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Confira 5 bancos digitais que antecipam saque do auxílio emergencial

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Mão masculina coloca notas de dinheiro do auxílio emergencial no bolso

No último dia 19, o Governo Federal liberou o calendário de depósito da 4ª parcela do auxílio emergencial para a população que não faz parte como beneficiário do Bolsa Família.

Para quem foi contemplado nessa rodada do auxílio emergencial, fica liberada a movimentação do dinheiro para compras e pagamentos utilizando o cartão de débito virtual.

No entanto, desde o ano passado, o saque do dinheiro em bancos só é liberado após o período determinado pelo Governo. Ou seja, quem precisa realizar um pagamento com dinheiro vivo, por exemplo, não pode fazê-lo com o dinheiro do auxílio emergencial.

Ou então, a opção que resta é a realização do pagamento após o período de liberação de saque. Nesse sentido, essa foi uma medida tomada para evitar fraudes no auxílio emergencial.

Como resultado, o período de liberação desse saque costuma demorar entre cerca de um ou dois meses, alguns bancos digitais começaram a antecipar o saque do auxílio emergencial. Então essa é uma ótima oportunidade para quem precisa do dinheiro em mãos, mas não pode esperar até lá.

Confira abaixo as principais instituições que estão oferecendo esse tipo de serviço.

tela do auxílio emergencial no celular e três notas de cem reais ao fundo
O saque do auxílio emergencial pode ser feito através de bancos e carteiras digitais

C6 Bank, Nubank e Inter

Em primeiro lugar, o C6 Bank, o Nubank e o Inter são bancos digitais que adiantam o saque do auxílio emergencial. Para isso, você tem que ter uma conta vinculada a uma dessas três instituições financeiras.

Além disso, ambos permitem a geração de boletos. Por isso, para receber o valor, você deve:

  • Criar um boleto bancário com o valor do seu auxílio emergencial;
  • Realizar o pagamento desse boleto lá no Caixa Tem;
  • E aguardar o valor cair em sua conta do C6 Bank, Nubank ou Inter.

Em todos eles, a conclusão do depósito é feita em até 3 dias úteis. Então, caso o valor não caia de imediato em sua conta, não se preocupe! Além disso, essa é uma opção gratuita.

+ Auxílio emergencial: preciso devolver algum valor? Veja como saber

Mercado Pago

O Mercado Pago também é uma ótima opção para quem deseja adiantar o saque do auxílio emergencial. E para isso, existem duas possibilidades dentro do app: via boleto bancário, que é gratuito e através do cartão de débito virtual da Caixa, com taxa de 1,99%.

Ambas as opções são interessantes. Mas para quem precisa do dinheiro em caráter de urgência, a melhor opção é a do cartão de débito, já que o valor cai no mesmo dia na sua conta. Com o boleto, o valor leva até dois dias para cair em sua conta.

Para o cartão, o procedimento é este abaixo:

  • Abra o app do auxílio emergencial;
  • Selecione a opção cartão de débito virtual;
  • Copie os dados do seu cartão de débito virtual e lembre de gerar um código de segurança para cada transação;
  • Baixe e abra o aplicativo do Mercado Pago;
  • Selecione a opção “Adicionar dinheiro”;
  • Escolha Cartão virtual Caixa;
  • Escolha o valor a ser adicionado na sua conta Mercado Pago;
  • Cadastre os dados do seu cartão de débito virtual Caixa que você anotou e confirme o depósito;
  • O dinheiro estará disponível em poucos minutos.

Para o depósito através de boleto bancário, siga o passo a passo:

  • Acesse o Mercado Pago e clique em adicionar dinheiro;
  • Em seguida, em boleto bancário;
  • Insira o valor que deseja depositar na conta;
  • Faça o pagamento do boleto no aplicativo Caixa Tem.

PicPay

O PicPay também funciona de maneira semelhante ao Mercado Pago quanto ao adiantamento do saque do auxílio emergencial. Existem as duas opções (via cartão e via boleto) e também possuem as mesmas taxas para as duas transações.

Para sacar através do cartão:

  • Crie sua conta;
  • Toque em “carteira”;
  • Em seguida, clique em “adicionar”;
  • Selecione “auxílio emergencial”;
  • Cadastre o cartão de débito Caixa Visa;
  • Informe o valor que deseja adicionar;
  • Informe o código de segurança;
  • Confirme o valor e pronto.

Para sacar através de boleto bancário:

  • Toque em “carteira”;
  • Em seguida, clique em “adicionar”;
  • Selecione auxílio emergencial;
  • Depois selecione a opção boleto bancário;
  • Digite o valor que quer adicionar e clique em “gerar boleto”;
  • Copie o código de barras gerada e pague no app Caixa Tem.

Vale lembrar que para a transação via cartão, o PicPay possui uma taxa de 1,99% e o valor cai imediatamente em sua conta. Já para o boleto bancário, o valor cai em até 2 dias úteis.

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Confira 3 dicas para turbinar sua reserva de emergência

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mão masculina segura notas de dinheiro

Quem nunca teve uma emergência na vida e precisou tirar dinheiro de onde não tinha para poder enfrentar o problema? Isso é um tipo de evento que não avisa quando vai acontecer, por isso, se planejar e ter uma reserva de emergência é fundamental para qualquer pessoa.

Por este motivo, a reserva financeira deve ser considerada um investimento. Mas não é o tipo que te ajuda a aumentar o seu patrimônio e ter uma alta rentabilidade, mas sim o que vai te possibilitar a manter as finanças em ordem quando acontecer um imprevisto.

E com a taxa Selic baixa, apesar de recentemente o seu percentual ter começado a subir, o dinheiro da reserva de emergência não tem tido rendimentos expressivos. E para a preocupação de muitos investidores brasileiros, ela chegou a perder para a inflação nos últimos meses.

