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5 lições das Olímpiadas para o empreendedorismo

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imagem dos aros olímpicos

Todos os olhos se voltam para os atletas brasileiros e estrelas mundiais durante as Olímpiadas. Mas você sabia que os esportes têm muito mais que histórias de superação?

Eles podem ensinar sobre negócios a empreendedores e pessoas que trabalham em empresas. São inúmeras as ligações, atitudes e comportamentos em comum entre estes universos.

Disciplina, dedicação, resiliência e capacitação são apenas alguns dos itens compartilhados pelos dois ‘mundos’.

Talvez, por isso, um estudo da EspnW, braço da EPSN voltado à divulgação dos esportes femininos, da consultoria Ernst & Young, reforça essa ligação. O estudo descobriu que 94% das executivas entrevistadas tinham uma história com os esportes.

Afinal, como uma empresa, os atletas operam com base na metodologia lean. Eles precisam de métricas e objetivos para contrastar hipóteses e melhorar o seu desempenho.

Principalmente, quando falamos de alto rendimento. Um atleta e um empreendedor necessitam de dados para saber se o trabalho está sendo bem feito ou se deve mudar algum parâmetro, em definitiva é um trabalho de metodologia ágil baseado na ciência.

Lições dos esportes nas Olímpiadas para os empreendedores

Os comportamentos e hábitos desenvolvidos pelos esportistas que estão nas Olímpiadas estão relacionados a diversos aspectos, como físicos, emocionais e psicossociais.

Mas, afinal de contas, quais são os valores que podem ser aplicados também no mundo dos negócios, para aqueles que desejam começar a empreender? Veja alguns:

1 – Disciplina e Preparação

Para alcançar seus objetivos e obter sucesso, os esportistas costumam empregar uma rígida disciplina e uma enorme dedicação à sua prática. Eles sabem que os resultados não são colhidos do dia para a noite.

A preparação também é uma característica latente nos atletas. Eles procuram estar sempre preparados física, técnica e psicologicamente para os seus desafios.

Semelhantemente, esta mentalidade deve ser adotada por você que busca aproveitar as oportunidades e fazer sua empresa crescer.

2 – Definição de Metas

Os esportistas costumam estabelecer planos detalhados, de curto, médio e longo prazo, que os ajudam a alcançar as suas conquistas.

A prática esportiva irá te ajudar a entender a importância de sonhar grande, mas definir metas progressivas para o curto prazo. Esse comportamento vai ajudar você a se perceber sempre em movimento, evoluindo, e promover formas para você avaliar o seu desempenho.

3 – Trabalho em equipe

Este é um dos maiores contributos que o esporte pode oferecer: a capacidade de trabalhar ao lado de outras pessoas em favor de um propósito comum.

Se um time quer chegar longe, cada membro precisa conhecer seus limites, ajudar os outros e refrear o desejo de estrelismo. Poucas coisas ensinam isso de maneira tão vívida quanto o esporte.

Rebeca Andrade
Rebeca Andrade é um exemplo de preparo e resiliência (Foto: Reprodução da Internet)

4 – Feedbacks

Quando um membro do time joga mal nas Olimpíadas, ele receberá um feedback dos treinadores, para que descubra como melhorar sua performance. Quanto mais pessoas comentarem o seu desempenho, maiores são as chances de ele aprimorá-lo.

No mundo dos negócios, o feedback também é algo muito importante. Tanto os colaboradores como os líderes devem ser avaliados por outras pessoas, para compreender o que é preciso consertar e o que está agradando.

+ Quanto os brasileiros ganham em caso de medalha olímpica?

5 – Motivação

Um treinador deve incentivar sua equipe a jamais desistir, independentemente do placar. Muitas vezes, quando o time está ganhando, os jogadores acabam perdendo o foco e param de atuar bem.

Da mesma forma, um bom líder precisa saber motivar os seus colaboradores e fazer com que eles estejam sempre felizes com seus trabalhos.

Vai iniciar um negócio? Veja os diferentes tipos de perfis de empreendedores e descubra o seu

Como usar o empoderamento feminino nas finanças pessoais?

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Mulher usando notebook para ler livros sobre finanças

Que homens e mulheres são diferentes em muitos aspectos todos sabem, mas você já pensou que as divergências estão presentes até na forma de lidar com o dinheiro? Hoje, por exemplo, fala-se muito sobre empoderamento feminino.

No entanto, ainda existe um certo tabu quando falamos sobre independência financeira da mulher. Seja porque falar de dinheiro é tema delicado no Brasil, seja porque acham que as finanças são “um assunto muito árido para mulheres”. As desculpas são muitas e colocam uma barreira entre a mulher e as decisões sobre as suas finanças.

Mas o que tem a ver o empoderamento feminino nas finanças pessoais? Entenda a seguir!

O que significa o empoderamento feminino nas finanças

Primeiro precisamos entender o conceito de empoderamento feminino, que está relacionado ao poder de participação das mulheres na sociedade. A ideia é garantir a elas o direito de lutar pelos seus direitos, como a igualdade entre gêneros.

+ Independência financeira X empoderamento feminino: qual a relação?

O problema é que poucas mudanças ocorreram na sociedade ao longo dos anos, especialmente quando o assunto é finanças e mercado de trabalho.

Apesar de todas as discussões em torno do feminismo, ainda há a concepção de que os homens devem ser os provedores dos lares e as mulheres as responsáveis por cuidar da casa, dos maridos e dos filhos. No entanto, hoje já temos 40% dos lares sustentados por mulheres.

Em contrapartida a esse fato, as mulheres ainda recebem cerca de 28% menos que os homens e são minorias em cargos de chefia.

Além disso, a maioria das mulheres não têm acesso a informações básicas sobre como lidar com o dinheiro porque ainda são estimuladas a encontrar um bom marido e se dedicar exclusivamente à família.

O fato é que ignora-se que mesmo que uma mulher opte por esse estilo de vida, ela precisará lidar com dinheiro no dia a dia. Assim, também devem ter o direito de aprender sobre finanças pessoais.

+ Dicas de finanças para mães solteiras

empoderamento feminino nas finanças: mulher escrevendo em um papel e segurando outro
Saiba mais sobre como o empoderamento feminino é importante para as finanças

Como alcançar o empoderamento feminino nas finanças

Para que ajudar a compreender melhor como o empoderamento feminino pode ajudar as mulheres em relação a suas próprias finanças, separamos três pontos centrais sobre essa questão.

