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Veja como consultar a restituição do Imposto de Renda 2023

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celular com a logo da Receita Federal

Saber como consultar a restituição do Imposto de Renda 2023 é essencial. Esta consulta pode ser realizada pelo site da Receita Federal, como ensinaremos neste artigo. 

Este ano a Receita Federal está pagando a restituição do Imposto de Renda em cinco lotes.

A seguir, saiba como conseguir consultar a restituição do Imposto de Renda 2023:

Como consultar a restituição do Imposto de Renda 2023?

É importante destacar que o contribuinte não consegue saber com antecedência em qual lote vai receber a sua restituição do Imposto de Renda. Ele consegue consultar somente depois que a sua declaração é processada.

Siga o passo a passo:

  1. Acesse o site da Receita Federal;
  2. Clique no campo Imposto de Renda;
  3. Clique em Consultar a Restituição;
  4. Informe seu CPF e data de nascimento;
  5. Selecione a opção ‘consultar’.

Outra forma de consultar a restituição é por meio do aplicativo Meu Imposto de Renda, que está disponível para celulares com sistema Android ou iOS.

Também é possível consultar a Restituição do Imposto de Renda 2022 por meio do aplicativo Meu Imposto de Renda.

Na consulta, o contribuinte pode verificar se existem eventuais pendências que impeçam o pagamento da restituição, como inclusão na malha fina.

Se uma ou mais inconsistências tiverem sido encontradas na declaração, basta enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes. Aí, sim, o contribuinte pode consultar a restituição novamente.

Como é feito o pagamento da restituição do Imposto de Renda?

O dinheiro da restituição do Imposto de Renda é depositado na conta bancária informada na declaração ou por meio de Pix.

Se o contribuinte notar que o crédito não foi realizado, por motivo da conta informada ter sido desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Neste caso, o cidadão pode reagendar o crédito dos valores pelo Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento BB:

  • 4004-0001 (capitais);
  • 0800-729-0001 (demais localidades);
  • 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos)
Computador com a tela do site da Receita Federal para Imposto de Renda
Primeiro lote da restituição do imposto de renda 2023 foi pago no dia 31 de maio

Quando será pago o primeiro lote do Imposto de Renda 2023?

O primeiro lote do Imposto de Renda 2023 foi pago dia 31 de maio. Aqueles que entregaram a declaração com antecipação, poderão receber o dinheiro de volta com prioridade, em relação aqueles que entregaram a declaração de última hora.

A Receita Federal informa, ainda, que os lotes de pagamento são feitos de acordo com outras prioridades.

Portanto, idosos e portadores de deficiência física devem ser os primeiros a receber os créditos. Em seguida, a fila deve atender os contribuintes com maior fonte de renda e por fim os demais declarantes. 

  • 1º lote: 31 de maio;
  • 2º lote: 30 de junho
  • 3º lote: 31 de julho;
  • 4º lote: 31 de agosto;
  • 5º lote: 29 de setembro.

Uma das principais novidades do Imposto de Renda em 2023, é que o contribuinte pode optar por receber via Pix – desde que seja o número do CPF – e fazer a declaração pré-preenchida. Ambos os casos, também entram para lista de prioridades na devolução do dinheiro.

Veja como receber a restituição do Imposto de Renda 2023 por PIX

Há algumas regras importantes que você deve se atentar antes de optar pelo recebimento da restituição via Pix.

A principal delas trata da chave escolhida para a funcionalidade. Segundo a Receita Federal, o contribuinte deve optar pela chave atrelada ao CPF – ou seja, evite a utilização de dados como e-mail, celular ou código aleatório.

Uma das facilidades impostas pela funcionalidade é que, ao optar pelo recebimento da restituição por Pix, o contribuinte não precisará preencher os dados bancários.

Dessa forma, você evita atrasos por conta de eventuais erros no cadastro e mesmo a burocracia de horários de transações via TED e/ou DOC.

Como saber se caí na malha fina?

Ao consultar a restituição do Imposto de Renda, o contribuinte também pode verificar eventuais pendências que impeçam o pagamento, incluindo se caiu na malha fina. Siga o passo a passo:

  1. Acesse o portal e-Cac da Receita Federal
  2. Cadastre-se com seus documentos e recibo de entrega da declaração (ou faça login, se já tiver)
  3. Clique em “Meu Imposto de Renda”
  4. Em seguida, clique em “Processamento”
  5. Selecione a opção “Pendências da Malha”

Se houver uma ou mais inconsistências na declaração, basta enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes.

E você? Já consultou a sua restituição do Imposto de Renda? Se esse conteúdo foi útil para você, então compartilhe e leia também:

Saiba se é possível alugar um carro sem ter cartão de crédito

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pessoa entregando a chave de um veículo para outra em um financiamento de carro

Está querendo alugar um carro, seja para viajar ou para trabalhar? É possível realizar o aluguel sem cartão de crédito?

É muito comum encontrar locadoras de carro que exigem que você tenha um cartão para retirar o carro alugado.

Mas nem sempre a pessoa tem um cartão de crédito ou até mesmo um limite no valor do aluguel. E aí surge a dúvida: é possível alugar carro sem cartão? A resposta é não.

Para você entender, as empresas de aluguéis de carro solicitam que o cartão seja apresentado para o bloqueio de caução, ou pré-autorização, na hora que você vai retirar o carro escolhido.

E você até pode escolher outra forma de pagamento ao alugar o carro, por exemplo, boleto bancário, mas ainda assim é necessário ter um cartão de crédito para retirar o veículo da locadora.

Formas de pagamento ao alugar um carro

Ao alugar o veículo é possível sim pagar sem utilizar o cartão de crédito. Mas ainda é preciso deixar uma caução com a locadora e é aí que entra o cartão.

Existem diversas opções de pagamento disponíveis nas locadoras, para que você possa escolher a melhor forma para você.

É possível reservar e realizar o pagamento do aluguel de carro da seguinte forma:

-> Direto com a locadora no balcão;

-> Pagamento no cartão de crédito e com opções de parcelamento;

-> Com cartão de débito;

-> Por boleto bancário.

Vale ressaltar que isso pode variar de acordo com cada empresa de locação, por isso pesquise e avalie a melhor opção para você.

