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Como abrir conta no Itaú para menor de idade? Veja como funciona!

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mulher na fachada itaú

Pensando no futuro das crianças, muitos responsáveis decidem criar uma reserva financeira para elas. Alguns, no entanto, não sabem que é possível abrir uma conta digital para crianças. Neste texto, vamos tirar as dúvidas sobre conta no Itaú para menor.

Vale lembrar que a regulação de conta para menor foi liberada pelo Banco Central (BC). Por isso, esse tipo de conta exige a presença e documentação dos pais para abertura de conta, a menos que o menor de idade seja emancipado.

A seguir, saiba mais sobre a conta no Itaú para menor. Boa leitura!

Conta infantil: o que é e para quê serve?

Certamente, as finanças pessoais são um tema muito importante dentro da educação familiar. Afinal, quanto mais cedo a criança entender a importância de cuidar do seu dinheiro, melhor poderá ser o seu desenvolvimento e conhecimento sobre finanças.

Pensando nisso, bancos, fintechs e outras instituições financeiras estão lançando serviços voltados para que crianças e adolescentes possam ter um primeiro contato com a gestão financeira.

Uma conta infantil, nesse caso, é um serviço voltado para menores de idade. Nela, é possível contar com uma série de funcionalidades, como pagamentos, transferências e até investimentos. A conta é gerenciada pelos pais na maioria das vezes.

É possível abrir conta no Itaú para menor. A novidade está disponível de forma digital e gratuita

Como funciona a conta no Itaú para menor

A conta no Itaú para menor de idade oferece serviços como saque, cartão de débito, PIX e rendimento automático com 100% do CDI – e sem cobrança de IOF.

A novidade está disponível de forma digital e gratuita para maiores de 14 anos, e a abertura de conta pode ser feita diretamente pelo aplicativo Iti.

O cartão de débito é ofertado nas versões digital e física. Além disso, é possível utilizar a conta para pagar serviços on demand, como plataformas de streaming. Os valores das compras são debitados automaticamente do saldo iti com isenção de taxas.

A conta do Itaú para menor também inclui uma ferramenta de organização das finanças.

O que o Itaú oferece?

A princípio, as contas disponíveis pelo Itaú para menores de idade não tem diferenças específicas em relação a uma conta-corrente ou conta poupança. Por isso, alguns dos serviços disponíveis que o cliente pode contar são os seguintes:

  • conta-corrente ou poupança
  • pagamentos via TED, QR Code ou PIX
  • cartão de débito
  • saques e depósitos nos Caixas Eletrônicos

+ Conheça os golpes praticados com o PIX e como funcionam. Fique alerta!

Como abrir uma conta-corrente ou poupança para menores?

Segundo o Itaú, a novidade está disponível, neste primeiro momento, para maiores de 14 anos. O processo para a abertura da conta é totalmente digital e gratuito e pode ser concluído em menos de quatro minutos.

Sendo assim, alguns documentos serão exigidos no decorrer do processo. São eles:

  • Documento de identificação com foto, como o RG.
  • CPF;
  • Comprovante de Residência atualizado;
  • Termo de compromisso de Tutela, Curatela ou Guarda no caso do responsável legal não ser o pai ou mãe do dependente.

+ Clique aqui para abrir uma conta no Itaú para menores

A importância de ensinar educação financeira para crianças

Ensinar os pequenos a lidar com dinheiro, mesmo que sejam noções básicas, é o primeiro passo para que eles consigam gerir o próprio dinheiro de um jeito sensato no futuro.

E é na infância que temos o primeiro contato com o mundo financeiro. Por isso, o melhor momento para falar sobre educação financeira para eles, por exemplo, é quando começam as primeiras dúvidas sobre o porquê comprar ou não um brinquedo.

Portanto, você pode substituir “na volta nós vamos comprar” — e acabar não comprando — por uma conversa explicando o motivo daquele brinquedo ou roupa não poder ser comprado naquele momento.

Isso ajudará os pequenos a compreenderem que, além de ganhar, é necessário gastar e poupar com sabedoria.

Você gostou do nosso texto? Então agora que você já sabe como abrir uma conta no Itaú para menor, que tal aproveitar e compartilhar em suas redes sociais? Assim você ajuda outras pessoas com o assunto.

Transferência de Caixa para Caixa cai na hora? Descubra!

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fachada de uma agência da Caixa

Com o avanço dos anos, enviar dinheiro torna-se uma tarefa cada vez mais fácil e rápida. Mas será que a transferência de Caixa para Caixa acontece na mesma hora, visto todos esses avanços? Vamos descobrir!

Para começar, é preciso sinalizar que existem vários tipos de transferências bancárias. Sendo assim, é importante entender cada uma delas para verificar qual atende a nossa necessidade dependendo do momento.

Isso porque cada uma tem uma particularidade, visto as diversas modalidades de recebimento que existem. Ao analisar cada uma dessas formas, poderemos informar qual é o tempo médio em que a transferência de Caixa para Caixa cai na conta.

+ Transferência em processamento no Nubank: o que significa e quanto tempo demora?

Formas de fazer transferência

Existem várias formas de fazer uma transferência bancária. Mas vale dizer, de início, que as que são realizadas para contas da mesma instituição costumam ser processadas mais rapidamente, como uma transferência de Caixa para Caixa. Entenda como funciona cada modalidade:

Documento de Ordem de Crédito (DOC)

Essa é uma das modalidades mais utilizadas. Nesse caso, ela contempla transferência de dinheiro entre bancos diferentes.

