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Confira 5 mitos e verdades sobre a Bolsa de Valores

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painel de investimento mostrando resultados

Quem tem interesse em ver seu dinheiro render sabe bem que investir na bolsa de valores é uma das maneiras mais eficazes para isso. No entanto, por causa do filme “O Lobo de Wall Street” é normal alguns acreditarem que quem investe em ações aumenta o seu patrimônio rapidamente. Contudo, isso não é uma verdade.

O mercado de ações, por mais que muitos tenham noção de sua existência, é ainda bastante mal compreendido. Por isso, diversos mitos são compartilhados e os fatos acabam sendo ofuscados. 

Pensando nisso, é preciso encarar o fato que existem os prós e contras de investir na bolsa de valores. Além disso, conseguir desmistificar as inverdades que circulam sobre esse tipo de investimento é muito importante.

Neste texto separamos 5 mitos e verdades sobre investimento na bolsa de valores. Veja a seguir:

1. Investir em ações traz dinheiro rápido

Esse é o nosso primeiro mito! Muitas pessoas acabam achando que o retorno será imediato quando começar a investir em ações. E não só acreditam nisso como também acham que o valor será muito alto. Isso não é verdade!

Por isso, quando passam as primeiras semanas e percebem que não é bem isso que acontece e que, em alguns casos, podem até perder um pouco do dinheiro, a desilusão aparece e o interessado entra em desespero.

Quem investe na bolsa de valores é importante ter em mente que o mercado de ações é sim lucrativo, mas é necessário ter paciência com esse tipo de investimento, pois é um mercado que oscila demais.

+ 5 coisas para saber antes de investir em ações

2. Investimento na bolsa de valores é sempre acompanhado de riscos

Verdade. Riscos fazem parte de qualquer investimento. E no caso das ações não é diferente. Como falamos acima, é um mercado que oscila bastante.

Por isso, se você é daqueles que não pode perder dinheiro que já fica angustiado, a bolsa pode não ser o investimento certo para você!

Ter um emocional equilibrado para lidar com isso é fundamental, ainda mais quando se opera na bolsa de valores. É importante saber aceitar que as ações cairão em algum momento para não entrar em desespero ou tomar medidas precipitadas, como acabar vendendo uma ação só porque ela está indo mal.

pessoa analisando gráficos em uma tela para a bolsa de valores
Conheça agora mesmo quais são os mitos e verdades quando o assunto é sobre investir na bolsa de valores

3. Só consegue investir na bolsa de valores quem tem muito dinheiro

Você ainda acredita que somente pessoas ricas podem investir na bolsa de valores? Esse é um dos maiores mitos do mercado financeiro! Isso porque com uma quantia baixa já é possível investir em ações.

Vale lembrar que não há um valor mínimo para começar a investir nas ações que são negociadas na bolsa. Ou seja, o valor investido dependerá do tipo de ação que o investidor pegar e também da quantidade. Sendo assim, qualquer pessoa pode começar a investir.

4. Ações são investimentos de longo prazo

Esta é uma verdade! Ações são aplicações de renda variável. Por isso, sofrem com as influências do mercado financeiro e seus valores podem mudar conforme as oscilações. Entender isso é importante para que o investidor não fique desanimado, principalmente nos momentos em que pode haver uma perda considerável de dinheiro.

5. Somente especialistas investem

Este é mais um mito que cerca os investimentos em ações. Não é verdade! A bolsa de valores pode parecer um pouco complicada, porém, quando o investidor começa a estudar e acompanhar o mercado entende que não é tão difícil quanto parece. Por isso, não é necessário ser um especialista em economia ou finanças para começar a investir.

O que é importante é que o investidor esteja bem informado sobre as ações pretendidas e procure se manter alerta ao histórico da companhia à qual elas pertencem.

E assim encerramos com 5 mitos e verdades sobre a bolsa de valores. O que você achou desse texto? Bom? Então assine a nossa newsletter e receba sempre atualizações do mercado financeiro.

Como fazer cartão de crédito pela internet e quais as vantagens

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Como pedir cartão de crédito pela internet

As compras com cartões de crédito são cada vez maiores. A Associação das Empresas de Cartões (Abecs) prevê que os brasileiros gastem R$2,3 trilhões em compras com cartões neste ano.