Caução de garantia

Esse item no aluguel de um carro é uma garantia para as locadoras, já que elas estão cedendo um objeto de alto valor e deixando sob a sua responsabilidade.

E por isso, para esse pagamento só é possível por meio do cartão de crédito. Diferente do pagamento da reserva, a caução é retida no seu cartão de crédito e liberada somente após a devolução do carro.

Além disso, existem algumas regras para o pagamento deste item. Por isso, é importante ter muita atenção. O cartão de crédito precisa:

-> Estar no nome do titular da reserva;

-> Ter data de vencimento;

-> Estar vinculado a uma instituição bancária;

-> Ter limite suficiente para o valor que será retido pela locadora.

Qual é a solução para alugar carro se não tiver cartão de crédito?

Mesmo com toda essa explicação muita gente ainda poderá encontrar dificuldade ao alugar carro já que sempre acaba esbarrando na necessidade do cartão de crédito. E, agora, qual será a alternativa mais viável?

Se você, de fato, não tem cartão de crédito e precisa muito desse serviço, há uma opção que pode te ajudar: alugar no nome de outra pessoa.

carro usado
Não é possível alugar um carro sem cartão de crédito

Caso você consiga uma pessoa para fazer isso para você, será ela quem abrirá o contrato de locação e ficará responsável por ele. É importante estar atento a todos os detalhes, já que a mesma precisa estar presente para a retirada do carro!

Veja 4 opções de locadora para você alugar carro

Seja para viajar ou para trabalho, alugar carro tem sido uma opção muito procurada nos últimos tempos. Ainda mais com o crescimento da corrida por aplicativos como Uber, 99 e Cabify.

Por isso, confira abaixo uma lista com quatro opções de empresas que você poderá entrar em contato para alugar um carro agora mesmo.

1) Localiza

A Localiza é uma das principais locadoras de automóveis do mercado e sempre oferece diferentes ofertas de preços, promoções e descontos para quem deseja alugar um carro.

O que é preciso para alugar um carro na Localiza?

  • Estar aprovado como motorista parceiro da Uber;
  • Cadastrar um cartão de crédito próprio ou de terceiro, sendo preciso uma pré-autorização de apenas R$1;
  • Realizar o pagamento do depósito de segurança, com a opção de parcelamento em até 10 vezes.

2) Unidas

Outra opção bastante conhecida é a Unidas, uma empresa atua em todo o Brasil com ótimas ofertas e possibilidades para quem deseja encontrar um automóvel temporário.

Para alugar um carro na Unidas também é necessário realizar o bloqueio da caução com um cartão de crédito.

3) Rental Cars

Com a Rental Cars é possível encontrar diversas opções para que você possa dirigir, seja a trabalho ou a passeio. Há várias locadoras espalhadas por todo o país. 

Para alugar um carro na Rental Cars, você precisa ter um cartão de débito ou crédito, sendo necessário levar: 

  • O voucher para comprovar o pagamento do carro;
  • O cartão de débito/crédito do locatário, com saldo para o depósito do veículo;
  • A carteira de habilitação válida, de cada condutor, e que tenha sido emitida há mais de 12 meses;
  • Passaporte e qualquer outro documento de identidade requerido pelo fornecedor.

4) Movida

Já com a Movida você consegue realizar a locação de um automóvel com excelentes ofertas para os motoristas de plantão. O aluguel é fácil, rápido e com preços acessíveis.

O que é preciso para alugar um carro na Movida? Realizar o bloqueio da caução com um cartão de crédito. *

E aí, gostou desse comparativo e explicação sobre a necessidade de cartão de crédito para alugar carro? Então confira mais dicas no site do FinanceOne.

Índices da Bolsa de Valores e suas vantagens que você precisa conhecer

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painel de investimento mostrando resultados

Se você está pensando em investir em ações, mas não sabe por onde começar, entender os termos e índices da Bolsa de Valores pode ser um bom caminho. 

A bolsa de valores no Brasil, que fica em São Paulo, é a B3 – BM&FBovespa – Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros. A instituição atua com os mercados de bolsa e de balcão e surgiu em 2008, com a união da Bolsa de Valores de São Paulo e a Bolsa de Mercadorias & Futuros.

Para investir em ações, o primeiro de tudo é ter um objetivo. Na verdade, definir a sua meta é o principal em qualquer planejamento financeiro. Pensar no que você vai fazer com o dinheiro e em quanto tempo você precisará dele é essencial para a tomada de decisões.

Depois, você pode partir para a escolha de uma corretora. Os especialistas vão ajudar a identificar seu perfil, a escolher os investimentos mais adequados aos seus objetivos, darão o suporte e assessoria necessários, entre outros serviços. 

Ficar atento! Isso é muito importante. Afinal, você não vai querer cometer erros e colocar tudo a perder, certo? A BM&FBovespa listou cinco erros comuns que você deve evitar.

1 – Colocar todos os recursos em um único investimento;
2 – Pensar apenas no curto prazo;
3 – Começar com passos muito grandes;
4 – Deixar-se levar pela emoção;
5 – Seguir dicas infalíveis.

Índices da Bolsa de valores existentes no Brasil

Como conhecimento nunca é demais, saber quais são os principais índices da Bolsa de Valores existentes no Brasil pode te ajudar. Mesmo que você esteja utilizando os serviços de uma corretora cadastrada na BM&FBovespa, não deve descartar o conhecimento do mercado.

Para isso, vamos listar a seguir os principais índices da Bolsa de Valores, divulgados pela BM&FBovespa.

Índices Amplos

Ibovespa
O Ibovespa é o indicador do desempenho médio das cotações dos ativos de maior negociabilidade e representatividade do mercado no brasileiro. Além de refletir a variação dos preços das ações, reflete o impacto da distribuição dos proventos. Por isso é chamado de índice de retorno total.

IBrX 100
O IBrX 100 – Índice Brasil 100 é um índice de preços que mede o retorno de uma carteira teórica composta por 100 ações de maior negociabilidade e representatividade do mercado de ações brasileiro.

É composto pelas ações e units exclusivamente de ações de companhias listadas na BM&FBOVESPA, que atendem a alguns critérios.

IBrX 50
O Índice Brasil 50 funciona como o IBrX 100, só que como uma carteira teórica que mede o retorno das 50 ações mais negociadas na Bolsa.

