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1ª parcela do 13º salário: saiba quem recebe e como calcular valor

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notas de reais com cartões de crédito em um prato transparente com uma faca e chaveiro ao lado

Chegou um dos momentos que mais aquece o coração (e o bolso) dos brasileiros com carteira assinada: a primeira parcela do 13º salário. Mas quem tem direito a ela?

Por causa da pandemia de covid-19, o décimo terceiro dos aposentados e pensionistas foi adiantado. 

Além disso, há a questão das pessoas que tiveram redução de jornada ou suspensão do contrato de trabalho.

Como fica o pagamento para quem está nessas condições? E como calcular quanto cada pessoa vai receber? Continue lendo para descobrir!

Quem tem direito a receber o 13º salário?

A primeira parcela do 13º salário foi depositada até o último dia 30 de novembro. A partir de 1º de dezembro, começam os depósitos da segunda parcela, que devem ser efetuados até o dia 20. 

Segundo a Lei 4.090/1962, têm direito à gratificação natalina:

  • aposentados
  • pensionistas e
  • quem trabalhou com carteira assinada por, pelo menos, 15 dias no ano

Confira a seguir como fica o pagamento do 13º em algumas situações específicas, como afastamentos, aposentadoria e demissão.

Afastamento por acidente ou licença maternidade

Quem tem carteira assinada e tirou licença maternidade ou ficou afastado por doença ou por acidente, também recebe o 13º salário. As regras são as mesmas que as dos demais.

Demissão com e sem justa causa

Se o trabalhador for demitido sem justa causa, ele tem direito ao 13º salário. Mas o valor será calculado proporcionalmente. 

Ou seja, o profissional vai receber o correspondente ao período trabalhado (ensinamos como fazer o cálculo proporcional mais a frente neste artigo). Essa quantia será paga junto com a rescisão. 

No entanto, se o trabalhador for dispensado com justa causa, perde o direito ao benefício natalino.

Aposentados e pensionistas do INSS

Por causa da pandemia de covid-19, o 13º salário dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi antecipado. Isso aconteceu em 2020 e também em 2021. 

A primeira parcela foi paga entre 25 de maio e 8 de junho. E a segunda, de 24 de junho a 7 de julho. Portanto, essas pessoas não recebem nada agora.

Este ano, os pagamentos das parcelas do 13º salários estão sendo feitos em novembro e dezembro apenas para os trabalhadores na ativa.

pilha de moedas com um relógio de parede ao fundo
Primeira parcela do 13º salário já pode ser acessada

Como calcular o valor do 13º salário?

Não há mistério no cálculo do 13º salário. Quem trabalhou por um ano inteiro na empresa, receberá o valor integralmente.

Já quem trabalhou menos tempo, receberá o valor proporcional. Por exemplo: uma pessoa que trabalhou seis meses, vai receber metade do valor de um salário. 

Mas um ponto de atenção é que, para esse cálculo, o mês trabalhado só conta se o trabalhador tiver comparecido por, pelo menos, 15 dias.

O mês inteiro será descontado do décimo terceiro se o empregado deixar de trabalhar mais de 15 dias no mês e não justificar a ausência.

Imagine um profissional que foi contratado pela empresa há 7 meses. Mas no primeiro mês ele entrou já no dia 20. 

Ou seja, trabalhou menos de 15 dias. Então esse período não vai contar para o cálculo.

Em resumo, a cada mês em que trabalha pelo menos 15 dias, o empregado tem direito a 1/12 do salário para somar com o de dezembro. 

Como fica quem teve redução de jornada ou suspensão do contrato?

Também por causa da pandemia, muitos trabalhadores fecharam acordo com as empresas e tiveram contrato suspenso ou a jornada reduzida com diminuição proporcional dos salários.

No caso de jornada reduzida, tanto o 13º salário quanto as férias devem ser pagos de forma integral, seguindo o mesmo cálculo.

Agora, se houve a suspensão do contrato de trabalho, o período não trabalhado será descontado do cálculo. 

Mas ainda vale a regra dos 15 dias: o mês em que o empregado trabalhou 15 dias ou mais, é contado como mês inteiro e entra para o cálculo. 

Esses critérios para contratos suspensos e jornadas reduzidas não foram definidos por lei, mas foram definidos por nota técnica do Ministério do Trabalho e Previdência. 

Ou seja, não são regras que têm força de lei, mas equivalem à interpretação da norma pelo governo. Portanto, é o que será levado em conta por auditores fiscais do trabalho nas fiscalizações das empresas.

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Vale a pena fazer o consórcio Banco do Brasil? Saiba como funciona

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fachada de uma agência do Banco do Brasil

O consórcio do Banco do Brasil é uma modalidade de aquisição, baseada na união de correntistas que têm o objetivo comum de adquirir um bem ou serviço.

Mensalmente, todos os integrantes contribuem com um valor determinado, formando uma poupança comum a todos.

Todo mês ocorrem sorteios e lances para contemplar um dos participantes com a carta de crédito que garante a aquisição do bem. E o sorteio ocorre no sábado anterior à assembleia de contemplação, pela extração da Loteria Federal.

Contudo, o critério para participar é estar em dia, sem pendências financeiras e ter quitado a prestação do mês até a data do vencimento.

Vale ressaltar que todos os participantes concorrem ao sorteio nas mesmas condições, mas é possível aumentar as chances de ser contemplado ofertando lances nas assembleias.

Quando um lance é vencedor, o prazo do plano ou o valor da parcela diminuem.

No BB, é possível planejar diversos tipos de aquisição, pois existem consórcios para bens móveis, como carros, motos e caminhões. Além de imóveis e produtos ligados ao mundo gamer.

+ Entenda como funciona o lance no consórcio
+ Conheça o funcionamento do consórcio Santander e suas vantagens

Como contratar o consórcio Banco do Brasil?

O consórcio Banco do Brasil pode ser adquirido por correntistas e não correntistas do banco. É possível fazer isso presencialmente nas agências.

Outra forma de garantir a contratação mais rápida é optando pela modalidade on-line. Os correntistas podem fazer isso no app no banco. Já os não correntistas devem utilizar o site.

Contudo, é necessário fazer uma simulação antes de aderir. Nele se deve escolher o valor da carta de crédito, o segmento do consórcio e número de parcelas. Com a simulação fica sabendo os valores.

Ciente das informações basta fazer a contratação on-line. Assim, a proposta será enviada e podem ser solicitados alguns documentos para que haja a liberação da participação.

Vale destacar que o consórcio Banco do Brasil é válido para diferentes tipos de serviços e produtos, por isso ele se segmenta em diversos.

Entretanto, a contratação deve ser na modalidade correta, pois, nem sempre existe a possibilidade de usar a carta para a compra de outro bem.

