Início Site Página 425

Saiba como funcionam a licença e afastamento do servidor público

0
Mulher em local de trabalho usando tablet pensando sobre ser CLT ou PJ

Quem é servidor público precisa estar atento a diversos fatores que são diferentes do regime de Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Quando o assunto é licença e afastamento do servidor, não é diferente. 

Além disso, as regras e leis também se diferenciam para cada tipo de servidor: federal, estadual e municipal.

Para se ter uma ideia, o servidor federal conta com as suas principais regras descritas na Lei n.º 8.112/90. Além, é claro, de outras normas específicas de cada órgão. Enquanto os dos estados e municípios podem criar as próprias regras sobre os seus servidores públicos.

Mas, vale ressaltar, que é muito comum que tanto estados quanto municípios sigam as leis federais. Isso foi o que aconteceu na Reforma da Previdência.

Como funciona a lei de licença e afastamento do servidor?

Para começar, quando ocorre uma licença ou afastamento do servidor, é como se fosse uma falta do profissional na administração pública. Mas é importante ressaltar que isso não significa que as suas faltas não podem ser justificadas, pelo contrário.

Mas para saber quando é justificável ou não a falta, é preciso ir na lei. No caso dos servidores federais, a Lei n.º 8.112/90. Já a dos estaduais e municipais é preciso acompanhar para saber o que cada lei informa. 

Outra informação importante é que se você está no estágio probatório precisa ter atenção redobrada. Isso porque muitas regras de afastamento e licença não se aplicam a você.

homem trabalhando em casa
A licença ou afastamento do servidor varia de acordo com a lei

A própria lei federal, de nº 8.112/90, informa os motivos que permitem a licença ou afastamento do servidor público.

Principais motivos de licença e afastamento de um servidor

Quer saber quais são os principais motivos de licença ou afastamento de um servidor? Veja a lista abaixo de acordo com o que diz a Lei. 

Motivos de licença do serviço público

I – Da licença por motivo de doença em pessoa da família (artigo 83)

II – Da licença por motivo de afastamento do cônjuge (artigo 84)

III – Da licença para o serviço militar (artigo 85)

IV – Da licença para atividade política (artigo 86)

V – Da licença para capacitação (artigo 87)

VI – Da licença para tratar de interesses particulares (artigo 91)

VII – Da licença para o desempenho de mandato classista (artigo 92)

VIII – Da licença para tratamento de saúde (artigo 202)

IX – Da licença à gestante, à adotante e da licença-paternidade (artigo 207)

X – Da licença por acidente de serviço (artigo 211)

Motivos de afastamento do serviço público

I – Do afastamento para servir a outro órgão ou entidade (artigo 93)

II – Do afastamento para exercício de mandato eletivo (artigo 94)

III – Do afastamento para estudo ou missão no exterior (artigo 95)

IV – Do afastamento para participação em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu no país (artigo 96-A)

Licença e afastamento: qual é a diferença?

Você pode estar se perguntando se existe diferença entre licença e afastamento do serviço público. E a resposta é sim.

O afastamento acontece em razão do interesse da própria administração pública ou por alguma urgência. Mas, mesmo sendo nesse caso, o servidor tem direito a receber o seu salário integralmente.

+ Licença paternidade: entenda o que é e como funciona
+ Licença Nojo: entenda o que é, quem tem direito e como solicitar

Já as licenças geralmente são solicitadas pelo próprio servidor, em seu interesse: maternidade, paternidade, doença e outros. Nesse caso, nem sempre ele tem direito a sua remuneração integral, mas recebe os benefícios da previdência, principalmente quando é por doença.

Veja os tipos de licença mais comuns:

  • Licença por doença
  • Licença para acompanhar cônjuge
  • Licença e afastamento para atividade política e mandato eletivo
  • Licença maternidade e paternidade

No caso da licença por doença citada acima, ela também pode ser quando você precisa acompanhar um familiar que está doente e precisa de acompanhante. Mas, será preciso comprovar que este familiar é seu dependente de forma econômica e, também, que você é a única pessoa que pode realizar os cuidados e auxiliá-lo.

Também será preciso comprovar que não é possível continuar no trabalho e precisa da licença para se dedicar a esta finalidade.

+ Saiba se servidor público pode ser MEI

No segundo caso, acontece com frequência também. As pessoas costumam solicitar esse tipo de licença para acompanhar cônjuge que precisam ser transferidos ou viajar para outro município, estado ou até mesmo para outro país.

Um ponto importante é que, nesse caso, não necessariamente o seu cônjuge precisa ser também servidor público, como também não existe limite de tempo para essa ausência, mas não há remuneração. E ele precisa ser seu cônjuge comprovadamente.

Este conteúdo lhe foi útil? Então compartilhe com quem você acha que precisa saber dessas regras!

Saiba como funciona a conta digital Agibank

0
pessoa acessando a conta do Agibank
xxxx

Você já escutou falar na conta digital Agibank? Essa é mais uma opção de banco digital disponível no mercado. Mas diferentemente das demais instituições, ele conta com agências físicas.

São mais de 500 pontos espalhados pelo Brasil para que os clientes possam ser atendidos. Mas apesar disso, o banco Agibank promete não possuir burocracias e filas de espera. 

E grande parte dos serviços oferecidos podem ser realizados de forma online, pelo aplicativo do banco. Na palma da sua mão você tem acesso a sua conta, seguros, empréstimos, investimentos e até mesmo consórcios.

Como grande parte das instituições financeiras, o Agibank oferece tanto cartão de débito quanto de crédito para os clientes. Outra vantagem é que o cartão não possui taxa de anuidade, caso você realize a portabilidade do seu salário.

Tem interesse em abrir conta digital Agibank? Confira tudo o que você precisa saber sobre o banco abaixo!

O que é e como funciona a conta digital Agibank

A primeira coisa que você precisa saber é que a conta digital Agibank, pode ser acessada a partir do aplicativo que está disponível tanto para Android quanto iOS. E como dito mais acima, você consegue: abrir a conta-corrente, solicitar cartões, realizar transferências e pagamentos.

