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O que é um desdobramento de ações? Entenda como funciona!

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homem olhando a tela de um computador com as ações

Você já escutou falar no termo desdobramento de ações – também conhecido como split? Quem investe neste mercado já deve conhecer o termo, mas nem sempre o que ele significa e como funciona, por exemplo. 

Apesar de não ser algo novo, este é um assunto que ainda gera muitas dúvidas entre os investidores. Até mesmo quem já aplica no mercado financeiro há um tempo costuma ter questionamentos sobre.

O primeiro ponto que você precisa saber é que o desdobramento de ações ocorre em diversas empresas ao longo do ano e, por isso, ele é mais comum do que você pode imaginar.

E para acabar com todas as dúvidas sobre o que seria o desdobramento de ações e como ele funciona, preparamos este artigo com as principais informações que você precisa saber antes de investir.

O que é o desdobramento de ações?

Ainda não sabe o que é o desdobramento de ações? Então, chegou o momento de acabar com isso e entender de uma vez por todas o significado deste termo que é importante no mercado financeiro.

O desdobramento de ações nada mais é do que o processo pelo qual as empresas passam quando dividem as ações com o objetivo de aumentar o número de ativos em circulação. 

Ficou confuso? Calma que a gente te explica.

Esse processo seria a divisão do número total de papéis que a empresa possui em frações menores. Isso tudo sem nenhuma alteração no valor de mercado da instituição em questão.

Dessa forma, quem já havia comprado ações anteriormente da empresa realizando o desdobramento de ações, passa a ter mais ativos. Porém, o valor que eles investiram nos papéis seguem inalterados.

pessoa analisando graficos
O desdobramento de ações acontece quando a empresa divide o total de papéis em frações menores

Mas qual seria o objetivo da empresa ao realizar esse tipo de ação? A resposta é simples: ao dividir o market cap da instituição em um número maior de ações, isso faz com que a cotação inicial seja menor e a liquidez dos papéis aumente. 

Como funciona o desdobramento de ações?

Por mais que pareça difícil e complicado, não é tão inviável entender como funciona o processo do desdobramento de ações. 

Primeiro, você precisa entender que cada ação é correspondente a uma fração do quanto vale determinada companhia de capital aberto. 

+ Vale a pena comprar ações da Petrobras hoje? Entenda!

Além disso, para que não ocorra alteração no valor de mercado, é necessário que o preço da cotação seja dividido pelo fator do desdobramento.

Para que o processo de um desdobramento de ações funcione, é preciso que ocorra o seguinte processo:

-> Aprovação: onde o determinado conselho de administração vai debater e autorizar este desdobramento das ações da companhia

-> Proporção: é necessário que o conselho determine, por meio de votação, qual será a proporção desse desdobramento. Geralmente são proposições inteiras (1:2; 1:4; 1:8).

-> Datas e previsões: ainda durante este debate, em reunião, o conselho define uma data para que este desdobramento aconteça. Em seguida, tanto as corretoras quanto a B3 ficarão responsáveis por realizar os ajustes necessários: tanto na posição dos investidores quanto no valor das cotações.

-> Comunicado ao mercado: com todas as etapas anteriores cumpridas, a empresa vai soltar um comunicado, geralmente chamado de “Fato Relevante” para anunciar ao mercado quais foram as decisões do Conselho a respeito deste desdobramento das ações

Veja 5 empresas que já realizaram desdobramento de ações

Embora não seja tão conhecido, um desdobramento de ações é algo mais comum do que se parece.

Inclusive, várias empresas que são listadas na Bolsa de Valores já realizaram split das ações, muitas delas bem conhecidas no mercado. Veja exemplos:

  • Ambev;
  • Méliuz;
  • Assaí;
  • Magazine Luiza;
  • Gol; e
  • Eneva.

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Quem precisa atualizar os dados do Cadastro Único? Prazo termina em novembro

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home do site do CadÚnico

O Ministério da Economia prorrogou o prazo para famílias que precisam realizar a revalidação cadastral, ou seja, atualizar o CadÚnico. São pessoas que ficaram muito tempo sem regularizar os dados e agora têm um prazo estipulado. 

Normalmente, já existe uma regra segundo a qual toda família deve fazer a atualização dos dados a cada dois anos ou sempre que houver mudanças na composição familiar. Como nascimento de um filho ou mudança de endereço, por exemplo. 

No entanto, diante de milhões de famílias que não estavam colocando seus dados em dia, o governo estipulou um prazo para regularização, mesmo que a família tenha mais de dois anos sem se atualizar. 

Inicialmente, esse prazo terminaria em meados do ano, depois foi prorrogado para outubro e agora foi novamente prorrogado: até 11 de novembro. Quem não atualizar, poderá perder o Auxílio Brasil ou outros benefícios sociais que usam a base de dados do CadÚnico.

Mas quem precisa fazer a atualização? Como saber se a sua família precisa? Como fazer? É o que vamos contar neste artigo!

Quem precisa atualizar os dados do Cadastro Único até novembro?

De acordo com o Ministério da Cidadania,mais de 1,4 milhão de famílias inscritas no Cadastro Único foram convocadas para realizar a revisão cadastral. Mais da metade são beneficiárias do Auxílio Brasil e poderão perder o benefício se não se regularizarem.

Quem precisa atualizar os dados do CadÚnico até 11 de novembro são as famílias que atualizaram seu cadastro pela última vez  em 2016 ou 2017. Ou seja, quebraram a regra e estão há mais de dois anos sem revisar os dados.

Desde que a revalidação seja feita dentro do prazo, os benefícios sociais não devem ser comprometidos. 

Vale destacar que ainda mais famílias podem ter dados desatualizados. No entanto, devido aos impactos da pandemia, o Ministério da Cidadania escalonou o processo de revisão cadastral. 