+ Consórcio ou financiamento: saiba o que é melhor

Tipos de consórcio Banco do Brasil

Conheça, agora, todos os detalhes sobre os 6 tipos de consórcio oferecidos pelo Banco do Brasil.

1 – Imobiliário

No consórcio Banco do Brasil imobiliário é possível adquirir imóveis ou terrenos urbanos ou rurais, novos ou usados.

Com ele é possível obter cartas de crédito a partir de R$50 mil e pagar em até 200 vezes. Ele não possui taxa de adesão e assim é possível realizar o sonho da casa própria ou investir.

2 – Serviços

O consórcio de serviços pode ser usado para uma infinidade de serviços como cirurgias plásticas, pagamento de cursos, viagens, casamentos e outros.

Nesse caso, o consórcio de serviços oferece opções de cartas de crédito que variam de R$1.000 a R$20 mil com parcelas que começam em R$26 e prestações que vão até 48 meses.

3 – Outros Bens Móveis

Essa modalidade permite a compra de diversos equipamentos eletrônicos como tablets, smartphones e computadores.

Ele não possui taxa de adesão e juros e permite que o valor seja pago em até 48 parcelas. Mas há possibilidade de aumentar as parcelas ou antecipar o pagamento para diminuir o tempo do plano.

4 – Carros

Com o consórcio Banco do Brasil de carros pode-se escolher entre comprar carros novos ou usados. A carta de crédito não é vinculada a um determinado modelo, sendo o seu valor livre para a aquisição de veículos.

É possível comprar desde carros populares até modelos mais caros, com prestações a partir de R$299 e um total de parcelas que vão de 84 a 100 meses.

O valor da carta é reajustado para que não se perca o valor de compra e a taxa de administração baixa. Se deseja pagar em menos tempo, pode entrar em um grupo em andamento ou antecipar as parcelas.

No caso desse consórcio BB, além de usar a carta para pagar pelo carro, o valor também é válido para outras despesas como IPVA e emplacamento.

pilhas de moedas com miniaturas de casas, aviões e carrinhos de compra por cima
O consórcio do Banco do Brasil é uma possibilidade para quem quer adquirir um bem, mas não tem pressa

5 – Motocicletas

O consórcio de motos é bastante parecido com o de carros, mas nesse caso é indicado para a compra de motocicletas. No caso das motos, o consorciado tem entre 64 e 72 meses para pagar e as parcelas variam entre R$105 e R$852.

Um diferencial é que o valor de crédito que foi escolhido na adesão, pode ser alterado a qualquer momento antes de contemplação.

6- Caminhões e tratores

Esse consórcio BB se destina a compra de veículos pesados e implementos agrícolas. A carta oferece flexibilidade e permite a escolha do bem no momento da compra.

O prazo para pagamento é de até 120 meses podendo ingressar em um grupo em andamento com parcelas que começam em R$1.206. Além disso, as taxas são baixas e não existe incidência de juros.

7 – Gamer

O consórcio BB gamer foi pensado para quem deseja adquirir equipamentos de informática ou móveis para melhorar a experiência durante os jogos.

A carta é válida para bens de R$4.000,00 a R$11.000,00 e pode ser paga ao longo de 48 meses. Anualmente ocorre o reajuste para que não se perca o valor de compra e se desejar pode antecipar as parcelas.

As opções:

  • Cadeira gamer – R$1.250 – 48 x R$33,55
  • Kit gamer – R$1.750 – 48 x R$46,98
  • Kit gamer – R$1.750 – 36 x R$63,26
  • Placa de vídeo – R$3,5 mil – 48 x R$93,96
  • Console gamer – R$4,5 mil – 48 x R$120,80
  • Pc gamer – R$6,5 mil – 47 x R$184,44
  • Kit gamer top – R$8,5 mil – 47 x R$237,43
  • Pc gamer top – R$11 mil – 47 x R$307,28

Características do consórcio Banco do Brasil

Agora que você já conheceu as opções de consórcio do Banco do Brasil, é hora de conhecer todas as suas características:

  • não possui juros, taxa de adesão ou Imposto Sobre Serviços (IOF);
  • a taxa de administração é diluída no total de prestações;
  • é possível entrar em um grupo que já está formado e em andamento; 
  • é possível alterar (para mais ou menos) o valor do crédito escolhido no momento da adesão ao consórcio.

Vale a pena contratar o consórcio Banco do Brasil?

Diante das vantagens oferecidas, referente às condições de pagamento, gratuidade em cobranças, taxas baixas e ausência de juros, o consórcio do Banco do Brasil se mostra uma excelente opção de investimento. Com destaque também para a flexibilidade e a oferta de diferentes modalidades.

Ficou interessado? Então, é hora de pesquisar ainda mais e encontrar o melhor contrato de consórcio para você!

Binance Coin: saiba o que é, como comprar e onde armazenar

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imagem de várias moedas binance coin

A Binance Coin, ou também conhecida como BNB, vem crescendo e se consolidando no mercado de criptomoedas. Criada em 2017, ela foi construída no blockchain Ethereum usando o padrão de token ERC20. 

Conhecida no mercado de criptomoedas por ter uma rede de blockchain de fácil uso e baixo custo, essa criptomoeda vem se tornando cada vez mais uma opção à Ethereum. Quer saber mais sobre a Binance Coin? Então continue a leitura deste texto!

O que é a Binance Coin (BNB)?

Lançada em 2017, a Binance Coin é uma criptomoeda da corretora Binance. Sua existência foi pensada para ser um token de incentivo para que pessoas participassem do ICO (Inicial Coint Offer, uma espécie de IPO para moedas digitais) e ser utilizado dentro do exchange da Binance.

Inicialmente, ela surgiu para fornecer moedas limitadas a 200 milhões de unidades, divididas para investidores anjos, equipe fundadora e aos participantes do ICO (Oferta Inicial de Moeda).

+ 14 livros sobre Bitcoin, Blockchain e Criptomoedas que você precisa conhecer

Ou seja, a BNB disponibiliza aos usuários descontos em taxas relacionadas à plataforma da corretora, sendo que a companhia tem lançado constantemente novos serviços que permitem o uso do token. 

A moeda pode ser utilizada para vários propósitos: pagamento da taxa de cotação, taxa de câmbio, taxa de negociação ou quaisquer outras cobranças que um usuário possa ter.

Como funciona a cotação da criptomoeda BNB?

Assim como toda criptomoeda, a cotação da Binance Coin funciona a partir da lei de oferta e procura. Ou seja, quanto mais uma moeda é procurada e adquirida, maior será o seu valor. Aqui no FinanceOne, você consegue verificar a cotação da Binance Coin.