Esse valor representa um crescimento de 24% em relação a 2019. Com o número crescente, as facilidades para usar e para fazer um cartão de crédito pela internet aumentaram também.

A expectativa é de que as transações com cartão não presente (via carteiras digitais) e pagamentos por aproximação puxem o crescimento.

Contudo as projeções podem ser maiores. Afinal, por causa do coronavírus, os consumidores estão ampliando as compras pela internet.

Para se ter ideia, só na primeira quinzena de março, foi registrada alta de 30 a 40% nos pedidos online em relação ao igual período do ano passado, segundo entidades do setor.

Os produtos que dispararam em vendas foram aqueles ligados à proteção da saúde, em especial o álcool gel e, nos últimos dias, alimentos.

Já no comparativo entre igual intervalo de 2019 e 2018, as compras via internet tinham aumentado 4%, informa André Dias, diretor executivo e coordenador do Comitê de Métricas da camara-e.net, principal entidade multissetorial da América Latina.

Alimentos e bebidas tiveram alta de 30% e eletrodomésticos de 37%. A única categoria que teve queda foi a de eletrônicos, de 23%.

Como fazer um cartão de crédito pela internet

Se você ainda não tem um cartão de crédito e quer solicitar pela internet, é preciso tomar cuidados.

– Não baixe softwares desconhecidos em seu computador;

– Verifique se seu antivírus está atualizado;

– Vá direto ao endereço eletrônico oficial das emissoras de cartão de crédito. Cuidado com sites desconhecidos, pode ser fraude;

– Cuidado com links em e-mails. Pode ser uma prática maliciosa para roubar seus dados pessoais e bancários;

– Leia atentamente o contrato de prestação de serviços e verifique as taxas;

– Pesquise. Nesse caso, não importa qual o meio que você usará para solicitar o cartão de crédito, é importante pesquisar o valor das taxas, juros caso você entre no crédito rotativo, entre outras condições da emissora;

– Não acredite em ofertas “boas demais para ser verdade” e muito cuidado onde você dispõe suas informações. Afinal, não vai querer ser vítima de fraude;

– Por fim, atenção às boas práticas de uso do cartão e fique de olho no seu orçamento!

Como os bancos emitem cartões de crédito online

O FinanceOne verificou nos sites dos principais bancos no Brasil para saber como cada instituição emite cartão de crédito pela internet. Confira:

Santander

No Santander, é possível comparar os diferentes tipos de cartão, desde anuidade gratuita até outros com melhores benefícios em programas de recompensa do banco.

Conforme a própria instituição descreve em seu site, “o cartão e os serviços estão sujeitos à aprovação de crédito, disponibilidade e critérios de elegibilidade do Santander”.

Banco do Brasil

No Banco do Brasil, é possível solicitar um cartão Ourocard pela internet, no site oficial do BB.

Se você é correntista do Banco do Brasil, são três as formas de solicitar um cartão de crédito: pelo site oficial do banco, na Central de Atendimento ou em uma das agências BB.

O cartão de crédito oferece diversas vantagens aos clientes

Os não correntistas podem solicitar o Ourocard também pelo site do banco ou na Central de Atendimento.

Itaú

Assim como os outros bancos citados, no Itaú é possível conferir as opções e os respectivos contratos antes de tomar a sua decisão.

Uma vez decidido qual é o melhor cartão de crédito para você, é possível solicitar pelo site oficial do banco.

Após preencher um cadastro, o banco também fará uma análise de crédito antes de aprovar ou não a emissão do seu cartão.

Nubank

O Nubank já tem a premissa por ser um banco totalmente online. Portanto, para fazer um cartão de crédito Nubank é preciso entrar no site.

A emissão é feita pela própria empresa, que foi licenciada pela bandeira MasterCard para emitir cartões de crédito no Brasil.

Para solicitar, é preciso ter no mínimo 18 anos, ser residente do Brasil e ter um smartphone compatível com os aplicativos para Android (versão 4.4 ou superior) ou iOS (versão 10 ou superior).

Além disso, os interessados passam por análise de cadastro e de crédito.

4 vantagens de usar o cartão de crédito

Se você está na dúvida se deve ou não fazer um cartão de crédito, seja ele pela internet ou não, o FinanceOne separou algumas vantagens dessa forma de pagamento que podem te ajudar.