São eles relacionados ao consumismo, a relação da mulher com seu próprio dinheiro e à busca por mais conhecimento quando o assunto são as finanças pessoais.

Adeus ao consumismo

As mulheres são os principais alvos de propagandas e, por isso, as mais propensas ao consumismo. De produtos de beleza a aparelhos domésticos, as empresas investem fortemente em anúncios que chamem a atenção desse grupo, que no geral formam seu principal público consumidor.

Alguns estudos de marketing apontam que jovens e mulheres são os principais grupos com alto poder de influência. Por conta disso, a maioria das campanhas são voltadas a essas pessoas.

Quando se fomenta a ideia de empoderamento feminino nas finanças pessoais, é importante fazer as mulheres enxergarem essas estratégias de marketing que as induzem a comprar coisas que às vezes sequer precisam.

Tendo essa concepção é mais fácil manter o controle na hora das compras.

Uma dica para evitar a compra por impulso é deixar esperar 24 horas antes de concretizar a compra de um item pelo qual se interessou.

Esse intervalo de tempo é importante para pensar se realmente gostou do produto e se ele será necessário para você.

Responsabilize-se por seu próprio dinheiro

Uma mulher empoderada financeiramente assume sua responsabilidade por seu próprio dinheiro. Isso não tem a ver apenas com o fato de trabalhar para conquistar a própria grana, mas sobre ter controle dos seus gastos e investimentos.

Por isso, é importante dedicar um tempo para a elaboração de um planejamento financeiro.

Não importa a ferramenta usada, pode ser um aplicativo, uma planilha no Excel ou até mesmo um caderninho. A ideia é que você saiba exatamente para onde vai o seu dinheiro.

Nesse planejamento devem estar listadas todas as contas, até o cafezinho na padaria e as taxas bancárias, além dos investimentos e as reservas para emergências e planos futuros. Também é preciso listar todas as entradas de dinheiro no mês.

+ Conheça 6 mulheres empreendedoras para se inspirar

Vale ressaltar que é preciso fazer uma reserva para eventuais emergências. Imprevistos acontecem e é importante estar preparada para quando surgirem.

Sem contar que será reconfortante saber que tal emergência não acarretará grandes impactos no seu planejamento financeiro.

Busque mais conhecimento

A educação financeira é deficitária no Brasil para homens e mulheres, mas este segundo grupo sofre ainda mais com a precariedade de informações.

A boa notícia é que com a internet o acesso a materiais sobre finanças está mais fácil.

Através da educação financeira é possível aprender a ter uma relação mais saudável com o dinheiro e encontrar formas de se tornar independente financeiramente.

E isso não está relacionado ao fato de poder comprar o carro da moda ou a casa dos sonhos, mas ter a tranquilidade de ter dinheiro suficiente para se manter mesmo sem estar trabalhando.

Atualmente existem vários apps, canais no Youtube, fanpages e livros que abordam o assunto. Com esses recursos é possível ter acesso a informações sobre controle de gastos e investimentos, desde os mais conservadores aos mais ousados. Muitos materiais estão disponíveis gratuitamente, enquanto outros são pagos.

Gostou deste texto? Acha que ele pode ser útil para outras mulheres? Então compartilhe-o em suas redes sociais e ajude o empoderamento feminino nas finanças.

Saiba como funciona a máquina de cartão de crédito no celular

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pessoa incluindo seu cartão de crédito em um aplicativo financeiro

Já passou o tempo em que todos andavam com a carteira cheia de dinheiro. Seja para pessoa física ou jurídica, aceitar o pagamento de produtos e serviços por meio de cartão de crédito tem facilitado e aumentado o número de consumidores e contratos assinados.

E quanto a isso, os avanços tecnológicos também acompanharam. Certamente você já deve ter visto em algum estabelecimento a máquina de cartão de crédito no celular.

O que traz muitas vantagens para o dono do negócio, como também para o cliente. Mas você sabe como funciona?

Pagar com cartão virou algo tão prático e comum que as pessoas já nem pensam mais em pagar no dinheiro, exceto quando a quantia é baixa.

O número de usuários de cartão tem aumentado de maneira tão considerável que até mesmo os estabelecimentos de menor porte resolveram aderir.

Com isso, as opções de máquinas de cartão começaram a aumentar e as inovações acompanharam.

Como funciona a máquina de cartão no celular?

A mobilidade e praticidade são as principais características dessa nova opção. A máquina de cartão de crédito no celular veio para facilitar o trabalho de lojistas e empreendedores.

A sua usabilidade é ainda mais fácil do que o seu objetivo. O que antigamente era conhecido por ser um equipamento fixo em cima de um balcão, com fio e precisando de energia, ou corria o risco de descarregar, passou a ter uma nova visão.

Agora, quem opta pela máquina no celular pode tê-la em todos os lugares, na hora que quiser e, quando precisar, carregá-la em qualquer situação.

O usuário adquire uma maquininha com leitores que podem ser conectados a celulares ou tablets. Dessa forma, as transações poderão ser feitas a qualquer momento.

A única exigência, nesses casos, é ter sempre uma conexão com a internet para concluir a transação com o sinal, por meio de Wi-FI, 3G ou 4G.

A operação é bem simples. O cliente coloca o seu cartão de crédito no leitor e digita a senha normalmente. As informações são enviadas por uma conexão (muitas vezes por bluetooth), para o dispositivo móvel.

Com o aplicativo e conexão na internet é realizada uma comunicação com o sistema de serviços do cartão. Este realiza a transferência de maneira segura e rápida.

A operação emite uma nota, que pode ser enviada por e-mail ou SMS.

+ Cartão de crédito virtual: o que é e como funciona

máquina de cartão de crédito no celular
Máquina de cartão de crédito no celular facilita transação de pagamentos para lojistas

Confira como funciona na prática:

– Tenha um celular ou tablet com acesso à internet;

– Baixe gratuitamente um aplicativo de transações financeiras;

– Adquira um leitor de cartões;

– Cadastre uma conta bancária para receber o dinheiro das transações.

Vantagens de uma máquina de cartão de crédito no celular

Somente ter a opção de pagamento no cartão de crédito já pode ser considerado uma excelente vantagem. Mais do que isso, poder vincular o celular e conseguir ter mobilidade é um diferencial.