Mas será que é possível minimizar o dinheiro perdido nos últimos meses e turbinar a sua reserva de emergência? A resposta é sim, para isso é preciso seguir algumas dicas para que você aumente o seu dinheiro e possa usá-lo em uma emergência.

+ Descubra o investimento ideal para cada tipo de meta

E é claro que como qualquer investimento, antes de tomar qualquer decisão você precisa realizar uma pesquisa para entender encontrar uma aplicação que seja ideal para a sua reserva de emergência.

3 dicas para aumentar a sua reserva de emergência 

Quer saber como você pode aumentar a sua reserva de emergência? O FinanceOne separou algumas dicas para te ajudar!

1) Tire seu dinheiro da poupança agora mesmo

A primeira coisa que você deve fazer é procurar por aplicações que tenham um bom rendimento e uma liquidez imediata. Este último é importante para que você possa retirar o dinheiro, no momento que quiser, sem ter prejuízos.

E se você é o tipo de pessoa que usa a poupança para fazer o seu dinheiro render, comece a pensar em retirá-lo e colocar em outra aplicação que seja mais interessante para você. 

Pote com moedas para reserva de emergência
É possível fazer a sua reserva de emergência render ao aplicá-la no local correto

Muitos gostam da poupança pelo fato dela ser isenta do Imposto de Renda, porém ela rende apenas 70% do CDI. O que com a Selic a 4,25%, atualmente, representa mais ou menos 2,98% ao ano. Para cada R$100 aplicados, seu rendimento será de R$2,98 ao ano.

2) Opte por investimentos com alta liquidez

Atualmente, o que não falta é opção de investimentos no mercado e de instituições financeiras oferecendo boas opções. Com isso, você vai poder escolher aquele que mais te agrada.

E, neste cenário, opte por investimentos melhores com alta liquidez. Você sabia que, por exemplo, já é possível encontrar aplicações que pagam mais de 100% do CDI e com liquidez diária?

+ Qual o melhor investimento para reserva de emergência?

O fato do mercado estar recheado de opções é ótimo para o investidor iniciante. Para quem não sabe, o CDB é aquele título de dívida emitido pelos bancos: para ilustrar, é como se você emprestasse ao banco e ele pagasse juros por este empréstimo.

O PagBank e o PicPay aparecem como boas opções para esses tipos de investimentos.

3) Divida a reserva de emergência

Outra dica é fatiar a sua reserva de emergência para que o seu dinheiro possa se diversificar. Dessa forma, ele fica guardado em aplicações com prazos diferentes. Isso ajuda a conquistar diferentes remunerações, algumas até satisfatórias.

Até porque, de acordo com a regra da Renda Fixa, quanto mais tempo o dinheiro ficar parado, mais ele renderá.

+ 6 investimentos seguros e que rendem mais que a poupança

Dessa forma, divide a sua reserva de emergência entre: Tesouro Selic, CDB, contas de bancos digitais que rendem mais de 100% do CDI – além de outras opções, além dessas.

Além disso, o prazo de três meses na reserva para investimentos de liquidez garantem ótimos retornos e a possibilidade de saque do dinheiro. Além disso, sem grandes perdas financeiras.

Essas dicas te ajudaram? Então continue lendo e saiba como montar uma reserva de emergência em meio à crise.

Iene: conheça a história da moeda do Japão e sua relevância

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Várias notas e moedas do iene

O Iene, moeda japonesa, que significa “circular”, é uma das mais fortes do mundo, perdendo apenas para o dólar e o euro. O código internacional da moeda é JPY.

E para quem não sabe, a relevância do Iene no mercado internacional deve-se a duas razões principais:

– Porto seguro para muitos investidores, porque historicamente as autoridades japonesas controlam a estabilidade monetária.

– É uma moeda referência, já que outros países asiáticos como o Camboja, Vietnã e Laos usam o Iene como base de suas economias.

A atual moeda japonesa foi criada em 10 de maio de 1871 durante o dinastia Meiji. Ela teve como base o sistema monetário que existia na Europa. Isso porque o país usava um complicado sistema monetário no qual o governo imperial usava ouro e notas bancárias ao mesmo tempo.

Na ocasião, foi colocado em Ato da Nova Moeda, que estabeleceu o sistema decimal de contagem do Iene, o centesimal (sen) e o milesimal (rin). Os sistemas sen e rin foram tirados de circulação apenas em 1954.

+ Olimpíadas de Tóquio: como comprar iene

Antes, cada feudo produzia a própria moeda. A emissão de cédulas começou em 1872, após uma reforma monetária baseada no dólar.

Desde o fim da 2ª Guerra Mundial, o Japão já produziu cinco séries de notas. A mais recente, a E, de 2004, propôs novos designs para as cédulas de ¥ 1.000, ¥ 5.000, e ¥ 10.000.

As moedas japonesas

As moedas japonesas que estão em circulação atualmente passaram por uma série de adaptações ao longo dos anos. Cada uma tem um tamanho, um peso e desenhos específicos que as identificam.

No Japão circulam moedas de 1, 5, 10, 50, 100 e 500 ienes e notas de 1.000, 2.000, 5.000 e 10.000 ienes. Confira abaixo os detalhes de cada uma.

1 iene

É a menor de todas e feita de alumínio. Cada moeda pesa 1 grama. Em uma das faces, está representado o número indo-arábico “1” e o ano em que ela foi feita, em ideogramas japoneses. Na outra face, está desenhada uma árvore jovem, para representar o crescimento do país.

