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Conheça os 4 programas que utilizam as notas do Enem

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estudantes de vestibular

A primeira prova do Enem 2022 acontece neste domingo, 13. E em meio a preparação dos últimos detalhes, muitos estudantes já estão buscando entender um pouco mais sobre a prova e os programas que utilizam as notas do Enem.

Vale lembrar que o gabarito das provas costuma sair alguns dias após a realização do Exame Nacional do Ensino Médio. Enquanto a nota e o do Sisu são divulgados somente no ano que vem. 

Além disso, apesar da nota do Enem ser fixa, isso vai depender do curso de graduação que o aluno optar. Afinal, cada faculdade possui um método diferente. Entre eles, existem faculdades que utilizam a nota comum, cursos que dão pesos para a nota, entre outros.

Vale lembrar também que existem 4 programas que aceitam a nota do Enem para o ingresso no curso superior. Ficou curioso para conhecer? Então continue a leitura. Vamos falar para você um pouco sobre cada um deles. Confira!

1. Sistema de Seleção Unificada (SiSU)

Antes de mais nada, o Sistema de Seleção Unificada, conhecido também pela sigla SiSU é o programa de seleção utilizado por boa parte das universidades públicas do Brasil, sejam elas federais ou estaduais.

Cadernos de provas do Enem
As notas do Enem podem ser aproveitadas em 4 programas diferentes.

Para participar, é necessário realizar a edição mais recente do Enem (no caso, a 2021) e ter nota na redação maior que zero.

Para esse programa, o aluno tem direito a escolher duas opções de curso. A partir da quantidade de alunos que manifestam interesse em fazer a mesma graduação, cria-se uma média. E essa média é chamada de nota de corte para o curso.

Com o decorrer dos dias, essa nota de corte pode aumentar ou diminuir de acordo com o número de inscritos. Também é possível utilizar as vagas reservadas para alunos cotistas, se o curso ou a universidade disponibilizar.

Por fim, com o final do prazo determinado pelo Ministério da Educação (Mec) é possível saber quem passou ou não e se inscrever para as listas de espera.

2. Programa Universidade para Todos (Prouni)

Já o Prouni é um programa que possibilita que o estudante que participou do Enem tenha acesso à bolsas de estudo integral (100%) ou parcial (50%). No entanto, é necessário que o participante cumpra alguns pré-requisitos. Veja abaixo:

  • para a bolsa integral, o estudante que tem renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio;
  • no caso da bolsa parcial, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Para participar do Prouni, o estudante não pode ter diploma de curso superior e precisa, necessariamente, ter participado do Enem mais recente. Além disso, o aluno tem que obter, no mínimo, 450 pontos de média das notas do exame. Assim como no caso do Sisu, o estudante não pode ter zerado a redação.

O processo de seleção para o Prouni acontece pouco tempo depois do encerramento do SiSU. Assim, aqueles que não passarem podem se inscrever no programa.

3. Fundo de Financiamento Estudantil (Fies)

Mais um programa que utiliza as notas do Enem é o Fies. Ele é oferecido como um financiamento para cursos de universidades privadas, com juros reduzidos.

A escala de financiamento varia de acordo com a renda familiar do participante. Durante a graduação, o estudante arca com o valor da coparticipação junto ao agente financeiro. Esse percentual equivale a parcela dos encargos educacionais não financiados. 

Após concluir o curso, o estudante amortiza o saldo devedor do financiamento de acordo com a sua realidade financeira, considerando a renda específica de cada beneficiado.

4. Enem Portugal

Por fim, outro programa pouco conhecido que utiliza as notas do Enem é o Enem Portugal, que possibilita o uso das notas do Enem em instituições de ensino superior portuguesas.

Atualmente, cerca de 51 universidades possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame.

Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal. No entanto, cada instituição define as regras e os pesos para uso das notas.

Sendo assim, vale ressaltar que os convênios não envolvem transferência de recursos e não preveem financiamento estudantil pelo governo brasileiro.

Mesmo com esse acordo, os estudantes brasileiros que optarem pela formação em Portugal, e porventura, desejarem voltar para o Brasil terão que passar por revalidação de diplomas para exercício profissional

Outras universidades no exterior que aceitam o Enem 

Engana-se quem pensa que somente as faculdades de Portugal permitem que os brasileiros ingressem nas universidades usando a nota do Enem. Outros países da Europa também consideram o Exame como forma de ingresso.

Está duvidando? Calma que vamos te dar algumas opções que pode ser o sonho de muitos estudantes brasileiros.

O Reino Unido, por exemplo, exige a nota do Enem para que os alunos possam ingressar nas universidades de Oxford, Kingston e Bristol. Mas vale ressaltar que além da nota do Exame Nacional, essas faculdades ainda podem solicitar que você realize o vestibular local. 

Outro possibilidade está na França, mas o processo das universidades francesas é um pouco mais complexo. Uma exigência é que o aluno tenha sido aprovado aqui no Brasil em cursos que sejam semelhantes ao que está querendo realizar no país.

E a lista de países não acaba, nos Estados Unidos você tem a opção da New York University também aceita a do ENEM. E o melhor é que é para todos os cursos de graduação.

Por fim, mas não menos importante é a Universidade de Toronto, no Canadá, que exige que os brasileiros apresentem a nota do Enem junto com o diploma do Ensino Médio para ingressar na faculdade..

Agora que você já conhece um pouco melhor os 4 programas que utilizam a nota do Enem, que tal saber como utilizar a notas do Enem para universidades estrangeiras.

*Colaboração: Juliana Favorito

Qual é o melhor banco para abrir uma conta MEI? Veja 3 opções!

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casal analisando papelada de empresa

Qual é o melhor banco para abrir uma conta MEI? A verdade é que a resposta para essa pergunta pode ser bem volátil, pois cada empreendedor tem suas necessidades e bancos cujos serviços podem ou não atendê-las. 

Por exemplo, oferecer uma boa máquina de cartão de crédito pode ser um critério fundamental para um empreendedor com uma loja física. Porém, pode não ser tão relevante para quem não passar cartão em seu negócio. 

Para o primeiro empreendedor, a melhor conta PJ será uma que ofereça a máquina, talvez mesmo que essa conta tenha uma tarifa cara. Para o segundo, vale mais a pena pegar uma conta gratuita, mesmo que não tenha máquina. 

