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Conheça 6 benefícios do MEI concedidos pelo INSS

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agência do inss

Quem é autônomo ou pensa em se tornar um e vai abrir uma Microempresa Individual, já deve ter se questionado sobre quais são os benefícios do MEI. Não somente as vantagens do CNPJ, mas os benefícios previdenciários.

Ao contrário do que muitos pensam, o Microempreendedor Individual também tem direito a alguns benefícios sociais, como aposentadoria e auxílio-doença. Afinal, ele também contribui mensalmente com o INSS.

Mas, afinal, quais são esses benefícios do MEI?

Assim como outros contribuintes da Previdência Social, o MEI tem direito a: aposentadoria por idade ou por invalidez, auxílio-doença, salário-maternidade, auxílio-reclusão e pensão por morte (para a família).

O tempo de contribuição necessário para cada um deles varia conforme descrito na tabela a seguir:

Benefício Tempo de contribuição
Auxílio-doença12 meses
Auxílio-maternidade 10 meses/ contribuições
Aposentadoria por idade 180 meses/contribuição
Aposentadoria por invalidez 12 meses
Pensão por morte variávelvariável
Auxílio-reclusão variável
Tempo de contribuição para cada um dos benefícios do MEI varia

Todos os benefícios do MEI correspondem ao valor de um salário mínimo. Mas se ele exercer outra atividade em paralelo e contribuir com a Previdência Social em ambas, o tempo das duas contribuições será somado para a concessão do benefício.

O MEI não tem direito à aposentadoria por tempo de contribuição ou Certidão de Tempo de Contribuição (CTC). Ele pode ter acesso a uma dessas duas modalidades somente se:

  • Completar a contribuição mensal (atualmente de 5%) com mais 15% sobre o salário-mínimo, totalizando 20%;
  • Além de completar os 11% referentes à alíquota cobrada no período antes da formalização, mais 9% do salário-mínimo.
celular com a tela do simples nacional
Para garantir benefícios, microempreendedores individuais devem manter benefícios em dia (Foto: Divulgação)

Entenda cada um dos benefícios do MEI

Auxílio-doença

Esse é o auxílio concedido aos MEIs que ficam temporariamente incapazes de exercer suas atividades por motivos de doença ou acidente. Ele pode ser solicitado a partir do primeiro dia em que o empreendedor não puder trabalhar.

Mas é importante destacar que, para receber o benefício, o MEI deve entrar em contato com a Central da Previdência Social (135) ou acessar a página da Previdência para realizar o agendamento.

Auxílio-maternidade

O auxílio-maternidade ou salário-maternidade é direito tanto de mulheres que tenham se tornado mães por meio do parto, quanto daquelas que realizaram adoção.

A duração é de 120 dias (4 meses), exceto em caso de aborto, quando será de 14 dias.

Homens também podem obter, no caso de: adoção, guarda judicial com propósito de adoção ou falecimento da gestante.

Mas importante frisar que mesmo que seja mais de uma criança, a pessoa faz jus a somente um salário.

Aposentadoria por idade

Têm direito à aposentadoria por idade: mulheres que completam 62 anos de idade e homens que completam 65 anos. Além disso, é necessário ter realizado o tempo mínimo de contribuição, que é de 180 meses (15 anos).

As regras são válidas, apenas, para novos segurados. Quem já estava no mercado de trabalho antes de 13 de novembro de 2019, quando entrou em vigor a Reforma da Previdência, segue as regras de transição.

No caso dos homens, mantem-se a regra de idade igual a 65 anos + 15 anos de contribuição. Já para as mulheres, conforme as regras de transição, é possível dar entrada na aposentadoria aos 61 anos e seis meses, mas com os 15 anos de contribuição.

Uma coisa que acontece de diferente em relação a outros benefícios, é que as contribuições realizadas não se perdem. Ou seja, mesmo que o MEI pare de contribuir por um período, ele tem direito se realizar o número mínimo de contribuições.

Aposentadoria por invalidez

Esse é diferente do auxílio-doença. O MEI tem direito a aposentadoria por invalidez quando fica incapaz de exercer sua atividade de forma permanente, o que é constatado pela perícia realizada pelo próprio INSS.

Mas vale destacar que o benefício será pago enquanto a invalidez persistir. O empreendedor que recebe o auxílio passa por reavaliação do INSS a cada dois anos.

Importante: quem se aposenta por invalidez e depois opta pela formalização como MEI, perde o benefício.

Pensão por morte

A pensão é concedida aos dependentes do MEI em caso de falecimento. O tempo de duração pode variar de acordo com a contribuição realizada e outros fatores, podendo ser de 4 meses ou variável, chegando até período vitalício.

Casos de desaparecimento que possuem morte presumida e declarada judicialmente também são levados em consideração.

Auxílio-reclusão

Assim como a pensão por morte, esse benefício é destinado aos dependentes do MEI quando o mesmo é preso, seja em regime fechado ou semiaberto. O pagamento é feito somente durante o período de reclusão ou detenção.

No entanto, assim como no caso da pensão por morte, o limite para o período em que o auxílio será pago depende de algumas variáveis, como tempo de contribuição e idade do dependente. Pode ir de 4 meses a período vitalício.

+ Sou MEI e empregado CLT: preciso pagar INSS duas vezes?
+ Como tirar o comprovante de rendimentos do INSS – Passo a passo

Como ter direito aos benefícios previdenciários do MEI?

Logicamente, para ter acesso a esses benefícios do MEI é necessário estar em dia com as contribuições mensais do INSS. Ou seja, o DAS – Documento de Arrecadação do Simples Nacional -, que é gerado pelo Portal do Empreendedor.

O recolhimento previdenciário do MEI é reduzido, tem a alíquota de 5% sobre o valor do salário mínimo vigente. Sendo assim, em 2021 a contribuição mensal é de R$60,60 (5% do salário mínimo de R$1.212).

Dependendo da área de atuação, esse valor pode ser acrescido de taxas de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), de R$1, e/ou Imposto sobre Serviços (ISS), de R$5 por mês.