Principais benefícios da Binance Coin

A BNB é desenvolvida por uma empresa conhecida

Diversos projetos descentralizados são criados, normalmente, por desenvolvedores anônimos. No caso da Binance Coin, no entanto, o envolvimento é com uma empresa já conhecida no mercado de criptomoedas, é a rede BSC.

Isso pode significar um forte ponto de confiança e segurança, uma vez que por trás da criptomoeda há uma empresa conhecida e de grande porte.

Mulher segura criptomoeda Binance Coin
Saiba onde comprar a criptomoeda Binance Coin

Transações mais baratas

Ter uma transação mais barata realmente é um dos pontos fortes da Binance Coin. Alguns especialistas, inclusive, dizem que é por isso que ela se destaca da sua principal concorrente, a Ethereum.

Por consequência disso, diversos desenvolvedores estão utilizando a moeda para seus projetos. Normalmente, as taxas de transferência da rede equivalem a menos de um centavo.

+ Passo a passo de como comprar NFTs pela Binance

Maior facilidade para tokenização

A rede BSC permite que tokens sejam criados muito mais facilmente do que na rede Ethereum, uma vantagem significativa para o desenvolvimento deste setor.

Isso porque o aumento do uso da rede aumenta a sua adoção, uma vez que o seu token nativo, a Binance Coin, é mais utilizado para o pagamento das taxas para transferências de tokens, crescendo assim a sua demanda, e consequentemente o seu preço.

+ Saiba como investir em criptomoedas na Bolsa de Valores

Como comprar a Binance Coin e como armazenar? 

Para começar a investir em criptomoedas de forma segura o ideal é procurar por corretoras, mais conhecidas como exchanges, que realizem esse tipo de transação. Temos uma lista com as principais exchanges que realizam esse tipo de operação no mercado financeiro.

No entanto, ao contrário de outras moedas, a BNB é centralizada e pertence à empresa Binance. Por isso, a sua compra é feita diretamente pelo site da corretora.

A compra pode ser feita através das seguintes opções:

  • PayPal;
  • Transferência bancária;
  • Cartão de crédito; e entre outras.

Vale lembrar que a carteira oficial da corretora é a Trust Wallet. No entanto, também é possível armazenar as criptomoedas em outros tipos de carteiras, tais como: Enjin, Trezor, Coinomi, Metal Vault, entre outras.

Mas lembre-se de sempre confirmar o histórico das carteiras para não cair em golpes de criptomoedas.

Gostou deste texto? Quer continuar entendendo sobre o mundo das criptomoedas? Então leia agora mesmo: “conheça 5 cursos de criptomoedas para entender tudo sobre o assunto

Quer fazer um cartão de crédito Visa? Conheça 11 opções ideais!

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quatro Cartões de crédito sobre a mesa
Opções de cartões com cashback

Quer fazer um cartão de crédito Visa? O processo é rápido e simples. Com ele, você tem benefícios em compras nacionais e internacionais, seguro para carros alugados, maior limite de crédito e mais.

Ou seja, é uma opção para você que deseja ter acesso a benefícios e vantagens exclusivas. Aliado a isso, é aceito em mais de 200 países e territórios.

Essa é uma das bandeiras de cartão de crédito mais antiga. A Visa iniciou as atividades nos Estados Unidos, na década de 1950.

No Brasil, a bandeira chegou em 1981 por meio de uma parceria com o Bradesco, que se tornaria, cerca de dez anos depois, o primeiro a oferecer cartões corporativos, com chip e também a versão para débito — Visa Electron.

Para te ajudar a fazer uma escolha consciente, a seguir confira os principais detalhes sobre essa bandeira e seus cartões.

Benefícios de fazer cartão de crédito Visa

Se você é fã de descontos e vantagens, fazer cartão de crédito Visa pode ser interessante. Veja como ter descontos usando seu cartão:

  • Vai de Visa: essa é a plataforma de descontos da Visa. Hotéis, restaurantes, aluguel de carro e muito mais: tudo com desconto comprando com seu Visa. Para participar, basta cadastrar seu cartão no – “Visa Checkout” e escolher essa opção de pagamento do serviço que deseja, pela página do Vai de Visa.
  • Visa Passfirst: você compra ingressos para o futebol sem sair de casa e ainda evita filas em bilheterias. Compre com seu Visa no site do futebolcard.

Tipos de cartões Visa

  • Visa Classic: Ótimo para suas compras comuns do dia a dia e na internet.
  • Visa Gold: Benefícios especiais e maior poder de compra.
  • Visa Platinum: Exclusividade em serviços e benefícios em viagens.
  • Visa Infinite: O cartão de luxo da Visa. Maior poder de compra e exclusividade.

    + Cartões Visa permitem armazenamento de criptomoedas. Confira!

Qual cartão Visa é ideal para você?

Deseja fazer cartão de crédito Visa? Então veja algumas opções:

Neon – sem anuidade, o Cartão Neon Visa tem funções de débito, crédito e virtual.

Santander SXo cartão se torna livre de anuidade para quem gastar R$100 em compras por fatura. Ou se cadastrar e manter o CPF e celular como chaves Pix em uma Conta Santander.

Itaucard Click – todos os benefícios do Visa Platinum com anuidade grátis ao acumular R$100 por fatura mais benefícios Itaú.

Bradesco NEO Visa Internacional – Ideal para quem deseja aproveitar anuidade grátis. Para isso, basta acumular R$50 a cada fatura. Ele oferece ainda 50% OFF na rede Cinemark e 15% de desconto em restaurantes selecionados.

+ Cartão de crédito Bradesco Neo: quais os benefícios e como solicitar

Ourocard Visa Fácil Internacional – Ao gastar R$100 por fatura, a anuidade é grátis. Oferece ainda descontos e promoções exclusivas.

Cartão de Crédito Digio Visa – Essa opção não tem taxas ou juros rotativos e oferece conta digital.

Latam Pass Itaucard Visa Infinite – Esta é uma opção para quem deseja ganhar descontos de milhas de viagens, além de todos os benefícios do visa infinite com até 100% de desconto na anuidade.

Para solicitar essas e outras opções, basta entrar no site da bandeira.

Vantagens de usar cartão de crédito

O cartão de crédito costuma trazer muitas vantagens aos seus usuários. Além da segurança como mencionamos acima, ele possui algumas condições que aliviam o bolso do consumidor.

Além disso, os cartões costumam fornecer bônus que podem ser revertidos em prêmios, milhas e viagens.

Contudo, cuidado ao usar. O cartão de crédito é uma das principais causas do endividamento dos brasileiros.

Por isso, fique de olho na fatura do seu cartão e controle os gastos. É melhor deixar de comprar algo do que fazer uma dívida de cartão que você não vai conseguir pagar.