Ele é aceito internacionalmente, ou seja, permite compras em sites fora do país e flexibiliza ainda mais a sua vida como consumidor.

Diferentemente do que alguns bancos fazem, não é necessário ter um convite para abrir uma conta na instituição financeira. Sendo assim, não existem filas de espera virtual para se cadastrar. 

Como realizar saques e depósitos?

Para facilitar a vida dos clientes, o Agibank anunciou uma parceria com a Saque e Pague, que vai auxiliar quando for preciso realizar saques e pagamentos de forma “não digital”.

A Saque e Pague conta com mais de 1.100 pontos em 18 estados e 170 municípios por todo o Brasil, ajudando para quem precisa sacar dinheiro vivo, além de consultar o saldo.

Mas, fique tranquilo que também é possível sacar por meio das casas lotéricas e Bancos24horas.

Para realizar depósitos na sua conta, siga o passo a passo:

  1. Abra o aplicativo;
  2. Logo na tela inicial, clique em “Adicionar dinheiro”;
  3. Em seguida, desca e procure por “Boleto Bancário”;
  4. Basta criar um boleto no valor que deseja;
  5. Feito isso, selecione “Copiar código” do boleto gerado e realize o pagamento do valor.

É importante mencionar que os cartões Agibank solicitados pelo aplicativo ganham isenção na anuidade no primeiro ano. Quem quiser permanecer com a isenção da anuidade, tem essa opção, basta realizar a portabilidade de salário após o primeiro ano.

Descubra como abrir uma conta no banco

Quem deseja abrir uma conta digital Agibank precisa saber que todo o processo é bem simples. Você precisa acessar o aplicativo e clicar em “Criar conta”, essa opção exibida ao abrir a plataforma pela primeira vez. 

Depois será preciso realizar o cadastro e, para isso, fornecer alguns dados pessoais como: nome completo, CPF, data de nascimento, celular, endereço, renda mensal e um documento com foto, como RG.

+ Entenda como usar a conta digital e fugir do banco tradicional

O seu registro será finalizado após o banco checar todas  as suas informações. Caso esteja tudo certo, a conta será criada. Todo esse processo de análise do Agibank leva de um a três dias para ser finalizado.

sede do agibank
O banco Agibank é digital mas possui agências físicas

Alguns serviços da conta digital Agibank

Uma das vantagens do Agibank é o fato de ter vários serviços gratuitos, inclusive o de saque. A conta não cobra nenhuma tarifa de manutenção, mas há alguns limites, por exemplo:

  • até 4 saques
  • até 4 TEDs para outros bancos

Mas, as transferências entre contas Agibank são ilimitadas e gratuitas. No entanto, você pode realizar transações na modalidade PIX, sem pagar nada e com ainda mais facilidade.

E olha que legal: você consegue acessar a sua conta com o seu número de celular. Isso mesmo, no Agibank, sua conta digital também é o seu número de celular. Com isso, fica ainda mais fácil de gravar, né?

Sobre os saques, o cliente do Agibank tem direito a quatro saques gratuitos nas redes Caixa24Horas ou dois saques gratuitos em Casas Lotéricas. Para isso, basta estar com o seu cartão de débito, que será enviado após você concluir a abertura da conta digital.

Conta Agibank: veja todas as taxas cobradas

Muitos serviços do Agibank são gratuitos, mas também são limitados. Isso quer dizer que a partir de um momento eles poderão ser cobrados.

+ Open Banking e banco digital: saiba quais as diferenças

Veja as taxas que o banco cobra:

ServiçoGratuitoTarifa extra
Saque nos caixas Banco24Horasquatro por mêsR$6,49
Saque nas lotéricasdois por mêsR$3,99
Saque nos caixas Saque Paguequatro por mêsR$6,49
Transferências para outros bancosquatro por mêsR$1,90
Transferências para clientes Agibankilimitadonão há
Boletos emitidosquatroindisponível
Boletos liquidadosquatroindisponível
Anuidade do cartão solicitado pelo aplicativo12 mesesR$4,99/mês
Anuidade do cartão emitido em um ponto de atendimentoR$ 12,99/mês
Segunda via do cartão de créditoR$9,90
Pagamentos por boletos, concessionárias e impostosilimitadonão há
Pagamentos por QR Codeilimitadonão há

Como funciona o cartão de crédito Agibank?

Além de conta digital, o Agibank também conta com cartão de crédito. E o melhor: com diversos benefícios e vantagens para você que deseja ter uma opção prática e com poucas taxas.

Há duas formas de solicitar o cartão de crédito do Agibank:

  1. Em um ponto de atendimento
  2. Direto pelo aplicativo

No primeiro, você recebe o seu cartão na hora e já sai usando. Já na segunda opção, ele chega na sua residência.

Entre as diversas vantagens estão: ter até 40 dias para pagar e um cartão de crédito e débito em um só.

Além disso, ele permite realizar compras em estabelecimentos físicos e online. O cartão de crédito Agibank vem na bandeira MasterCard e você contará com ofertas e vantagens em sites de vários parceiros.

Vale a pena abrir conta no Agibank?

A resposta é sim. O Agibank traz diversos benefícios e tem um cartão que pode ser usado internacionalmente, um dos mais buscados pelos clientes. Além disso, é um dos poucos bancos que têm posto de atendimento presencial.

O Agibank tem diversos serviços que poderão ser gratuitos, ilimitados e com isenção. Por isso, é uma excelente opção de banco digital e, também, para ter um cartão de crédito.

O conteúdo te ajudou? Se acha que foi útil, então continue lendo sobre bancos digitais e veja as facilidades de usar um.

Contribuição única do INSS: o que é e por que está ameaçada? Entenda!

0
INSS na tela de um celular

Você já ouviu falar em Contribuição única do INSS? Essa é uma forma de contribuição da Previdência Social que muitos consideram mais vantajosa.

