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Cartão de crédito consignado: conheça as 10 melhores opções e como solicitar

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mulher sgurando um cartão

Você conhece o cartão de crédito consignado? Ele é muito parecido com o cartão de crédito tradicional. A diferença é que ele é destinado apenas aos beneficiários do INSS, funcionários públicos e trabalhadores com carteira assinada, de acordo com convênio da empresa.

Ou seja, caso o titular não consiga pagar o valor total da fatura, o pagamento mínimo é descontado diretamente do seu salário ou benefício.

Contudo, existem outras diferenças entre o funcionamento do cartão de crédito convencional e o cartão de crédito consignado. São elas:

  • no consignado não existe anuidade;
  • os limites de crédito costumam ser maiores do que em um cartão convencional;
  • o cliente não é obrigado a ser correntista no banco onde pediu crédito;
  • ele também não passa por análises cadastrais para garantir que não tem o nome sujo na praça.

Entretanto, a maior diferença entre os dois cartões está na taxa de juros e prazo de pagamento. No caso da taxa, o cartão de crédito consignado tem um custo menor, principalmente pelo banco ter garantido o pagamento pelo empréstimo.

Afinal, ele desconta o valor mínimo do seu salário ou benefício antes mesmo dele cair na conta. Referente ao prazo de pagamento, em alguns cartões de crédito convencionais ele chega a 35 dias, mas no cartão de crédito consignado o prazo pode chegar a 50 dias.

+ Quando será liberado o empréstimo consignado do Auxílio Brasil?

Quem pode fazer o cartão de crédito consignado?

Podem solicitar um cartão de crédito consignado os indivíduos que se encaixam nas seguintes categorias:

  • Funcionários públicos;
  • Cidadãos com a carteira de trabalho assinada;
  • Aposentados e pensionistas do INSS;
  • Militares.

Portanto, o público habilitado para obter esse meio de pagamento é o mesmo do crédito consignado. Modalidade que apresenta o desconto automático das parcelas do empréstimo e também libera uma margem consignável para o cartão.

Entenda o que é cartão de crédito consignado e como funciona

O que é margem consignável?

Margem consignável é o valor máximo disponível para empréstimo, calculado de acordo com a renda mensal do aposentado/pensionista do INSS, servidor público ou militar/pensionista do exército. O pagamento das parcelas é descontado direto do benefício, pensão ou salário.

A margem consignável é de 35% do valor do benefício, sendo 30% para empréstimo consignado e 5% para cartão de crédito.

Devido à pandemia – e prorrogado em março deste ano – há um acréscimo de 5% à margem para empréstimo, totalizando 40%.

Entretanto, desde 2020, o Projeto de Lei 1.973, que tem por objetivo aumentar a margem consignável para 45%, aguarda aprovação do Senado.

+ O que é margem de crédito consignado? Entenda como funciona!

Qual o melhor cartão de crédito consignado?

Com tantas opções de cartão de crédito consignado no mercado fica difícil escolher a melhor opção. Por isso, acreditamos que o melhor cartão para aposentados, pensionistas, servidores e trabalhadores CLT é aquele que oferecer as melhores vantagens de pagamento para você.

Cartão Inter Consignado: como funciona e como solicitar

Então, pesquise cada cartão de crédito consignado e faça comparações e simulações para escolher a opção certa. A seguir vamos listar algumas das instituições financeiras que oferece cartões de crédito consignado:

  • Caixa
  • BMG Card
  • Banrisul
  • Bradesco
  • Daycoval
  • Inter
  • Mercantil
  • Banco Pan
  • Cetelem
  • Olé Consignado
mulher sentado trabalhando como freela
É possível solicitar um cartão de crédito consignado através do site do seu banco

Como solicitar?

Todos os cartões citados acima podem ser solicitados de forma rápida e segura. Basta preencher um formulário online no site da instituição financeira com os campos para informar seus dados de contato, fonte de pagamento e renda mensal.

Dessa forma, é possível realizar simulações para entender as projeções de limites, taxas médias recorrentes e saques que o banco deve disponibilizar.

Em seguida, é só iniciar o processo de contratação e informar seus dados pessoais dos benefícios inerentes.

Quais são as vantagens de ter um cartão de crédito consignado?

Quem solicita um cartão de crédito consignado possui inúmeras vantagens em relação aos demais cartões de outras modalidades. Mas nem todos sabem quais são esses benefícios, por isso separamos alguns deles abaixo, confira!

-> Está disponível para negativados: se você está com o nome sujo e não consegue um cartão, o consignado é o ideal. Isso porque o pagamento da fatura é descontado diretamente no seu contra-cheque;

-> Possibilidade de saque: você consegue sacar até 70% do limite do cartão, mas isso varia de acordo com cada banco;

-> Taxa de juros mais baixa que o do cartão convencional: como existe uma maior garantia de pagamento, a taxa de juros do cartão não precisa ser tão alta como os de outras modalidades;

-> Maior prazo para quitar as parcelas: a dívida do cartão pode ser parcelada em até 72 meses. Mas para aposentados e pensionistas do INSS, esse parcelamento aumenta para até 84 meses.

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*Colaboração: Juliana Favorito

10 dicas para economizar no presente para o Dia das Crianças

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criança desenhando

Falta bem pouco para o Dia das Crianças. E é claro que muitos pais e familiares não querem deixar a data passar em branco, mesmo com a alta da inflação, que deixa os produtos mais caros.