A maquininha de cartão de crédito no celular é completamente diferenciada das tradicionais, com especificidades. E um dos principais pontos é justamente a mobilidade.

Além disso, o leitor que fica acoplado na maquininha ainda pode ser conectado aos celulares por meio de conexão bluetooth. Um único aplicativo consegue fazer toda a sincronização com o provedor de serviços do cartão.

Outra vantagem é que o usuário poderá optar por uma máquina de cartão de crédito no celular sem mensalidade, tampouco volume mínimo de vendas. As taxas são cobradas com base nas vendas realizadas.

Para obter, o empreendedor precisa ter CPF e uma conta bancária, o que traz outros dois diferenciais: a facilidade e adaptação.

Dessa forma, empreendedores de baixa renda, em início de carreira no mercado, conseguem adquirir uma maquininha mais em conta.

Sendo assim, a máquina de cartão de crédito no celular ainda funciona como maneira de economizar, tendo em vista a ausência de taxas e um custo mais acessível.

3 opções para pagamento pelo celular

E depois que a transação é realizada? Como proceder? A função de máquina de cartão de crédito no celular trouxe ainda várias opções de pagamentos, aumentando as chances de receber dinheiro.

#1 Pagseguro: a primeira opção é bem conhecida. Nela, são aceitos pagamentos na função de crédito ou débito, onde não há cobrança de taxa de adesão ou mensalidade. Podem adquirir pessoas físicas ou jurídicas, possibilitando pagar em até 12 vezes e pode-se receber o valor de uma só vez.

#2 PayEleven: diferentemente do Pagseguro, é uma opção mais recente no mercado e com um pouco menos de conhecimentos por parte dos usuários. No entanto, possui basicamente as mesmas singularidades, tendo como diferencial um plano que apresenta uma quantidade ainda mais variável de taxa.

#3 PagPop e Sum Up: o primeiro se diferencia dos demais citados acima por ter leitor de cartões com e sem mensalidades. Além de o pagamento poder ser feito por meio de diversas maneiras, assim como o Sum Up. Ambas estão disponíveis tanto para IOS como Android.

Gostou do conteúdo? Então compartilhe com seus amigos empreendedores!

10 melhores aplicativos para empreendedores que você deve conhecer

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mão feminina manuseando celular

Quem é empreendedor sabe que ter organização é fundamental para manter os negócios em ordem. Como toda ajuda é bem-vinda, os aplicativos de gestão voltados para empreendedores trazem a proposta de facilitar o dia a dia.

Os aplicativos funcionam de forma simples e intuitiva, isso porque têm como objetivo melhorar a organização pessoal, da empresa e até mesmo das finanças. Sejam em relação aos clientes ou parceiros.

Confira as opções para você escolher o melhor para a sua empresa!

Casal empreendedor acessando aplicativos no celular
Para facilitar a vida e o trabalho, confira as opções de aplicativos para empreendedores

10 Melhores opções de aplicativos para empreendedores

1. Meu negócio em dia

Acompanhar o negócio pode ser um desafio, ainda mais se for ganhando maiores proporções. A partir de um convênio entre o Sebrae Minas Gerais e a Febraban, surgiu o aplicativo Meu Negócio em Dia.

Gratuita, a ferramenta é focada na gestão financeira. Com ela é possível:

Organizar as finanças;
Analisar receitas, despesas e viabilidade do empreendimento;
Aprender a organizar as finanças;
Utilizar produtos e serviços financeiros do mercado;

Entre as ferramentas dá para incluir pagamentos e recebimentos nas seções “Nova Entrada” e ” Nova Saída”, e em “Saúde Financeira” há um gráfico de evolução do negócio, entre outras funcionalidades.

É possível fazer download para Android e iOS.

2. Quickbooks ZeroPaper

Para facilitar a gestão das finanças das empresas, o ZeroPaper foi desenvolvido para autônomos, profissionais liberais, MEI’s e micro empresas.

É possível analisar a situação financeira, além de caminhos que você pode seguir para melhorar sua gestão.

Em vez de milhares de planilhas, o app permite reunir tudo ali.

As funcionalidades incluem:
Organização das despesas e receitas;
Tirar fotos dos comprovantes;
Gerenciar clientes e fornecedores;
Lembrar dos pagamentos a serem feitos com alertas SMS;
Relatórios de performance;

entre outras.

Baixe em Android.

3. Notion

Esse aplicativo é considerado a nova febre da organização. Isso porque, se ele for utilizado da maneira correta, ajuda os empreendedores a substituírem o uso de diversas ferramentas. Como por exemplo, planilhas e calendários.

A plataforma reúne diversos recursos em um único lugar. Além disso, os layouts podem ser personalizados, suportando imagens e marcadores. Você também consegue adicionar lista de fazeres e calendários.

E o melhor é que ele pode ser utilizado offline, de maneira colaborativa em tempo real. Além de servir para computadores.

O aplicativo está disponível tanto para Android quanto para iOS.

4. GuiaBolso

O GuiaBolso permite controle das contas bancárias e dos gastos em um único lugar. O aplicativo sincroniza contas individuais de pessoas físicas do Santander, Itaú Unibanco, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Citibank, NuBank e American Express.

A ferramenta, com isso, faz uma categorização automática dos seus gastos, transformando em gráficos o dinheiro que entra e sai.

Além disso, você pode estabelecer metas e acompanhar seu planejamento financeiro.

É possível também simular e contratar empréstimos e acompanhar o status do seu CPF, verificando se há eventuais pendências.

Baixe em Android e iOS.

5. Agendor

Organizar e aumentar as vendas é a proposta do Agendor. Funcionando como um CRM para Vendas, o aplicativo organiza as informações de clientes, acompanhe as vendas em andamento.

Você também pode extrair relatórios gratuitamente.

A ferramenta é um CRM online gratuito por tempo ilimitado com até dois usuários, 1.000 empresas, 1.000 pessoas (contatos) e 150 negócios. Para aumentar esse limite, é necessário adquirir um dos planos.

As funcionalidades do Agendor incluem:

Acompanhar os negócios por etapa de vendas no Funil de Vendas;
Agendar tarefas;
Gravar e centralizar e-mails dos clientes;
Registrar e consultar histórico de reuniões;
Consultar informações centralizadas dos clientes;
Analisar resultados e desempenho dos negócios;
entre outras.

