento com criptomoeda será tendência?

A chegada das criptomoedas no mercado financeiro demorou para ser uma unanimidade, mas aos poucos foi ganhando seu espaço.

Esse é mais um indício de que elas devem ser muito utilizadas pelas empresas do mercado financeiro como intermediária em transações.

Inclusive, recentemente a Prefeitura do Rio de Janeiro chegou a dizer que passaria a aceitar o pagamento do IPTU em criptomoedas, a partir de 2023. Isso também aconteceria com uma empresa parceira por trás.

Ou seja, é possível sim que o pagamento de tributos com criptomoedas passe a virar tendência no mercado.

Gostou de saber dessa novidade? Complemente a sua leitura sobre criptomoedas e veja também:

+ As criptomoedas vão sumir? É o que pensam alguns especialistas, mas será verdade?
+ Lei das criptomoedas em vigor! Veja o que diz a regulamentação

Posso sacar meu FGTS na lotérica? Descubra agora

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celular aberto na tela do fgts

Quando o assunto é FGTS as dúvidas dos brasileiros não acabam. E nós estamos aqui para tirar cada uma delas. No assunto de hoje, você saberá se é possível sacar FGTS nas casas lotéricas.

Essa dúvida costuma surgir principalmente porque este benefício é pago aos trabalhadores pela Caixa Econômica, a mesma instituição que cuida das casas lotéricas. 

Mas por que é importante falar sobre se é possível sacar FGTS lotérica? Porque este é um benefício que protege o trabalhador que é demitido sem justa causa. Além disso, muitos brasileiros contam com Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para dar entrada na casa própria.

Neste artigo você vai ler sobre:

Posso sacar FGTS na lotérica? 

Se você não quer enfrentar a fila da Caixa Econômica e deseja optar por sacar o benefício na lotérica, saiba que sim, é possível.

Mas é importante se atentar ao valor limite disponível para esse local. Quem sacar o benefício na lotérica pode retirar até R$3.000

Como sacar o FGTS na lotérica?

E o que será preciso? Será necessário levar o Cartão Cidadão e a sua senha para que seja possível ter acesso ao dinheiro do benefício. 

Mas é claro que existem outras opções para sacar FGTS na lotérica, como nos postos do Caixa Aqui, postos de atendimento eletrônico e salas de autoatendimento, que são os caixas eletrônicos. 

+ Quem trabalha como jovem aprendiz tem direito ao FGTS? Confira!

Vale ressaltar, ainda, que ao sacar o FGTS em uma das salas de autoatendimento você consegue pegar o valor sem ter o Cartão Cidadão. Mas para isso, será preciso ter em mãos o número do PIS/PASEP/NIT/NIS e senha.

Porém, o valor que poderá ser sacado é de até R$1.500, caso queira fazer uma retirada maior que isso é preciso ir dentro do banco para solicitar o valor desejado.

Em quanto tempo posso sacar o FGTS na lotérica?

Bom, depois que você é desligado da empresa não existe um prazo específico para poder sacar o FGTS na lotérica. Primeiramente ele precisa estar disponível para você sacar.

Legalmente, existe um prazo de 10 dias para o FGTS estar disponível para o saque a partir de quando for demitido pela empresa, neste caso, sempre quando for sem justa causa.

+ Pedi demissão: tenho direito de sacar o FGTS? Veja se é possível
+ É possível sacar o FGTS direto no caixa eletrônico?

Para isso, a empresa precisará ter comunicado à Caixa Econômica sobre o rompimento do contrato para que o banco coloque o valor à disposição do trabalhador para saque. Também deverão ser fornecidos, pela empresa, alguns documentos ao banco.

Com todo o processo concluído, geralmente leva até cinco dias para que o trabalhador tenha o recurso à disposição. Além disso, costuma ter um prazo de 30 dias para sacar o valor após a demissão.

Tela do celular e do computador com o FGTS
É possível sacar o FGTS na lotérica

Mas, e se não sacar o FGTS dentro dos 30 dias? Você terá que emitir uma nova chave de identificação junto à Caixa Econômica Federal.

Caso ocorra da empresa não comunicar a Caixa sobre o rompimento do contrato, você tem duas opções:

  • Contatar a empresa diretamente para saber o que aconteceu e solicitar que faça esta ponte junto ao banco;
  • Abrir um processo judicial sobre o ocorrido para conseguir esta garantia na justiça.

Quem tem direito a sacar o FGTS na lotérica?

Qualquer pessoa que tenha o FGTS liberado para saque pode sacar por todos os meios disponíveis, inclusive pelas Casas Lotéricas. Para isso, você precisa saber quem pode sacar o fundo.

O FGTS é direito de qualquer trabalhador com carteira assinada que esteja nas seguintes situações:

  • Contrato de trabalho rescindido, pelo empregador, sem justa causa;
  • Extinção normal do contrato de trabalho a termo;
  • Aposentadoria concedida pela Previdência Social;
  • Permanência do trabalhador por três anos ininterruptos fora do regime do FGTS, neste caso, sendo permitido o saque a partir do mês de aniversário do titular da conta;
  • Permanência da conta vinculada por três anos ininterruptos sem crédito de depósito, para afastamento ocorrido até 3/7/1990.

De acordo com a Caixa, veja a lista completa de situações em que o cidadão pode sacar o FGTS:

  1. Demissão sem justa causa feita pelo empregador;
  2. Término de contrato por prazo determinado;
  3. Rescisão por falência, falecimento do empregador individual, empregador doméstico ou nulidade do contrato;
  4. Rescisão do contrato por culpa recíproca ou força maior;
  5. Aposentadoria;
  6. Trabalhador ou dependente portador de HIV – SIDA/AIDS;
  7. Necessidade pessoal, urgente e grave, decorrente de desastre natural causado por chuvas ou inundações que tenham atingido a área de residência do trabalhador – quando a situação de emergência ou o estado de calamidade pública for assim reconhecido por meio de portaria do Governo Federal;
  8. Suspensão do Trabalho Avulso;
  9. Falecimento do trabalhador;
  10. Idade igual ou superior a 70 anos;
  11. Trabalhador ou dependente com neoplasia maligna (câncer);
  12. Trabalhador ou dependente em estágio terminal em decorrência de doença grave;
  13. Permanência do trabalhador titular da conta vinculada por três anos ininterruptos fora do regime do FGTS, com afastamento a partir de 14/07/1990;
  14. Permanência da conta vinculada por três anos ininterruptos sem crédito de depósitos, cujo afastamento do trabalhador tenha ocorrido até 13/07/1990;
  15. Aquisição de casa própria, liquidação ou amortização de dívida ou pagamento de parte das prestações de financiamento habitacional.

Como faço para solicitar o saque do FGTS em outros casos?

Como você viu, existem alguns casos para que você consiga sacar o FGTS na lotérica. Mas caso você não tenha tido uma rescisão de contrato e sim outro motivo, como é feito o saque do FGTS?

Para esses casos, o próprio trabalhador precisa realizar a solicitação do saque direto em uma agência da Caixa. Mas não se esqueça que você precisa levar uma série de documentos para conseguir a liberação do dinheiro. 

Depois da solicitação, o seu saque é liberado em até cinco dias úteis.

Caso você esteja em alguma dessas situações, confira um guia completo de como consultar o saldo e sacar o FGTS.

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*Colaboração: Juliana Favorito e Mateus Carvalho