Por isso, neste artigo, vamos apresentar uma lista com três opções de contas para pessoas jurídicas, em especial Microempreendedores Individuais. Mas antes de falar quais são, vamos ensinar como escolher a melhor conta para você.

Como escolher o melhor banco para abrir uma conta MEI?

Escolher o melhor banco para abrir uma conta MEI pode ser desafiador e exige pesquisa. Mas seguindo o passo a passo a seguir você estará em um bom começo!

1º passo – Anote todas as suas necessidades enquanto empreendedor. Escreva uma lista, por exemplo, se você precisa de máquina de cartão de crédito, se precisa de ofertas de crédito, se que um cartão de crédito para seu negócio

2º passo – Tente rankear todos esses serviços que você identificou que precisa, do mais importante para o menos importante. Exemplo: se seu negócio é muito pequeno e você precisa economizar, não ter tarifa de manutenção e taxas baixas deve ser um dos primeiros itens da lista.

3º passo – Anote todos os bancos que você conhece e oferecem uma conta para Microempreendedor Individual. De preferência, limite-se a instituições que possuem reputação boa (todas as que listamos a seguir possuem, mas você pode acrescentar mais à lista)

4º passo – Faça uma planilha ou anote em um papel quais serviços e produtos cada banco oferece e já risque da lista aqueles que não oferecem os itens que são prioridade para o seu negócio (aqueles que você ranqueou no segundo passo).

5º passo – Agora você sabe quais bancos, dentre os que possuem boa reputação, oferecem os serviços que você mais precisa. Basta comparar possíveis custos, como taxas de manutenção e tarifas, para identificar a melhor escolha para seu negócio.

+ Saiba como abrir conta PJ do Nubank

Home segura um celular e um cartão de crédito Ourocard Empreendedor
Bancos digitais oferecem conta MEI sem tarifas de manutenção

Qual é o melhor banco para abrir uma conta MEI?

Não existe o melhor banco para abrir uma conta MEI, mas sim o melhor banco para VOCÊ. Como detalhado acima, é fundamental verificar quais são as necessidades do seu negócio e o quão bem cada instituição financeira atende essa demanda. 

Para ajudar, listamos algumas opções de bancos com contas para pessoas jurídicas. Há apenas bancos com reputação boa ou ótima, com autorização do Banco Central para atuarem no mercado. 

Mas isso não quer dizer que você deve se limitar a esta lista.

BTG

A conta PJ do BTG Pactual não tem taxa de manutenção, é 100% digital e pensada para o pequeno e médio empreendedor. Ou seja, tem serviços de conta corrente pensados para empreendedores do tipo MEI. 

Alguns dos benefícios e serviços incluem antecipação das suas vendas feitas a prazo, linha de crédito, emissão de boletos, possibilidade de pagar fornecedores e tributos individualmente ou em lote, entre outros.

Para abrir a conta basta fazer o cadastro no site do banco, na página “criar conta”. Será necessário apresentar o contrato social e a documentação dos representantes legais da empresa.

Itaú

O banco Itaú tem uma conta voltada especificamente para empreendedores MEI. Entre os bancos tradicionais, este está entre os que possuem melhor reputação entre clientes e menos reclamações nas plataformas de avaliação na internet. 

Embora seja um banco tradicional, a conta MEI pode ser aberta online. O cliente pode optar por contratar dois planos diferentes:

  • Plano Adapt MEI + maquininha Rede, a maquininha sai por R$69 por mês e R$29 na mensalidade do plano
  • Plano Adapt MEI sem a maquininha, pagando R$78 por mês

Pix, soluções de crédito, cartão de crédito, ferramentas para administrar o negócio estão entre os serviços oferecidos. O primeiro passo para abrir a conta é preencher o cadastro no site com os dados pessoais e da empresa.

Inter

A terceira opção de conta para MEI é a do banco Inter, um dos mais reconhecidos e um dos pioneiros entre bancos digitais. Esta é mais uma opção sem tarifa de manutenção, além de oferecer:

  • emissão de boletos gratuitos
  • Pix gratuito
  • cartão de crédito sem anuidade (sujeito a análise)
  • 100 TEDs e 100 boletos gratuitos por mês

Para quem já é correntista do Inter como pessoa física, uma vantagem é movimentar a conta pessoal e fazer a gestão financeira do negócio no mesmo app. O banco oferece também atendimento 24 horas.

Para abrir a conta no Inter o cadastro também é pelo site da instituição, na página da conta e clicando em “abrir conta”. Depois de preencher os dados, eles serão enviados para análise e o retorno chegará por e-mail.

O conteúdo ajudou? Conte nos comentários outra conta para Microempreendedores Individuais sobre a qual você gostaria de saber mais!

Leia também – Conhece a conta Digital MEI C6 Bank? Confira se vale a pena e como abrir!

Entenda como funciona a tabela regressiva da renda fixa

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mulher mexendo em um celular e em moedas que estão empilhadas em uma mesa

A tabela regressiva dos investimentos de renda fixa tem grande importância no planejamento financeiro. Afinal, é ela que determina qual será o desconto sobre os rendimentos de algumas aplicações.

Não sabe do que estamos falando? Acontece que muitos investimentos de renda fixa sofrem incidência de dois impostos: o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e o Imposto de Renda (IR).

A tabela regressiva mostra qual será a alíquota de cada imposto aplicada no rendimento de um título, de acordo com o prazo no qual o dinheiro ficou investido. É chamada de regressiva, porque quanto mais tempo de aplicação, menor é a alíquota cobrada. 

É por isso que dizem que quanto mais tempo o dinheiro fica aplicado nesse tipo de investimento, maior é o rendimento. O desconto dos impostos não é aplicado sobre o valor total investido, mas sim sobre o rendimento no período.

Mas nem todos os investimentos de renda fixa sofrem essas tributações. Além disso, cada imposto tem suas próprias alíquotas, ou seja, sua própria tabela regressiva, como veremos ao longo deste artigo.

Quais investimentos da Renda Fixa são taxados?

Alguns investimentos de renda fixa sofrem incidência do Imposto de Renda e do IOF, como:

  • Tesouro Direto
  • Certificados de Depósito Bancário (CDB)
  • Letra Financeira (LF)
  • Debêntures comuns

No entanto, o IOF só incide sobre o rendimento dessas aplicações se o resgate acontecer antes do 30º dia de aplicação. Ou seja, resgates após 30 dias sempre são isentos do IOF.