5 ienes

É dourada e tem um orifício no centro. É a única moeda que tem o valor representado apenas pela escrita japonesa. De um lado da moeda está escrito o número 5 (em ideograma japonês) e desenhos de engrenagens, um ramo de arroz e água. No outro lado está escrito “Japão” e o ano em que a moeda foi feita (em ideogramas japoneses).

10 ienes

De bronze, tem o número 10 e um ramo de louro em uma das faces. Do outro lado está desenhado o Templo Byodoin, da cidade de Uji, em Kyoto. O templo foi construído como representação do céu na terra e desde 1994 é considerado um Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Moedas mais valiosas

50 ienes

Essa é prateada e também tem o furo no centro. De um lado está cunhado o valor da moeda em números indo-arábicos e o ano da moeda. Do outro lado está escrito “Japão” e “50” em ideogramas japoneses, além de representações de flores de crisântemo.

100 ienes

Também é prateada e tem o desenho de flores de cerejeira e o número “100” em ideogramas japoneses. Do outro lado está cunhado “100” em números indo-arábicos e o ano da moeda.

uma pessoa seguranda notas de iene
O iene é seguro para quem quer investir

500 ienes

É a maior de todas moedas japonesas. Possui 2,6 centímetros de diâmetro. Tem cor dourada e de um lado tem cunhado o desenho de folhas de Paulownia, planta típica do leste asiático, “Japão” e “500” em ideogramas japoneses. Do outro lado, há o número “500” e ramos de folhas de bambu e de tangerina.

As notas de Iene

1 mil

Foi criada em novembro de 2014. Ela faz homenagem ao médico japonês descobridor do agente causador da sífilis, Hideyo Noguchi. No verso, a nota de 1 mil possui o Monte Fuji e flores de cerejeira, ícones da beleza natural japonesa.

2 mil

Um pouco mais velha, está em circulação desde julho de 2000. É a única cédula que não traz uma pessoa, e sim uma estrutura. É o Shureimon, um portão construído entre 1527 e 1555 em Naha (Okinawa), destruído durante a 2ª Guerra Mundial, e reerguido 20 anos depois.

5 mil

Foi produzida em novembro de 2004. A figura central é uma famosa poeta japonesa chamada Ichiy Higuchi. Ela produziu no período Meiji uma obra que ainda tem grande impacto na literatura local contemporânea.

10 mil

Fukuzawa Yukichi (1835-1901), escritor, tradutor, empresário e jornalista, ativista dos direitos humanos, estampa a nota criada em novembro de 2004. No verso, uma estátua de uma fênix simboliza virtude, graça e renascimento do país.

Iene é uma moeda segura de reserva para investir

O Iene costuma ser conhecido como “refúgio seguro dos investidores” ou como “a melhor opção de moeda reserva”. Mas por que ela é segura para investir? Durante a crise, a moeda foi considerada pelos investidores como menos arriscada do que outros. 

Isso se deu por conta do resultado de que numerosos fluxos de capital foram transferidos para o mercado de Tóquio. Além disso, a moeda japonesa tem um poder de garantir a estabilidade e um equilíbrio, mesmo diante de crises mundiais.

+ Descubra quais são as moedas mais valorizadas do mundo?

Não estamos falando que a moeda não sofre uma instabilidade, mas é que quando comparada com as demais moedas, inclusive as de base, o Iene acaba sofrendo na maioria dos casos, menos impacto em relação a crises econômicas.

E isso acontece por causa da capacidade que o Japão tem de atrair capital, já que o país tem um superávit comercial significativo. O que é considerado um elemento atraente para os investidores, especialmente em um período em que as taxas de juros mundiais estão quase todas próximas de 0%.

A força da economia japonesa

A economia do Japão registrou no final de 2017 a mais longa expansão contínua desde a série de 12 trimestres de crescimento vista entre abril-junho de 1986 e janeiro-março de 1989. Período do ápice da notória bolha econômica do Japão.

No entanto, no início de 2018, a economia japonesa recuou no primeiro trimestre pela primeira vez em dois anos. O motivo foi a debilidade do consumo e uma onda de frio. Já entre abril e junho a economia superou a previsão de analistas com um aumento de 1,4%.

Contudo, o governo do Japão projeta que o Produto Interno Bruto (PIB) crescerá ainda mais em 2019. Os números devem ser motivados pelas exportações, consumo privado e gastos de capital.

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Facebook Viewpoints: como ganhar dinheiro respondendo pesquisas e como se cadastrar

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celular com a logo do facebook na tela

Você sabia que o Facebook lançou um aplicativo que te paga para responder perguntas de forma online? A plataforma, que se chama Facebook Viewpoints, é voltada para as pesquisas de mercado, além de ter como objetivo possibilitar que os usuários ganhem uma renda extra na internet.

O Facebook Viewpoints, para quem ainda não conhece, permite que você responda perguntas e, conforme as tarefas são realizadas, você vai ganhando dinheiro. E as pesquisas são sobre o Instagram, Whatsapp e o próprio Facebook.

+ 4 aplicativos para ganhar dinheiro respondendo pesquisa

Para quem quer ganhar um dinheiro extra, essa pode ser uma alternativa, já que é necessário somente ter smartphone com acesso à internet. Além disso, você pode aumentar a sua renda trabalhando de qualquer lugar: de casa, no transporte público e onde mais quiser.

Agora você deve estar se perguntando como funciona e quanto o Facebook Viewpoints paga, certo? Essas são algumas das informações que você vai ler durante este artigo!

Passo a passo para se cadastrar no Facebook Viewpoints

Se você se interessou pelo Facebook Viewpoints, precisa saber como é feito o cadastro no aplicativo. Até porque você vai precisar criar uma conta na plataforma para começar a ganhar dinheiro respondendo às pesquisas.

Vale ressaltar ainda que todo o processo para se cadastrar no aplicativo é bem simples. Confira o passo a passo para se cadastrar e começar a receber dinheiro pelas tarefas realizadas!

