Você certamente já ouviu falar na Reforma Tributária que está em discussão e poderá mudar diversos fatores, além de dar maior transparência. Uma das principais propostas é sobre o preço dos produtos sem imposto.
Mas, o que isso quer dizer? Basicamente que o consumidor será informado na nota fiscal sobre qual é o preço daquele produto sem imposto.
Como dito acima, o objetivo é dar maior transparência, principalmente no calor que é agregado por fora do preço original dos produtos e serviços.
Valor este que muita das vezes o consumidor nem sabe que está pagando. Esse é um dos principais pontos da proposta, que buscará dar mais precisão ao valor que é cobrado em impostos.
Reforma Tributária poderá informar o preço dos produtos sem imposto.
Por que informar o preço dos produtos sem imposto?
Vale destacar que essa mudança ainda não entrou em vigor, pois a proposta ainda faz parte da Reforma Tributária que está em discussão – ou seja, não foi aprovada.
Caso seja aprovada no Congresso Nacional e sancionada, o consumidor sempre poderá ficar ciente do preço do produto sem imposto.
Essa informação deverá constar na nota fiscal do produto ou serviço, dando destaque para o valor dos tributos.
A proposta de Reforma Tributária tem vários objetivos. Além de promover transparência, ela também visa aproximar as regras do Brasil com as que são aplicadas nos demais países do mundo.
Segundo especialistas, é preciso melhorar um sistema antigo e caótico.
Sem Reforma Tributária, a lei determina que as notas fiscais possuam um valor estimado de tributos junto com o valor do serviço ou do produto.
Entretanto, segundo especialistas, é preciso ir além da ‘estimativa’ e é necessário manter essa conduta como algo a se aplicar em todos os casos de maneira exata e arredondada.
Como é um valor aproximado, não dá para ter certeza do valor dos tributos e isso dificulta cálculos e avanços.
Ainda dá tempo de comprar o ingresso para a turnê Tardezinha 2023, do cantor Thiaguinho. As duas primeiras apresentações já aconteceram, mas outras 23 estão programas para acontecer ao longo do ano.
A boa notícia é que ainda há ingressos disponíveis em alguns estados. Se você não quer ficar de fora, é melhor garantir o seu porque a tendência é esgotar à medida que a data de apresentação se aproxima;.
Este é um dos maiores eventos musicais do país – uma turnê histórica que está de volta após a pandemia em sua 162º edição. Thiaguinho passará por mais de 20 cidades em todas as regiões do Brasil ao longo do ano de 2023.
O que é a Tardezinha?
A Tardezinha existe há mais de quatro anos e é sempre muito aguardada pelos fãs.
Os shows contam ainda com a participação de várias estrelas nacionais, já tendo em seu histórico de convidados nomes como Péricles, IZA, Rodriguinho, Alexandre Pires, Belo, Ferrugem, Ludmilla, Rael, Marcelo D2, Di Ferrero, Atitude 67 e Léo Santana.
Este ano, o repertório dos shows é composto por vários clássicos do samba e do pagode da década de 90 e dos anos 2000.
“São músicas que crescemos ouvindo e que estão na nossa memória, que todo mundo sabe cantar. É por isso que as pessoas gostam tanto da Tardezinha! Quando estou neste palco tenho um sentimento diferente. Tem algo ali que toca as pessoas de forma mais profunda. Acredito que seja a prova de que a música tem um poder de conexão,” disse Thiaguinho.
Agenda de shows
Os shows da turnê Tardezinha acontecerão de abril a dezembro de 2023. Até o momento, Rio de Janeiro e Vitória já tiveram as suas apresentações e a próxima será no dia 15 de abril, em Teresina, capital do Piauí.
Confira a seguir todas as datas:
Rio de Janeiro-RJ: 01/04/23
Vitória-ES: 08/04/23
Teresina-PI: 15/04/23
Maceió-AL: 22/04/23
Curitiba-PR: 29/04/23
Fortaleza-CE: 06/05/2023
Recife-PE: 20/05/2023
Belém-PA: 03/06/2023
Niterói-RJ: 02/07/2023
São Luís-MA: 08/07/2023
Campinas-SP: 15/07/2023
Brasília-DF: 22/07/2023
Belo Horizonte-MG: 29/07/2023
Campo Grande-MS: 05/08/2023
Manaus-AM: 12/08/2023
Natal-RN: 19/08/2023
Londrina-PR: 02/09/2023
Florianópolis-SC: 09/09/2023
Goiânia-GO: 30/09/2023
Cuiabá-MT: 07/10/2023
São Paulo-SP: 21/10/2023
Salvador-BA: 28/10/2023
Porto Alegre-RS: 18/11/2023
Ribeirão Preto-SP: 02/12/2023
João Pessoa-PB: 09/12/2023
Inicialmente, na abertura das vendas, os ingressos começaram a ser vendidos por grupos de cidades. Cada dia foi aberto um lote diferente, sendo seis locais de cada vez e cada um ficou aberto por 72 horas.