Ficou interessado em fazer cartão de crédito Visa? Escolha um que caiba no seu bolso para não criar dívidas. Confira os erros mais comuns ao usar cartão!

Quais são os tipos de empresas para abrir no Brasil? Como identificar?

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duas pessoas de terno se cumprimentando

Você sabe quais são os tipos de empresas que existem no Brasil? Se você deseja ter um negócio, é importante conhecer quais são os tipos possíveis para que você possa escolher o mais adequado à realidade da sua nova empresa. 

Vale lembrar que cada uma delas apresenta suas peculiaridades, exigências, vantagens e desvantagens. 

Se você deseja abrir um negócio mas ainda não conhece os tipos de empresas existentes, então está no lugar certo! Neste texto, vamos falar sobre cada um dos tipos, mostrando as vantagens e desvantagens. Continue a leitura para saber mais!

+ Como as empresas podem economizar na conta de luz? Veja dicas!

Quais são os tipos de empresa no Brasil?

Atualmente, os tipos de empresas mais usadas no mercado são:

  • Microempreendedor Individual (MEI);
  • Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli);
  • Sociedade Anônima (S/A), Simples, Empresária Limitada (LTDA) ou Limitada Unipessoal;
  • Empresa Individual.

Agora que você já sabe quais são os tipos, conheça cada um deles:

Microempreendedor Individual

microempreendedor foi criado para facilitar a formalização de quem possui um pequeno negócio. Ou seja, como o próprio sugere, são para pequenos empreendedores.

Além disso, vale lembrar que o faturamento desses empreendedores deve respeitar o limite de R$81 mil por ano, de janeiro a dezembro, para não ser desenquadrado.

Há, também, um ponto importante nesses tipos de empresas. Muitos MEIs, por exemplo, acabam trabalhando em outras empresas como regime CLT. Contudo, o limite de faturamento não inclui o salário recebido em regime celetista, apenas os pagamentos feitos pelos trabalhos como microempreendedor.

+ Confira quais direitos da CLT é possível perder ao se tornar MEI

Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli)

As Empresas Individuais de Responsabilidade Limitada são parecidas com as empresas limitadas, com a diferença de que, neste caso, há apenas um sócio.

Por isso, para abrir uma Eireli é necessário ter capital de, pelo menos, 100 salários mínimos. Além disso, esse valor precisa estar totalmente investido na empresa.

Sociedade Anônima (S/A)

Em geral, as Sociedades Anônimas são tipos de empresas em que o capital social é dividido em ações. No entanto, ainda que seja comum que as grandes empresas presentes na bolsa de valores sejam S/As, nem toda Sociedade Anônima possui capital aberto.

Há também as empresas em que o capital foi dividido entre os sócios, ainda que em ações. Essas, no entanto, não são oferecidas no mercado financeiro.

Sociedade Simples

Já as Sociedades Simples, em contrapartida, são empresas criadas com a finalidade de reunir profissionais que desenvolverão atividades intelectuais.

De uma forma geral, normalmente são negócios que prestam serviços.

empreendedores socando as mãos como cumprimento
Empreendedorismo social busca resolver ou minimizar problemas sociais

Sociedade Empresária Limitada (LTDA)

Há também a Sociedade Empresária Limitada, mais conhecida como LTDA. Neste caso, é possível a atuação coletiva entre dois ou mais sócios, sendo sua responsabilidade limitada ao capital social.

Portanto, na Sociedade Empresária Limitada, os sócios são os responsáveis pelo negócio apenas com referência ao valor que investiram nele.

Sociedade Empresária Limitada Unipessoal

Sociedade Empresária Unipessoal (SLU) é um dos tipos de empresas mais recentes na legislação brasileira.

Isso porque ela passou a existir com a MP da Liberdade Econômica, projeto que foi implementado no Brasil em 2019.

A SLU é parecida com à Eireli, pois é necessário apenas um empreendedor para fundá-la. Além disso, não há necessidade de ter um capital social tão alto para investir.

Empresa Individual

Nas Empresas Individuais, o empresário é visto como dono do negócio.

Por isso, mesmo que a empresa tenha seu próprio capital, em caso de dívidas, o empresário individual é responsável financeiramente pela empresa.

Tipos de empresas: qual é o melhor para abrir?

Talvez você esteja na dúvida se há algum tipo de empresa que seja melhor. Vamos lá: a resposta para essa pergunta depende de diversos fatores!

Em primeiro lugar, é necessário relembrar que não existe um tipo de empresa que seja melhor do que a outra, pois tudo vai depender das características do seu negócio.

Se você é um comerciante, por exemplo, e fatura R$81 mil no ano, você poderá abrir sua empresa como um microempreendedor.

No entanto, se sua renda bruta for maior que esse valor ou se a atividade do seu negócio não for permitida como MEI, há outras alternativas que poderão se encaixar de acordo com a empresa.

Por isso, não existe uma resposta definitiva para saber se entre os tipos de empresa para abrir existe um que seja melhor.

Neste caso, é super importante que você entenda todos detalhes e características do negócio para abrir o tipo de empresa correta.

Gostou deste texto? Então continue aprendendo sobre o assunto e continue navegando em nosso site. Leia agora mesmo: “como escolher um bom contador para sua empresa: veja 7 dicas!“.

Nu invest: descubra como abrir uma conta para menores de idade

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Menino com camisa listrada sorri e enfileira moedas sobre uma mesa

A educação financeira na vida de uma criança faz uma baita diferença na vida adulta, não é verdade? Por isso, muitas fintechs passaram a criar produtos voltados para essa fase. Um deles é o Nu invest, do Nubank.

Antes de mais nada, o Nu invest é o braço de investimentos do Nubank. Apesar de ter esse nome, a Nu invest já é uma grande conhecida no mercado. Trata-se da Easynvest, empresa de investimentos que foi adquirida pelo Nubank em 2021.

Por isso, se você tem interesse em abrir uma conta de investimentos para menor de idade, o Nu invest pode ser uma ótima opção. Afinal, seu filho poderá crescer com uma reserva financeira e ser um pequeno investidor desde já.

Ficou curioso para saber um pouco mais sobre esse assunto? Então continue a leitura deste artigo. Vamos mostrar para você como abrir uma conta no Nu invest. Confira!

Como abrir uma conta na Nu invest?

Antes de mais nada, vale lembrar que para realizar a abertura de conta para um menor de idade pelo Nu invest, não é necessário nenhuma operação burocrática. A única exigência feita pelo Nubank nesse sentido é de ter uma conta em nome do menor.

E para isso, o responsável legal pelo menor de idade pode optar por uma conta voltada para crianças (bancária ou digital) ou uma conta conjunta com o menor, por exemplo.

Essa conta é necessária tanto por conta do envio de dinheiro para a plataforma de investimentos da Nu invest, quanto pelo resgate da aplicação.