1) Segurança

A segurança é uma enorme vantagem para quem usa o cartão de crédito. Isso porque ele evita que você ande na rua com grande quantidade de dinheiro.

Além de oferecer uma série de opções, como por exemplo, seguro contra fraude, perda e roubo, que custa pouco e pode evitar dor de cabeça.

2) Poder de compra

É provável que nem sempre você tem o dinheiro à mão quando aparece uma oportunidade de compra. O cartão é um excelente aliado para nessas horas, já que ele permite que você adquira o que deseja e tenha um tempo extra para se organizar e começar a pagar.

E geralmente, os cartões oferecem aos clientes um período para começar a pagar de até 40 dias, antes que os juros comecem a ser cobrados.

3) Possibilidade de realizar compras online

Com o cartão de crédito, é possível realizar compras de produtos e serviços de lojas virtuais e até mesmo de serviços de streaming. Você também consegue adquirir e contratar pela internet de uma maneira simples e com segurança.

Ao realizar uma compra online, você tem o direito de solicitar um cartão virtual para ter uma maior segurança. Outro benefício é que você não precisa esperar a compensação do pagamento ao realizar uma compra, como acontece com os boletos.

Os pagamentos com cartão de crédito costumam ser reconhecidos em poucos minutos.

4) Crédito imediato

Com o cartão, você passa a ter o crédito imediato sem a necessidade de oferecer garantias para as instituições financeiras. Até porque esses procedimentos costumam ser burocráticos e podem causar dores de cabeça para qualquer pessoa.

5) Você ganha bônus e milhas

Diversos cartões de crédito oferecem para os clientes programas de milhas e bônus ao utilizar o cartão. Ao acumular pontos você pode trocar por passagens aéreas, descontos em lojas parceiras e troca por produtos ou serviços.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com um amigo para que ele também saiba como solicitar um cartão de crédito pela internet.

Refis da Covid: saiba o que é e como funcionará

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Moedas empilhadas em frente a calendário

Pessoas e empresas com dívidas tributárias poderão ter mais facilidade para quitar os débitos. Isso será possível caso o projeto Refis da Covid, que permitirá parcelamento e descontos de até 90%, seja aprovado.

O projeto de lei já passou pelo Senado Federal, onde foi aprovado na última quinta-feira, 5 de agosto. Mas o próximo passo será a aprovação na Câmara dos Deputados, para onde o texto será analisado e votado.

De autoria do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), ele foi aprovado conforme versão proposta pelo relator e líder do governo na Casa, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE).

O objetivo da medida é incentivar a regularização de dívidas tributárias, tanto de empresas como de pessoas físicas. Isso será feito reabrindo o prazo para adesão ao Programa Especial de Regularização Tributária (Pert).

Lançado em 2017 e popularmente chamado de Refis, o programa estabelece condições mais favoráveis para a regularização dessas dívidas.

Se aprovado na Câmara e sancionado, os interessados em aderir ao programa poderão fazer isso até 30 de setembro.

Como vai funcionar o Refis da Covid?

De acordo com o texto aprovado no Senado, pessoas e empresas poderão encontrar meios mais fáceis para quitar débitos tributários. No entanto, só será possível pagar as dívidas vencidas até o último dia do mês anterior à entrada em vigor da lei.

Ou seja, se a lei entrar em vigor em agosto, por exemplo, será possível pagar as dívidas que tenham vencido até o último dia de julho. Mas para a lei entrar em vigor, ela precisa ser aprovada na Câmara antes.

O pagamento da dívida poderá ser feito com uma entrada, dividida em até cinco prestações. O saldo restante poderá ser parcelado em até 144 meses. Ou seja, 12 anos. As primeiras 36 primeiras parcelas terão valores reduzidos.

No caso de créditos inscritos na dívida ativa da União, o projeto possibilita o uso de bens imóveis no pagamento, desde que a Fazenda Pública credora aceite essa modalidade.

Mas atenção: durante os 149 meses de pagamento (5 meses de entrada + 144 parcelas) os débitos tributários não poderão ser alvo de quaisquer outras modalidades de parcelamento.