Portanto, neste ano de 2022, somente as famílias cujos cadastros foram atualizados pela última vez em 2016 ou 2017 foram convocadas. 

Mas famílias que atualizaram os dados depois disso (2018 ou 2019), superando o prazo de dois anos, serão convocadas em ocasiões futuras.

Pessoa segurando o cartão do Auxílio Brasil
Beneficiários do Auxílio Brasil devem atualizar CadÚnico a cada dois anos

Como saber se fui convocado para fazer a revisão cadastral?

Para atualizar os dados do CadÚnico ou consultar se a sua família está entre essas que precisam de atualização, basta acessar o site ou o aplicativo CadÚnico – disponível para celulares Android e iOS – e checar se os dados estão todos em dia. 

Na plataforma, o representante da família também consegue verificar o status do cadastro: se está em fase de Averiguação ou Revisão Cadastral e os procedimentos necessários para ficar em dia. 

Mas é possível que você nem precise acessar o app do CadÚnico, pois as famílias do Auxílio Brasil recebem mensagens no extrato de pagamento do benefício. Já os beneficiários da Tarifa Social podem receber comunicados por mensagem na conta de energia elétrica.

Como atualizar o CadÚnico?

Para atualizar o CadÚnico, o primeiro passo recomendável é acessar o aplicativo e checar se todas as informações estão em dia. Caso não tenha ocorrido nenhuma alteração na família desde a última entrevista, basta fazer essa checagem no app. 

Porém, se algum dado estiver desatualizado ou se a família foi convocada, é necessário fazer a atualização cadastral presencialmente. 

Neste caso, o Responsável Familiar (a mesma pessoa que inscreveu a família no Cadastro Único), deve comparecer ao CRAS – Centros de Referência de Assistência Social – mais próximo. Os endereços podem ser consultados no site MOPS. 

Veja quais documentos levar no CRAS:

  • CPF, de preferência, ou Título de Eleitor do Responsável Familiar
  • dos demais membros da família: CPF, de preferência, ou Certidão de Nascimento ou Casamento ou RG ou Carteira de Trabalho ou Título de Eleitor

No caso de famílias indígenas e quilombolas, não é obrigatório usar um desses documentos. A Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI) também vale para indígenas que possuem apenas esse documento.

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Aposentadoria em dólar: veja passo a passo de como conseguir

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aposentada olhando papel

Já pensou em receber a sua aposentadoria em dólar? Apesar de essa possibilidade parecer um sonho distante, ela é possível. Mas é claro que para isso você precisa investir no local correto.

E nem precisamos falar o quanto é vantajoso ganhar a aposentadoria em dólar, já que a moeda americana é uma das mais fortes do mundo – além de estar sempre valorizada em relação ao real.

Mas, apesar disso, muitos brasileiros ainda ficam receosos quando o assunto é investir em ativos em dólar. Isso se dá pela flutuação da moeda e também por conta dos riscos que esse tipo de aplicação possui.

Além disso, é importante frisar que esse tipo de investimento é a longo prazo. Por isso, é fundamental ter sangue frio para possíveis quedas que a moeda norte-americana possa ter durante os anos.

Mas como funciona a aposentadoria em dólar? Onde investir e quando começar? É o que iremos te contar ao longo deste artigo!

O que é a aposentadoria em dólar?

Caso você nunca tenha escutado falar sobre ou pensado em ganhar a sua aposentadoria em dólar, saiba que isso é possível. Mas antes você precisa entender melhor o que seria esse tipo de aposentadoria, certo?

+ Saiba como a alta do dólar vai impactar seu bolso e investimento

Para a B&T Global, a aposentadoria em dólar é o produto no qual você investe no S&P 500. Com ele, você passa a ter seguro contra quedas do mercado e ainda é possível obter algumas bonificações.

Vale frisar, ainda, que este é um investimento exclusivo para os brasileiros. Além disso, esse tipo de investimento possui três planos diferentes para que você possa escolher o que melhor se adequa a sua realidade. 

E o rendimento deles varia de acordo com o índice da Bolsa de Valores. 

casal de idosos fazendo contas
É possível ganhar a aposentadoria em dólar

Para quem tem curiosidade, o investimento inicial começa a partir de US$200 por mês, com possibilidade de aportes maiores.

Entenda como funciona a aposentadoria em dólar

Existem três tipos de planos voltados para essa contribuição regular. Neste caso, os prazos de investimentos são:

  • 10 anos;
  • 15 anos; e
  • 20 anos.

Então, o investimento é direcionado para um fundo ao qual existe um parceiro internacional com investimento de 100% no mercado acionário americano.

Em casa plano, o investidor terá tipos de aportes diferentes, além de taxas variadas e estruturas versáteis.

Este investimento ainda pode ser como um seguro de vida para quem deseja, por exemplo, deixar o valor investido somado com os ganhos financeiros aos seus parentes, caso venha a óbito.

Aposentadoria em dólar vale a pena?

É importante ressaltar sempre que quem deseja investir em dólar precisa pensar em produtos que tenham objetivos a longo prazo e, além disso, ter maturidade financeira e de estratégias para lidar e aceitar com os riscos dessa moeda.

Afinal, o dólar passa por bastante oscilação e é afetado por vários fatores políticos e econômicos.

Dessa forma, saber se vale a pena depende do seu perfil, objetivos e estratégias enquanto investidor. Mas, saiba que a custódia dos recursos para esse tipo de aposentadoria fica a cargo de bancos estrangeiros, tais como: arclays, Morgan Stanley, Merrill Lynch e Citibank.

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É possível alugar imóvel financiado pelo Casa Verde e Amarela? Confira!