1º passo: você precisa baixar e instalar o aplicativo, que está disponível tanto para Android quanto iOS.

2º passo: entre no aplicativo com a sua conta do Facebook e informe os dados solicitados como: nome completo, data de nascimento, gênero e país. Também será preciso fornecer o seu e-mail para que você seja notificado das novas pesquisas.

3º passo: aceite que você permite que o aplicativo envie as atualizações sobre o Facebook para o seu email. Pronto, o seu cadastro foi realizado de forma simples e fácil.

Facebook Viewpoints: app garante privacidade e segurança

A novidade chegou em junho, quando Brasil e México foram os novos países a conhecer o Facebook Viewpoint. Mas, será que ele é confiável.

Afinal, quando surge algo novo, essa é a primeira pergunta que as pessoas fazem, certo?

E para sua garantia, sim. A plataforma é segura. O Facebook garantiu total privacidade, ainda mais com dados tão sensíveis sendo compartilhados. Isso porque é preciso se cadastrar para ter acesso ao programa e recompensas.

Template do Facebook Viewpoints
O Facebook Viewpoints é uma forma de ganhar um dinheiro extra

Segundo o Facebook, todas as informações como nome, endereço de e-mail, país de residência, data de nascimento e gênero, além de todas as solicitações adicionais, ficarão restritas apenas a este serviço. Mas como assim apenas a este serviço?

+ Descubra como ganhar dinheiro com o Instagram

O Facebook garante que não haverá o compartilhamento com outros apps dos dados sem que haja permissão expressa. Com isso, se você excluir a conta, tudo que foi informado será deletado junto.

Quem pode participar?

Qualquer pessoa que seja maior de 18 anos e preencha todos os dados solicitados pelo Facebook no momento do cadastro. Além disso, é necessário acessar o convite de confirmação que é enviado por e-mail. 

O envio é feito para o e-mail cadastrado e somente será liberado o acesso após confirmação.

E você, já está cadastrado e testou o Facebook Viewpoint? Então comente o que achou e quais são as suas primeiras impressões.

Por que recebi cartão Nubank com R$0 de limite?

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Mão segurando um cartão do Nubank
Nubank é um dos cartões de crédito sem anuidade mais famosos

Já aconteceu com você de tentar a realização do cartão de crédito da Nubank, ter a sua solicitação negada e dias depois, receber um cartão Nubank em casa com limite de R$0 liberado, mas ficou confuso?

Pois é! Essa é uma situação que está acontecendo com muitas pessoas que vivem aqui no Brasil e causou um certo estranhamento entre quem recebeu.

Por isso, viemos te ajudar a entender o que isso significa e como proceder quanto ao cartão de crédito com limite de zero reais.

De acordo com o Nubank, esse é um cartão que você, portador, pode acrescentar o próprio limite. E ele funciona como uma espécie de cartão de crédito “com garantia”.

Ainda confuso? Continue lendo e entenda essa nova possibilidade de cartão.

Pessoa segurando cartão do nubank em um fundo roxo
Clientes Nubank têm diversas vantagens e acúmulos de pontos

Cartão Nubank “com garantia”: o que é?

Antes de mais nada, existe a necessidade de explicar o que você precisa ter para possuir um cartão de crédito. Isso porque, quando você faz a solicitação, realizam uma análise em seu CPF para entender seu histórico de pagamento, pontuação e afins.

Nessa análise, a instituição financeira entende se você seria um bom pagador ou não. Como resultado, você pode ou não ser aprovado para um cartão de crédito.

Pessoas que já ficaram inadimplentes ou pessoas que possuem poucas movimentações em seu CPF, como jovens adultos, por exemplo, possuem mais facilidades para receber essa negativa.

Pensando nisso, a Nubank decidiu dar uma chance a essas pessoas que não possuem pontuação suficiente para construírem o seu histórico de crédito.

Isso porque, para ter movimentações em seu CPF, você deve realizar compras. E um cartão de crédito contribui bastante para o score em seu CPF.

E ao não ter um cartão, você não consegue movimentar seu score. Consequentemente, isso impede que você aumente sua pontuação e, por sua vez, impede a chegada do cartão.

Ou seja, permitir que as pessoas possam adicionar o seu próprio limite e deixar com que elas possuam esse poder de aquisição de compras é uma grande jogada para o Nubank!

+ Como abrir conta PJ do Nubank

E como funciona essa garantia?

Funciona de uma maneira bem simples! Para usufruir do cartão Nubank, você terá de adicionar um limite diretamente pelo aplicativo.

Além disso, para acrescentar esse valor de limite, você deve depositar esse valor em sua conta Nubank. E desse valor depositado, você quem determina o que vira limite ou não.

Por exemplo, vamos supor que você deposite R$300 reais e determine que de limite, você terá R$150. Então, o limite do seu cartão será de R$150.

Vale lembrar que esse não modelo de cartão Nubank não deve ser confundido com o cartão de crédito pré-pago. A diferença está justamente no modelo de pagamento.

O pagamento da fatura do cartão Nubank com garantia (como no exemplo de R$150), é feito ao final do mês ou na data que você determinar o fechamento da fatura. Ou seja, ele não é descontado para o pagamento da fatura, só permanece como uma reserva mesmo.

Já no cartão pré-pago, o limite é um valor já depositado em conta. E quando o valor acaba, você não pode mais utilizá-lo.

Como adicionar limite ao cartão com garantia?

Para acrescentar limite ao seu cartão Nubank, basta seguir o passo a passo abaixo:

  1. Na tela inicial do app do Nubank, toque em “Adicionar limite”;
  2. Escolha o valor que deseja transferir da sua conta do Nubank para o limite do cartão;
  3. Leia e aceite os termos e condições;
  4. Confirme o limite adicionado com a sua senha de 4 dígitos;
  5. Pronto! Em poucos segundos o novo limite do cartão já estará disponível para uso!

