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Programa de Estágio da Vivo abre 750 vagas. Veja como se inscrever!

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Loja da vivo

Você é universitário e está em busca de estágio? Então temos uma boa notícia: estão abertas as inscrições para o programa de estágio da Vivo. Essa será a maior seleção já realizada pela empresa.

No total, estão sendo oferecidas 750 vagas, distribuídas em 17 cidades. Dessas, 50% das vagas são exclusivas para os estudantes negros, visando aumentar a diversidade na empresa.

Antes de sair se inscrevendo no programa de estágio da Vivo, é preciso saber quais os requisitos e cidades que estão com vagas abertas. E para te ajudar, listamos tudo a seguir. Confira!

Cidades com vagas para o programa de estágio da Vivo

As 750 vagas do programa de estágio da Vivo estão distribuídas em 17 cidades em todo o Brasil. Confira quais são as cidades:

  • Belém (PA);
  • Belo Horizonte (BH);
  • Brasília (DF);
  • Campinas (SP);
  • Caxias (RS);
  • Curitiba (PR);
  • Florianópolis (SC);
  • Fortaleza (CE);
  • Londrina (PR)
  • Osasco (SP);
  • Porto Alegre (RS);
  • Recife (PE);
  • Rio de Janeiro (RJ);
  • Salvador (BA);
  • São Paulo (SP);
  • Uberlândia (MG);
  • Vitória (ES).

O que é preciso para concorrer no estágio da Vivo?

Ficou interessado em participar e sua região está entre as contempladas? Então vamos aos requisitos necessários para concorrer!

A empresa pede que os candidatos às vagas estejam cursando o penúltimo ou último ano de formação. Por isso, a formação precisa estar prevista para acontecer entre dezembro de 2022 e dezembro de 2023.

+ Estágio: saiba quais cursos oferecem as melhores bolsas-auxílio

Neste processo seletivo para estágio da Vivo, não há limite de idade, restrição de curso ou universidade, tampouco será cobrado idioma, como exigência de Inglês.

menina na frente do computador participando de uma vaga temporária
Todo o processo seletivo do programa de estágio da Vivo será online

O que a empresa pede é que os candidatos tenham algumas características, como:

  • curiosidade
  • atitude digital
  • abertura e fazer acontecer com responsabilidade

Como se inscrever no programa de estágio?

Se você tem interesse em se inscrever no programa de estágio da Vivo, saiba que o prazo das inscrições é grande. Você tem até o dia 03 de janeiro para que você finalize a sua inscrição com toda calma.

E como você deve fazer isso? Acessando o site do programa para se inscrever. Você deverá se inscrever e fornecer algumas informações. Depois ainda será preciso realizar alguns testes para que a empresa possa te conhecer melhor.

+ Saiba quais os 5 erros que você não deve cometer no currículo

Outra informação importante é que a bolsa auxílio do estágio pode chegar até R$1.900. Mas isso varia de acordo com a carga horária, localidade e ano de formação de cada estudante.

Como será o processo seletivo para estágio na Vivo?

A empresa informa que o processo seletivo do programa de estágio da Vivo será realizado 100% digital. Todos os inscritos, inclusive, passarão por uma trilha de desenvolvimento profissional e pessoal. 

Mas, o que seria isso? Serão ofertados 20 cursos com temas variados, trabalhando diversas habilidades. Os conteúdos propostos serão trabalhados em diferentes formatos: vídeo, texto, podcasts e lives.

No processo seletivo digital da Vivo, serão realizados:

  • teste de fit cultural
  • vídeo desafio
  • painéis com dinâmicas e
  • entrevistas individuais

Benefícios de trabalhar como estagiário na Vivo

A Vivo informa que a bolsa-auxílio a ser paga ao estagiário é compatível com o mercado, mas não informa valores. Além do salário, os selecionados terão direito ao VIBE, que é o programa de benefícios da companhia. 

+ Veja como conseguir estágio sem experiência

O VIBE da Vivo proporciona diversas vantagens, de acordo com cada estagiário como: vale refeição e transporte; plano de saúde e odontológico; seguro de vida e Gympass para academias.

A Vivo ainda conta com outros atrativos, como: 

  • programa de idiomas; 
  • day off de aniversário; 
  • smartphone com plano de voz e dados ilimitados; 
  • oferta exclusiva com descontos em linha fixa, banda larga, TV e apps gratuitos; 
  • todos os estagiários também poderão trabalhar remotamente duas vezes por semana.

Gostou desta oportunidade? Então corra para se candidatar e não fique de fora dessa! Se conhecer alguém que precise, compartilhe!

Teve o CPF clonado? Saiba o que fazer e como evitar

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celular com tela aberta no aplicativo da Receita Federal

Em 2021, um brasileiro sofre ao menos uma tentativa de fraude em apenas 8 segundos. É o que mostra a pesquisa divulgada pela empresa de dados de crédito Serasa Experian. E você sabe o que fazer se tiver o CPF clonado?

De acordo com o levantamento, intitulado de Indicador de Tentativas de Fraude, isso representa quase 2 milhões de tentativas no período, uma alta de 15,6% em relação aos seis primeiros meses de 2020. Além disso, o número é o mais alto já registrado desde 2011.

A maioria das fraudes destacadas pelo estudo acontece a partir do uso de documentos falsos, os quais podem ser clonados de pessoas que realmente existem ou os que são roubados.

E é a partir disso que os criminosos compram celulares, automóveis, abrem conta no banco, emitem cartão de crédito (gastam em nome da vítima) e até podem abrir empresas para ajudar em outros golpes.

Por isso, saber o que fazer caso seu CPF seja clonado é extremamente importante! A seguir, separamos dicas do que deve ser feito! Continue a leitura para saber mais.

O que fazer se você tiver o CPF clonado?

Se aconteceu de você ser vítima de CPF clonado, ou outro tipo de fraude, é indispensável fazer um boletim de ocorrência. Agora, se você perdeu ou teve seus documentos roubados ou extraviados, pode (e deve) notificar a ocorrência também no sistema do SPC Brasil.

O SPC Brasil indica utilizar o serviço “SPC Alerta de Documentos”. Pelo sistema, quando um lojista consultar seu nome nos produtos SPC para vendas a prazo, conseguirá ver que os documentos foram furtados.