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Casal com uma criança no colo olhando um imóvel

Muitos brasileiros sonham em conquistar a casa própria e, uma forma de conseguir o imóvel é por meio do Casa Verde e Amarela, substituto do Minha Casa Minha Vida. Apesar de ser um programa conhecido, é comum encontrar pessoas que ainda tenham dúvidas.

Entre tantos questionamentos que surgem sobre o programa Casa Verde e Amarela, um deles é se existe ou não a possibilidade de alugar o imóvel. Ter acesso a essas informações é importante para evitar que você cometa algum erro e perca o seu imóvel.

Para quem não sabe, este é um programa do Governo Federal que tem como principal objetivo promover o direito à moradia para famílias que sejam residentes em áreas urbanas. Além disso, é preciso ter renda mensal de até R$8 mil.

Essa é uma forma que o Governo Federal encontrou para proporcionar uma qualidade de vida e habitação para os brasileiros.  

Mas, é  importante ressaltar, ainda, que mesmo com os benefícios que o programa oferece é preciso realizar um planejamento financeiro para conquistar a casa própria.

Posso alugar o imóvel financiado pelo Casa Verde e Amarela?

Como você já sabe, o Casa Verde e Amarela tem como função democratizar o acesso à moradia e, claro, facilitar a compra de imóveis. É justamente por este motivo que você não pode vender ou alugar a casa e/ou apartamento.

+ Casa Verde e Amarela e Minha Casa, Minha Vida: veja qual a diferença

As regras do programa impedem que você alugue o imóvel, mas é importante saber que isso é válido até que você quite todo o financiamento. Após isso, é sim possível que você venda e alugue o imóvel, caso decida se mudar.

Além disso, os participantes do grupo 1 tem o prazo de 360 meses para pagar o financiamento.

Existem exceções?

Sim! Existem algumas exceções para caso queira vender antes de terminar de pagar o financiamento. Para quem é do grupo 1 do programa, a exceção é válida para casos em que a pessoa é transferida ou consegue um novo emprego, por exemplo.

Porém, neste caso, permanece a finalidade residencial do programa.

Mulher segura três casas de madeira em miniatura
Existem exceções para quem quer vender um imóvel do programa Casa Verde e Amarela (Foto: Divulgação)

Mas caso você seja participante dos grupos 2 ou 3, saiba que pode realizar a venda do imóvel a qualquer momento. E para isso, existem duas formas: caso o interessado realize a compra à vista, possibilitando que você pague o que falta do financiamento.

Ou caso o comprador opte por financiar o imóvel. Dessa forma, será realizado um novo contrato para a pessoa e o seu será quitado. Vale ressaltar que a locação sem justificativa continua vetada para esses grupos.

Entenda quais são os grupos do Casa Verde e Amarela

Ficou com dúvidas ou confuso sobre os grupos citados acima? Então calma, que a seguir o FinanceOne te explica mais sobre as três categorias do Casa Verde e Amarela.

A divisão é um resquício do Minha Casa Minha Vida, que já contava com divisão em três grupos, de acordo com as rendas. Agora, no Casa Verde e Amarela, a divisão é da seguinte forma:

Grupo 1:

Formado por famílias que desejam financiar um imóvel pela Caixa e têm rendimento mensal de até R$2.400 mensais.

  • Juros baixos, de 4,75% ao ano e com subsídio de até R$47,5 mil.
  • Menores taxas nas regiões norte e nordeste.

Grupo 2:

Formado por famílias que desejam financiar um imóvel pela Caixa e têm rendimento mensal de até R$4.400 mensais.

  • Subsídios menores, no valor de até R$29 mil
  • Taxas variam de 5,5% a 7% para não cotistas
  • Taxas variam de 5% a 6,5% para cotistas

Grupo 3:

Formado por famílias que desejam financiar um imóvel pela Caixa e têm rendimento mensal de até R$8 mil mensais.

  • Taxas de juros atrativas para o nível da renda, porém acima dos grupos 1 e 2.
  • Subsídios menores;
  • Taxas de juros de 7,66% para não cotistas
  • Taxas de juros de 7,16% para cotistas.

O que acontece se não pagar as parcelas?

Se você deseja contratar um financiamento pelo Casa Verde e Amarela é importante ter um bom planejamento financeiro. Afinal, você não vai querer perder o seu imóvel, né?

Aliás, isso pode acontecer caso você deixe de pagar as parcelas do financiamento.

Além disso, caso você tenha investido em qualquer melhoria, também perderá os valores pagos. Outro ponto é tomar cuidado com imóvel que esteja irregular. 

Se você comprou um nestas condições, poderá perdê-lo mesmo que esteja com todos os pagamentos em dia. Por isso, procure sempre regularizar e saber como estão os procedimentos e a situação do seu contrato.

Casa Verde e Amarela pode ter regras para aluguel de imóveis

O Governo Federal já estuda um projeto de locação social, cuja proposta é enfrentar o peso que o aluguel tem na renda das famílias brasileiras.

De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento Regional, as famílias chegam a comprometer mais de 30% do salário com aluguel de moradia. Assim, o projeto de locação social está sendo pensado em três eixos:

  • Apoio à estruturação de parque público municipal ou estadual com unidades habitacionais voltadas à locação social;
  • Apoio à estruturação de uma parceria público-privada entre ente local e setor privado, com essa mesma finalidade; ou
  • Apoio ao ente local na estruturação e/ou subsidiando a operação de políticas de voucher voltadas ao pagamento do aluguel do público beneficiário.

A ideia é que a locação social seja destinada às famílias de baixa renda. No entanto, o Governo Federal ainda não divulgou quais devem ser as regras do programa.

Ainda de acordo com o Ministério, em dezembro de 2021, os Ministérios do Desenvolvimento Regional e da Economia e a Caixa Econômica assinaram com a Prefeitura do Recife um termo de contratação de estudo para realização do primeiro projeto de locação social.