Quando o resgate acontece antes desse prazo, são aplicadas as alíquotas da tabela regressiva como veremos mais à frente.

Existem também investimentos que são isentos de Imposto de Renda, como a poupança, por exemplo, LCI, LCA, CRI e CRA. 

Porém, é fundamental destacar que o simples fato de alguns investimentos serem tributados não os torna menos atraentes que os investimentos isentos de impostos. A poupança, por exemplo, mesmo sendo isenta ainda dá menos retorno que o Tesouro Direto.

Tabela regressiva da renda fixa

Quando se fala em tabela regressiva da renda fixa, na verdade podemos mencionar duas tabelas: a do Imposto de Renda e do IOF. Cada tributo tem suas próprias alíquotas, portanto são tabelas diferentes.

Tabela regressiva IR:

Prazo do investimentoAlíquota
De 0 até 180 dias22,5%
De 181 até 360 dias20%
De 361 até 720 dias17,5%
Acima de 721 dias15%

Na prática, funciona assim: se uma pessoa investir no Tesouro Direto, por exemplo, por um prazo de 180 dias, 22,5% do rendimento terá desconto a título de IR. Esse percentual é aplicado somente sobre o rendimento do período e não sobre o total investido.

Se uma aplicação do mesmo tipo ficar aplicada por mais de 721 dias, o desconto será bem menor: 15% sobre o rendimento do período.

Mão colocando moeda de um real em um pote com fileiras de moedas e cofre ao lado
Tabela regressiva da renda fixa muda de imposto para imposto: IR e IOF

Tabela regressiva do IOF na renda fixa:

DiasAlíquotaDiasAlíquota
196%1646%
293%1743%
390%1840%
486%1936%
583%2033%
680%2130%
776%2226%
873%2323%
970%2420%
1066%2516%
1163%2613%
1260%2710%
1356%286%
1453%293%
1550%300%

A tabela regressiva do IOF é bem maior e a variação de alíquotas também é bem mais ampla, pois os percentuais diminuem a cada dia a mais de aplicação. O desconto chega a 96% se o dinheiro ficar só um dia aplicado, por exemplo. 

Por outro lado, se o investidor esperar 30 dias para resgatar, não perderá nada de IOF. E se resgatar no 29º dia após a aplicação, o desconto será de apenas 3% sobre o rendimento.

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O que é uma startup? Qual a diferença entre esse tipo de empresa e outros?

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imagem 3d de foguete

É muito provável que você já tenha escutado falar em startup. Afinal, o termo está cada vez mais comum nas nossas vidas. Apesar disso, ainda existem dúvidas sobre o que é e da sua diferença para as empresas comuns.

E se você acha que uma startup não está presente no seu dia a dia, está muito enganado. Isso porque muitas empresas começaram dessa forma até ganharem a importância que possuem. 

Um exemplo disso é o Nubank que surgiu justamente como uma startup financeira, mas que, atualmente, é vista como uma grande empresa e é até mesmo comparada com outras instituições financeiras.

Mas, afinal, o que seria uma startup? Como ela funciona e o que a diferencia das demais empresas que já existem e estão há anos no mercado? Para descobrir é só continuar lendo este artigo!

O que é uma startup?

Caso você ainda não saiba, uma startup nada mais é do que uma empresa que está surgindo no mercado e que possui um modelo de negócio escalável e repetível. Mas é claro que também precisa ter uma ideia inovadora e que cause um impacto na sociedade.

E isso vale tanto para um produto quanto para um serviço que resolva o problema de uma parte da população. Vale ressaltar ainda que esse tipo de empresa é considerada de alto risco.

Mas, por qual motivo?

Simples: porque ela simplesmente é um modelo de negócio que ainda não foi testado e que precisa ser aprovado. Além disso, o negócio precisa ser sustentável durante o crescimento da empresa em si. 

Vale lembrar ainda que por ser uma empresa que está no início dificilmente ela trará resultados imediatos, mas ao longo do tempo eles poderão ser positivos. Como foi o caso do Nubank, citado acima.

Outro ponto é que muitas pessoas ligam as startups somente ao mercado de tecnologia ou de finanças, o que é um grande erro. Isso porque esse tipo de empresa pode ser de qualquer ramo, contando que a solução oferecida não exista no mercado.

Quais as características de uma startup?

Como você pôde ver acima, para ser uma startup é necessário que ela se diferencie das empresas tradicionais. Portanto, existem sim alguns “pré-requisitos” que qualificam ou caracterizam esse modelo de negócio.

Pré-requisitos esses que não são tão existentes nas empresas comuns, por exemplo. São eles:

  • Ser repetível e escalável;
  • Requer investimentos;
  • Ser inovadora; 
  • Correr riscos.

Se você conhece uma empresa do mercado que possui esses quatro pontos, certamente ela se enquadra no perfil de uma startup.

Muita gente tem dúvida do conceito repetível e escalável. Na prática, significa entregar um produto ou serviço de maneira ilimitada, com um poder de crescimento com zero impacto no custo da empresa. 

+ Saiba o que um investidor-anjo busca em uma startup

Portanto, uma startup pode se expandir sem necessariamente alterar, afetar ou comprometer o seu modelo de negócio. A sua receita cresce, mas os custos acompanham de forma gradativa.

Qualquer pessoa pode abrir uma startup?

Na prática, sim. Se você conseguir cumprir os requisitos acima, ter como investir ou tirar investimentos e uma proposta inovadora, estará apto a abrir uma startup.

Geralmente, uma startup não costuma ser aberta por apenas uma pessoa, mas por um grupo ou por pelo menos mais de um investidor. 

+ Veja as 25 startups brasileiras com maior potencial de crescimento

Vale destacar ainda que qualquer negócio, de qualquer ramo, pode se adaptar ao modelo de startup. Muitos atrelam startups a empresas de tecnologia, mas isso não é uma premissa ou regra.

O que acontece é que empresas dessa área são abertas com mais frequência no modelo startup, pelo simples fato de que o custo é menor do que em outras áreas. Além disso, expandir o negócio neste formato acaba sendo mais fácil e menos custoso, tanto em questão de tempo e investimento.

