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Hipoteca reversa: que modalidade é essa? Como funciona?

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Martelo de juiz ao lado de uma casa amarela de miniatura

Você já ouviu falar em hipoteca reversa? Esta modalidade de crédito já existem vários países, como Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Austrália, além de Hong Kong. E ela poderá ser implementada também no Brasil. 

Embora não seja novidade nesses países, a modalidade não é popular em todos eles. Isso porque ela possui vantagens e desvantagens, além de ser um tipo de transação que ainda gera certas dúvidas.

Quer saber mais sobre o tema e descobrir a que passo anda no Brasil? Então continue lendo este artigo!

O que é hipoteca reversa?

Como você já deve saber, a hipoteca funciona como uma linha de crédito ou financiamento em que um imóvel é colocado como garantia de um empréstimo. Como há um bem valioso como garantia, os juros são mais baixos e os prazos mais longos.

Ou seja, se a pessoa não quitar o seu empréstimo, a instituição financeira credora poderá tomar o imóvel. No contrato de hipoteca o imóvel permanece no nome do proprietário enquanto ele está pagando o crédito, se diferenciando da alienação fiduciária, por exemplo.

A hipoteca reversa (ou reverse mortgage, como é conhecida nos EUA) funciona de forma semelhante, porém o empréstimo é recebido em mensalidades. É como se o valor do imóvel estivesse sendo pago em parcelas para seu próprio proprietário, em forma de crédito pelo banco.

Logicamente, este crédito também fica atrelado ao imóvel. Na prática, significa que o proprietário não perde nenhum direito sobre o bem em vida, mas após o seu falecimento a instituição financeira pode tomar posse do bem (ou os parentes do falecido podem quitar o crédito).

É por isso que a hipoteca reversa costuma ser voltada para idosos, inclusive sendo vista por muitos como uma solução de renda extra para essas pessoas. É como se o idoso vendesse sua casa sem precisar sair dela e entregasse somente após o falecimento.

Como funciona a hipoteca reversa no Brasil?

O Brasil não possui uma legislação específica para a hipoteca reversa, por isso ela ainda não é uma realidade. Fazer um contrato desse tipo antes de haver uma lei a respeito, acarreta em insegurança jurídica. 

No entanto, esse tipo de contrato já é tema de dois projetos de lei que tramitam no Congresso Nacional. 

No Senado, há o PL 52/18, que quer acrescentar a previsão de hipoteca reversa à lei de Alienação Fiduciária. Na Câmara, o PL 3.096/19 também prevê a transação, alterando o Estatuto do Idoso (Lei 10.741/03).

O Projeto da Câmara cria o sistema de hipoteca reversa especialmente para idosos (com idade igual ou superior a 60 anos). Deste modo, defende-se que essas pessoas poderiam ter uma nova fonte de renda e não depender somente da aposentadoria.

O texto inicial propõe que o comprador seja obrigado a pagar uma renda mensal vitalícia ao idoso. Somente assim, ele assegura o direito de tornar-se proprietário do imóvel hipotecado no futuro.

Além disso, após o falecimento do proprietário, os herdeiros teriam ainda o direito de escolher quitar ou não o financiamento. Não quitando, a credora poderá tomar posse do bem e levá-lo à leilão, como acontece em outros contratos de hipoteca.

O autor do PL que tramita na Câmara é o deputado Vinicius Farah (MDB-RJ). “Se aprovada, a proposta trará um aumento na renda do idoso que seja proprietário de um bem imóvel. Muitas das vezes essa renda não ultrapassa o salário mínimo”, disse.

casa com moedas
Hipoteca reversa é tema de dois projetos no Congresso

Quais são as vantagens e desvantagens? 

Como mencionado no início do artigo, a hipoteca reversa não é tão popular em todos os países onde foi implementada. Existem vantagens, mas também desvantagens nesse tipo de contrato de crédito. 

Pelo lado positivo, a transação pode garantir maior renda para idosos, o que é bem-vindo tendo em vista o precário sistema previdenciário no Brasil. Ela garantiria uma renda extra vitalícia para essas pessoas, sem risco de perder seu imóbel. 

Por outro lado, as desvantagens da hipoteca reversa residem principalmente na perspectiva de juros altos e potenciais problemas na sucessão do bem, após o falecimento do proprietário. 

Atualmente, há ainda a insegurança jurídica, já que não há lei balizando a prática. 

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Calendário da Bolsa em 2023: veja quais são os feriados da B3

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painel da Bolsa de valores

Você que é investidor precisa estar atento ao calendário Bolsa de Valores para saber quais serão as pausas dadas pela B3 ao longo do ano de 2023. 

Afinal, ter essas informações é crucial para quem deseja ter um bom desempenho nas aplicações, afinal, já que serão alguns dias sem operação e que impacta diretamente.

É importante citar que em alguns feriados a Bolsa de Valores não funciona e, por isso, não há pregão – tal como aos finais de semana.

Mas, qual é a regra para a pausa da B3? São todos os feriados que se encaixam ou há restrições? Vamos te contar agora!

Quais feriados entram no calendário Bolsa de Valores?

Saber quando a Bolsa de Valores vai funcionar é importante para que você tenha os dias em que não poderá operar. 