Assim, é possível detectar caso alguém esteja querendo se passar pela pessoa, evitando fraudes.

Depois de registrar a ocorrência, as vítimas de perda, roubo, furto ou extravio de documentos pessoais, como CPF, devem comparecer até um balcão de atendimento do SPC Brasil com o B.O. em mãos.

o que fazer se você teve o CPF clonado
Se você teve o CPf clonado, o primeiro passo é registrar um boletim de ocorrência junto a polícia

Assim, o risco de fraudes é reduzido, uma vez que os estabelecimentos comerciais são informados do problema.

+ Entenda como o cartão de crédito é clonado e o que fazer

O serviço ainda explica o caso de ter um registro irregular em seu nome. Nesse caso, a responsabilidade pela realização e cancelamento é do credor. Ele o efetua direta e eletronicamente no sistema.

Se houver uma irregularidade de qualquer registro de inadimplência, o consumidor pode procurar o credor ou o SPC Brasil da sua localidade para solicitar a correção.

O consumidor deverá apresentar documentos que comprovem sua legitimidade e irregularidade da informação. Isso inclui:

  • RGs e CPFs do consumidor e procurador;
  • procuração hábil;
  • documentos comprobatórios da irregularidade, nos termos solicitados pelo SPC Brasil da localidade.

Saiba onde o seu CPF pode ser clonado

Para proteger e evitar que você tenha o CPF clonado em alguma situação, é necessário saber onde isso pode acabar acontecendo, correto?

Separamos algumas situações que você pode passar no dia a dia, que pode acabar fazendo com que o seu documento seja copiado. Confira! 

  • Tirar uma cópia de documento em local público;
  • No aeroporto as pessoas podem se passar por funcionários e solicitar seu documento para verificação;
  • Baixar um aplicativo no seu celular;
  • Realizar cadastro em sites de compras falsos.

Existem, no entanto, outras situações que você pode acabar tendo o CPF clonado. Por isso, é importante que você cuide sempre dos seus documentos e esteja sempre de olho quando for necessário entregar a outras pessoas.

+ Identidade Digital RJ: veja como habilitar o documento e quem pode obter!

5 dicas para evitar que você tenha o CPF clonado

1. Deixe os documentos sempre próximos

É importante que você não permita que pessoas estranhas levem cartões e documentos para longe de você. Isso porque é nesse momento que eles aproveitam para clonar o seu CPF e cartão de crédito. 

Outra dica é não andar com muitos documentos originais, prefira ter cópias da identidade e CPF, por exemplo. 

2. Tome cuidado com compras feitas pela internet

Você costuma ou gosta de fazer compras pela internet? É importante estar atento na hora de realizar cadastro em sites de e-commerce. Opte por lojas conhecidas, com a verificação de segurança.

3. Cuidado ao jogar documentos fora

Como você costuma jogar documentos antigos fora? Joga no lixo sem se preocupar? Essa é mais uma forma que você pode ter os documentos clonados. Por isso, fique atento na hora de jogá-los fora.

Corte os cartões de crédito antes de jogar no lixo. Outra dica é também cortar o chip ao meio. Já os documentos, contas e cartas devem ser todas picadas.

4. Evite passar seus dados por telefone

Essa é uma das formas mais fáceis de ter os documentos clonados. Isso porque você recebe uma ligação na qual a pessoa pode se passar por um funcionário do seu banco e solicitar algumas informações.

Por isso, evite passar os dados solicitados por telefone. Estava na dúvida se o telefonema é seguro? Desligue e ligue novamente para o número que você já tem da instituição financeira ou de qualquer outra empresa. 

5. Tenha atenção ao seu e-mail

Os fraudadores costumam mandar e-mails falsos solicitando informações da pessoa e também podem mandar vírus junto com esses e-mails. Por isso, não abra e-mails de destinatários desconhecidos e sempre desconfie de links.

Uma consulta ao SPC e Serasa permite saber se o seu CPF está com alguma restrição. Agora, é possível realizar a consulta até pelo celular.

Se por algum motivo seu nome está com algum impedimento, saiba como limpá-lo. Acompanhe nosso noticiário e fique por dentro do mundo das finanças para você.

Este conteúdo te ajudou a saber como o CPF é clonado? Se você gostou, compartilhe nas redes sociais para que possa ajudar outras pessoas.

Mais de 5 mil vagas temporárias estão disponíveis na Luandre. Confira!

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duas pessoas entrevistando um candidato de emprego e olhando o currículo

A Luandre, uma empresa de soluções em recursos humanos anunciou que nesta reta final de ano terão mais de 5 mil vagas temporárias. E não para por aí: o período contempla desde a Black Friday até o período de Natal.

De acordo com a própria empresa, o crescimento de vagas temporárias em 2021 é 24% maior em relação ao terceiro trimestre de 2020.

Além disso, há uma expectativa de retomada no crescimento de empregos neste período do ano. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), serão criados, em média, 94,2 mil postos de trabalho no varejo para a época mais movimentada do ano.

Ficou curioso para saber um pouco mais das vagas? Então continue aqui com a gente. Vamos ajudar você a encontrar as vagas e dizer quais são as áreas com mais destaque. Para isso, basta continuar a leitura deste artigo.

trabalho temporário no fim do ano
Trabalho temporário no fim do ano é a opção de muitos desempregados

Quais são as vagas disponíveis?

Conforme publicação da Luandre, existem vagas para os mais variados perfis. Mas, nesse momento, um dos destaques são as vagas para a área de logística. Isso porque, com a pandemia a demanda por e-commerces cresceu muito e mesmo com a flexibilização, esse foi um hábito que veio para ficar com a maioria dos brasileiros.

“Durante a pandemia houve grande crescimento do e-commerce, quando as pessoas passaram a comprar mais de forma online. Isso movimentou o setor de logística e distribuição, aumentando o volume de contratações para dar conta da alta demanda”.

Fernando Medina, CEO da Luandre

No Rio de Janeiro, por exemplo, já estão abertas variadas vagas voltadas para a área de vendas. Estão listados locais como lojas de shoppings, de chocolates, em empresas administrativas, entre outros.

Como realizar o cadastro no site?