Mas, em seguida, a organização abriu carga extra de venda de ingressos e todas as cidades foram contempladas. Atualmente, somente Niterói-RJ e o show de outubro em São Paulo estão com todos os ingressos esgotados.
Tardezinha 2023, do cantor Thiaguinho, passará por 25 cidades brasileiras
Quanto custa ingresso para Tardezinha 2023 do Thiaguinho?
Um ingresso para Tardezinha 2023 do Thiaguinho pode custar de R$70 a R$500, além da taxa de conveniência de 10% do site. Embora todos estejam sendo vendidos pela mesma plataforma, os preços variam de cidade para cidade.
Clientes da bandeira Elo têm vantagens nas compras e no dia do evento para garantir experiências exclusivas.
Além disso, em algumas cidades haverá áreas VIP com acesso a bares exclusivos ou open bar e outros luxos. São lounges, bangalôs que chegam a R$2,5 mil, R$5 mil ou até R$7 mil e acomodam de 10 a 15 pessoas, dependendo do lugar.
As compras podem ser realizadas pela Bilheteria Digital, no site ou aplicativo (disponível para celulares com sistema Android e iOS). São aceitos pagamentos com cartões Visa, Mastercard, Hipercard, Elo, American Express e Diners Club.
Compartilhe esse artigo com o amigo que vai acompanhar você no show do Thiaguinho!
Todos sabem que início de ano é cheio de contas a serem pagas. É IPTU, IPVA, matrícula dos filhos, material escolar e outras despesas fixas. Com tanto boleto, é comum as pessoas acabarem se perdendo com alguma. Esse pode ser o caso do IPVA atrasado.
Porém, ao acabar atrasando o pagamento do IPVA você pode sofrer com algumas consequências, que podem até mesmo afetar as suas finanças. Por isso, quantos antes você quitar o valor desse imposto melhor.
Mas, como o IPVA atrasado, muitas pessoas não sabem como realizar o pagamento e nem quais consequências isso pode trazer. E é justamente isso que o FinanceOne vai mostrar neste artigo!
Descubra como consultar o IPVA atrasado?
A primeira coisa que você precisa saber é como consultar o IPVA atrasado. É muito comum você ser informado pelos Correios notificando que você está com o imposto atrasado. Mas também é possível realizar a consulta pela internet.
Para isso, você precisa acessar o site da Secretaria da Fazenda do seu estado. Depois será necessário fornecer alguns dados do veículo e seu, como o RENAVAM e a placa do carro e/ou moto.
Ao realizar a consulta, você também consegue baixar para imprimir o boleto do IPVA atrasado.
Outra forma de consultar o valor do seu IPVA atrasado é indo até um posto da Secretaria da Fazenda da cidade onde o seu veículo foi emplacado. Dessa forma, você consegue consultar se existe algum débito com o veículo ou não.
Saiba o passo a passo para pagar o IPVA atrasado
Para quem ainda não pagou o IPVA, é importante que saiba que é possível realizar o pagamento de forma fácil e simples. Para se ter uma ideia, é possível quitar o débito pelo internet banking ou em uma agência física do seu banco.
É possível retirar o boleto do IPVA atrasado pela internet
Separamos o passo a passo para te ajudar a pagar o IPVA atrasado!
1º passo: entre no site do Detran da Secretaria da Fazenda do seu estado. Depois basta inserir a placa do veículo e o RENAVAM;
2º passo: emita a guia de pagamento, que é chamada de Guia para Regularização de Débitos (GRD). É importante ressaltar que esse documento já estará com os valores atualizados com juros e encargos, devido ao atraso;
3º passo: escolha uma forma de pagamento: você pode quitar integralmente ou parcelar, com acréscimo de juros. Se você quiser parcelar o IPVA, saiba que é possível fazer o processo pelo site do Detran ou ir à Secretaria da Fazenda do seu estado para negociar a dívida;
4º passo: pague o débito em um banco, posto de atendimento da Secretaria da Fazenda ou em uma casa lotérica.
Por que não deixar o IPVA atrasado é importante?
Muita gente não sabe, mas quitar o IPVA antes dele virar uma dívida pode lhe trazer muitas vantagens. Mas, além disso, manter o pagamento em dia é importante para que o seu veículo esteja regularizado, principalmente se você transita em rodovias federais e monitoradas.