E a boa notícia para a criançada é que os adultos estão dispostos a presentear mais e também comemorar a data fora de casa. A informação é do estudo “Dia das Crianças” desenvolvido pela Behup para a Globo.

De acordo com a pesquisa, 76% dos entrevistados pretendem comemorar a data, enquanto no ano passado esse número era menor, somente 57% iam comemorar o Dia das Crianças.

Outro crescimento se deu na quantidade de pessoas que vão comprar presentes para os pequenos. No ano passado eram 70% dos adultos, este ano o número pulou para 81%. 

E é claro que não pode faltar a celebração neste dia. De acordo com a pesquisa, 32% dos entrevistados pretendem ir ao parque com a família e as crianças, 23% querem fazer uma refeição especial em casa.

Além disso, 21% querem levar as crianças em uma loja de brinquedos para que elas escolham o próprio presente.

E por falar em presente, será que é possível economizar nesta data? A resposta é sim! Mas para isso, você precisa correr e comprar o que deseja o quanto antes. E para te ajudar separamos algumas dicas para economizar.

orçamento familiar”, analisou Braz.

Dicas para economizar no Dia das Crianças:

1 – Desejos dos filhos

O consumidor deve saber o que a criança quer.

O indicado é conversar com ela e, caso o desejo seja algo impossível para o bolso, tentar explicar para ela as condições financeiras da família.

Uma boa dica é perguntar à criança se há outros brinquedos que ele desejaria ganhar. Com isso, checar qual deles se encaixa no orçamento do mês.

2 – Pesquisa de preços

Ao identificar o que comprar, é hora de fazer uma pesquisa de preços em lojas físicas e online.

O valor pode mudar muito de uma loja para outra e a pesquisa pode ajudar a economizar na hora da compra.

sala de aula cheia de crianças
É possível economizar no presente do Dia das Crianças

Nas lojas online é possível encontrar preços menores, mas há o custo do frete. Por isso, o consumidor deve verificar se compensa ou não.

Ainda sobre compra online, é fundamental comprar com antecedência e verificar se a loja irá entregar o presente antes do Dia das Crianças.

3 – Saber quanto pode gastar

Esta regra deve ser cumprida fielmente para não estourar o orçamento com o Dia das Crianças.

Caso você não determine o valor que quer gastar poderá se deixar levar por adquirir algo mais caro.

Se for pagar em dinheiro, é bom sair de casa já com o valor estabelecido.

Mas, se preferir usar o cartão de débito ou de crédito, é importante ter em mente que não se deve gastar além do que se pode.

4 – Não deixar para última hora

Não deixar para comprar o presente na semana do Dia das Crianças é muito importante.

Do contrário, talvez não encontre o que deseja. É comum que os preços dos brinquedos também subam no período próximo a data.

5 – Não leve a criança na compra

Mesmo que ela já tenha escolhido o que quer ganhar, comprar o presente do Dia das Crianças sem ela por perto é uma opção melhor.

Levando a criança, a pesquisa de preços pode ficar comprometida, já que pode pedir um presente mais caro, e os pais acabarem cedendo.

6 – Custos adicionais

Não se deve esquecer que alguns brinquedos têm um custo adicional.

Por exemplo: itens que só funcionam com pilhas ou baterias, que também deverão ser compradas. Ou um videogame, que necessariamente precisará ter o jogo.

De novo, tenha cuidado com o orçamento. Estes custos extras devem compor o valor determinado para a compra do presente.

7 – Pagando o presente

Na hora de pagar, não esqueça de pedir desconto, principalmente se o pagamento for à vista.

Caso a opção seja o parcelamento, é preciso ter a certeza de que os valores mensais não irão fazer falta no orçamento doméstico.

Além disso, lembre-se de que o fim do ano está chegando. Portanto, os gastos deverão ser maiores com as festas, presentes e férias.

8 – Una os familiares

Se os tios e avós também forem presentear as crianças, juntem-se para dar um único presente mais expressivo.

Às vezes, elas preferem isso a vários presentes menores e não tão significativos.

O que para os adultos pode sair mais barato no rateio.

9 – Não compre brinquedos piratas

Os brinquedos piratas e falsificados são muito mais baratos que os que têm selo do Inmetro.

Eles, no entanto, podem comprometer a segurança e a saúde da criança. Muitos são produzidos até mesmo com matéria-prima tóxica.

10 – Diversão

Caso, no momento, não tenha condições financeiras para comprar um presente, é válido explicar a situação financeira da família para a criança.

Se for possível, uma boa alternativa é combinar que a data pode ser comemorada com um passeio gratuito no parque.

Ou uma sessão de cinema, uma visita a um museu e até um piquenique.

O que importa é ser criativo!

*Colaboração: Juliana Favorito

Quem vai receber o auxílio do Cartão Goitacá? Veja como funciona

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notas de dinheiro

A Prefeitura de Campos, no Rio de Janeiro, divulgou no último dia 9 de outubro, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social a lista dos beneficiários do cartão Goitacá. A lista está disponível no site da prefeitura.

O cartão Goitacá faz parte de um programa de transferência de renda municipal, criado no governo do Prefeito Wladimir Garotinho.

Conforme consta no site da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, o programa de transferência de renda tem como objetivo “enfrentar a fome; a extrema pobreza e pobreza; e outras formas de privação das famílias, bem como promover a autonomia das famílias beneficiárias na gestão do benefício”.

Notas de dinheiros de diferentes valores
Beneficiários recebem R$200 para ajudar nas despesas (Foto: Divulgação)

Programa pretende atender 10 mil usuários até o fim do ano

Atualmente o programa beneficia 5.688 famílias e até o fim do ano deve contemplar 10 mil usuários na linha da pobreza e extrema pobreza. Só na última sexta-feira, novas 904 famílias foram incluídas na lista.