Disponível para Download: iOS.

6. CamCard

Você participa de tantas reuniões e eventos que fica perdido com os cartões de visita? O CamCard serve para você gerenciar os cartões de visita recebidos.

É possível escanear os cartões, trocar com pessoas próximas a você, fazer anotações e lembretes; acessar as informações de contato através de múltiplas plataformas, entre outras possibilidades.

A versão é gratuita para até 200 cartões escaneados.

Aplicativo disponível para download tanto para Android quanto para iOS.

7. DocuSign

Assinar contratos nunca ficou tão fácil. Com o DocuSign é possível assinar eletronicamente documentos e coletar assinaturas de outras pessoas. O melhor, essa função é gratuita.

Outras funções incluem criar a sua assinatura com o dedo ou caneta “stylus”, receber notificação de quando um documento precisar de sua assinatura, importar e armazenar documentos na nuvem, como no Dropbox, Box, Google Drive, Evernote e Salesforce.

Disponível em Android e iOS.

8. Trello

Trello pode ser um dos melhores aplicativos para empreendedores. Uma das vantagens dele é a possibilidade de gerenciar a sua rotina e de toda a sua equipe.

Além de fazer com que a sua rotina fique completamente otimizada de diferentes formas.

Isso porque ao utilizar o Trello, você consegue criar uma rotina de trabalho otimizada e tem a possibilidade de criar diferentes quadros. Podendo delegar tarefas para toda a sua equipe.

aplicativos de reunião
O Trello é uma opção das opções de aplicativos para empreendedores

Você também consegue criar checklists, no qual é possível adicionar tarefas a serem realizadas em cartões. O que acaba facilitando a separação de tarefas.

Também é possível anexar arquivos tanto do seu Drive quanto do Dropbox.

O Trello pode ser acessado pelo site ou por aplicativos para Android e iOS.

9. Canva

Se você é empreendedor e precisa fazer artes, mas não é um profissional, a dica de aplicativo que vai te ajudar é o Canva, uma plataforma de design gráfico que conta com vários templates e ferramentas para te auxiliar na criação de imagens.

Além disso, ainda fornece muitos ícones, efeitos e plugins atualizados para que você trabalhe de forma criativa e dinâmica, e ainda permite conectar e fazer a integração com outros programas, como Giphy, Instagram, Google Maps e outros.

Disponível em Android e iOS.

10. WhatsApp Business

Para quem deseja empreender e ter uma comunicação digital completamente alinhada, rápida e prática com os clientes, a melhor opção é o WhatsApp Business, que é uma versão voltada para empresas.

Nele, você encontra todas as funções que já conhece e outras mais aprimoradas.

O WhatsApp Business tem diversas funcionalidades para que você possa organizar os seus clientes, como as etiquetas. Além disso, é possível cadastrar mensagens instantâneas para primeiro contato ou ausência.

O aplicativo ainda permite que você coloque endereço e horário de funcionamento, bem como o cardápio completo para facilitar o acesso dos seus clientes.

Para se cadastrar no App, é bem fácil. Basta ter ele baixado no celular e um número ainda não utilizado em nenhuma outra conta.

Com tanta opção no mercado pode ser difícil escolher quais são os melhores aplicativos.

Antes de qualquer coisa, você precisa ter em mente que essas plataformas irão te ajudar a controlar os seus negócios e que precisam atender às suas necessidades e as da sua empresa. Não adianta ter vários aplicativos, se eles não facilitam a sua vida empresarial.

Por isso, analise bem na hora de baixar uma plataforma.

Gostou dessas opções de aplicativos para empreendedores? Então comente se conhece mais algum para também entrar nessa lista!

Atraso de obra com a construtora: veja o que fazer

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imagem de geral de um condomínio

Muitas pessoas preferem comprar um imóvel na planta devido ao valor ser mais em conta do que quando está pronto. Porém, muitas vezes pode ocorrer atraso de obra com a construtora, e isso pode acontecer por diversos motivos. Mas o que fazer nesses casos?

Antes de realizar a compra de um imóvel, seja ele uma casa ou apartamento, é necessário pesquisar se a empresa contratada é confiável.

Depois disso, caso o seu imóvel sofra atraso de obra com a construtora você precisará decidir entre esperar ou não que a propriedade fique pronta. Saiba quais são os documentos que você precisa ter ao comprar um imóvel.

Caso você não queira esperar o imóvel ficar pronto, saiba que é possível solicitar a rescisão do contrato de compra. Além disso, você também poderá exigir a devolução do seu dinheiro investido, atualizado e corrigido. E, comprovado na Justiça que houve atraso na obra, ainda é possível receber por danos materiais, morais e lucros cessantes.

Mas se você decidir esperar a propriedade ser finalizada, poderá cobrar pelos seus direitos. É o que informa a Associação dos Mutuários de São Paulo e Adjacências (AMSPA).

Confira quais são os seus direitos:

  • Você tem direito a 2% de multa sobre o valor total que já foi pago ou em cima do preço que está no contrato;
  • Prejuízos com despesas de aluguéis poderão ser ressarcidos;
  • Correção de 1% ao mês sobre o valor de tudo que foi pago ou no preço que está no contrato;
  • Você poderá ser ressarcido por danos morais, transtornos e abalos psicológicos sofridos;
  • Os lucros cessantes poderão ser compensados.

O que fazer em caso de atraso de obra com a construtora

Se você comprou um imóvel e ocorreu atraso de obra com a construtora, é importante estar atento ao que foi estabelecido no contrato.

Além disso, também é comum que as próprias empresas estabeleçam um prazo de 180 dias de tolerância para a entrega da propriedade. O que é considerado ilegal.

Nesses casos, o comprador deverá se prevenir solicitando o congelamento do saldo devedor e dos juros durante o período de atraso. Se a construtora não quiser realizar o pedido e continuar realizando a cobrança, você deve denunciar.

Na situação de rescisão de contrato, para receber a correção do valor deve ser levado em conta o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC). Você também pode solicitar o pagamento da multa e da indenização com o valor relacionado às despesas da compra. 

+ Confira cinco dicas para comprar seu primeiro imóvel.