Este conteúdo te ajudou? Quer saber mais sobre startup? Deixe um comentário e diga quais são as suas percepções sobre essa proposta de empresa!

Leia também do FinanceOne:

“Praia Bitcoin” aceita pagamento com criptomoeda em todos os estabelecimentos

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Símbolo do Bitcoin em metal sobre um fundo azul

Está pensando em viajar para Jericoacoara? Então, saiba que a região conta com a Praia Bitcoin. A novidade é considerada um dos experimentos mais inovadores e empolgantes no Nordeste. 

Dessa forma, os turistas e moradores da região poderão começar a pagar os estabelecimentos da Praia Bitcoin com criptomoedas. Seja por curiosidade ou por interesse em realizar transações com os criptoativos, o fato é que a notícia está dando o que falar.

Para quem não sabe a ideia foi inspirada no Bitcoin Beach, que está localizado na Playa El Zonte, em El Salvador. Vale ressaltar que no país já existe um forte movimento de adoção no uso do Bitcoin como forma de pagamento.

Mas como funciona e qual o objetivo da Praia Bitcoin em Jericoacoara? Será que todo o comércio já aceita esta criptomoeda como forma de pagamento? É o que iremos te contar ao longo deste artigo!

Qual é o objetivo da Praia Bitcoin brasileira? 

Como já foi dito acima, a Praia Bitcoin foi inspirada na de El Salvador e vem sendo implementada, aqui no Brasil, pelo empresário Fernando Motolese. Uma curiosidade é que o projeto inicial chamava-se Bitcoin Beach Brasil.

Porém, acabou que o nome foi alterado para Praia Bitcoin. Mas neste momento, você deve estar se perguntando qual é o objetivo dessa novidade, certo? Calma que a gente te conta!

O principal objetivo é dar a possibilidade tanto para turistas quanto os microempresários da região uma alternativa universal e descentralizada de pagamento pelos serviços prestados e oferecidos.

Mulher de óculos segura uma moeda dourada com o símbolo do Bitcoin em frente ao rosto
Agora é possível fazer compras nos estabelecimentos de Jericoacoara com Bitocoin

Para quem nunca foi à Jericoacoara, a região não possui caixa eletrônico para saques de dinheiro. Isso acaba dificultando o comércio local na hora de realizar vendas, já que o uso de dinheiro em espécie vem diminuindo.

Por isso, muitos turistas acabam fazendo uso de cartões de débito e/ou crédito para fazer compras na cidade. Porém, para o comércio a prática não é uma das mais vantajosas já que os microempresários acabam ficando sem dinheiro nas mãos.

Praia Bitcoin: quais estabelecimentos já aceitam?

A novidade vem ganhando adesão máxima e sendo bem recebida pela população e lojistas. Inclusive, mais de 10 estabelecimentos já estão aceitando este meio de pagamento e fazendo parte do projeto.

Para se ter uma ideia, no próprio site do projeto já consta um documento informativo dizendo que comércios, artesãos e outros artistas já estão aceitando a criptomoeda para ser uma opção de pagamento.

São, atualmente, 10 comércios variados (agência de turismo, padarias e pousadas), além de 3 projetos sociais e oito trabalhadores autônomos que já aceitam o Praia Bitcoin.

De acordo com a organização do projeto, a expectativa é de que essa lista aumente de forma gradativa.

+ CVM dá parecer sobre regulamentação de criptomoedas. Entenda

Outro ponto relatado é que mais de 120 pessoas já usam o Praia Bitcoin como forma de pagamento por meio da carteira virtual. Também foi publicado que cerca de R$3.411,31, o equivalente a 0,033 Bitcoins, circulam na economia do Praia Bitcoin.

Como surgiu o Praia Bitcoin?

Embora já saiba que a Praia Bitcoin foi inspirada na de El Salvador, você tem ideia como este projeto surgiu ou saiu do papel?

Bom, ele teve o seu start na quarentena, durante a pandemia da Covid-19. Foi identificado que a ausência de bancos na região seria um problema e que já tinha passado da hora de uma solução.

O empresário Fernando Motolese criou uma boa conexão com a comunidade local e começou a pensar em uma forma de solucionar este ponto, já que a região era destaque no turismo, mas não tinha nenhuma agência bancária à disposição.

Inclusive, os moradores tinham que se deslocar para ir a uma agência bancária e realizar transações. Por isso, Motolese resolveu escolher o Bitcoin para dar mais liberdade financeira e trazer um projeto inovador para a população.

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Pronampe: veja como solicitar o empréstimo empresarial

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Dois homens frente a frente negociando

Desde julho, os donos das micro e pequenas empresas podem ir ao banco que desejam solicitar a linha de crédito do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe).

Para quem não sabe, o Pronampe, que foi criado em 2020, é uma medida de socorro para micro e pequenos empresários afetados pela crise econômica desencadeada pela pandemia. Com ele, as pequenas empresas podem se beneficiar do crédito para driblar a crise.

O Governo Federal prevê que vai garantir. ao menos, R$50 bilhões em crédito para as micro e pequenas empresas com o Pronamp. Vale ressaltar ainda que a nova rodada do programa vai incluir os microempreendedores, que são aproximadamente 13 milhões de pessoas.

Isso somado às mais de 5,5 milhões de micro e pequenas empresas, a nova fase do Pronampe tem o potencial de atender mais de 20 milhões de empresas e microempreendedores, que representam 98% das empresas do país.

Governo amplia prazos para quitar linhas de crédito

A boa notícia para quem solicitar o Pronampe é: o governo federal ampliou para 6 anos o prazo para as quitar linhas de crédito. As mudanças constam na Medida Provisória 1.139, de 27 de outubro de 2022.

Ou seja, o prazo das linhas de crédito passou para 72 meses. Antes era de 48 meses, sendo admitida uma prorrogação por até 12 meses.

Contudo, vale lembrar que a taxa de juros anual máxima será igual à taxa Selic acrescida de 6% ao ano.

Como solicitar o empréstimo do Pronampe?

A resposta para a primeira pergunta é simples. Para pedir o acesso ao crédito, será preciso compartilhar os dados do faturamento da empresa com o banco.

Entretanto, vale frisar que esse compartilhamento de informações será feito de forma digital, pelo portal do e-CAC que está disponível no site da Receita. Você deverá clicar em autorizar o compartilhamento de dados.