Quando for aprovado na Câmara e sancionado (quando a lei entrar em vigor), o Refis vai funcionar conforme detalhado a seguir para pessoas físicas e pessoas jurídicas.

Casal segura papéis de dívidas
Com Refis, pessoas e empresas poderão ter descontos de até 90% em dívidas tributárias

Para pessoas físicas

As pessoas físicas poderão quitar dívidas tributárias pagando uma entrada com percentual de 2,5% do total de débitos. Além disso, terão descontos de 90% nos juros e multas e de 100% nos encargos fiscais.

No entanto, a condição para alcançar essas vantagens é que a pessoa tenha enfrentado uma redução nos rendimentos tributáveis igual ou superior a 15% entre os anos de 2019 e 2020.

Quem não chegou a ter esse percentual mínimo de perda, terá que pagar a entrada no valor de, pelo menos, 5% da dívida. E os descontos em multas e encargos também serão menores.

Para empresas

No caso de pessoas jurídicas, a lógica do Refis da Covid é a mesma. Mas os descontos e vantagens serão estabelecidos de acordo com a perda de faturamento da empresa e não de acordo com os rendimentos tributáveis, como no caso da pessoa física.

Ou seja, quanto maior tiver sido a queda no faturamento, mais vantajosas serão as condições para regularização dos débitos tributários.

Em caso de quedas iguais ou superiores a 80% (na comparação entre 2019 e 2020), os descontos nos juros e multas poderão chegar a 90%. E nos encargos o desconto será de até 100%.

E se a empresa não teve queda de faturamento? O relator Fernando Bezerra Coelho, explica:

“A inexistência de queda no faturamento não obsta a adesão da empresa ao Pert (Refis da Covid), pois aquelas que sofreram zero por cento de redução desse indicador poderão também pagar débitos por meio do Programa, porém, em condições menos benéficas.”

MEIs também poderão aderir ao Refis da Covid?

O projeto de lei que reabre o prazo para o Pert ou Refis não se aplica a microempreendedores individuais (MEIs), nem a micro e pequenas empresas.

No entanto, esses grupos de pessoas jurídicas são contemplados em outro projeto aprovado pelo Senado no último dia 5 de agosto: o Relp – Renegociação em Longo Prazo de débitos para com a Fazenda Nacional ou devidos no âmbito do Simples Nacional.

Ele é uma espécie de Refis, só que exclusivamente voltado para MEIs, microempresas e empresas de pequeno porte enquadrados no Simples Nacional.

O Relp também segue para análise na Câmara dos Deputados e, se aprovado e sancionado, o prazo para adesão se encerrará em 30 de setembro de 2021.

Neste caso, o prazo para pagamento das dívidas de MEIs será de 180 meses após o pagamento da entrada. E os descontos também poderão chegar a 90% nas multas e nos juros e a 100% nos encargos legais.

Assim como no novo Refis, no Relp as condições mais vantajosas serão oferecidas às empresas que registraram maiores quedas de faturamento na comparação entre os anos de 2019 e 2020.

Além disso, os valores das primeiras 36 prestações também serão reduzidas.

Conhece alguém que está com dívidas tributárias? Então compartilhe este artigo!

Renda fixa volta a ser atrativa com a Selic a 5,25%?

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Mão colocando moeda de um real em um pote com fileiras de moedas e cofre ao lado
O PGBL é a melhor opção de previdência para declarantes do Imposto de Renda completo. (Fonte: Divulgação)

Na última semana, a taxa Selic foi elevada para 5,25% pela equipe da Copom. E sempre que isso acontece, os investidores começam a se perguntar: “como vão ficar os investimentos de renda fixa?”

O motivo dessa preocupação faz sentido, já que esse tipo de aplicação está ligado à Selic. Então se ela sofre qualquer tipo de variação, seja para cima ou para baixo, os investimentos de renda fixa também irão oscilar.

Apesar dessa alta da taxa Selic, os investimentos de renda fixa ainda perdem para a inflação do país, que segue em alta por conta da crise sanitária causada pela pandemia do Covid-19. 

Para se ter uma ideia, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) vem acumulando, desde junho do ano passado, uma alta de 8,35%.

Mas ao contrário do que muitos pensam, isso não significa que essas aplicações não tenham oportunidades atrativas. É preciso ressaltar que antes de você investir em qualquer ativo é preciso pesquisar e olhar para o futuro.