Mas o tema foi bem falado nos últimos dias, por conta de uma possível ameaça. Acontece que uma nota técnica do Instituto Nacional do Serviço Social (INSS) recomenda a extinção dela.

Mas será que esse tipo de contribuição vai mesmo acabar? E, afinal de contas, como funciona e para quem vale a pena? Continue lendo para entender!

Como funciona a contribuição única do INSS?

O “milagre” da contribuição única do INSS é chamado assim porque se trata de uma técnica para aumentar o valor da aposentadoria.

E como o nome já sugere, a base de cálculo se concentra em uma única parcela de contribuição, mais alta.

Funciona assim: o segurado que está prestes a se aposentar faz uma contribuição mais alta. Essa contribuição facultativa é, via de regra, 20% sobre um valor entre o salário mínimo (R$1.100) e o Teto do INSS (R$6.433,57).

Com isso, ele consegue uma Renda Mensal Inicial (RMI). Ou seja, uma aposentadoria que pode chegar a R$4 mil, dependendo do caso.

Essa possibilidade surgiu por causa de uma brecha na Reforma da Previdência. Antes, existia uma forma de cálculo chamada Divisor Mínimo, que não abria espaço para esse tipo de contribuição.

Agora, como o cálculo da aposentadoria considera a média dos salários de contribuição desde julho de 1994, se você contribuiu com valores baixos, médios ou altos antes desse período, teoricamente não faz diferença.

O que entra na contagem são os anos contribuídos antes de julho de 1994 e não os valores.

fachada do inss
Nota técnica do INSS recomenda o fim da contribuição única

Quem pode aderir à contribuição única do INSS?

A contribuição única do INSS pode resultar em uma aposentadoria mais alta. No entanto, o valor a ser pago também é maior que uma parcela de contribuição comum.

Por isso, alguns advogados especialistas em Direito Previdenciário recomendam este caminho apenas para quem tem poucos ou nenhum recolhimento após julho de 1994.

Neste caso, contribuir durante alguns meses com um valor alto, faz com que sua média aumente bastante, o que reflete em uma aposentadoria maior.

Além disso, esse mecanismo é direcionado somente para quem já concluiu os 15 anos de contribuição até a data mencionada, e dependia apenas de uma idade mínima para se aposentar.

Esse tipo de contribuição será extinto?

Esse questionamento surgiu após uma nota técnica elaborada pelo INSS recomendar a extinção das aposentadorias por contribuição única. O documento tem gerado algumas críticas.

Essa nota foi enviada à presidência do INSS para ser apreciada pela consultoria jurídica. No entanto, ainda não se trata de um documento que determina o fim da contribuição única do INSS.

Se esse mecanismo tiver que ser descontinuado, a nota técnica precisa ser referendada por meio de um ato publicado pelo presidente do INSS.

Ou seja, por hora, está mantida a incidência da regra prevista pela Emenda Constitucional nº 103, de 2019 (Reforma da Previdência). A autarquia não informou se vai acatar a recomendação da nota técnica ou não.

O conteúdo foi útil? Então compartilhe com seus amigos que estão próximos de se aposentarem!

Saiba se quem tem nome sujo pode ser um MEI

0
Mulher ao lado de um balão de pensamento com cifrões de dinheiro desenhados em giz num quadro negro

O empreendedorismo cada vez mais ganha espaço entre os desejos dos brasileiros dispostos a ter a sua própria fonte de renda. Apesar do cenário econômico instável, o Brasil bateu recorde de novos Microempreendedores Individuais (MEI) em 2021.

Somente o primeiro semestre deste ano teve um crescimento de 35% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo levantamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) com base em dados da Receita Federal.

Contudo, tudo indica que esse número deve crescer ainda mais em 2022. Afinal, 50 milhões de brasileiros desejam abrir um negócio nos próximos 3 anos, aponta pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor (GEM).

Um dado importante do relatório é que a formalização entre os empreendedores brasileiros cresceu 69% entre 2019 e 2020.

O total de empreendedores com CNPJ entrevistados pela pesquisa passou de 26% para 44%, o maior crescimento dos últimos quatro anos. Em 2017, apenas 15% eram formalizados e, em 2018, 23%.

Os principais motivos que levam à formalização são: acesso aos benefícios (56%), exigência dos clientes para emissão de nota fiscal (53%) e contribuição para a Previdência Social (30%).

Contudo, quem tem nome sujo pode ser um MEI. Leia o artigo e descubra!

Posso abrir MEI com nome sujo?

A Lei Complementar n°123 de 14 de dezembro de 2006 assegura ao cidadão, mesmo que esteja com restrição de crédito como pessoa física, conseguir um CNPJ MEI.

As condições que podem a abertura de um CNPJ como MEI são pendências no CPF e, por isso, é preciso conferir a situação do documento antes de dar entrada na abertura do negócio.

Quando necessário, a regularização pode ser feita no Banco do Brasil, Caixa Econômica ou Correios.

+ 5 principais mitos e verdades sobre MEI que você precisa saber

O título de eleitor também é importante estar em dia. Em casos de alterações, o documento pode não constar com os dados do seu CPF. Sendo assim, é necessário procurar os órgãos responsáveis para a regularização.

No caso dos estrangeiros que não possuem título de eleitor, o MEI poderá ser aberto com a declaração do Imposto de Renda, sendo necessário informar também o visto permanente e o CPF.

Por fim, para conseguir o registro de Microempreendedor Individual também é necessário estar atento a algumas regras e, dentre elas, está a proibição de ter sociedade em outras empresas ou ainda ser participante do quadro de administradores de uma empresa. Isso irá impedir que você consiga seu registro.

Quadro com o desenho de conta, omde uma lâmpada mais um ferramenta fica igual a cifrão
Ser microempreendedor individual é uma possibilidade real para a maioria dos cidadãos brasileiros, desde que o CPF esteja dentro das leis brasileiras

Quais podem ser as consequências de abrir MEI com o nome sujo?