Para criar uma conta de investimentos para menor de idade na Nu invest, não existe uma exigência de idade. Você pode fazer isso a partir do primeiro momento de vida da criança, desde que o envio de documentações seja realizado da maneira correta.

Vale lembrar também que a conta de investimentos da Nu invest é gratuita. Ou seja, não há cobrança de taxas para criar ou manter. Além disso, ela segue a mesma linha do Nubank de possibilitar o controle através do celular.

pessoa sentada de pernas cruzadas mexendo no app do nu invest
O Nu invest é o braço de investimentos da fintech Nubank

O que é necessário para abrir conta de investimentos para menor de idade?

Para abrir uma conta para menor de idade na Nu invest, é necessário que o tutor envie algumas documentações. São elas:

  • Foto do documento de identificação do representante legal dentro da validade e com expedição máxima de 10 anos (frente e verso);
  • Imagem do documento de identificação do menor de idade dentro da validade e com expedição máxima de 10 anos (frente e verso);
  • Foto do comprovante de residência (frente e verso) com data de emissão máxima de seis meses em nome do menor ou do representante legal.

Os documentos devem ser enviados por meio do Portal Nu invest, via upload, pelo aplicativo Nu invest ou no e-mail [email protected]

+ Menor de idade pode investir? Entenda como funciona!

O que acontece após envio de documentos?

Após concluir a primeira etapa de cadastro, você receberá um e-mail com seu número de login, que é a sua conta no Nu invest. Essa é uma informação importante, já que é ela quem garante o acesso a conta. 

Em seguida, logo após finalizar o preenchimento de informações, o cadastro passará por uma análise em até dois dias úteis.

Por fim, assim que o processo for concluído, o cliente receberá um e-mail com a assinatura eletrônica.

Essa assinatura eletrônica serve como uma espécie de segunda senha e serve para efetivar investimentos, retirar recursos, entre outras ações pertinentes na conta.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre como abrir uma conta de investimentos para menor de idade, que tal conhecer como funciona uma poupança para menor de idade. Confira!

Bolsa do Povo SP oferece 15 benefícios; veja se tem direito a algum

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Doria segurando o cartão Bolsa do Povo

Provavelmente se você chegou até aqui é porque já conhece o Bolsa do Povo SP – foi criado pelo governo do Estado de São Paulo com o objetivo de ajudar as pessoas em situação de vulnerabilidade. O que muitos não sabem é que o Bolsa do Povo SP reúne 15 benefícios.

Sim, são tantos programas que existem que algumas pessoas nem conhecem todos. Eles são divididos nas áreas de trabalho, assistência social, educação, saúde, qualificação profissional, esporte e habilitação.

Para se ter uma ideia, o Bolsa do Povo SP contempla o Ação Jovem, Vale Gás, Bolsa do Povo Estudantes, Aluguel Social, Auxílio Moradia, Bolsa Empreender, SP Acolhe, entre outros auxílios.

+ Saiba como se cadastrar no Bolsa do Povo SP: veja guia completo

Como saber qual você tem ou não direito e como se inscrever em um deles? É o que você vai descobrir neste artigo. 

Mas antes, é preciso ressaltar que dependendo do programa que você vá se inscrever é preciso ir receber o cartão Bolsa do Povo SP, já que haverá transferência de renda para este cartão.

Conheça os 15 benefícios do Bolsa do Povo SP

Se você tem interesse em um dos 15 benefícios que compõem o Bolsa do Povo SP precisa saber em qual auxílio você se enquadra. Além de também avaliar se você preenche ou não todos os requisitos.

Veja abaixo a lista completa e todas as informações sobre cada auxílio.

Auxílio Moradia

O Auxílio Moradia é um subsídio concedido para apoiar as despesas com moradia, em caráter provisório, às famílias que tiveram suas residências afetadas por chuvas ou intervenções urbanas e/ou ambientais. Vale ressaltar que ele está sob a gestão da Secretaria de Habitação.

Outra informação importante é que não existe prazo de inscrição para o recebimento do benefício. A família precisa se enquadrar nas situações impostas por este benefício para ser contemplada.

Bolsa Talento Esportivo

Este auxílio tem como objetivo oferecer apoio financeiro para atletas de qualquer modalidade. Além de ser para diversos níveis de desempenho, mas um dos pré-requisitos é que você pretenda representar o estado de São Paulo e o Brasil, tanto em competições nacionais quanto internacionais.

Diferentemente do primeiro auxílio, para receber este é preciso se cadastrar no projeto. Depois você ainda passa por uma avaliação da Comissão de Análise, que é designada pela Secretaria de Esporte.

Os valores da bolsa variam de acordo com a categoria, mas vão de R$415 a R$2.490. Vale ressaltar ainda que não há prazo de inscrição para este programa. 

Renda Cidadã

O Renda Cidadã é um programa de transferência direta de renda que tem como objetivo atender famílias que estão em vulnerabilidade, seja por desemprego ou subemprego. 

Além de quem é analfabeto, tem má condição de saúde, dependência química, falta ou más condições de moradia, ausência de qualificação, entre outros.

O valor do benefício é de R$100 e para ter direito é preciso ir no  Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do seu município. Lá você deverá realizar o cadastramento no Cadastro Único.

Menino mostra celular com tela aberta no site do Bolsa do Povo SP
O Bolsa do Povo reúne 15 benefícios que tem como objetivo ajudar a população

Ação Jovem

O objetivo deste benefício é promover a inclusão social para jovens de 15 a 24 anos, que tenham renda mensal familiar per capta de até meio salário mínimo, de preferência até um quarto. Ele contempla a mais de 600 municípios ajudando com o valor de R$100 por mês por CPF. Basta se candidatar através de um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Saiba mais sobre o Ação Jovem.

Vale Gás

Este benefício tem como objetivo ajudar as pessoas para a compra de botijão de gás de cozinha (GLP 13kg). São contempladas as famílias inscritas no CadÚnico até 14 de maio de 2021, com cadastro ativo e que tenha sido atualizado nos últimos dois anos. A família deve ter renda per capita de até R$178. O valor é de R$100 em três pagamentos, liberados desde 20 de julho de 2021. O pagamento ocorre a cada dois meses.

Saiba mais sobre o Vale Gás

Bolsa Empreendedor

O Bolsa Empreendedor tem inscrições abertas de 19 de novembro a 3 de janeiro e é realizado em parceria com o Sebrae. Os beneficiários realizam cursos do programa Empreenda Rápido, seja online ou presencial. Podem participar alfabetizados; maiores de 18 anos; desempregados ou MEI; e moradores do Estado de SP. Mas, terão prioridade as pessoas com baixa renda; mulheres; pretas, pardas ou indígenas; jovens (18-35 anos); e pessoas com deficiência. 