Dessa forma, será possível você avaliar e saber se a renda fixa é atrativa ou não para o seu objetivo.

Como fica a renda fixa com a alta da Selic?

E a pergunta que não quer calar nesse novo cenário do mercado de investimentos é: “como fica a renda fixa?”. De imediato é bom você que saiba que até o final do ano esse tipo de aplicação não estará tão atrativa.

O motivo é que, de acordo com o boletim Focus, existe uma expectativa que a taxa Selic feche o ano em torno dos 7% e, a inflação deve estacionar nos 6,79%. Esses percentuais mostram que o rendimento da renda fixa terá um retorno praticamente nulo, já que é menor que a inflação.

+ Como ganhar dinheiro com renda fixa?

Mas a boa notícia, é que para o próximo ano os juros se mantêm em 7% com uma inflação de 3,81%. Com isso, o rendimento das aplicações passam a ser mais atrativos e valorizados. 

Sendo assim, se você investir agora nessas aplicações ainda esse ano pode não ter um rendimento alto. Mas para o ano que vem, os lucros já podem ser maiores. 

Calculadora em cima de gráficos
A renda fixa ainda não é atrativa para os investidores

Por esse motivo, é importante que você avalie os seus objetivos para decidir se esse é ou não o melhor momento para começar a investir em renda fixa.

Pós-fixados levam vantagem

Como você já sabe, a Renda Fixa é divida em vários tipos. E os títulos de Pós-Fixados levam vantagem neste novo cenário, juntamente com o crédito privado.

São diversos fatores que os tornam melhores que os demais, ou pelos prêmios atrativos ou até mesmo pelo fato de serem mais defensivos em um cenário de volatilidade.

+ Qual impacto da Selic na poupança e investimento de renda fixa?

Já os pré-fixados apresentam riscos bem menores, uma vez que o mercado liga um alerta de riscos fiscais em função de vários fatores, por exemplo, as eleições presidenciais de 2022. Vale lembrar que as taxas pré variam de acordo com as expectativas econômicas.

Conheça os tipos de rendimento da Renda Fixa:

  • Prefixado: o dinheiro investido rende a uma taxa exata;
  • Pós-fixado: o dinheiro investido rende a uma taxa que é variável, por isso, o investidor apenas conhece o valor inteiro ao final.
  • Híbridos: são aqueles investimentos que mesclam as duas modalidades anteriores. Uma parte da remuneração é fixa e a outra é indexada a um indicador.

Quais são as opções de investimento de Renda Fixa?

Investir em Renda Fixa é possível de diversas formas. Esse, inclusive, é um dos motivos pelo qual os investidores procuram a modalidade, que traz uma gama de opções e possibilita versatilidade no mercado financeiro.

Entre as opções de investimento de Renda Fixa, temos sete exemplos:

  1. Poupança
  2. Tesouro Direto
  3. CDB
  4. LCI/LCA
  5. Debêntures
  6. Letras de Câmbio
  7. CRI CRA

Quer saber mais sobre a Renda Fixa e suas diversas opções de investimento? O FinanceOne preparou um guia bem completo com todas as informações que vão te deixar bem informado!

Como saber se fui aprovado no Supera Rio? Confira e tire suas dúvidas

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Mulher segura cartão Supera Rio

Na última sexta-feira, 6 de agosto, foi encerrado mais um prazo de inscrição do Programa Supera Rio, que concede auxílio financeiro a pessoas em situação de vulnerabilidade durante a pandemia no Rio de Janeiro.

Mas uma dúvida que muitas pessoas têm encontrado após finalizar o seu cadastro no site é: “como saber se fui aprovado no programa e vou receber o dinheiro?”

A confirmação de que você terá direito ao benefício deverá chegar em até 7 dias úteis após o fim do período de inscrição. Ou seja, o prazo não é contado da data da sua inscrição, mas a partir do fim do prazo geral.

Por exemplo: a última leva de inscrições foi realizada de 1 a 6 de agosto. Portanto, quem se cadastrou dentro deste prazo, deverá receber a confirmação de que está dentro do programa até o dia 17 de agosto.

Após esse prazo, o beneficiário já fica sabendo o local, a data e horário de retirada do cartão. Os beneficiários desse grupo de inscrição deverão poder realizar a retirada entre os dias 23 e 27 de agosto.

