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Saiba como economizar nas compras durante a quarentena

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Calculadora com várias moedas e notas de dinheiro

Por conta da pandemia, as pessoas estão ficando mais tempo em casa e, consequentemente, gastando mais com comida e contas domésticas. Mas será que é possível economizar nas compras?

É importante saber que alguns gastos podem aumentar e outros podem começar a surgir. Um exemplo é o dinheiro economizado para o transporte diário até o trabalho.

Porém, a alimentação em casa é provável que tenha aumentado bastante.

7 dicas para economizar dinheiro no dia a dia
É possível economizar nas compras mesmo durante a quarentena

Como a recomendação é permanecer em casa, a solução é adaptar as compras para o meio digital. O que facilita na hora de economizar nas compras, já que é mais fácil de realizar a pesquisa para saber qual loja está oferecendo o melhor preço pelo produto.

Além disso, existem outras formas de economizar nas compras, sejam de mercado ou de móveis e até mesmo despesas com as contas. Quer saber como? É só continuar lendo esta matéria.

Aprenda a economizar nas compras online

1) Procure as ofertas nos catálogos online

Os consumidores brasileiros têm o hábito de pegar o catálogo das ofertas das lojas e dos supermercados, mas com o isolamento social isso não é mais possível. E como muitos estabelecimentos continuam fechados, uma solução é procurar catálogos na internet.

Diversas lojas e até mesmo alguns supermercados estão colocando as ofertas nos sites e redes sociais para que os consumidores possam ver. Além disso, algumas plataformas como o Porta Folhetos e Kimbino apresentam as versões digitais de diferentes empresas.

2) Compare os preços dos produtos

Outra forma de economizar nas compras online é utilizando os sites de comparadores de preços. Lembre-se que um produto pode estar na promoção em uma loja e na outra não. Por isso, você pode realizar as buscas nos sites de comparadores de preços.

Não importa qual seja a mercadoria desejada, você sempre precisa pesquisar os valores dos produtos que quer comprar. 

No Brasil, existem diversos sites que te ajudam a comparar os preços, sendo dois deles o Buscapé e o Zoom. Com eles ainda é possível informar o valor que você quer pagar no produto. Quando o preço cai, eles te comunicam por e-mail.

Além disso, é sempre bom pensar no custo x benefício que o produto irá lhe oferecer. Outra dica é pensar se realmente precisa do produto em questão ou se pode deixar para adquiri-lo mais para frente.

3) Faça compras inteiras

O que seria isso? É aquele famoso ir ao supermercado várias vezes ao dia, na semana ou no mês. Tente comprar a quantidade de alimentos necessária para não precisar voltar várias vezes, pois o custo benefício pode não ser vantajoso.

Você, é claro, não deve estocar alimento dentro de casa sem necessidade. Mas, também pode evitar um deslocamento excessivo ao mesmo local para fazer retiradas de forma “pequena”, quando poderia fazer uma comprar mais completa.

Por exemplo, alguns estabelecimentos dão descontos em situações de compras no atacado. Além disso, outros têm alguns programas de fidelidade, no entanto, pedem limite de produtos para dar o possível desconto. 

Dessa forma, indo várias vezes para comprar itens pontuais e específicos, você acaba perdendo a chance de reduzir um possível gasto e diminuir a sua despesa.

Outras dicas para diminuir os gastos na quarentena

4) Faça trocas de marcas

Em momentos de crise econômica, outra dica é escolher por marcas com menor preço e que entregam o mesmo produto/serviço que procura.

Isso pode lhe trazer um desconto, talvez, pequeno, mas que em grande quantidade de produtos pode se tornar vantajoso.

Em muitos casos, a marca mais barata proporciona a mesma qualidade. Na maioria, o que “encarece” o produto é o peso da marca em si. Então, faça uma pesquisa antes de passar no caixa.

5) Economize energia no home office

Neste período de pandemia, a maior parte dos profissionais estão em regime de home office. Esse modelo é super vantajoso, em vários aspectos, e traz comodidade ao profissional – além de bastante flexibilidade.

No entanto, pode aumentar algumas despesas, como o uso de energia elétrica em casa, pois muitos aparelhos ficam ligados praticamente o dia todo.

Uma forma de tentar reduzir esse consumo é optar por trabalhar em locais que tenham luz natural – para tentar uma economia da energia elétrica. Por exemplo, sacadas, varandas, quartos com janelas, entre outros.

6) Abuse e use dos cupons de descontos

Essa é uma dica que vale muito a pena. Quem não gosta de desconto? Então, para economizar, não tenha vergonha e abuse e use dos cupons de descontos que são enviados pelas mais diversas empresas, principalmente as de aplicativos.

Entre elas, iFood e Uber Eats são as que mais costumam enviar cupons de descontos aos seus clientes. Você poderá encontrar opção de entregas grátis, além de outras promoções pontuais.

Caso não haja entrega de cupons, sempre tem uma promoção que pode ser mais vantajosa, além dos famosos combos. Muitos restaurantes também têm aderido a esse tipo de promoção. Faça uma consulta aos cardápios do delivery.

E aí, como você tem feito para economizar nas compras durante a quarentena? Quem da sua família mais tem passado dos limites?

Fique atento e não dê bobeira, tente sempre que puder economizar. Tente colocar em prática essas dicas, que tal?

Sebrae firma parceria com Facebook para capacitar empreendedor

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logo do facebook e Instagram

Se você já é um empreendedor ou ainda está pensando em abrir um negócio, sabe que é necessário estudar e se atualizar constantemente, não é?

Nesta semana, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) firmou uma parceria com o Facebook a fim de ajudar o empreendedorismo no Brasil.

A iniciativa tem como objetivo apoiar o desenvolvimento do empreendedor em todo o país. Além disso, as micro e pequenas empresas também fazem parte do acordo firmado.

Ícone do Facebook na tela do celular para falar sobre a parceria fechada com o Sebrae para empreendedor
Sebrae e Facebook fecham parceria para qualificar empreendedor no Brasil

A parceria consiste em disponibilizar especialistas do Facebook para instruir a rede de consultores do Sebrae.

A meta é oferecer capacitação em marketing digital e, com isso, ajudar pequenos negócios nas vendas, gerando empregos e crescimentos.

O acordo faz parte das ações do ‘Impulsione com o Facebook’, programa que vem oferecendo capacitação gratuita em marketing digital e nas ferramentas do Facebook, Messenger, Instagram e WhatssApp Business, por exemplo.