O que muitos não sabem, é que há descontos para quem paga o IPVA de início, em cota única. O que isso quer dizer? É simples: se assim que sai o calendário, você quitar o IPVA em cota única, na data, e sem parcelamento, terá cerca de 5% de desconto.
Além disso, se você quiser, também pode realizar o parcelamento em até quatro quotas, sendo elas divididas pelo valor real do seu IPVA. Elas têm datas para serem pagas, devendo o boleto ser emitido antes do vencimento.
Mas, se você atrasar as quotas terá que pagar o valor em cota única. Além disso, se passar do prazo ainda serão acrescidos juros sobre o valor integral do seu IPVA.
Em alguns Estados é possível realizar o pagamento do débito de forma parcelada, com incidência de juros. Para realizar a negociação da dívida, siga o passo a passo abaixo:
O proprietário do veículo deve comparecer à sede da Secretaria da Fazenda do estado em que o veículo está cadastrado;
É preciso apresentar os documentos de identificação originais do proprietário (RG e CPF), os documentos de identificação do veículo, incluindo o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo);
O proprietário será informado sobre o valor total da dívida e as opções de pagamento, incluindo os juros e multas da negociação;
Se a proposta de parcelamento for aceita, os boletos de pagamento serão emitidos.
Contudo, é importante realizar o pagamento de todas as parcelas restantes, sem atraso, para garantir a negociação firmada até a quitação do débito.
IPVA atrasado é uma infração de trânsito?
Atrasar o valor do IPVA não é considerado infração de trânsito.
Entretanto, como o proprietário não tem permissão para licenciar seu veículo, que é o documento que permite a circulação do veículo legalmente, corre o risco de ser pego pela polícia sem a documentação do carro em dia.
Aí sim cometer uma infração de trânsito, gerando uma multa e 7 pontos na carteira.
É vantagem pegar empréstimo para quitar IPVA atrasado?
Solicitar um empréstimo costuma ser uma saída para muita gente que precisa amenizar as dívidas e quitar as principais em atraso. Mas, será se para o IPVA atrasado essa é uma boa solução?
A resposta é: depende. Pode ser que sim ou pode ser que não. Essa resposta vai depender do tipo de empréstimo e da sua atual situação financeira.
Você precisa colocar na ponta do lápis quais são as condições desse empréstimo, como juros e quantidade de parcelas. Em seguida, verificar o impacto que ele causará no seu orçamento.
Se o impacto for grande, podendo comprometer boa parte da sua renda, avalie outras opções. Além disso, pesquise bem. Afinal, no mercado financeiro você encontra diversas empresas com diferentes condições de empréstimos.
Este conteúdo te ajudou? Se sim, compartilhe com alguém que costuma atrasar o IPVA para que ele possa ficar ciente das informações principais.
A partir do dia 1º de setembro, a nota fiscal de serviços do MEI — Microempreendedor Individual — poderá ser emitida pelo celular, no aplicativo do Simples Nacional.
Além do app, será possível emitir o documento também pelo site Portal Simples Nacional e por serviço de comunicação do tipo Interface de Programação de Aplicativos (API).
A medida deve beneficiar mais de 13 milhões de empreendedores e vai facilitar a emissão de notas, além de unificar como a emissão é feita. Atualmente, cada município tem suas próprias regras para a emissão.
A resolução do Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) que determina a emissão da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) pelo app foi publicada no Diário Oficial da União. Segundo o texto, somente prestadores de serviços poderão emitir desta forma.
Art. 106-A. Relativamente às operações não compreendidas no campo de incidência do ICMS, o MEI utilizará a NFS-e de padrão nacional, emitida por sistema informatizado disponível no Portal do Simples Nacional, por meio das seguintes versões: (Lei Complementar nº 123, de 2006, art. 18-A, § 20, art. 26, § 8º) I – emissor de NFS-e web; II – aplicativo para dispositivos móveis; e III – serviço de comunicação do tipo Interface de Programação de Aplicativos (API).
Como funcionará a emissão de nota fiscal do MEI pelo Simples Nacional?
A emissão de nota fiscal do MEI pelo Simples Nacional será liberada em setembro. O procedimento poderá ser feito pelo aplicativo, site ou serviço de comunicação do tipo API, como mencionado acima.
Por enquanto, o Simples Nacional ainda não divulgou o passo a passo detalhado do procedimento. Mas em breve os contribuintes enquadrados como Microempreendedor Individual terão acesso ao aplicativo para a emissão da nota em celulares.
Para fazer a emissão, será preciso preencher: número do CPF ou CNPJ do tomador, serviço e valor.
Assim que a nota fiscal for emitida pelo MEI, uma notificação aparecerá na tela permitindo o envio do documento diretamente ao dispositivo móvel do tomador, que poderá visualizar todas as notas recebidas.