Para se candidatar às vagas temporárias, é necessário que você realize um cadastro no site da Luandre. Para isso, basta seguir o passo a passo:

  1. Acesse o site www.candidato.luandre.com.br/cadastro;
  2. Em seguida, preencha o cadastro solicitado pelo site;
  3. Caso você tenha redes sociais como o LinkedIn ou o Facebook, também é possível extrair suas informações dessas redes sociais;
  4. Pronto! Após cadastrar as informações solicitadas, bastará somente buscar pelas vagas de interesse.

Caso você queira saber quais as vagas temporárias disponíveis no site antes de fazer o seu cadastro, também dá. Basta clicar na opção ‘Vagas‘, e enviar as informações solicitadas.

O lado bom é que no portal dá para filtrar as vagas de acordo com o CEP de sua residência, cargo pretendido, área de atuação, faixa salarial e outros filtros.

De todo modo, mesmo que o site não tenha uma vaga adequada ao seu perfil no momento, é importante manter um cadastro por lá. Afinal, esse é mais um portal com várias vagas de emprego que você poderá enviar as suas candidaturas.

Por fim, o site também possui vagas inclusivas dedicadas para pessoas com deficiência (PCD), então vale muito a pena manter o cadastro para oportunidades que possam surgir futuramente na plataforma.

Vagas temporárias: uma possibilidade de voltar ao mercado de trabalho

As vagas temporárias de trabalho são vistas por muitos como uma forma de se reinserir no mercado de trabalho. No segundo trimestre de 2021, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística identificou que o país possui mais de 14,8 milhões de desempregados.

Por isso, toda oportunidade de emprego é muito bem-vinda nesse período. De acordo com a própria Luandre, cerca de 40% dos temporários são efetivados pelas empresas ao final de seus contratos.

Então não deixe de atualizar o seu currículo, se preparar para as entrevistas e aprender mais sobre a empresa para se destacar na sua próxima entrevista!

Agora que você já sabe mais sobre as vagas temporárias oferecidas pela Luandre, conheça também maneiras de como conseguir uma oportunidade no fim do ano. Confira!

Já ouviu falar no “golpe do PIX agendado”? Veja como ocorre e como se prevenir!

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Homem segurando celular com imagem de PIX na tela

O Pix foi uma solução que veio para melhorar a vida de muita gente, não é verdade? Principalmente para aqueles que precisam realizar muitas transações, já que alguns bancos fornecem a modalidade do Pix agendado.

No entanto, suas funcionalidades e diferenças em relação às demais operações de transferência dão margem para a atuação de golpistas.

O mais recente informado pelas autoridades é o golpe do Pix agendado.

Na internet há inúmeros relatos de pessoas que foram vítimas desse crime, o tamanho de seus prejuízos e o que elas estão fazendo para receber seu dinheiro de volta.

Ainda não dá para ter uma dimensão de qual o critério de escolha das vítimas, nem se os praticantes do golpe pertencem a uma única quadrilha ou se são vários agindo por conta própria.

Então, o jeito é sempre suspeitar de abordagens solicitando dinheiro.

Mesmo que quem te aborde seja um amigo ou parente, desconfie. Ligue sempre para essa pessoa e faça perguntas estratégicas.

Afinal, existem relatos de WhatsApp clonado para a solicitação de Pix e depósitos bancários utilizando o nome de terceiros para a prática do golpe.

Quer conhecer como funciona o golpe do Pix agendado? Continue por aqui lendo a matéria e saiba como se prevenir da atuação de golpistas da internet.

+ Como funciona o golpe do PIX em redes sociais? Saiba como se proteger

Pix agendado: o que é o golpe e como se prevenir?

O golpe do Pix agendado acontece da seguinte maneira: golpistas realizarão uma transferência via Pix e deixarão o serviço agendado com destino a sua conta.

Em seguida, conseguem um meio de contato até você para informar o agendamento de uma transferência para você com um valor X.

Eles sempre informarão um motivo de urgência para que você realize um Pix devolvendo o valor que supostamente será depositado em sua conta.

Então eles pedem um depósito de mesmo valor com destino a conta dele. Como se a operação de agendamento do Pix não pudesse ser cancelada (mas ela pode!).

Após o envio do seu dinheiro para a conta do golpista, eles cancelam a transação e você não recebe dinheiro nenhum. Ou seja, sai no prejuízo.

Por isso, sempre que receber algum tipo de abordagem semelhante ou parecida solicitando o envio de dinheiro via Pix, solicite um comprovante de que aquela operação está de fato agendada.

Ou então, bloqueie o número e informe a Polícia sobre a abordagem.

+ Quais os principais erros do Pix? Saiba o que fazer em cada um

pessoa mexendo no celular
O Pix agendado é uma prática muito recente de golpes. Fique atento para não cair!

Como prevenir o golpe do Pix agendado?

Apesar de ser uma prática recente, é possível perceber que existem padrões ao tentar praticar o golpe. Vamos a elas e veja o que você pode fazer para evitar um prejuízo.

Peça um comprovante de agendamento do Pix!

De acordo com policiais que receberam denúncias desse tipo, na maior parte dos casos os golpistas não possuem um comprovante que mostre que a transação foi de fato realizada.

Veja também se há algum registro de operações futuras em sua conta e cheque se o suposto Pix está listado entre elas.

Bloqueie o meio de contato

Outra maneira de evitar a abordagem de golpistas que utilizam o Pix agendado e demais práticas é realizando o bloqueio do contato.

Assim, você não dá margem para que ele realize contato com você por meio daquele número de telefone novamente.

Realize também a denúncia para autoridades, registrando um Boletim de Ocorrência na delegacia.

Fique atento a detalhes informados pelo golpista

De acordo com a Polícia, esses golpistas possuem padrões de atuação para enganar as pessoas. Ao te abordar, o criminoso provavelmente mencionará uma certa urgência para receber aquele dinheiro e contará uma história que justifique essa pressa.

O melhor jeito de resolver essa situação é denunciando o contato. E lembre-se: dá para cancelar o Pix agendado quando realizado de maneira incorreta. Então, não caia nessa narrativa.

Gostou do nosso conteúdo? Confira agora como se proteger de golpes do WhatsApp!

Identidade Digital RJ: veja como habilitar o documento e quem pode obter!