Se a construtora não devolver o valor integral ou restituir um percentual do investimento, isso é considerado ilegal. Isso porque a compra de um imóvel é uma situação que exige planejamento. Além de poder comprometer as finanças do futuro proprietário.

+ Descubra se vale a pena comprar um imóvel usado e reformar.

Como agir?

Se você comprou um imóvel e teve atraso na obra, existem algumas ações que podem ser tomadas para melhorar as suas chances de ser indenizado na Justiça. Por exemplo:

– guarde todas as comunicações com a empresa, incluindo e-mails, conversas por WhatsApp e outras mídias. Privilegie as comunicações que mencionem data de entrega para deixar claro o atraso;

– guarde todos os panfletos e materiais de marketing da empresa, especialmente os que anunciavam data de finalização das obras;

– converse com outros compradores do mesmo empreendimento. Uma ação conjunta pode ter mais força do que uma individual;

– converse com um advogado especializado em Direito Imobiliário. Ele poderá ajudar na orientação de suas ações.

engenheiros na obra
O cliente deve sempre avaliar o planejamento na hora da compra

Cuidados que você precisa ter ao comprar um imóvel

Está pensando em comprar um imóvel, mas não sabe o que é necessário levar em conta na hora de escolher a construtora? Confira algumas dicas! Elas podem te ajudar até no caso de ocorrer atraso de obra com a construtora.

– Antes de assinar o contrato, procure conhecer as obras da construtora que estão em andamento;

– Guarde todo o material de propaganda em que constarem a descrição do imóvel. Se o mesmo conter a data de entrega da propriedade, também guarde; 

– Visite os empreendimentos da empresa que já estiverem prontos. Converse com os moradores e procure saber se a construtora atrasou a obra ou cumpriu com o combinado;

– Verifique se a obra tem uma Comissão de Acompanhamento de Obra (CAO). Procure saber se os contatos dessa comissão estão disponíveis para os compradores;

– Antes de assinar o contrato, leia com atenção. Veja se nele consta o pagamento de multa em caso de atraso de obra. Lembre-se que o valor deve ser equivalente à multa imposta para aqueles que atrasarem as parcelas;

– Pesquise se existem reclamações contra a construtora no Procon ou no site Reclame Aqui, referência quando o assunto é reclamação.

Agora que você já sabe quais são os seus direitos e como agir em caso de atraso de obra, compartilhe esse artigo com amigos e familiares!

Desemprego atinge 14,8 milhões no último trimestre

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uma mão dando peteleco em uma pessoa

O desemprego segue afetando a vida de muitos brasileiros. Para ser mais exato, já são 14,8 milhões de pessoas que estão em busca de um emprego. Esse número, referente ao último trimestre, representa um percentual de 14,6%.

Os dados foram divulgados na última sexta, 30, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). E, de acordo com o instituto, esta já pode ser considerada a segunda maior taxa de desemprego da série, que foi iniciada em 2021.

Vale ressaltar ainda que a taxa recorde do desemprego no Brasil, de 14,7%, foi registrada justamente nos dois trimestres anteriores, que foram fechados em março e abril. Esses dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad).

Outra informação que o IBGE trouxe é que o nível de ocupação dos brasileiros ficou em 48,9%. E esse dado é importante porque ele nos mostra que o indicador está abaixo de 50% desde o trimestre que terminou em maio de 2020.

Isso indica que menos da metade da população em idade para trabalhar está ocupada no mercado de trabalho.

Veja quais outros dados a pesquisa do IBGE trouxe sobre o desemprego

E é claro que na pesquisa realizada pelo IBGE outras informações também foram descobertas e que precisam da nossa atenção. Principalmente porque isso mostra como os brasileiros estão se adaptando em meio a crise que estamos vivendo.

O primeiro dado que precisa ser ressaltado é que, somente em um ano, o número de pessoas desempregadas no Brasil aumentou em dois milhões. Em contrapartida, a quantidade de trabalhadores ocupados no mercado aumentou em 772 mil no mesmo período.

Mas também existem dados positivos. Um exemplo é que o trabalho autônomo cresceu no último trimestre, apesar de ter sido a única categoria com bom desempenho. Isso pode ser visto nos quase dois milhões de trabalhadores por conta própria em um ano.

Entretanto, o desemprego fez com que 1,3 milhão de carteiras assinadas fossem perdidas em um ano. Além disso, o número de trabalhadores sem carteira aumentou em 586 mil no período.

Outro dado alarmante é o número de empregadores que foi reduzido em 311 mil somente em um ano. O que mostra que muitas empresas fecharam por conta da pandemia que afeta o país desde março de 2020.

Homem preocupado com desemprego
O número de desempregados no Brasil segue crescendo

E é claro que a informalidade cresceu e teve uma alta na ocupação, mas o número ainda é abaixo do nível pré-pandemia.

E se tem desemprego é porque está faltando oportunidades no mercado de trabalho para 33 milhões de trabalhadores. Além disso, em um ano, aumentou em 2,6 milhões o número de trabalhadores subutilizados.

Outro número que bateu recorde é o de subocupação por insuficiência de horas.

Veja como ganhar dinheiro mesmo desempregado

O desemprego está em alta e este é um índice que não tem previsão de cair, infelizmente. Dessa forma, cabe ao braisleiro buscar outras alternativas de conseguir ganhar dinheiro

Se você perdeu o emprego há pouco tempo, essa pode ser uma forma de ganhar uma renda extra, mesmo recebendo o auxílio-desemprego. Afinal, o benefício é temporário.

Confira a seguir uma série de opções que você pode buscar para ganhar dinheiro mesmo desempregado:

Torne-se um afiliado

Atualmente, o mercado de afiliação está com muita força. O crescimento é exponencial e visível. Além disso, os ganhos costumam ser excelentes, quando, é claro, você tem um tempo dedicado para se aperfeiçoar e conhecer como funciona o mercado.

Bazar online

Que tal praticar o desapego? Se você tem roupas, calçados e outros produtos em bom estado, pode começar um bazar online e fazer disso uma renda. Aos poucos, pegue doações com conhecidos e transforme em uma super vitrine online.

Venda produtos usados

Sabe aquele produto que você comprou, usou uma vez e está parado na sua casa? Que tal tentar repassar para outra pessoa que esteja usando? Sites de anúncios e redes sociais podem te ajudar na divulgação.