Veja a seguir as pausas em 2023 em cada mês:

MêsDia sem funcionamentoFeriado
JaneiroFuncionará em todos os dias úteis
Fevereiro20 (segunda-feira)
21 (terça-feira)
Carnaval
MarçoFuncionará em todos os dias úteis
Abril7 (sexta-feira)
21 (sexta-feira
Paixão de Cristo
Tiradentes
Maio1º (segunda-feira)Dia do Trabalho
Junho8 (quinta-feira)Corpus Christi
JulhoFuncionará em todos os dias úteis
AgostoFuncionará em todos os dias úteis
Setembro7 (quinta-feira)Independência do Brasil
Outubro12 (quinta-feira)Nossa Senhora Aparecida
Novembro2 (quinta-feira)15 (quarta-feira)FinadosProclamação da República
Dezembro25 (segunda-feira) 29 (sexta-feira)Natal
Expediente interno nas instituições bancárias (não há sessão de negociação na B3)

Vale destacar que as pausas que constam no calendário da Bolsa de Valores contemplam, somente, alguns feriados nacionais.

Portanto, feriados municipais e estaduais de São Paulo e outras regiões não são levados em conta, mesmo a B3 estando em territórios paulistas, o funcionamento é normal.

B3: qual é o horário de funcionamento da Bolsa de Valores?

Como você viu acima, a B3 só funciona em dias úteis. Mas, além desta informação, também é importante conhecer os horários de funcionamento.

Vale destacar, ainda, que saber o horário da B3 pode influenciar diretamente nos seus investimentos, já que os períodos de operação podem mudar a estratégia de cada investidor e, também, os resultados.

Se você é investidor da Bolsa de Valores é importante saber que o funcionamento vai variar conforme o horário de verão dos Estados Unidos – ou seja, se alternando ao longo do ano.

Isso acontece por conta do período de negociações de estrangeiros na Bolsa brasileira.

Uma informação importante é que, a partir de março, o pregão da B3 vai voltar a fechar às 17h. É nessa época que se inicia o verão americano.

Quer continuar informado? Leia também:

+ Cursos sobre mercado de ações: B3 tem 6 opções gratuitas!

Bradesco faz tokenização com crédito bancário! Você sabe como isso funciona?

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celular com a tela do bradesco

O Bradesco anunciou no começo deste mês que concluiu sua primeira operação piloto de tokenização para um ativo financeiro.

A operação foi realizada em conjunto com a Bolsa OTC Brasil, e teve como objetivo criar uma emissão de uma Cédula de Crédito Bancário, também conhecido como CCB, no valor de R$10 milhões.

Segundo o Bradesco, trata-se da primeira transação de tokenização do mercado financeiro regulada pelo Banco Central.

Quer saber mais como funciona a tokenização? Então continue lendo este conteúdo!

Tokenização não é novidade, mas começou a ganhar forças

A tokenização não é uma novidade para quem acompanha o mercado. O Itaú, por exemplo, lançou uma unidade de negócios focada em tecnologia blockchain em julho de 2022, e essa nova tecnologia é uma das apostas do setor de criptomoedas.

A grande novidade, no entanto, é que a tokenização começou a ganhar força no mercado financeiro, sobretudo no universo de investimentos. Inclusive, isso pode ajudar a democratizar o acesso a alguns ativos financeiros.

O Diretor Executivo do Bradesco, Edson Moreto, disse que o projeto piloto tem “caráter inovador para o Bradesco, ao transformar ativos físicos ou produtos financeiros tradicionais em ativos digitais. Continuamos trabalhando e testando os benefícios da tecnologia blockchain utilizando o seu ecossistema de inovação, o Inovabra, para que novas operações sejam disponibilizadas aos nossos clientes”.

O que é tokenização?

De forma bem resumida, a tokenização é um processo que transforma ativos comuns em ativos digitais. Vale lembrar que um ativo pode ser compreendido como tudo aquilo que tem valor, ou seja, uma obra de arte, imóveis, etc.

homem vendo gráficos
A tokenização é um processo que transforma ativos comuns em ativos digitais, usando a tecnologia blockchain para isso

Além disso, enquanto os ativos digitais também podem ser nativamente digitais, como as criptomoedas, que surgiram a partir da tecnologia blockchain, esta também pode ser usada para transformar um ativo comum digital.

Dessa forma, ativos físicos, como o ouro, podem ser transferidos, comprados, vendidos e armazenados em redes blockchain, gerando economia, praticidade e segurança na transação.

Mas como funciona a tokenização?

Através de contratos inteligentes, todas as informações do ativo em questão são registradas na por meio da tecnologia blockchain.

Por isso, a tokenização está protejida por criptografia de ponta a ponta, sendo, assim, muito seguro todo o processo.

Vantagens e inovação no uso do blockchain

Existem diversas vantagens que a inovação no uso do blockchain pode ter, tanto na área de tecnologia quanto em outros setores. Confira:

  • O sistema é resistente a ataques externos;
  • Os dados de transação são completos e precisos;
  • Possibilidade do registro das transações e do momento exato da ocorrência;
  • Transações processadas mais rapidamente;
  • Tecnologia com diversas possibilidades de aplicação;
  • O processo é íntegro, conforme o protocolo determinado;
  • A transparência nos serviços é maior;
  • Maior otimização dos custos de transação das empresas.