A previsão é que sejam disponibilizadas 450 unidades habitacionais no centro da capital pernambucana, mas ainda não há novidades sobre o projeto.

Conheça o Programa Aproxima

O Governo Federal lançou o Programa Aproxima. A iniciativa integra as ações do Programa Casa Verde e Amarela (CVA) e visa ampliar o acesso das famílias de baixa renda à casa própria por meio de imóveis públicos federais desocupados em áreas urbanas com infraestrutura ampla.

O objetivo, segundo os Ministérios do Desenvolvimento Regional (MDR) e da Economia (ME), é reduzir os custos com a produção de moradias populares e dar a oportunidade da casa própria às famílias com renda bruta de até cinco salários-mínimos.

Portanto, facilitando o acesso à moradia digna, aos locais de emprego e aos serviços urbanos, por meio de imóveis públicos desocupados.

Terrenos da União que não estejam sendo usados poderão ser oferecidos por meio de licitação realizada pelas prefeituras e pelo Distrito Federal, que também ficarão com a responsabilidade de selecionar e indicar as famílias beneficiárias.

Gostou deste conteúdo? Então continue lendo sobre o assunto e saiba os requisitos para poder se cadastrar no programa Casa Verde e Amarela.

Colaboração: Letícia de Jesus

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Prazo para atualização do CadÚnico prorrogado! Veja como e quando fazer

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Pessoa segurando o cartão do Auxílio Brasil

Se você é beneficiário do Auxílio Brasil ou da Tarifa Social de Energia Elétrica, pode precisar realizar a atualização do CadÚnico. Para aqueles que estão com o cadastro desatualizado, o governo aumentou o prazo para corrigir a situação em mais um mês. 

Para as famílias que possuem dados inconsistentes, o prazo de atualização para evitar o bloqueio dos programas sociais terminaria agora em julho, mas foi adiado para outubro ou dezembro deste ano.

Saber corretamente o que você precisa fazer é fundamental, pois os beneficiários que não atualizarem corretamente poderão perder o benefício. Os cortes ocorrerão a partir de julho de 2023.

Quer saber tudo sobre o assunto a fim de evitar que o seu benefício seja cancelado? Então continue lendo o artigo!

Qual o novo prazo para atualização do CadÚnico?

O novo prazo para atualização do CadÚnico termina em 11 de novembro. Ele é voltado para famílias que necessitam fazer a chamada revisão cadastral.

Se a sua família fez a última atualização do Cadastro Único entre os anos de 2016 e 2017, é necessário fazer a revisão cadastral.

Este é a segunda vez que o Ministério da Cidadania prorroga o prazo de revisão de dados das famílias inscritas no Cadastro Único. Ele seria encerrado em 14 de outubro, agora o beneficiário terá mais 30 dias para atualizar as informações junto aos municípios.

A atualização cadastral é fundamental para assegurar a qualidade dos dados e garantir que as informações registradas no Cadastro Único estejam de acordo com a realidade das famílias.

Programas sociais como o Auxílio Brasil, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e a ID Jovem exigem que o cadastro esteja em dia.

celular com alagumas notas de cem reais por baixo
Famílias que não realizarem a atualização dos dados podem ser excluídas do CadÚnico a partir de julho de 2023

Como saber se preciso fazer a atualização do CadÚnico?

Caso tenha dúvidas se o seu CadÚnico precisa de atualização, é possível verificar de três formas:

  • pelo aplicativo CadÚnico
  • pelo site do Cadastro Único
  • no extrato de pagamento do benefício

No aplicativo ou site, basta fazer o login com os dados da família. Lá, aparecerá se os dados da família precisam de Averiguação ou Revisão Cadastral e também as instruções para regularizar a situação. 

Se a família é beneficiária do Auxílio Brasil, também pode receber uma mensagem informando sobre a situação no extrato de pagamento do benefício. No caso dos beneficiários da Tarifa Social, a mensagem vem na conta de energia elétrica.

Quem está com os dados do CadÚnico em dia e não tem inconsistências nas informações, não precisa se preocupar com esses prazos. Mas todos devem manter os dados em dia: atualizando obrigatoriamente a cada dois anos ou sempre que houver mudanças na família.

Como atualizar os dados da minha família?

Na mensagem pedindo a atualização do CadÚnico – seja online ou no extrato do benefício –, o beneficiário já consegue ver as instruções de como fazer isso. Mas, em todo caso, o procedimento é feito de forma presencial. 

O Responsável Familiar (a mesma pessoa que inscreveu a família no Cadastro Único), deve comparecer ao CRAS – Centros de Referência de Assistência Social – mais próximo. Os endereços podem ser consultados no site MOPS

O responsável deve levar seu CPF ou Título de Eleitor. No caso de famílias indígenas e quilombolas, podem apresentar qualquer outro documento.

Além de seu próprio documento, o Responsável familiar deve levar também um dos documentos listados a seguir para cada membro de sua família:

  • CPF
  • Certidão de Nascimento ou de Casamento
  • Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI) – para indígenas que possuem apenas esse documento
  • Carteira de Identidade (RG)
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social
  • Título de Eleitor

Alguns municípios podem realizar atendimento somente com agendamento prévio. Portanto, informe-se sobre o procedimento na sua região.

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Poupança Caixa Fácil: veja como funciona e se vale a pena abrir

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Fila na agência da Caixa

A conta poupança da Caixa Econômica Federal certamente você já conhece. Essa modalidade de investimento continua sendo uma das mais populares do país, devido à sua simplicidade e segurança. Mas, se você quer ainda menos burocracia, um dos bancos mais tradicionais do país oferece a Poupança Caixa Fácil.

Quer entender mais sobre como ela funciona e como abrir a sua? Continue lendo que vamos te contar tudo!