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Menina com blusa preta segura celular nas mãos e olha para a tela sorrindo
Serviço disponibilizado pela Receita facilita a emissão de documentos e assinatura de contratos digitais. (Fonte: Divulgação)

Quem mora no Estado do Rio de Janeiro terá mais um documento disponibilizado em sua versão digital. É a Identidade Digital RJ, que vem para facilitar a vida de quem não gosta de carregar o RG no formato físico.

Assim como outros documentos que já estão disponíveis em aplicativos, como a própria carteira de trabalho, também será a identidade.

A novidade foi anunciada pelo Governo do Estado, por meio do Detran RJ, no último dia 20 de outubro.

No entanto, é necessário habilitar o uso após baixar aplicativo. Além disso, nem todas as pessoas terão acesso à versão digital. Continue lendo para saber tudo!

Como funciona a Identidade Digital RJ?

A Identidade Digital RJ nada mais é que a boa e velha identidade (RG). Só que agora ela está disponível em um aplicativo.

Com ela, os cidadãos terão acesso ao documento também no telefone celular, com validade em todo o território nacional.

Mas o novo serviço não é obrigatório! Quem não quiser tirar a identidade digital, pode continuar usando o documento físico.

“O Rio de Janeiro é um dos poucos estados do país a oferecer a nova tecnologia. O Detran RJ já disponibiliza outros serviços pela internet, como o Posto Digital, o licenciamento anual de veículos e a carteira de habilitação digital. E esse aplicativo é mais um serviço do Governo do Estado, numa parceria entre Detran e Proderj, para facilitar a vida dos cidadãos fluminenses.”

Cláudio Castro, governador do Estado do Rio de Janeiro

De acordo com o presidente do Detran.RJ, Adolfo Konder, mais novidades ainda deverão ser lançadas.

Ele disse que outros serviços serão disponibilizados no app, como marcação de serviços de identidade e localização das unidades de atendimento.

Tela de celular mostra a Identidade Digital RJ
Identidade Digital RJ está disponível para Android e iOS (Foto: Detran RJ)

Quem pode usar a versão digital?

A Identidade Digital RJ ainda não é para todos. Inicialmente, o documento na versão virtual vale apenas para identidades que foram emitidas de 5 de abril de 2019 em diante.

Foi nesta data que o RG passou a ter um QR Code impresso na parte interna. E é esse código que permitirá ao usuário habilitar a versão digital no celular.

Se a sua identidade foi emitida antes da data mencionada e, portanto, não tem o QR Code, você só conseguirá usar a versão digital se pedir a emissão da segunda via do documento no Detran.

Além disso, por conta da Lei Geral de Proteção de Dados, o aplicativo só está disponível para maiores de 18 anos.

Menores de idade, mesmo que tenham identidade emitida depois de abril de 2019, não poderão baixar.

Mas de acordo com o Detran, em um futuro próximo, os pais poderão autorizar a emissão dos documentos digitais de seus filhos.

Resumindo, a identidade digital RJ é apenas para:

  • maiores de 18 anos
  • quem teve RG emitido a partir de 5 de abril de 2019
  • quem tem o QR Code impresso na parte de trás do documento

Como já mencionado, este não é um procedimento obrigatório! Trata-se apenas de uma medida para facilitar a vida dos cidadãos.

Por isso, se você preferir, pode continuar apenas com a versão física do RG.

Passo a passo para baixar e validar a Identidade Digital RJ

Se o seu RG tem o QR Code impresso na parte de trás, o primeiro passo é baixar o aplicativo. Ele está disponível tanto para Android quanto para iOS.

Com o app da Identidade Digital RJ instalado, basta seguir o passo a passo a seguir para habilitar o uso.

Não deixe de fazer essa parte, porque sem ela você não conseguirá acessar o RG digital!

  1. Abra o aplicativo da Identidade Digital RJ
  2. Selecione a opção “Adicionar identidade” na tela inicial
  3. Na tela seguinte, no fim do contrato que aparece, selecione a opção “Li e concordo com os termos”, depois selecione “Continuar”
  4. O aplicativo pode pedir algumas permissões de acesso a câmera, você precisa aceitá-las para conseguir acessar a identidade digital. Basta clicar em “Aceito” ou “Permitir”
  5. Na tela seguinte, clique no botão “Ler Código”. O app vai abrir a câmera e você deve apontá-la para o QR Code impresso na parte de dentro da identidade física
  6. Disponibilize o reconhecimento facial apontando a câmera para seu rosto, conforme as instruções na tela
  7. Crie uma senha numérica para login no aplicativo e pronto!

Se todos os dados estiverem corretos, o documento estará disponível no formato digital!

A identidade digital tem prazo de validade próprio! A cada 12 meses (um ano), é necessário refazer todo esse processo de autenticação.

Por enquanto, para atender ao disposto na Lei Geral de Proteção de Dados, o aplicativo estará disponível apenas para maiores de 18 anos.

O conteúdo foi útil? Então compartilhe com seus amigos que sempre esquecem a identidade em casa! Agora ficou mais fácil carregar o documento!

Saiba como ganhar dinheiro na Twitch com 9 dicas

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pessoa segurando celular logado na Twitch

Sabia que é possível ganhar dinheiro na Twitch? Ficou surpreso? Então descubra qui como arrumar uma renda extra como plataforma de streaming está crescendo em todo o mundo.

Contudo, primeiro vamos descobrir mais sobre a plataforma criada em 2011 que desde então conquistou milhões de pessoas usuárias. Atualmente, chegando a um total de 9.5 milhões de streamers ativos no ano de 2021.

Apesar do carro-chefe da Twitch ser o streaming de jogos, qualquer um pode fazer stream sobre qualquer assunto. Os streams podem durar desde um minuto até 48 horas.

Para encontrar um stream específico, você pode procurar dentre as mais diversas categorias, e, caso goste de uma pessoa streamer específica, pode seguir seu canal e ativar notificações e atualizações.

A Twitch está disponível em muitas plataformas (computador, console de jogos e tablets, dispositivos móveis por meio de um navegador de desktop e o aplicativo), mas o site oficial é www.twitch.tv.

Como funciona o Twitch?

Ficou interessado em ganhar dinheiro na Twitch? A primeira coisa é saber como funciona a plataforma.

Nela, um usuário pode configurar uma conta Twitch para assistir seus canais de streaming favoritos ou pode configurar seu próprio canal.