Além disso, o dinheiro costuma cair na conta de destino apenas no dia seguinte, pois possui um prazo de 1 dia útil para que o processamento ocorra – mesmo que seja debitado da conta de origem no ato da transação. O DOC possui um limite de até R$4.999,00 de envio de valores.

quatro mulheres enfileiradas usando o caixa eletrônico
Conheça os principais tipos de transferência e descubra quais caem em conta no mesmo dia na Caixa

Transferência Eletrônica Disponível (TED)

O TED também é uma maneira de realizar transferências entre instituições. Porém, diferente do DOC, ele cai em conta no mesmo dia da operação, configurando-se como uma forma mais rápida de enviar dinheiro de diferentes bancos.

Sendo assim, nesse caso o dinheiro pode cair em conta em até 60 minutos da operação, considerando o limite de horário das 17h. Após isso, é possível agendar a transferência para o dia seguinte. Ademais, vale dizer que no TED não há limite de valores para o envio.

Transferência Eletrônica de Fundos (TEF)

O TEF é usado para locais que recebem pagamentos através de cartão, como comércios. Ou seja, ele atua dentro de um sistema que permite que as transações feitas por cartão nas operações de compra e venda aconteçam de forma rápida e segura.

Transferência de Valores (TEV)

O TEV atua na transferência de valores entre contas diferentes, mas que obrigatoriamente são do mesmo banco. Dessa maneira, como as operações dentro da mesma instituição costumam acontecer mais rapidamente, nesse caso o valor pode cair em até 10 minutos da conta de destino.

Pix

O Pix é o sistema de pagamento instantâneo brasileiro. Com ele, é possível fazer transferências entre instituições distintas e que são creditadas na mesma hora.

Apesar de não ter um limite de valores definido para as transações, os próprios bancos podem definir um, visto que é preciso assegurar o cliente da maior segurança possível por conta do crescente número de tentativas de fraude.

+ Qual o valor máximo de transferência do PIX? Há limite? Saiba as regras

Transferência de Caixa para Caixa: qual modalidade escolher?

Como pudemos observar ao longo das modalidades, cada uma possui uma característica diferente. Contudo, no que se refere a transferência de Caixa para Caixa, vale a pena sinalizar duas mais eficientes: o TEV e o Pix.

Isso porque essas modalidades prometem um processamento mais rápido desses valores, possibilitando com que o usuário de destino consiga receber o valor o quanto antes. Além disso, são opções válidas pois podem ser realizadas por pessoas do mesmo banco.

O TED – que também é uma opção válida – demora um pouco mais em relação a essas opções, podendo não ser concluído no mesmo dia, além de ter um limite de horário que o Pix, por exemplo, não possui – só se você incluir.

E aí, conseguiu entender como as transferências funcionam? Veja outros artigos com base nesse tema, como: transferências para o exterior terão redução do IFO. Entenda!

Confira 5 influenciadores sobre finanças e investimentos que você precisa seguir

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Mulher deitada no sofá sorri e segura o celular em uma mão

Não é nenhum exagero dizer que graças aos influenciadores sobre finanças e investimentos, muitos brasileiros têm mudado sua relação com dinheiro nos últimos anos.

O acesso a conteúdos sobre mercado financeiro teve uma virada com o surgimento das redes sociais e dos produtores de conteúdo online. Só no Brasil, são dezenas de pessoas publicando dicas e cursos completos, muitas vezes até gratuitamente. 

Mas são tantas opções, que quem está procurando a quem seguir pode se ver perdido. Qual deles tem o melhor conteúdo? Quem vale a pena seguir?

A verdade é que existe um conteúdo ideal para cada perfil. Pessoas de baixa renda, por exemplo, podem encontrar influenciadores que focam nesse tipo de situação. 

Enquanto isso, há também aqueles cujo conteúdo é voltado para investidores já com certa experiência e patrimônio. 

Que tal conhecer alguns? Então confira a seguir uma lista com alguns desses produtores de conteúdo!

5 influenciadores sobre investimentos e finanças para seguir

Nath Finanças

Cria da Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, Nathália Rodrigues de Oliveira é uma influenciadora de finanças com foco no público pobre. Pessoas de baixa renda ou de classe média que ainda não possuem uma renda significativa são o alvo da especialista. 

Nath é autora do livro Orçamento Sem Falhas, bacharel em Administração, youtuber e proprietária de uma empresa de serviços financeiros. Foi a única brasileira listada no ranking das 50 maiores lideranças do mundo pela revista americana “Fortune”.

O conteúdo da Nath pode ajudar quem tem como meta inicial e prioridade sair das dívidas ou começar a investir. O que é o início ideal para quem nunca investiu ou ainda não possui uma renda que permita estabelecer metas muito ousadas.

Nathalia Arcuri – Me Poupe

A jornalista Nathalia Arcuri tem o maior canal de finanças e investimentos do mundo. Além de ser uma das mais populares influenciadoras do nicho, tem o conteúdo democrático que atinge um grande público. 

Quem nunca investiu ou quem já tem experiência encontrará dicas e orientações no conteúdo do Me Poupe. O canal também aborda temas além do básico, como criptomoedas e mercado de ações. 

Internautas que acompanham o Me Poupe também têm a oportunidade de prestar uma espécie de prova vestibular que dá acesso à “Jornada da Desfudência”. Trata-se de um curso com mentoria da própria Nathália com foco em transformar endividados em investidores.

Casal usando celular para conseguir cupons de desconto
Influenciadores de finanças e investimentos produzem conteúdo gratuito e que pode ser acessado pelo celular

Murilo Duarte – Favelado Investidor

O influenciador Murilo Duarte é dono do portal Favelado Investidor, onde dá cursos e também conteúdos gratuitos com foco no público das favelas do Brasil. Os temas englobam desde a educação financeira básica, até assuntos mais complexos como Bolsa de Valores.

Embora o alvo sejam pessoas da periferia, o diferencial do conteúdo está justamente em englobar metas e investimentos mais arriscados. Ou seja, pessoas que vêm de famílias mais pobres mas alcançaram ou almejam uma carteira de investimentos além do básico. 