+ Campanha Você no Azul Caixa dá desconto de até 90% em dívidas. Veja!

O que é a Poupança Caixa Fácil?

A conta Poupança Fácil é uma conta comum, mas ela possui algumas limitações. Listamos, abaixo, as principais características dessa conta. Veja quais são:

  • limite máximo de saldo e movimentação mensal: R$3 mil;
  • as movimentações só podem ser feitas entre 6 da manhã e meia-noite;
  • a abertura é realizada somente nas lotéricas ou correspondentes Caixa Aqui;
  • não possui valor mínimo para abertura ou cobrança de tarifas;
  • pode ser aberta por pessoas físicas, brasileiras ou naturalizadas, com domicílio no Brasil, alfabetizadas e maiores de 18 anos, com renda entre R$50 e R$2 mil;
  • o saldo mínimo é de R$0,01.

Além disso, se você for beneficiário do Bolsa Família e abrir a Poupança Fácil, passará a receber seu benefício diretamente nessa conta.

Quem pode ter a conta Poupança Fácil?

Como falamos acima, a Poupança Fácil é destinada para qualquer pessoa física, brasileira e que tem residência no país. Além disso, vale lembrar que a conta é para maiores de 18 anos, com renda entre R$50 e R$2 mil.

fachada de uma agência da Caixa

Como abrir uma conta Poupança Caixa Fácil?

Para abrir uma conta na Poupança Caixa Fácil é bastante simples: vá até uma lotérica ou correspondente Caixa Aqui com seu CPF em mãos e seu documento de identidade, original e cópia.

A abertura é feita na hora e, em alguns dias, você recebe o cartão em casa.

Segundo a Caixa, para abrir uma Poupança Caixa Fácil você não pode ser titular de outra Conta Corrente, Conta Caixa Fácil, Poupança ou Poupança Caixa Fácil, na Caixa ou em outra instituição financeira.

+ Qual é o WhatsApp da Caixa Econômica Federal? Confira o número

​Consigo abrir conta Poupança Caixa Fácil pela internet ou telefone?

Não é possível abrir uma Conta Poupança Caixa Fácil por internet ou telefone. Apenas nas lotéricas ou correspondentes Caixa Aqui.

Como funciona a rentabilidade da Poupança?

Nesse caso, não importa a modalidade: todas as contas poupanças rendem a mesma coisa. Isso quer dizer, independente do banco em que você tenha conta ou qual modelo da sua poupança, o rendimento será o mesmo! Isso acontece porque sua remuneração está ligada com a taxa básica de juros do país, a taxa Selic.

Saiba como funciona o rendimento da poupança:

  • quando a taxa Selic estiver maior que 8,5% ao ano, a poupança rende 0,5% ao mês + Taxa Referencial;
  • quando a taxa Selic estiver menor ou igual a 8,5% ao ano, a poupança rende 70% dessa taxa + Taxa Referencial.

Como aumentar o limite da conta Poupança?

Caso precise movimentar mais de R$3 mil no mês, será necessário fazer o upgrade de conta, isto é, transformar sua Caixa Fácil em Poupança Comum, por exemplo.

Para isso, basta ir até uma agência da Caixa com seu CPF, documento de identidade e comprovante de residência.

Como você pôde perceber, a conta Fácil é uma opção bastante simplificada, mas que apresenta alguns limites.

Gostou deste texto? Então continue navegando em nosso site e veja outros conteúdos sobre a Caixa:

7 lições do esporte que você precisa saber para administrar as finanças pessoais

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mulher agachada em quadra de esportes

Você gosta ou é fã de esportes? Você sabia que o esporte pode te ajudar a administrar as suas finanças pessoais?

Independente de qual esporte você pratica e/ou acompanha, é possível tirar lições dessas atividades para as finanças pessoais. Principalmente porque muitas pessoas não conseguem ter uma disciplina quando o assunto é finanças.

Para se ter ideia, de acordo com uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), SPC Brasil e o Banco Central revelou que 48% dos brasileiros não realizam o controle do orçamento. 

Para piorar: 47% dos jovens da geração Z – com idade entre 18 e 24 anos – não realizam controle das finanças.

Outro dado preocupante do estudo é que mesmo entre aqueles que realizam um controle efetivo de suas finanças (52%), a frequência com que anotam e analisam suas despesas não são adequadas.

Em cada dez pessoas que adotam um método apropriado de controle, somente um terço (33%) planeja o mês com antecedência, registrando a expectativa de receitas e despesas do mês seguinte. A maioria (39%) vai anotando os gastos pessoais conforme eles ocorrem e outros 27% só anotam os gastos após o fechamento do mês.

Entre os que não dão importância ao controle do orçamento, a principal justificativa é não ver necessidade na tarefa, pois confiam nas contas de cabeça (20%). Outros 16% reconhecem não ter disciplina e 16% alegam não ter um rendimento fixo ou nem sabem exatamente o quanto ganham por mês.

Com base nesses dados, você deve estar se perguntando o que os esportes têm relação com as suas finanças pessoais? É simples, o universo esportivo pode ensinar algumas lições a respeito das finanças que podem ajudar os brasileiros a lidarem melhor com o dinheiro.

Esporte e finanças pessoais: o exemplo dos medalhistas olímpicos

Quando falamos de medalhistas olímpicos, como os brasileiros fizeram história nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, ou de outros grandes desportistas, esta relação fica ainda mais clara.

Afinal, além de tudo, eles ainda se tornam um exemplo e uma inspiração para milhares de crianças e jovens de todas as classes sociais que sonham, um dia, em alcançar o lugar mais alto.

Quer ver? Veja os exemplos que separamos.