Treinamentos para empreendedor serão feitos de forma online

Todos os treinamentos serão disponibilizados nos canais do Sebrae. Será uma série de 28 vídeos para alcançar diferentes objetivos.

Alguns deles abordarão engajamento com o público ou gerenciar e analisar a eficiência de anúncios, por exemplo.

Além da série de vídeos, o empreendedor também poderá ter acesso aos treinamentos e mesas-redondas virtuais.

As mesas serão com especialistas para discutir soluções eficazes para os setores mais afetados pela crise do coronavírus.

Toda a transmissão será feita através de lives e webinars, que poderão ser acessados na Página do Facebook e no Perfil do Instagram do Sebrae.

“Este tipo de parceria chega em boa hora, pois os empresários de pequenos negócios reconhecem a importância de utilizar o meio digital para atravessar este momento de crise”, disse o presidente do Sebrae.

Ainda de acordo com ele, o objetivo da parceria é alcançar o maior número possível de empresários, possibilitando o acesso a canais de venda digital e de relacionamento com clientes e também fornecedores.

Os conteúdos também serão compartilhados com Sebraes estudais, os quais já estão abordando temas como conhecimentos de gestão, marketing digital, empreendedorismo, inovação, entre outros.

+ Dicas de finanças para empreendedor
+ Aplicativos para empreendedores que você deve conhecer

Veja o que é preciso para abrir uma empresa

No último ano, o número de brasileiros que abriram uma empresa foi de 2,9 milhões. O dado é do Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian.

No entanto, o Serasa não registrou o mês de dezembro. Ou seja, o número pode ser ainda maior.

‘Serviços’ foi o setor que mais cresceu. A abertura de empresas de serviços cresceu 29,7% entre novembro de 2018 e novembro de 2019, seguido por ‘indústrias’ (21,0%) e ‘comércio’ (11,8%).

Mesmo com o crescimento, muitas pessoas ainda têm algumas dúvidas do que é necessário para abrir uma empresa. Se você é uma delas, continue a leitura deste texto!

O primeiro passo é você decidir em qual segmento — serviços, vestuário, transporte etc — a sua empresa vai atuar. Após isso, será necessário cadastrar a sua empresa.

Existem, no entanto, três tipos de empresas que você pode optar:

  • Microempreendedor Individual (MEI);
  • Microempresa (ME);
  • Empresa de Pequeno Porte (EPP).

O MEI é uma categoria mais básica e tem alguns limites quando o assunto é sócios, funcionários e faturamento.

Já com uma microempresa, as alternativas são bem maiores e dá para constituir o seu negócio de acordo com a sua necessidade.

Outros assuntos para dar início a sua empresa também são importantes. Tais como:

  • Classificação Nacional de Atividade Econômica (CNAE);
  • Impostos que precisarão ser pagos;
  • Documentação.

Para saber um pouco mais sobre esses tópicos, confira o texto “o que é preciso para abrir uma empresa” que separamos especialmente para você!

Gostou do nosso conteúdo? Acha que ele pode ajudar outros empreendedores que querem se capacitar? Então compartilhe o texto nas suas redes sociais.

Como aumentar a restituição do Imposto de Renda

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Montagem de um leão ao lado de notas de reais

A Receita Federal começou a pagar, no último dia 29 de maio, a restituição do Imposto de Renda 2020. O pagamento é realizado na conta bancária que o contribuinte informou na declaração.

Você esperava ganhar um valor mais alto na restituição do Imposto de Renda 2020?

Se a resposta foi sim, saiba que é possível aumentar o dinheiro a ser ganho no próximo ano. Caso prefira, você também consegue utilizar esses valores para doações.

Imposto de Renda 2020
A restituição do Imposto de Renda 2020 já começou a ser paga pela Receita Federal

Mas para que isso aconteça as suas ações devem ser realizadas ainda neste ano. Isso porque um dos principais erros que o contribuinte comete é ficar limitado entre os meses de março e abril.

Se você começar a pensar no imposto que paga com antecedência, fará com que as preocupações com os erros sejam cada vez menores. Além de possibilitar que se recupere mais dinheiro ou use-o para beneficiar quem precisa.

Restituição do Imposto de Renda: aprenda como aumentar o valor

É bem provável que você esteja pensando como pode aumentar o valor da restituição do Imposto de Renda já que estamos no meio do ano, certo? Você pode aumentar o que tem para receber por meio de doações que podem ser abatidas e com a previdência privada.

O diretor executivo da Confirp Consultoria Contábil, Welinton Mota, explica como isso pode ser feito:

“Mas é importante correr, pois, depois que acabar o ano nada mais pode ser feito. A tão falada cultura do brasileiro de deixar o Imposto de Renda para última hora não tem apenas reflexo em erros que podem levar à malha fina. Ela também tem como resultado a diminuição da restituição dos contribuintes.” 

O diretor executivo ainda acrescenta que existem ferramentas legais que fazem com que a sua restituição do Imposto de Renda seja ainda maior. 

E essas ações podem ser das mais simples até as mais sofisticadas. Sendo assim, desde como guardar de forma adequada os comprovantes de gastos com educação e saúde até mesmo as doações e a realização da previdência privada.

Porém, Welinton faz um alerta: “a primeira coisa que deve ser avaliada para ter a restituição é se houve valores retidos, caso contrário não há o que se restituir.”

Caso você queira abater o plano da previdência privada, é importante que isso somente ocorra quando ele é feito pelo modelo PGBL, em um limite de 12% do valor tributável total. Isso, claro, antes de qualquer dedução.

Além de ser dedutível do Imposto de Renda para quem já contribui para os sistemas previdenciários oficiais. Como por exemplo autônomo, funcionário público ou até mesmo do setor privado.

Especialista recomenda aplicação mensal 

Segundo Richard, o recomendado é fazer a aplicação mensal desses valores, e não somente nessa época do ano. Ele explica ainda que isso ajuda a potencializar bastante os resultados.

Já com relação as despesas médicas, odontológicas e de pensões alimentícias judiciais, para o contribuinte conseguir a restituição, precisa somente guardar de forma adequada os documentos.

O especialista ainda indica que não se passe informações dessas áreas que não estejam de acordo com a realidade.

“O Fisco está fechando o cerco às informações irregulares a partir de evoluções tecnológicas e cruzamento de informações, tudo o que for declarado deve ser comprovado adequadamente”, revela Richard Domingos.

Clientes Nubank poderão receber restituição do Imposto de Renda

Uma novidade para o Imposto de Renda 2020 é em relação ao Nubank. O banco digital está sempre inovando para seus clientes e trouxe, para este ano, a possibilidade do recebimento da restituição.