Segundo os parâmetros definidos pelo Governo Federal, usados para delimitar os beneficiários do Auxílio Brasil, são consideradas famílias em situação de extrema pobreza, aquelas com renda mensal per capita (por pessoa) de até R$ 105.

Já as famílias em situação de pobreza são aquelas com renda per capita entre R$ 105,01 e R$ 210 por mês.

“Para muita gente lá fora, o programa não tem importância nenhuma. Mas as famílias sabem o quanto é necessário no momento de dificuldade. Tem pessoas que nunca passaram dificuldade na vida e não se colocam no lugar do outro. Muitos não olham os sofrimentos das pessoas, mas o nosso governo está cuidando da população. Não queremos que os beneficiários fiquem eternamente no programa, mas nesse momento difícil, a população pode contar com a prefeitura”, disse o prefeito Wladimir Garotinho sobre a iniciativa.

+ Já tem o calendário do 13º do Auxílio Brasil? Entenda!

Data de entrega do cartão ainda será divulgada

O valor do benefício é de R$200. A data da entrega do cartão Goitacá será divulgada ainda esta semana no site da prefeitura.

A última ação para entrega dos cartões ocorreu no dia 14 de setembro, com as recargas efetuadas no dia 30 do mesmo mês.

De acordo com a coordenadora do programa, Marcelia Cardoso, a vigilância socioassistencial realiza mensalmente uma averiguação a fim de certificar se os beneficiários ainda se enquadram nos critérios para recebimento do cartão.

Quais são os requisitos para receber o cartão Goitacá?

Para ser um beneficiário do programa, o cidadão deve ter renda mensal per capita na faixa da extrema pobreza. Ou seja, até R$105 por pessoa.

Também é preciso ser morador do município de Campos há, no mínimo, 3 anos. E, preferencialmente, não participar de outros programas de transferência de renda.

Para chegar à lista de beneficiários, a prefeitura utiliza a base de dados do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). No entanto, uma equipe técnica reavalia a concessão do benefício anualmente.

+ Auxílio Brasil: veja 28 perguntas e respostas sobre o programa!

Quais famílias têm prioridade no recebimento do benefício?

Ainda segundo informações da prefeitura, não é necessário fazer inscrição para recebimento do benefício. As famílias beneficiárias são referenciadas no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

De preferência, esses beneficiários devem estar em acompanhamento familiar pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) ou Serviço de Proteção e Atendimento Especializado à Família e Indivíduos (PAEFI).

De acordo com o que estabelece a lei de criação do programa, aprovada na Câmara Municipal e no Conselho Municipal de Assistência Social, devem ter prioridade as famílias numerosas e que tenham em sua composição idosos e/ou pessoas com deficiência (PcD) sem fonte de renda e sustento.

Além disso, recebem prioridade famílias vítimas de calamidades e emergências; mulheres chefes de família e seus filhos; mulheres em situação de violência; e jovens egressos dos acolhimentos institucionais.

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Veja também no FinanceOne:

Feriado de 12 de outubro: veja como fica o funcionamento de bancos e lotéricas!

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pai segurando seu filho

Mais um feriado chegando! Além de ser Dia das Crianças, o dia 12 de outubro também é conhecido por ser o dia de Nossa Senhora de Aparecida, padroeira do Brasil.

Apesar de ser uma data de caráter nacional, muitas pessoas acabam esquecendo que este dia é um feriado por lembrarem apenas de ser uma data especial para crianças e, nesse sentido, acabam considerando a data como um dia útil.

No entanto, lembrem-se: dia 12 de outubro é feriado nacional. Portanto, não haverá funcionamento de lotéricas e instituições financeiras.

Embora não aconteça expediente nas lotéricas, os caixas eletrônicos funcionarão normalmente. Só não haverá atendimento ao público, já que além de feriado nacional a data também é um feriado bancário.

Confira abaixo mais detalhes sobre outras instituições que podem ou não estar fechadas.

imagem de vários caixas eletrônicos
Tradicionalmente, os bancos permanecem fechados em feriados nacionais. Mas os caixas eletrônicos funcionam!

Bancos e lotéricas

Como adiantamos acima, os bancos tradicionais adotam feriados nacionais como feriados bancários. Por isso, caso precise de atendimento ao público, será necessário aguardar até o dia seguinte, no dia 13 de outubro.

Já para o caso das lotéricas, esse é um critério definido pelo proprietário. Normalmente, as lotéricas fecham. Mas, caso o dono perceba que o dia 12 de outubro será uma data de fluxo de pagamentos, por exemplo, a lotérica pode funcionar em meio expediente.

Nesse sentido, caso você perceba que precisa realizar um pagamento amanhã, o mais recomendado é que você entre em contato por telefone com a lotérica e pergunte se funcionará no dia seguinte.

Mas, fique tranquilo! Caso você tenha um pagamento que vence no dia 12 de outubro e a lotérica ou banco não terão expediente veja abaixo como proceder!

Comércio

O comércio, por outro lado, deve funcionar durante o feriado, principalmente devido a alta expectativa de movimentação nos setores do varejo.

Para abrir seus estabelecimentos, os lojistas devem providenciar um termo de adesão junto ao sindicato da sua categoria.

Como ficam as contas que vencem no dia 12 de outubro?