O conteúdo também é marcado por bom humor, memes, o que facilita a compreensão mesmo para aquelas pessoas que ainda não estão inteiradas com os jargões e linguagens do mercado financeiro.

Thiago Nigro – Primo Rico

O especialista Thiago Nigro também está entre os principais influenciadores sobre finanças e investimentos do Brasil. No entanto, seu conteúdo tem como foco investidores com maior renda, patrimônio ou que já possuem alguma experiência no mercado financeiro. 

Aqui estamos falando de conteúdo para quem realmente quer aprender os segredos do enriquecimento (e que, portanto, possui recursos para tornar isso uma realidade palpável). Ou seja, pessoas que buscam mais rendimentos e até aplicações mais arriscadas. 

Embora muito do conteúdo do Primo Rico seja focado nesse acúmulo de patrimônio, é possível aproveitar e aprender também sendo investidor iniciante. 

Eduardo Feldberg – Primo Pobre 

O Primo Pobre, assim como Nath Finanças e Favelado Investidor, é focado nas pessoas com renda menor. Comendado por Eduardo Feldberg, o canal ficou conhecido principalmente pelo vídeo em que ensina pessoas sobre a amortização

Nos vídeos do Youtube, é possível aprender os macetes e orientações sobre, por exemplo, criptomoedas para pessoas pobres, se vale a pena ou não alugar ou comprar uma casa sendo uma pessoa de baixa renda, como financiar uma casa etc.

Com linguagem descomplicada, este é o perfil ideal para quem precisa de dicas práticas para aplicar em situações como financiamentos ou investimentos.

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Saiba se servidor público pode ser MEI

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*Matéria retificada

Nesta sexta-feira, 28, é comemorado o Dia do Servidor Público ou, como também é conhecido, o Dia do Funcionário Público. E muitos sonham em empreender, por isso hoje viemos falar se o servidor pode ser MEI. 

Mas será que o servidor pode ser MEI? A resposta é não. E agora você deve estar se perguntando qual o motivo de um funcionário público não poder ser MEI, certo? 

A explicação está na legislação brasileira, que não permite que o servidor trabalhe para organizações públicas ao mesmo tempo que administra uma empresa sem sócios, como é o caso do MEI.

Mas é bem provável que você já tenha visto por aí que o servidor pode ser MEI, dependendo da modalidade exercida pela pessoa. Isso porque alguns municípios possibilitam que servidores públicos se tornem MEIs.

+ Conheça os principais mitos e verdades sobre o MEI

Mas afinal, pode ou não pode? Para dúvidas, o melhor é confirmar com o Estado ou a prefeitura para qual você trabalha. Dessa forma, você terá a confirmação se existe ou não  algum impedimento local sobre essa questão.

Vale ressaltar ainda que existem três modalidades de servidor público, sendo eles:

-> Municipal;

-> Estadual e;

-> Federal.

Conheça as modalidades do funcionalismo público

Para entender melhor sobre como funciona, é preciso conhecer as três modalidades do funcionalismo público. Confira cada uma delas!

Funcionário público federal

A Lei 8.112/090 que regulamenta o funcionalismo público federal determina no artigo 117, inciso X: 

“Das proibições: participar de gerência ou administração de sociedade privada, personificada ou não personificada, exercer o comércio, exceto na qualidade de acionista, cotista ou comanditário.”

Dessa forma, você não pode se tornar MEI como funcionário público. Porém, não poderá exercer as atividades de gerência ou administração de uma empresa. E o que isso significa?

Homem trabalhando em uma sala com outras pessoas e falando ao celular
Servidor público federal não pode ser MEI

Que esse tipo de funcionário pode participar do negócio por meio da colaboração de capital. Assim, você se torna acionista ou cotista. 

Vale ressaltar ainda que a Lei não impede que você participe dos conselhos fiscais e administrativos do negócio. 

Funcionário público estadual e municipal

Já para o caso de um funcionário público estadual e municipal poder ou não abrir uma empresa individual, a resposta é depende.

+ Como funcionam a licença e afastamento do servidor público
+ Servidor público pode contribuir para o INSS? Entenda!

Você deve verificar a lei estatutária do seu estado, visando saber se pode registrar-se como MEI.

E o que acontece quando já tenho uma empresa e presto concurso público?

É comum que uma pessoa que já tenha uma empresa queira realizar um concurso público, mas o que acontece nesses casos? Se você é aprovado e chamado para tomar posse do cargo, saiba que pode ser preciso deixar a função de administrador da empresa.

É importante ressaltar que isso varia de acordo com a lei estatutária do município ou estado em que você se encontra.

Caso a lei não permita, você deverá passar a ser apenas um cotista, na empresa. E para isso é preciso realizar as alterações nos órgãos responsáveis, como por exemplo a Junta Comercial e a Receita Federal.

Os funcionários públicos que descumprirem a lei de participação em empresas podem sofrer penalidade, como demissão e proibição de prestar novo concurso pelo período de cinco anos após o desligamento.

Projeto de Lei pode permitir que servidor público se torne microempreendedor individual

O Projeto de Lei (PL 2.332/2022) pode permitir que servidores públicos que não ocupem cargos de confiança atuem como microempreendedores individuais. Essa pode ser uma boa notícia para os funcionários públicos.

Porém, o projeto ainda está no Senado aguardando o despacho das comissões. A proposta é do senador Nelsinho Trad (PSD-MS) e, caso seja aprovada, modificará o estatuto dos servidores públicos (Lei 8.112, de 1990).

O senador argumenta que a legislação brasileira permite em alguns casos que o servidor exerça atividade remunerada. Mas ainda afasta a possibilidade de que eles atuem como MEIs.