Quem tem a conta no banco poderá receber a restituição direto pela NuConta. A novidade do Nubank foi comunicada, em março, para todos os seus clientes.

Além disso, o banco informou que quem optar em receber a restituição do Imposto de Renda pela NuConta pode conseguir ainda 100% do CDI de liquidez diária. A partir do aviso, o Nubank já liberou a opção para cadastro de seus clientes.

E o que é preciso? A única exigência é que o CPF de cadastro na NuConta seja o mesmo usado na declaração do Imposto de Renda 2020. Ou seja, a conta precisa ser do titular (do contribuinte).

O banco lista para seus clientes quais são as vantagens de escolher a NuConta para receber a restituição. Uma delas é que muitas tarifas e/ou anuidades não são cobradas. Confira as demais:

  • Aumento de limite com facilidade e qualidade no atendimento;
  • Contato direto com a sua fatura e gastos;
  • Bloqueio de cartão pode ser feito pelo aplicativo;
  • Descontos no pagamento antecipado da sua fatura e cartão virtual;
  • Saques em qualquer banco 24 horas.

O que mudou no Imposto de Renda 2020?

Você que está acostumado a declarar o Imposto de Renda anualmente, sabe o que mudou do último ano para este? Sim, tiveram novidades. A Receita Federal, inclusive, confirmou as mudanças.

A sócia da área de impostos da KPMG no Brasil, Janine Goulart, revela o que mudou com base na declaração de 2019. Ela cita, por exemplo, a exclusão das despesas com INSS pagas pelo empregador em nome de empregado doméstico.

Também comenta a mudança quanto a possibilidade de fazer doações diretamente aos Fundos controlados pelo Conselho Nacional, Distrital, estaduais ou municipais do Idoso.

“Vale lembrar que essa dedução não poderá exceder 3% do valor do imposto devido. Além disso, existe um limite de 6% do total do imposto devido considerando essas doações e as demais doações feitas durante o ano, incluindo ainda as doações ao Estatuto da Criança e do Adolescente”, conclui.

+ Especialista responde 10 dúvidas sobre o Imposto de Renda 2020

Covid-19: que história vamos querer contar sobre esse tempo?

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Médico de braço cruzado em uma sala de operação

Hoje, coloco um pouco de reflexões para pensarmos o quanto nossa vida mudou nos últimos meses e o que estamos fazendo neste período de Covid-19. Ficou claro que o autocuidado, seja ele emocional, físico e espiritual se faz muito presente na vida de todos.

Qual o resgate fiz nas minhas relações sociais e profissionais durante esse período? O que estou fazendo para cuidar da minha saúde? Quais são as reflexões e aprendizado?

Que história vamos querer contar sobre esse tempo que vivemos? O período de isolamento está terminando e precisamos refletir sobre o que vivemos nesse período e qual foi o aprendizado.

Carência no plano de saúde: o que é e como funciona
Profissionais de Saúde atuam na linha de frente no combate ao coronavírus (Covid-19)

O retorno às atividades sociais e profissionais em breve irão acontecer e precisamos nos preparar para esse novo tempo.

+ Coronavírus: o que a pandemia nos deixa de aprendizado?

Empresas devem elaborar projetos para o pós-pandemia

As empresas devem se preparar e trazer preocupação e alguns pilares importantes para o retorno dos colaboradores às rotinas do trabalho.

Como projetos de isolamento, distanciamento, proximidade permitida, educação, treinamento para todos, plano de comunicação eficiente, monitoramento de saúde no retorno desses colaboradores e principalmente atitude de acolhimento.

O Sesi criou uma cartilha sobre essa retomada pós-pandemia da Covid-19 e entre elas destaca:

Ambiente – adequações no Ambiente de Trabalho

Medidas administrativas preventivas – organização, limpeza, layouts de trabalho, treinamentos e capacitação.

Rotina – novas rotinas de trabalho

Padrões de fluxos, instruções e novos comportamentos nos ambientes de trabalho (trabalhadores, clientes, visitantes e fornecedores).

Saúde

Ciclo de cuidado com as pessoas: implementar um programa de gestão da saúde das pessoas (imunização, monitoramento de assintomáticos, manejo clínico, retorno ao trabalho, uso de testagem e telemedicina).

Pesquisa

Estudos populacionais e de soluções inovadoras para melhor enfrentamento da doença nas empresas.

O objetivo dessa cartilha é atuar na orientação e implementação de planos de retorno ao trabalho e aumento gradual. Além do seguro das atividades produtivas no contexto da pandemia, alinhados aos critérios de efetividade científicos e às definições das autoridades públicas.

A finalidade desse projeto é impactar na redução do risco de contaminação e preservar a saúde, contribuindo para a manutenção de emprego e renda.

+ Confira a cartilha do Sesi na íntegra!

Coronavírus ressalta importância do autocuidado

Vale ressaltar a importância de cada indivíduo ser responsável por suas atitudes e o autocuidado. Ficou claro nesse isolamento que sem nossa saúde, nada conseguimos.

O trabalho e a vida social devem ser normais e desejados. Manter hábitos saudáveis e regulares, alimentares, exames periódicos, dormir bem, conectar-se com sua espiritualidade e, principalmente, cultivar bons relacionamentos.

Afinal, as relações humanas são fundamentais, mantenha bons relacionamentos e seja feliz. É hora de:

  • Fortalecer os relacionamentos;
  • Aprimorar conhecimentos e trocar experiências;
  • Criar diálogos e oportunidades;
  • Ter autocuidado.

Que o retorno seja leve e menos traumático que o isolamento.


Sobre Tânia Machado

Tânia Machado

Além de Diretora Executiva da TM Jobs com 20 anos de atuação e experiência na área de saúde, possui forte relacionamento com líderes e formadores de opinião do setor de saúde Sua longa trajetória traz como diferencial um profundo conhecimento do setor.

Sua expertise em curadoria de conteúdos para eventos do setor, marketing e comunicação do setor de saúde.

Apoia empresas a identificar oportunidades, conectar interesses com projetos customizados.

Atua como Palestrante, é Vice-Presidente de Saúde Corporativa da Associação Brasileira de Profissionais de RH (ABPRH).

Além de Conselheira do Instituto Brasileiro de Valor em Saúde (IBRAVS) e apresentadora do canal Valor em Saúde, programa semanal com entrevistas, o canal fica hospedado no Youtube e no Spotify.