Quando um pagamento possui data de vencimento em um feriado ou em um domingo, o vencimento passa a ser no próximo dia útil. Ou seja, no caso do dia 12 de outubro, a data de pagamento é postergada para o dia 13.

Já em caso de domingos, o vencimento passa a ser na segunda-feira ou no próximo dia útil, caso a segunda seja um feriado, por exemplo.

Se o seu caso é de pagamento agendado para o dia 12 de outubro, o recolhimento do valor será feito automaticamente no dia 13.

Por ser um período sem expediente bancário, o recolhimento do dinheiro só ocorrerá no dia 12 caso o banco tenha mecanismos de inteligência artificial para aquela data.

Como ficam os PIXs enviados ou agendados para o dia 12 de outubro?

Conforme o regulamento de criação do Banco Central do Brasil, o PIX é um serviço bancário criado para realizar pagamentos instantâneos, funcionando 24 horas por dia e 7 dias por semana.

Ou seja, quando um pagamento via PIX é realizado ou agendado para o dia 12 de outubro, a transferência bancária é realizada no mesmo dia.

O que pode acontecer, por exemplo, é caso o valor transferido seja superior ao determinado pelas novas regras do PIX.

Nestes casos, pode acontecer do pagamento ser remanejado para o dia seguinte pela ausência de expediente bancário.

Agora que você já sabe como ficará o funcionamento de bancos e lotéricas no dia 12 de outubro, confira também quais são as novidades do PIX para o ano de 2021.

Nota Fiscal Paulista: veja como usar os créditos para abater IPVA 2023

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mulher dentro do carro sorrindo e mostrando a CNH

Todo motorista quando chega o fim do ano já começa a pensar no próximo IPVA. Para quem é de São Paulo, a Nota Fiscal Paulista pode ajudar a diminuir o valor.

Essa é uma informação que nem todos os motoristas paulistanos sabem e que pode fazer bastante diferença no IPVA 2023.

Mas, quem quer garantir esse abatimento precisa correr, pois o prazo vai esgotar já neste mês de outubro.

Se você quer saber até quanto vai o abatimento do IPVA 2023 pela Nota Fiscal Paulista e como funciona este processo, nós vamos te contar. Veja mais detalhes a seguir!

Qual o prazo para abater IPVA 2023 pela Nota Fiscal Paulista?

Os motoristas paulistanos terão até o dia 31 de outubro para resgatar os créditos da Nota Fiscal Paulista e abater o valor para o IPVA 2023.

Vale destacar que os valores do imposto veicular do próximo ano ainda não foram divulgados. Entretanto, essa é a sua chance de diminuir o valor total e ter uma quota bem menor.

O prazo foi confirmado em comunicado oficial divulgado pela Secretaria de Fazenda do Estado de São Paulo.

Como resgatar os créditos da Nota Fiscal Paulista?

Se você quer garantir o desconto para o IPVA 2023, então fique ligado como funciona o processo para resgatar os seus créditos da Nota Fiscal Paulista até o dia 31 de outubro.

1º passo: acesse o site da Sefaz SP e vá até a aba ‘Cidadão’;

2ª passo: clique em ‘Nota Fiscal Paulista’ e abra as demais opções;

3º passo: realize o seu acesso com login e senha, sendo login o seu CPF;

4º passo: acesse o menu ‘Conta corrente’ e, em seguida, clique em ‘Utilizar créditos’;

5º passo: agora é só escolher a opção ‘Quitação ou abatimento no valor do IPVA’.

6º passo: logo após inserir o número do Renavam, clique em “verificar”.

7º passo: com a numeração correta, o sistema vai habilitar o botão “Confirmar” e o campo para informar o valor. Prossiga a página para concluir o procedimento.

É importante constatar que o veículo a ser indicado para a quitação ou abatimento no valor do IPVA deve ser de propriedade do contribuinte, já que a operação é irretratável. Dessa forma, se houver venda do veículo o motorista não poderá desfazer a operação.

homem dirigindo um carro elétrico
Prazo para abater IPVA 2023 pela Nota Fiscal Paulista encerrará em 31 de outubro.

Qual é a taxa para resgatar os créditos?

A Sefaz SP informa que o processo é totalmente gratuito e que o consumidor não será cobrado por solicitar abatimento do IPVA pela Nota Fiscal Paulista. No entanto, isso deve ser feito dentro do prazo estipulado.

Também é possível solicitar transferência desse crédito que há na Nota Fiscal Paulista para a conta corrente ou conta poupança, desde que seja da mesma titularidade do consumidor a qualquer tempo, devendo haver saldo na conta corrente.

Em caso de dúvidas, a Sefaz SP recomenda que o motorista entre em contato por e-mail ou através do Fale Conosco, pelos seguintes contatos:

  • 0800 170 110 (telefone fixo) e 
  • (11 )2450-6810 (celular).

De acordo com a pasta, em 2021 foram mais de 89 mil contribuintes que solicitaram resgate de créditos para abater o valor do imposto de renda, totalizando mais de R$5 milhões.

Gostou dessa novidade para os motoristas pela nota paulista? Então leia mais: Prefeitura de São Paulo dará 50% de desconto no IPVA 2023 para carros elétricos.

Fim da multa rescisória do FGTS é verdade? Entenda!

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celular aberto na tela do fgts

Não é o fim da multa rescisória do FGTS, pelo menos não em um horizonte próximo. As especulações em torno deste tema começaram em 2019, após o Governo Federal encomendar um estudo que mencionou um possível cancelamento. 