“Respeitada a compatibilidade de horários e assegurado o regular exercício do cargo público, a atuação como MEI não se distingue das atividades remuneradas atualmente facultadas ao servidor. Afinal, o MEI não cuida, como se intui da própria denominação, da gestão de equipes, tampouco de empreendimento de médio ou grande porte”, afirma o senador na sua justificativa para o projeto.

Vale ressaltar ainda que o PL ainda espera o despacho que determinará quais comissões temáticas irão analisá-lo. Esse despacho também vai determinar se vai precisar passar pelo Plenário ou se a deliberação das comissões será a palavra final.

Caso o Projeto seja aprovado no Senado, a próxima etapa é seguir para votação na Câmara dos Deputados.

Nem todos os profissionais podem se tornar MEI

Agora que você já sabe que nem todo servidor pode ser MEI é preciso saber que existem profissionais que não podem abrir uma empresa nesta modalidade. Confira abaixo a lista!

  • Administradores
  • Advogados
  • Arquivistas
  • Arquitetos
  • Contadores
  • Dentistas
  • Desenvolvedores
  • Economistas
  • Enfermeiros
  • Engenheiros
  • Fisioterapeutas
  • Jornalistas
  • Médicos
  • Nutricionistas
  • Ortodontistas
  • Personal Trainer
  • Produtores
  • Programadores
  • Psicólogos
  • Publicitários
  • Veterinários

A orientação costuma ser buscar outros tipos de regimes e empresas, que ofereçam  benefícios e vantagens. Além disso, ter a chance de realizar contratações de funcionários, pagar uma carga tributária proporcional, e ter um ou mais sócios.

MEI pode ter carteira assinada?

Outra dúvida muito comum dos profissionais que são MEI ou querem se tornar é saber se podem ter carteira assinada. A resposta é sim. 

Vale destacar que a legislação brasileira permite que o trabalhador com carteira assinada também atue como microempreendedor. 

Entretanto, existem algumas considerações. Isso porque não existe uma lei que proíba ou impeça um empregado de carteira assinada de ter uma empresa, como vice-versa. Mas, dependendo da profissão que você exerça, a contratante poderá determinar que os funcionários não possam ter participação em outras empresas.

É importante verificar o seu contrato de trabalho. Isso mesmo, procure saber se existe alguma cláusula que estabeleça uma restrição ao tipo de funcionário. Se existir um artigo ou parágrafo no contrato de trabalho determinando que os funcionários não possam participar em outros negócios ou atividades, isso terá valor legal.

Os requisitos mínimos para se tornar um microempreendedor são:

  • Não ser sócio de outra empresa;
  • Faturamento anual de no máximo R$81 mil;
  • Ter somente um funcionário;
  • Exercer uma das atividades liberadas para MEI.

Quer ter mais informações sobre MEI, contrato trabalhista e formação profissional? Continue acompanhando as notícias do FinanceOne diariamente.

O que significa o ponto facultativo? Quem tem direito? Entenda!

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página de um calendário

O ponto facultativo é uma data comemorativa em que o expediente de trabalho pode ou não ser dispensado, de acordo com uma política de compensação de horas definida.

Tais datas são determinadas por decreto pelo governo e eliminam a obrigatoriedade do funcionamento de órgãos públicos municipais, estaduais e federais. Apesar de ser uma determinação voltada inicialmente ao serviço público, empresas privadas também adotam tais medidas.

Vale destacar que devido à natureza do ponto facultativo, as empresas do setor privado não têm nenhuma obrigação perante a lei de dar folga aos seus colaboradores em tais dias, ficando a critério total delas declarar a dispensa do trabalho ou não.

O que diz a legislação trabalhista (CLT)?

Ao contrário dos feriados, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) não diz nada sobre os pontos facultativos. Como vimos, os empregadores são totalmente livres para conduzir suas atividades nesses dias.

E essa é justamente uma das principais diferenças entre o ponto facultativo e o feriado, mas não é a única. Muitas informações acabam se confundindo acerca deste assunto, para acabar com as dúvidas de uma vez, vamos colocar aqui as principais diferenças entre um e outro.

O colaborador pode optar por não trabalhar?

Uma dúvida muito comum em relação ao ponto facultativo é se o colaborador pode optar por trabalhar ou não em tais dias. Para responder a esse questionamento, podemos usar como base a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

carteira de trabalho em mãos
O ponto facultativo é uma data comemorativa em que o expediente de trabalho pode ou não ser dispensado

Diferentemente do que acontece em relação aos feriados, a CLT nada fala sobre o assunto. No feriado, pelo que diz a Lei, a empresa é obrigada a parar e conceder o descanso aos seus colaboradores (salvo exceções).

Já sobre o ponto facultativo, a opção é realmente apenas da empresa. O que isso significa? Significa que um colaborador não pode decidir por conta própria se vai ou não trabalhar, tal decisão cabe exclusivamente à empresa.

+ Confira 5 países para viajar em que o Real vale mais que a moeda local

Qual a diferença entre ponto facultativo e feriado?

É muito comum que as pessoas confundam os dois conceitos. O que diferencia um ponto facultativo de um feriado é a obrigatoriedade.

Em feriados, a dispensa do expediente e o pagamento do descanso remunerado pela entidade empregadora são obrigatórios, sendo permitido o funcionamento somente de estabelecimentos considerados essenciais, como hospitais.

Datas facultativas normalmente são comemorações com uma certa importância, mas que não integram o calendário nacional oficial de feriados.