Como é feita a tokenização de ativos?

Uma vez que as informações são registradas no blockchain, elas não podem ser alteradas ou fraudadas, já que, para isso, seria necessário fraudar toda a rede e cada uma de suas transações.

Por isso, o processo de tokenização pode registrar um ativo inteiro ou fracioná-lo, o dividindo em diversas partes menores.

Desta maneira, cada token representará o ativo ou suas partes, pois o objetivo é facilitar a movimentação e transação na rede.

Produções audiovisuais explicam como funciona a tecnologia blockchain

Tudo indica que a tecnologia blockchain chegou para ficar, semelhante ao que aconteceu com a internet na década de 90.

E para entender sobre a tokenização, é preciso compreender sobre essa tecnologia. Se você ainda está em dúvida de como funciona blockchain para entender sobre a tokenização, então um bom filme pode ajudar!

Existem muitas alternativas para assistir nas principais plataformas, como Netflix, Amazon Prime e YouTube, para citar algumas.

Mas a nossa dica de hoje será um documentário “Bitcoin; Além da Bolha”, dirigido por Tim Delmastro.

Além de mostrar sobre o mundo das criptomoedas, o documentário também explica como funciona a tecnologia blockchain – e é um ponto essencial para entender sobre a tokenização.

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Receita abre consulta ao lote residual do Imposto de Renda. Veja como fazer!

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celular com a logo da Receita Federal

A Receita Federal abriu hoje, 24, a consulta ao lote residual de restituições do Imposto de Renda de Pessoa Física. Cerca de 136 mil contribuintes que haviam caído na malha fina e acertaram as contas com o Fisco receberão R$368 milhões.

O crédito bancário será realizado no dia 31 de janeiro na conta informada na declaração do Imposto de Renda.

Dos 136 mil contribuintes, uma parte tem prioridade legal, sendo:

  • 3.069 – contribuintes idosos acima de 80 anos;
  • 20.624 – entre 60 e 79 anos;
  • 2.349 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
  • 6.568 – cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Caso não esteja na lista, o contribuinte deve entrar no e-CAC da Receita Federal e emitir o extrato da declaração.

Se verificar uma pendência, pode enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes da malha fina.

Como consultar o lote residual do Imposto de Renda?

Os contribuintes podem consultar se estão incluídos no lote residual do Imposto de Renda de três formas: acessando o portal da Receita Federal, ligando para 146 ou pelo aplicativo para smartphones e tablets.

Na página da Receita Federal, a consulta pode ser feita a partir das 10h desta terça-feira, 24. Basta seguir estes dois passos:

  1. Clique em “Meu Imposto de Renda”
  2. Em seguida, no botão “Consultar a Restituição”

+ Imposto de Renda: saiba se vale a pena antecipar a restituição

Leão sentado em uma paisagem escura
O lote residual do Imposto de Renda é pago para os contribuintes que caíram na malha fina

Como será feito o pagamento?

O valor da restituição do lote residual do Imposto de Renda será creditado na conta bancária informada na declaração de Imposto de Renda.

Se por algum motivo o depósito não for processado, o valor ficará disponível para resgate no Banco do Brasil durante um ano. Normalmente isso só ocorre quando a conta informada está encerrada.

Para acessar o dinheiro não depositado, é preciso fazer um reagendamento do crédito por meio do site do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Relacionamentos BB:

  • 4004-0001 (capitais)
  • 0800-729-0001 (demais localidades)
  • 0800-729-0099 (deficientes auditivos)

Caso o contribuinte não resgate o valor da sua restituição no prazo de um ano, deve requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal.

Deve-se acessar o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicar na opção Solicitar restituição não resgatada na rede bancária.

O que é o Lote residual?

O lote residual do Imposto de Renda é pago para os contribuintes que caíram na malha fina nos últimos anos por conta de inconsistências no Imposto de Renda, mas que acertaram as pendências com o Fisco.

Assim, essas pessoas entram nos lotes residuais do Imposto de Renda e, se tiverem direito, recebem as restituições do IR, que foram retidas pela malha fina.

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Colaboração: Camila Miranda, Rafael Massadar.

Moeda única do Brasil e Argentina vai substituir o Real? Entenda!

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Bandeiras da Argentina e Brasil

A criação de uma moeda única entre Brasil e Argentina foi um dos temas discutidos ontem, 23, em reunião entre os presidentes Lula e Alberto Fernández. As duas equipes econômicas trabalharão no projeto. 

A ideia é criar uma moeda para a realização de trocas comerciais e financeiras, reduzindo custos operacionais e a dependência de moedas estrangeiras.

No entanto, de acordo com Lula, ainda serão realizadas muitas reuniões e debates para melhor estabelecer a proposta. 

“Se dependesse de mim, a gente teria comércio exterior sempre nas moedas dos outros países, para não precisássemos ficar dependendo do dólar”, argumentou o presidente do Brasil, em declaração durante sua passagem por Buenos Aires ontem. 

Segundo ele, a dificuldade de alguns países em adquirir o dólar acaba por impactar negativamente as trocas comerciais.