A multa do Fundo de Garantia é como se fosse uma  “penalidade” que o empregador paga por demitir um funcionário sem justa causa. Na prática, trata-se de um depósito de 40% feito na conta vinculada do trabalhador demitido. 

Esse percentual é calculado sobre o saldo do FGTS, ou seja, o valor existente na conta daquele respectivo contrato. Para saber o valor da multa, basta multiplicar o saldo por 0,4 (40% em forma decimal).

>> Conheça a calculadora da Multa do FGTS do FinanceOne <<

A multa rescisória do FGTS vai acabar?

Como já mencionado, não é verdade que a multa rescisória do FGTS vai acabar, pelo menos não que se saiba até o momento. Porém, realmente uma nova sistemática de pagamento esteve em avaliação pelo Governo Federal. 

Tudo começou em 2019, quando o Ministério da Economia encomendou um estudo ao GAET – Grupo de Altos Estudos do Trabalho –, que é um grupo formado por juristas, economistas e acadêmicos que trabalham para o governo. 

Este estudo teria como objetivo mudar a sistemática de pagamento da multa. Os dois primeiros relatórios do GAET propunham que esse benefício e também o seguro-desemprego não fossem mais pagos aos trabalhadores demitidos imediatamente.

A ideia era que tanto o seguro quanto a multa rescisória fossem pagos ao governo no momento da demissão. E este, por sua vez, seria responsável por repassar os valores em parcelas mensais ao trabalhador. 

Desta forma, se estabeleceria uma nova sistemática de pagamento da multa e do seguro-desemprego, mas eles não seriam abolidos. 

No entanto, esta medida não chegou nem a ser apresentada na forma de uma proposta de lei, apenas aparecendo em um relatório, como uma possibilidade. O presidente Jair Bolsonaro, inclusive, já chegou a dar declarações negando o fim da multa.

Desde 2020 este tema não foi mais apresentado, nem teve qualquer movimentação que sugira um possível avanço.

Mão segura celular aberto na tela inicial do aplicativo FGTS
Multa rescisória do FGTS é paga ao trabalhador demitido sem justa causa

Projeto reduz multa sobre FGTS nos casos de demissão sem justa causa

Embora o fim da multa rescisória do FGTS não seja verdade e não passe de uma proposta feita em um estudo preliminar, existe um Projeto de Lei que visa diminuir o valor da multa. 

Trata-se do Projeto de Lei 2383/21, que altera a Lei do FGTS, e segundo o qual a multa em caso de demissão sem justa causa deve baixar para 25%. Atualmente, a indenização é de 40% sobre o saldo.

O projeto prevê também que em caso de demissão por culpa recíproca ou força maior, a multa deve ser reduzida dos atuais 20% para 10%.

O projeto é de autoria do deputado Nereu Crispim (PSL-RS).

“Essa multa, como está atualmente, onera o empregador e traz um incentivo não desejável ao mercado de trabalho. A redução dos encargos sociais poderá contribuir para o aumento da competitividade nacional”, defendeu o parlamentar.

Mas o texto ainda está em análise na Câmara dos Deputados e tramita em caráter conclusivo – será analisado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Com informações da Agência Câmara de Notícias.

Gostou do conteúdo? Então compartilhe e leia também: Quem faz o saque extraordinário perde direito à multa do FGTS? Entenda!

Cartão TOP SP: saiba o que fazer em caso de roubo ou furto

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Duas pessoas seguram um cartão TOP

Seu cartão Top SP foi roubado ou furtado? Neste caso, você precisa cancelá-lo o mais rápido possível e, em seguida, solicitar uma segunda via do documento para continuar usando. 

Somente o titular pode fazer esse procedimento, via atendimento digital ou presencialmente, e deverá pagar uma taxa de emissão. Não é necessário apresentar o Boletim de Ocorrência. 

Mas fique atento: se o seu cartão, além de transporte, tem a função crédito, o procedimento é diferente. Vamos ensinar tudo a seguir!

Como solicitar um novo cartão Top em caso de furto ou roubo?

De acordo com a Autopass – empresa responsável pelo cartão Top SP –, quem teve o seu bilhete de transporte (sem a função crédito) furtado ou roubado, deve cancelá-lo e solicitar a segunda via. 

O procedimento pode ser feito de três formas, sendo que as mais práticas são as virtuais: via WhatsApp (11) 3888-2200 ou no site. Basta seguir o passo a passo:

  1. Acesse o site Bora de TOP, na página de 2ª via
  2. Cliquem em “solicitar 2º via” para ser direcionado para o WhatsApp ou clique no botão de chat no canto inferior direito da página (o balãozinho azul)
  3. A empresa solicitará alguns dados pessoais e questionará o motivo do atendimento, basta seguir as instruções na tela

Fique atento ao atendimento e certifique-se de pedir a segunda via, mas também cancelar o cartão antigo. Somente o titular pode realizar esse procedimento. 

Se o cidadão quiser, também pode pedir um novo cartão presencialmente, em uma Loja Pernambucanas credenciada. Para saber qual é a mais próxima e realizar o agendamento, basta acessar aqui e clicar em “novo agendamento”.

No dia do atendimento, leve um comprovante de residência, além do CPF ou do RG.

Vale destacar que algumas unidades de loja até atendem sem agendamento prévio. Porém, isso acaba contribuindo para filas maiores e mais demora no atendimento, portanto o governo estadual recomenda que seja agendado. 

Um celular aberto no aplicativo do Cartão Top
Segunda via do cartão Top SP pode custar até R$22,30

Quanto custa a segunda via do cartão?