Gostou do nosso conteúdo? Confira agora se a NuConta é uma conta corrente ou conta poupança!

Conta de energia Enel: veja como tirar segunda via

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Mulher fazendo anotações utilizando calculadora

Manter as contas em dia pode ser desafiador para muitos brasileiros, principalmente por conta da crise financeira causada pela Covid-19. Por este motivo, saber tirar a segunda via dessas contas é fundamental. E hoje você vai aprender a tirar a conta de energia da Enel.

Para quem não sabe, os estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará e Goiás têm o serviço de energia distribuído pela Enel. Por conta disso, ao requerer a segunda via da conta de energia é preciso entrar em contato com a empresa.

Existem diversos motivos que podem fazer com que a pessoa precise tirar a segunda via da conta de energia. Isso vai desde o esquecimento de pagar a despesa até mesmo por não ter recebido a conta em casa. 

+ Privatização da Eletrobras e conta de luz: qual a relação?

Porém, apesar disso ser algo comum, é possível encontrar pessoas que ainda não saibam como deve ser solicitada a segunda via da conta por meio da Enel. Você é uma dessas pessoas? Então confira este artigo completo!

Passo a passo para tirar a segunda via da conta da Enel

Se você tem dúvidas de como deve fazer para tirar a segunda via da conta da Enel, pode ficar tranquilo. Todo o processo é simples e fácil para que as pessoas não tenham dificuldades para ter acesso a conta de energia.

Além disso, sabemos que ficar sem energia em casa não é nada agradável. Usar computadores e carregar os celulares é algo impossível, além da possibilidade de estragar a comida que está guardada na geladeira. 

Então, se você quer ter acesso a segunda via da sua conta da Enel, veja o passo a passo abaixo!

1º passo: acesse o site da Enel e selecione o estado onde você mora, em seguida abrirá uma nova página da região selecionada;

2º passo: agora selecione a opção destacada “Segunda Via de Conta” e aguarde o carregamento de uma nova página;

3º passo: clique no botão “Agência Virtual” e aguarde para ser redirecionado;

4º passo: faça o login no site, para isso é necessário informar o seu CPF e o número de instalação, que pode ser encontrado em uma fatura antiga;

5º passo: depois de logado, selecione o mês em aberto e clique para emitir a segunda via da conta Enel. 

Vale ressaltar que você pode baixar a segunda via de conta Enel em PDF para impressão ou então copiar o código de barras para pagamento online.

uma lâmpada se colocando na tomada
A Enel é a empresa que fornece energia para diversos estados do país

Como evitar atrasos com a conta de energia Enel?

Pagar a conta de luz em dia tem sido um grande desafio para muitos brasileiros. Mas, engana-se quem pensa que todos que não pagam é por motivos financeiros.

+ O que são bandeiras na conta de luz? Entenda!

Você sabia que tem muita gente que não se organiza e acaba esquecendo de pagar ou atrasa o pagamento por falta de organização? Isso é muito comum, ainda mais para quem não realiza um planejamento financeiro.

Nestes casos, a orientação é sempre colocar a conta de luz em débito automático. Essa opção está disponível em praticamente todos os bancos, sejam tradicionais ou digitais. 

Isso vai te ajudar a não esquecer de pagar. E, com isso, também evitando possíveis constrangimentos, como o corte de energia por falta de pagamento por engano.

Como cadastrar a conta em débito automático?

Para isso, você deve acessar o aplicativo do seu banco e pesquisar como é realizado o procedimento através dele. Se não conseguir, tente pelo internet banking através de um computador. Em alguns, as opções no app são mais limitadas.

Em caso de maiores dificuldades e não encontrar a opção, entre em contato com a central de atendimento e solicite ajuda.

Como saber se tenho débitos com a Enel?

Assim como o passo a passo para emitir a segunda via, para consultar débitos o processo também é bem fácil. Você quer saber?

+ Conheça os 12 vilões que aumentam sua conta de luz

Para isso, basta acessar o site da companhia e realizar o login. Em seguida, selecione a opção “2ª via de conta” que já vai aparecer seus débitos em aberto.

Além disso, se tiver contas em atraso elas aparecerão na sua próxima fatura. Também é possível consultar através de SMS. Para isso, basta enviar uma mensagem para 27373 com a palavra Saldo junto com o CPF ou número de instalação do cliente.

Este conteúdo te ajudou? Então compartilhe com alguém que também precisa saber dessas informações!

Saiba como aproveitar leilões de imóveis pela Internet

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teclado computador

Você já pensou em aproveitar leilões de imóveis pela internet? Se sim, saiba que essa pode ser uma ótima oportunidade para adquirir seja uma casa ou um apartamento. Mas o que é um leilão de imóveis? É uma opção diferente para realizar a compra de uma propriedade.

Um imóvel pode ir a leilão porque não teve uma parcela paga para a instituição financeira, ou devido a alguma outra dívida. Além disso, existem vantagens de participar de leilões de imóveis pela internet, e uma das principais é o preço.

Mas existe também a opção de ser mais cômodo para quem compra. Isso porque a pessoa não precisará sair de casa para dar o lance de um determinado valor, na propriedade desejada. 

Como participar de leilões de imóveis pela internet

Para participar de leilões de imóveis pela internet é necessário acessar um site que seja confiável, porque na rede existem diversas empresas que realizam esse tipo de transação. A maioria dos sites pede que o comprador realize um cadastro para poder participar do leilão.