O presidente ainda pontuou a necessidade de se dar um salto de qualidade nas relações comerciais e financeiras.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também defendeu que a moeda dinamizaria o comércio entre os países latino-americanos melhor que outros instrumentos usados no passado.

A moeda única do Brasil e Argentina substitui o Real?

Ao contrário do que parece, a moeda única do Brasil e Argentina não substituiria o Real. Não seria como o Euro, por exemplo, utilizado em todos os países da zona Euro

A ideia desta nova moeda é que ela seja utilizada somente para transações comerciais entre os países, como destacado no início do artigo. 

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, veio a público para também esclarecer que o que está em estudo é a viabilidade de uma moeda digital comum. Ela seria usada apenas em trocas comerciais, para reduzir a dependência em relação ao dólar.

A forma como isso se daria ainda está sendo desenhada. O presidente da Argentina, Alberto Fernández, disse que ainda não sabe como essa moeda funcionaria, mas é preciso “coragem de mudar”. 

“Sabemos o que acontece com as economias nacionais tendo a necessidade de funcionar com moedas estrangeiras e sabemos como isso é nocivo”, disse Fernández.

A moeda comum ainda será discutida por um grupo de trabalho e isso pode levar anos. 

Presidente Lula e Alberto Fernández, presidente da Argentina
Lula e Alberto Fernández discute criação de moeda única para trocar comerciais (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

A nova moeda é a mesma proposta por Paulo Guedes?

A criação de uma moeda única na América Latina não é uma ideia inédita. A proposta também esteve na pauta de Paulo Guedes, que acreditava que ela aumentaria a eficiência econômica dos países.

No entanto, a proposta de Guedes era mais parecida com o que acontece na Europa, onde os países possuem o euro como moeda principal. Por outro lado, a ideia do governo atual não é substituir as moedas correntes, como já mencionado. 

“Recebemos dos nossos presidentes uma incumbência de não adotar uma ideia que era do governo anterior, que não foi levada a cabo, da moeda única. O meu antecessor, Paulo Guedes, defendia muito uma moeda única entre Brasil e Argentina. Não é disso que estamos falando” explicou Haddad, referindo-se à unificação das moedas já correntes nos países.

O que você acha sobre a criação de uma nova moeda digital para as trocas comerciais entre Brasil e Argentina? Deixe sua opinião nos comentários!

Leia também – Real Digital: confira o que já se sabe sobre a moeda digital brasileira

*Com informações da Agência Brasil.

Limite de dinheiro em espécie para viagens internacionais aumentou! Veja

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Mulher observado horário de viagem internacional no aeroporto

O novo limite de dinheiro em espécie que pode ser levado para viagem internacional é de US$10 mil. A nova quantia foi estabelecida como parte da nova Lei de Câmbio e Capitais Internacionais (Lei nº 14.286/2021), aprovada em dezembro. 

Portanto, este é o valor que o brasileiro pode circular portando em suas viagens a necessidade de uma declaração específica. Quantias maiores, necessitam de aprovação especial. 

Antes da mudança, o limite era de R$10 mil, valor que já vinha sendo considerado defasado dada a inflação e o preço do dólar. De acordo com o Banco Central do Brasil (BC), o limite em dólares também está mais alinhado ao praticado em outros países.

E quem quiser portar mais de US$10 mil em espécie?

Quem quiser levar dinheiro em espécie em viagem internacional em quantia superior a US$10 mil precisa fazer uma declaração de bens e valores à Receita Federal. O mesmo vale para quem portar outra moeda, sendo considerado o valor equivalente ao dólar.

Em relação a bens, o limite para circular sem declaração é US$2 mil. O viajante (saindo do Brasil) que estiver portando bens cuja soma supere essa quantia, também precisam declará-los à Receita.

Desta forma, o órgão consegue ter o controle dos bens que não foram comprados no exterior e isso evita que o viajante seja taxado da alfândega

Pessoas portando dinheiro ou bens acima dos valores permitidos e sem a devida declaração, podem ser multadas e ter o patrimônio confiscado (bens e dinheiro em espécie). 

A declaração de dinheiro em espécie é a Declaração Eletrônica de Bens do Viajante (e-DBV) e a de bens é a Declaração Única de Exportação (DU-E), ambas podem ser preenchidas no site da Receita

Depois de concluído o preenchimento, dependendo do caso, haverá imposto a pagar e será gerado um recibo do processo.

Na viagem, o passageiro pode precisar apresentar tanto o recibo de pagamento do imposto (Darf) quanto o recibo da declaração e ainda o comprovante da origem do dinheiro (saindo do Brasil) ou o documento fiscal de compra do bem (entrando no Brasil).

pessoa segurando notas de real
Brasileiros podem viajar para o exterior portando até US$10 em espécie

Quem traz dinheiro em espécie de outros países também precisa declarar?

Para o viajante que vem visitar o Brasil (viajantes internacionais), as regras são um pouco diferentes. 