Embora não seja necessário apresentar o Boletim de Ocorrência, a Autopass informou que a taxa de emissão precisa ser paga mesmo em caso de furto ou roubo. 

Acontece que apenas a primeira via do cartão Top SP é gratuita. A segunda tem um custo de emissão, que varia de acordo com o tipo de retirada:

  • R$22,30 para receber em casa
  • R$20 para retirar presencialmente

Na hora de pedir a segunda via, o passageiro pode optar por receber o cartão em casa ou retirar na unidade da Loja Pernambucanas mais próxima. 

Se o atendimento for presencial, o cartão pode ser pago e retirado na mesma hora. A forma de pagamento deve ser consultada diretamente na loja.

Já para a entrega em domicílio – no caso de quem pediu pelo site –, é possível pagar com cartão de crédito ou boleto bancário. 

Neste segundo caso, o boleto é encaminhado via e-mail através da Central de Atendimento e leva até 3 dias úteis para a compensação.

O prazo para recebimento do cartão em casa é de 6 dias úteis após aprovação de pagamento.

Como pedir a segunda via do cartão Top com a função crédito?

Se, além de transporte, o seu cartão Top SP roubado também tinha a função crédito (Mastercard), o cancelamento e pedido de segunda via também deve ser realizado imediatamente. Porém, o pedido deve ser feito:

  • pelo 0800 77 11 800
  • ou presencialmente, em uma Loja Pernambucanas

A lista de lojas credenciadas pode ser consultada no site. O passageiro pode optar pela entrega do novo cartão em domicílio ou retirar na loja, pagando as mesmas taxas de emissão citadas acima. 

Se você já cancelou o seu cartão antigo, pode acessar a página da 2ª via no site e, no final dela, ir diretamente para o pedido do novo cartão. Basta selecionar uma das opções: entrega em domicílio ou postos presenciais. 

Consigo rastrear a segunda via do cartão TOP?

Com o pedido da segunda via do seu cartão TOP SP, o próximo passo é esperar ele chegá-lo, certo? Mas é comum algumas pessoas ficarem ansiosas ou não estarem em casa para receber o cartão.

Por isso, saber por onde ele anda é fundamental para muitas pessoas. E a boa notícia é que é possível sim rastrear o cartão TOP SP. Mas como é o processo de rastreio? Qual site você deve entrar?

Ele é bem simples e você só precisa ter o CPF do titular em mãos para poder fazer a consulta. É preciso acessar o site da transportadora, informar o seu CPF e clicar em “Acompanhar meu pedido”.

Pronto, você saberá exatamente por onde anda o seu novo cartão TOP.

O conteúdo ajudou? Se você ainda tem dúvidas ou quer saber mais sobre o cartão Top, leia também: 

*Colaboração: Juliana Favorito

Aposentado que ainda trabalha pode sacar o FGTS? Veja quando é possível!

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celular aberto na tela do fgts

As regras do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço para aposentados ainda deixam algumas pessoas em dúvida. E uma das principais é se aposentado que ainda trabalha pode sacar o FGTS.

A resposta é: sim! Aposentados que ainda trabalham podem sacar o fundo. No entanto, existem algumas regras para isso.

Principalmente para realizar o saque todos os meses: nem sempre é possível.

O Fundo de Garantia foi criado com o objetivo de proteger o trabalhador que foi demitido sem justa causa. Mas ele também é acessível em outras situações.

E uma delas é justamente depois da aposentadoria. Quer entender exatamente como funciona? Continue lendo este artigo!

Quem já é aposentado tem direito ao FGTS?

Sim! Todo trabalhador formal que se aposenta tem direito a sacar todo o dinheiro do FGTS. A aposentadoria é uma das poucas situações em que o saque é permitido:

  • demissão sem justa causa
  • doença grave
  • compra da casa própria
  • saque-aniversário
  • e aposentadoria!

E caso continue trabalhando na mesma empresa em que se aposentou, o profissional poderá sacar os novos depósitos mensalmente.

Mas vamos falar mais sobre isso mais a frente neste artigo.

Antes, é importante destacar que não basta atingir a idade para se aposentar. Além disso, é necessário estar em dia com as contribuições previdenciárias junto ao INSS.

Aposentado que ainda trabalha pode sacar o FGTS todo mês?

Ok, agora você já sabe que aposentados podem sacar o Fundo. Mas e se ele continuar trabalhando?

Os aposentados do INSS que continuam trabalhando também podem sacar o saldo do FGTS. Esse direito está previsto nas normas do fundo.

No entanto, existe uma regrinha: acesso às cotas do FGTS todo mês é apenas para os que continuam com a carteira assinada na empresa em que prestavam serviço quando se aposentaram.

Então quem se aposenta e continua trabalhando, mas muda de posto, não poderá sacar o valor mensalmente.

No entanto, não perde o FGTS! O Fundo apenas ficará retido e poderá ser acessado quando houver demissão sem justa causa ou alguma das outras situações previstas (mencionadas acima).

Ou seja:

  • se você se aposentar e continuar trabalhando na mesma empresa, pode sacar o FGTS todos os meses.
  • se aposentar e mudar de empresa, as regras voltam ao padrão normal de saque (demissão sem justa causa, doença grave etc).

Isso porque o aposentado que permanece trabalhando continua regido pelos mesmos direitos trabalhistas: registro na CTPS e direito à multa de 40% referente à demissão sem justa causa.

Quem já se aposentou tem direito a conta inativa do FGTS?