A NFS-e, vale destacar, não deve ser utilizada em atividades de comercialização de mercadorias e de serviços com incidência de ICMS.
No entanto, segundo a Agência Brasil, existe uma previsão de que a mudança contemple também os MEIs que comercializam produtos. Neste caso, a emissão de nota pelo Simples deverá ficar disponível só em abril do próximo ano.
Emissão de nota fiscal do MEI pelo Simples Nacional será habilitada em 2023
Emissão da NFS-e para o MEI: mais de 13 milhões de empreendedores poderão ser beneficiados
Normalmente, a emissão da nota fiscal é obrigatória para o MEI que presta serviço para outra pessoa jurídica, ou seja, outra empresa. Mas, segundo a Agência Brasil, a emissão estava facultativa até janeiro.
No caso de serviços prestados a pessoa física a emissão já era facultativa e continua sendo.
O Sebrae também explica que ao emitir a NFS-e, o microempreendedor ficará dispensado da Declaração Eletrônica de Serviços e também do documento fiscal municipal relativo ao ISS, se for da mesma operação ou prestação.
“A NFS-e do MEI terá validade em todo o país e será suficiente para fundamentação e constituição do crédito tributário, além de dispensar certificação digital para autenticação e assinatura do documento emitido.”
A entidade estima que mais de 13 milhões de empreendedores poderão ser beneficiados.
“Vai ter muito mais facilidade. Cada município tem sua regulamentação (para emissão da nota fiscal do MEI). Há município que permite a emissão de nota online, avulsa, muitos exigem cadastro prévio ou certificado digital, outros não têm nenhuma regulamentação”, destacou Silas Santiago, gerente de políticas públicas do Sebrae.
A Caixa Econômica anunciou uma linha de crédito PCD para pessoas financiarem cadeiras de rodas, próteses, aparelhos auditivos e outros equipamentos. O anúncio foi feito pela presidenta Rita Serrano e ocorreu na posse dos novos integrantes do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade).
Segundo Rita Serrano, a linha deverá ser lançada ainda este mês e emprestará de R$5 mil a R$30 mil para a compra, a manutenção e o reparo de produtos e serviços de tecnologia assistiva. As informações são da Agência Brasil.
Crédito PCD da Caixa Econômica: como vai funcionar?
A linha de crédito PCD da Caixa será subsidiada pelo governo federal. Além disso, ela terá taxas de 6% ao ano para clientes com renda de até cinco salários mínimos.
Para os clientes que têm renda entre cinco e dez salários, a taxa ficará em 7,5%. O prazo de pagamento é de até 60 meses.
Segundo a Caixa, a aquisição de alguns bens e serviços pode demandar a apresentação de documento médico.
Como solicitar o empréstimo PCD da Caixa
Os interessados poderão pedir o crédito diretamente nas agências da Caixa Econômica. As parcelas poderão ser pagas em até 60 meses – o equivalente a cinco anos.
Linha de crédito PCD da Caixa Econômica emprestará de R$5 mil a R$30 mil para a compra, a manutenção e o reparo de produtos
É necessário apresentar documentos pessoais para solicitar o empréstimo de crédito PCD da Caixa. Se aprovado, o cliente receberá uma carta de crédito, que possibilita a solicitação do equipamento ou serviço com as empresas credenciadas, bem como a emissão da nota fiscal.
Com a nota fiscal, o cliente pode finalizar a assinatura do contrato, e o valor da compra é repassado diretamente à conta na Caixa.
Qual é o WhatsApp da Caixa Econômica Federal? Confira o número
O WhatsApp da Caixa Econômica é uma das formas oficiais de entrar em contato com o banco. O serviço integra os meios de comunicação da Agência Digital, um canal de relacionamento para que os clientes possam falar com seu gerente de onde estiver.
Para quem ainda tem dúvidas sobre qual é o número de contato do WhatsApp da Caixa e como entrar em contato, FinanceOne explica tudo. Confira!
Para falar com o WhatsApp da Caixa é bem simples. Basta salvar o número 0800 104 0104 no celular e enviar uma mensagem. O atendimento funciona das 8h às 18h em dias úteis.
Além dele, é possível entrar em contato por e-mail ou telefone. O contato telefônico é o 4004 0 104, para capitais e regiões metropolitanas; e 0800 104 0 104 para as demais regiões. Ainda há um número exclusivo para ligações do exterior. É o 61 2104 5700.
Serviços Caixa Econômica Federal
Por meio desses canais os cidadãos podem tirar dúvidas sobre os diferentes serviços oferecidos pela instituição. Entre eles:
Empréstimos e financiamentos;
Consultoria para investimentos;
Seguros e consórcios;
Previdência privada;
Títulos de capitalização;
Assinatura eletrônica;
Amortização e liquidação de contratos;
Cadastro de débitos automáticos; e
Segunda via de boletos.