Apesar de não haver impeditivos legais de abrir MEI com o nome sujo, é importante que você saiba que essa situação pode trazer consequências para o seu novo negócio.

Essa situação costuma pesar quando a sua empresa precisa de algum tipo de crédito. Neste caso, os bancos costumam fazer uma análise de crédito não apenas do CNPJ envolvido na transação, mas também no CPF dos sócios da empresa que está pleiteando o crédito.

O mesmo pode acontecer em determinados bancos onde a empresa venha a ter conta corrente. Ou seja, as limitações de crédito do sócio podem interferir em limites de cheque especial, cartão de crédito empresarial, dentre outros.

Há ainda bancos que optam por não ter contas empresariais de negócios cujos donos têm o nome sujo, já que o objetivo do banco muitas vezes é oferecer linhas de financiamento e eles sabem que, com esses clientes, isso não será possível.

Um terceiro caso onde abrir MEI com o nome sujo pode trazer consequências à empresa é na realização de alguns cadastros empresariais junto a fornecedores.

Em muitos casos, para comprar insumos em grande quantidade, ao na aquisição de equipamentos mais caros, o MEI com o nome sujo pode ter limitações na negociação, tais como não conseguir prazos de pagamento ampliados, por exemplo.

+ Saiba qual o custo de ser um microempreendedor individual

Como abrir MEI de graça pela Internet?

Todo o processo de abertura pode ser feito pelo site gov.br, que é o portal oficial do governo federal. A seção para abertura de CNPJ é a “Empresas e Negócios”.

Após acessá-la, procure pela opção que diz “quero ser MEI”. No passo seguinte, o site mostrará as informações necessárias para quem quer ser MEI e também um botão para prosseguir com o registro.

Gostou do nosso conteúdo? Confira agora como fazer gestão financeira para MEI.

NuSócio: entenda se vale a pena ser sócio Nubank

4
Uma mão feminina segurando o cartão do Nubank Ultravioleta

Após o anúncio de Oferta Pública Inicial (IPO) na Bolsa de Nova York, o Nubank também protocolou também a negociação de BDRs na B3. Na prática, isso significa que a instituição também facilitará o acesso a compra de ações da fintech para os brasileiros. Como resultado, nasceu o NuSócios, programa de sócios Nubank.

A notícia empolgou não só os clientes, mas também aqueles que tinham a intenção de investir no banco. Por isso, o banco vai doar entre 18,3 milhões e 22,9 milhões de BDRs para os clientes, numa proporção de no máximo 1 BDR por pessoa. Tudo isso respeitando uma ordem de inscrição do aplicativo!

Com isso, o Nubank deve desembolsar R$180 milhões a R$225 milhões, tendo como base o preço médio estimado de R$9,82 por BDR que será vendido no IPO. De acordo com a instituição, essa é uma “forma de reconhecer e valorizar o papel essencial de seus clientes na construção de sua história“.

Mas, no meio de tantas novidades, surge uma pergunta importante. Vale a pena mesmo ser um sócio Nubank? Vamos responder a essa pergunta a seguir. Para saber a resposta, basta continuar a leitura deste artigo.

pessoas segurando o cartão do Nubank
O prazo para compra de ações do Nubank vai começar no dia 17 de novembro e tudo pelo app da própria fintech

Vale a pena ser um sócio Nubank?

Levando em consideração que você não vai precisar gastar dinheiro para ganhar esse BDR, vale a pena sim. Mas é importante ressaltar que existem determinados pré-requisitos para a participação do NuSócios.

Confira abaixo:

  • clientes ativos que tenham uma conta do Nubank que não esteja bloqueada para transações;
  • que não estejam inadimplentes por mais de oito dias corridos;
  • ter realizado ou recebido pelo menos uma operação em qualquer produto do Nu nos últimos 30 dias antes de aderir ao programa.

Levando em consideração que esses BDRs serão precificados em 1/6 do valor de uma ação ordinária classe A da Nu Holdings, empresa líder do grupo Nubank, isso significa que o valor desses BDRs estarão entre R$9,35 e R$10,29. Contudo, é necessário aguardar ainda a finalização da IPO para saber o valor exato de cada BDR.

Além disso, vale lembrar que esses BDRs do Nubank só poderão ser negociados após 1 ano da emissão inicial. De acordo com o prospecto da fintech, a negociação desses BDRs só poderão ser realizados em dezembro de 2022.

Nesses primeiros 12 meses de entrada da Nubank na Bolsa, esses BDRs permanecerão em custódia do Nubank até que os felizardos e recebedores do BDR estejam mais familiarizados com o universo de investimentos.

Após esse prazo de um ano, esse BDR chegará até você, investidor. E será somente em dezembro de 2022 que você vai decidir entre vender seu BDR no mercado ou se vai mantê-lo em seu nome.

Sendo assim, além de solicitar o BDR é necessário ter muita atenção, cautela e responsabilidade. Afinal, futuramente você terá que fazer uma decisão racional de manter ou vender a sua ação da fintech, ou seja, decidir ser um sócio Nubank ou não.

+ Como funciona e como usar o resgate planejado Nubank

Como solicitar um BDR e se tornar um sócio Nubank?

Toda a tramitação de aquisição de BDRs do Nubank será realizada através de seu app. Essa seção está logo na interface inicial com o nome de IPO do Nubank.

É importante lembrar que além de cumprir os requisitos citados acima, é necessário que o usuário tenha também uma conta no Nu Invest, plataforma de investimentos do Nubank (antiga Easynvest).

Depois de criar a sua conta, você entrará numa espécie de fila. Vale lembrar também que o máximo estipulado pela fintech é de 1 BDR por pessoa.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o programa NuSócios e ser um sócio Nubank, confira também mais informações sobre o novo cartão da fintech, o Nubank Ultravioleta!