IBrA
O Índice Brasil Amplo BM&FBOVESPA é o indicador do desempenho médio das cotações de todos os ativos negociados no mercado a vista (lote-padrão). Mas precisam atender a critérios mínimos de liquidez e presença em pregão.

+ O que é S&P 500? Entenda como funciona o índice mais famoso do mundo

Índices de Governança

IGCX
Índice de Ações com Governança Corporativa Diferenciada indica desempenho médio de cotações dos ativos de empresas do Novo Mercado ou nos Níveis 1 ou 2 da BM&FBOVESPA.

ITAG
Índice de Ações com Tag Along Diferenciado analisa os ativos de emissão de empresas que ofereçam melhores condições aos acionistas minoritários.

IGCT
Índice de Governança Corporativa Trade é o desempenho dos ativos de emissão de empresas integrantes do IGC.

Técnica do scalping é uma operação de curto prazo
Antes de começar a investir no mercado de ações, é importante conhecer os índices da Bolsa de Valores

IGC-NM
Índice de Governança Corporativa – Novo Mercado representa empresas com bons níveis de governança corporativa do Novo Mercado da BM&FBOVESPA.

+ Técnica do Scalping: veja o que é e como funciona

Índices de Segmento

IDIV
Índice Dividendos BM&FBOVESPA, analisa o desempenho médio de ações que se destacaram pela remuneração dos investidores, sob a forma de dividendos e juros sobre o capital próprio.

MLCX
Índice MidLarge Cap representa ativos de uma carteira composta pelas empresas de maior capitalização.

SMLL
Índice Small Cap funciona como o MLCX, porém para as empresas de menor capitalização.

IVBX 2
Índice Valor BM&FBOVESPA foi desenvolvido em conjunto pela BM&FBOVESPA e pelo jornal Valor Econômico, para mensurar a carteira com as empresas classificadas a partir da 11ª posição, tanto em termos de valor de mercado como de liquidez de suas ações.

Índices de Sustentabilidade

ICO2
Índice Carbono Eficiente foi desenvolvido pela BM&FBOVESPA e o BNDES. É composto pelas ações do índice IBrX-50 que aceitaram participar dessa iniciativa, adotando práticas transparentes com relação a suas emissões de gases efeito estufa (GEE).

ISE
Índice de Sustentabilidade Empresarial é uma análise comparativa da performance das empresas listadas na BM&FBOVESPA sob o aspecto da sustentabilidade empresarial.

Índices Setoriais

IFNC
Índice BM&FBOVESPA Financeiro para ativos dos setores de intermediários financeiros, serviços financeiros diversos, previdência e seguros.

IMOB
Índice Imobiliário vê o desempenho das cotações nos setores imobiliários de exploração de imóveis e construção civil.

UTIL
Índice Utilidade Pública BM&FBOVESPA é indicador de ativos no setor de utilidade pública (energia elétrica, água e saneamento e gás).

ICON
Índice de Consumo representa ativos de setores de consumo cíclico, consumo não cíclico e saúde.

IEE
Índice de Energia Elétrica vê o desempenho de ações nesse setor.

IMAT
Índice de Materiais Básicos BM&FBOVESPA representa ativos do setor de materiais básicos.

INDX
Índice do Setor Industrial nasceu de um convênio entre a Fiesp e a BM&FBOVESPA e representa ativos do setor, compreendendo materiais básicos, bens industriais, consumo cíclico, consumo não cíclico, tecnologia da informação e saúde.

Índices SPDJI/BVMF

Os índices dessa categoria na BM&FBOVESPA são: Commodities, Empresas Privadas, Smart Betas, Índice de Futuros e Índice de Renda Fixa.

Outros Índices

Aqui são listados os IGMI-C (Índice Geral do Mercado Imobiliário – Comercial), BDRX (Índice de BDRs Não Patrocinados-GLOBAL), ICB (Índice de Commodities Brasil) e IFIX (Índice de Fundos de Investimentos Imobiliários).

Conheça as vantagens de operar com as ações de índices

Para quem não sabe, as ações que compõem os índices passam pela aprovação da Bolsa de Valores, a B3. E por isso, elas devem ser mantidas em vigilância para continuarem nessa condição. 

Com isso, a Bolsa de Valores realiza uma seleção prévia dentro das centenas de ativos e apresenta uma classificação de acordo com os critérios. Sejam eles de valores dos papéis, governança, segmento, entre outros.

Então qual é a vantagem em operar com as ações de índices? Ela está relacionada à maior liquidez, o que consequentemente traz uma maior facilidade para ser negociada.

E esse fator é muito importante para os investidores, principalmente, aqueles que são adeptos às operações em day trade. Ou seja, os que compram e vendem ativos no mesmo dia.

Outro benefício é a possibilidade de comparar os ativos entre um mesmo índice ou até mesmo entre índices diferentes. Com isso, é possível realizar um benchmarking dos seus concorrentes.

Para isso, é preciso avaliar o melhor desempenho, entre outros critérios. Vale ressaltar que a Bolsa de Valores tem total transparência quanto às empresas inseridas em cada índice. *

Você tem dificuldades para entender palavras usadas no ramo de investimentos? Então confira o dicionário do FinanceOne com o significado de 39 termos do mercado financeiro.

Veja os 7 mitos e verdades sobre antecipação de recebíveis

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Pessoa escrevendo com lápis verde e usando calculadora

Você já parou para pensar quais são os mitos e verdades sobre a antecipação de recebíveis? Essa é uma modalidade de crédito empresarial que gera muitas dúvidas.

Para quem não sabe a antecipação de recebíveis é uma linha de crédito que permite que as empresas adiantem o recebimento das vendas. Dessa forma, elas podem usar no presente um dinheiro que só chegaria no futuro. 

Quando o consumidor compra um produto e decide parcelar o pagamento em três vezes, por exemplo, o proprietário do estabelecimento pode levar até 90 dias para receber o valor total da venda. Ao contratar uma antecipação, ele pode receber o dinheiro em poucos dias. 

A antecipação de recebíveis também é chamada de adiantamento de recebíveis ou desconto de duplicatas.

Porém, essa facilidade tem um preço: as instituições financeiras que oferecem antecipação de recebíveis cobram taxas sobre o valor adiantado. As empresas assumem a responsabilidade pelo recebimento futuro dos títulos negociados. 