Além do WhatsApp da Caixa e do aplicativo, a instituição conta com outros canais de atendimento digitais, visando a praticidade no atendimento dos clientes.
Um desses canais é o Facebook, onde também é possível tirar dúvidas sobre os serviços oferecidos pela instituição. Ou ainda, o Fale Conosco, que pode ser acessado no site da instituição.
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E que tal você continuar por dentro de outros assuntos? Veja também no FinanceOne:
Foi anunciada recentemente a nova alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para combustíveis em todo o país. A mudança para a alíquota ad rem busca uniformizar o imposto em todos os estados brasileiros.
A partir de maio e junho, será aplicada uma alíquota fixa. A partir do dia 1º de maio, diesel e gás de cozinha passarão a ser tributados desta forma, já a gasolina terá a sua alíquota alterada a partir de 1º de junho.
Os prazos foram confirmados pelo presidente do Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz), Carlos Eduardo Xavier.
O que é alíquota ad rem?
O novo ICMS terá uma alíquota ad rem, o que significa que será um valor fixo calculado por unidade de medida. Ou seja, o valor será cobrado por litro para diesel, gasolina e etanol anidro e por quilograma para o GLP (gás de cozinha).
“Pouco importa se o valor dos combustíveis no mercado interno ou internacional subir. O ICMS será cobrado em valor previamente fixado nesse patamar. E se, porventura, o valor do combustível baixar dentro do período, temos a previsão para rever esse valor fixo apenas para diminuir, independentemente do preço cobrado na bomba ao consumidor final”, disse o secretário adjunto da Receita do Estado do Acre, Clóvis Gomes.
Com essa mudança, a cobrança do imposto passa a ser baseada no volume comercializado e não mais no preço na bomba, que é variável. Portanto, ao invés de uma alíquota em percentual, há um valor fixo de ICMS que vai vigorar em todo o país.
Conforme definido em dezembro do ano passado, a alíquota será de R$0,94 por litro para diesel e R$1,28 por quilo para o gás de cozinha. Já na gasolina, o ICMS será de R$1,22 por litro.
Antes, havia sido estabelecido o valor de R$1,45, mas em reunião mais recente do Confaz ficou definido o valor de R$1,22. Será a mesma alíquota para todos os estados.
Além disso, o ICMS será aplicado apenas uma vez na cadeia de produção, seguindo um meio do regime de monofasia.
Antes então, recolhimento do imposto tem a chamada alíquota ad valorem. Ou seja, um percentual sobre o preço médio das bombas.
De acordo com uma projeção realizada pelo JOTA, apenas Roraima teria uma redução no valor do ICMS em comparação com o modelo atual. Em todos os outros estados, o valor do imposto aumentará.
Nova alíquota do ICMS entre em vigor em maio e junho
Como o novo ICMS vai impactar o preço da gasolina?
A alíquota ad rem é fruto da Lei Complementar 192/2022, que possibilitou a uniformização do ICMS para os setores considerados essenciais, como combustíveis, energia elétrica e comunicações.
O Supremo Tribunal Federal também decidiu que uma alíquota única deveria ser aplicada.
Alguns economistas acreditam que o novo modelo deve resultar em um aumento no preço da gasolina. Porém, ainda não há uma estimativa oficial de como isso afetará o consumidor final. Afinal, cada estado deve calcular suas perdas.
De acordo com Luiz Claudio Gomes, secretário adjunto de Fazenda de Minas Gerais, a mudança na tributação da gasolina é complexa. Por isso exigirá uma transição de dois meses. O objetivo é evitar problemas de abastecimento durante a transição.
O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) prevê que o superávit comercial atingirá um recorde em 2023, devido à redução dos gastos com a importação de produtos cujos preços diminuíram nos últimos meses.
A projeção inicial do ano é de um saldo positivo de US$84 bilhões, que será atualizado a cada três meses.
Caso essa projeção se confirme, o saldo positivo será 36,8% maior do que o registrado em 2022, que foi o melhor resultado da história até agora, com um superávit de US$62,31 bilhões.
O aumento do superávit será impulsionado pela queda das importações em relação às exportações. O governo espera exportar US$325 bilhões em 2023, o que representa uma redução de 2,8% em relação aos US$334 bilhões do ano anterior.
Já as importações devem atingir US$241 bilhões, uma queda de 11,8% em relação aos US$273 bilhões comprados do exterior em 2022.
O que é um superávit comercial?
Superávit comercial ocorre quando um país exporta mais bens do que importa. Ou seja, há um saldo positivo na balança comercial.