ICMS para quem trabalha com indústria ou comércio e ISS para quem presta serviços. Por isso MEIs que prestam serviços na área da indústria e comércio pagam R$61,60, pois há incidência das duas taxas.

Conhece alguém que é MEI ou tem vontade de abrir o CNPJ? Compartilhe esse conteúdo!

Colaboração: Letícia de Jesus

Entenda qual a diferença entre boletos com e sem registro

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pessoa pagando boletos

Ah! Os boletos… Esse tipo de documento é muito conhecido entre os brasileiros. Se você utiliza boletos para pagamentos, com certeza já ouviu por aí falar sobre boletos com e sem registro. É importante saber quais são os modelos, pois muitas empresas disponibilizam essa forma de pagamento visando atender aos clientes.

Se você ainda se pergunta qual é a diferença entre os dois tipos de cobrança, então continue lendo este texto para conhecer mais sobre o assunto!

Quais as diferenças dos boletos com e sem registro?

A diferença entre os boletos com e sem registro costuma causar uma confusão nas pessoas, mas a principal está relacionada à inscrição do documento no banco emissor. Por isso, saiba mais sobre os boletos e suas variedades:

Boleto sem registro

O boleto sem registro é um título de cobrança e, como o nome sugere, ele não é registrado no sistema do banco emissor.

Dessa maneira, a instituição bancária emissora não tem conhecimento da existência do título e, por isso, cobra apenas a tarifa no momento do pagamento do documento.

Assim, todo o trabalho fica sob responsabilidade do contratante da carteira de cobranças. Ou seja, caso o empreendedor não receba o valor em sua conta-corrente, é necessário entrar em contato com o cliente para combinar a nova data e encaminhar uma nova cobrança.

boletos sendo pagos
Boleto sem registro é um título de cobrança não registrado no sistema.

Boleto com registro

Já o boleto com registro, por sua vez, é gerado e registrado diretamente no banco emissor. Isso quer dizer que, ao cadastrar o boleto em sua carteira de cobrança, o contratante do serviço emite o documento na instituição.

Esse tipo de documento é usado tanto por pessoas físicas como jurídicas para a cobrança de seus clientes. Como o próprio nome sugere, o boleto com registro é comunicado ao banco e vinculado ao CPF ou CNPJ de quem está emitindo o documento.

Ou seja, caso o cliente não efetue o pagamento da cobrança, o boleto poderá ser protestado, inclusive para cobrar juros sobre o atraso. Toda a operação é formalizada no sistema e os dados não podem ser alterados posteriormente.

Esse tipo de boleto exige:

  • o registro do documento pela instituição financeira;
  • a inserção dos dados cadastrais do pagador;
  • a validação do documento gerado;
  • a automação do cálculo de multas e juros;
  • o preenchimento do valor do documento com data de vencimento;
  • a ampliação da rede de pagamento.

+ O que significa cada campo do boleto bancário

+ Conheça os 3 tipos de boletos bancários e suas diferenças

Vale lembrar, contudo, que o boleto sem registro deixou de existir em meados de 2018, já que novas regras para emissão de boletos bancários passaram a ser exigidas no país.

A mudança implementada pela Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) teve como objetivo deixar mais seguro e transparente o mercado de pagamento.

Saiba por quanto tempo é preciso guardar boletos pagos

No final de um ano, é inevitável que as gavetas fiquem cheias deles e a vontade de jogar fora também. Mas cuidado, diversos documentos devem ser guardados para evitar problemas legais.

Daí a importância de manter um arquivo com todos os documentos e contas que recebemos e emitimos, para nos proteger de cobranças indevidas e resguardar nossos direitos.

Antes de explicarmos o tempo que é necessário armazenar os boletos pagos, você precisa conhecer a Lei Federal nº 12.007. Ela estabelece que empresas prestadoras de serviços devem enviar anualmente para os consumidores uma quitação anual de dívidas.

Imposto de Renda

Pessoas físicas devem guardar os documentos utilizados na elaboração da Declaração de Imposto de Renda, assim como o próprio recibo e download do arquivo entregue, pelo prazo mínimo de cinco anos.

Além disso, é necessário arquivar os documentos de comprovação das deduções da declaração, como recibos, notas fiscais, extratos bancários, holerites e comprovantes de rendimentos bancários e do trabalho.

Notas fiscais

As notas fiscais devem ser guardadas durante toda a vida útil do produto para proteger o consumidor caso ele precise reclamar de eventuais defeitos no aparelho. 

Embora o prazo de garantia de produtos duráveis seja de 90 dias, é possível que surjam casos de vício oculto (defeito que aparece após a garantia do fabricante) – em casos assim, o prazo para reclamação do defeito começa quando o consumidor tomar conhecimento do problema.

+ Veja aqui quais são os outros boletos e o prazo para guardá-los

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Saiba como aumentar a garantia de uma compra com cartão Nubank

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homem segurando cartão do Nubank

Você já pensou em aumentar a garantia de uma compra feita com cartão de crédito? Quem é cliente do banco Nubank da categoria Gold ou Ultravioleta tem essa vantagem no próprio cartão.

A novidade foi lançada recentemente pelo banco e já está sendo oferecida para os clientes que possuem o cartão com bandeira Mastercard. Isso porque este benefício de aumentar a garantia da compra é fornecido justamente pela bandeira do cartão.

E para cada tipo de cliente, Gold ou Nubank Ultravioleta, há uma forma de solicitar essa vantagem. Mas o que é comum para ambos, é a necessidade de que a compra seja feita pelo cartão do Nubank.

Mas como funciona? Como é o processo para aumentar a garantia de compra? É o que iremos te contar neste artigo!

Como aumentar a garantia de compra para cada tipo de cliente Nubank?

Como já falamos acima, somente dois tipos de clientes do Nubank podem solicitar o aumento da garantia de compra: Gold ou Ultravioleta. Mas para cada um existe uma forma de ativar esse benefício.