A antecipação de recebíveis é uma estratégia que beneficia as pequenas e médias empresas que buscam fugir de juros abusivos ou negativos dos bancos tradicionais. 

Para Maurício Rodrigues, CEO da Openbox.ai, fintech especializada em antecipação de recebíveis, o principal benefício dessa modalidade de crédito é a fuga do endividamento: a  empresa recebe de forma antecipada valores previstos para serem recebidos no futuro. 

Conheça os mitos e verdades sobre a antecipação de recebíveis

Tem dúvidas sobre antecipação de recebíveis? Não sabe o que é verdade e o que é mito? O especialista Maurício Rodrigues tira as suas dúvidas a seguir. Confira!

Antecipação de recebíveis é empréstimo?

MITO

Antecipação de recebíveis não é empréstimo. Ela é uma antecipação que possibilita que a empresa receba um valor que já seria pago a ela de qualquer forma. Por isso, a antecipação de recebíveis não é um capital emprestado, mas sim antecipado. 

Funciona assim: é realizado um cadastro rápido, com e-mail corporativo e CNPJ e download das notas fiscais, já com valor que será disponibilizado no painel. Em seguida, é feita a análise, gerado um contrato de operação e o valor da antecipação é depositado na conta empresarial.

Meu cliente vai achar estranho eu antecipar o recebível dele

MITO

Esse pode ser considerado mais um mito que muitos carregam e têm medo de assumir a responsabilidade da ação. Mas, o que não sabem é que esse tipo de modalidade de crédito já se popularizou no mercado e não causa mais estranhamento.

Além disso, é importante também citar que os empreendedores que solicitaram a antecipação de recebíveis já estão acostumados com esse tipo de transação. Logo, os clientes também estão. 

falar de dinheiro em casa
Diferente do que muitos pensam antecipação de recebíveis não é empréstimo

“Nesse sentido, o seu papel será antecipar as notas promissórias de pagamento para o cliente enviar à instituição financeira escolhida para a antecipação de recebíveis”, diz Maurício Rodrigues.

É possível antecipar recebíveis de serviços prestados, além de produtos vendidos

VERDADE

Essa é mais uma verdade, seja um produto vendido ou serviço prestado, se você estiver com notas fiscais em mãos é possível antecipar os recebíveis.

Não tenho acesso à linha de crédito quando preciso

MITO

Esse é mito e é preciso compreender como é feita a concessão de crédito, primeiramente. Existe uma análise com milhares de pontos e cada instituição tem o seu próprio roteiro e itens considerados.

Além de haver os clássicos, como histórico de crédito e de pagamento, perfil e comportamento financeiro e isso impacta na hora de conseguir um empréstimo.

É muito importante que você compreenda esse processo e adeque a gestão da empresa para conseguir cumpri-los e obter crédito quando se precisa.

A antecipação de recebíveis cria um ciclo vicioso

MITO

“O gestor financeiro precisa saber exatamente a quantidade de crédito que a empresa precisa para crescer, quanto isso vai custar e se a receita consegue pagar essa despesa”, explica o especialista.

Segundo ele, nesse ponto o ponto principal será a organização. É preciso, ainda, manter tudo bem planejado e controlado, senão realmente pode ser ruim para os negócios.

Crédito Empresarial é muito caro

MITO

Mais um mito, já que existem linhas de crédito caras, mas quando uma empresa pede um empréstimo no mercado, existe uma série de fatores que serão avaliados e analisados.

Por isso, existem modalidades diferentes e formas diferentes de se conseguir essa linha de crédito.

É possível obter uma antecipação de recebíveis rapidamente

VERDADE

Para terminar, essa é uma verdade. É possível obter, sim, e de forma prática e segura, além de 100% online.

Algumas fintechs já conseguem realizar operações que agilizam o tempo de análise e de pagamento. Isso faz com que o crédito seja efetuado em até uma hora na conta do empreendedor. *

E aí, curtiu essas dicas? Compartilhe o conteúdo e veja mais orientações no site do FinanceOne!

Renda extra: confira 4 formas criativas de ganhar dinheiro

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renda extra
O frela

Com a crise econômica que o país vem passando, sobreviver apenas com o salário mensal está cada vez mais complicado. Os produtos e serviços estão cada vez mais caros. Dessa forma, o mercado do empreendedorismo e a busca por uma renda extra vem crescendo cada vez mais.

Mulheres, homens, jovens, adultos, desempregados, assalariados, líderes, liderados, seja lá qual for o seu status. O famoso “bico”, freela, ou serviço informal vem ganhando força para aumentar o valor arrecadado e sustentar o básico para sobreviver em sociedade.

renda extra
A renda extra tem sido uma grande aliada dos brasileiros por conta da crise econômica

Além disso, com o salário cada vez mais apertado e uma renda comprometida devido à quantidade de despesas, está difícil conseguir separar aquelas economias e juntar aquela grana. Na hora do imprevisto, por exemplo, faz muita falta.

Se você quer juntar dinheiro para viajar, comprar um imóvel, fazer uma faculdade, iniciar um curso, comprar algum bem material ou qualquer outra coisa, fique atento às dicas abaixo. Confira quatro formas criativas para ganhar dinheiro.

Desemprego aumenta procura por renda extra

De acordo com dados do Brasil Econômico, tendo como base uma pesquisa realizada pela Unitfour, o país tem cerca de 12 milhões de pessoas desempregadas. Com isso, o número de empreendedores cresceu mais de 20% nos últimos anos.

“O aumento do desemprego tem encorajado o brasileiro a apostar em seu próprio negócio. Isso explica porque EIRELI e MEI são os tipos de empresa com maior taxa de abertura”, disse o diretor comercial da Unitfour, Rafael Albuquerque.

A busca por uma renda extra tem aumentado. Muita gente não sabe o que fazer ou por onde começar, ainda mais quando a necessidade é grande. Mas, às vezes, o que falta é uma pitada de criatividade.

1. Artesanato ajuda a aumentar renda

renda extra
Artesanato é uma forma de conseguir uma renda extra

Ganhar dinheiro com artesanato é uma excelente ideia, pois são muitas opções para investir e aumentar a renda. No entanto, o mercado do artesanato já está bem intensificado.

Para quem está chegando agora nesse meio, será preciso pensar fora da caixinha, inovar, ser criativo para ter um diferencial e se destacar.