Isso significa que o país está gerando mais receita com as suas exportações do que gastando com as importações de outros países.
Sempre que escutar sobre balança comercial, você encontrará os termos superávit, déficit ou equilíbrio comercial.
Quando o saldo é positivo, ou seja, quando as exportações são maiores do que as importações, é chamado de superávit comercial. Nesse caso, há mais dinheiro entrando do que saindo.
Por outro lado, quando o saldo é negativo, ou seja, quando as importações são maiores do que as exportações, é chamado de déficit comercial. Isso significa que há mais dinheiro saindo do país.
Quando as exportações e importações têm o mesmo valor, dizemos que a balança comercial está em equilíbrio.
Quando um país tem um superávit comercial, ele está ganhando mais dinheiro e isso pode ter um impacto positivo na economia. Afinal, mais entradas podem ajudar a fortalecer a moeda local.
Além disso, o saldo comercial positivo ajuda a reduzir a dívida externa e permitir investimentos em áreas importantes como infraestrutura, educação e saúde.
No entanto, é importante lembrar que o superávit comercial nem sempre é benéfico para todos os setores.
Desaceleração da economia provoca queda significativa nas importações
Desaceleração da economia e guerra têm impacto no saldo
De acordo com Herlon Brandão, diretor do Departamento de Planejamento e Inteligência Comercial de Comércio Exterior do MDIC, o recorde de superávit comercial tem dois motivos principais.
Em primeiro lugar, os preços das commodities energéticas e dos fertilizantes estão em declínio após atingirem um pico no início da guerra entre Rússia e Ucrânia. Além disso, a desaceleração da economia está levando a uma queda significativa nas importações, devido à redução do consumo.
A guerra entre Rússia e Ucrânia tem tido impacto sobre as importações nos últimos meses. Em março, houve uma diminuição de 24,4% nos preços internacionais dos adubos e fertilizantes em comparação com o mesmo mês do ano passado.
O preço médio dos combustíveis importados também caiu 6,2% na mesma comparação.
Enquanto isso, o preço médio do trigo, que o Brasil importa em grande quantidade, aumentou 12,2%. Mas o aumento é menor em relação ao ano passado, quando chegou a atingir 60% em alguns momentos.
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Se tem um assunto que deixa os profissionais com dúvidas é com relação às horas a mais trabalhadas. Muita gente não sabe como funciona, por exemplo, a hora extra 50 %.
Em suma, o trabalhador quando trabalha a mais do que o acordado ele tem o direito de receber um crédito no seu salário, podendo ser de 50% ou 100% sobre a remuneração pelo serviço feito a mais.
O cálculo da hora extra pode parecer complexo, mas é que ele envolve várias informações e vertentes, devendo o trabalhador calcular com base nas horas executadas correspondente ao dia exato.
Para calcular a hora extra, você tem três opções:
Hora extra 50%: caso a hora a mais trabalhada tenha sido realizada durante a semana ou aos sábados. Neste caso, multiplicar a hora trabalhada por 1,5;
Hora extra 100%: caso a hora extra trabalhada tenha sido realizada aos domingos ou feriados. Neste caso, basta multiplicar por 2,0;
Hora extra noturna: além de receber um adicional por isso, se você trabalha a mais durante a noite pode considerar mais 20% sobre o valor da hora extra em horários noturnos. Neste caso multiplica 1,2% sobre o valor a mais.
Saiba como calcular hora extra 50
Bom, você já viu acima que existe a hora extra 50% e hora extra 100%, sendo a primeira para dias normais e sábados, enquanto a outra para domingos e feriados.
Mas como calcular a hora extra 50?
Para calcular hora extra dessa forma, basta multiplicar o valor do salário-hora por 1,5. Mas, como fazer isso?
A lei diz que o trabalhador não pode ultrapassar o limite de 44 horas semanais e 220 horas mensais. Portanto, essa costuma ser a base que as empresas utilizam para calcular a remuneração dos seus colaboradores.
Para descobrir o valor da hora é bem fácil. Pegue a quantidade de horas trabalhadas, vamos supor que são 220 horas mensais. Se você recebe R$2.800, basta dividir por 220 e vai encontrar R$14 como o valor do seu salário por hora.
E quanto ao valor da hora extra 50%
Agora que você já tem o valor do seu salário por hora fica bem mais fácil. Mas, antes disso, é preciso completar a primeira parte.
Por exemplo, a fórmula pede:
Hora extra 50% = salário por hora x 1,5
Portanto, como valor do cálculo da hora extra teremos:
Hora extra 50% = R$14 x 1,5
Hora extra 50%: R$21,00
Ou seja, este é o valor a ser pago por várias horas extras trabalhadas.