E como fazer esse processo de ativação da garantia estendida da sua compra? Nós iremos te explicar cada um deles!

Para cliente Nubank Gold

Para quem não sabe, o cartão Nubank Gold é sem anuidade e a principal vantagem é a garantia estendida da compra de um produto. E assim como muitas lojas oferecem, este serviço do banco também tem garantia de até um ano.

O melhor é que não é cobrado nenhum custo adicional ao cliente. Mas para isso, é necessário que a sua compra tenha uma garantia mínima de três meses e máxima de três anos. 

Mas como ativar esse benefício? É simples, você precisa emitir o Bilhete Seguro no site. Este documento precisa ser apresentado quando for necessário.

Vale ressaltar ainda que existe um valor máximo de cobertura por incidente que é de US$200, que pode chegar a no máximo US$400 em um período de um ano.

menina segurando um cartão do nubank
Agora os clientes do cartão Nubank podem aumentar a garantia de produtos

Outra informação importante é que esse benefício está disponível para as compras feitas em lojas físicas e sites registrados no Brasil. 

Para cliente Nubank Ultravioleta

Para quem ainda não sabe, o Nubank Ultravioleta é da categoria do cartão Black. E é claro que esse tipo de cartão possui inúmeros benefícios, como acesso a sala vip do aeroporto de Guarulhos e cashback que cresce 200% do CDI.

Isso sem contar com a possibilidade de aumentar a garantia de compras sem nenhum custo a mais. O que é uma grande vantagem para um produto que você comprou recentemente e deixou de funcionar, mas a garantia acabou.

Porém, para conseguir aumentar a garantia de compra é preciso saber quais são as condições impostas pela bandeira Mastercard. Veja todas elas abaixo!

-> A compra precisa ter sido realizada com seu cartão Nubank Ultravioleta, da categoria Mastercard Black™;

-> É obrigatório emitir e apresentar o Bilhete de Seguro, que pode ser emitido no site;

-> É importante saber que a cobertura da Garantia Estendida Original dobra a garantia de fábrica do item comprado por até 12 meses. Por isso, o produto deve ter uma garantia mínima de três meses, sem exceder o período total de três anos. Por exemplo, se você comprar um produto com garantia de loja de 6 meses, ao ativar o benefício do Ultravioleta, ela passará a ser de 12 meses;

-> O valor máximo é de US$2.500 por incidente; existe também um valor máximo de US$5.000 durante um período de 12 meses;

-> A cobertura vale para compras realizadas em lojas físicas e em sites brasileiros.

Outra informação importante que você não pode esquecer é guardar os recibos de todas as suas compras. Além de ver se os produtos estão na lista de elegíveis no Guia de Benefícios da Mastercard.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com um amigo que tenha o cartão do Nubank para que ele possa aproveitar esse benefício!

Leia também no FinanceOne:

Festival do Rio 2022: veja programação e quanto custa o ingresso

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festival do rio

A 24ª edição do Festival do Rio está de volta com carga total, após a edição do ano passado ter sido mista e reduzida por causa dos efeitos da pandemia. E é claro que a ansiedade para o evento deste ano é grande, mas afinal quanto custa o ingresso do Festival do Rio 2022?

Para quem caiu de paraquedas aqui e não está entendendo de qual evento estamos falando, nós vamos explicar. Caso você ainda não saiba, o Festival do Rio 2022 nada mais é do que um evento de cinema internacional realizado no Rio de Janeiro desde 1999.

O evento foi criado da junção entre Mostra Banco Nacional e o Rio Cine Festival, ambos já faziam parte do calendário cultural da cidade desde 1980. Desde então, o Festival do Rio se tornou um dos mais importantes do mundo.

+ The Town: ingresso, datas, atrações. Veja o que já se sabe sobre o festival!

E se você já está empolgado para saber tudo sobre a edição deste ano, pode ficar tranquilo. Porque nós iremos te fornecer o máximo de informação possível sobre o evento.

Até quando vai o Festival do Rio 2022?

O Festival do Rio 2022 vai até o dia 16 de outubro. É uma ótima opção para quem quer curtir algo diferente no final de semana, inclusive no próximo feriado do dia 12.

E nem precisa se preocupar pensando se vai ter algum filme que você goste. Isso porque são mais de 200 opções que serão exibidas durante todos os dias do evento. 

Para quem gosta de se antecipar e quer saber quais são os filmes em cartaz no Festival do Rio 2022, é só acessar o site com a programação completa.

festival do rio
Festival do Rio 2022 terá programação gratuita e conta com novidades para a edição atual.

Onde posso assistir o Festival do Rio 2022?

Agora você deve estar se perguntando onde será o Festival do Rio 2022, certo? São vários locais da cidade que estão exibindo os filmes, mostras e sessões. Alguns deles são:

  • Salas de cinema Kinoplex;
  • Cine Odeon;
  • Estação Net Cinema.

+ Quanto custa ir ao Lollapalooza 2023? Veja os valores e como comprar!

Quanto custa o Festival do Rio 2022?

É importante destacar que cada cinema conta com o seu valor próprio de ingresso, assim como também há sessões gratuitas.

Uma opção que muitos estão optando é pelo “Pacote de Ingressos Kinoplex”.

A rede de cinemas está fornecendo 6 ingressos por R$100 e o pacote pode ser adquirido online, pelo site, com várias formas de pagamento.

Basta acessar o site, selecionar a unidade (estando apenas um disponível para comprar) e em seguida escolher a forma de pagamento.

Festival do Rio 2022 terá telão em Copacabana

Como dito acima, existem ingressos a serem comprados para curtir o fetival, mas também têm sessões gratuitas abertas ao público.

Uma opção é o telão que foi montado bem na Praia de Copacabana, em frente ao hotel Copacabana Palace, no Posto 2.

Essa é uma opção para quem está passando pelo local, mora perto ou procura uma alternativa gratuita para curtir o final de semana e o feriado.