Também é necessário declarar dinheiro em espécie quando o valor for maior que U$10 mil ou equivalente em outra moeda e bens acima de US$2 mil. Porém, além disso, eles devem declarar bens e valores se estiverem portando:

  • animais e vegetais ou produtos de origem animal ou vegetal (de alimentos a produtos veterinários ou agrotóxicos)
  • produtos médicos e odontológicos (equipamentos, instrumentos, os produtos para diagnóstico in vitro, material de limpeza, materiais biológicos)
  • medicamentos (exceto medicamentos de uso pessoal)
  • alimentos de qualquer tipo, inclusive vitaminas e suplementos alimentares
  • armas e munições
  • bens destinados à pessoa jurídica
  • bens sujeitos ao regime especial de admissão temporária
  • itens que precisam de armazenamento, que não se enquadram como bagagem para posterior despacho
  • qualquer coisa acima dos limites de quantidade

Fique por dentro e leia mais dicas de dinheiro em viagens:

+ Câmbio para viagem: confira 7 dicas para não perder dinheiro
+ Dinheiro para viagem: quanto e como levar

Recuperação judicial e caso Americanas: veja aqui o que é e como funciona

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Homem e mulher fazendo contas

Em épocas de crise, muito se fala em recuperação judicial das empresas. Porém, ainda existem muitas dúvidas sobre o assunto, algumas pessoas não sabem o que é a recuperação judicial e como funciona.

Para começar, ela visa evitar que a empresa feche de vez. Isto é, recuperar a instituição do ponto de vista financeiro para que a mesma volte a gerar valor para os acionistas.

Mas o que de fato é a recuperação judicial? Quais os benefícios dela? Como funciona e como solicitar? São muitas dúvidas, que o FinanceOne tentará acabar com elas agora! 

Saiba o que é uma recuperação judicial

A recuperação judicial evita que uma empresa com dificuldades financeiras feche as portas. É um processo pelo qual a instituição endividada consegue um prazo maior para continuar funcionando.

Isso, é claro, enquanto negocia com os credores, sob mediação da justiça. Vale ressaltar que as dívidas ficam congeladas por 180 dias e a operação da empresa é mantida.

Ao ter o respaldo jurídico, as instituições podem negociar condições mais suaves para quitar as dívidas. Sejam elas trabalhistas, fiscais, com fornecedores ou até mesmo outros parceiros.

Com isso, as empresas podem repensar o negócio e analisar como irão continuar com as atividades.

A recuperação judicial foi implementada no Brasil em 2005, pela Lei 11.101, que substituiu a antiga Lei das Concordatas de 1945.

A diferença entre elas é que na recuperação judicial é exigido que a empresa apresente um plano de reestruturação, que precisa ser aprovado pelos credores.

Enquanto na Lei das Concordatas, era concedido o alongamento de prazo ou perdão das dívidas sem a participação dos credores.

calculo da rescisão trabalhista
A recuperação judicial é uma forma de fazer com que as empresas não fechem

Recuperação judicial: quem pode solicitar

O seu negócio está passando por dificuldades? Está pensando em pedir uma recuperação judicial? Saiba que empresas privadas de qualquer porte e com mais de dois anos de operação podem recorrer a esse tipo de ajuda.

Mas vale ressaltar que a lei não vale para estatais e empresas de capital misto. Assim como para cooperativas de crédito e planos de saúde.

Também não podem solicitar a recuperação judicial instituições que já tenham solicitado um pedido há menos de cinco anos.

Além das que são comandadas por empresários que já foram condenados por crime falimentar, que está relacionado a processos de falência.

Caso Americanas: empresa entra com pedido de recuperação judicial após rombo bilionário

Na última quinta-feira, 19, a Americanas solicitou o processo de recuperação judicial após comunicar que identificou inconsistências contábeis.

A empresa afirmou ter R$800 milhões em caixa e ter dívidas de R$43 bilhões. Com isso, a recuperação judicial da empresa se torna a quarta maior da história do Brasil.

Antes de comunicar sobre o rombo de bilhões, a Americanas tinha informado no terceiro trimestre de 2022 (último balanço divulgado) que o endividamento bruto era de R$19,3 bilhões.

Americanas tem, atualmente, mais de 40 mil funcionários. Segundo a empresa, o pedido de recuperação se deu para “manter empregos, pagamentos de impostos e boa relação com seus fornecedores e credores”.

Com o pedido aceito de recuperação judicial da Americanas, a empresa está com todas as execuções financeiras suspensas.

+ Crise na Americanas derruba fundo de renda fixa do Nubank. Entenda!

+ Após rombo bilionário, ações da Americanas viram pó. O que fazer agora?

Como funciona a recuperação judicial: veja 3 etapas!

Além de saber o que é a recuperação judicial e a quem ela é destinada, você sabe também deve compreender como esse processo funciona.

Esse assunto pode ser complexo, mas pode ser a forma de resolver algumas pendências necessárias.

Dessa forma, você precisa se orientar, se planejar e ter muito cuidado com todos os passos que tomará. Mediante a isso, a recuperação é feita em três etapas, sendo elas:

1) Postulatória 

Essa fase é quando a empresa com dificuldades entra na justiça com o seu pedido de recuperação. É a chamada fase inicial.

Mas, o que essa solicitação deve conter?

  • Os motivos que a levaram estar nessa situação atual, com um diagnóstico;
  • Os resultados contábeis dos últimos três anos, pelo menos;
  • As principais (ou todas) as dívidas em aberto;
  • A relação dos bens de proprietários e sócios.

2) Deliberativa

Essa fase procede à primeira, pois dado o ingresso de uma empresa na justiça com solicitação para recuperação, é o órgão do Judiciário que avaliará a sua situação.