Ao finalizar o processo, você já estará apto a negociar com o banco que possui convênio. O empresário deve procurar saber se a sua instituição financeira possui convênio.

O Pronampe já foi confirmado em grandes bancos como Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Santander, Caixa Econômica Federal, entre outros.

Sendo confirmado, é só levar a documentação solicitada até a agência. Também pode ser possível realizar o pedido por meio da plataforma virtual da instituição.

O Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte inicialmente seria uma medida temporária. Porém, passou a ser uma política de crédito oficial no início de junho do ano passado.

Homem e mulher fazendo contas
Pequenas e médias empresas podem participar do Pronampe

Ou seja, agora os microempreendedores poderão se valer permanentemente desse recurso. O objetivo é conceder empréstimo para as pequenas empresas com taxas de juros baixas, mais competitivas.

Quem pode solicitar o Pronampe e qual o limite do valor?

Antes de solicitar o empréstimo, é importante destacar que essa linha de crédito é destinada exclusivamente a microempresas e empresas de pequeno porte.

Ou seja, aquelas que obedecem o limite de receita bruta estabelecido pela Lei nº 123/2006, de acordo com o tipo de empresa. Confira:

  • Micro: até R$360.000,00
  • Pequena: até R$360.000,00

Mas atenção, há um valor máximo de financiamento: até 30% da receita bruta anual da microempresa ou empresa de pequeno porte.

Esse valor deve ser calculado com base na receita bruta anual no exercício de 2019 ou 2020, o que for maior.

No caso das empresas que tenham menos de um ano de funcionamento, o limite do empréstimo corresponderá até 50% do seu capital social ou até 30% da média de seu faturamento mensal apurado desde o início de suas atividades (o que for mais vantajoso).

Cada empréstimo tem a garantia, pela União, de até 85% dos recursos. E a empresa que optar pelo financiamento precisa manter o número de empregados por até 60 dias após o pagamento da última parcela.

Como é feito o pagamento e quais são as restrições?

O dinheiro do crédito do Pronampe 2021 só pode ser usado em investimentos e capital de giro isolado. Ou seja, o empreendedor não pode usar esses recursos para distribuição de lucros e dividendos entre os sócios do negócio.

Ele pode, por exemplo, comprar equipamentos, realizar reformas, bem como fazer outros tipos de investimento e até pagar despesas operacionais, como o salário dos funcionários e contas de água e luz.

+ 5 tipos de empréstimos disponíveis no mercado

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*Colaboração: Juliana Favorito

Bolsa do Povo SP: veja 9 perguntas e respostas sobre o programa

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Tela de um computador aberta no site do Bolsa do Povo SP

O programa Bolsa do Povo SP, que reúne diversos benefícios para a população vulnerável do estado, já atendeu milhões de cidadãos. Porém, ainda existem muitas dúvidas sobre esses benefícios. 

Se você é beneficiário ou tem direito a algum dos auxílios e não sabe como recebê-los, as respostas para os principais questionamentos estão listadas a seguir. Confira!

Quais são os benefícios do Bolsa do Povo SP?

O Bolsa do Povo SP tem o objetivo de prestar assistência à população vulnerável, tendo como ponto de partida sete eixos: assistência social, educação​, esporte, habitação​, qualificação profissional​, saúde e trabalho.

A partir desses eixos, são criadas várias ações (algumas já existiam e só foram incorporadas ao Bolsa do Povo). Mas nem todas são fixas, algumas já acabaram e outras foram acrescentadas. 

Atualmente, há 19 benefícios em operação, que são:

  • Ação Jovem Cidadã – inclusão social de jovens entre 15 e 24 anos de idade
  • Renda Cidadã – auxílio de R$100 para famílias vulneráveis em decorrência do desemprego ou subemprego
  • SP Acolhe – auxílio de R$1.800 para famílias de baixa renda que perderam um membro pelo Covid
  • Bolsa Empreendedor – curso de qualificação, auxílio financeiro e formalização para  empreendedores informais em situação de vulnerabilidade
  • Centro Paula Souza – contratação de responsáveis legais de estudantes matriculados nas ETEC´s
  • CTPS Estudantes – incentivo à presença escolar com bolsas de R$1 mil
  • Auxílio Moradia – benefício destinado às despesas com moradia para famílias removidas de suas residências involuntariamente, em razão de chuvas e/ou inundações
  • Via Rápida – capacitação profissional gratuita e bolsa
  • Bolsa Trabalho – qualificação profissional, uma bolsa de R$540 e oportunidades de emprego
  • Novotec Expresso – cursos de qualificação profissional a jovens de 14 a 24 anos e bolsa de R$600
  • Educação Estudantes – auxílio de R$1 mil para estudantes
  • Viva Leite – complemento alimentar para crianças e idosos em condição de risco nutricional
  • Prospera Jovem –
  • Bolsa Talento Esportivo – apoio financeiro para atletas 
  • Vale Gás – auxílio de R$300 dividido em três parcelas
  • Bolsa Prospera Família – capacitação para famílias de baixa renda
  • Educação Responsáveis – contratação de responsáveis legais de alunos para trabalho nas escolas e capacitação
  • Acolhe Saúde – apoio financeiro para estudantes de baixa renda que estejam desempregados a 3 meses ou mais
  • VidAtiva –  prática de exercícios e atividades físicas e esportivas para idosos

Os interessados no programa devem acompanhar o site oficial do Bolsa do Povo para verificar o acréscimo de novos benefícios

Atualmente, o Prospera Família e o VidAtiva estão com inscrições abertas. Porém, os demais seguem em operação e o Vale Gás, por exemplo, está sempre com inscrições abertas.

Quem tem direito ao programa?

Isso depende de qual benefício o cidadão deseja acessar. Cada uma das ações sociais do Bolsa do Povo tem um público alvo específico. 

Portanto, é necessário acessar o site do programa, selecionar o benefício desejado e verificar as respectivas condições e requisitos.

A maioria das ações, no entanto, vai exigir que a família esteja inscrita no CadÚnico (isso pode ser feito no CRAS). Além disso, alguns programas podem requerer a comprovação de matrícula de um dos membros familiares na escola.

+ Quem recebe o Auxílio Brasil pode receber o Bolsa do Povo SP?

Como realizar a inscrição?