Valor da hora extra 50% é aquele pago para quem faz jornada a mais nos dias de semana ou sábados.
Como saber o valor total do salário com hora extra 50?
Agora que você já sabe como encontrar o valor do salário por horal, basta calcular o total de quanto vai receber.
Para isso, você precisa saber quantas horas extras foram feitas para descobrir o total que vai receber. A ordem é a seguintes:
Valor de acréscimo ao salário: horas extras trabalhadas x 21
Valor do acréscimo ao salário: 20 x 21
Valor do acréscimo ao salário: R$420
Portanto, vamos supor que você recebe R$2.500. Com as horas extras 50% trabalhadas, o salário passaria para:
R$2.500 + R$420: R$2.920
Use a calculadora de hora extra
Você sabia que o FinanceOne tem uma calculadora de hora extra própria? Clique no botão abaixo e saiba como acessar:
Quantas horas trabalhadas foram feitas naquele mês;
Quantas horas extra normais (famosa 50%);
Quantas horas extras foram feitas aos domingos e feriados.
Além disso, informe se terá horas extras noturnas que precisam ser incluídas.
Pronto, você seguiu todos os procedimentos e agora é só clicar em “calcular” para avançar ou limpar. É importante ter todas as informações para que o cálculo seja o mais coeso possível.
Além disso, a partir do cálculo você ainda vai saber a quantidade de impostos em cima do valor recebido, tais como INSS e IRPF, além de ter acesso ao salário líquido somado com as horas extras realizadas.
Não apenas é possível, como a antecipação do Saque Aniversário do FGTS é uma das restritas possibilidades de crédito para quem tem nome sujo. Porém, a contratação desta linha de crédito requer planejamento e cautela.
A antecipação é a possibilidade de adiantar parte do dinheiro do Saque Aniversário, que é um valor que pode ser sacado anualmente do Fundo de Garantia, no mês do seu aniversário.
Essa opção funciona como um empréstimo, em que uma instituição financeira adianta o dinheiro antes da data de liberação Depois, esse valor é pago com o saldo do Fundo com a cobrança de juros.
Ou seja, o valor já guardado no Fundo de Garantia funciona como uma garantia de pagamento do empréstimo. Por isso, esse tipo de linha de crédito é mais facilmente aprovada por pessoas negativadas.
Porém, as diretrizes podem variar um pouco de acordo com a instituição financeira. Na Caixa Econômica, por exemplo, clientes com crédito em atraso não conseguem fazer a contratação.
O empréstimo realiza a consulta de restrição cadastral, sendo necessária a regularização dos débitos pendentes para que o banco conceda.
Mas há instituições, como a Empréstimo Sim, por exemplo, que liberam a antecipação para quem tem nome sujo.
Contudo, assim como em qualquer empréstimo, é importante avaliar as condições antes de contratar.
Como funciona esse tipo de empréstimo?
A princípio, qualquer trabalhador brasileiro que tenha idade superior a 18 anos e que possua saldo no FGTS pode escolher a Antecipação do Saque Aniversário. Abaixo estão listadas as principais condições para se antecipar o saque:
Logicamente, o contratante do empréstimo também precisa possuir conta ativa ou inativa no FGTS com saldo disponível e precisa ter optado pelo Saque Aniversário. Quem opta pelo saque rescisão não pode fazer a antecipação.
A quantidade de parcelas antecipadas, o valor mínimo e as taxas de juros aplicadas são determinadas pela instituição financeira escolhida. Geralmente, é estipulado o valor mínimo de R$500 para o total do empréstimo contratado (somando todas as parcelas).
Antecipação do Saque Aniversário requer planejamento financeiro
Como antecipar o Saque Aniversário com nome sujo?
O primeiro passo para solicitar a antecipação é optar pela modalidade do Saque Aniversário no aplicativo do FGTS, caso ainda não tenha feito isso. Depois, permitir que a instituição financeira selecionada consulte o saldo disponível.
Ao escolher o banco, é importante levar alguns pontos em consideração:
as condições e regras do empréstimo;
a reputação da instituição financeira (veja se ela tem autorização do Banco Central para funcionar);
os juros cobrados, pois eles podem variar de acordo com o banco;
e o seu planejamento financeiro.
Este último tópico talvez seja o mais importante. Para quem já está com o nome sujo, antecipar o Saque Aniversário pode tanto ser a salvação para uma emergência como também pode ser uma armadilha.
Lembre-se que um empréstimo é uma dívida. Pense bem se você pode abrir mão de parte do seu Fundo de Garantia e se o motivo pelo qual está fazendo é realmente importante e inadiável.