A atual edição do Festival do Rio está recheada de novidades e uma programação com homenagens. Por exemplo, o diretor Breno Silveira, que faleceu em 2022, será homenageado. A organização optou pela exibição do filme “Dois filhos de Francisco” no dia 14 de outubro, às 20h.

“Neste ano viremos ainda mais fortes. Estamos felizes em preparar um festival robusto, de volta às nossas grandes edições”, foi o que disse Ilda Santiago, diretora-executiva de programação.

Gostou de saber dessa opção de programa cultural? Então compartilhe com um amigo e convide-o para curtir o Festival do Rio com você!

Leia também:

+ Ingresso para o BioParque do Rio: veja quanto custa e como comprar
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Ingresso para o BioParque do Rio: veja quanto custa e como comprar

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Fachada do Bioparque

Se você mora no estado do Rio de Janeiro, uma opção de passeio ao ar livre é o BioParque Rio, o antigo zoológico da capital. No mês de outubro, o local oferece promoção de dia das crianças.

Agora reformado, apresenta diversas atrações e se mostra uma ótima alternativa para curtir com a família. 

Mas depois de ser repaginado, muitos ainda têm dúvidas sobre quanto custam os ingressos – já que existe mais de um tipo de entrada –, além de regras para meia-entrada e até gratuidade. 

Se quer saber tudo sobre o assunto, continue lendo o artigo!

Quanto custa e onde comprar o ingresso do BioParque do Rio?

O ingresso do BioParque do Rio pode ser comprado na própria bilheteria ou pelo site do parque. O valor unitário é de R$40 a inteira e R$20 a meia-entrada. Porém, existem outros pacotes e promoções disponíveis:

  • Ingresso BIO + Passeio de Barquinho = R$59,90 | R$39,90 (para idosos, estudantes, crianças e PCDs)
  • Combo BioParque do Rio + AquaRio* = R$99,90 | R$79,90 (idosos, estudantes, crianças e PCDs)
  • Super Combo AquaRio + BioParque do Rio + Barquinho* = R$119,90 | R$89,90 (idosos, estudantes, crianças e PCDs)
  • Experiência Imersiva na Fazendinha + Crepúsculo* = R$30 | R$25 (sócios) (valor da entrada a parte)

Neste mês de outubro, em homenagem ao dia das crianças, quem comprar o combo BioParque + AquaRio + Barquinho, ganha 10% de desconto nas fotos oficiais, além de uma pulseira e uma pelúcia exclusiva.

Antes de comprar atrações à parte, como o barquinho ou a experiência imersiva na fazendinha, é importante verificar os horários e condições de funcionamento no site. 

Outro ponto de atenção é que todos os combos para visitar o zoológico e o aquário da cidade (AquaRio) são exclusivos para brasileiros e não incluem o transporte entre um local e outro.

A distância entre as duas atrações é de cerca 5 km, levando cerca de 15 minutos dependendo do meio de transporte. 

* O Crepúsculo é uma atividade extra, na qual o visitante tem a chance de ver animais como corujas, serpentes e aranhas. O ingresso só é vendido junto com a experiência da Fazendinha.

BioParque Rio tem desconto no mês de julho

Julho é considerado por muitos como o mês das férias e no BioParque Rio não seria diferente, né? Por isso, há promoção em vigor para quem quiser curtir esses dias de descanso por lá.

Foi criado o combo ‘Ingresso BioParque do Rio + passeio de barquinho‘, onde há desconto de 50% no valor do barquinho e é possível curtir a experiência completa a partir de R$39,90.

Com esta compra, o cliente terá direito a:

  • 1 Ingresso Avulso BioParque do Rio; e
  • 1 Passeio de Barquinho na Savana Africana.

Este valor promocional é válido para idoso, estudante, infantil e PcD.

Sócio Bioparque

Uma alternativa para pagar mais barato na entrada é se tornar um Sócio BioParque Rio. As vantagens são:

  • acesso ilimitado durante um ano
  • horário especial  para visitação (antes da abertura para o público)
  • descontos na loja oficial, no estacionamento e nos quiosques de alimentação

Uma parte do valor pago pelos sócios é destinada aos programas de conservação do parque. E quanto custa?

Ser um Sócio BioParque Rio custa a partir de R$99,90 por ano. O valor pode ser parcelado em até 6 vezes.

Dependendo do número de dependentes, a assinatura fica mais cara:

  • Sócio Titular = R$99,90
  • Sócio + 1 dependente = R$159,90
  • 2 dependentes = R$229,90
  • 3 dependentes = R$299,90
  • 4 dependentes = R$359,90
  • 5 dependentes = R$419,90
  • 6 dependentes = R$479,90
  • 7 dependentes = R$539,90

Ingresso para grupos e excursões 

Escolas, igrejas, famílias e qualquer outro guia ou grupo que deseje realizar uma excursão para o BioParque Rio com mais de 10 pessoas deve fazer a compra de outra forma. 

Ao invés de pedir dez ingressos no site ou na bilheteria, o representante do grupo deve enviar um email para o endereço [email protected] informando a intenção de compra. Assim, o parque facilita o processo.

Esta opção não vale para festas e piqueniques, já que esse tipo de evento não é permitido dentro do Bioparque. Aniversários só podem ser realizados na parte de fora, na Quinta da Boa Vista.

Qualquer dúvida sobre a visitação em grupo pode ser sanada pelo WhatsApp oficial do zoológico

Barquinho do Bioparque do Rio
Bioparque do Rio agora tem passeio de barco, experiência imersiva na fazenda e atividades extras

Quem tem direito à meia-entrada e gratuidade no BioParque do Rio?