Dê aulas particulares

Você é bom em alguma disciplina? Se sim, que tal compartilhar o seu conhecimento com alguém que esteja precisando de ajuda? Essa pode ser uma excelente forma de faturar enquanto não arruma um emprego.

Faça doces artesanais

Você é bom na cozinha? Que tal se arriscar a fazer profissionalmente e vendê-los? Atualmente, o mercado das “confeiteiras e confeiteiros” está super em alta. E existem muitos cursos virtuais em conta que podem te ajudar a se aperfeiçoar.

Responsa pesquisar online

Já pensou ganhar dinheiro sem sair de casa e apenas com um celular? Recentemente, uma novidade tem tomado conta: responder pesquisas! Você pode ganhar um “dinheirinho” extra respondendo pesquisas. Saiba como e veja opções!

Gostou dessas dicas? Que tal ajudar alguém que esteja precisando delas? Então compartilhe!

Qual será o valor do novo Bolsa Família? Confira

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Mão masculina segura cartão do Bolsa Família

O Governo Federal vai reformular alguns de seus programas sociais, o que deverá dar origem ao que está sendo chamado de Novo Bolsa Família. Mas afinal, qual será o valor do auxílio financeiro?

Segundo o presidente Jair Bolsonaro, o valor médio do benefício deverá ser de, no mínimo, R$300. Cerca de R$108 a mais do que a média atual do Bolsa Família (de R$192).

Se a previsão se cumprir, será um aumento de mais de 56% em relação ao que os beneficiários recebem agora. A estimativa foi dada por Bolsonaro em entrevista à TV Brasil em meados de julho.

“Hoje em dia, a média do Bolsa Família equivale a R$192, e vamos passar isso para R$300. É um pouco mais de 50% de reajuste. Esse dinheiro vem de onde? Vem dos pagadores de impostos. Tenho que ter responsabilidade com esse dinheiro.”

Quando o valor do novo Bolsa Família será oficializado?

É importante frisar que, fora as declarações das autoridades políticas, o valor do benefício ainda não foi oficializado. Isso porque a Medida Provisória (MP) que vai criar efetivamente o novo programa ainda precisa ser apresentada pelo Governo Federal.

“A questão do ticket médio e do valor desse programa será eventualmente tratada com a área econômica mais à frente. Pretendemos que esse valor seja o máximo possível”, disse o ministro da Cidadania, João Roma, no último dia 28.

Sendo assim, os R$300 são considerados uma estimativa quase certa. Mas ainda não foi batido o martelo. A definição real do valor poderá ser divulgada ainda no início deste mês de agosto.

Também não se sabe ainda como será feito o cálculo do benefício para cada cidadão.

Ou seja, não quer dizer que todos os beneficiários terão direito ao valor exato de R$300. Isso dependerá das regras do novo programa, que ainda serão divulgadas.

Mão feminina insere cartão do Bolsa Família no caixa eletrônico
Novo Bolsa Família deverá pagar cerca de R$300

Quando começarão os pagamentos do novo benefício?

Os pagamentos do Novo Bolsa Família deverão começar a ser feitos a partir de novembro, um mês após o fim das parcelas do auxílio emergencial, que foi prorrogado até outubro recentemente.

Quando questionado sobre a fonte de recursos para os pagamentos (que representam um aumento em relação ao que é pago hoje), o ministro da Economia, Paulo Guedes, adiantou que os cálculos apresentados para as mudanças nos programas respeitam o teto de gastos.

O novo programa será resultado de uma reestruturação dos auxílios do governo em uma espécie de unificação de vários programas, incorporando os programas de aquisição de alimentos, ferramentas de capacitação e microcrédito.

+ Novo Bolsa Família: saiba tudo sobre a reforma no programa social

Vale destacar que Medidas Provisórias possuem validade de 60 dias (dois meses). Para que tenham força de lei e continuem valendo depois desse período, elas precisam ser apreciadas e votadas no Congresso Nacional.

Sendo assim, o novo Bolsa Família precisa também passar pela aprovação do Legislativo. Do contrário, a MP perderá a validade dois meses depois.

Atualmente, o Bolsa Família atende em torno de 14 milhões de pessoas. Com a reformulação, que vai juntar diversos programas sociais já existentes, deverá beneficiar cerca de 17 milhões de famílias.

Conhece alguém que recebe o Bolsa Família ou outro programa de transferência de renda do Governo Federal? Compartilhe este conteúdo!

Estágio Google 2021: veja requisitos e como se inscrever

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fachada do google em São Paulo

Ótima notícia para os estudantes que estão em busca de uma oportunidade profissional. Estão abertas as inscrições para a 2ª edição do Next Stop, que é o programa de Estágio Google que tem como principal objetivo aumentar a representatividade de pessoas negras na empresa.

Esse programa de Estágio Google foi lançado em 2019 e, desde então é uma das formas de entrada para muitos estudantes negros que achavam ser impossível ingressar na companhia.

Para este ano, o programa de estágio foi ampliado, já que a busca por estudantes que antes era somente em São Paulo, agora também serão selecionados estagiários com o intuito de atuar no Centro de Engenharia do Google em Belo Horizonte.

Poderão participar quem quer trabalhar nos setores de Negócios e Engenharia de Software.

Estágio Google: estudantes trabalharão no escritório de São Paulo

Os estudantes da área de Negócios precisam estar atentos quando forem se inscrever no programa de Estágio Google. Isso porque eles atuarão no escritório de São Paulo. 

Mas diferente do que muitos pensam, este setor não é composto somente por pessoas das áreas de exatas, mas por diversas profissões. Estão incluídos os setores de vendas; marketing; suporte e soluções para clientes; finanças; jurídico; entre outros.

+ Como conseguir estágio sem experiência?

Vale ressaltar ainda que o estagiário contratado será alocado em uma equipe, mas poderá participar de projetos envolvendo outras áreas ao longo do programa.

Quem poderá se inscrever?

A pergunta que não quer calar é: quem pode se inscrever no programa? Estudantes de graduação de qualquer área e que tenham previsão de formatura entre março e junho de 2024. 

Outra informação importante é que não é exigido conhecimento em Inglês, como aconteceu na edição anterior. Além disso, como parte do programa, os estagiários receberão aulas do idioma custeadas pela empresa.