Pontos facultativos

Os principais pontos facultativos no Brasil são sempre divulgados por volta do fim do ano no Diário Oficial da União. São eles:

  • Carnaval: é um período de quatro dias de festividades, de sábado a terça-feira, cujas datas mudam todos os anos. A segunda e a terça-feira são pontos facultativos. Na quarta-feira (Quarta-Feira de Cinzas), é ponto facultativo até as 14 horas, isto é, as empresas podem dispensar suas equipes nesse dia ou exigir que retornem às atividades depois desse horário. Apesar de ser ponto facultativo, o Carnaval é feriado em alguns lugares, como nas cidades de Belo Horizonte e Balneário Camboriú e em todo o estado do Rio de Janeiro.
  • Corpus Christi: ocorre 60 dias após a Páscoa. Apesar de ser ponto facultativo, muitas cidades consideram feriado.
  • Dia do Servidor Público: 28 de outubro, apenas para órgãos públicos.
  • Véspera de Natal: 24 de dezembro, até às 14 horas.
  • Véspera de Ano Novo: 31 de dezembro, até às 14 horas.

Lembrando que tais datas refletem a prática vigente no momento da redação desde artigo. O calendário de feriados e pontos facultativos pode sofrer alterações a qualquer momento.

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Viagem de Natal e Ano Novo: já começou a planejar? Confira

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Pessoa fazendo a mala

Já decidiu o destino da viagem de Natal e Ano Novo? Será uma eurotrip, um mochilão ou uma viagem de carro para um destino perto da sua casa?

Independentemente do destino, sua viagem precisa de um planejamento. A primeira coisa que você deve observar antes da viagem de Natal e Ano Novo é a data. O ideal é viajar nos fins de semana para esticar os feriados.

O segundo passo é montar um bom planejamento financeiro desde já. Comece anotando toda a renda mensal da casa, bem como os seus gastos mais habituais.

Por menores que sejam, anote, pois podem fazer a diferença no final do mês. Assim, você poderá economizar para fazer a tão sonhada viagem!

Depois é necessário saber uma análise detalhada dos gastos envolvidos na empreitada. Comece pelos custos mais básicos: passagens, hospedagem e alimentação.

Assim, você vai poder planejar uma viagem realista para o seu padrão de vida.

viagem de Natal e Ano Novo

Determinando o destino

A primeira coisa a se levar em conta é quantos dias você tem para viajar. Se você tem pouco tempo disponível, é melhor optar por conhecer apenas um destino.

Caso você tenha vários dias, pode incluir mais lugares, mas prepare-se para gastar mais.

Outro fator fundamental é o clima. Cidades praianas ou regiões de neve são os típicos lugares em que geralmente não faz muito sentido visitar sem o tempo adequado. Portanto, certifique-se de estar indo na época certa e ideal para o objetivo de sua viagem.

Caso esteja para decidir ir a algum lugar que exija visto, certifique-se que tenha condições de arcar com as exigências financeiras e burocráticas com meses de antecedência.

É importante ressaltar que para os destinos em que a época de pico (alta temporada) não for tão fundamental para a experiência no local, essa pode ser uma baita oportunidade de se economizar tanto em passagens como no que fazer no próprio destino!

Como comprar as passagens?

viagem de Natal e Ano Novo

Economize dinheiro adquirindo seus voos com antecedência. Além disso, a dica é tentar comprar bilhetes reembolsáveis e, se o preço cair, recomprar a um preço mais barato.

Outra ponto importante é se cadastrar em alertas dos buscadores de passagens. Os sites skyscanner, voopter, kayak ou google flights são ótimas opções.

Assim você vai receber informações dos preços dos bilhetes para os destinos que deseja e conseguir descontos para a viagem de Natal e Ano Novo.

Lembre-se também de usar milhas. Ao fazer parte de algum programa, você transfere os pontos que acumulou ao usar seu cartão de crédito em milhas. Com eles, poderá emitir bilhetes de viagem, reservar diárias em hotéis e alugar carros.

Viagem de Natal e Ano Novo: reserve com antecedência

Ficar em um local agradável e que tenha bom preço é o desejo de qualquer pessoa quando se considera como planejar uma viagem. Por isso, não meça esforços e procure o local mais adequado para você.

A primeira coisa a se fazer é se cadastrar no Booking, Trivago ou Airbnb. Essa decisão cabe a cada um, neles será possível comparar os benefícios de cada site e verificar qual se adéqua melhor à sua situação.

Neles, também vale decidir se você quer hotel, pousada, resort, hotel fazenda, apartamento de temporada, albergue ou outros tipos. Não faltam opções disponíveis.

Não esqueça dos gatos diários

Estabeleça uma cota de custos diários com alimentação e transporte, por exemplo. É importante fazer as contas de quanto pretende andar por dia de transporte público, pois às vezes vale mais a pena comprar um ticket diário em vez do avulso.

Além disso, planejar o orçamento para ir naquele restaurante famoso e caro e programar algumas refeições em fast foods podem ajudar a balancear o bolso.

Por isso, analise detalhadamente suas finanças. Anote todas as despesas que normalmente tem durante o mês e estabeleça quanto pode guardar por mês para a viagem.

Assim, você tem uma análise clara da sua situação financeira antes mesmo de tomar decisões como ‘para onde vou” e “quanto tempo pretendo ficar”.

Gostou destas dicas? Compartilhe este artigo com o seu amigo ou parente que vai te acompanhar na viagem de Natal e Ano Novo este ano.

Veja como é possível sacar o FGTS mesmo trabalhando

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carteira de trabalho em mãos

Uma dúvida comum que costuma surgir entre os trabalhadores é se eles podem sacar o FGTS mesmo trabalhando. E a resposta para essa dúvida é: sim, é possível, porque existem diversas situações em que os brasileiros podem retirar o dinheiro ainda que estejam empregados.

Existe a crença de que só se pode realizar o saque do FGTS em casos de demissão sem justa causa, falência da empresa, morte do trabalhador, ou quando se está em situação de desemprego há três anos ou mais.