Seguindo a legislação municipal, a meia-entrada no Bioparque do Rio é para os seguintes grupos:

  • Crianças e jovens com idade de 3 a 21 anos – apresentar documento original com foto
  • Idosos (a partir de 60 anos) – apresentar documento original com foto
  • Estudantes – apresentar carteirinha com foto ou declaração de matrícula ativa e documento de identidade original com foto
  • Jovens de baixa renda, entre 15 e 29 anos – é preciso ter o cadastro e apresentar ID Jovem, além de um documento original com foto
  • pessoas com deficiência – documento indicando a deficiência (se for necessária a presença de um acompanhante, também terá direito à meia entrada)
  • Professores da Rede Pública do Município do Rio de Janeiro (somente venda na bilheteria com contracheque que comprove a função)

Já a gratuidade é apenas para crianças com idade até 2 anos e 11 meses. A partir de 3 anos completo já é necessário pagar o valor da meia-entrada, de R$20.

Onde fica o BioParque do Rio? Qual é ohorário de funcionamento?

O BioParque do Rio fica localizado dentro da Quinta da Boa Vista (s/n, São Cristóvão, RJ, 20940-040). O local fica em frente a estação de trem de São Cristóvão. 

Também é possível ir de carro. O estacionamento custa R$40, funcionando de 8h às 17h,  todos os dias. Para sócios o valor é R$35.

O espaço funciona todos os dias (de segunda a domingo), das 9h às 17h. Porém, 16h é o último horário de entrada. Somente sócios têm horário exclusivo de entrada às 8h30.

Antes de comprar a entrada, contudo, é importante verificar o funcionamento no site. Acontece que os horários de funcionamento podem ser eventualmente alterados em função de chuvas fortes e outros fatores internos.

Gostou do conteúdo? Então compartilhe essas informações com os amigos que vão conhecer o parque com você! Se ficou alguma dúvida, pode nos perguntar nos comentários! 

Leia também: Quanto custa visitar o Cristo Redentor? Confira preços, dicas, descontos e mais

Descubra se é possível fazer Pix para quem não tem chave cadastrada?

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uma pessoa segurando o celular

O Pix caiu no gosto do povo. Mas, ainda há muitas dúvidas quanto às chaves cadastradas.

Por exemplo, é possível mandar dinheiro para quem não tem chave Pix cadastrada? A resposta é sim, mas calma que vamos te explicar o motivo.

As instituições financeiras devem oferecer o Pix. Mas ninguém precisa se cadastrar para ter acesso a ele.

O que existe é a opção de cadastrar chaves para simplificar as transações realizadas. O próprio Banco Central, que criou esse meio de pagamento, recomenda a criação de uma chave Pix para tornar esse meio de transferência mais eficiente.

Porém, as chaves não são obrigatórias, sendo assim uma pessoa pode enviar e receber Pix sem ter cadastrado nenhuma chave.

Como transferir dinheiro para quem não tem chave PIX?

Neste caso, você consegue transferir sem chave PIX e vamos te mostrar o passo a seguir. As duas situações são:

  1. você transferir sem uma chave PIX
  2. você com chave PIX e a pessoa não

Veja como fazer nas duas situações:

Transferir sem uma chave PIX

  • 1º passo: faça uma transferência via DOC ou TED;
  • 2º passo: coloque o dado da pessoa ao qual o PIX será destinado, inclusive a chave PIX, caso ela tenha;
  • 3º passo: finalize o processo para enviar o PIX.

Tenho chave PIX, mas a pessoa não

  • 1º passo: vá até a área PIX do aplicativo do seu banco
  • 2º passo: clique em transferir;
  • 3º passo: insira os dados do destinatário de agência e conta como se estivesse fazendo uma transferência normal;
  • 4º passo: adicione o CPF ou CNPJ do destinatário;
  • 5º passo: pronto, agora é só finalizar o processo para enviar o PIX.

É importante ter em mente que, caso o usuário não tenha uma chave PIX, a transação será concluída como TED ou DOC.

Lembrando que a condição para fazer as transações pelo Pix é que o banco ou fintech opere o sistema de pagamentos instantâneo.

As chaves funcionam apenas para simplificar todo processo. Mas qualquer pessoa pode desfrutar do Pix, como isenção de taxas, desde que o banco esteja apto a operar esse sistema. O recebedor terá seu dinheiro na conta em menos de 10 segundos. 

tela do aplicativo pix de transferência para quem não tem chave
É possível transferir dinheiro por meio do Pix mesmo sem ter uma chave

É preciso estar conectado à internet para usar?

Outra dúvida muito comum nesses últimos tempos é sobre o procedimento a ser realizado em uma transferência por chave de Pix. O que muitos ficam em dúvida é se é preciso estar conectado à internet.

Nesses primeiros meses de uso será preciso, sim, ter uma conexão ativa com a internet para conseguir enviar por meio de Pix. No entanto, já está em estudo a possibilidade de uma transferência de forma off-line muito em breve.

Além de querer saber sobre precisar estar conectado à internet, muitos ainda se questionam sobre a obrigatoriedade do Pix ser feito por um aparelho celular. E essa informação não procede. É claro que pelo celular fica ainda mais prático, rápido e prático, mas não é o único meio.

Os bancos e fintechs podem oferecer o pagamento por meio da chave Pix em vários canais, por exemplo, pelo internet banking no computador (desktop). 

Agora, nem todo tipo de pagamento pode ser feito por uma chave de Pix, é importante citar isso para que não haja confusão.

Se você quiser quitar um boleto, por exemplo, o Pix não estará disponível, exceto se o recebedor substituir o boleto ou incluir chave ou QR Code.

O que é e qual é a melhor chave para cadastrar

Iniciado em novembro de 2020, o cadastro do Pix passou a ser adotado pelos principais bancos, tradicionais e digitais.

Ele foi anunciado pelo Banco Central como um novo sistema de pagamentos a ser oferecido pelas instituições financeiras de todo o país.

Atualmente, ele permite que usuários realizem transferências entre bancos diferentes e usuários de outra titularidade em dez segundos.

Dá para realizar em qualquer dia e horário, incluindo finais de semana. Esse é o grande diferencial da nova modalidade de pagamento, a rapidez para tornar as transferências mais rápidas e ágeis.

No entanto, houveram algumas mudanças no sistema a fim de evitar fraudes e golpes. Uma dessas mudanças diz respeito ao limite de envio de dinheiro em horários na parte da noite.