Sim. Aposentados têm acesso tanto aos saldos de suas contas ativas (contrato vigente) e quanto das inativas (contratos antigos).

Mas isso também depende das mesmas condições: se seguir no mesmo emprego, pode realizar o saque mensal do FGTS.

Do contrário, somente quando rescindir o contrato ou se enquadrar em algumas das outras situações para o saque do fundo.

Tela do celular e do computador com o FGTS
Aposentados que ainda trabalham podem sacar o FGTS! Saiba como sacar o fundo!

É obrigatório realizar o saque depois de se aposentar?

O saque do FGTS não é obrigatório para quem se aposenta. Se a pessoa quiser, pode manter o valor no fundo.

Lembrando que ele vai render 3% ao ano mais a TR (Taxa Referencial). Além disso, desde 2017 os trabalhadores recebem também o lucro do FGTS.

Esse lucro é o resultado dos juros cobrados de empréstimos a projetos de infraestrutura, saneamento e crédito da casa própria.

Todos os trabalhadores formais que têm conta do Fundo de Garantia com saldo positivo recebem um valor proporcional. Este ano foram repassados mais de R$8,12 bilhões para milhões de pessoas.

Todas as pessoas aposentadas podem trabalhar?

A própria legislação impõe algumas regras para que um profissional possa continuar trabalhando mesmo após se aposentar. Porém, é preciso se atentar para as exceções de quem não pode continuar na ativa. São eles:

-> Aposentadoria por invalidez;

-> Aposentadoria especial;

-> Servidores públicos.

Em entrevista para a emissora CNN, o advogado previdenciário Rômulo Saraiva, explicou melhor cada uma dessas exceções que você precisa se atentar:

“Na aposentadoria por incapacidade permanente [antiga aposentadoria por invalidez], o segurado, via de regra, não pode trabalhar. Também tem o caso da aposentadoria especial, desde que o exercício profissional esteja relacionado à atividade nociva. Tomando como exemplo um médico. Ele não pode continuar atuando em área que tenha exposição à agente biológico, mas pode trabalhar na área administrativa ou no consultório”, explica.

Como sacar o valor do Fundo?

Se você se aposentou e continua trabalhando na mesma empresa, pode sacar o FGTS mensalmente.

Para isso, basta se dirigir à agência da Caixa Econômica mais próxima e pedir o agendamento mensal do saque.

O dinheiro será depositado diretamente na conta-corrente, seja a da Caixa ou de outro banco que o profissional escolher.

Para agendar o FGTS mensal na Caixa, apresente esses documentos na agência:

  • Documento comprovante da aposentadoria
  • Carteira de Trabalho (para comprovar o vínculo com a empresa)
  • Identidade (ou outro documento de identificação com foto)

Mesmo se você já sacou todos os valores quando se aposentou, pode solicitar o saque mensal dos próximos depósitos. Claro, se você continua na mesma empresa.

Também é possível realizar o saque sem agendamento, retirando nos caixas eletrônicos a qualquer momento. E o trabalhador que tem direito não é obrigado a fazer isso todos os meses.

Mas quando for sacar, fique atento aos limites:

  • até R$1.500 podem ser sacados nos caixas eletrônicos sem a necessidade de apresentar o Cartão Cidadão (basta informar a senha e o número do NIS/PIS/NIT);
  • até R$3 mil também podem ser sacados nos caixas, mas com Cartão Cidadão e senha, e também em casas lotéricas ou correspondentes bancários da Caixa (neste caso, precisa apresentar a identidade).

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*Colaboração: Juliana Favorito

Veja qual seria o rendimento do prêmio da Mega-Sena de R$200 milhões

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casa lotérica

Você sabe qual é o rendimento do prêmio da Mega-Sena? Recentemente foi sorteado o maior prêmio da história do jogo: R$200 milhões e, enquanto muitos faziam as suas apostas, outros só queriam saber quanto esse valor renderia em um mês ou um ano.

Para muitos, esse valor pode ser impossível de se ganhar mesmo que trabalhasse durante toda a vida. E sempre há aquelas pessoas que acham impossível gastar todo esse dinheiro, afinal estamos falando de R$200 milhões.

Mas por curiosidade, para que você gaste todo esse dinheiro, seria preciso de no mínimo 50 anos. Para isso, seria necessário gastar, em média, R$10,9 mil por dia.

+ Mega-Sena: veja quais as chances de ganhar e ficar rico

Porém, também há quem queira poupar e viver com o rendimento do prêmio da Mega-Sena. Se esse é o seu caso, este artigo é para você. Isso porque é justamente sobre este assunto que iremos abordar ao longo do texto.

Qual é o rendimento do prêmio de R$200 milhões da Mega-Sena

Investir todo o valor ganho na Mega-Sena pode garantir a tranquilidade financeira que muitos brasileiros buscam na vida. E não estamos falando só de você, mas de toda a sua família e também de uma geração.

Isso, é claro, se você aplicar o dinheiro em um investimento que tenha bons rendimentos e com poucos riscos. É importante ressaltar que todo ativo possui riscos, porém uns são maiores e outros menores.

Por isso, é fundamental que você avalie o mais indicado para você antes de realizar qualquer tipo de aplicação. Mas afinal, qual seria o rendimento do prêmio da Mega-Sena de R$200 milhões?

pessoa segurando notas de real
O prêmio da Mega-Sena pode render bastante dependendo do investimento que você fizer

De acordo com a simulação realizada por Antonio Sanches, analista da Rico Investimentos, caso todo esse valor fosse aplicado no Tesouro Selic, o prêmio teria um rendimento de R$1.673.056,218 por mês. Isso com o desconto do imposto de renda que incide sobre esse título.