7 melhores universidades para cursar ensino superior a distância

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uma mesa com laptop e um celumar em cima de um caderno

O ensino superior a distância (EAD) vem ganhando cada vez mais espaço na educação brasileira. Hoje, é possível encontrar diversas opções de cursos EAD, especialmente nas universidades particulares.

Uma das vantagens do EAD é a maior flexibilidade de horário, pois é o aluno quem escolhe quando e como vai estudar. Além disso, a redução de custo também um é um grande benefício para quem escolhe essa modalidade.

Também vale lembrar que o diploma do superior a distância é igual ao curso presencial.

Mesmo assim, muitas pessoas que pensam em fazer um ensino superior a distância ficam na dúvida: quais são as melhores faculdades para estudar? 

Se você também tem essa dúvida, este texto é para você! Vamos falar sobre a importância de fazer um curso EAD reconhecido pelo MEC e listar sete universidades para você cursar ensino superior a distância. Boa leitura!

um notebook, celular e caderno na mesa para demonstrar o ensino superior a distância
Diversas universidades oferecem cursos de graduação, pós e MBA a distância

A importância do ensino superior a distância ser reconhecido pelo MEC

É importante escolher um curso de graduação reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) porque só assim você vai conseguir atuar na área, já que o diploma precisa ter validade no Brasil. 

A autenticação do MEC assegura que a formação é oficial perante a lei. Além disso, somente um diploma reconhecido pelo ministério permite ao recém-formado o registro no Conselho Regional da sua profissão. 

E se você pensa em fazer concurso público, aí mesmo é que o curso precisa ser aceito pelo MEC, uma vez que o candidato só consegue participar de concursos públicos de nível superior com a comprovação do ensino. 

Ou seja, o reconhecimento do MEC no curso de ensino superior a distância é mais que necessário, sobretudo para abrir portas para a sua carreira. 

E as universidade estão cada vez mais atentas à isso. Vale lembrar que o diploma EAD tem a mesma validade que uma graduação presencial, já que as grades curriculares e carga horária são semelhantes. 

É necessário também que o aluno cumpra as atividades complementares, acompanhe as aulas e faça as provas.

Agora que você já sabe sobre a importância do diploma ser reconhecido pelo MEC, vamos apresentar sete universidades confiáveis para você realizar o seu ensino à distância. Confira! 

Cruzeiro do Sul oferece mais de 30 graduações EAD 

A Cruzeiro do Sul tem mais de 30 cursos para ensino superior. Todo o processo é feito online: inscrição, prova e matrícula

Alguns dos cursos ofertados pela universidade são: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Filosofia, Geografia, entre outros. 

Além da graduação, a Cruzeiro do Sul também disponibilizada pós-graduação e cursos técnicos com programas de bolsa de estudos e financiamentos. 

+ Saiba mais sobre os cursos da Cruzeiro do Sul

Estácio disponibiliza podcast para alunos 

A Universidade Estácio de Sá ou somente Estácio, como é conhecida, conta com mais de 500 polos espalhados por todo o Brasil, permitindo que os alunos façam as provas e atividades nas sedes caso haja necessidade. 

A faculdade tem um novo jeito de ensino e plataforma: ela disponibiliza podcast das aulas para os alunos.

Além disso, as disciplinas possuem aulas com vídeos de debates entre professores e convidados, que podem facilitar ainda mais o aprendizado, e simulados que valem notas. 

São diversos cursos EAD oferecidos pela Estácio, alguns deles são: Comunicação Institucional, Administração, Marketing, Serviço Social, Pedagogia etc.

+ Confira os cursos da Universidade Estácio de Sá

FADERGS oferece dois modelos de ensino superior a distância

O Centro Universtário da FADERGS possui dois modelos de EAD. O primeiro é o ensino a distância tradicional, totalmente online. O segundo é com uma aula presencial.

O EAD com aula presencial funciona da seguinte maneira: o aluno terá que fazer uma disciplina presencial por semestre para interação e networking com os colegas do curso.

A FADERGS tem os seguintes cursos disponíveis: Comércio Exterior, Planejamento Tributário, Letras, História, Análise de Desenvolvimentos de Sistemas, Gestão da Tecnologia da Informação e História.

FMU tem EAD em graduação e pós-graduação

O Centro Universitário FMU oferece aos alunos graduação, pós-graduação, MBA e cursos livres a distância. Todos os cursos são reconhecidos pelo MEC.

Além das aulas interativas, o Centro Universitário também oferece simuladores e laboratórios virtuais.

Alguns dos cursos disponíveis são: Gestão Hospitalar, Logística, Processos Gerenciais, Gestão de Recursos Humanos, entre outros.

+ Veja sobre os cursos do FMU

Unifacs oferece cursos EAD em diversas as áreas

A Unifacs tem cursos a distância em várias áreas. São elas: Educação, Negócio, Tecnologia, Saúde, Turismo, Direito, Engenharia, Design e Gastronomia.

Além da graduação online, a Unifacs também oferece pós-graduação, MBA e alguns cursos de graça. Tudo isso de forma online e prática.

A universidade também oferece aos alunos outros benefícios, como por exemplo, laboratórios virtuais e simuladores, por exemplo.

+ Descubra detalhes da graduação a distância da Unifacs

Anhembi tem graduação, pós e MBA online

A Universidade Anhembi Morumbi oferece aos alunos diversos cursos online de graduação, pós-graduação, MBA e cursos livres.

Entre os cursos estão: Ciências Contábeis, Administração, Licenciatura em Pedagogia, Segurança da Informação e Gestão de TI, Relações Internacionais, etc.

Além dos laboratórios interativos, a universidade também disponibiliza encontros entre alunos e tutores uma vez por semana.

UNP tem diversos cursos para ensino superior a distância

A Universidade Potiguar, ou simplesmente UNP, conta com diversos cursos em graduação a distância, pós e MBA. Entre eles, estão: Engenharia Civil, Marketing, Logística, Gestão Hospitalar, Administração e outros.

A UNP oferece aulas interativas em vídeos para os alunos, simuladores para testes e laboratórios de estudos.

Além disso, a universidade também oferta alguns cursos livres e online, como Sistema Educacional e Políticas Públicas.

+ Conheça os cursos a distância da UNP

Viu, só? Com essa lista fica fácil escolher a sua faculdade e começar um curso de ensino superior a distância, não é? Dessa forma, não perca tempo e faça logo a matrícula para desenvolver ainda mais seus conhecimentos.

Achou as dicas sobre as universidades boas? Então compartilhe este texto nas suas redes sociais e ajude outros amigos a ficarem por dentro do assunto!