Ainda assim, é possível que todas as transações aconteçam a qualquer momento. Mas, quais são as chaves possíveis para cadastro?

Os quatro tipos de chaves disponíveis são:

  • CPF ou CNPJ;
  • Número de celular (precisa ser brasileiro);
  • Endereço de e-mail;
  • Chave aleatória (sequência alfanumérica).

Mas, é importante frisar que não é possível registrar uma mesma chave em mais de uma conta. Além disso, independentemente da chave escolhida, o cliente ainda poderá vincular o QR Code à determinada chave para facilitar a transferência.

Fazer transações por Pix é seguro?

Muitas pessoas ainda ficam inseguras ao realizar transações por meio do Pix, a boa notícia é que sim, é seguro. Os aplicativos das instituições financeiras possuem senha e biometria que são exigidas dos clientes para a realização de qualquer transação, seja Pix ou não.

Mas ainda assim, é importante estar atento na hora de realizar a transação para que não se faça a transferência para a pessoa errada. Por isso, sempre veja se o beneficiário e o banco de destino estão corretos. 

Lembre-se que as transações realizadas pelo aplicativo são todas seguras. Outra pessoa só terá acesso a sua conta, caso você dê a senha. Ela é intransferível e somente você pode ter acesso a essa senha.

54% da população adotou o Pix, diz Banco Central

O Banco Central (BC) divulgou uma pesquisa que aponta que 60% da população brasileira adulta já usa ao menos um tipo de transferência eletrônica (107,2 milhões) e 54% adotaram o Pix (96,5 milhões).

Desses, 49 milhões passaram a fazer transferências após o início do sistema do BC:

  • 36 milhões: passaram a usar exclusivamente o sistema do BC (20% da população adulta);
  • 13 milhões: começaram a usar tanto o Pix como a fazer TEDs (8%).

Para saber qual chave é mais vantajosa e conhecer cada uma, confira uma explicação que o FinanceOne preparou para você. E acompanhe os demais conteúdos para saber tudo sobre o pagamento via Pix aqui no nosso site.

Leia também no FinanceOne:

+ Como funciona o cartão de crédito Zippi? Veja como solicitar, vantagens e mais

+ Saiba se depósito em lotérica cai na mesma hora

Bolsa do Povo SP: veja passo a passo de como consultar

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Tela de um computador aberta no site do Bolsa do Povo SP

O Bolsa do Povo SP, maior programa de proteção social já anunciado pelo Governo do Estado de São Paulo, foi lançado em maio deste ano e segue beneficiando milhares de cidadãos.

Mas ainda existem algumas dúvidas e uma delas é sobre como consultar o benefício.

Leia este artigo até o final para saber como consultar a sua situação no Bolsa do Povo, além de outras informações como desbloqueio do cartão, saque etc.

Vale lembrar que a iniciativa busca concentrar a gestão dos benefícios, ações e projetos voltados para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

O que é e como funciona o Bolsa do Povo SP?

O Bolsa do Povo SP é um programa que deverá beneficiar cerca de 500 mil pessoas em situação de vulnerabilidade no estado de São Paulo.

Mas ao contrário de outros auxílios emergenciais, esse reúne diversas iniciativas. Ou seja, não é apenas um programa de transferência de renda, mas um grupo de benefícios.

Esses benefícios incluem capacitação, oportunidades de emprego e também auxílios financeiros, que podem chegar até R$1 mil.

As iniciativas que fazem parte do programa incluem: Ação Jovem, Aluguel Social, Bolsa Talento Esportivo, Renda Cidadã, Via Rápida, Vale Gás, SP Acolhe, Bolsa do Povo Educação, Bolsa do Povo Educação Estudantes e Acolhe Saúde.

Alguns deles já tiveram seus prazos de inscrição encerrados, mas outros ainda podem ser acessados. Além disso, novos prazos são abertos ao longo do ano.

Os que preveem transferência de renda, como o Vale Gás SP e o SP Acolhe, são pagos aos beneficiários por meio de um cartão pré-pago, o cartão do Bolsa do Povo, que é entregue pelos Correios.

João Doria apresentando o programa Bolsa do Povo
Bolsa do Povo SP inicia distribuição dos cartões para o Vale Gás e SP Acolhe

Como consultar o Bolsa do Povo SP?

Como são vários programas reunidos sob uma única gestão, algumas pessoas se confundem sobre alguns aspectos. Um deles é como realizar a consulta ao Bolsa do Povo SP.

As informações sobre a iniciativa podem ser encontradas em um único portal, que é o site oficial do programa. E quaisquer dados e consultas podem ser obtidos lá.

Tanto para consultar se a sua família tem direito a algum programa, como SP Acolhe e Vale Gás, ou mesmo para consultar outras informações, o passo a passo é:

  1. Acesse o portal
  2. Clique no botão “entrar”
  3. Informe o seu CPF e a senha cadastrada
  4. Se ainda não tem uma senha, clique na opção “Cadastre-se aqui” e preencha a ficha com os dados solicitados

Pronto, com a senha criada você terá acesso à sua página individual do programa, chamada de área restrita, e poderá consultar todas as informações.

Em relação aos pagamentos, eles constarão no cartão que você recebeu em casa pelos Correios.

Como desbloquear o cartão?

O desbloqueio do cartão Bolsa do Povo SP pode ser solicitado pelo telefone. Basta ligar gratuitamente para 0800 7979 800.

Também é possível desbloquear o cartão Bolsa do Povo pela internet. Basta acessar o portal do programa, clicar em “entrar”, acessar a área restrita para beneficiários e seguir as orientações na tela.

Outra opção é desbloquear em um caixa eletrônico do Banco do Brasil ou Banco 24Horas ou em outros correspondentes bancários, como:

  • supermercados
  • lotéricas
  • estabelecimentos conveniados com o Banco do Brasil

Basta inserir o cartão e seguir as orientações que aparecerão na tela. Quando recebe o cartão, o beneficiário só consegue utilizá-lo depois de fazer esse desbloqueio.