Alguns eixos do Bolsa do Povo possuem seu próprio mecanismo de inscrição, como Vale Gás que inscreve automaticamente a família que tem direito. Mas, de modo geral, é possível se cadastrar pelo site. Siga o passo a passo:

  1. Acesse o site oficial do Bolsa do Povo
  2. No canto superior direito da tela clique em “Como me inscrevo?” Você será redirecionado à página com a lista de todos os eixos
  3. Selecione a opção do programa desejado e clique em “inscrever-se” ou “Saiba mais”
  4. Você será redirecionado à página de cadastro ou a uma página com mais informação sobre o programa, onde pode procurar pela opção de inscrição

Não podemos deixar de esclarecer aqui que desde o início do programa, há muitos relatos de beneficiários com dificuldade para realizar cadastro ou acessar alguns benefícios. 

Se este for o caso, a alternativa é procurar a Secretaria responsável pelo benefício que você está tentando acessar ou ligar para a Central de Atendimento.

Quais são os telefones de contato do programa?

O Bolsa do Povo costuma atender os cidadãos de duaa formas: por telefone e WhatsApp. Porém, a conta de WhatsApp foi desativada.

Agora, para entrar em contato, é necessário ligar para o 0800 7979 800 (atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h).

Menino mostra celular com tela aberta no site do Bolsa do Povo SP
Bolsa do Povo SP vai beneficiar mais de 500 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social (Foto: Divulgação)

Como consultar a inscrição no Bolsa do Povo SP?

Para consultar qualquer informação sobre um dos benefícios do Bolsa do Povo SP é necessário fazer login no site.

Para isso, basta acessar a área restrita, informando o CPF e a senha que foi criada no momento da inscrição.

Caso tenha esquecido a senha, é possível recuperá-la clicando em “esqueci minha senha” logo abaixo do campo onde você a digitaria.

Como saber se o dinheiro do benefício já caiu?

Todos os benefícios em dinheiro do Bolsa do Povo são pagos por meio do cartão do programa. Para consultar o saldo, é necessário também fazer o login no site.

Se não conseguir visualizar o saldo, um dos motivos pode ser a necessidade de desbloquear o cartão.

+ O que fazer em caso de perda do cartão Bolsa do Povo SP?

Como desbloquear o cartão?

Se você chegou a receber o cartão do Bolsa do Povo, deve desbloqueá-lo para conseguir utilizar o saldo. É possível fazer isso de duas formas:

  •  pelo 0800 7979 800 (a ligação é gratuita)
  • ou pelo site do programa, na área restrita 

Se preferir, também é possível solicitar o desbloqueio nos totens Poupatempo, caso tenha RG do Estado de São Paulo emitido após agosto de 2014 ou CNH emitida no Estado de São Paulo.

Como sacar o Bolsa do Povo?

O cartão do Bolsa do Povo pode ser usado na função débito em estabelecimentos comerciais. Desta forma, o beneficiário não necessariamente precisa sacar o dinheiro.

Porém, se preferir utilizar o benefício em espécie, o saque pode ser feito nos terminais eletrônicos do Banco do Brasil. Basta inserir o cartão na máquina e seguir as instruções na tela.

O cartão do Bolsa do Povo não chegou: o que fazer?

Se o seu cartão não chegou, provavelmente o motivo é alguma dessas situação:

  • o seu pagamento será por meio do Voucher Digital
  • seu endereço está desatualizado no CadÚnico ou
  • o cartão está na agência dos Correios

No primeiro caso, o beneficiário deve esperar que o voucher volte a ficar disponível, acompanhando o site do programa ou mantendo contato com a Central de Atendimento (0800 7979 800). 

Se não é o caso, o sugerido é verificar se os dados da família no CadÚnico estão corretos, principalmente o endereço. Para isso, basta consultar o cadastro por meio do aplicativo Meu CadÚnico ou ir até o CRAS mais próximo. 

Outra opção é consultar o endereço no próprio site do programa.

Se o endereço está correto e mesmo assim o cartão não chegou, é possível que ele esteja empacado em uma agência dos Correios. Isso costuma acontecer quando a pessoa mora em área de risco ou em endereço que, por qualquer motivo, é restrito para entregas.

Neste caso, procure a agência dos Correios mais próxima e pergunte se seu cartão está lá. Se não estiver, uma alternativa é indicar no cadastro outro endereço que não seja restrito, como a casa de um parente de confiança. 

Assim o cartão será enviado novamente para esse novo endereço.

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O que é Position Trade? Entenda como esse tipo de operação funciona!

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homem olhando a tela de um computador com as ações

Muitos iniciantes costumam se confundir com as diversas operações possíveis no mercado financeiro. “day trade”, “swing trade” e “position trade” são três modalidades diferentes, com foco em janelas temporais distintas. Portanto, neste artigo, vamos explicar de forma detalhada o que é position trade.

Em termos simples, é uma estratégia de especulação que pode ser adotada na bolsa de valores. Portanto, ela prevê a compra e a venda de ativos ou derivativos financeiros em um prazo menor, em busca de um resultado que gere rentabilidade.

A principal característica do position trade ocorre em um período médio, podendo chegar a meses ou mesmo anos. Porém, devido aos seus objetivos, ela é especulativa — então não é considerada uma estratégia de investimento.

Como funciona o position trade?

Quanto ao funcionamento, o position trade começa com a identificação de uma oportunidade de interesse do especulador.

Por meio de uma análise técnica — ou gráfica, o trader reconhece que um ativo ou derivativo pode gerar ganhos em determinado momento. Isso leva à abertura e montagem de uma posição.

Após a alocação de recursos, o operador deve acompanhar o mercado para encontrar tendências de movimentação. Muitas vezes, a operação de position trade é fechada quando ocorre a reversão de tendência. Porém, ela também pode ser fechada quando o desempenho buscado é alcançado.

Além disso, o processo de negociação acontece na bolsa de valores e pode ser usado nos diversos mercados. Ou seja, é possível fazer trade no mercado à vista ou no mercado futuro, por exemplo.

Também vale saber que existem duas estratégias principais de position trade. A primeira consiste em operar comprado, o que faz com que os ganhos dependam de uma valorização do ativo ou derivativo.

É o que acontece com o position trader que abre uma posição ao comprar uma ação e encerra a operação ao vendê-la após meses ou anos. Já a segunda estratégia envolve operar vendido. Nesse caso, a abertura de posição se baseia em vender o ativo ou derivativo de interesse.