Como visualizador, você pode assistir jogos ao vivo ou vídeos arquivados navegando em várias categorias. Uma transmissão ou stream do Twitch geralmente inclui um vídeo com um comentário em áudio do jogador e o vídeo do próprio jogo.

Você também verá uma opção de chat ao vivo onde às vezes o streamer pode responder, mas você ainda pode falar com outras pessoas, incluindo o envio de mensagens privadas.

Às vezes, os streamers respondem aos bate-papos em voz alta no vídeo.

Para obter a experiência completa (incluindo entrar no chat ao vivo), você precisará se inscrever para a assinatura gratuita. Com ela, você obterá sua própria página de usuário (chamada de canal).

Os espectadores podem seguir seu streamer favorito gratuitamente ou se inscrever em seu canal por uma taxa a partir de US $ 4.99 por mês.

Vale destacar que como um streamer você pode criar um canal e transmitir jogos ao vivo, esportes, música ou conteúdo IRL (na vida real). O IRL foi projetado para que os usuários compartilhem vislumbres de sua vida cotidiana.

O que é necessário para usar o Twitch?

  • Um dispositivo habilitado para Internet (computador, laptop, TV, telefone ou tablet);
  • Uma conta Twitch;
  • Ter pelo menos 13 anos de idade para usar a plataforma (embora não haja verificação de idade na inscrição).
tela de computador com uma live de jogo na Twitch
Dá para ter uma conta na Twitch a partir dos 13 anos de idade

Como se tornar um Streamer?

Existem diferentes modalidades de inscrição para quem deseja ganhar dinheiro na Twitch. Por isso, preparamos uma lista completa sobre o tema.

1- Afiliado

Ao se tornar afiliado, os streamers conseguem obter rendimentos ao fazer as transmissões pela Twitch. Para aderir ao programa é necessário cumprir alguns requisitos. São eles:

  • ter, pelo menos, 50 seguidores;
  • ter 500 minutos totais de transmissão, no mínimo, nos últimos 30 dias;
  • contar com 7 dias de transmissão exclusivos no período;
  • ter uma média de, pelo menos, 3 espectadores simultâneos.
  • O afiliado conta com diversas formas de monetização, mas incidirão taxas ao realizar os saques da plataforma.

2 – Parceiro

Voltado para usuários mais comprometidos e que atendam aos requisitos exigidos. Em geral, é preciso ter concluído a conquista “A rota para ser um Parceiro”.

Além, claro, de ter uma audiência ampla e engajada em outros serviços, que demandam conteúdos de qualidade e com frequência.

Como o programa é mais amplo, os convites dependem da análise da Twitch para determinar se o usuário tem o perfil necessário para ser um parceiro.

Aliado a isso, ter acesso a mais recursos de monetização, a Twitch também se responsabiliza pelas taxas de pagamento, aumentando os rendimentos.

3 – Sem participar de programas

Quem não for parceiro ou afiliado também consegue ganhar dinheiro na Twitch. Para isso, é preciso se cadastrar como streamer e tentar implementar uma dessas estratégias:

  • tenha uma conta de associado na Amazon e recomende itens durante a transmissão para ganhar comissão na venda;
  • tenha uma loja online para vender produtos próprios e vincule-a à plataforma;
  • consiga o patrocínio de marcas para fazer as transmissões;
  • inscreva-se em torneios, pois os ganhadores recebem prêmios em dinheiro;
  • incorpore um botão de doação na sua página.

    + 6 formas (legais) de ganhar dinheiro urgente

6 maneiras de ganhar dinheiro na Twitch

No caso de parceiros e afiliados, existem mais formas de ganhar dinheiro na Twitch. Confira agora mesmo como fazer isso!

1 – Doações

Os parceiros e afiliados também podem inserir botões para receber doações durante as transmissões.

Para isso, é preciso encontrar sites que trabalham com isso, como o PayPal, e configurar o sistema para aceitar os pagamentos feitos pelos usuários.

2 – Bits

Os Bits são uma moeda criada pela Twitch que permite aos espectadores, oferecer suporte aos streamers enviando “Cheers” no bate-papo, como se fosse uma gorjeta.

Os afiliados e parceiros recebem 1% do valor de cada Bit e os usuários podem doar entre 1 e 10 mil Bits.

3 – Inscrições

Os parceiros e afiliados podem ganhar dinheiro com a inscrição de usuários interessados em acompanhar as transmissões e colaborar. Os planos são ofertados com os seguintes valores: US$4,99, US$9,99, US$24,99.

Além disso, as inscrições gratuitas liberadas pelo Twitch Prime, também geram rendimentos aos streamers. Vale destacar que o valor repassado por assinatura varia, mas pode chegar a 50%.

+ Saiba como ganhar dinheiro jogando videogame

4 – Anúncios

Parceiros ganham parte da renda gerada por qualquer anúncio veiculado em seus canais. Para isso, eles têm a opção de definir o tamanho ou frequência em que eles serão transmitidos.

5 – Loots

Os loots são baús de presente que podem ser habilitados pelos donos dos canais e distribuídos aos espectadores. Eles são pacotes de itens dos principais jogos do mercado.

Apesar de não ser uma forma direta de monetizar, ele atrai inscritos para o canal e oferece uma alternativa para os usuários terem ganhos ao assistir os conteúdos.

6 – Venda de jogos

Também é possível utilizar as transmissões, indicando a venda de jogos ou de itens para os espectadores para ganhar dinheiro na Twitch.

Se eles fizerem a compra dos itens anunciados no canal, 5% do valor é revertido ao streamer.

7 – Ganhe partidas em torneios

Outra forma de ganhar dinheiro na Twitch é vencer os torneios que acontecem na plataforma.

Frequentemente, esses eventos são realizados entre equipes de gamers, que oferecem prêmios em dinheiro. 

+ eSports: saiba como ganhar dinheiro jogando games

Dicas extras

Para ganhar dinheiro na Twitch é necessário estratégia e produzir materiais de qualidade. Para isso, você precisa:

8 – Planejar o conteúdo

Crie um conteúdo que seja aderente tanto com o público da plataforma quanto para o próprio formato de live. Isso significa que é preciso criar dinâmica e interatividade para prender a atenção dos espectadores.

Portanto, antes de apertar o rec, estude a temática que queira abordar.