Saiba mais sobre o Bolsa Empreendedor

SP Acolhe

O SP Acolhe acontece sob gestão da Secretaria de Desenvolvimento Social. O objetivo é a transferência de renda para famílias que perderam, pelo menos, um membro da família desde o início da pandemia. O principal público são famílias com renda mensal familiar de até três salários mínimos. O benefício paga R$1.800, em seis parcelas de R$300, entre julho e dezembro de 2021.

Saiba mais sobre o SP Acolhe

Bolsa Trabalho

Este é um benefício que tem como objetivo oferecer ocupação, renda e qualificação profissional para a população desempregada. Quem participar, atua prestando serviço em órgãos públicos, de acordo com o direcionamento do município. Além disso, eles têm direito a um curso de qualificação profissional e recebem uma bolsa mensal de R$535 por cinco meses.

Saiba mais sobre o Bolsa Trabalho

Via Rápida

A Via Rápida é mais uma ação do governo, mas que é  coordenada pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (SDE). Ela oferece capacitação profissional de forma gratuita para quem deseja ingressar no mercado de trabalho ou, inclusive, abrir o próprio negócio. O curso pode ser feito online ou presencialmente.

Saiba mais sobre o Via Rápida

Prospera Família

O programa Prospera Família é mais um sob responsabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Social. Com ele, os beneficiários recebem um ciclo de formação em empreendedorismo e geração de renda. O objetivo é ajudar mães ou pais solos do Estado de São Paulo, com o intuito de realizar seu projeto de vida. É necessário que esse pai ou mãe tenha, pelo menos, um filho ou dependente de zero a seis anos. Além disso, a renda familiar precisa ser de até R$89 por pessoa.

Saiba mais sobre o Prospera Família

Bolsa do Povo Educação

O Bolsa do Povo Educação teve inscrições em julho e iniciou as suas entrevistas em agosto. Ele é destinado aos responsáveis legais de estudantes da rede estadual de ensino – que realizará atividades em uma escola da rede e receberá uma bolsa no valor de R$500.

Saiba mais sobre o Bolsa do Povo Educação

Bolsa Educação – Centro Paula Souza

Este é um programa voltado para a educação profissional técnica e tecnológica, visando o Centro Paula Souza, para os responsáveis. O objetivo é garantir o vínculo entre as famílias de ETEC’s e FATEC’s, junto aos estudantes e do ambiente escolar. O centro vai contratar responsáveis legais dos estudantes matriculados.

Também há um benefício destinado aos estudantes, que visa promover a recuperação e o aprofundamento da aprendizagem e entre outras ações para os alunos.

Saiba mais sobre o Bolsa Educação Centro Paula Souza – Responsáveis

Saiba mais sobre o Bolsa Educação Paulo Souza – Estudantes

Bolsa do Povo Educação – Ação Estudantes

O Bolsa Ação Estudantes é um programa que visa amenizar os efeitos sociais e econômicos da pandemia fortalecendo o vínculo de estudantes mais vulneráveis com a unidade de ensino. Com isso, o governo contempla 300 mil estudantes de nível médio e do 9º ano do fundamental com uma bolsa de R$1 mil por ano letivo, desde que estejam registrados no CadÚnico.

Saiba mais sobre o Bolsa do Povo Educação – Ação Estudantes

Acolhe Saúde

Este benefício iniciou suas atividades em novembro de 2021 e terá duração máxima de seis meses, podendo ser prorrogado por igual período ou prazo inferior até o limite de dezembro de 2022. O objetivo do estudante é desenvolver acolhimento de usuários do SUS em tarefas nas linhas de apoio – seja operacional ou administrativo. O pagamento será de R$500, R$650 ou R$750, de acordo com o nível de escolaridade.

Saiba mais sobre o Acolhe Saúde

Gostou de saber mais detalhes sobre os benefícios do Bolsa do Povo SP? Então deixe o seu comentário e dúvidas!

Quer trabalhar no Google? Confira tudo o que você precisa saber

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fachada do google em São Paulo

Quem nunca sonhou trabalhar em uma multinacional? Para quem é da área de TI e Marketing, por exemplo, saber como trabalhar no Google é ainda mais importante, já que essas áreas são as principais da empresa.

Para quem não sabe, a empresa tem escritórios aqui no Brasil em duas cidades: São Paulo e Belo Horizonte. Isso aumenta as chances de você conseguir trabalhar no Google estando aqui no Brasil.

Além disso, existem diversos benefícios de trabalhar na multinacional, não é à toa que ela é considerada uma das melhores empresas para trabalhar. A informação é da revista Fortune.

Mas afinal, como trabalhar no Google? O que é preciso e quais são as vagas disponíveis no momento? É o que você vai descobrir lendo este artigo!

Como trabalhar no Google?

Quem trabalha no Google ganha diversas vantagens da empresa, como massagem grátis, sala de jogos. É possível realizar todas as refeições no local, que é o chamado “geladeira aberta”.

Saber como trabalhar no Google é fundamental para garantir a tão sonhada vaga nesta empresa. Se você não sabe se inscrever em uma vaga, saiba que existem diversas maneiras de se candidatar para uma vaga.

+ Mais de 400 vagas de estágio estão abertas no país; saiba como se inscrever

Mas antes de se candidatar, a primeira coisa que precisa saber é quais são as áreas que o Google mais contrata. Essas áreas são: 

  • Engenharia e tecnologia;
  • Design;
  • Finanças;
  • Jurídico;
  • Marketing;
  • Vendas;
  • Serviços e suporte;
  • Gestão de pessoas; e 
  • Instalações. 

E existem duas formas de ingressar no Google: pelo programa de estágio ou cadastrando o seu currículo pelo site. 

Vamos falar de cada uma delas abaixo!

Pessoa usando tablet acessando Google em um café
Existem duas maneiras para você começar a trabalhar no Google: se cadastrando no site ou participando do programa de estágio

Programa de estágio

O programa de estágio é uma boa forma de ingressar e começar a trabalhar no Google. O principal objetivo deste programa é encontrar jovens talentos para as equipes da empresa. 

E os estagiários ficam em contato com os profissionais mais experientes da instituição para aprender. Além de participarem de treinamentos e serem convidados para os eventos sociais da empresa.

Mas atenção: é preciso atender os requisitos para se inscrever no programa, que são eles:

  • Estar matriculado em qualquer curso de graduação no Brasil;
  • Ter inglês fluente;
  • Ter disponibilidade para trabalhar em São Paulo.

Google tem mais de 100 vagas abertas. Veja!

Para saber como trabalhar no Google, nada melhor do que conhecer as vagas que estão abertas atualmente. A empresa está com mais de 100 oportunidades abertas para atuar no Brasil.