A ideia é que, no fechamento da posição, tenha acontecido a queda no preço do ativo que será recomprado. Nesse caso, é bastante comum recorrer ao aluguel de ações, que não exigirá dispor dos ativos na carteira ou se desfazer deles.

Assim, o especulador visa comprar o papel por um preço menor, devolver o aluguel e consolidar o lucro pela diferença positiva entre venda e compra.

+ Swing trade: saiba o que é qual diferente do day trade

4 benefícios do position trade

Abaixo, selecionamos as principais vantagens de investir na Bolsa de Valores com o position trade. Veja:

1 – Custos reduzidos

Como o position trade ocorre no longo prazo, o investidor paga menos taxas referentes à corretagem de operações, justamente porque realiza menos compras e vendas em comparação a outras modalidades, como o day trade, por exemplo.

2 – Exige menos análises de curto prazo

Outra vantagem é que, no position trade, o investidor precisa dedicar menos tempo à análise de gráficos de curto prazo do que necessitaria no day trade. Para o position trade, fluxos momentâneos não importam tanto, e o investidor pode se concentrar em um horizonte mais longo, sem tantas movimentações.

3 – Permite rentabilidade no longo prazo

Por ser uma operação de longo prazo, o position trade é uma boa opção para quem busca um investimento para construção e multiplicação do patrimônio para a aposentadoria.

4 – Oscilações diárias não afetam o investidor

Uma vez que esse tipo de operação tem como foco o longo prazo, o investidor pode tolerar quedas momentâneas nas ações sem perder de vista os seus objetivos.

É o contrário do day trade, por exemplo, em que variações de segundos e minutos interferem em todo o racional da compra.

+ O que significa short squeeze na Bolsa de Valores? Qual é o objetivo?

Mini índice: entenda o que é, como funciona e como operar

pessoas conversando sobre investimento
Position trade é uma operação de prazo mais longo.

Como fazer um position trade?

A chave para um position trader bem-sucedido é ter bastante parcimônia na escolha da sua posição.

É necessário entender o contexto local, o cenário macroeconômico e, em caso de ações, os fundamentos de uma empresa. Assim como o investidor de longo prazo, em um position trade em ações, o operador escolhe as empresas que ele acredita que terão sucesso em um período mais longo.

Uma vez que você estudou e escolheu sua posição, o segundo passo é montar sua estratégia de position trade.

Você precisa definir um alvo para sua posição (stop-gain) e um uma série de alvos para fazer parciais do lucro obtido. Sua estratégia também deve incluir uma saída (stop-loss), caso sua posição não esteja seguindo o rumo que você esperava.

Depois de ter uma estratégia bem definida, o próximo passo é abrir seu home-broker e colocar sua ordem. Você pode optar por comprar as ações diretamente de uma corretora ou de uma plataforma de negociação de ativos.

Lembre-se, um position trade é um investimento a longo prazo. Isso significa que você precisará ter resiliência para manter sua posição por um período de tempo relativamente longo para que possa obter um retorno.

Se você tiver paciência, um position trade bem-sucedido pode gerar retornos muito maiores do que um day-trade ou um swing-trade.

Atenção!

Para fazer position trade, antes de iniciar as operações, é preciso buscar o máximo de conhecimento sobre renda variável. Só assim o investidor consegue identificar as melhores oportunidades, avaliar criticamente os relatórios das empresas e tomar decisões no momento certo.

Lembre-se de que o mercado financeiro é um universo complexo, que demanda análise, decisões fundamentadas em dados e consciência sobre os riscos envolvidos.

Na jornada de busca por conhecimento, o FinanceOne é o seu melhor aliado. Aqui, você fica por dentro de tudo sobre o mercado financeiro.

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Quanto tempo depois de limpar o nome consigo acessar o crédito? Entenda!

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mulher preocupada com golpe

Você estava com restrições no seu nome e pagou todas as suas dívidas. Agora, após limpar o nome, quer solicitar um crédito, mas não está conseguindo. Quanto tempo será que precisa esperar para ele ser aprovado?

É importante dizer que nem sempre já na primeira tentativa a sua solicitação será aprovada, devido ao seu score, que provavelmente ainda não estará alto. Além disso, saiba que quitar a dívida não vai fazer o seu CPF ter uma pontuação mais alta do dia para a noite.

Por isso, ter uma certa paciência para conseguir aprovar empréstimos, financiamentos e até mesmo pedidos de cartões de crédito é essencial. Mas quanto tempo leva depois de limpar o nome que é possível ter a aprovação?

Para saber continue lendo este artigo que iremos te contar tudo sobre o assunto!

Quanto tempo depois de limpar o nome consigo aprovar um crédito?

Na teoria, após limpar o seu nome você já poderia ter um crédito aprovado, independentemente de qual fosse. Porém, na prática, nem sempre é assim, já que as instituições financeiras também avaliam outros fatores além da inadimplência.

pessoa segurando notas de real
Não existe um tempo certo para conseguir um crédito após limpar o nome

E quais seriam esses fatores? Inúmeros! E vamos listar alguns abaixo para te ajudar a entender melhor.

-> Comprovação de renda: é avaliado quanto você recebe mensalmente e o valor do crédito solicitado, para saber se tem condições de pagar as parcelas;

-> Movimentação bancária: nesse caso as financeiras buscam entender melhor qual é a sua relação com o crédito, se você só realiza compras no dinheiro ou débito pode não ser bem avaliado;

-> Declaração do Imposto de Renda: essa é uma ótima forma de comprovar renda, além de mostrar que você tem uma boa relação financeira.

Sendo assim, não há como definir o tempo certo, tudo vai depender de como é o seu perfil de consumidor e o que as instituições financeiras estão avaliando na hora de aprovar o seu crédito.

Qual o prazo para uma empresa limpar o nome sujo?

Embora não haja um prazo exato para você começar a ter novos empréstimos, financiamentos e créditos aprovados, existe um prazo para o seu nome sair da restrição. Você sabia?

Se você realizou o pagamento da dívida ou acordo, feito com a instituição ou com alguma empresa mediadora, saiba que o prazo é de cinco dias úteis para que seu nome saia do banco de dados de inadimplentes.