Novo saque do FGTS começa em junho. Como vai funcionar?

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Carteira de trabalho e algumas notas de cinquenta reais

Os brasileiros que estão esperando o novo saque do FGTS poderão sacar o valor em breve. A previsão é que o primeiro pagamento ocorra a partir do dia 15 deste mês. O calendário com as datas corretas será divulgado em breve pela Caixa Econômica Federal.

O saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) foi autorizado por meio da Medida Provisória 946 (MP 946), publicada em abril.

A MP determina que o novo saque do FGTS seja de até R$1.045, da conta ativa ou inativa, para todos os trabalhadores que tenham recursos no fundo.

FGTS
O novo saque do FGTS tem data prevista para começar a ser pago dia 15 de junho

Esse saque tem como objetivo minimizar os impactos da pandemia do novo coronavírus. É uma das diversas medidas que foram anunciadas pelo governo federal durante o período de crise que o país está passando.

É importante lembrar que as contas inativas são as das empresas que você trabalhou no passado. Enquanto as contas ativas são do local que você trabalha atualmente. O valor será descontado em ordem crescente da conta que possui menos dinheiro.

Outra informação que você deve saber é que o saque não será obrigatoriamente de R$1.045  Caso na conta tenha R$600, por exemplo, será possível sacar este valor sem problemas. Agora caso o valor seja maior que R$1.045, você não poderá sacar o dinheiro todo.

+ Solicite um empréstimo pessoal a partir do FGTS

Aprenda a consultar o saldo do novo saque do FGTS

Já é possível realizar a consulta do saldo do novo saque do FGTS, que pode ser feita tanto pelo aplicativo quanto pelo site. Confira:

Passo a passo para consultar pelo aplicativo:

1º passo: acesse o aplicativo do FGTS, preencha todos os dados solicitados, como nome completo, CPF, data de nascimento, e-mail e cadastre uma senha.

2º passo: a senha escolhida deve ser numérica e conter seis dígitos. Caso você tenha usado o aplicativo antes, pode repetir a mesma senha já cadastrada. Depois clique no botão “não sou um robô”.

3º passo: você receberá um e-mail de confirmação no e-mail informado na hora de realizar o cadastro. Acesse-o e clique no link enviado.

4º passo: depois de realizar o cadastro, abra o aplicativo e informe o seu CPF e senha cadastrada.

5º passo: após efetuar o login, irão aparecer algumas perguntas adicionais sobre a sua vida funcional. Após responder essas questões, você deverá ler e aceitar as condições de uso do aplicativo e clicar em “Concordar”. Agora é só usar o aplicativo.

Passo a passo para consultar pelo site:

1º passo: acesse o site da Caixa Econômica

2º passo: informe o número do seu NIS ou do CPF  e clique em “Cadastrar senha”. Leia o regulamento e clique em “Aceito”.

3º passo: preencha todos os campos com os dados pessoais solicitados.

4º passo: crie uma senha com até oito dígitos, com letras e números e confirme. Depois, será redirecionado para a tela do login novamente.

5º passo: preencha os campos com NIS ou CPF e insira a senha cadastrada. Clique no botão “Acessar”. Pronto, você poderá consultar o seu saldo.

Há limite para o saque do novo FGTS?

Essa é uma pergunta que muita gente pode se fazer e que é fácil de responder. O limite para saque é de R$1.045. Não será possível sacar mais do que esse valor. 

Isso porque foi a quantia estipulada pela Medida Provisória. Entretanto, você não é obrigado a sacar os R$1.045 se não houver saldo para isso.

É possível, sim, realizar um saque de menor valor caso você não tenha em conta essa quantia. Além disso, nem todos são obrigados a receber.

Caso você esteja empregado, e não queira receber basta informar a Caixa Econômica Federal.

Quem poderá realizar o novo saque do FGTS?

Como saber se você se enquadra no novo saque do Fundo de Garantia? Bom, o saldo está disponível para todos os trabalhadores que se enquadram em qualquer uma das condições previstas em lei, como:

-> Demissão sem haver justa causa;
-> Contrato finalizado no tempo previsto;
-> Contrato rescindido devido à falência;
-> Aposentadoria;
-> Estágio terminal de alguma doença.

Mas, além de se enquadrar na modalidade, é necessário ter um valor liberado para saque desde janeiro deste ano – regra que também vale para os aposentados.

E você pode ter acesso a essas informações até mesmo pelo aplicativo. Ele permite consultar o saldo, realizar saques e acompanhar todo e qualquer outro tipo de transação equivalente.

O saque também será disponibilizado a profissionais que estão com conta ativa, ou seja, que estão trabalhando e recebendo o FGTS.

Bolsonaro confirma quarta parcela do auxílio emergencial

Além do novo saque do FGTS, outra medida que o governo realiza para conter os impactos do coronavírus é o auxílio emergencial de R$600. O valor é pago para trabalhadores autônomos e informais, além de desempregados e outras categorias.

Inicialmente, o governo estabeleceu que a quantia seria paga em três parcelas, com calendários definidos gradualmente. No entanto, no final de maio, o presidente Jair Bolsonaro confirmou que o benefício será estendido.

Sim, os beneficiários receberão mais uma parcela do auxílio emergencial. Mas, o presidente disse que o valor deverá ser abaixo de R$600, não estipulando uma quantia exata.

Bolsonaro destacou, ainda, que pode haver o pagamento de uma quinta parcela, também em valor reduzido. Segundo ele, tudo está sendo acordado com o ministro da Economia, Paulo Guedes. A fala do presidente foi registrada em uma entrevista à Rádio Jovem Pan.

“Conversei com o Paulo Guedes que vamos ter que dar uma amortecida nisso aí. Vai ter a quarta parcela, mas não de R$600. Não sei quanto vai ser… R$300, R$400. E talvez tenha a quinta, talvez seja de R$200 ou R$300. Até pra ver se a economia pega”, disse o presidente.

Home office: 30% das empresas devem manter regime remoto

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mulher trabalhando de frente para o computador

Estudo aponta que o home office deve aumentar em 30% após o final da pandemia do novo coronavírus. O responsável é o diretor-executivo da Infobase, André Miceli.

Para que o cenário seja factível, na análise de Miceli, é fundamental que os líderes de negócios pensem, testem e compreendam que a tecnologia é, cada vez mais, um ativo humano.

Desigualdade salarial entre homens e mulheres: mito ou verdade?
Empresas precisarão repensar seus processos internos no novo cenário

Segundo ele, diante desse novo cenário, torna-se necessário entender que o passado não é mais um guia para o futuro.