Saiba como emitir a 2ª via de boleto do Banco Pan; veja passo a passo

0
três celulares logados no aplitivo do banco ban

Perdeu seu boleto ou carnê de pagamento de um serviço que precisa ser pago através do Banco Pan? É importante que você solicite logo uma segunda via.

Assim, você evita juros desnecessários, principalmente se o serviço em questão for um cartão de crédito, considerando as novas regras do rotativo.

Para a emissão da segunda via do boleto atualizado no banco Pan os clientes têm algumas opções.

Uma delas, como visto acima, é por meio das agências presenciais. Outra opção é acessando o site do banco Pan e emitindo o boleto online.

Passo a passo para emitir 2ª via de boleto do Banco Pan

O primeiro passo para realizar o pagamento do seu boleto do Banco Pan é acessar o site da instituição. Você pode clicar aqui e ir direto para a página de boletos e pagamentos. E depois?

  • Clicar em “Boletos e pagamentos”;
  • Escolher qual é o serviço: cartões de crédito, financiamento ou boletos de outros serviços do Banco Pan;
  • Se for cartão de crédito, por exemplo, o cliente poderá baixar o app do banco na Apple Store e na Google Play Store, se preferir, ou usar o Web Banking;
  • Para financiamentos, é disponibilizada uma consulta usando o CPF do titular ou, de novo, o Web Banking;
  • Os outros produtos para os quais o Banco Pan faz segunda via são consórcio, crédito pessoal e financiamento imobiliário.

+ Conheça os 3 tipos de boletos bancários e suas diferenças

Segunda via de boleto no Banco Pan por telefone

Algumas pessoas se sentem mais seguras em telefonar e conversar com um atendente. O banco Pan também oferece a alternativa de pagar após consulta por telefone.

Com essa opção, você precisa ter em mãos dados pessoais e os correspondentes ao seu cartão:

O serviço de atendimento ao consumidor é feito pelo número 0800 776 8000.

Já o atendimento ao cliente é feito pelo número 4003 0101 para regiões metropolitanas e capitais e 0800 888 0101 para demais regiões.

Contudo, cada serviço tem um número específico, para saber mais pode acessar o site e escolher a opção de atendimento.

pessoa usando o aplicativo do banco Pan para emitir a 2ª via
O Banco Pan, hoje oferece produtos e serviços financeiros para diversas necessidades

Solicitar a segunda via do boleto e/ou carnê pelo aplicativo

Clientes do Banco Pan também podem optar por emitir a segunda via dos seus boletos e carnês através do aplicativo “Mobile Banking PAN”, disponível para dispositivos IOS e Android. Confira como:

  • Acesse a loja de aplicativos de seu smartphone;
  • Digite “Mobile Banco Pan”;
  • Toque no primeiro resultado para baixar e instalar o app em seu dispositivo;
  • Abra o aplicativo, clique em “Boletos”;
  • Depois escolha o tipo de fatura que deseja emitir uma nova via.

+ Entenda o que significa cada campo do boleto bancário

Como atualizar boleto vencido do Banco Pan?

Acontece de deixarmos a fatura atrasar e precisar gerar o boleto para fazer o pagamento. Isso é normal e não é motivo para entrar em pânico.

Primeiro de tudo, você deve conferir se precisa atualizar o boleto e calcular as multas e juros do pagamento. Depois disso, é só gerar a segunda via, em uma das formas que explicamos acima.

Apesar disso, é importante se manter atento da próxima vez! O ideal é sempre saber quando o boleto vence e pagá-lo sem gerar multas. Isso ajuda no seu planejamento financeiro e evita dores de cabeça no futuro.

Para isso, observe a data de vencimento da fatura no App do Banco Pan e no lado esquerdo do boleto.

Como pagar a fatura Banco Pan? 

A 2ª via da fatura do Banco Pan pode ser paga em quaisquer agências bancárias de ou no próprio banco. Em alguns casos, no entanto, a conta só pode ser paga no Banco Pan. 

Para não cometer um erro, gostaríamos de salientar que você efetua o pagamento via internet banking ou em uma agencia do Banco pan.

Você pode usar a central de atendimento esclarecer todas as suas dúvidas a respeito das suas faturas. 

Como consultar dívidas com o Banco Pan

Para consultar suas dívidas com o Banco Pan, basta seguir esse passo a passo:

  • Acesse o site da instituição;
  • Acesse a página Serviços Online;
  • Selecione a opção Situação do Contrato, localizada na área Mais serviços e agrupada em CDC, Veículos e Crédito Pessoal;
  • Informe seu CPF ou CNPJ e data de nascimento ou data de abertura da empresa;
  • Selecione o contrato no qual deseja fazer a consulta;
  • Clique na opção ver mais detalhes;
  • Clique na opção parcelas;
  • Visualize o extrato com todos os detalhes de suas parcelas.

Para fazer o pagamento de parcelas atrasadas, basta emitir um boleto e fazer o pagamento por meio do canal de sua preferência.

Se você não conseguir fazer o pagamento no momento da consulta, pode seguir o passo a passo para renegociação do débito.

Este conteúdo te ajudou? Se você gostou, compartilhe nas redes sociais para que possa ajudar outras pessoas.

Bitcoin pode chegar a US$100 mil? Veja fatores que podem fazer a cripto valorizar

2
imagem de uma moeda de bitcoin

Investidores apostam que a Bitcoin voltará a ser negociada a 100 mil dólares ainda neste ano. Entre as autoridades que defendem o aumento exponencial da moeda digital estão o diretor de pesquisa da Forbes, Steven Elrich, e o analista da Bloomberg Intelligence, Mike McGlone.

Somada à opinião dos especialistas, está a correlação da criptomoeda com ações de empresas como PayPal, MicroStrategy, Bakkt e Square que só aumentam.

Afinal, não há como negar que tanto as ações das empresas que estão investindo em Bitcoin como o próprio preço da criptomoeda estão subindo em conjunto.