9 – Equipamentos de qualidade

A qualidade da transmissão ao vivo pela Twitch é fundamental para ganhar dinheiro na Twitch. A imagem, a conexão e o áudio precisam estar muito limpos e claros para a sua audiência.

Por isso, certifique-se que sua conexão de internet seja capaz de realizar a transmissão sem aquelas interrupções próprias de uma banda larga sem qualidade.

Se você for transmitir o gameplay de um console de videogame, irá precisar de uma placa de captura. Ela serve para transmitir para o computador a imagem do jogo.

Portanto, caso você escolha exibir uma pequena imagem sua enquanto joga em modo overlay, certifique-se de ter uma boa câmera ou webcam de qualidade.

O microfone é outro equipamento de vídeo que requer uma atenção, para que não haja interferências sonoras que atrapalhem a sua voz.

A iluminação é também ponto de atenção: cuidado com a contraluz e as sombras, que podem interferir na qualidade da imagem que será transmitida.

Conhece algum amigo que esteja querendo ganhar dinheiro jogando videogame? Envie este artigo para ele agora mesmo!

Plano de saúde empresarial: confira como funciona

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plano de saúde barato idoso tarifas carência

Todos nós sabemos que qualquer pessoa pode passar por problemas de saúde, não é? E não sabemos em qual momento isso pode acontecer. Por isso, muitas empresas oferecem plano de saúde empresarial.

No texto de hoje, falaremos sobre isso. Você sabe o que é o plano de saúde empresarial e como ele funciona na prática?

Esse tipo de benefício, por exemplo, é um dos mais procurados por trabalhadores na hora de buscar uma vaga no mercado de trabalho.

A seguir, confira tudo sobre plano de saúde corporativo. Boa leitura!

O que é plano de saúde empresarial?

Como o próprio nome induz, o plano empresarial é um convênio médico para os funcionários de alguma empresa. Por ser empresarial, ele possui algumas particularidades e vantagens específicas.

De uma forma geral, uma dessas vantagens é o preço oferecido para o consumidor, uma vez que é grande o número de adesões ao plano.

Além disso, algumas empresas também oferecem condições especiais para contratar, além do plano de saúde, o plano odontológico.

Por conta dessas características, muitas pessoas têm dúvidas sobre os planos empresariais e acham que são complicados de entender. A seguir, vamos explicar como eles funcionam. Continue a leitura.

estetoscópio
Os direitos do paciente são garantidos por lei

Como funciona o plano empresarial?

Para ter um plano de saúde empresarial, você primeiro deve fazer parte de uma empresa, sindicato, associação ou conselho.

Vamos supor que você esteja vinculado a uma empresa. Neste caso, ela precisa ter parceria com uma operadora de planos e, assim, se você quiser aderir ao plano de saúde, terá que pagar uma taxa para tê-lo.

Normalmente, o valor é descontado na folha de pagamento do funcionário e ocorre no formato de coparticipação —  a empresa arca com uma certa parte do valor.

Ou seja, a diferença básica entre um plano empresarial e um individual é que no empresarial você precisa ter vínculo empregatício.

Já no individual, você tem acesso direto com a operadora do plano, sem necessitar de algum vínculo.

Além disso, os valores costumam ser mais baixos em relação ao plano individual.

No plano empresarial, o funcionário pode incluir outros familiares, tais como: cônjuge, filhos e 3º grau de parentesco, desde que seja de sangue.

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Plano empresarial tem carência?

Sim, existe um período de carência no plano empresarial. A carência nada mais é do que o prazo previsto no contrato após o pagamento da primeira parcela.

Veja o exemplo:

Vamos supor que você pagou a primeira parcela do plano no dia 10. Se a carência do seu plano for de 30 dias, então você só poderá utilizar o procedimento no dia 10 do próximo mês.

No entanto, a carência pode variar de acordo com o contrato que foi feito. Mas no geral, elas seguem as normas da ANS, que são de:

  • 24 horas para urgências e emergências;
  • 30 dias para consultas e exames básicos;
  • 180 dias para exames complexos, cirurgias, internações e procedimentos terapêuticos;
  • 300 dias para partos.

+ Como solicitar reembolso em planos de saúde

Quais procedimentos o plano cobre?

A cobertura de um plano empresarial funciona do mesmo jeito que os planos tradicionais. Portanto, deve oferecer os seguintes procedimentos:

  • consultas;
  • exames;
  • internações;
  • cirurgias;
  • tratamentos; e
  • partos.

Vale lembrar, porém, que esses serviços podem sofrer variações de acordo com a operadora do plano e também com o tempo de carência.

Algumas empresas, por exemplo, não oferecem internações ou não fazem exames mais complexos. Por isso, é sempre importante olhar o site da ANS para conferir os procedimentos obrigatórios a todos os planos.

Cobertura do plano por tipo

Além disso, a legislação estabelece diferentes segmentos de cobertura em planos de saúde, por exemplo:

  • ambulatorial;
  • hospitalar;
  • hospitalar com obstetrícia; e
  • odontológico.

Dessa forma, cada segmento possui um valor e uma cobertura específica. Dessa forma, antes mesmo de você escolher o melhor plano de saúde empresarial, veja se cobre ou irá suprir as principais necessidades dos colaboradores.

O que você achou do nosso texto sobre plano de saúde empresarial? Bom? Então compartilhe em suas redes sociais e ajude outras pessoas sobre o assunto.

Saiba se bancos podem aumentar o limite de crédito sem autorização

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Homem inserindo um cartão de crédito na máquina de cartão

É muito comum que pessoas que precisam de um limite maior no cartão de crédito tenham muito trabalho para que a solicitação seja cumprida.

No entanto, quando a operação é contrária, ou seja, de que o banco aumente o limite sem que seja solicitado, a demanda costuma acontecer de forma breve e muito rápida.

Pois é! Ter um limite alto no cartão de crédito parece vantajoso, principalmente em situações que o consumidor precisa adquirir um bem mais caro como um eletrodoméstico caro ou até mesmo pagar uma passagem para viajar.

No entanto, existem aqueles que preferem manter suas contas dentro de um limite estabelecido e que funcione de acordo com o limite pré-determinado pela instituição financeira.

Depois de muito tempo vivendo com aquele valor, passa a ser um hábito consumir dentro daquilo que é possível com o cartão de crédito.