No entanto, há outras opções em que o saque pode acontecer. Como para pagar a casa própria ou caso a pessoa tenha alguma doença grave, como um câncer, entre outras.

A possibilidade mais recente que o Governo Federal liberou é por meio do saque-aniversário.

Nessa modalidade, é possível que o trabalhador saque uma parte do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço todo ano, de acordo com quanto tenha disponível na conta. Contudo, caso ocorra uma demissão sem justa causa, não poderá sacar o saldo total da conta.

Veja as possibilidades para sacar o FGTS mesmo trabalhando

Alternativas para tirar o FGTS mesmo trabalhando não faltam e o governo acrescentou mais opções. Confira abaixo todas elas!

1. Saque-aniversário

O saque-aniversário é uma possibilidade de sacar apenas uma parte do FGTS apenas uma vez por ano. Quem optar poderá retirar uma parcela de 5% a 50% do valor total que tem na conta, além de um valor fixo todo ano, a depender do saldo.

Vale destacar que o saque-aniversário não permite retirar o valor todo que tem em conta caso seja demitido por justa causa, recebendo apenas a multa. E a sua adesão é opcional, não obrigatória como muitos relatam.

Quando adere ao saque-aniversário do FGTS, é possível tirar um percentual do dinheiro existente na conta. Quanto maior o valor, menor será essa porcentagem, como:

  • Até R$500: 50% do valor e sem parcela adicional;
  • R$500,01 a R$1.000: 40% do valor, com parcela adicional de R$50;
  • R$1.000,01 a R$5.000: 30% do valor, com parcela adicional de R$150; 
  • R$5.000,01 a R$10.000: 20% do valor, com parcela adicional de R$650;
  • R$10.000,01 a R$15.000: 15% do valor, com parcela adicional de R$1.150;
  • R$15.000,01 a R$20.000: 10% do valor, com parcela adicional de R$1.900;
  • Acima de R$20.000: 5% do valor, com parcela adicional de R$2.900.

A Caixa Econômica Federal modificou as regras de antecipação do saque-aniversário. A partir de fevereiro de 2022, surge a possibilidade de antecipar até cinco saques-aniversário.

Atualmente, só é possível antecipar até três saques-aniversário, sob uma taxa de juros de 1,49% ao mês. Ademais, os clientes com conta no Caixa Tem podem solicitar o saldo no aplicativo.

Vale a pena lembrar que em caso de desistência, o retorno para a modalidade de saque-rescisão só acontece após dois anos após a data de adesão.

2. Compra da casa própria

Para quem quer financiar um imóvel, o dinheiro pode ser utilizado na entrada da casa, para reduzir o saldo devedor e até mesmo quitar o financiamento. Com o dinheiro do FGTS também é possível pagar as parcelas em atraso.

Mas para isso é preciso atender a alguns requisitos. Como por exemplo, ter no mínimo três anos de trabalho com carteira assinada e não ser dono de outro imóvel no mesmo município.

Além disso, não pode ter um imóvel onde exerce o trabalho principal e nem financiamento ativo no Sistema Financeiro de Habitação.

Vale ressaltar que só é possível utilizar o fundo se o imóvel custar, no máximo, R$1,5 milhão.

+ O que precisa para sacar o FGTS? Confira a lista de documentos

3. Aposentadoria

Ao se aposentar, o trabalhador pode retirar todo o FGTS que tem em todas as contas. Caso continue trabalhando na mesma empresa que se aposentou, você poderá sacar todos os meses as novas parcelas do fundo que serão depositadas pela empresa.

Agora, caso mude de empresa, só será possível utilizar o FGTS nas mesmas condições de um trabalhador comum.

carteira de trabalho física e digital
Em alguns casos é possível sacar o FGTS mesmo trabalhando (Foto: Divulgação)

4. Saque emergencial

Outra forma de sacar o FGTS mesmo trabalhando é com o saque emergencial (ou extraordinário), que foi autorizado pelo governo como medida para combate à pandemia do novo Coronavírus. 

Uma medida provisória aprovada este ano criou a possibilidade de sacar até R$1 mil, de acordo com o saldo disponível do beneficiário. Todos os trabalhadores, com contas ativas ou inativas do FGTS, têm direito.

O saque ocorre de maneira automática, mas não é obrigatório. O dinheiro cai diretamente na conta da Caixa Tem. Mas quem não quiser utilizar o valor pode deixá-lo guardado, em dezembro o montante retorna para a conta do FGTS automaticamente.

5. Doenças graves

Outra opção é se o trabalhador ou um de seus dependentes estiver com doenças consideradas como graves, por exemplo, câncer e Aids. Situações em que o paciente está em estágio terminal de qualquer doença também podem ser passíveis de saque.

6. Desastres naturais

Também é possível sacar o FGTS em caso de alguma necessidade pessoal urgente ou grave que possa ter sido ocasionada por chuvas e/ou inundações. Se a sua casa passar por esse tipo de situação, é possível solicitar.

É importante estar atento, sobretudo, se essa situação foi algum caso de calamidade pública reconhecida através de portaria do Governo Federal. Certamente será possível sacar o benefício do FGTS.

7. Trabalhador com 70 anos ou mais;

Se você é trabalhador e já tem 70 anos ou mais, pode dar a entrada e solicitar o saque do FGTS.

8. Saque do FGTS para próteses e órteses

Você sabia que desde 2018 tem sido possível sacar o FGTS para a compra de próteses e órteses? Isso mesmo. Mas, isso ocorre mediante prescrição médica, desde que a devida deficiência física ou sensorial tenha, ao menos, dois anos.

As categorias de deficiências que entram na lista de permissão para saque do FGTS constam no site da Caixa. Por exemplo, podem ser opções:

  • andadores,
  • muletas; e
  • aparelhos auditivos.