Para quem não sabe, o Tesouro Selic é um dos investimentos mais conservadores da renda fixa. Sendo assim, ele é ideal para quem não gosta de correr riscos.

E ainda que você deixasse os R$200 milhões na poupança, que tem um rendimento menor, você teria um valor de R$1.000.350,057 ao mês na sua conta.

Abaixo veja o rendimento do prêmio da Mega-Sena para esse dois tipos de aplicações:

PoupançaTesouro Selic com o IR descontado
Em um mêsR$1.000.350,057R$1.673.056,218
Em um anoR$12.340.000,00R$22.687.500,00
*Fonte: Antonio Sanches/Rico Investimentos

Títulos Públicos oferecem o melhor rendimento do prêmio da Mega-Sena

Mesmo com a taxa básica de juros, a Selic, alta, os investimentos em Títulos Públicos podem ser considerados a melhor estratégia para quem quer ter um bom rendimento do prêmio da Mega-Sena, de acordo com o analista da Rico.

“Além de aumentar o retorno esperado, alguns tipos de investimento podem te proteger de fatores como uma alta da inflação, desvalorização do nosso câmbio ou queda da taxa Selic”, diz Sanches.

+ Como fazer um bolão da Mega-Sena e ter mais chances de ganhar?

É importante lembrar que independentemente de qual seja o ativo que você escolha, diversificar a sua carteira de investimentos é fundamental para proteger todo o seu patrimônio. Dessa forma, caso você perca algum valor, não será ele todo. 

Além disso, a simulação feita pela Rico ainda traz o retorno médio que se pode esperar de um prêmio de R$200 milhões em um ano, caso ele estivesse investido nos fundos de investimento DNA, que seria: Serenity, Defense, Strategy e Vision.

Vale ressaltar que isso sempre vai variar de acordo com o perfil de cada investidor. Mas veja a tabela abaixo!

Percentual esperado por anoRetorno esperado por ano
CDI6,10%R$12,2 milhões
Pós-fixado7%R$14,0 milhões
Serenity7,5%R$15,0 milhões
Defense8,3%R$16,6 milhões
Strategy 9,4%R$18,8 milhões
Vision10,3%R$20,6 milhões
*Fonte: Antonio Sanches/Rico Investimentos

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Leia também no FinanceOne:

Pixel 7: veja quanto custa o novo smartphone do Google

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Smartphone Pixel 7

Após vários anúncios de smartphones feitos por Samsung e Xiaomi, chegou a vez do Google anunciar a chegada do Pixel 7 e o Pixel 7 Pro.

Ambos chegam com o novo processador do Google e avanços no departamento de câmera. Aliado a isso, aparelhos voltam a ter desbloqueio de tela por reconhecimento facial e bateria com duração 72 horas.

Confira detalhes abaixo!

Pixel 7 e Pixel 7 Pro: ficha técnica

O Pixel 7 Pro apresenta um display AMOLED de 6.71″ QHD+ com taxa de atualização variável de 120 Hz.

O display não tem bordas tão curvas como na geração anterior, mas é equipado com proteção Gorilla Glass Victus. Além disso, inclui um pequeno orifício para a câmera frontal de 10.8MP.

Na parte traseira, há uma câmera principal de 50MP com OIS e uma super lente telefoto de 48MP com OIS e zoom óptico de 5X.

Sob o capô, trabalha com o novo chip Tensor G2 ao lado de 12GB de RAM e versões com até 512GB de espaço interno. Além disso, há uma bateria de 5.000 mAh com carregamento rápido de 30W, 5G, Android 13 e Bluetooth 5.2.

Mais compacto, o Google Pixel 7 traz um display de 6.3″ AMOLED FHD+ que suporta taxa de atualização de 90 Hz.

Há também uma lente frontal de 10.8MP na frente e um sensor principal traseiro de 50MP. No entanto, troca o sensor telefoto de 48MP do Pro por uma lente ultrawide de 12MP.

Smartphone Pixel 7
Aparelhos voltam a ter desbloqueio de tela por reconhecimento facial, bateria com duração 72 horas e aprimoramento nas câmeras

Preço e disponibilidade do Pixel 7 e Pixel 7 Pro

O modelo básico do Pixel 7 será vendido por US$599, o que deve permitir que ele mantenha sua posição como um dos melhores valores de telefone do mercado. O aparelho mais simples possui 128 GB de armazenamento. Contudo, você pode atualizar para 256 GB por US$699.

Já o modelo básico de 128GB do Pixel 7 Pro custará US$899. A atualização para 256 GB vai sair por US$999 e a de 512GB por US$1.099.

Ambos já estão disponíveis para pré-venda na Google Store e serão enviados de 13 a 14 de outubro.

+ Saiba quanto deve custar o smartphone da Tesla. Veja estimativas!

Pixel Watch

Além do Pixel 7 e Pixel 7 Pro, o Google também lançará em seu evento de outubro o Pixel Watch, o primeiro smartwatch desenvolvido pela empresa.

A apresentação incluirá a apresentação do novo WearOS, que, segundo o Google, teve o sistema repaginado e projetado para funcionar com todos os modelos de celulares Pixel e Android, assim como os fones de ouvido Pixel Buds Pro e Pixel Buds Série A.

Também é esperado novos produtos para casa inteligente com a marca do Google. O evento “Made by Google” será transmitido ao vivo a partir de Nova York, às 11h (horário de Brasília).

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