A verdade é que não existe forma fácil de conseguir um emprego. Se existisse, não haveria 9,2 milhões de brasileiros desempregados, conforme apontam dados do IBGE.
No entanto, existem, sim, condutas e estratégias que podem tornar o seu processo em busca de uma oportunidade mais assertivo e mais eficiente.
Sair distribuindo currículos aleatoriamente em dezenas de sites de vagas, por exemplo, é um jeito muito difícil de conseguir emprego.
Não estamos dizendo que você não deva mandar currículos, nem utilizar sites de vagas. Pelo contrário, essas ferramentas são fundamentais.
Porém, não é o único jeito de ingressar no mercado de trabalho, nem deve ser feito sem estratégia.
Qual a forma mais fácil de conseguir emprego?
Que tal se trocarmos a expressão “mais fácil” por “mais eficiente”. A forma mais eficiente de conseguir um emprego é usando estratégia. Siga as dicas que listamos a seguir.
1. Elabore um plano de ação
Você não vai conseguir um emprego, se a procura não fizer parte da sua rotina. E ela não fará parte da sua rotina, se você apenas “deixar as coisas rolarem”, se candidatar a vagas que ocasionalmente aparecerem na sua timeline e não se planejar.
O jeito mais fácil de entrar no mercado de trabalho é sendo ativo. Seu plano de ação por incluir, por exemplo:
fazer uma ronda nos sites de vagas todos os dias (ou algumas vezes por semana, se sua rotina for muito corrida);
atualizar seu perfil no LinkedIn e postar regularmente;
imprimir currículos e levar presencialmente nos lugares onde gostaria de trabalhar;
fazer um levantamento de requisitos e busca ativa (falamos mais sobre isso nos próximos tópicos).
2. Faça um levantamento de skills
Quem está procurando por uma vaga de emprego, certamente já teve a experiência de se deparar com a vaga dos sonhos (salário bom, carga horária perfeita, empresa incrível) e quando foi olhar os requisitos, caiu do cavalo.
Se isso acontece com você com frequência, provavelmente significa que ainda não está pronto para o seu emprego dos sonhos. Portanto, precisa começar a se tornar a pessoa ideal para essa vaga.
Na prática, faça o seguinte: liste todas as vagas em que você gostaria de trabalhar (o cargo desejado, a empresa que admira).
Procure por essas vagas online e anote em um papel absolutamente todos os requisitos e também as habilidades desejáveis que essas vagas pedem.
Mesmo que não estejam abertas no momento, tente obter essas informações em notícias e publicações antigas.
Se não encontrar, entre em contato com a empresa: “Olá, sou fulano, e tenho muito interesse em trabalhar como (nome do cargo) com vocês. Quais são os requisitos para esta vaga? Mesmo que não estejam com oportunidades abertas no momento, pretendo me preparar para quando isso acontecer.”
E é exatamente isso que você vai fazer com a lista de requisitos e habilidades que tem em mãos.
Risque aqueles que você já preenche e, aos poucos, comece a buscar os que ainda não tem: fazendo cursos online, tentando criar algum tipo de experiência com uma determinada atividade etc.
Busca por emprego deve ser proativa e estratégica
3. Crie um um bom currículo
Alguns recrutadores relatam que chegam a descartar até 90% dos currículos recebidos, por erros que seus olhos treinados detectam em segundos. Por isso, esse deve ser um dos principais cuidados de quem quer conseguir um emprego.
O currículo deve fazer parte da sua estratégia de procura de oportunidade, sendo bem direcionado para o tipo de vaga que procura e bem estruturado.
Portanto, ao escrever o seu currículo, pesquise dicas na internet. Aqui no FinanceOne temos alguns artigos que podem ajudar:
Networking é fundamental para conseguir um emprego. Mantenha contato com pessoas da sua área de atuação, participe de eventos e grupos de discussão.
Além disso, esteja presente nas redes sociais profissionais, como o LinkedIn. Tudo isso te ajudará a entrar em contato com oportunidade mais rapidamente.
5. Faça busca ativa por vagas de emprego
A busca ativa por vagas de emprego consiste em uma estratégia de proatividade, em que o candidato não espera que as oportunidades surjam por si só, mas sim busca por elas de forma ativa.
Em outras palavras: não espere as empresas publicarem vagas de emprego. Vá até locais de potenciais oportunidades e ofereça seu serviço, coloque-se à disposição. O networking também ajuda muito aqui.
Faça uma pesquisa sobre empresas que atuam na sua área de interesse e que tenham cultura e valores alinhados aos seus. Se elas não estiverem com vagas abertas, ofereça o currículo na portaria.
Só tome cuidado para não ser inconveniente. Perceba sempre o quanto de abertura te dão, seja insistente na medida certa e comunique-se bem.
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