Mas antes de se cadastrar, faça uma busca para saber se a instituição escolhida realmente é segura. Pesquise em sites como o Reclame Aqui sobre a reputação da empresa. Dessa forma, você estará mais seguro na hora de efetuar o seu lance.

Após realizar a pesquisa e o seu cadastro, você poderá começar a participar de leilões de imóveis pela internet. Leia o edital do leilão com atenção e verifique todas as informações necessárias. 

É importante lembrar que qualquer pessoa física ou jurídica pode participar de leilões, desde que sejam maiores de idade. Eles também deverão estar na livre administração dos seus bens.

Lembre-se que alguns sites permitem que os compradores visitem os imóveis que serão leiloados. Por isso, procure ver se a empresa que você escolheu tem essa opção para os clientes e marque a sua visita.

5 dicas para aproveitar o leilão de imóveis pela internet

De acordo com André Zukerman, diretor da Zukerman Leilões, existem alguns cuidados que o comprador deve ter ao participar de um leilão de imóveis pela internet. Confira abaixo quais são as precauções necessárias.

1) Sempre leia o edital antes

É nele que consta todas as informações necessárias sobre o procedimento do leilão e do imóvel a ser leiloado. Um exemplo: é a data do evento, o valor mínimo do lance, as características do vendedor. Além das responsabilidades de cada parte, os impostos e as dívidas.

No edital, você poderá sanar algumas dúvidas que são comuns surgir durante esse processo. Além de evitar a falta de conhecimento de um determinado detalhe, que pode ser considerado importante.

2) Verifique a condição do imóvel

É importante que você visite a propriedade que pretende adquirir para saber quais são as condições do local. Fique atento também para verificar se o imóvel está ocupado, o que é comum nesses casos.

Durante os leilões é o arrematante que fica responsável por entrar com uma ação judicial para a desocupação dos moradores.

Mas é necessário ressaltar que o tempo do processo pode variar de acordo com cada caso. Por isso, se você tem pressa para se mudar procure uma casa que esteja desocupada.

3) Saiba a diferença entre leilão judicial e extrajudicial

Existem dois tipos de leilões: o judicial e o extrajudicial. O primeiro é realizado por determinação do juiz para ação de execução do bem em caso de processo de falência e dívidas de condomínios.

Já o extrajudicial pode ter diversas fontes, como por exemplo patrimônios de instituições financeiras, empresas, pessoa física ou até mesmo por alienação fiduciária.

Este último para quando o imóvel é dado de garantia a um banco ou uma instituição financeira.

maquete de casa com martelo de leilão
Os leilões de imóveis pela Internet são uma opção para quem quer comprar uma casa mais em conta

4) Realize um levantamento das dívidas e os riscos

Como os valores da compra do imóvel são abaixo do mercado, é preciso realizar uma pesquisa detalhada para analisar se o desconto compensa todos os custos envolvidos no negócio. Isso porque em algumas propriedades poderá ser necessário realizar uma reforma.

Além disso, o imóvel também poderá ter dívidas relacionadas à propriedade em si, como o IPTU e as taxas de condomínio. Dependendo do caso, essas contas passam a ser de responsabilidade do novo morador.

5) Tenha um planejamento financeiro

Calcule quanto você realmente poderá gastar na compra de um imóvel por meio do leilão, sem comprometer a renda da família. Faça uma lista de todas as despesas que você tem e compare.

Durante o leilão, defina qual será o seu valor máximo de oferta, mesmo que a oportunidade seja boa. Verifique, também, no edital qual poderá ser a forma de pagamento do imóvel, isso porque alguns só podem ser pagos à vista e outros podem ser financiados. 

Além disso, lembre-se que é necessário pagar a comissão do leiloeiro no momento da arrematação. Por isso, a compra do imóvel só é vantajosa quando a pessoa consegue usufruir do bem e mantém uma condição financeira estável.

Quem pode participar de um leilão?

Qualquer pessoa maior de idade e com livre administração de seus bens pode participar de leilões de imóveis pela internet como comprador. Em geral, tanto pessoas físicas quanto jurídicas estão habilitadas para oferecer seus lances.

Pela lei do Código de Processo Civil, não podem participar de um leilão de imóveis pessoas que atuam como tutores, testamenteiros, curadores, administradores ou liquidantes. Além disso, juízes e membros do Ministério Público ou da Defensoria Pública também são proibidos.

O credor da dívida original tem autorização para participar do leilão e comprar um imóvel. Ele pode, inclusive, fazer a aquisição usando o seu crédito da dívida. Mas se o lance for maior que esse valor, o credor deve pagar a diferença.

Gostou do artigo? Decidiu entrar em leilões de imóveis pela internet? Contudo o que vale mais: comprar imóvel ou ficar no aluguel e investir o valor?

Revisão do FGTS: confira quem será beneficiado e como solicitar

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Pessoa segurando cartão cidadão com algumas notas de reais para usar o FGTS

Já falamos algumas vezes aqui sobre a revisão do FGTS e é claro que sempre surgem dúvidas quando este assunto vem à tona. Dessa vez, o FinanceOne veio acabar com um dos principais questionamentos: quem será beneficiado com esta revisão?

Mas antes de chegarmos nesta parte da conversa, é importante que você saiba que o Supremo Tribunal Federal (STF) ainda não retomou o assunto na corte. Por isso, você precisa estar atento às atualizações que estão para acontecer sobre a revisão do FGTS.

E para quem ainda tem dúvidas sobre o que é e como funciona o FGTS, vamos a explicação: o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço é uma poupança onde as empresas depositam os valores depositados que o trabalhador tem direito durante todo o tempo de trabalho.

Dessa forma, todo mês a empresa precisa depositar na conta do FGTS um valor igual a 8% do salário do trabalhador. E vale ressaltar ainda que essa é uma obrigação das empresas, desde o ano de 1.998.