Vale destacar que o maior banco dos EUA, e terceiro do mundo, o JPMorgan é mais otimista. Ele renovou em um relatório recente seu prognóstico feito no início deste ano de que o Bitcoin pode atingir um valor de US$146 mil.

Recorde de transações com Bitcoin

Aliado a isso, o número de transações com a criptomoeda em níveis institucionais tem batido vários recordes. Movimento que acontece mesmo após a China banir atividades relacionadas aos criptoativos.

De acordo com dados da IntoTheBlock, nos últimos 12 meses o volume de negociações com o BTC nesse sentido registradas em blockchain aumentou cerca de 16 vezes.

Junto a esses dados, cabe destacar também que várias plataformas focadas em investimento no setor de varejo também estão concentrando suas atenções no ativo.

Isto se traduz em uma métrica que contribui ainda mais para a trajetória da criptomoeda já a curto prazo.

Bitcoin ganha legitimação nos EUA

Os primeiros ETFs (exchange traded fund) de BTC foram aprovados nos Estados Unidos. Com isso, o produto financeiro e a criptomoeda passam por mais um importante processo de legitimação aos olhos do mercado global.

Esse novo instrumento de investimento, que está disponível para os investidores americanos, representa não apenas uma grande destrava de valor para o Bitcoin, como deixa clara a demanda reprimida do ativo nos EUA.

Afinal, no primeiro dia o ETF da Pro Share movimentou cerca de US$1 bilhão, tornando-se o segundo maior lançamento de ETF da história do país.

Com esses números fica evidente, também, o potencial dos produtos com estrutura regulada e acessível para investidores institucionais.

O que reforça também a tese de que a regulação para o mercado de criptomoedas pode ser uma das maiores destravas de valor.

Criptomoeda Bitcoin com gráficos ao fundo
Movimento de alta tem sido puxado nos últimos dias pelo lançamento do primeiro ETF de Bitcoin nos EUA

Proteção contra a inflação

O grupo financeiro Goldman Sachs, em recente relatório, aponta que a criptomoeda é um dos melhores investimentos para se posicionar contra uma inflação mais alta. Conclusão igual teve o grupo JPMorgan.

Ambos os grupos indicam que os investidores estão percebendo o Bitcoin como o melhor hedge contra a inflação. 

Isso acontece porque o ouro falhou em responder às crescentes preocupações sobre as crescentes pressões de custo. Assim, a mudança dos ETFs de ouro para fundos de Bitcoin acelerou. 

“Essa mudança de fluxo permanece intacta, apoiando uma perspectiva de alta para o Bitcoin no final do ano”, disseram os estrategistas. 

Nessa linha, os Estados Unidos e o Canadá têm se destacado no segmento da mineração, com várias empresas apresentando desempenho positivo, apesar do aumento dos preços dos equipamentos de mineração devido à inflação.

Nos Estados Unidos, as mineradoras listadas em bolsa acumularam US$1,1 bilhão em Bitcoin até o momento, segundo dados do The Block.

Ficou interessado em investir em Bitcoin? Descubra como aqui

Como aumentar o limite do cartão Santander? Confira!

0
Mão segurando o cartão de crédito Santander SX
Conta Universitária Santander oferece cartão com possibilidade de anuidade zero

É muito comum encontrar pessoas que queiram aumentar o limite para poder realizar uma compra de valor maior. Clientes do cartão Santander podem ter essa oportunidade. Por isso, se deseja aumentar o limite, continue até o final para ver que existem algumas maneiras.

Mas antes de solicitar um aumento do seu cartão de crédito do Santander é preciso olhar para as suas finanças. Isso porque essa elevação no limite pode trazer mais despesas, o que pode acabar atrapalhando o seu orçamento.

O mais indicado é que antes de pedir um aumento você avalie como estão as suas finanças e até quanto pode ser o valor desse aumento. 

Agora que você já sabe disso, está na hora de saber como aumentar o limite do cartão Santander, certo? Para começar, precisamos informar que o próprio banco informa no site, o que é preciso para conseguir esse limite maior.

O que fazer para aumentar o limite do cartão Santander?

Existem boas práticas que o Santander leva em consideração na hora de aumentar o limite do cartão de crédito de um cliente. Quando você realiza o pedido de solicitação do aumento, a administradora analisa o seu comportamento financeiro.

O que é avaliado? Diversos fatores, como a forma que você utiliza e paga o cartão, quais são as suas movimentações e como está a sua atual situação financeira. Outro fator que é analisado é o seu comportamento na visão do mercado. 

+ Cartão Santander: saiba como cancelar débito automático

Para te ajudar a entender melhor sobre essas práticas, o FinanceOne separou uma lista de boas práticas. Confira!

Reputação financeira

Se você está com o nome sujo ou com renegociações em aberto, as chances de conseguir um aumento no limite do seu cartão de crédito são poucas. Por isso, o nosso conselho é que você quite todas as parcelas do seu acordo antes de solicitar o aumento de crédito.

Comportamento de consumo

A administradora precisa entender que você utiliza o cartão de forma recorrente. Se você já usou pelo menos 50% do seu limite de crédito durante alguns meses seguidos, é provável que consiga um aumento no seu crédito. 

Pessoa segurando cartão de crédito
Com algumas dicas é possível aumentar o limite do cartão Santander

Em alguns casos, esse aumento acontece de forma automática pela financeira do cartão. Mas para que isso aconteça, é importante que não haja atraso do pagamento da fatura e você realize o pagamento integral.

Movimentações do cartão e da conta

Caso o seu cartão esteja atrelado a conta corrente, o Santander vai analisar como anda a sua vida financeira para liberar o crédito ou não para você. Por isso, evite ficar no vermelho e gastando mais do que você ganha.

Complete missões para aumentar limite no Santander

Outra forma de receber aumento de limite do seu cartão Santander é completando missões. Isso mesmo, se você realizar o que o banco estipula, ganhará “pontos” que podem facilitar o aumento do limite

As principais missões mensais são:

  • pagar o valor total da fatura até a data do vencimento;
  • atingir o valor mínimo sugerido por fatura do cartão; e
  • manter o CPF sem apontamentos.