Agora quem quiser concorrer às vagas para Engenharia de Software, elas serão oferecidas no escritório do Google em Belo Horizonte. Serão aceitos os alunos relacionados às seguintes áreas: Ciência da Computação, Engenharia da Computação, entre outros.

Pessoa usando tablet acessando Google em um café
A 2ª edição do Next Stop, que é o Estágio Google, está com as inscrições abertas

É preciso ter previsão de término para o período entre março e junho de 2024. Além disso, para se candidatar é preciso ter noções básicas de alguma linguagem de programação, como: C, C ++, Java, JavaScript ou Python, assim como inglês básico para programar.

Como realizar a inscrição?

Agora que você já sabe os requisitos e o que é o Estágio Google 2021, precisa saber o mais importante: como se inscrever? Então calma que isso a gente te conta agora!

O procedimento é feito de duas formas, e depende para qual área você vai concorrer. 

Quem quiser concorrer para as vagas de negócios, deve se inscrever pelo site da consultoria externa Empodera, até o dia 30 de agosto.

Já quem for se candidatar nas vagas de Engenharia de Software, que serão para Belo Horizonte, os cadastros estão previstos para começar em setembro. Estes, serão feitos pela Olabi.

Processo de seleção do Estágio Google 2021

Quer saber como será a seleção? O programa já revelou como os candidatos que têm interesse nas vagas serão avaliados. Quer saber mais? Então vamos lá!

De acordo com informações obtidas pelo FinanceOne, a primeira etapa será composta já pela seleção dos candidatos com base no perfil indicado e nos pré-requisitos do programa, informados de forma prévia.

Logo após, os concorrentes serão convocados para eventos informativos e que estarão focados em desenvolvimento. Na atual edição, de 2021, todos eles serão de forma virtual em função da pandemia.

+ Estágio: quais cursos oferecem as melhores bolsas-auxílio?

Os estudantes e candidatos às vagas serão apresentados a vários fatores, como: cultura da empresa, dia a dia, e outros detalhes a serem conhecidos durante as entrevistas.

Os selecionados nesta primeira etapa, após a chamada revisão de formulário e currículo, ainda poderão passar por uma simulação de entrevista com colaboradores do próprio Google. O objetivo é preparar para as próximas.

A etapa final do processo seletivo será composta por entrevista com as equipes, antes da admissão dos selecionados.

Gostou desta oportunidade? Então compartilhe com alguém que você saiba que esteja precisando!

Diretor do Sebrae RJ é o novo colunista do FinanceOne

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Fachada de unidade do Sebrae RJ

Resiliência e inovação. Essas são as palavras de ordem para a sobrevivência dos negócios no período pós-pandemia. A dica é do diretor-superintendente e CEO do Sebrae RJ, Antonio Alvarenga, que será o novo colunista do FinanceOne.

Os empreendedores que desejarem sobreviver nos próximos anos, com todo o impacto da crise de saúde sobre os negócios, não podem deixar de acompanhar as publicações quinzenais do especialista, que começam neste mês de agosto.

Junto com Alvarenga, que vai publicar artigos sobre empreendedorismo, o time de colunistas contará com Guilherme Val, advogado tributarista, e Ronaldo Junior, advogado trabalhista.

Antonio Melo Alvarenga Neto, além de diretor do Sebrae RJ, é administrador pela UFRJ, presidente da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA) e vice-presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ).

Também é membro do Conselho Superior de Agronegócios da FIESP e de vários Conselhos da Firjan: Conselho Empresarial de Gestão Estratégica para Competitividade; Fórum Empresarial da Agroindústria; e Conselho Empresarial de Energia Elétrica.

Ele ainda integra o Conselho das Entidades do Setor Agropecuário e de diversas Câmaras Setoriais e Temáticas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
É membro da Academia Nacional de Agricultura e integrante do Conselho do Agro, instituição que reúne as 15 principais lideranças do agronegócio brasileiro.

Alvarenga também já foi diretor do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais e diretor executivo e sócio do Ibmec Educacional.

+ Reforma do Imposto de Renda: especialista explica principais pontos

Futuro do empreendedorismo é promissor, diz diretor

Antonio Alvarenga lembra que o Estado do Rio de Janeiro já estava mergulhado numa grave crise social mesmo antes da Covid-19. A pandemia, de acordo com ele, foi “uma tragédia dentro da catástrofe”.

“Numa metáfora, o Sebrae cuida da saúde dos pequenos negócios. (Na pandemia) Viramos UTI. O grande desafio foi emergencial, cuidar da sobrevivência de milhares de pequenos negócios, sempre os mais prejudicados.”

Foto de perfil de Antonio Alvarenga, diretor do Sebrae RJ
Diretor do Sebrae RJ fala sobre futuro do empreendedorismo no Rio

Mas ainda assim o diretor do Sebrae Rio acredita em um futuro próximo promissor para os empreendedores cariocas.

O diretor do Sebrae RJ recorda que havia a expectativa que a economia só voltaria a crescer quando toda a população estivesse vacinada.

No entanto, com apenas 19,35% das pessoas totalmente imunizadas (dados de 1º de agosto), já há sinais de reaquecimento.

Além de haver sinalizações positivas no Brasil, no Estado do Rio e mesmo na cidade do Rio, existe uma grande demanda reprimida em muitas áreas que, segundo o diretor, têm a tendência de irem se normalizando aos poucos.

“Claro que enfrentamos um obstáculo numa escala jamais vista, e que, durante um período, parecia intransponível. Houve danos irreparáveis. Mas prevaleceram dois valores indispensáveis para o empreendedorismo, mesmo em condições consideradas normais.”

Esses valores a que Alvarenga se refere são:

  • Resiliência – “nenhum negócio vai adiante sem a capacidade de resistir às situações adversas. É não desistir, adaptar-se ao mau momento, para retomar o fôlego adiante.”
  • Inovação – “outro atributo indispensável no passado que simplesmente fez a diferença entre a vida e a morte do empreendimento. Entre as mudanças de processo, o caminho para online foi acelerado e não terá mais volta. Ao contrário, onde for possível, o modelo de negócio será cada vez mais digital.”

+ Varejo Week: Sebrae realiza evento gratuito para empreendedores

Diretor do Sebrae RJ dobra esforços para apoiar pequenos negócios

A missão básica do Sebrae RJ é promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios e estimular o empreendedorismo na região. E principalmente na crise, essa atividade é essencial.