Como obter o protocolo para sacar e consultar o saldo do cartão?

Antes de sacar o dinheiro do Vale Gás ou SP Acolhe, os cidadãos que estão participando do Bolsa do Povo SP precisam gerar um protocolo e senha.

Esses dados também podem ser obtidos no site do Bolsa do Povo, por meio do login com CPF mostrado no passo a passo acima.

O site vai direcionar o beneficiário para uma página com os detalhes de cada auxílio, além do gerador de protocolo e senha.

Com esses dados, basta realizar o saque com o seguinte passo a passo:

  1. vá até um caixa eletrônico do Banco do Brasil, Banco24Horas ou correspondente bancário (como os mencionados acima)
  2. insira o cartão do programa
  3. digite os códigos que o terminal vai solicitar
  4. saque o dinheiro

Nos mesmos terminais e seguindo o mesmo passo a passo pode ser consultado o saldo.

Em caso de dúvidas, os beneficiários podem entrar em contato com a Central de Atendimento do Bolsa do Povo, pelo telefone 0800 7979 800.

Os atendentes ficam disponíveis de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.

Além disso, é possível obter informações pelo WhatsApp com atendimento eletrônico. Você deve adicionar o telefone (11) 98714-2645, mandar uma mensagem e seguir as opções informadas pelo sistema.

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Saiba quanto deve custar o smartphone da Tesla. Veja estimativas!

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Elon Musk

Elon Musk prepara mais uma novaidade no mercado: é smartphone da Tesla. carinhosamente apelidado de Tesla Phone, será carregado por energia solar e suas baterias podem durar cinco vezes mais do que os melhores aparelhos do mercado.

Além disso, outro ponto que merece destaque, é com relação a sua câmera. Afinal, de acordo com os rumores dos sites de tecnologia, a câmera principal do aparelho terá 108MP e a tela terá visualização em 4K.

Aliado a isso, o aparelho vai ter apoio de 5G e a conexão com o carro. Dessa forma, a integração entre o seu smartphone e o seu automóvel tem tudo para ser ainda maior.

De todas suas fundações, rumores supõem que Elon Musk estaria planejando o lançamento de um smartphone que seria comercializado pela Tesla até o ano de 2023. O projeto acabou por ganhar forças, já que não foi negado pelo dono e nem divulgado oficialmente.

Visual e desempenho do smartphone da Tesla

Com base em ideias conceituais que vêm sendo difundidas, na parte visual, o smartphone da Tesla pode ser prateado e pode mudar de cor; possui bordas arredondadas e tem o símbolo da empresa na parte de trás.

Na parte técnica, a tela mediria 6 polegadas (15,24 cm) com tecnologia AMOLED (imagens com alta definição e menor consumo de energia). Teria ainda quatro câmeras avançadas, processador de alto desempenho e memória RAM de 16 GB.

O sistema operacional escolhido deve ser o Android, pois há poucas chances de pretensões da empresa em querer desenvolver um sistema próprio.

Embora a Tesla tenha seu próprio sistema operacional para controlar seus carros, o desenvolvimento de uma loja e portabilidade de aplicativos de terceiros seria algo muito custoso, mesmo para a Tesla.

smartphone da Tesla
Supostas imagens do smartphone da Tesla (Reprodução da Internet)

Preço médio do aparelho

Se você sonha em ter um smartphone da Tesla, saiba que precisa investir um valor justo e dentro do preço de mercado.

Isso porque, o aparelho deve ser comercializado a custos que devem ficar entre $800 e $1200. Ou seja, você pode perceber que o valor proposto para comercialização do smartphone é bem abaixo dos lançamentos dos aparelhos mais vendidos, como os da Apple.

Prova disso é que o IPhone 14 foi lançado em setembro deste ano com preços que no Brasil variam de R$7.599 a R$15.499.

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Crédito rotativo do cartão: vale a pena aderir? Entenda!

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homem pagando com cartão de crédito

Chegou o dia de pagar a fatura do cartão de crédito, mas o dinheiro não vai dar para pagar tudo (ou não vai dar para pagar nada). É neste momento que muitos brasileiros acabam caindo na armadilha de aderir ao crédito rotativo. 

Embora possa ser um grande aliado e oferecer muitas vantagens, cartões devem ser usados com sabedoria. Do contrários, de ferramenta aliada ele pode se tornar um dos maiores vilões das suas economias. 

E um dos principais motivos que colocam o cartão no posto de vilão é justamente o juros do rotativo. 

É claro que um cartão já tem outros custos, como o juros de pagamentos parcelados ou a taxa de anuidade. Mas o juros por não pagamento do valor integral da fatura soma mais um custo e, este sim, pode ser bastante destrutivo.

É fundamental conhecer os riscos que essa linha de crédito representa e entender que outras soluções podem ser mais vantajosas. Quer entender melhor? Então continue lendo o artigo!

O que é o crédito rotativo do cartão?

O crédito rotativo do cartão de crédito é aquele que é acionado quando o cliente não consegue pagar o valor integral da fatura no vencimento. Ou seja, quando paga somente o famoso valor mínimo da fatura ou parte dele.

Esta acaba sendo uma “solução” para quem não quer ficar inadimplente. Porque ao acionar o rotativo, é como se a administradora do cartão tivesse feito um empréstimo no valor da diferença que faltou pagar, então não há risco de ficar nome sujo pelo não pagamento da fatura.

Quem estabelece o valor mínimo e quais são os juros rotativos é a própria empresa do cartão. Este é um tipo de crédito que pode ser acessado facilmente, o que só o torna ainda mais perigoso. 

Existem dois tipos de rotativo: o regular e o não regular.

O crédito rotativo regular é aquele acionado quando o cliente paga uma quantia entre o valor mínimo e um valor intermediário – estabelecido pela administradora na cobrança. 

Já o rotativo não regular é acionado quando o cliente não paga nada da fatura, fica devendo o valor integral , ou quando paga um valor abaixo do mínimo estabelecido. Neste segundo caso, os juros são mais altos. 