Se o usuário conseguir completar as missões por três meses consecutivos, ele é avisado quando o primeiro aumento é disponibilizado, e assim sucessivamente nos próximos três meses.

+ Saiba tudo sobre o SX, novo cartão sem anuidade do Santander

Mas, é preciso completar as três missões juntas a cada mês.

Veja os limites mínimos sugeridos por cartão:

De acordo com o Santander, os seus 3 principais cartões contam com limites mínimos que costumam ser aprovados para os clientes inicialmente, sendo:

  • Cartão Santander SX – R$100
  • Cartão Santander 1|2|3 – R$1.000
  • Cartão Santander Elite Platinum – R$2.000

O que pode dificultar seu aumento de limite?

Embora você cumpra alguns requisitos, alguns fatores podem atrapalhar na hora de ter a sua solicitação por aumento de limite do cartão Santander aprovada. Entre elas:

  • Pagamento da Fatura;
  • Redução de limite;
  • Valor por fatura; e
  • Situação do CPF.

No primeiro caso, é recomendado que você tenha um histórico de pagar o valor total, ou de não parcelar o valor da fatura. Caso contrário, o banco entenderá que você não tem condições de ter um limite maior.

+ Como saber se o Cartão Santander foi aprovado pelo banco

Além disso, reduzir manualmente o limite do seu cartão Santander no app ou transferir limite para uma conta corrente também pode ser um fator negativo.

Gostou deste conteúdo? Então compartilhe com aquele seu amigo que é cliente do banco, tem um cartão Santander e sonha em ter mais limite de crédito.

Qual a taxa de juros do Habite seguro? Confira os valores e condições!

0
Pessoa escrevendo e outra com uma pequena casa amarela em uma das mãos
Taxas adicionais dos bancos podem incidir mesmo sobre a antecipação das parcelas. (Fonte: Divulgação)

O Habite Seguro é o Programa Nacional de Apoio à Aquisição de Habitação para Profissionais da Segurança Pública. Essa é uma forma que o Governo Federal encontrou para ajudar essa parte da população a conquistar a tão sonhada casa própria.

Por ser um programa do Governo Federal junto com a Caixa Econômica, as taxas e condições são mais atrativas. Além disso, é possível somar este programa ao subsídio concedido pelo Programa Casa Verde e Amarela. 

Mas antes de falar sobre as taxas e condições do Habite Seguro, é preciso que você saiba quem pode participar do programa. Isso é fundamental para evitar que você crie expectativas e acabar percebendo que o programa não se destina a você.

Descubra para quem é o Habite Seguro 

Como já foi dito acima, o Habite Seguro é para os profissionais da Segurança Pública, mas quais são os requisitos que precisam ser atendidos? Para começar, é preciso ser integrantes ativos, inativos, reformados, da reserva remunerada e aposentados das instituições de segurança pública com renda mensal de até R$7 mil.

Chaveiro com formato de casa na cor bege
O Habite Seguro tem taxas mais baixas e atrativas para os profissionais de Segurança Pública

Além disso, o profissional não pode ter imóvel próprio. Você está dentro de algum dos grupos citados? Ótimo, agora você precisa ser:

-> Policiais integrantes da polícia federal, polícia rodoviária federal, polícias civis, polícias penais e polícias militares;

-> Bombeiros integrantes dos corpos de bombeiros militares;

-> Agentes penitenciários, peritos e papiloscopistas integrantes dos institutos oficiais de criminalística, medicina legal e identificação;

-> Integrantes das guardas municipais.

Vale ressaltar ainda que o público que tem direito a este benefício foi estabelecido pelo  Ministério da Justiça e Segurança Pública na regulamentação do Programa.

+ Habite Seguro: perguntas e respostas sobre o programa

E quais são as taxas e condições do programa?

Agora que você já sabe se pode ou não participar do programa Habite Seguro, chegou o momento de descobrir quais são os valores das taxas e condições. Confira abaixo as principais informações:

  • Prazo de até 35 anos para pagamento
  • Cota de financiamento PCVA – Imóvel usado/Tabela Price: até 80%
  • Cota de financiamento SBPE: até 90%
  • Taxa Poupança CAIXA: a partir de 2,95% a.a + Poupança, com saldo devedor atualizado pela TR
  • Carência Poupança CAIXA: até 6 meses para início da amortização

Qual é a documentação necessária?

O Governo Federal informou que a Caixa Econômica Federal (CEF) começou a operar a linha de crédito do Habite Seguro a partir da última quarta-feira, 3. Mas, você sabe o que é preciso e como vai funcionar o programa?

Para que o profissional interessado solicite o crédito, ele precisa comprovar vínculo empregatício com qualquer órgão da Segurança Pública.

Entretanto, esta contratação estará sujeita à aprovação de crédito.

As documentações são as mesmas já solicitadas pelo banco em outras modalidades de financiamento. 

No programa Habite Seguro, é possível financiar:

  • Imóveis novos ou usados
  • Unidades de empreendimentos financiados na CAIXA
  • Construção de imóvel individual
  • Imóveis CAIXA

Para quem não sabe, o programa vai subsidiar a parcela da tarifa para contratação de até R$2.100 para um financiamento de imível avaliado em até R$300 mil.

Além disso, haverá um auxílio de R$12 mil para que possa ser pago o valor de entrada. O usuário ainda poderá somar com os benefícios do Habite Seguro, concedido pelo Programa Casa Verde e Amarela.

+ Como comprar imóveis em leilão judicial

Veja benefícios que podem ser concedidos

A seguir, confira a relação de benefícios que poderão ser obtidos pelo programa:

  • Taxas diferenciadas de financiamento;
  • Subvenção (auxílio financeiro) de parte da tarifa para contratação;
  • Aquisição de imóveis novos, usados e em construção; e
  • Subvenção para parte do financiamento imobiliário.