E é justamente esse o assunto de hoje. Ao ter um limite mais alto, a chance de endividamento é maior, por conta dos juros que chegam a passar dos 300%.

Mas esse não é o único risco. Atualmente, com a alta ocorrência de golpes que envolvem o cartão de crédito, é possível que você seja vítima dessa situação e tenha todo o seu limite disponível consumido.

Por isso, continue com a gente aqui no FinanceOne. Vamos explicar para você como proceder nessa situação e o que fazer caso a instituição financeira aumente o seu limite. Para ter acesso às informações, basta continuar a leitura deste artigo. Confira!

pessoa mexendo no mouse do computador segurando cartão de crédito
Pessoa que possui um cartão de crédito com limite alto está mais propenso a ter prejuízos financeiros

Existe alguma lei que proíba o aumento de limite?

Antes de mais nada, não existe uma legislação específica que permita ou proíba o aumento de limite. E é justamente isso que ampara instituições financeiras que aumentam o limite do cartão de crédito sem a sua autorização.

Hoje em dia, muitos bancos tradicionais e fintechs possuem ferramentas em seu internet banking ou pelo aplicativo que permitem ajustar o limite do seu cartão de crédito.

Ou seja, em situações de emergência que você precise de um limite mais alto, é possível ajustá-lo. Assim como você também pode diminuí-lo caso entenda que a quantidade de dinheiro ofertada para você não é interessante, por exemplo.

Contudo, se a instituição financeira a qual o seu cartão de crédito está vinculado não disponibiliza esse tipo de serviço. O ideal é entrar em contato por telefone e solicitar a redução de limite.

E essa redução precisa ser feita porque essa não foi uma solicitação requerida pelo cliente.

Essa é uma medida que já aconteceu em casos semelhantes, como o cheque especial. Inclusive o Banco Central precisou intervir e proibir esse tipo de aumento, sendo uma legislação para bancos desde janeiro de 2020.

Junto da proibição, o BC criou um conjunto de novas regras para a modalidade, visando, justamente, racionalizar seu uso e reduzir os juros. Os juros médios do cheque especial caíram de 250% ao ano, naquele mês, para 125%.

+ Conheça o cartão de crédito com limite de R$1 milhão

Número de endividados com o cartão de crédito no Brasil sobe

De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), no mês de julho, 71,4% das famílias brasileiras declararam estar endividadas. Essa é uma pesquisa realizada regularmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Destes entrevistados, 82,7% afirmaram possuir dívidas com o cartão de crédito. O que é preocupante, já que os juros por atraso no cartão acumulam cerca de 330%.

Segundo a CNC, “este meio de pagamento é o mais difundido pelas facilidades de uso, mas é também o que oferece o maior custo ao usuário, sobretudo quando se torna crédito rotativo”.

Agora que você já sabe como proceder em caso de aumento de limite no cartão de crédito sem autorização, confira também as 17 melhores opções de cartão de crédito sem anuidade para fazer em 2021.

Open Insurance: confira as principais vantagens para os consumidores

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Homem segurando um notebook de onde sai hologramas de gráficos

O mercado financeiro no Brasil está passando por um momento de surgimento de novas tecnologias. Você já deve ter falado em Open Banking e Open Finance, agora é a vez do Open Insurance.

O sistema vai reunir diversas instituições do mercado de seguros em um ambiente padronizado de serviços e dados. Claro, desde que sejam aprovados pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), reguladora do segmento.

As empresas participantes poderão criar seus produtos e aplicativos e disponibilizar aos usuários, que terão uma melhor experiência e facilidade de acesso aos benefícios ofertados.

Tudo isso será possível a partir do uso das APIs (Application Programming Interfaces). Ou seja, protocolos padronizados de integração que permitem o compartilhamento de dados.

Com a tecnologia, as diferentes instituições financeiras, como corretoras e seguradoras, bancos, fintechs poderão se beneficiar da plataforma, com seguro e livre acesso aos produtos e serviços umas das outras.

Quanto será implementado?

A primeira fase do Open Insurance está marcada para ter início em 15 de dezembro deste ano. Ela terá um caráter mais burocrático, contemplando o compartilhamento de dados públicos das empresas referentes a produtos e canais de atendimento.

Na segunda fase, prevista para começar em 1º de setembro de 2022, os clientes poderão compartilhar seus dados pessoais.

Já a terceira fase, que prevê a execução de serviços por meio do ecossistema, terá início em 1º de dezembro de 2022, praticamente um ano após a largada da primeira fase.

pessoas numa mesa de escritório com papéis que possuem gráficos
open insurance é uma iniciativa que tem como objetivo tornar o mercado de seguros mais competitivo

Pilares do Open Insurance

O conceito de Open Insurance tem como base 3 fundamentos:

Inovação Aberta

Disponibilização de dados e serviços de forma padronizada e integrada. Permitindo a criação e o desenvolvimento de novas soluções para todas as instituições de seguros e previdência envolvidas.

Experiência Digital

Utilização de novas tecnologias e da transformação digital no mercado segurador, como o Big Data e Inteligência Artificial.

Portanto, trazendo uma melhor experiência digital para usuários e facilitando os processos das corretoras de seguros.

Sendo assim, proporcionando uma maior agilidade no uso de serviços e dados e na oferta de produtos customizados para atender as principais necessidades dos clientes.

“Os consumidores, por sua vez, vão encontrar um sistema mais simples e produtos mais acessíveis”, esclarece o diretor Executivo do Grupo FCamara, consultoria para transformação digital e soluções em tecnologia, Márcio da Mata.

Novos Modelos de Negócios

Com a Inovação Aberta e as Experiências Digitais, cada vez mais, novos modelos de negócios surgirão e beneficiarão o mercado segurador.

Dessa forma, podemos resumir que o Open Insurance, na prática, tende a ser um sistema que viabiliza que as instituições do setor de seguros trabalhem em conjunto.

Portanto, oferecendo melhores produtos e uma nova experiência aos seus clientes, a partir da inovação em aplicações, serviços e modelos de negócio.

Quais são as vantagens do Open Insurance para o consumidor?

De forma resumida, a premissa do Open Insurance é bem similar com a do Open Banking. Ou seja, é dar mais autonomia para o cliente, que com os seus dados em mãos e acesso facilitado a mais informações poderá tomar decisões mais assertivas.