E enquanto você não pode sacar o seu dinheiro, em uma das situações propostas para ter direito ao FGTS, o saldo é corrigido anualmente em 3% mais a variação dos índices da Taxa Referencial (TR).

Descubra quem pode ter direito a revisão do FGTS

E a pergunta que não quer calar é: quem será beneficiado com a revisão do FGTS? A resposta é bem simples: podem solicitar todos os cidadãos que estiveram contratados com carteira assinada durante o período de 1999 até os dias de hoje.

Uma informação importante é que essa regra é válida até mesmo para quem já realizou o saque do valor integral da conta do FGTS. Mas o que seria essa revisão do Fundo de Garantia?  

boneco segurando celular
Todos os brasileiros podem solicitar a revisão do FGTS

Ela é uma substituição da Taxa Referencial (TR) por um índice considerado mais favorável  para o trabalhador, como o IPCA. Por meio disso, todos os saldos depositados seriam recalculados com base nesta nova taxa.

Por que solicitar a revisão do FGTS?

O que será que pode levar as pessoas a solicitar esta revisão da taxa do FGTS? Mas será que vale a pena? Essas perguntas são comuns, ainda mais para quem nem sabia que isso existia ou fosse possível.

Primeiro, você precisa saber que o fundo tem rendimento de 3% ao ano. E que, além disso, sofre atualização monetária que é realizada por meio da Taxa Referencial. A mesma, é atualizada pelo Banco Central.

+ Revisão do FGTS: veja valores que o trabalhador pode receber

Entretanto, desde o final do ano de 2017, essa taxa está zerada. E mais, é menor que a inflação desde quando foi criada em 1999.

Como solicitar?

Bom, como você já sabe quem tem direito e pode solicitar, e sabe também o que leva uma pessoa a pedir a revisão, que tal descobrir como funciona? Saber o passo a passo para este processo é fundamental.

A primeira coisa que você precisa saber é da necessidade de procurar a ajuda de um especialista. Neste caso, um advogado.

Além disso, é preciso estar atento aos documentos que são necessários para entrar com uma ação contra a Caixa Econômica Federal. Afinal, ela é a instituição financeira responsável pelo pagamento do benefício.

Esta ação poderá ser tanto individual quanto coletiva. A melhor opção vai depender da estratégia que será adotada pelo seu advogado e somente poderá te guiar com isso, pois é o especialista.

Mas quais são os documentos necessários para se ter em mãos? São eles: a cópia da carteira de identidade, CPF, Carteira de Trabalho, comprovante de residência e, é claro, o extrato do seu FGTS.

Além disso, é muito importante que o extrato esteja completo, desde 1999 até agora. E isso é independente ou não de você ter realizado o saque.

Este conteúdo te ajudou? Então compartilhe com alguém que precisa saber dessas informações para conseguir pedir a revisão do benefício.

FGTS: projeto prevê saque a partir dos 65 anos. Entenda

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Carteira de trabalho ao lado de 6 notas de 50 reais

Tramita na Câmara dos Deputados um projeto de lei que visa reduzir de 70 para 65 anos a idade mínima para o trabalhador ter direito a sacar o dinheiro em sua conta vinculada no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

A proposta inicial da deputada Flávia Arruda (PL-DF) previa idade mínima de 60 anos para saque no FGTS. No entanto, o deputado Fred Costa (Patriota-MG) apresentou um substitutivo passando então para 65 anos.

“Apresentei o substitutivo para que os saques do FGTS, por idade, possam ser realizados a partir dos 65 anos em razão do equilíbrio fiscal do fundo”, disse Fred Costa.

Afinal, a proposta pode gerar um impacto de R$18 bilhões nas contas do FGTS nos próximos cinco anos, segundo a Caixa Econômica Federal.

Por isso, em sua justificativa, o deputado apresentou ainda dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Ela diz que o número de pessoas idosas no Brasil aumentará acima da média mundial.

De acordo com a OMS, em 2050, no Brasil, os idosos serão 30% da população (66 milhões de pessoas). Atualmente, são 12,5% (24 milhões de pessoas).

Mudança da regra atual

A tentativa de mudança da regra de idade do saque do FGTS acontece porque os deputados acreditam que a atual não seria justa com os trabalhadores. Muitos desses parlamentares afirmaram que vários cidadãos não estavam conseguindo ter acesso ao dinheiro.

“A regra hoje não é adequada, pois, muitas vezes, o trabalhador não consegue se aposentar antes de atingir tal idade e, portanto, não pode utilizar os recursos depositados no FGTS”, disse a Deputada Flávia Arruda.

O PL foi aprovado na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara e agora será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Após isso, pode ir a Plenário.

O que é o FGTS?

O FGTS foi criado com o objetivo de proteger o trabalhador demitido sem justa causa, mediante a abertura de uma conta vinculada ao contrato de trabalho.

Assim, no início de cada mês, os empregadores depositam em contas abertas na Caixa, em nome dos empregados, o valor correspondente a 8% do salário de cada funcionário.

O FGTS é constituído, portanto, pelo total desses depósitos mensais e os valores pertencem aos empregados. Que, em algumas situações, podem dispor do total depositado em seus nomes.

Pessoa segurando cartão cidadão com algumas notas de reais
Fundo de garantia protege o trabalhador demitido sem justa causa

​Quem tem direito?

Todo trabalhador brasileiro com contrato de trabalho formal, regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

E, também, trabalhadores domésticos, rurais, temporários, intermitentes, avulsos, safreiros (operários rurais que trabalham apenas no período de colheita) e atletas profissionais têm direito ao FGTS.