1) Disciplina

Algumas atitudes que um atleta bem-sucedido precisa ter são: treinar horas por dia, ter uma alimentação saudável e se dedicar. Isso porque no esporte, o objetivo é vencer o jogo e levar o troféu para casa, certo?

E quando o assunto é finanças, isso depende do seu plano pessoal. Caso tenha dívidas, a primeira coisa a fazer é se organizar para quitá-las quanto antes. Comece com o maior valor e juros mais altos.

Talvez seja necessário cortar alguns gastos que são considerados supérfluos. Lembre-se de não abdicar totalmente do prazer e lazer.

Você tem a meta de comprar uma casa? Será preciso economizar e guardar um valor mensal, ainda que não seja a mesma quantia todo mês. E, como no esporte, você precisa ter disciplina.

2) Conhecimento

Assim como em qualquer partida, nas finanças pessoais também é preciso saber dosar e conciliar teoria com a prática. Ambas andam sempre lado a lado para haver um melhor resultado no final. Por isso, a constância de adquirir conhecimento é fundamental.

Procure sempre pesquisar sobre finanças, se atualizar sobre o assunto, dicas, ajuda de especialistas, panorama do mercado, aplicativos que ajudem. E, se possível, faça cursos para te ajudar a ter um entendimento ainda maior e conseguir resultados expressivos.

Aqui no FinanceOne você encontra uma diversidade de material e informação sobre todos os principais assuntos do mercado financeiro, bem como dicas de como dar aquele up nas suas finanças pessoais.

3) Planejamento

Seja aqui ou em outros locais, você com certeza já ouviu muito e ainda vai ouvir bastante sobre o planejamento. Sobre a importância de se planejar e não negligenciar essa parte tão importante da sua vida, que te dá rumo e ajuda a resolver grandes problemas.

ciclista pedalando na rua
É possível tirar algumas lições dos esportes para as suas finanças pessoais

Assim como no esporte, planejar uma jogada da sua vida é fundamental para que você tenha em mente quais serão os passos a serem dados. Além disso, saber como e o que será preciso para executar essas ações. É muito importante estar preparado e não ser pego de surpresa.

Além disso, os jogadores e atletas sempre se preparam, com dietas, exercícios, jogadas ensaiadas e treinos. Nas suas finanças pessoais, se antecipar é fundamental para evitar imprevistos. 

+ 5 lições das Olímpiadas para o empreendedorismo

4) Bons Hábitos

Criar bons costumes é fundamental para você ter uma rotina de sucesso e alcançar bons resultados. Por exemplo, nenhum atleta chegará ao topo sem preparo físico. Ele precisa sempre cuidar da saúde em todos os aspectos.

Você precisa ter em mente que as finanças pessoais não vão melhorar se você continuar gastando desenfreadamente, se não economizar, se não criar alguma forma de guardar dinheiro.

5) Paciência

Uma dica valiosa que os atletas podem deixar é ser paciente. Muitos não conseguem, de cara, ser campeões e conquistar troféu ou medalha dos sonhos. Mas, é com muito trabalho e paciência, além de esforço diário, que eles chegam ao resultado e objetivo sonhado.

Por isso: espere, tenha paciência e dê um passo de cada vez. Se, de início, não estiver vendo resultado, saiba que é normal, pois ninguém muda nenhum cenário de uma hora para outra.

6) Diversificar

No esporte, a diversificação de táticas é necessária para reduzir os riscos. Os técnicos precisam se preocupar em fazer times adaptáveis a diferentes cenários, caso algum jogador tenha uma contusão ou outro problema.

Por exemplo, não adianta nada um time investir em um único jogador caro, mas ter outros atletas sem a mesma qualidade. Portanto, quando você se torna um investidor, precisa entender a necessidade de variar as opções de aplicação.

7) Ganhos a longo prazo

Alguns esportes mostram que dificilmente um time ganha um campeonato no último jogo: é preciso fazer uma boa campanha, vencendo jogo após jogo e galgando os degraus do campeonato gradualmente.

O mesmo acontece para quitar uma dívida ou criar reservas para investir. Afinal, muitas pessoas ficam esperando ganhar na loteria, ter um aumento de salário ou acontecer algum milagre que coloque muito dinheiro no bolso, quando, na verdade, a independência financeira vem somente com economia todo mês.

O ideal é economizar pelo menos 10% do salário. Após quitar as dívidas, esta quantia passa a ser necessária para investir

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*Colaboração: Camila Miranda

Franquia Caricanecas vale a pena? Veja valores e como funciona

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caricanecas

Você já ouviu falar na franquia Caricanecas? A empresa surgiu em 2011, no entanto, o negócio só se tornou uma franquia em 2018, começando no auge devido à popularidade que teve em São Paulo e também em outras regiões do Brasil.

A franquia Caricanecas é brasileira e conseguiu lançar uma ideia inovadora no mercado: criar caricaturas personalizadas, impressas em canecas e em outros tipos de artigos para presente.

Neste texto você confere mais informações sobre a franquia Caricanecas e como conseguir abrir uma. Vamos lá?

Como funciona a franquia Caricanecas

O franqueado Caricanecas trabalha em modelo home based, ou seja, toda a operação do negócio pode ser feito diretamente de sua casa ou de um pequeno local.

Toda a produção das caricaturas, usadas nas canecas, assim como os materiais é de responsabilidade da franqueadora. Isto é, o franqueado é responsável pelas impressões dos materiais, vendas ao cliente final e também pela administração da unidade de negócio.

Assim que se torna parceiro da empresa, além de fazer as vendas físicas, o franqueado também tem acesso ao e-commerce vinculado ao site principal da empresa. É por meio do e-commerce que o franqueado pode fazer suas vendas digitais, possibilitando, assim, a venda dos produtos personalizados para mais clientes.