Isso mesmo, ele dará o aval para afirmar se ela tem direito ao benefício, ou não. Por isso, são avaliados os pré-requisitos indispensáveis, que exigem dela a condição para receber essa recuperação e não ir à falência.

Se todas as exigências tiverem sido cumpridas, o juiz autoriza o prosseguimento do processo. A próxima etapa é nomear um administrador judicial.

Esse profissional escolhido poderá ser uma empresa que aplica consultoria ou então, até mesmo, um escritório especializado.

Em seguida, ocorre a convocação dos credores dessa empresa para formar uma assembleia.

Eles irão analisar o plano necessário para essa recuperação judicial, o qual foi apresentado pela devedora. É necessário que haja uma votação e o plano precisa ser aprovado por unanimidade.

Se for aprovado, o juiz autoriza a recuperação. Se houver negativas, é decreta a falência por divergências.

3) Execução 

Após a aprovação do plano solicitado pela empresa e o recebimento do aval favorável do juiz, é iniciada a etapa de execução. Nessa parte, o plano começa a ser realizado.

Nessa fase, a empresa precisa cumprir com as obrigações previstas, tendo um prazo mínimo estipulado para cumprir todas as exigências.

Caberá à Justiça o encerramento dessa recuperação. Mas, é preciso ter todo o cuidado e cumprir a risca as orientações, pois em caso de desvio das ações previstas no plano a empresa pode ter a sua falência decretada antes da conclusão do processo.

Não quer chegar ao ponto de pedir recuperação judicial? Então conheça os erros de gestão financeira que podem falir sua empresa.

Colaboração: Camila Miranda

Como recuperar a senha da minha Carteira de Trabalho Digital? Veja o passo a passo!

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carteira de trabalho em mãos

Com a possibilidade de usar a versão virtual, muitas pessoas ficam em dúvidas sobre a senha da Carteira de Trabalho Digital.

A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é um documento obrigatório para todos que prestam serviços e desejam ser enquadrados no Código de Leis Trabalhistas (CLT). Sendo assim, serve para trabalhadores da indústria, comércio, agricultura, pecuária e mesmo de tarefas domésticas.

Com objetivo de facilitar e modernizar o acesso às informações, o Ministério da Economia lançou a Carteira de Trabalho Digital. Ou seja, ela está disponível para dispositivos com sistema iOS, Android e também na versão para Web.

Neste artigo você vai conferir o passo a passo de como visualizar a sua e, caso seja preciso, como alterar ou recuperar o seu acesso também. Vamos lá?

Qual senha usar para acessar a Carteira de Trabalho Digital?

Muitas pessoas têm dúvidas sobre qual senha utilizar no acesso da Carteira de Trabalho Digital. Porém, o processo é bastante simples, basta acompanhar o texto que você conseguirá resolver esse problema.

Em primeiro lugar, vale dizer que o acesso da Carteira de Trabalho Digital é o mesmo utilizado no site gov.br. Ou seja, você pode acessar as suas informações trabalhistas com as mesmas credenciais que usa no site oficial do governo.

Ademais, vale dizer que o login do gov.br serve para diversos outros serviços relacionados ao governo. Sendo assim, é uma maneira segura de acessar milhares de serviços públicos digitais integrados à plataforma.

+ Carteira de trabalho digital: saiba como corrigir os erros

Contudo, se você ainda não tiver o seu acesso ao site, é preciso que faça antes mesmo de solicitar sua Carteira de Trabalho Digital. O cadastro é bastante simples e solicita informações básicas para criar sua conta, que já poderá ser utilizada assim que terminar o processo.

mulher segurando a carteira de trabalho na frente de seu rosto
Acesse a sua Carteira de Trabalho Digital e fique por dentro de seus dados laborais

Esqueci minha senha da Carteira de Trabalho Digital. E agora?

Bem, considerando que a senha da Carteira de Trabalho Digital é a mesma do gov.br, você terá que recuperar o acesso pelo referido site do governo. Existem quatro maneiras de fazer isso, mas antes você terá que fazer o passo-a-passo abaixo:

  1. Acesse o site do gov.br;
  2. Coloque o seu CPF e clique em “Próximo”;
  3. Em seguida, escolha a opção “Esqueci a minha senha”;
  4. Marque o item “Não sou um robô” e selecione as imagens solicitadas;
  5. Clique em “Verificar” após se certificar que escolheu as imagens corretas;
  6. E por fim clique em “Avançar”.

4 maneiras para recuperar a senha da Carteira de Trabalho Digital

Com isso, aparecerão algumas opções que pode usar para recuperar a sua senha da Carteira de Trabalho Digital. São elas.

E-mail

O e-mail é a maneira mais simples de recuperar a senha. Sendo assim, a plataforma enviará um código para o e-mail cadastrado – portanto, você terá que ter acesso a ele – e você deverá informá-lo ao site. Depois disso é só digitar uma nova senha de acesso.

Internet Banking

Essa opção também oferece um processo bem simples. Após selecioná-la, você deverá acessar o seu serviço de internet banking pelo site do governo.

Dessa maneira, usará as credenciais necessárias para gerar o código de acesso que você deverá usar como senha no portal do gov.br.