No entanto, é importante destacar que desde 2017 existe uma regra que determina que o crédito rotativo é limitado e dura no máximo 30 dias. Depois desse prazo, o titular deve quitar o débito integralmente ou parcelá-lo com juros menores. 

Ou seja, depois de aderir ao rotativo, o restante da fatura (ou o valor total que ficou pendente) é adicionado na conta do mês seguinte, com juros. Por isso esse crédito pode se transformar em uma bola de neve.

Enquanto o rotativo não for pago, não é possível utilizar um novo crédito. 

mulher usando cartão de credito
Crédito rotativo do cartão tem um dos maiores juros do mercado

Vale a pena aderir ao rotativo do cartão?

Sem enrolação, não vale a pena aderir ao crédito rotativo do cartão. Mesmo em situações emergenciais, existem outras formas de obter crédito no mercado com juros menores e condições de pagamento mais vantajosas.

O juros do rotativo é o mais caro do mercado atualmente. Para se ter uma ideia, o Banco Central divulgou no final de setembro que a taxa média cobrada pelos bancos em agosto chegou a quase 400% ao ano.

Esta é a maior taxa de juros do rotativo desde agosto de 2017, quando era de 428%.

Por isso, o ideal é ter um bom planejamento financeiro  e evitar a todo custo deixar a fatura do cartão pendente. Mas, se isso inevitavelmente ocorrer, pode valer mais a pena obter um empréstimo com juros menores para pagar a fatura. 

O menor juros do mercado em termos de crédito é do consignado, aquele tipo de empréstimo que é descontado direto da folha de pagamento. Ele pode ser solicitado por servidores, aposentados e pensionistas do INSS e agora também por beneficiários do Auxílio Brasil.

Além disso, mesmo um empréstimo pessoal e até o cheque especial (outro grande vilão) têm juros menores que o rotativo. 

Sendo realista, o ideal é evitar todos eles ao máximo. Mas não sendo possível, o caminho é escolher aquele quem tem os menores juros e também as melhores condições de pagamento. 

Ao pesquisar entre as instituições financeiras, leve em consideração o CET – Custo Efetivo Total. Ou seja, o custo final do empréstimo, com todas as tarifas, tributos envolvidos na operação etc. 

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Como recuperar a senha do Caixa Tem? Veja o passo a passo

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mão segurando celular com app do Caixa Tem na tela

Atualmente, é necessário decorar inúmeras senhas: banco, aplicativos, celulares, cartões, entre tantas outras. E é comum que você acabe esquecendo algumas delas. Mas, você sabe como recuperar senha do Caixa Tem?

É importante lembrar que a conta do Caixa Tem foi criada, inicialmente, para pagar o Auxílio Emergencial, mas já é utilizada para que os brasileiros recebam inúmeros benefícios concedidos pelo Governo Federal, como o Auxílio Brasil e o FGTS.

E assim como qualquer outra conta, com o Caixa Tem também é possível fazer compras pela internet, transferir dinheiro e também solicitar empréstimos.

Mas como recuperar a senha do Caixa Tem em caso de esquecimento? Saiba que o processo é fácil e você não precisa se preocupar, pois há como redefinir.

Passo a passo para recuperar a senha do Caixa Tem

Caso você tenha esquecido a senha do aplicativo Caixa Tem e deseja recuperá-la, saiba que é possível fazer o procedimento na própria plataforma. Ao solicitar a recuperação da senha, você deverá criar uma nova.

Mas como é o processo? Veja o passo a passo abaixo!

1º passo: abra o aplicativo do Caixa Tem e clique em “Recuperar Senha”;

2º passo: será necessário informar o seu CPF no campo indicado e marcar a opção “Não sou um robô”. Depois você deverá clicar em “Continuar”;

3º passo: neste momento você receberá no seu email cadastrado as instruções para a recuperação da senha;

4º passo: acesse o seu email e clique em “Link para redefinir credenciais”;

5º passo: você será redirecionado para uma página, siga todas as instruções e crie uma nova senha para entrar no aplicativo. É importante que ela seja numérica, com no mínimo seis dígitos, e não pode ser igual ao CPF, possuir repetições ou ser a sua data de nascimento;

6º passo: agora é só clicar em “Continuar” para finalizar o processo e realizar o login na plataforma com a nova senha.

Recuperar senha Caixa Tem sem e-mail. Veja como!

Como você pôde ver acima, o processo de recuperar a senha do Caixa Tem acontece pelo envio de um link de redefinição para o e-mail do usuário. Mas, e se não tiver acesso ao e-mail?

Pessoa abrindo aplicativo do Caixa Tem no celular
É possível redefinir a senha do Caixa Tem pelo aplicativo

Pode acontecer do usuário também ter esquecido a senha do e-mail cadastrado, do e-mail cadastrado não ser o dele ou até mesmo dele não saber a origem do e-mail para tentar redefinir a senha.

Nesses casos, a Caixa recomenda que o usuário compareça até uma agência mais próxima ou entre em contato pelos canais de atendimento, via telefone.

Dessa forma, ele consegue alterar o e-mail cadastrado e consegue redefinir a senha para voltar a acessar as funcionalidades do aplicativo.

Por que é preciso e-mail para recuperar senha do Caixa Tem?

De acordo com a Caixa Econômica Federal, enviar o limk para o e-mail do usuário é a forma de criar um passo a mais para este processo e evitar possíveis fraudes.

Com isso, há uma garantia de que é mesmo o usuário solicitando a redefinição e não alguém tentando se passar por ele no aplicativo.

Além disso, quem não conseguir e tiver dificuldades para cumprir qualquer um dos procedimentos poderá solicitar ajuda pelo aplicativo do Caixa Tem:

  • 1º passo: abra o aplicativo e clique na opção “Preciso de ajuda”;
  • 2º passo: veja quais são as opções disponíveis e escolha a que mais se encaixa no que deseja ou precisa.

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