As informações para retirada do cartão poderão ser notificadas por SMS (mensagem de texto no celular). Mas caso não as receba dentro do prazo, você também pode consultá-las no site do Supera Rio, informando o seu CPF.

Próximo prazo de inscrição no Supera Rio abre em setembro

Se você ainda não fez a inscrição no programa, não se preocupe, ainda terá outras oportunidades. O prazo para o cadastro não fica aberto continuamente, mas ao início de cada mês são disponibilizados alguns dias de inscrição.

A próxima leva será do dia 1 a 10 de setembro. Confira a tabela com as datas de inscrição de cada mês e de retirada dos cartões:

MêsPeríodo de InscriçãoData da Retirada do Cartão
Agosto01 a 06 de agosto23 a 27 de agosto
Setembro01 a 10 de setembro27 de setembro a 01 de outubro
Outubro01 a 08 de outubro25 a 29 de outubro
Novembro 01 a 07 de novembro22 a 26 de novembro
Dezembro01 a 10 de dezembro18 a 22 de dezembro
Calendário Supera Rio divulgado pelo governo do Estado do Rio de Janeiro

Para fazer a inscrição no Supera Rio basta acessar o site do programa.

CadÚnico

Para os inscritos no CadÚnico, não é necessário efetuar cadastro para solicitar o benefício. Acesse o site e informe o seu CPF para saber se você tem direito ao benefício. Se tiver, será informado o local de retirada do cartão.

Para algumas pessoas, será necessário atualizar algumas informações do cadastro. Neste caso, basta inserir as informações no site para prosseguir.

Desempregados

Já no caso das pessoas que perderam o emprego durante a pandemia, é necessário fazer a inscrição normalmente:

  1. Acesse o site do SuperaRJ ou baixe o aplicativo na loja de aplicativos do seu celular
  2. Clique no botão “Inscreva-se”, na caixa “Perdeu seu emprego durante a pandemia”.
  3. Complete as informações solicitadas e aguarde.

Depois disso, o Governo realizará uma triagem para verificar se a pessoa atende aos requisitos solicitados.

Contado a partir do final do período de inscrições, aguarde o prazo de 7 dias úteis para saber se terá direito ao benefício. Após esse prazo, você fica sabendo onde e quando retira o seu cartão.

Mulher aprovada no Supera Rio segurando seu cartão
Próximo prazo para inscrição no Supera Rio será aberto em setembro

Quem tem direito ao auxílio emergencial do Rio?

Podem receber o Supera Rio os cidadãos que se enquadram em algum dos grupos a seguir:

  • Responsáveis Familiares inscritos no Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico), com renda familiar mensal per capita igual ou inferior a R$178, que não sejam beneficiados por nenhum outro programa de transferência de renda ou benefício social. O cadastro do responsável familiar deve ter sido atualizado nos últimos 24 meses.
  • Os trabalhadores que tenham perdido vínculo formal de trabalho com salário mensal inferior ao valor de R$1.501 no período da pandemia (a partir de 13 de março de 2020), e estejam sem qualquer outra fonte de renda;
  • Os profissionais autônomos, trabalhadores de economia popular solidária, agricultores familiares, microempreendedores individuais, agentes e produtores culturais, aos profissionais autônomos, inclusive os agentes e produtores culturais, às costureiras, cabeleireiros, manicures, esteticistas, maquiadores, artistas plásticos, sapateiros, cozinheiros, massagistas, empreendedores sociais e os negócios de impacto social de que trata a Lei n° 8.571/2019, desde que cumpram um dos requisitos dos itens 1 ou 2.

Vale destacar que quem recebe o Bolsa Família ou qualquer auxílio emergencial do governo não pode receber o Supera Rio. Também não podem participar: servidores públicos; quem recebe benefícios previdenciários, assistenciais ou trabalhistas; e pessoas com renda igual ou superior a R$28.559,70 no ano de 2020.

Importante: caso sua situação cadastral se altere ao longo do Programa Supera RJ, você deverá fazer um novo cadastro.

+ Beneficiários podem receber parcelas retroativas?
+ Recebi o cartão com saldo zerado: o que fazer?