“O primeiro passo para navegar em um ambiente de mudança é elaborar uma estratégia de crise para resolver prioridades, depois preparar uma estratégia de recuperação e esboçar uma estratégia pós-crise”, explica o especialista.

Home office deve mudar as relações de trabalho

André Miceli ressalta que a adoção emergencial do home office vai mudar as culturas organizacionais. Para ele, a modalidade é um caminho sem volta.

O diretor da Infobase ressalta que o home office já se mostra efetivo. Aliado a isso, você tira carros da rua, você desafoga o transporte público, você mobiliza a economia de outra forma.

“E você faz com que as pessoas tenham mais tempo para cuidar da saúde delas e que elas possam usufruir de coisas que lhe dão prazer. Sem que você tenha uma redução das entregas e do faturamento”, frisa o professor da FGV.

Para isso, a comunicação, de acordo o responsável pelo estudo, deve ser centralizada em canais específicos. De acordo com Miceli para que instruções claras sobre procedimentos continuem na rotina dos clientes, consumidores e colaboradores.

“A adoção de metodologias ágeis também permite uma resposta mais rápida aos novos desafios do dia a dia. O processo de análise, reorganização e tomada de decisão precisa acompanhar o ritmo das mudanças”, destaca André Miceli.

80% das empresas devem rever suas estratégias

Outro estudo de André Miceli, dessa vez em parceria com a pesquisadora Luciara Duque, aponta que 80% das empresas devem repensar suas estratégias para vencer os impactos econômicos da crise do novo coronavírus.

Tal conclusão deve-se após ambos analisarem o antes e depois de Black Swans. Ou seja, eventos raros, imprevisíveis e de alto impacto nos mercados financeiros – como é o caso da Covid-19.

Miceli revela que muitas empresas estabeleceram acordos trabalhistas e home office, porém não planejaram um cenário e não estabeleceram uma visão do futuro.

“O estudo mostra que as empresas que adotaram ferramentas estratégicas ao invés de seguirem a nova vida usando velhos conceitos tiveram resultados financeiros melhores depois de Black Swans”, revela André Miceli.

A pesquisadora Luciara Duque pondera, no entanto, que as ferramentas estratégicas sem bons métodos de execução e gestão dos planos de implementação tendem a não funcionar.

“A ferramenta estratégica que apresentou os melhores resultados foi a de Construção de Cenários. Já os métodos ágeis se apresentaram como um fator de impacto positivo na implementação dos projetos definidos pela gestão da empresa”, explica a professora.

Por fim, André Miceli lembra que com o avanço da Inteligência Artificial (IA), a técnica de análise de cenários deverá ficar ainda mais relevante.

“Quando associadas, as duas práticas serão capazes de gerar avaliações mais precisas e sofisticadas além de ser possível que proponham alternativas com maior probabilidade de sucesso”, ressalta Miceli.

Curso pré-vestibular online: Stoodi libera aulas gratuitas

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uma mesa com laptop e um celumar em cima de um caderno

Por conta da pandemia do novo coronavírus, os estudantes passaram a ter aulas online para dar continuidade ao ano letivo. E para quem irá realizar o Enem no final do ano, o Stoodi, curso pré-vestibular online, resolveu dar uma ajuda liberando as aulas de forma gratuita.

O acesso às videoaulas e ao banco de exercícios fica disponível a todos os alunos que estão cadastrados na plataforma. O objetivo do curso é ajudar os estudantes afetados com a suspensão das aulas por conta da Covid-19 e evitar que eles deixem de estudar.

graduação a distância grátis
O Stoodi, curso pré-vestibular online, liberou as aulas de forma gratuita para os alunos

A ação tem duração inicial de um mês, porém pode ser prorrogada caso a suspensão das aulas nas escolas do país permaneça por mais tempo. O projeto foi intitulado pela empresa  como “Stoodi de portas abertas”.

Saiba como assistir as aulas do curso pré-vestibular online

É estudante e se interessou pela oportunidade? Para ter acesso gratuito às videoaulas de todas as matérias além do banco de exercícios, será necessário realizar um cadastro de forma gratuita. Confira o passo a passo:

1º passo: entrar no site do Stoodi e clicar em “cadastre-se”;

2º passo: depois será necessário criar o seu perfil, caso você ainda não esteja cadastrado na plataforma. Mas caso já tenha cadastro é só realizar o login;

3º passo: preencha com as informações solicitadas no site, como por exemplo: nome, e-mail e celular;

4º passo: pronto, agora é só acessar com o login criado e começar a estudar.

Além das videoaulas e dos exercícios, ainda será possível ter acesso gratuito a outras ferramentas da plataforma. Sendo uma delas um banco de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e apostilas desenvolvidas pelo Stoodi.

As outras funcionalidades, como correção de redação e simulados, aulas ao vivo, continuarão sendo somente para quem é assinante do curso pré-vestibular online.

Quais os benefícios de estudar com o Stoodi?

O curso pré-vestibular online Stoodi é uma excelente opção para os estudantes e tem conquistado os alunos. E agora, em meio à pandemia, tem melhorado ainda mais o engajamento com o seu principal público.

Mas, você sabe o que o Stoodi de fato oferece aos futuros graduandos? A plataforma digital da empresa é dinâmica e organizada, de modo que o estudante consegue encontrar de forma fácil e prática o que procura. 

De acordo com o Stoodi, os benefícios de estudar com eles são:

-> Ter um Plano de Estudos, organizando o que estudar de acordo com o curso e a faculdade dos sonhos;

-> Correção de redação comentada de acordo com o formato Enem, visando a nota 1000;

-> Um banco de exercícios com mais de 30 mil questões para treino, com a maioria tendo resolução em vídeo;

-> Aulas ao vivo toda semana, contendo conteúdos inéditos;

-> Provas e simulados para o aluno testar o conhecimento com temas específicos do exame;

-> Uma ferramenta chamada Helpy Pro para que o os monitores possam tirar as dúvidas.

Como usar o Stoody após a pandemia

A empresa escolheu prorrogar o prazo da ação, uma vez que o período da pandemia ainda não terminou.

Mas, quando acabar esse projeto gratuito do Stoodi, você também poderá continuar com eles estudando por meio de todos esses materiais.

Para ser um aluno, basta assinar a um dos planos feitos para o Enem 2020, sendo eles divididos em Essencial e Avançado.

O conteúdo é extensivo e custa R$49,90 e R$59,90, respectivamente. O que muda de um para outro é a monitoria e a quantidade de redações corrigidas por mês.