Bancos Credenciados

Ao escolher essa opção, deverá selecionar uma das instituições da lista e fazer o login utilizando informações de agência e conta. Se estiverem corretas, o gov.br enviará uma mensagem para o seu celular com um código para redefinir a senha da Carteira de Trabalho Digital.

Validação facial

Se escolher essa opção, saiba que deverá usar um celular e um computador. Com isso, no aplicativo Meu gov.br, você deve selecionar a opção “Validação facial”. No computador, você deve escolher a opção “Gerar QR-Code”.

Novamente, deverá recorrer ao app e clicar em “Ler QR-Code” para que o código seja apresentado. Após isso, você terá que ler e aceitar os termos e condições.

Por fim, o sistema direcionará para fotografar o seu rosto e envie para a plataforma. No fim dessa etapa, você poderá redefinir a sua senha da Carteira de Trabalho Digital.

Quero recuperar a senha, mas não sei e-mail nem telefone. O que fazer?

Se você está tentando realizar o cadastro no gov.br e não está conseguindo por esquecer a sua senha ou telefone cadastrados, calma que ainda, sim, é possível resolver.

Em casos onde o cadastrado não reconhece o e-mail e telefone que inseriu, é possível solicitar uma “alteração de cadastro”.

Para isso, vá até o formulário da FAQ no próprio site do Gov.br e a sua solicitação será analisada.

Sou obrigado a ter a Carteira de Trabalho Digital?

Uma dúvida que muitos brasileiros possuem é se são obrigados a ter a Carteira de Trabalho Digital. Mas diferentemente do que muitos pensam, esse modelo de carteira de trabalho não é obrigatório.

+ Saiba quais os benefícios da Carteira de Trabalho digital

É só mais uma opção do documento para os brasileiros. Além disso, esse serviço traz uma agilidade para o sistema trabalhista, no qual você consegue acessar todas as informações sobre as empresas que já trabalhou, sem burocracia alguma.

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*Colaboração: Juliana Favorito, Mateus Carvalho e Camila Miranda

Cartão Pão de Açúcar perde o posto de queridinho do Brasil. Entenda o que mudou

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Ilustração do cartão Pão de Açúcar

Foram anunciadas novas regras de pontuação e acúmulo de milhas para o cartão Pão de Açúcar do Banco Itaú. O produto é um dos mais populares entre milheiros no Brasil e as mudanças devem impactar o status de “queridinho” deste público. 

Até então considerado o melhor cartão para acumular pontos, o famoso PDA acumulava 1 ponto a cada 1 real gasto. Agora, novas regras diminuem a conversão, valendo tanto para a versão Platinum — que vai virar cartão Black — quanto para o Gold.

Vale lembrar que o PDA possui, atualmente, as versões: Internacional, Gold, Platinum e agora Black. No entanto, Gold e Platinum estão indisponíveis para novas solicitações, este segundo por conta da mudança de bandeira, sobre a qual falaremos mais ainda neste artigo.

Como ficou a nova regra de pontuação do cartão Pão de Açúcar?

Com as novas regras de pontuação, o cartão Pão de Açúcar não acumula mais um ponto a cada real gasto. Agora é possível acumular 3 ou 5 pontos, mas baseado no gasto em unidade de dólar, ficando sujeito à variação cambial.

Muda também a conversão para milhas. Até então, era de 1 (Tudo Azul) ou 0,7 (Smiles, LATAM Pass) milhas a cada 1 ponto na versão Gold e 1 (Tudo Azul) ou 0,88 (Smiles, LATAM Pass) milhas a cada 1 ponto na versão Platinum. 

A nova regra fica como detalhado a seguir: 

Nova pontuação do cartão PDA Gold:

  • US$1 (um dólar) gasto = 3 pontos nas lojas Pão de Açúcar, Extra e Compre Bem ou 1,5 ponto em outros estabelecimentos
  • Na conversão para milhas, 1 ponto equivale a 1 milha em todos os programas  

Nova pontuação do cartão PDA Platinum (Black):

  • US$1 (um dólar) gasto = 5 pontos nas lojas Pão de Açúcar, Extra e Compre Bem ou 2 pontos em outros estabelecimentos
  • Na conversão para milhas, 1 ponto equivale a 1 milha em todos os programas

O cartão Pão de Açúcar Internacional não tem programa de acúmulo de pontos, portanto nada muda para ele. A opção também segue sem cobrança de anuidade.

As mudanças foram anunciadas no início de janeiro, mas passam a valer a partir do dia 2 de fevereiro de 2023.

Novo cartão Pão de Açúcar Black

Além de mudar as regras de pontuação, o cartão Pão de Açúcar Visa Platinum terá mudança de bandeira e vai virar Mastercard Black. Mas a nova pontuação segue como já detalhado:

  • US$1 (um dólar) gasto = 5 pontos nas lojas Pão de Açúcar, Extra e Compre Bem ou 2 pontos em outros estabelecimentos
  • Na conversão para milhas, 1 ponto equivale a 1 milha em todos os programas

A anuidade do Pão de Açúcar Black custa R$650, mantendo basicamente os mesmos benefícios da versão Platinum, mas com algumas variações. 

Os clientes que já possuem o PDA Platinum poderão mudar automaticamente para o cartão Black.