Afinal, os pequenos negócios são responsáveis por parte significativa do PIB brasileiro e grandes geradores de empregos formais. Por isso a atuação da entidade tem tido um papel fundamental, como destaca Alvarenga.

“É uma missão muito estimulante, uma vez que temos obtido resultados positivos concretos no apoio ao pequeno negócio, graças a uma equipe da maior competência e dedicação, que faz da missão do Sebrae a sua causa. Sempre buscamos novos desafios, mas temos que comemorar as nossas conquistas, que também são da sociedade.”

Além do aperfeiçoamento dos de projetos e programas permanentes do Sebrae RJ, com vista à inovação, a pandemia também apontou para outra necessidade: preparar os empreendedores, dos mais diversos segmentos da economia, para as novas realidades dos diferentes mercados.

Já pensando no pós-pandemia, o diretor conta que a entidade trabalha para desenvolver novos projetos nesta direção. Para isso, tem sido necessário intensificar os esforços, afinal, as perdas foram enormes.

Mas apesar dos contras, a mensagem é de esperança para um futuro melhor, garante Alvarenga.

“E deixo também uma sugestão: procure o Sebrae. Qualquer que seja seu problema ou aspiração, com certeza vai encontrar apoio para o êxito e sustentabilidade do seu negócio.”

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Reclamações no Banco Central: saiba como fazer

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Ilustração mostra dois homens fazendo reclamação a uma mulher

Problemas envolvendo oferta de crédito e internet banking figuraram mais uma vez entre as principais reclamações no Banco Central. A instituição divulgou os dados sobre o segundo trimestre de 2021.

Só sobre “oferta ou prestação de informação sobre crédito consignado de forma inadequada” foram registradas mais de 4 mil denúncias. Outras irregularidades envolvendo crédito somam 2,3 mil reclamações.

No final de todo trimestre o BC realiza esse levantamento com o objetivo de mapear a prestação de serviços pelas instituições financeiras. Além das reclamações, a pesquisa aponta também o ranking das empresas que mais foram alvo dessas denúncias.

Mas e você? Sabe como proceder em caso de alguma reclamação bancária? Sabe como fazer a sua reclamação no Banco Central? FinanceOne explica!

Como fazer reclamações contra instituições financeiras?

Antes de qualquer coisa é importante entender que o Banco Central não interfere na solução de casos individuais. Mas sua reclamação ajuda na fiscalização do sistema financeiro.

Para resolver um caso individual, o primeiro passo é recorrer à própria instituição financeira que prestou ou comercializou o serviço bancário. Isso pode ser feito presencialmente, nas agências, ou por telefone, ouvidoria e outros canais de atendimento disponibilizados pela empresa.

O SAC, Serviço de Atendimento ao Consumidor, e a Ouvidoria geralmente são os canais indicados para resolver esse tipo de situação.

Todo banco e instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central, com clientes pessoas físicas, são obrigados a disponibilizar uma ouvidoria gratuitamente.

A resposta da ouvidoria deve ser conclusiva e fornecida em até 15 dias, a partir da data em que a ocorrência foi protocolada.

Além disso, uma opção é acessar o portal consumidor.gov.br e registrar uma reclamação no site.

Se não obtiver sucesso em sua reclamação por esses meios, ou seja, se a situação não for resolvida pelo banco que prestou o serviço, o consumidor pode recorrer a um órgão de defesa do consumidor e ao próprio Banco Central.

Fachada do Banco Central
Reclamações no Banco Central podem ser registradas online

Como fazer uma reclamação no Banco Central?

As reclamações e denúncias contra bancos, administradoras de consórcios e cooperativas de crédito podem ser apresentadas também ao Banco Central. Mas é importante ressaltar que o BC não interfere na solução de caso individual.

O papel do BC, nesses casos, é verificar o cumprimento das normas de sua competência. Ou seja, apurar se as instituições financeiras estão agindo em conformidade com a lei e a regulamentação.

É importante destacar que só é possível realizar reclamações no Banco Central contra instituições fiscalizadas por ele. A lista de quais são elas pode ser acessada no site: lista de instituições autorizadas pelo Banco Central do Brasil

Para realizar reclamações no Banco Central basta acessar o site do órgão e seguir o seguinte passo a passo:

  1. Acesse a página Acesso à informação
  2. Clique no botão ‘Fale com o BC’
  3. Vá na opção em ‘Reclamação contra instituições financeiras
  4. Escolha o botão ‘Registrar Reclamação’

Ou vá direto para a página: Reclamação contra bancos e outras instituições financeiras

Depois de clicar em ‘Registrar Reclamação’, o consumidor deve criar um login e senha e prestar as informações solicitadas pelo BC. É possível realizar uma reclamação anônima ou não.

Depois que a denúncia é registrada, o BC realiza algumas medidas de fiscalização e encaminha a demanda para a instituição financeira, que tem o prazo de dez dias úteis para responder. É possível acompanhar a reclamação no site do BC.

Operações de crédito e internet banking lideram reclamações

No segundo trimestre de 2021 o Banco Pan ficou no topo da lista de instituições bancárias com mais reclamações no Banco Central. Na sequência aparecem os bancos Inter, Caixa Econômica Federal, Santander e Bradesco, repetindo o cenário do primeiro trimestre do ano.

O levantamento leva em conta o número de queixas recebidas e consideradas procedentes pelo BC e o número de clientes de cada banco. Além dos mencionados, outras sete entidades figuram no ranking trimestral.

As reclamações mais frequentes foram:

  • oferta ou prestação de informação sobre crédito consignado de forma inadequada;
  • irregularidades relativas à integridade, segurança ou legitimidade dos serviços relacionados a operações de crédito; e
  • irregularidades relativas a operações e serviços disponibilizados em internet banking.

À Agência Brasil, a coordenadora do programa de serviços financeiros do Idec – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor –, Ione Amorim, contou que, no ano passado, foram registradas 14.049 reclamações no Banco Central sobre oferta inadequada de crédito consignado.

Um aumento de 56% em relação a 2019. Ela explicou ainda que é importante os consumidores observarem com frequência os extratos bancários e verificarem se o atendimento inclui os serviços contratados junto aos bancos.

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