Este conteúdo te ajudou? Então compartilhe para que outras pessoas conheçam o programa do Habite Seguro.

Saiba qual é o custo para transportar animais em aviões

0
Cachorro branco de óculos de sol e bagagem em um aeroporto

Viajar é muito bom. Você descansa, conhece lugares, experimenta novas culturas. Mas conseguir levar seu pet para a viagem deve ser melhor ainda! No entanto, muitas pessoas não sabem o que fazer ou se é possível transportar animais em aviões.

Por isso, para facilitar a vida de quem ama viajar, as companhias aéreas oferecem o serviço de transporte de animais.

Antes de entrar no avião, porém, é necessário saber que há regras e taxas para embarcar com o seu animalzinho no transporte aéreo, mesmo que a viagem seja curta. Além disso, também é necessário verificar com a empresa sobre o porte do animal, raça e idade.

Neste texto, reunimos dicas para você viajar e transportar seu animalzinho de forma tranquila em aviões. Continue a leitura para saber mais!

+ Saiba como contratar plano de saúde para cachorro

Transportar animais em aviões: pense em como será a adaptação

Antes de se preocupar com as regras das companhias para conseguir transportar o seu animal de estimação é necessário pensar em como ele vai se adaptar. Afinal de contas, ficar preso em uma caixa de transporte exige uma adequação do pet.

Por isso, é importante avaliar as condições do animal antes de viajar. A consulta com um veterinário, por exemplo, é extremamente necessária antes de decidir levá-lo para a viagem.

Por mais amigável que seja o seu animal de estimação, procure saber se ele ficará bem acomodado na viagem e não vai ficar estressado, ou seja, se transportá-lo não vai causar nenhum risco à saúde dele.

Uma recomendação comum é planejar voos diretos com trajetos mais curtos. Com isso, você consegue controlar a ansiedade dos pets e evitar a desidratação, por exemplo.

Dicas para transportar animais em aviões

Antes da viagem você pode iniciar a adaptação do animal na caixa de transporte. Lembre-se que essa é uma etapa importante! Alguns procedimentos sugeridos nos sites das companhias aéreas podem ajudar muito nesse processo. São eles:

  • Torne a caixa de transporte um local de experiências agradáveis. Por isso, ofereça petiscos dentro dela, além de brinquedos;
  • Deixa a caixa de transporte visível para o animal se familiarizar com ela. Ou seja, deixe-a aberta e disponível em um local da casa onde o animal costuma ficar;
  • Assim que o animal se familiarizar com o esquema de alimentação, comece a colocá-lo dentro dela em outros momentos, principalmente quando ele estiver tranquilo.

Quanto custa transportar animais em aviões?

Existem duas maneiras de transportar o animal no avião: na cabine com o passageiro ou no bagageiro com outras cargas. No entanto, antes de mais nada, é obrigatório que o dono do pet coloque-o dentro de uma bolsa de transporte ou caixa.

+ Conheça as regras para levar cachorro no avião e documentos necessários

Para saber se seu pet pode ir na cabine ou bagageiro, assim como quanto custa, é preciso levar em conta algumas considerações:

Transportar animais em aviões da GOL

Cães e gatos com até 10 kg (incluindo a caixa de transporte) podem viajar junto com o dono na cabine de passageiros, em todas as nossas aeronaves. Mas não se preocupe, pets maiores também viajam com toda a comodidade e segurança em um compartimento de carga especial para eles.

Na GOL, o valor mínimo para transportar é de R$250 para voos domésticos e para animais que pesam até 10kg. Confira aqui os outros valores da GOL para transportar animais em avião.

Transportar animais em aviões da LATAM

Já a LATAM permite transportar seu gato ou cachorro de estimação pequenos dentro de um kennel na cabine do avião aos pés do passageiro.

Além disso, o animal deve ter ao menos oito semanas de vida, a menos que as restrições sanitárias do país de destino tenham prazos maiores, como é o caso dos Estados Unidos.

O valor para transportar animais em aviões dependerá da rota a ser voada. No Brasil, por exemplo, o valor mínimo é de R$200 para voos domésticos na LATAM.

Transportar animais em aviões da Azul

Na Azul, quando você viaja com seu animal de estimação, ele vai pertinho de você na cabine. Cada cliente tem o direito de levar um durante o seu voo.

A bordo, porém, são permitidos até três animais domésticos (cães e gatos) por voo nos destinos nacionais e até cinco em voos internacionais, desde que tenham mais de quatro meses de idade. 

Para este serviço é cobrada taxa de R$250 por trecho em voos nacionais. Já para voos internacionaisa taxa é de US$/EUR 150 por trecho para transporte na cabine economy e US$/EUR 300 por trecho para transporte na cabine executiva.

O peso total (animal + container) deve ser de, no máximo, 7 kg. De acordo com o site da Azul, o animal deverá estar limpo, saudável e sem odor desagradável.

imagem de um cachorro sendo segurado no colo pelo humano para visita no veterinário
Para transportar animais em aviões é necessário passar por uma consulta veterinária antes

Vacinas e atestados para viajar com o pet

Além da caixa de transporte, viajar com o seu animal em avião depende também da documentação. Isso porque o animal deve estar com as vacinas em dia e ter um atestado de saúde específico para a viagem.

Por isso, verifique se as vacinas estão atualizadas ou vencidas. Caso não seja possível comprovar a vacina antirrábica, por exemplo, é preciso reaplicar dentro de um prazo mínimo antes do voo, de acordo com as regras. Geralmente, são 30 dias antes da viagem.

Sobre o atestado de saúde do seu animal, cada empresa também tem sua regra. Normalmente, os atestados são emitidos dez dias antes do voo. Por isso, não se esqueça de procurar o veterinário e pedir o atestado para a viagem.

E você, está programando uma viagem ou conhece alguém que vai viajar e precisa saber como transportar animais em aviões? Então compartilhe esse texto para que a pessoa também entenda como conseguir viajar com o animal em segurança.