Inicialmente, pode sacar o titular de conta vinculada FGTS que atender a pelo menos uma das seguintes condições:

  • Contrato de trabalho rescindido, pelo empregador, sem justa causa;
  • Extinção normal do contrato de trabalho a termo;
  • Aposentadoria concedida pela Previdência Social;
  • Permanência do trabalhador por três anos ininterruptos fora do regime do FGTS, neste caso, sendo permitido o saque a partir do mês de aniversário do titular da conta;
  • Permanência da conta vinculada por três anos ininterruptos sem crédito de depósito, para afastamento ocorrido até 3 de julho de 1990.

Gostou da proposta de antecipação do saque do FGTS? Descubra como consultar quanto dinheiro você tem no fundo

O que muda com o novo Ensino Médio? Entenda!

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aluno em sala de aula e monitor sanitário com máscara a frente

Nas últimas semanas começou a circular uma propaganda do Governo Federal para falar sobre o novo Ensino Médio. Apesar das discussões sobre as mudanças, que irão acontecer a partir de 2022, serem antigas, muitas pessoas foram pegas de surpresa sobre o assunto.

Mas afinal, o que é esse novo Ensino Médio? Para quem caiu de paraquedas aqui e não sabe muito bem do que estamos falando, esta é uma promessa de formar novos alunos e cidadãos para saírem mais preparados do ensino básico. 

Vale ressaltar que todo o cronograma que vai orientar diretores e professores das escolas de todo o país já foi publicado no Diário Oficial da União, no último dia 14.

Quer entender tudo sobre as principais mudanças do novo Ensino Médio, o cronograma para a implementação e mais informações? Leia este artigo completo!

Descubra o que é o novo Ensino Médio

Bom, o novo Ensino Médio é um modelo de aprendizagem, criado pelo Ministério da Educação, que foca na formação de cidadãos e no desenvolvimento de competências e habilidades. E como isso será realizado?

Por meio das disciplinas integradas em quatro áreas do conhecimento. Elas irão possibilitar  que os próprios alunos escolham itinerários formativos de acordo com áreas de seu interesse e projetos de vida e de carreira.

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É importante frisar que o novo Ensino Médio tem o objetivo de propor uma reforma matriz de referência curricular dos alunos do 1º, 2º e 3º ano dessa fase escolar. Além disso, a Lei nº 13.415/2017, que fala sobre as alterações, estabelece uma maior integração e flexibilidade curricular e a oferta de itinerários formativos.

Mulher nervosa, mordendo um lápis amarelo em frente a um notebook
O novo Ensino Médio começa a valer a partir de 2022

As novas regras valem tanto para as escolas de ensino público quanto privadas. E até o ano de 2022 elas precisam começar a implementar este novo modelo de ensino em todo o país. 

Outra informação importante é que o modelo a ser implementado é composto de cinco itinerários, entre eles: o de formação técnica e profissional. Com essas possibilidades, os alunos podem escolher qual opção querem cursar, levando em consideração as áreas de interesse e projetos de vida e de carreira.

Vale ressaltar ainda que a adaptação das escolas começaram em 2018 e estão sendo realizadas de forma gradativa.

Cronograma de implementação do novo Ensino Médio

O texto publicado no Diário Oficial da União também trouxe o cronograma de ações para a efetivação do Novo Ensino Médio em âmbito nacional. O documento orienta as escolas sobre os procedimentos e prazos a serem cumpridos, quanto à oferta dos itinerários formativos e no processo de execução de seus currículos, alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Confira o cronograma completo!

-> Ano de 2021: aprovação e homologação dos referenciais curriculares pelos respectivos Conselhos de Educação e formações continuadas destinadas aos profissionais da educação;

-> Ano de 2022: implementação dos referenciais curriculares no 1º ano do ensino médio;

-> Ano de 2023: implementação dos referenciais curriculares nos 1º e 2º anos do ensino médio;

-> Ano de 2024: implementação dos referenciais curriculares em todos os anos do ensino médio;

-> Anos de 2022 a 2024: monitoramento da implementação dos referenciais curriculares e da formação continuada aos profissionais da educação.

Como será a estrutura curricular do Novo Ensino Médio?

Mas afinal, o que muda com o novo ensino médio e como fica a estrutura curricular a partir de agora? No geral, a mudança é o aumento da carga horária dos estudantes, a adoção de uma base curricular e a escolha – a partir de agora – de itinerários formativos.

+ 5 dicas para quem vai sair de casa para estudar

Para você entender melhor, a lei estabelece a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que contará com até 1.800 horas de carga horária. Além disso, ela contempla habilidades e competências relacionadas à quatro áreas de conhecimento:

  • Linguagens;
  • Matemática;
  • Ciências da Natureza; e
  • Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

Além disso, a lei também estabelece os itinerários formativos, que são compostos pelas mesmas quatro áreas de conhecimento. Entretanto, ela ainda acrescenta um quinto itinerário, sendo ele o de Formação Técnica e Profissional (FTP).

E o restante da carga horária?

Além dessas, haverão outras 1.200 horas flexíveis. Estas, ficarão reservadas para os itinerários formativos. Mas como isso vai funcionar?

Vai funcionar da seguinte forma: no início do ensino médio, os estudantes terão que escolher um dos itinerários dos cinco disponíveis. Com isso, eles vão poder buscar oportunidades dentro dos seus interesses profissionais.

+ Inadimplência escolar e universitária: direitos do estudante

Isso tende a acontecer de acordo com suas vocações e habilidades técnicas individuais – para um futuro que pretendem seguir após a escola. 

O novo ensino médio deve colaborar para desenvolver nesses estudantes novas habilidades, principalmente socioemocionais e autonomia para buscarem um projeto de vida e de carreira.

Gostou do conteúdo sobre o novo ensino médio? Comente se ficou alguma dúvida e qual a sua opinião sobre as mudanças.