Este conteúdo te ajudou? Compartilhe com outras pessoas para que elas também saibam como sacar o FGTS mesmo trabalhando.

Colaboração: Letícia de Jesus

Serviço de coleta de lixo pode ser cobrado na conta de luz? Entenda

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Pessoa com dinheiro e conta de luz fazendo cálculos na calculadora

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, no dia 8 de novembro, uma resolução normativa que permite a cobrança, por meio da conta de luz, de taxas ou tarifas decorrentes da coleta de lixo.

Com isso, as prefeituras ficam responsáveis por informar o valor a ser cobrado de cada contribuinte, seguindo as instruções da Agência Nacional de Águas (ANA).

As distribuidoras de energia, por sua vez, recebem, como remuneração, o montante de 1% do total arrecadado, sendo que 60% desse valor será destinado para a modicidade tarifária.

Contudo, fique atento! Alguns dos municípios já introduziram as taxas, mesmo antes da publicação da lei, enquanto outros ainda não a adotaram.

+ 10 países com as contas de luz mais caras do mundo. Brasil ocupa 2º lugar!

A cobrança na conta de luz ser feita por:

+ Confira 12 dicas práticas para reduzir o valor da conta de luz

A Aneel sinalizou que a cobrança realizada conta de luz ser feita por:

  • fatura específica de manejo de resíduos sólidos urbanos;
  • taxa ou tarifa cobrada por meio da conta de água;
  • cobrança junto ao carnê ou guia do IPTU
  • taxa ou tarifa cobrada por meio da conta de luz.
homens jogando lixo em um caminhão
Aneel regulamenta cobrança do serviço de coleta de lixo na conta de luz

Resumo da norma aprovada pela diretoria da Aneel:

  • a cobrança é facultativa para a distribuidora de energia, ou seja, caso a distribuidora se recuse a repassar a taxa na conta de luz, o município terá de buscar outro meio de cobrança;
  • caso a distribuidora tope repassar a cobrança por meio da conta de luz, não é necessária anuência prévia do consumidor, ou seja, o consumidor terá de pagar, pois se trata de um tributo previsto em lei, na nova lei do saneamento básico.

Cobrança de taxa de lixo na conta de luz pode aumentar inadimplência

A Associação Nacional dos Consumidores de Energia (ANACE) vê com grande preocupação a aprovação, pela Aneel. A entidade estuda a possibilidade de entrar com recurso administrativo contra a medida.

Segundo o órgão, a resolução reduz a transparência no setor elétrico, dificultando a compreensão, por parte dos consumidores, do real custo da energia.

“Ao mesmo tempo, tende a ampliar a inadimplência”, alerta o diretor-presidente da ANACE, Carlos Faria, referindo-se ao risco de o consumidor não pagar a conta diante do seu valor superior devido à combinação de cobranças.

Faria destaca ainda que o processo pode exigir que as distribuidoras façam ajustes em seus sistemas de faturamento, procedimento custoso. Além disso, há risco de bitributação das contas.

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Como fazer atualização do Cadastro Único? Entenda!

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Pessoa segurando o cartão do Auxílio Brasil

Fique ligado no prazo para realizar a atualização do Cadastro Único (CadÚnico). A revisão dos dados é necessária para evitar a suspensão ou o cancelamento de benefícios como o Auxílio Brasil.

Para quem não sabe, o CadÚnico, como também é conhecido, foi criado em 2001 por meio do decreto nº 3.887. Sendo assim, ele tem como objetivo identificar e caracterizar as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza por meio de dados fornecidos pela própria população.

É importante ressaltar que quem coordena o Cadastro Único é o Ministério da Cidadania e, no Distrito Federal, pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).

Além disso, o CadÚnico também serve para dar apoio à implementação de políticas públicas que visam a melhoria na vida dessas famílias. E para isso, o Governo Federal, os estados e municípios usam as informações sobre o núcleo familiar.

Algumas das informações são as características do domicílio e dados de cada um dos integrantes da família.

Como realizar a atualização do Cadastro Único?

Para você que já está inscrito no programa, atualizar o Cadastro Único é bem fácil e um processo que não costuma dar muito trabalho. Nesse sentido, a recomendação é que a inscrição seja feita de forma periódica.

É muito importante que a família esteja sempre fazendo a atualização do Cadastro Único em caso de qualquer mudança. A regra é que um novo cadastro seja realizado anualmente, com base na data da inscrição inicial. 

Mas o que significa essa inscrição periódica? A inscrição precisa ser atualizada anualmente, sempre no mês em que o cadastro inicial foi feito.

Vale destacar que a atualização do CadÚnico está acontecendo mesmo durante a pandemia. Para evitar aglomerações e respeitar o distanciamento social, é possível atualizar os dados cadastrais:

  • pelo telefone:  telefone 0800 726 0207;
  • pelas redes sociais; ou 
  • pelo acesso à Caixa Econômica Federal (CEF).

Quanto tempo demora para atualizar o Cadastro Único?

O processo para atualizar o Cadastro Único é demorado? A resposta é não! Como você viu acima, por conta da pandemia, ele está ainda mais facilitado e à distância.

Quanto ao tempo, a atualização no Cadastro Único demora cerca de 45 dias para que o nome ou a atualização tenha a entrada no sistema do banco de dados. Qualquer erro ou demora a mais, contate o Cras do seu município.

Ou seja, se você quer atualizar o CadÚnico por conta do Auxílio Brasil, é possível atualizar ainda esse mês e receber o benefício em seu início.

Além disso, o número do telefone 0800 707 2003 fica sempre disponível para você poder saber e consultar se você já tem o seu benefício liberado. Por fim, uma outra opção é realizar o cadastro e acompanhá-lo pelo site do Governo do Cadastro Único.