+ Trainee e estágio Coca-Cola tem vagas abertas; saiba como se inscrever

As vagas abertas são para trabalhar no escritório de São Paulo e Belo Horizonte.

Além disso, sabe-se que as oportunidades são para as seguintes áreas: Engenharia de Software, Google Cloud, Marketing, Recursos Humanos, Finanças e Negócios.

Mas, como será feito o processo seletivo? E como se cadastrar? Saiba a seguir!

Veja como se cadastrar nas vagas do Google

Para se candidatar, basta acessar o site do próprio Google. Lá você consegue encontrar todas as oportunidades, detalhes, requisitos e a aba destinada para cadastro.

A página está em inglês. Basta você clicar com o botão direito do mouse e depois em “traduzir”. Feito isso, terá todo o texto em português para conseguir se candidatar à vaga desejada.

O processo seletivo para trabalhar no Google será feito de forma remota, à distância. Por isso, podem participar pessoas de todo o país. Além disso, de acordo com a empresa, também há oportunidades para pessoas com deficiência (PcD).

Gostou de saber como trabalhar no Google? Então compartilhe este artigo com alguém que possa se encaixar nos requisitos e deseja saber como conseguir um emprego na empresa mais cobiçada do país.

Safrapay ou SumUp: confira qual é a melhor máquina de cartão

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uma maquininha da Safrapay e SumUp

O uso das maquininhas de cartão não para de crescer no Brasil. Afinal, ela amplia as possibilidades do empreendedor realizar uma venda. Por conta disso, vamos explicar qual é a melhor para você: Safrapay ou SumUp, modelos que se destacam no mercado.

Portanto, durante o texto, você vai descobrir qual a melhor máquina de cartão para o seu negócio. Afinal, analisamos os modelos das duas empresas e separamos alguns critérios que devem ser considerados na sua decisão.

Assim você pode, com mais facilidade, escolher a melhor para o seu serviço e para o seu bolso. Preparado?

+ Guia completo das máquinas de cartão de crédito. Saiba como escolher!

Safrapay ou SumUp: qual a melhor?

Para decidir entre Safrapay ou SumUp, é importante também verificar as opções de maquininhas das empresas, quais bandeiras aceitam e quais as taxas cobradas. Confira ponto por ponto:

1 – Modelos disponíveis

O primeiro critério a ser avaliado na escolha entre Safrapay ou SumUp se refere aos modelos de maquininha que essas empresas disponibilizam. São esses:

SumUp

As maquininhas de cartão da SumUp são: SumUp Top, SumUp On e SumUp Total. A SumUp Top funciona com o celular via Bluetooth, tem histórico de vendas disponível no aplicativo grátis e funciona com duas pilhas AAA.

+ Maquininhas de cartão Sumup: veja 3 opções

A maquininha SumUp On tem conexão por wi-fi e chip 3G e, portanto, não precisa de celular. Sua bateria dura o dia inteiro e os recibos de vendas são enviados por SMS.

Já a SumUp Total tem bateria recarregável que dura o dia inteiro, conexão por wi-fi e chip 3G (grátis) e pagamento por aproximação (NFC).

SafraPay

A SafraPay possui quatro modelos: o Bluetooth, o 3G sem bobina, o 3G com bobina e o Smart.

O SafraPay Bluetooth cabe no seu bolso e as vendas são feitas pelo aplicativo SafraPay Mobile. O modelo 3G sem bobina aceita pagamentos por aproximação e por QR Code, tem bateria de longa duração, não precisa de celular e envia os comprovantes por SMS.

Já o 3G com bobina, além de permitir imprimir os comprovantes, possui tela sensível ao toque (touchscreen). A maquininha SafraPay Smart é o modelo mais avançado. Ela possui um sistema operacional Android para fazer o download de aplicativos de gestão.

2 – Bandeiras

Ainda na dúvida: Safrapay ou SumUp. Confira a lista completa das bandeiras que essas maquininhas aceitam:

SumUp

  • Mastercard
  • Maestro
  • Visa
  • Visa Electron
  • American Express
  • Elo
  • Hiper
  • Hipercard
  • Google Pay (pagamento por aproximação)
  • Apple Pay (pagamento por aproximação)

SafraPay

  • Sorocred
  • Cabal
  • UP
  • Valemais
  • Policard
  • Alelo
  • Ben
  • Sodexo
  • Planvale
  • Policard
imagem ampliada de um cartão de crédito
As maquininhas de cartão já viraram requisito praticamente obrigatório para qualquer modelo de negócio

3 – Taxas

Na disputa entre qual é melhor, Safrapay ou SumUp, é imprescindível comparar também as taxas que essas empresas vão cobrar sobre as suas vendas

SumUp

Para a SumUp, há dois planos para o crédito. O plano Antecipado tem a taxa de 4,60% à vista, mais 1,50% a cada parcela, com 1 dia útil para receber as vendas. O

Já o plano Econômico tem a taxa de 3,10% à vista, além de 3,90% de 2 a 12 vezes. O recebimento das parcelas é a partir de 30 dias. Para o débito, há cobrança de 1,90%. O recebimento das vendas é de 1 dia útil.

SafraPay

No caso da SafraPay, as cobranças variam conforme o tempo de recebimento. Para receber na hora, o débito tem a taxa de 1,98% e o crédito à vista de 2,99%. O crédito parcelado é de 3,98% — além de a partir de 1,16% por parcela.

O recebimento em 1 dia para o débito tem a cobrança de 1,88% e, para o crédito à vista tem o valor de 1,99%. A antecipação é de 0%. O crédito parcelado tem um valor de 2,98% — além de a partir de 1,16% por parcela.

Para receber em 30 dias, o débito tem a cobrança de 1,88% e o crédito à vista de 1,89%. O crédito parcelado tem a taxa de 2,98% — além de 2,98% por parcela a partir da 2ª parcela.

Sem antecipação tem a taxa de 1,88% no débito e 3,05% no crédito à vista. O crédito parcelado tem a cobrança de 5,45%. As vendas são recebidas parceladas mensalmente.

4 – Aluguel

Antes de decidir sobre Safrapay ou SumUp, é importante saber se é cobrado aluguel dessas maquininhas.

  • SumUp – A SumUp não cobra aluguel; você só paga as taxas sobre o valor de suas vendas.
  • SafraPay – A SafraPay também não cobra aluguel, desde que você bata uma meta de vendas. Contudo, caso essa meta não for alcançada, será cobrado um valor proporcional ao que faltou para o cumprimento da venda. Ou seja, se você vender 80% da meta, deverá pagar apenas 20% do valor da mensalidade, que custa R$28,90.