O primeiro passo para conseguir ter um bom desempenho com esse modelo de negócio é conhecer o mercado de artesanato. Pesquise na internet os conceitos, modelos, especificidades, variações, texturas, público alvo. Avalie o mercado como um todo.

É possível fazer artesanato com MDF, madeira, jornal, garrafa pet, garrafa de vidro, EVA, feltro, tecido, crochê e tricô, entre outros. Você vai precisar de recursos e criatividade. Muitos desses materiais citados, inicialmente, você já deve ter dentro de casa. Logo, dá para dar aquele pontapé inicial e depois investir mais no negócio.

2. Doces estão em alta

Brigadeiros, trufas, bombons, pão de mel, bem-casado, bolos de pote, entre outras opções. Quem tem a mão boa para a cozinha e é criativo consegue obter uma boa renda com essas delícias. Atualmente, o mercado dos doces está em alta e fazendo sucesso em todos os lugares. Não tem quem resista.

As opções para o tipo de venda nesse mercado tem crescido bastante. O que precisa ser intensificado e melhorado, contudo, é a divulgação, que infelizmente ainda é um pouco fraca. Talvez por esse motivo poucas pessoas conheçam e saibam que virou tendência.

Quem tem o dom para esses dotes culinários pode vender na empresa em que trabalha, na igreja, entre a vizinhança, amigos dos filhos, familiares. Além disso, é possível utilizar a internet para divulgação. Grupos de Facebook, um perfil no Instagram, criar uma Fanpage, mensagens de transmissão no Whatsapp, entre outros.

3. Revender produtos de terceiros

A quantidade de pessoas que são revendedoras no país vem crescendo consideravelmente. É um mercado informal, que não precisa comprometer outras atividades, pois dá para exercê-la simultaneamente.

Outro ponto positivo é que opção não falta. Revender produtos de terceiros é uma forma fácil e rápida de lucrar e adquirir uma renda extra. Além disso, é uma prática que exige pouco esforço braçal. É mais um trabalho de adquirir confiança e saber divulgar o seu produto.

Entretanto, nesse caso é preciso ter bastante cuidado com o tipo de terceiro. Antes de entrar nesse meio, conheça o vendedor e o produto ou serviço que você vai repassar, seja ele roupa, comida, produto de higiene pessoal. Saiba da qualidade, pois é a sua imagem que estará em jogo perante os clientes.

A revenda pode ser também de infoprodutos. Já publicamos aqui um artigo sobre as melhores plataformas de afiliados.

4. Serviços de Web Design no mercado freelancer

renda extra
O freela de web designer é uma ótima oportunidade para garantir uma renda extra

Se você é criativo e domina as ferramentas básicas de imagem está perdendo tempo. O mercado freelance está cheio de oportunidades para profissionais de web design, que sabem se virar produzindo artes criativas e não muito amadoras.

Para se dar bem nesse meio será preciso ter criatividade. Se você não tem muita, pelo menos o básico será necessário para criar. Esse verbo é fundamental: criar!

Quem contrata os serviços de um web designer não quer uma cópia de algo que já existe. Afinal, isso é plágio. O cliente quer algo original.

Se você é capaz de criar algo original com a sua criatividade, comece já a ganhar dinheiro com isso. O Photoshop é um grande aliado desses profissionais.

No entanto, se você não tem domínio da plataforma, alguns sites oferecem ajuda (de maneira gratuita). O Canva, por exemplo, é a ferramenta de design para iniciantes que virou febre entre profissionais de comunicação.

+ OnlyFans: confira como funciona e quanto rende

Conclusão: A criatividade é a alma do negócio

A crise gera o desemprego, que traz a necessidade por uma renda extra. As coisas estão cada vez mais inflacionadas. Dessa forma, nem mesmo aqueles que estão garantidos no mercado de trabalho conseguem se manter apenas com o que recebem.

A necessidade por uma segunda renda tem aumentado. No entanto, não é tão fácil como parece. Muita gente, na empolgação, inicia algum empreendimento ou vira freelancer, mas acaba se frustrando na primeira tentativa. Fazer por fazer não é a solução.

Esse mercado está bastante competitivo. Mesmo que de maneira informal, é preciso se destacar para conseguir bons resultados. Como? Sendo criativo! A criatividade é, sim, a alma do negócio. Você precisa ser inovador. Parece clichê, mas não é. O mercado carece de pessoas que tragam além de mais do mesmo.

A criatividade é fundamental, mas não pense que apenas isso basta. Você precisa ganhar a confiança do seu cliente, fazer um produto ou ter um serviço confiável e de qualidade. Esses atributos, alinhados à sua criatividade, trarão bons frutos. Pratique!

O que achou do conteúdo? Se gostou, compartilhe com seus amigos! Confira também: Pequenos negócios: veja como começar a vender online

Renda em dólar: como investir e receber dividendos na moeda americana?

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pessoa contando dólar

Está preocupado com a economia brasileira? Você sabia que é possível investir e receber dividendos em dólar?

Muitos brasileiros têm optado por esta alternativa para diversificar a carteira, fazer multiplicar o seu dinheiro e proteger os rendimentos das oscilações do mercado, já que a moeda possui mais de 200 anos de operação.

Quer descobrir como fazer isso? Neste artigo você conhecerá as formas de investir seu dinheiro no exterior e as maiores vantagens dessa prática.

Clique aqui e saiba quanto está o dólar hoje!

Por que investir em dólar morando no Brasil?

Há diversos benefícios em investir e ter uma conta em dólar sendo morador do Brasil. 

#1. Proteção contra as oscilações do câmbio

O dólar é uma das moedas mais utilizadas no mundo e pode fechar em alta ou em baixa de acordo com fatores externos. Por isso, comprar dólares em épocas de baixa é uma maneira de se proteger contra oscilações futuras no valor.

Quando você possui investimentos nesta moeda, o rendimento também é recebido em dólar e estará protegido dessas mudanças.

A moeda norte-americana está cotada em R$5,07 até o fechamento deste artigo.

#2. Diversificação da moeda e riscos

Ter uma diversificação dos investimentos em diversas moedas é a melhor escolha de um investidor.

Isso porque os ativos e capital não são impactados pela oscilação de apenas uma moeda, logo, o investidor não fica refém.