Um leque formado por notas de dinheiro
Entendendo mais sobre Atualização Cadastro Único

Quem tem direito de se inscrever no CadÚnico

Se você deseja se inscrever ou inscrever a sua família no CadÚnico saiba que é preciso ter uma renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa, o valor referente a R$550, ou ter três salários mínimos como renda familiar de R$3.300. 

Então, caso o seu grupo familiar se enquadre nas condições necessárias, é preciso entrar em contato com o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo da sua residência. 

Mas, antes de mais nada, quais são os requisitos para se inscrever no CadÚnico? É o que o FinanceOne te conta abaixo!

  • Ter uma pessoa responsável pela família para responder às perguntas do cadastro. Ela deve fazer parte da família, morar na mesma casa e ter no mínimo 16 anos;
  • Para o responsável pela família, de preferência uma mulher, é necessário o CPF ou Título de Eleitor.

Exceção: no caso de responsável por famílias indígenas e quilombolas, pode ser apresentado qualquer um dos documentos abaixo. Ou seja, não precisa ser o CPF ou o Título de Eleitor.

Documentos necessários de todos os membros da família:

  • Certidão de Nascimento;
  • Certidão de Casamento;
  • CPF;
  • Carteira de Identidade (RG);
  • Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI);
  • Carteira de Trabalho;
  • Título de Eleitor.

Ao fazer a inscrição, também é preciso levar um comprovante de residência atual, que seja dos últimos três meses. 

E para as famílias indígenas ou quilombolas, é necessário a apresentação da Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI) ou Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).

Este conteúdo te ajudou? Então compartilhe nas suas redes sociais. Quem sabe não tem alguma família ou conhecido próximo que precise atualizar o CadÚnico e não conhece esses detalhes.

Concurso IBGE inscreve para 157 vagas para agentes de pesquisa e supervisores. Confira!

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Dois recenseadores com uniforme do IBGE

Mais um concurso IBGE está aberto com 157 vagas para cargos de nível médio. Essa é a oportunidade para quem está em busca de um emprego ou uma recolocação no mercado.

As vagas estão distribuídas em dois cargos, sendo eles:

-> Agentes de pesquisa: com 154 vagas;

-> Supervisores de coleta e qualidade: com três vagas.

Para quem tem interesse é bom correr, porque as vagas vão somente até o dia 16 de novembro. Além disso, as inscrições são gratuitas. Para se candidatar, é necessário ir presencialmente em um dos postos de inscrições que consta na página do processo seletivo

O candidato deve levar consigo documento de identificação e o formulário de inscrição, disponível no Anexo II, preenchido e assinado.

As oportunidades estão distribuídas por municípios do Distrito Federal e dos seguintes estados: Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná. Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Amazonas.

Assim como outros concursos, para se candidatar são exigidos requisitos básicos, além do nível de escolaridade. Entre eles, estar em dia com as obrigações eleitorais e com as obrigações militares (para candidatos do sexo masculino), além de ter idade mínima de 18anos completos, na data de contratação.

+ Entenda se concurso público pode ter provas à distância

Como vai funcionar o concurso IBGE?

O novo concurso IBGE, na verdade, é um processo seletivo simplificado. Isso significa que os candidatos não precisarão passar por provas objetivas.

A seleção se dará por meio de análise de títulos, que nada mais é que análise curricular. Para concorrer, basta ter o nível médio, mas quem tiver nível acadêmico maior pode receber mais pontos. A pontuação será distribuída da seguinte maneira:

  • Ensino médio (antigo 2º grau) completo: cinco pontos;
  • Curso de graduação (ensino superior) incompleto: sete pontos;
  • Curso de graduação (ensino superior) completo: 10 pontos.

Lembrando que as diferentes titulações não são cumulativas. Ou seja, vale o título que corresponde ao maior número de pontos.

Vale destacar que essa avaliação curricular tem caráter apenas classificatório. Portanto, quem tiver mais pontos ficará mais bem posicionado na classificação e será convocado primeiro. 

No entanto, se precisar e tiver recursos financeiros, o IBGE poderá convocar mais pessoas. 

O resultado preliminar da classificação será divulgado no dia 29 de novembro. Haverá um prazo para solicitação de recursos contra o resultado entre os dias 30 de novembro e 1º de dezembro, das 8h às 17h. O resultado definitivo sai no dia 6 de dezembro.

Agentes recenseadores do concurso IBGE
Novo concurso do IBGE tem 157 vagas disponíveis para dois cargos (Foto: Divulgação)

Quais são as atribuições dos cargos e salários dos cargos de agente de pesquisa e supervisor?

O agente de pesquisas do IBGE é o responsável por visitar domicílios e estabelecimentos comerciais a fim de realizar pesquisas de natureza estatística para o instituto. Além disso, este profissional também realiza entrevistas presenciais ou por telefone, entre outras tarefas.

Já o supervisor é o responsável por planejar e organizar atividades da rotina de trabalho. Além de organizar e controlar a produção e a qualidade das atividades de coleta e levantamentos; e
de elaboração de relatórios. As atribuições completas de ambos os cargos estão dispostas no edital do concurso.

A jornada de trabalho dos convocados será de 40 horas semanais, sendo 8 horas de trabalho diárias.

A remuneração mensal do agente de pesquisas e mapeamento é R$1.387,50. Enquanto, para o cargo de supervisor de coleta e qualidade o valor é de R$3.100,00.

Os profissionais ainda terão direito a alguns benefícios, como auxílio-alimentação, auxílio transporte, auxílio pré-escola, férias e 13º salário.

Vale ressaltar ainda que a previsão de duração do contrato é de um ano para ambos os cargos. Esse período pode ser prorrogado pelo mesmo prazo.

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*Colaboração: Juliana Favorito e Letícia de Jesus