+ Cursos pré-vestibular online: compare 4 opções

Enem adia exames e nova data será definida após consulta

Após prorrogar as inscrições do Enem até o dia 27 de maio, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) também comunicou o adiamento dos exames. Antes, as provas estavam marcadas para os dias 1º e 8 de novembro.

Essa medida foi tomada após muita pressão de estudantes e professores, por meio de ações e protestos, inclusive nas redes sociais – mobilizando milhares de seguidores. A #AdiaEnem foi uma das mais acessadas e tuitadas no mês de maio.

Tudo isso em função da pandemia do novo coronavírus. Sem acesso às escolas, muitos estudantes perderam a possibilidade e acesso aos conteúdos durante a quarentena.

A nova data ainda não está definida. O Ministério da Educação (MEC) e o
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgarão o novo cronograma no fim de junho, quando será feita uma enquete com os estudantes inscritos, por meio da Página do Participante.

Entretanto, o adiamento não mexe na estrutura das provas. O Enem seguirá tendo dois dias de exame, com quatro provas objetivas, sendo cada uma delas com 45 questões, e uma redação em Língua Portuguesa. 

Primeiro dia – provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; redação; e Ciências Humanas e suas Tecnologias;

Segundo dia – provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias.

Saque digital do FGTS: veja como fazer

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Fila na agência da Caixa

Desde junho de 2020, a Caixa Federal disponibiliza para os trabalhadores a possibilidade de realizar o saque digital do FGTS. Essa nova forma de ter acesso ao dinheiro surgiu como forma de manter o distanciamento social por conta da pandemia.

O saque digital do FGTS é uma maneira de você controlar o seu dinheiro sem precisar sair de casa. Vale ressaltar que a plataforma é segura e você pode realizar as transações que deseja sem se preocupar.

Mas apesar de já estar disponível há dois anos para os trabalhadores brasileiros, muitas pessoas ainda possuem dúvidas sobre o que é e como funciona o saque digital do FGTS. Outra dúvida mais comum é quem pode solicitar esse tipo de saque e como fazê-lo. 

E com os novos saques sendo disponíveis, ninguém quer enfrentar a fila da Caixa ou da lotérica para pegar o dinheiro a que tem direito, certo?

Por isso, preparamos este artigo com todas as informações que você precisa saber sobre o assunto. Confira!

O que é o saque digital do FGTS? 

Você sabia que agora existe o saque digital do FGTS? Este é um novo serviço que a Caixa Econômica está oferecendo aos cidadãos, dando mais conforto, agilidade, comodidade e segurança aos brasileiros.

E quem quiser realizar o saque poderá consultar os valores que já estão liberados e até mesmo solicita-lo por meio do aplicativo do FGTS. Mas para isso será necessário indicar uma conta de sua titularidade, de qualquer banco.

Essa atualização do aplicativo gratuito já está disponível tanto para Android quanto para iOS. Com a nova ferramenta, a Caixa espera reduzir a demanda de atendimento nas agências além de facilitar o acesso dos trabalhadores às novas modalidades de saque.

+ Solicite um empréstimo pessoal a partir do FGTS

E mesmo que seja necessário que o trabalhador se identifique por meio de documentos, é possível tirar foto e enviar o documento pelo próprio aplicativo. Sendo tudo realizado 100% digital e sem dor de cabeça para os brasileiros.

Quem pode realizar o saque digital do FGTS

Agora que você já sabe o que é o saque digital do FGTS, deve estar se perguntando quem pode realizá-lo, correto? A boa notícia é que todos os trabalhadores que tiverem saldo em conta, seja ativa ou inativa, podem fazer esse saque.

Vale ressaltar ainda que existem duas opções de saque, consideradas as principais: o saque-rescisão e o saque-aniversário. A primeira você só tem acesso ao dinheiro quando ocorre a demissão sem justa causa.

Já a segunda, o trabalhador pode sacar uma parcela do fundo a qualquer momento.

fachada da Caixa com pessoas andando
O aplicativo do saque digital do FGTS evita que os trabalhadores tenham quer ir até uma agência

É importante deixar claro que no aplicativo é possível acessar o saldo, realizar saques e acompanhar tudo o que você quiser. É importante frisar que todo o processo é virtual, sem a necessidade de ir até uma das agências Caixa.

Como se cadastrar no aplicativo do saque digital do FGTS?

A primeira coisa que você precisa saber é que o aplicativo está disponível tanto para usuários Android como também para iOS. Mas, como utilizá-lo? O FinanceOne te explica.

A usabilidade do aplicativo é bem fácil e quem for realizar a solicitação tem tudo para encontrar praticidade. O primeiro passo é acessar a loja virtual do seu smartphone e pesquisar pelo aplicativo.

Baixe-o e espere concluir o download. Feito isso, você terá que:

1) Preencher os campos que pedem as informações pessoais: CPF, RG e dados cadastrais;
2) Você precisará criar um e-mail e senha para ter acesso a sua conta;
3) Clique em “não sou um robô” para validar o seu cadastro;
4) Clique em “cadastrar” para confirmar

Após essa primeira etapa, o solicitante receberá uma mensagem no e-mail cadastrado com o objetivo de confirmar o cadastro. É preciso clicar neste link enviado pela Caixa para confirmar a conta cadastrada.

Volte ao aplicativo para finalizar o processo. O próximo passo será preencher a um questionário e outras informações de ocupação.

+ Como funciona o recolhimento do FGTS Digital pelo PIX

Para finalizar, o trabalhador deverá ler os termos de aceitação e confirmar o cadastro clicando na caixa de confirmação, e o cadastro será concluído.

Passo a passo para realizar o saque digital do FGTS

Você já sabe como fazer o download e o cadastro no aplicativo, chegou o momento de descobrir como sacar o valor que está disponível na conta. Vamos lá!

1º passo: com o seu cadastro realizado, você só precisará informar o seu CPF e senha. Talvez o aplicativo solicite que você informe alguns dados sobre a sua situação profissional;

2º passo: depois você terá que aceitar um termo de condições e informar seu número de telefone. Os recursos do aplicativo serão liberados;

3º passo: vá até em “Meus Saques” e depois em “minha conta bancária” e “cadastrar conta bancária”;

4º passo: na próxima página, você poderá escolher entre informar uma conta na Caixa ou em outro banco;

5º passo: informe todos os dados da conta em que você deseja receber o seu FGTS e confirme os dados. Em até cinco dias úteis o dinheiro estará na conta escolhida.