Para Márcio da Mata, o modelo fará também com que não exista mais um padrão das seguradoras. “Elas terão que se adaptar e adequar suas propostas às necessidades de cada cliente e não da própria instituição”, explica o executivo.

Aliado a isso, o executivo reforça que a transferência de poder das instituições para as mãos do cliente vai gerar mais autonomia e transparência. Afinal, o consumidor acaba tendo a possibilidade de ajustar as condições oferecidas pelo plano sem qualquer custo.

Isso porque, com o passar do tempo, as necessidades das pessoas acabam mudando. Consequentemente, a previdência privada precisa ser reajustada para conseguir acompanhar essas transformações.

Outras vantagens que o Open Insurance pode trazer são:

  • Incorporação de serviços que são ligados ao conceito de Open Finance;
  • Simplificação na hora de contratar e cotar serviços de investimento e seguro;
  • Possibilidade de fazer a portabilidade dos dados;
  • Comunicação mais ágil na hora de fazer o aviso do sinistro.

Além disso, o poder das instituições será transferido para as mãos dos clientes, o que gera muito mais autonomia e transparência.

Segurança de dados

A segurança de informações pessoais pode ser preocupante para quem está conhecendo as novas soluções do Open Finance.

Contudo, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) estabelece meios para que as empresas que participarem do Open Insurance tenham um sistema seguro e eficiente para o compartilhamento de informações.

“Os consumidores poderão se beneficiar das vantagens que o compartilhamento de dados proporciona, com segurança”, enfatiza o diretor Executivo do Grupo FCamara, Márcio da Mata.

Gostou de conhecer o Open Insurance? A transformação digital veio para ficar e revolucionar de um jeito simples o nosso acesso aos produtos financeiros, não é mesmo? Continue acompanhando as novidades aqui no FinanceOne!

Mercado de carbono: saiba o que é, como funciona e como investir

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globo com gráficos da cor verde

Muito tem se falado sobre a conscientização da emissão de gases na atmosfera e por conta disso o mercado de carbono tem crescido bastante. Sim, é possível investir nesse setor que está sendo descoberto pelos investidores.

Apesar de não ser novidade, o mercado de carbono ainda é pouco conhecido e muitos não sabem o que é e nem como investir neste setor. Por exemplo, como surgiu esse tipo de investimento?

Os países precisavam precificar o mercado e, para isso, criaram um mecanismo que permite a venda de créditos por nações. Dessa forma, ficam limitadas as emissões dos gases para os países com maiores dificuldades de cumprir as metas de redução.

+ Veja o que avaliar antes de sair de um investimento e entrar em outro

O objetivo é direcionar a demanda dos consumidores e investidores para os produtos que emitam menos gases de efeito estufa e, consequentemente, estimular os investimentos em projetos e tecnologias mais limpas.

Mas afinal o que é o crédito de carbono?

Agora que você já sabe qual foi o motivo que levou ao surgimento do mercado de carbono, é preciso entender o que de fato ele significa. 

Na realidade, o crédito de carbono é um certificado digital que comprova que uma tonelada de CO2 não foi para a atmosfera. Vale ressaltar que ele é totalmente digital e reconhecido internacionalmente. 

Essa é uma maneira que os países encontraram para compensar a grande quantidade de gás carbônico que é emitido e jogado no planeta pela população e indústrias. 

Mas como isso funciona na prática? Toda empresa que consegue prevenir a emissão de uma tonelada de CO2 para a atmosfera  recebe um certificado em forma de ativo.

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É muito importante frisar que essa certificação é realizada por entidades internacionais e autoridades que entendem e são respeitadas sobre o assunto. A empresa precisa comprovar que realmente não está emitindo gases na atmosfera.

moedas com plantas simulando tipos de investimentos
O mercado de carbono é uma opção de investimento que vem crescendo

O certificado é adquirido pela compensação da emissão do gás ou pela prevenção do ato. No primeiro, a instituição compra o certificado para compensar sua emissão, enquanto no  segundo o ativo é recebido pela prevenção.

Toda essa movimentação gera um fluxo de compra e venda dentro desse mercado, aumentando a liquidez.

O crédito de carbono é um ativo digital reconhecido internacionalmente e não tem validade. 

Como investir no Mercado de Carbono?

Agora que você já entendeu o que é o crédito de Carbono e como ele funciona, chegou a hora de saber como investir e entrar nessa onda da valorização de créditos. E diferentemente do que muitos pensam, não é preciso construir nenhuma usina ou plantar uma floresta.

Uma das formas de investir no mercado é por meio de fundos de investimentos. Por exemplo, o Vítreo Carbono, que é baseado no Sistema de Comércio de Emissões da União Europeia.

+ Já ouviu falar em clube de investimento? Entenda como funciona!

Neste, os créditos de Carbono deram um salto de quase 20% em três anos. A taxa de administração é de 0,9%, com performance de 10% sobre o que exceder da variação do euro + 5%. Além disso, a aplicação mínima desse investimento é de R$100.

Outra forma conhecida é o Carbono Digital, através das plataformas, por exemplo, a MOSS. Ela opera com a venda de créditos de carbono por meio de tokens, ou seja, usa tokens digitais para representar a propriedade de um ativo.

Motivos para investir no Mercado de Carbono

Quer saber alguns motivos rápidos que vão te fazer investir no Mercado de Carbono? O FinanceOne separou alguns para você.

O primeiro deles é o fato de serem créditos certificados que comprovam que 1 tonelada de dióxido de carbono (CO2) deixou de ser emitida na atmosfera.

+ Investimentos sustentáveis: entenda o que são e por que considerá-los

Com isso, atuam compensando eventuais impactos ambientais produzidos pelos compradores. E podem ser comercializados tanto entre empresas como entre países.

Além disso, outro fator é que o Mercado de Carbono tem crescido bastante. No final de 2020, por exemplo, os três maiores mercados globais tinham um tamanho de aproximadamente 260 milhões de dólares. É importante ressaltar que a tendência é de um crescimento, principalmente por conta da descarbonização.

Também no fim de 2020, o preço global do Carbono era de 24,05 dólares por tonelada de CO2. Recentemente, o Mercado de Carbono foi avaliado em US$206 bilhões.

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