Também é importante saber que toda a parte de divulgação da marca na região do franqueado é de responsabilidade do franqueado.

Isso quer dizer que é muito importante que o interessado entenda a importância de investir em estratégias para divulgação.

Qual valor do investimento da franquia Caricanecas?

A Caricanecas é uma ótima franquia para quem deseja iniciar no franchising, pois ela apresenta um valor de baixo investimento, ainda mais se comparada a outras franquias. Veja só:

  • Investimento inicial: a partir de R$7 mil
  • Faturamento: estimado entre R$5 mil e R$20 mil
  • Retorno: de 4 a 6 meses

Além do valor citado, o franqueado também precisa ter um capital de giro para manter o negócio, especialmente no início.

+ Franquias de baixo investimento: veja 7 opções

caricanecas
O franqueado Caricanecas trabalha em modelo home based, ou seja, toda a operação do negócio pode ser feito diretamente de sua casa ou de um pequeno local.

Lucratividade de uma franquia Caricanecas

Segundo o site da empresa, o retorno de cada unidade franqueada dependerá do desempenho de vendas de cada franqueado. Ou seja, a empresa não se responsabiliza caso o negócio não traga rentabilidade.

Apesar disso, a franqueadora estima que o lucro da unidade gira em torno de 57% sobre as vendas. Uma boa porcentagem a depender, é claro, do volume de vendas.

+ Clique aqui para acessar o site da franqueadora

Como se tornar um franqueado

O processo para os interessados se cadastrarem não é muito especificado pela empresa. No entanto, tudo indica que o padrão é parecido com o de outras franquias.

Dessa forma, o interessado deve preencher um formulário de interesse no site da franquia e em seguida aguardar contato.

Normalmente, há entrevistas, avaliações financeiras e outros fatores para se tornar um franqueado e conseguir realizar a operação do negócio.

Perfil do franqueado para Caricanecas

Assim como todas as franquias, a Caricanecas também exige um perfil de seus parceiros. Entre as exigências para se tornar um franqueado da marca estão:

  • Ter ensino médio completo;
  • Perfil de liderança e de persuasão;
  • Habilidades de atendimento ao cliente;
  • Disponibilidade de tempo para atuação diária no negócio;
  • Ser financeiramente apto a arcar com os investimentos exigidos pelo negócio;
  • Experiência no setor de varejo, comercial, administrativo, marketing ou financeiro.

Vale a pena investir em uma franquia Caricanecas?

Bom, essa é uma resposta que depende! Isso porque valer ou não a pena é relativo conforme os objetivos do franqueado.

Além disso, o sucesso da franquia também pode ser relativa de acordo com cada região do Brasil e o tipo de público que o franqueado irá captar. Por isso, antes de fechar o negócio, recomendamos que você faça uma boa pesquisa sobre o público que deseja atingir na sua região, assim como estudar se vale a pena ou não esse tipo de negócio para você.

Quer continuar por dentro sobre franquias? Então conheça agora as melhores franquias do Brasil para investir.

Cartão de crédito Safra vale a pena? Veja como funciona

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cartão do banco safra

O banco Safra é bastante conhecido no mercado financeiro, mas ainda assim muitas pessoas possuem dúvidas sobre como a conta funciona. Mas hoje, queremos falar sobre outro serviço: o cartão de crédito Safra.

Quem será que pode solicitar esse tipo de cartão? Como ele funciona? Quais são os benefícios oferecidos e, principalmente, será que vale a pena solicitar? A gente sabe que muitos questionamentos passam pela cabeça  de qualquer cliente nessas horas.

Afinal, o cartão de crédito Safra precisa conseguir atender às suas necessidades e as da sua família. Sendo assim, os benefícios do plástico precisam estar alinhados com o que você espera e com a sua rotina.

Quer saber quais são as opções de cartão de crédito Safra e se vale a pena solicitá-lo? Continue lendo este artigo para descobrir!

Quais são as vantagens e desvantagens do cartão de crédito Safra?

Para você saber se o cartão de crédito Safra é o ideal para você ou não, o primeiro ponto a ser avaliado são as vantagens e desvantagens oferecidas pela instituição financeira neste serviço.

E para te ajudar a entender melhor, o FinanceOne separou as principais do cartão de crédito Safra para você. Confira abaixo!

Vantagens do cartão

-> Possibilidade de zerar a anuidade do cartão;

-> Possui programa de fidelidade de pontos;

-> Cobertura internacional;

-> Você pode acompanhar as suas compras pelo aplicativo do banco Safra;

-> Apresenta benefícios para quem gosta de viajar. 

Desvantagens do cartão

-> Cobra anuidade, o valor varia de acordo com o tipo de cada cartão;

-> Exige renda mínima para ser solicitado;

-> Não possui programa de cashback;

-> É necessário ser correntista do banco Safra para solicitar o cartão.

Quais são os valores de anuidade e taxas do cartão Safra?

Se o banco Safra cobra anuidade dos clientes, você precisa saber qual é o valor dessa taxa, certo? Vale ressaltar que a cobrança é realizada tanto para a versão do cartão Platinum quanto para a do Infinite.

cartão do banco Safra
Só é possível solicitar um cartão de crédito Safra quem já é cliente do banco

Porém, é possível ficar isento da anuidade caso você cumpra algum critério estabelecido pela instituição financeira. Para quem solicitar o cartão Visa Platinum, é possível ficar isento se a fatura for maior ou igual a R$4.000 ou o cliente possuir investimentos acima de R$150 mil.

Já para o cartão Visa Infinite a isenção pode acontecer se você tiver R$500 mil em investimentos no banco ou o acúmulo de R$8.000 em gastos na fatura mensalmente.