#3. Moeda forte para aproveitar oportunidades

Uma vantagem em investir nos Estados Unidos é a oportunidade de poder aproveitar mercados que estão em crescimento, como o da tecnologia, que ainda é pequeno no Brasil. Por meio das bolsas americanas é possível ter acesso a essas possibilidades.

homem olhando a tela de um computador com as ações
Ações que pagam dividendos em dólar podem aumentar rentabilidade da carteira

Como investir e receber dividendos em dólar?

Dividendos são uma parte do lucro líquido de uma empresa dividido entre os acionistas como forma de remuneração de acordo com a quantidade de ações que possui. 

Confira as alternativas para investir e receber em dólar estando no Brasil:

  • Stocks

Os Stocks são as ações negociadas nas bolsas de valores norte-americanas. Então, quem deseja adquiri-las precisa ter uma conta em uma corretora internacional.

Hoje em dia, esse serviço é mais comum e há diversas plataformas em português que oferecem o serviço.

  • ETFs americanos

ETF é a sigla para Exchange Traded Funds. São fundos norte-americanos de investimento que acompanham algum tipo de ativo.

As cotas são negociadas na B3 (bolsa de valores do Brasil). Os mais conhecidos são o S&P 500 e o Nasdaq 100.

  • Reits

Ideal para quem deseja ter uma renda passiva em dólar. O que chamamos aqui no Brasil de fundos de investimento imobiliário (FIIs), nos Estados Unidos da América são conhecidos como REITs, sigla de Real Estate Investment Trust.

Assim como os ETFs e os Stocks, nesta alternativa também é necessário ter uma conta em uma corretora internacional. 

  • BDRs 

Sigla de Brazilian Depositary Receipts, os BDRs são ações de empresas que possuem negociações no exterior.

Elas são negociadas pela B3, mas são atreladas ao dólar. As variações do câmbio, portanto, impactam no valor dessas ações cotadas.

7 ações pagam dividendos em dólar

Confira as ações de empresas norte-americanas que pagam dividendos em dólar.

  • 3M Company (MMM) 
  • Pfizer INC (PFE) 
  • International Business Machines (IBM)
  • Vanguard S&P 500 ETF (VOO)
  • Mcdonald’s Corporation (MCDC34)
  • Walmart Inc. (WALM34)
  • iShares US Treasury Bond ETF (BGOV39)*

O conteúdo ajudou? Então você também vai gostar de ler: lista de ações brasileiras na Bolsa de Valores promissoras para 2023!

Como se tornar um afiliado Shopee? Confira requisitos e quanto ganha

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Pessoa segurando celular aberto no aplicativo da Shopee

Atualmente, há diversas maneiras de se ganhar dinheiro com a internet. Já pensou, por exemplo, em se tornar um afiliado Shopee? A empresa, que só cresce em popularidade no Brasil, garante comissões de até 14% sobre as vendas de produtos.

Para participar do marketplace da Shopee é bem fácil. Basta se cadastrar no programa de afiliados da companhia e compartilhar seu link de afiliado entre os amigos e nas redes sociais. Cada compra utilizando o link gera uma comissão ao vendedor.

A comissão é paga num prazo de até 60 dias e varia de acordo com a categoria de produto. De acordo com a empresa, o ganho médio mensal chega a R$4,5 mil.

Quer entender quais são os requisitos e como fazer para se tornar um afiliado Shopee? Continue lendo este artigo!

+ Como se tornar um afiliado Shein? Veja requisitos, como se inscrever e quanto ganha

Como funciona o programa de afiliados Shopee?

No programa de afiliados Shopee o usuário do marketplace recebe uma comissão pela venda de produtos. Na prática, o usuário gera um link personalizado do produto que quer vender e compartilha nas redes sociais ou sites.

Quando a compra é concretizada, o afiliado ganha uma comissão sobre a venda. O valor dessa comissão varia de acordo com o tipo de produto. No caso de bolsas, calçados, roupas e acessórios, por exemplo, o valor da comissão pode chegar a 14%.

Os valores das comissões ficam disponíveis na aba “Oferta Shopee” dentro da plataforma.

Uma das vantagens da Shopee, além das comissões atrativas, é o fato da plataforma não cobrar taxa de inscrição dos usuários do marketplace. Assim, esta pode ser uma boa opção para quem quer fazer uma renda extra na internet.

Os lojistas também podem se cadastrar no programa de afiliados para divulgar os produtos de sua loja.

Mulher deitada no sofá sorri e segura o celular em uma mão
Com o programa de afiliados Shopee, dá para ganhar um dinheiro extra de casa (Foto: Divulgação)

O que é preciso para se tornar um afiliado Shopee?

O primeiro passo para ser um afiliado Shopee é se cadastrar na plataforma. Ao se inscrever, é preciso fornecer informações, como nome, telefone, e-mail, endereço e site ou perfil nas redes sociais.

Após finalizado, o cadastro passa por uma análise da equipe da Shopee, cuja aprovação pode sair em até cinco dias úteis. Mas, em muitos casos, o afiliado é aprovado imediatamente.

Ao receber o e-mail de confirmação da conta, basta seguir o passo a passo informado para concluir o cadastro e começar a utilizar a plataforma.

A empresa dá algumas dicas para que o usuário tenha sua inscrição aprovada. Entre elas:

  • O perfil na rede social deve ser público;
  • O site ou rede social cadastrada deve estar atualizado, com postagens dos últimos 3 meses;
  • O link informado deve levar diretamente para o perfil do usuário nas redes sociais  ou para a página principal de seu site.

Como ganhar dinheiro com o programa?

Para ganhar dinheiro como afiliado Shopee, basta pesquisar o produto que deseja vender e gerar um link exclusivo na plataforma. Depois disso, é só compartilhar esse link nas redes sociais, sites ou até via WhatsApp.

Para gerar o link, é só pesquisar o produto que deseja vender, copiar o link e, dentro do painel de afiliados Shopee, clicar em “Link personalizado”. 

Feito isso, é colar o link do produto escolhido no campo disponível e a própria plataforma vai gerar um link personalizado para você.

As plataformas mais comuns para compartilhamento dos links são: Instagram, Facebook, YouTube, TikTok e WhatsApp.

Um cuidado importante é se atentar para não colocar o link em um local onde as pessoas não possam clicar nele, por exemplo: no texto do feed do Instagram. Para essa plataforma o recomendado é usar a bio ou os stories.