O que fazer caso o Supera Rio seja negado?

As pessoas que realizarem inscrição e não atenderem aos requisitos, terão o auxílio negado após o prazo de 7 dias. Sempre que isso acontecer, o cidadão receberá uma justificativa, explicando a recusa.

Caso não concorde com a justificativa, é possível contestar o auxílio negado. Neste caso, entre em contato com o Call Center disponibilizado pelo Governo do Estado para sanar dúvidas sobre o programa: 0800 071 7474.

O atendimento fica disponível de segunda à sexta-feira, das 8h às 20h30, e aos sábados de 8h às 14h30. Outras opções são: pelo aplicativo da Defensoria Pública e por meio da Central de Relacionamento com o Cidadão, no número 129.

Você deverá informar todas as informações solicitadas tanto na Central quanto no aplicativo. Os questionamentos serão enviados diretamente ao gabinete responsável pelo Supera Rio.

Caso o indeferimento do pedido do auxílio seja mantido, o próprio gabinete submeterá a decisão à câmara de conflitos para a análise das informações. O resultado definitivo será enviado pelo e-mail informado.

Conhece alguém que recebe ou está apto a receber o Supera Rio? Então envie esse artigo para que ele fique ligado e ciente do calendário de pagamento.

Aluguel de ações: veja como ganhar renda extra na Bolsa

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Tela com várias ações

O aluguel de ações é na prática “emprestar” ativos financeiros a um terceiro interessado. O processo é semelhante a outros tipos de aluguel existentes, mas aplicado diretamente ao mercado financeiro.

Basicamente, isso acontece com as pessoas que fazem investimentos em longo prazo e, enquanto a estratégia não se concretiza, buscam no aluguel de ações uma maneira de obter uma rentabilidade.

Esse tipo de atividade pode render uma grana extra para o investidor. Ou seja, trata-se de uma alternativa para rentabilizar alguns papéis ao invés de deixá-los parados na carteira.

Moedas empilhadas em forma de gráfico com as letras da palavra INVEST em cima delas
O aluguel de ações pode ser um incremento na remuneração do capital de um investidor

Doador x Tomador

Doador

Em primeiro lugar, os doadores são os donos das ações que não possuem interesse em vender elas em curto prazo. Geralmente, são pessoas que buscam renda extra por meio do aluguel de ações.

Além disso, vale lembrar que eles procuram uma melhora significativa da rentabilidade para sua carteira.

Tomador

Já os investidores são aqueles que buscam se beneficiar de um mercado em queda. Então, em geral, têm preferência por ações com um valor abaixo do mercado.

Por meio do aluguel de ações, eles as vendem para recomprá-las por um preço menor.

Como fazer o aluguel de ações?

Antes de tudo, o dono das ações informa à corretora de valores que tem interesse em alugar as suas ações.

Nesse momento, é preciso informar também a quantidade e quais os papéis que estarão disponíveis, o valor do aluguel e o prazo do contrato que pode variar de dias até anos.

Para conseguir alugar ações, o tomador precisa provar que possui capital suficiente para fazer a transação e para liquidar o contrato na data do seu vencimento.

As garantias exigidas podem variar conforme a corretora, mas geralmente incluem:

Essa transação de aluguel de ações é feita diretamente pela B3, ou seja, não há necessidade de interação ou negociação entre investidores. Como resultado, esse processo acaba sendo muito seguro para o doador.

Por isso, uma dica importante é que, ao comprar uma ação, você já pode informar para a sua corretora que você tem interesse em disponibilizá-las para o aluguel.

É possível, inclusive, disponibilizar toda a sua carteira de ações para aluguel. Os títulos a serem disponibilizados, o valor e o período vão depender dos seus objetivos.

Quais são os tipos de contrato?

  • Reversível ao Tomador: possibilita que o mesmo encerre o contrato na hora que quiser. Quando isso acontece, o pagamento da taxa de aluguel deve ser proporcional ao tempo em que ele ficou com a mesma.
  • Reversível ao Doador: o doador também pode encerrar o contrato quando quiser. Contudo, nesses casos, o tomador terá quatro dias para devolver as ações assim que a solicitação for feita.
  • Vencimento Fixo: a partir de um prazo determinado, tanto o doador quanto o tomador devem ficar com o contrato vigente dentro do prazo pré-determinado.