Gostou do conteúdo? Leia mais sobre como recuperar a senha e o login do aplicativo do FGTS.

Leia também no FinanceOne:

*Colaboração: Juliana Favorito

Auxílio emergencial: o que fazer se o pedido for negado?

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duas mulheres entrando na agência da Caixa Econômica

O auxílio emergencial de R$600 é uma medida do governo federal para ajudar trabalhadores autônomos, informais, desempregados e microempreendedores (MEIs) que estão sem poder trabalhar pelo coronavírus (Covid-19).

Muitos brasileiros, porém, tiveram o pedido negado, mesmo preenchendo todos os pré-requisitos. O que fazer ao ter a solicitação do auxílio emergencial não aprovada?

É possível recorrer para que o auxílio de fato seja aprovado? A resposta é sim. Se você teve o seu pedido negado e discorda com o motivo apresentado, saiba que é possível recorrer.

Para isso, é necessário realizar uma contestação no próprio site do programa Caixa Auxílio Emergencial.

Como sacar o FGTS
Auxílio emergencial é uma das medidas para conter os impactos econômicos do coronavírus

Para quem errou alguma informação na hora de realizar o pedido, será preciso fazer uma nova solicitação.

Agora, quem declarou tudo corretamente e, mesmo assim, teve o pedido negado, poderá fazer a contestação do resultado e enviar para que o pedido seja reanalisado. Será a DataPrev que irá analisar o pedido.

É importante deixar claro que tanto quem está no Cadastro Único quanto quem realizou a solicitação pelo site e tive o auxílio emergencial negado, poderá recorrer. A única mudança é a forma como cada pessoa deverá fazer.

Aprenda como fazer a contestação do auxílio emergencial

De acordo com a Caixa Econômica, caso a resposta do pedido do auxílio for “dados inconclusivos”, será permitido realizar uma nova solicitação do auxílio emergencial. 

Agora, caso o resultado tenha sido “benefício não aprovado”, a pessoa poderá contestar o motivo da negação ou até mesmo realizar a correção dos dados. Veja abaixo o passo a passo para contestar o auxílio:

1º passo: para realizar a contestação, o cidadão precisará entrar no site e clicar em “Acompanhe a sua solicitação”. 

2º passo: depois será necessário informar o CPF e marcar a opção “não sou um robô”. E clicar em “continuar”.

3º passo: será preciso informar o código enviado por SMS para o número cadastrado pelo beneficiário. 

4º passo: você irá visualizar a mensagem “Auxílio Emergencial não aprovado”, sendo informado ainda o motivo da negação. Abaixo serão disponibilizados dois links.

5º passo: no primeiro link será possível realizar uma nova solicitação, para o caso de você ter informado algum dado incorreto. Enquanto no segundo, o cidadão deverá contestar a informação, caso julgue que os dados estão todos corretos.

Por que o pedido pode ter sido negado?

A Caixa Econômica Federal divulgou antecipadamente todos os requisitos necessários para que o cidadão pudesse estar apto a ter o pedido do auxílio aprovado. Afinal, ele é concedido apenas a um público específico, como autônomos, trabalhadores informais e desempregados.

Mas, algumas situações podem fazer com que o seu pedido seja negado. Isso ocorre quando você solicita, mas não se enquadra nas exigências.

Confira alguns dos motivos que podem levar à negativa do governo para o recebimento do auxílio-emergencial de R$600:

-> Não ter 18 anos;

-> Ser empregado com carteira assinada;

-> Receber seguro-desemprego;

-> Ser aposentado ou pensionista do INSS;

-> Receber benefícios, como Prestação Continuada (BPC); Auxílio Doença; Garantia Safra; Seguro Defeso; com exceção do Bolsa Família.

-> Ser membro de família com renda mensal por pessoa maior do que meio salário mínimo (R$522,50);

-> Renda familiar mensal total maior do que três salários mínimos (R$3.135);

-> Teve rendimentos tributáveis, em 2018, acima de R$28.559,70;

-> Cadastro de mais de duas pessoas da mesma família;

-> Limite maior que duas pessoas que recebem Bolsa Família;

-> CPF irregular;

-> CPF de pessoa falecida.

Caixa faz pagamentos de primeira e segunda parcela do auxílio

O número de pessoas contempladas com o auxílio emergencial de R$600 aumentou. Isso porque um novo grupo recebeu o status de aprovação recentemente e já começou a receber o pagamento da primeira parcela. 

Ela começou a ser creditada na última semana, de acordo com o mês de nascimento e seguirá até esta sexta-feira, 29, sendo:

-> Janeiro – 19/05;
-> Fevereiro – 20/05;
-> Março – 21/05;
-> Abril – 22/05;
-> Maio, junho e julho – 23/05;
-> Agosto – 25/05;
-> Setembro – 26/05;
-> Outubro – 27/05;
-> Novembro – 28/05;
-> Dezembro – 29/05.

Além disso, a Caixa também já realiza o pagamento da segunda parcela. Os primeiros a receberem foram os beneficiários do Bolsa Família, a partir do dia 18 de maio. Para esses, o pagamento terminará na sexta-feira, 29, conforme o NIS de final:

-> 1 – 18/05;
-> 2 – 19/05;
-> 3 – 20/05;
-> 4 – 21/05;
-> 5 – 22/05;
-> 6 – 25/05;
-> 7 – 26/05;
-> 8 – 27/05;
-> 9 – 28/05;
-> 0 – 29/05.

Em seguida, começaram a receber os benefício os inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) que não recebem Bolsa Família. Além dos que se inscreveram pelo aplicativo da Caixa.

Para esses, o pagamento começou no dia 19 de maio e terminou nesta terça-feira, 26.

-> Janeiro e fevereiro – 20/05;
-> Março e abril – 21/05;
-> Maio junho – 22/05;
-> Julho e agosto –  23/05;
-> Setembro e outubro – 25/05;
-> Novembro e dezembro – 26/05.

Por último, recebem os demais beneficiários, liberados por meio de transferência e saques em dinheiro. Esse pagamento começará a partir do sábado, 30, e vai até 13 de junho:

-> Janeiro – 30/05;
-> Fevereiro – 01/06;
-> Março: 02/06;
-> Abril – 03/06;
-> Maio: 4 de junho;
-> Junho: 5 de junho;
-> Julho: 6 de junho;
-> Agosto: 8 de junho;
-> Setembro: 9 de junho;
-> Outubro: 10 de junho;
-> Novembro: 12 de junho;
-> Dezembro: 13 de junho.