Mas não é só a anuidade que é cobrada, o banco Safra também tem outras taxas, como:

-> Emissão da 2ª via do cartão: não foi informado;

-> Anuidade: do cartão Safra Visa Platinum: R$330 ou em 4x de R$82,50, já o cartão adicional é 1x de R$41,25. Enquanto o cartão Safra Visa Infinite é R$1.200 ou 12x de R$100, mais o cartão adicional em 12x de R$50;

-> Juros rotativos: de 3,90% a 13,54%;

-> Taxas de juros de saque: de 3,90% a 13,54%.

Como solicitar o cartão de crédito Safra?

O primeiro passo para solicitar o seu cartão de crédito Safra é abrir uma conta no banco. Isso porque ele está disponível somente para correntistas

Acesse o site do Banco Safra e clique em “Abra a sua conta” para iniciar o processo de abertura.

Qualquer pessoa pode abrir uma conta no banco, desde que tenha mais de 18 anos.

Após abrir a sua conta corrente, você pode solicitar o cartão de crédito Safra pelo próprio aplicativo ou diretamente com a gerência do banco.

Pelo app, siga o seguinte processo:

  • 1º passo: abra o aplicativo;
  • 2º passo: vá até página inicial do app e clique no botão “Cartão de crédito”;
  • 3º passo: agora clique em “Peça já o seu”; e
  • 4º passo: depois, clique em “Solicitar”.

Pronto! Agora o Banco Safra vai realizar uma análise de crédito para poder aprovar o seu pedido. 

Se ele for aprovado, o cartão será entregue em até dez dias úteis.

Cartão Safra: veja os tipos disponíveis

Os correntistas do Banco Safra têm várias opções de cartões de crédito disponíveis, que podem oferecer diferentes vantagens e benefícios. 

As opções contemplam vários públicos e têm ofertas vantajosas, conforme o perfil do cliente.

Veja a seguir:

  1. Safra Visa Platinum
  2. Safra Visa Platinum Mulher
  3. Safra Visa Infinite
  4. Safra Visa Classic
  5. Safra Visa Electron;
  6. Safra Consignado;
  7. Safra Mastercard Black.

Vale destacar que cada modelo possui o seu tipo de requisito, renda mínima ou público específico. Acesse o site do Banco Safra, na aba cartões e veja qual mais se encaixa na sua necessidade.

Gostou dessa opção de cartão e quer conhecer mais? Continue lendo no FinanceOne e conheça os cartões de crédito com as menores taxas.

Leia também no FinanceOne:

Caixa libera abono salarial complementar para 1 milhão de trabalhadores. Veja!

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carteira de trabalho física e digital

A Caixa Econômica Federal liberou o pagamento do abono salarial complementar para cerca de 1,1 milhão de trabalhadores. Os depósitos foram realizados nesta segunda-feira, 17.

O abono salarial complementar é referente aos pagamentos do PIS que foram objeto de revisão de valor, seja por origem judicial ou que não foram retirados durante os calendários já encerrados nos últimos cinco anos. 

Qual é o valor do abono complementar?

Assim como os pagamentos anteriores do PIS/Pasep, o pagamento do abono salarial complementar equivale a, no máximo, um salário mínimo (atualmente R$1.212), pago aos profissionais que ganham até dois salários mínimos.

O valor que cada trabalhador recebe varia de acordo com a quantidade de dias trabalhados durante o ano-base de referência. 

Nesse lote complementar, de acordo com informações da Agência Brasil, os trabalhadores receberão um valor médio de R$398,99, sendo de R$101 a R$1.212 por parcela.

Veja uma simulação de quanto o trabalhador receber de acordo com a quantidade de meses trabalhados:

Meses trabalhadosValor recebido
1R$101
2R$202
3R$303
4R$404
5R$505
6R$606
7R$707
8R$808
9R$909
10R$1.010
11R$1.11
12R$1.212

Quando cai o abono salarial complementar?

Os pagamentos do abono salarial complementar foram liberados nesta segunda-feira, 17. O valor é depositado diretamente na conta bancária que o trabalhador possui na Caixa. 

Caso já não tenha uma conta na Caixa, será aberta uma conta poupança social digital, automaticamente, em seu nome. Essa conta pode ser movimentada pelo aplicativo Caixa Tem.

De acordo com o banco, em alguns casos isolados pode não ser possível a abertura da conta digital de forma automática, geralmente por problemas em relação a dados do trabalhador. 

Mas, neste caso, o saque do abono complementar pode ser feito com o Cartão do Cidadão e senha nos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas, Caixa Aqui ou agências. 

Essas parcelas não creditadas em conta ficarão disponíveis para recebimento até o dia 29 de dezembro deste ano.

O trabalhador pode consultar o abono complementar pelos aplicativos Caixa Tem e Caixa Trabalhador, além dos canais de atendimento da Caixa pelos telefones 111 ou 0800 726 0207.

Pessoa abrindo aplicativo do Caixa Tem no celular
Trabalhadores podem consultar abono salariam complementar no Caixa Tem

Quem tem direito ao benefício?

Recebem o abono salarial complementar todos os trabalhadores que, por motivo jurídico ou não, deixaram de receber o pagamento antes. Por exemplo, quem pediu a revisão do valor na Justiça ou perdeu o prazo. 

Têm direito ao benefício todo trabalhador que cumpre os requisitos:

  • Estar cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;
  • Recebeu remuneração mensal média de até dois salários-mínimos durante o ano-base;
  • Exerceu atividade remunerada para Pessoa Jurídica, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração;
  • Tem seus dados informados pelo empregador (pessoa jurídica) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)/eSocial.

Dúvidas relacionadas ao processamento das informações sociais do trabalhador (Rais/eSocial), identificação, concessão, etc, podem ser esclarecidas nos canais do Ministério do Trabalho: aplicativo Carteira de Trabalho Digital, portal gov.br e telefone 158.

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