Ilustração do cartão Pão de Açúcar
Cartão Pão de Açúcar agora acumula pontos a cada dólar

O Cartão Pão de Açúcar ainda vale a pena?

O cartão Pão de Açúcar não tem mais tantos benefícios como antes, já que seu principal atrativo era o programa de pontos. Isso não quer dizer que o produto seja ruim, mas em termos de acúmulo de milhas, há opções agora mais vantajosas.

Uma das alternativas ao PDA para acumular mais milhas dentro do próprio Itaú é o Private Visa Infinite, que a cada dólar acumula 3 pontos em compras internacionais ou 2,5 pontos em compras nacionais.

Há ainda opções de outros bancos, como o Carbon do C6 Bank e o Ourocard Altus Visa Infinite. Ambos acumulam 2,5 pontos por dólar (compras nacionais e internacionais) e cada ponto vale 1 milha na Tudo Azul, Smiles, TAP Miles & Go e LatamPass.

Podemos citar também o BRB Card DUX Visa Infinite, que chega a acumular 7 pontos por dólar. No entanto, este é um produto de difícil acesso, restrito a clientes convidados e com anuidade de R$1,5 mil. 

Por isso, em termos de milhas, há outros cartões que agora superam o PDA. Mas o produto ainda pode ser vantajoso para clientes assíduos de lojas do Grupo Pão de Açúcar — o próprio mercado, Compre Bem, Extra —, para obter descontos e acumular mais.

Para quem não se atrai mais pelo produto, uma dica é transferir os pontos para a companhia aéra a fim de não perder o acumulado até agora. Além disso, negociar a anuidade pode dar resultado, tendo em vista que o programa agora é menos vantajoso. 

Por fim, aqueles que não tiverem mais nenhum interesse no programa de pontos, podem cancelar o cartão — mas tendo o cuidado de fazer isso somente após transferirem os pontos — ou fazer o downgrade para o cartão PDA Internacional, sem anuidade. 

O conteúdo ajudou? Então compartilhe com outros amigos e leia também: Saiba como acumular e resgatar pontos no cartão de crédito!

Governo de São Paulo regulamenta gratuidade de transporte para idosos. Veja!

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casal de idosos se abraçando

Muitos idosos quando chegam a idade para gratuidade comemoram o fato de poder usar o transporte público de maneira ilimitada. A novidade da vez é que a proposta foi regulamentada no Estado de São Paulo.

O Governador Tarcísio de Freitas foi o responsável pela medida, publicada em Diário Oficial no último sábado, dia 21.

O decreto publicado retoma a gratuidade no transporte público em São Paulo para idosos em transporte coletivo de passageiros administrados pelo Estado. 

Vale lembrar que a gratuidade deste grupo havia sido suspensa em 1º de janeiro de 2021 pelo ex-governador João Doria e pelo ex-prefeito Bruno Covas, que derrubaram o benefício. 

Quer saber mais detalhes dessa novidade? Continue lendo o artigo a seguir!

Qual é a idade para gratuidade no transporte em SP?

A gratuidade contemplará o público entre 60 e 65 anos, já que os que têm acima dessa idade já garantem o benefício pela lei federal.

O decreto de nº 62.057 de dezembro de 2022 regulamenta a lei da gratuidade no estado e o público contemplado com essa faixa etária poderá usar:o transporte público em:

  • Metrôs;
  • Trens;
  • VLTs; e
  • Ônibus intermunicipais.

Tudo isso ocorrerá por meio de bilhete eletrônico, cujo uso será pessoal e intransferível

A partir de quando valerá a medida?

De acordo com o decreto publicado, o benefício será implementado em até 15 dias.

As empresas terão este período para instalar o sistema de bilhetagem que permitirá o uso do benefício através do bilhete eletrônico, sem que seja preciso apresentar documento de comprovação de idade.

mão segurando o cartão TOP
Gratuidade no transporte em SP será pelo cartão TOP.

Como solicitar a gratuidade para idoso em São Paulo?

Se você se enquadra e tem a idade para gratuidade no transporte público de São Paulo, saiba que poderá usar o seu cartão TOP. Ou seja, se você já tem, não vai precisar solicitar novamente.

Portanto, basta encostar o seu em um validador nas estações, seja de Metrô, da CPTM, ViaQuatro, ViaMobilidade ou em terminais de ônibus da Emtu. Dessa forma, você já vai habilitar o benefício.

E se não tiver o cartão TOP?

Se você ainda não tiver um cartão TOP será preciso solicitar um, o que pode ser feito tanto por meio do aplicativo TOP ou agendando em qualquer estabelecimento parceiro.

No próprio aplicativo você realiza todo o procedimento, inclusive adiciona os dados e agenda a retirada do seu cartão TOP.

Aos que preferirem solicitar o cartão em um dos locais credenciados, será preciso ir munido com comprovante de residência, além de RG ou CPF, no dia e horário marcado.

Quer saber mais detalhes a respeito do cartão TOP? Então leita também:

+ Saiba como recarregar o cartão TOP e validar os créditos
+ Cartão TOP SP: confira o que é, como funciona e como solicitar
+ Aplicativo cartão TOP não funciona? Veja o que fazer para resolver o problema!