Quanto ganha um afiliado Shopee?

Não existe um valor exato. Cada afiliado Shopee ganha até 14% de comissão nos produtos que anuncia, de modo que a renda total varia de acordo com o volume de vendas.

Alguns especialistas dizem que é possível lucrar até R$15 mil com o negócio. Mas é importante frisar que isso demandaria uma esforço considerável e uma base de clientes bastante sólida.

Portanto, quem quer fazer da atividade uma fonte de renda principal, precisa de boas estratégias, consistência e tempo. Mas também é possível conseguir renda extra, ou seja, encarar o programa como uma forma de complementar seu salário.

Quais produtos posso indicar?

Roupas, maquiagens, acessórios, eletrônicos, enfim, qualquer produto, disponível no site da Shopee pode ser vendido por meio do programa de afiliados. 

A recomendação é escolher uma categoria de produtos que você conhece bem e da qual saiba falar. Dessa forma, passará mais credibilidade aos consumidores. Afinal, lembre-se que o objetivo é a venda.

Apostar em novidades e produtos diferentes também é uma boa estratégia. Uma das vantagens é que é possível indicar produtos de vendedores nacionais e internacionais, ampliando a gama de itens que podem ser compartilhados por meio de links exclusivos.*

Gostou deste conteúdo? Aproveite e confira quais são os melhores nichos para vender como afiliado em 2022.

Veja também no FinanceOne:

Como fazer uma procuração? Entenda como funciona, exemplos e mais!

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Um homem e uma mulher com roupas sociais leem um documento

Quando é necessário assinatura de um documento é extremamente importante entender do que ele se trata e para que serve. Por isso, saber o que é uma procuração permite que esse tipo de documento seja feito da maneira correta, além de proporcionar maior segurança aos envolvidos.

Nas organizações e empresas, por exemplo, a preocupação principal é como ter controle sobre as procurações. No entanto, no dia a dia, as dúvidas podem ser mais simples: como funciona uma procuração? Ou até mesmo, que tipo de procuração é o mais adequado?

Por isso, neste texto você vai entender o que é e outras dúvidas. Boa leitura!

O que é uma procuração?

A procuração nada mais é do que um instrumento de mandato, por meio do qual alguém concede poderes a outra pessoa, por um prazo ou período pré-definido.

Enquanto documento, ela pode mediar a concessão de poder entre pessoas físicas, jurídicas ou sociedades. Esses poderes, na maior parte das vezes, estão relacionados à prática de algum ato jurídico.

+ Quem pode ser Sociedade Empresária Limitada? Entenda como funciona!

+ Saiba como reduzir custos na empresa. Confira 8 dicas que podem te ajudar!

O instrumento que regulamenta as procurações é o Código Civil. No Art. 653, tem-se um definição de mandato e de procuração:

Art. 653. Opera-se o mandato quando alguém recebe de outrem poderes para, em seu nome, praticar atos ou administrar interesses. A procuração é o instrumento do mandato.

Ou seja, com o artigo fica claro que ela nada mais é que é um tipo de documento que concede poderes à outra pessoa.

Quem faz parte das representações?

Normalmente na procuração há duas partes presentes. Uma delas será o “representado”, que também é conhecido como outorgante.

Já a outra parte é a pessoa que recebe os poderes concedidos pelo outorgante. Nesse caso, é conhecido como procurador – ou outorgado. Assim, o outorgado pode:

  • Confessar algo: por exemplo, o outorgado, por meio dos poderes concedidos, confessa, em nome de seu outorgante, determinada dívida financeira;
  • Firmar algum compromisso: pode ser utilizada para que seja concretizada a venda de um imóvel ou veículo, por exemplo;
  • Receber e quitar algo: recebe ou quita determinado valor para o outorgante de alguma dívida pendente.

É importante lembrar que, apesar de ser comum que o procurador seja um advogado, a lei não o exige para ser a pessoa que vai adquirir tal poder. O único requisito legal é que tanto o outorgante quanto o outorgado sejam civilmente capazes.

Dois homens frente a frente assinando uma procuração
Saber o que é procuração permite que o documento seja feito de forma correta

Quais são os tipos de procuração?

Há dois tipos. São elas:

Procuração pública

É aquela que foi registrada no livro do cartório ou tabelionato de notas. Por causa disso ela tem fé pública, além de ser válida e aceita em uma série de situações e órgãos, incluindo o poder judiciário.

Além disso, nesse caso ela também permite que se emita um certificado ou, ainda, que seja solicitada a segunda via do documento em caso de perda.

Há alguns órgãos e empresas, como é o caso das instituições bancárias, que costumam aceitar apenas esse tipo.

Procuração particular

Já nesse caso, não é exigida que seja feito um registro no cartório ou autenticação das assinaturas dos envolvidos. Não há, portanto, a necessidade de um tabelião. Apenas o outorgante e outorgado.

Por ser de confecção mais simples e com menos garantias, a procuração particular não é aceita para alguns tipos de negócios e pode ter sua validade jurídica facilmente contestada.

Características e estrutura da procuração

A procuração apresenta uma estrutura mais fixa, devendo conter elementos essenciais como:

  • identificação pessoal;
  • ocupação;
  • poderes concedidos;
  • objetivo da procuração;
  • prazo de validade do documento.

Agora ficou mais fácil entender o que é e quais os principais tipos de procuração, não é mesmo? Seja na hora de elaborar uma procuração, seja no momento de checar a validade e segurança jurídica trazida por ela, tenha sempre em mente as dicas apresentadas aqui.

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O que faz o presidente da República? Entenda quais são as atribuições

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palácio do planalto

Neste artigo, vamos explicar o que o chefe do poder executivo nacional faz. Você sabe quais as funções do presidente?

Antes, vale destacar que, durante seu governo, o presidente conta com a ajuda do vice-presidente e dos ministros, que vão cuidar de áreas determinadas pelo mandatário.

Vale lembrar também que de acordo com a Constituição Federal, o presidente é eleito por voto majoritário.

Ou seja, o candidato que recebe individualmente o maior número de votos conquista o mandato de quatro anos.

É o contrário do que ocorre, por exemplo, com a eleição de deputados, na qual se adota o critério proporcional. Isto é, as vagas são distribuídas de acordo com a soma de votos de cada partido ou coligação.