O que você achou da nossa comparação? Já sabe qual é o melhor para o seu negócio: SafraPay ou SumUp? Deixe seu comentário e compartilhe o artigo com amigos!

Saiba quando cai o dinheiro do Supera Rio e como proceder se atrasar

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Mulher segura cartão Supera Rio

Afinal de contas, quando cai o dinheiro do Supera Rio? Essa é a pergunta que milhares de beneficiários têm feito após sucessivos atrasos nas parcelas.

Nos primeiros meses, os pagamentos eram feitos sempre nos dias 15 e 20 de cada mês, para beneficiários do CadÚnico e desempregados, respectivamente. 

Mas agora a data de pagamento foi unificada: todos os valores devem ser depositados no dia 25. 

Acontece que muitas pessoas estão com as parcelas atrasadas, outras nem sequer conseguiram pegar o cartão ainda. Como proceder neste caso?

A verdade é que o Governo Estadual ainda não solucionou todos os problemas relacionados ao programa. Por isso muitos estão sem receber e ainda há perguntas sem respostas. 

Para ajudar, FinanceOne explica tudo o que se sabe até agora sobre como vai ficar a situação dos pagamentos. Continue lendo este artigo!

O Supera Rio vai pagar retroativo das parcelas atrasadas?

O programa Supera Rio foi criado e aprovado na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) em fevereiro deste ano e regulamentado no fim de março.

Por tanto, os pagamentos deveriam ter começado no mês seguinte, abril, contabilizando o total de nove parcelas até dezembro. No entanto, o benefício só começou a ser pago efetivamente em junho.

Ou seja, já começou com duas parcelas atrasadas e pendentes. A boa notícia é que essas duas parcelas estão garantidas por uma lei que foi sancionada pelo governador, autorizando o pagamento retroativo de abril e maio.

Agora sobre as parcelas que atrasaram depois disso: ainda não há um posicionamento oficial do Estado a respeito. Porém, como o programa prevê um total de nove parcelas, espera-se que esse total seja pago aos beneficiários. 

Quando? Não se sabe. 

De acordo com o Governo do Estado, o pagamento do retroativo aos meses de abril e maio não foi pago porque falta um estudo de impacto financeiro. Já os demais atrasos não há informação a respeito.

Mulher de máscara protetora branca beneficiada pelo Supera Rio mostrando o cartão
Beneficiários do Supera Rio chegam a três parcelas atrasadas

Dinheiro não caiu no cartão do Supera Rio: o que fazer?

Se você já tem o seu cartão do Supera Rio e não consegue utilizar o dinheiro, antes de qualquer coisa certifique-se de que ele já foi desbloqueado. Se ainda não foi, siga o passo a passo:

  1. Baixe o aplicativo Meu Alelo ou acesse o site
  2. Informe o CPF e crie uma senha no campo indicado na tela
  3. Você receberá no email e/ou telefone a senha do seu cartão

Outro ponto de destaque: o cartão do Supera Rio não funciona mais  como um cartão pré-pago, como era antes. 

Desde outubro ele funciona apenas como um cartão-benefício. Ou seja, não é possível utilizá-lo para sacar dinheiro na boca do caixa. 

Para utilizar o auxílio, os cidadãos devem utilizar o cartão diretamente nos estabelecimentos. Como se fosse um cartão de débito, sem a possibilidade de acessar o dinheiro vivo.

Agora, se mesmo com o cartão desbloqueado e sabendo que não é possível sacar dinheiro, você não consegue acessar o pagamento, leia o tópico seguinte.

O que os beneficiários podem fazer para cobrar o pagamento?

Se você é beneficiário do Supera Rio e está tendo problemas para receber o pagamento, saiba que não é o único. 

A principal orientação do governo estadual para aqueles que constataram a defasagem de alguma parcela é entrar em contato pelos canais de atendimento oficiais:

  • o telefone da central de atendimento: 0800 071 7474
  • abrir uma reclamação na Ouvidoria

Para abrir uma reclamação na ouvidoria basta acessar o site do programa e clicar em “Fale conosco – clique aqui”, no canto superior direito da tela.

Na página, informe os dados pessoais solicitados e preencha a ficha disponível. 

No campo “Assunto”, selecione a opção ‘Reclamação’. E no campo “Motivo da Reclamação”, selecione a opção ‘Outros’.

No último campo “Descreva sua reclamação” explique de forma breve e clara o motivo do contato. Confira um exemplo de como fazer isso:

“Sou beneficiário (a) do grupo ______ (CadÚnico, desempregado etc) e a parcela referente ao mês _____ não foi depositada no prazo estipulado. Solicito esclarecimento a respeito e uma previsão de quando o pagamento será depositado no meu cartão.”

Depois de preencher tudo, basta clicar no botão “Enviar”. O prazo para resposta é de sete dias. 

No entanto, precisamos destacar que muitos beneficiários relatam não estar recebendo retorno da ouvidoria no prazo, tampouco conseguem esclarecimentos pelo telefone.

Ou seja, esse é um meio para contatar o Estado a respeito dos problemas com seu benefício. Mas enviar essas mensagens não garante que o depósito será feito. 

Problemas com cartão: demora para ser produzido ou retirada em outra cidade

Outros problemas muito comuns relacionados ao pagamento do Supera Rio são:

  • cartão demorando para ficar pronto
  • cartão foi entregue em um local distante

Se você se enquadra na primeira situação, provavelmente a demora se deve aos problemas que o governo estadual está tendo para processar dados. 

Além de abrir uma reclamação na Ouvidoria, você deve entrar frequentemente no site do programa e informar o seu CPF para manter-se atualizado sobre o status. 

Quando o cartão ficar pronto, você poderá receber uma mensagem por SMS informando o local de retirada. Mas sugerimos que mantenha o olho no site também. 

Agora, se o seu cartão ficou pronto, mas está em uma cidade distante, diferente daquela na qual você se inscreveu ou mora, não precisa se deslocar até lá. 

De acordo com o Governo do Estado, basta abrir uma reclamação na ouvidoria e no campo “Motivo da Reclamação” selecionar a opção “Meu cartão está em cidade diferente da minha”. O cartão será enviado para um posto de retirada mais perto de você. 

Dica importante:

Como os meios oficiais de atendimento do governo estadual têm deixado a desejar, uma dica é que os beneficiários fiquem de olho nos avisos das prefeituras de suas cidades. 

Muitas vezes elas recebem os cartões do programa e informam os locais de retirada em seus sites. Foi o que fizeram recentemente as prefeituras de Búzios e Campos, por exemplo.

Então além de entrar no site do Supera RJ, verifique também o site, redes sociais ou murais de aviso da prefeitura em sua cidade. 

O conteúdo foi útil? Então compartilhe com seus amigos que também são beneficiários do Supera Rio e deixe um comentário!