+ Descubra se quem tem nome sujo tem direito ao cheque especial

Essa informação foi confirmada pelo Serasa, que ainda diz que a empresa deve entregar ao cliente um recibo ou comprovante de quitação da dívida. Portanto, exija o documento para ter este respaldo.

O que fazer se o prazo acabou e o nome segue ‘sujo’?

Você fez o pagamento da dívida, o prazo de cinco dias úteis passou e o seu nome permanece “sujo”, constando na lista de inadimplentes. O que fazer nesses casos?

O Serasa recomenda, primeiramente, entrar em contato com a empresa credora, ou seja, aquela à qual você tinha uma dívida e não tem mais. 

O seu papel será avisar que já foi realizado o pagamento e pedir a baixa do seu nome na lista de inadimplentes. Afinal, isso pode atrasar as suas chances de novos créditos no mercado.

Se, mesmo com o seu contato, a empresa não prosseguir com a baixa no seu nome, você poderá tentar resolver a situação buscando ajuda com os órgãos de defesa do consumidor. Por exemplo, fazendo uma reclamação formal ao Procon do seu estado.

Vale destacar sempre que o prazo de cinco dias começa a contar a partir do pagamento da dívida e não da realização do acordo.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com um amigo que tem dúvidas sobre nome sujo e inadimplência. 

Leia mais no FinanceOne:

Senado aprova medida que garante Auxílio Brasil de R$600 até dezembro

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Pessoa segurando o cartão do Auxílio Brasil

O plenário do Senado Federal aprovou nesta quarta-feira, 9, a medida provisória que liberou crédito para pagar o Auxílio Brasil de R$600 até dezembro. MP já estava em vigor desde julho, mas ainda precisava do aval do Congresso.

A proposta foi aprovada nesta quarta pelo Senado e na terça pela Câmara. O texto prevê um crédito extraordinário de R$27 bilhões ao Ministério da Cidadania.

Esse é o dinheiro que garante o aumento de R$200 do benefício até dezembro. O valor com aumento começou a ser pago em agosto. O texto segue para promulgação.

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 15 de 2022 criou um estado de emergência para ampliar o pagamento de benefícios sociais até o fim do ano. Além do Auxílio Brasil, também dobrou o valor do vale gás e estabeleceu outros benefícios, como dos caminhoneiros e taxistas.

Vale lembrar que o Auxílio Brasil, originalmente, não tinha um valor fixo. A parcela de cada família dependia de seu perfil — quantidade de filhos, idades, se estudam, se participam de projetos estudantis etc. 

No entanto, em maio o presidente Bolsonaro sancionou uma lei que criou o piso mínimo de R$400. A nova proposta de aumentar o benefício para R$600 tem previsão para acabar em dezembro. 

Auxílio Brasil ainda será de R$600 em 2023?

Para o ano que vem, o novo presidente eleito, Lula, quer manter o Auxílio Brasil em R$600. Porém, precisará aprovar uma PEC liberando mais recursos para isso, já que o orçamento do governo Bolsonaro não prevê manter o benefício neste patamar.

A MP atual está valendo desde o dia 1° de agosto e vai até 31 de dezembro de 2022.

O auxílio gás, que é pago a cada dois meses também teve aumento, dobrando de 50% para 100% da média nacional do preço do botijão de 13 kg.

Outros conteúdos da proposta ‘emergencial’:

  • Bolsa-caminhoneiro: criação de um benefício de R$ 1 mil (custo estimado: R$ 5,4 bilhões);
  • Transporte gratuito de idosos: compensação aos estados para atender a gratuidade, já prevista em lei, do transporte público de idosos (custo estimado: R$ 2,5 bilhões);<
  • Etanol: repasse de até R$ 3,8 bilhões a estados para manutenção do ICMS em 12% para manter a competitividade do biocombustível em relação à gasolina;
  • Taxistas: auxílio-gasolina de R$ 200 para os taxistas ao custo de R$ 2 bilhões;
  • Alimenta Brasil: R$ 500 milhões seriam direcionados ao programa para a compra de alimentos de agricultores familiares.
Celular com logo do Auxílio Brasil
Proposta de aumentar Auxílio Brasil será levada ao Congresso na semana que vem

Lei eleitoral é empecilho para aumentar o Auxílio Brasil?

Se você conhece a lei eleitoral, já deve saber que, em teoria, o presidente não poderia aumentar o Auxílio Brasil. 

Isso porque ela prevê que programas sociais não podem ser ampliados, nem criados em ano de eleição – justamente para não serem usados como campanha. 

No entanto, segundo reportagem do jornal O Globo, a proposta de emenda à Constituição (PEC) que, inicialmente, pretendia zerar o ICMS do óleo diesel instituiu um estado de emergência. 

Nessa condição, o aumento dos auxílios pode ser concedido. Os aumentos do Auxílio Brasil e do vale gás serão, portanto, incluídos nesta PEC — que ficou conhecida como PEC dos combustíveis. 

Famílias precisam estar no CadÚnico para receber Auxílio

No final de maio, o presidente Bolsonaro sancionou a lei que estabeleceu o piso mínimo de R$400 para o programa. Se o Auxílio Brasil aumentar, serão, pelo menos, R$200 a mais nas parcelas das famílias beneficiárias até dezembro. 

Originalmente, o benefício tinha o tíquete médio de R$224, dependendo do perfil de cada família.

Os três benefícios principais são:

BenefícioQuem recebeValor mensal
Primeira Infânciacrianças até 36 meses incompletos (3 anos)R$130
Composição Familiarjovens de até 21 anos incompletos (o jovem precisa estar devidamente matriculado na escola)R$65
Superação da Extrema Pobrezafamílias que mesmo recebendo os outros dois benefícios, ainda não superam a linha da extrema pobreza (renda de R$100 por pessoa)valor variável

Para chegar ao mínimo de R$400, as famílias cuja parcela fica abaixo da faixa recebem um acréscimo de forma automática. 

O programa é destinado às famílias com renda mensal per capita (por pessoa) de até R$200 mensais e que tenham, em sua composição: gestantes, mães que amamentam ou crianças/ jovens de 0 a 21 anos.

Mas no caso de jovens com idade entre 18 e 21 anos, é preciso que eles estejam matriculados no ensino básico para ter direito.

Para receber o benefício, é necessário estar inscrito no CadÚnico e com os dados atualizados. O cadastro pode ser feito no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo ou em postos de atendimento do CadÚnico.

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