+ Eleições 2022: veja quem são os 12 candidatos à presidência da República

Funções do Presidente da República

As principais funções do presidente são: ser chefe do governo e chefe do Estado. Na primeira, é responsável por determinar ações e tomar decisões referentes à administração pública. Na segunda, o político é o representante do país perante o mundo.

No Brasil, o presidente também é o comandante-chefe das Forças Armadas. Ele também deve nomear os titulares dos ministérios, os ministros do STF, dos tribunais superiores e o advogado-geral da União.

O presidente pode enviar ao Congresso Nacional projetos de lei sobre os temas que lhe compete decidir, como Orçamento, criação de universidades federais, de cargos e funções na administração federal, ou ainda criação e extinção de ministérios.

+ Quanto ganha o presidente da República? Confira os valores

Também lhe cabe elaborar e encaminhar ao Legislativo propostas sobre os mais variados assuntos, que serão discutidos neste âmbito.

Contudo, ao se posicionar contra um assunto, o presidente poderá vetar um projeto de lei, mesmo após aprovado pela Câmara e pelo Senado.

Com relação à política externa, compete ao presidente da República decidir sobre as relações com outros países, sobre o credenciamento de representantes diplomáticos e sobre a celebração de convenções, tratados e atos internacionais, sujeitos a referendo do Congresso Nacional.

Congresso Federal
O presidente pode vetar um projeto de lei, mesmo que ele já tenha sido aprovado pela Câmara e pelo Senado

Vetar um projeto de lei

Como dito acima, uma das funções do presidente é vetar um projeto de lei aprovado no Congresso.

Nesses casos, é comum a bancada aliada do presidente no Congresso defender a manutenção dos vetos e, em muitas situações, negociar com os demais parlamentares quais devem ser mantidos.

Geralmente, essa negociação pressupõe que a base do governo ceda em alguns vetos e concorde em derrubá-los, para manter outros que o presidente e sua equipe considerem mais importantes.

Essas negociações são acompanhadas de perto pelo governo, geralmente por algum ministro de confiança do presidente designado para fazer a articulação política com o Congresso.

Linha sucessória

Caso o presidente esteja ausente do País, quem assume a chefia da República é o vice-presidente.

Ele é seguido do presidente da Câmara dos Deputados, do presidente do Senado e do presidente do Supremo Tribunal Federal, o último na linha de sucessão.

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Veja como usar o Pix para pagar cobrança que vence em data futura

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Homem segurando celular com imagem de PIX na tela

Se você já tem o hábito de realizar transferências utilizando o Pix, chegou mais uma novidade: a partir deste mês, os bancos e as demais instituições financeiras que aderiram ao pagamento instantâneo do Banco Central, passam a oferecer o Pix Cobrança.

Semelhante ao boleto bancário, o Pix Cobrança permite fazer um pagamento usando Pix em uma data futura – pagamentos com datas de vencimento.

A proposta do Pix é ser um meio de pagamento mais seguro e rápido. Entre suas diversas funcionalidades, ele permite fazer transações em até dez segundos, 24 horas por dia e em todos os dias do ano, inclusive aos finais de semana e feriados.

A seguir, veja como vai funcionar o Pix Cobrança para pagamentos. Boa leitura!

+ Para 83% dos brasileiros, Pix é melhor do que TED e DOC

Como funciona o Pix Cobrança para pagamentos com vencimento?

O Pix Cobrança para pagamentos com vencimento funciona como um boleto. Ou seja: é uma cobrança com vencimento em uma data futura que inclui outras informações além do valor, como juros, multa e descontos.

Com essa funcionalidade, o Pix Cobrança pode ser usado por lojistas, fornecedores, prestadores de serviços e usuários pessoas físicas.

De acordo com o Banco Central, a execução da funcionalidade ocorrerá em duas etapas:

  • 1ª etapa: até o dia 30 de junho, as instituições participantes do Pix terão que, no mínimo, possibilitar a leitura do QR Code e o pagamento da cobrança no momento da leitura do código, com todos os encargos e abatimentos calculados corretamente;
  • 2ª etapa: a partir de 1º de julho, todas as instituições participantes do Pix terão de ser capazes de fazer a leitura do QR Code e possibilitar o pagamento em data futura.
Mãos segurando celular com tela do Pix
Pix Cobrança, que substituirá o pagamento por boleto, começou a funcionar no dia 14 de maio. Saiba como fazer

Como pagar um Pix Cobrança com data de vencimento?

Nesta primeira etapa, de acordo com o BC, as instituições financeiras devem autorizar o pagamento com data de vencimento no momento da leitura do QR Code. Ou seja, a possibilidade de agendamento do pagamento será obrigatória, portanto, somente a partir de 1º de julho.

Por isso, se você recebeu uma cobrança desse tipo é possível quitá-la seguindo o fluxo normal de pagamento com Pix – que varia de acordo com cada instituição. Mas no geral, funciona assim:

  1. Abra o aplicativo do seu banco e acesse a área;
  2. Clique no botão “pagar”;
  3. Você pode escolher entre ler o QR Code ou usar o Pix Copia e Cola;
  4. Confira as informações da cobrança, coloque sua senha e pronto!

+ Saiba como cancelar um Pix já enviado

Sistema de pagamentos movimenta R$951 trilhões

O Pix completou seis meses de operação. Até o final de abril, segundo os dados divulgados pelo Banco Central, o sistema de pagamentos havia movimentado R$951 trilhões em 1 trilhão de transações.

Até o mês passado, 82 milhões de pessoas físicas e 5,4 milhões de pessoas jurídicas estavam cadastradas no sistema. Entre as pessoas físicas, 73% dos cadastrados usaram o novo meio de pagamento pelo menos uma vez. Entre as pessoas jurídicas, a adesão chegou a 85%.

Um dos benefícios do Pix para empresas é a diminuição das taxas aplicadas por transação. Ou seja, os valores aplicados para lojistas, MEI e outros grupos serão mais moderados que os aplicados por bancos para transações variadas, como transferência e emissão de boletos.*

O que você achou desse texto? Bom? Então continue navegando em nosso site e leia agora mesmo: “conheça os golpes praticados com o Pix. Fique alerta!“. Assim, você fica ainda mais por dentro do assunto!