Fora isso, vale lembrar que o tomador precisa pagar a taxa de aluguel definida de maneira prévia.

Quais são os riscos dessa prática?

O aluguel de ações, de maneira geral, é considerado uma operação segura, pois pode gerar rentabilidade. Contudo, também existem riscos embutidos nessa prática, e é importante estar ciente deles.

Nesse sentido, a Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia (CBLC) é o órgão que atua na regulamentação operacional, trazendo um elevado nível de segurança para o doador.

No entanto, o tomador tem um leque maior de riscos e precisa levar em consideração alguns aspectos, que serão destacados a seguir.

Variação

A ação flutua de preço, o que é algo comum no mercado. Todavia, isso pode ultrapassar a expectativa do tomador, gerando-lhe um prejuízo.

Por isso, é importante que ele estude bem as suas possibilidades, a fim de fazer escolhas mais acertadas e obter a rentabilidade desejada.

Liquidação financeira

A liquidação financeira acontece quando o tomador não consegue fazer a compra das ações de volta e precisa fazer o ressarcimento do doador. Logo, a etapa consiste em quitar o valor dos contratos em dinheiro.

Inclusive, há incidência de tributação sobre a liquidação. É cobrado Imposto de Renda e a alíquota é repassada para o doador, sendo semelhante à taxa cobrada na renda fixa e incidindo sobre os aluguéis recebidos.

Aluguel de ações compensa mesmo?

Contar com um aluguel de ações é uma oportunidade para aumentar o ganho de investidores que possuem expectativas a longo prazo. Por conta disso, o aluguel de ações pode ser uma interessante fonte extra de receita, visto que a remuneração pode oscilar entre 1% e 5% ao ano.

Contudo, quando falamos de custos para quem faz o aluguel de ações, é importante checar alguns números:

  • Corretagem direcionada para venda ou compra das ações alugadas: R$10 a cada ordem executada;

    Taxa de corretagem: 0,5% em cima do valor total do aluguel, sendo o mínimo de R$50. Lembrando que esta taxa é cobrada no ato do aluguel.
  • Taxa de liquidação da CBLC: 0,25% a.a., ficando o mínimo de R$10. Essa taxa costuma ser cobrada no momento em que o contrato é liquidado.
  • Remuneração do doador: acertada na hora de aluguel e cobrada quando o contrato é liquidado.

Na liquidação do contrato, ocorre a cobrança do Imposto de Renda (IR). Por fim, a alíquota repassada para o doador é a mesma da renda fixa, seguindo a tabela regressiva demonstrada abaixo:

PrazoAlíquota (%)
Até 180 dias22,5%
De 181 a 360 dias20%
De 361 a 720 dias17,5%
Acima de 720 dias15%
Alíquota

Gostou do nosso conteúdo? Confira agora qual a diferença entre ações e ETFs.

Saiba como consultar saldo e extrato do Sodexo Alimentação

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imagem do cartão físico do sodexo alimentação

Se você trabalha em uma empresa que oferece os benefícios do vale-alimentação é válido entender a importância de acompanhar os gastos. Ter o Sodexo Alimentação, por exemplo, pode ser muito bom para as suas compras, mas é necessário ter um controle para evitar gastos excessivos e acabar o mês sem nada.

Portanto, este artigo vai ensinar você a como consultar o saldo e o extrato do Sodexo Alimentação, para que continue recebendo os benefícios deste cartão, sem perder o controle dos gastos e a qualidade de vida. Veja como é simples e tranquilo consultar o benefício:

Como consultar o saldo do Sodexo Alimentação

Para conseguir consultar o saldo e o extrato do seu cartão, existem duas maneiras: através do site Sodexo Club e no aplicativo. Veja o passo a passo que separamos para você:

Consultar saldo e extrato no site Sodexo Club

No site, você pode ter acesso a serviços exclusivos, como: consulta de saldo, bloqueio e desbloqueio de cartões, troca de senha do seu cartão Sodexo, ofertas e promoções. E para acompanhar o seu saldo, basta seguir esse passo a passo abaixo:

  • Acesse o site Sodexo Club;
  • Clique em “Consultar saldo do cartão” no canto superior direito da tela;
  • Caso seja cadastrado, informe seu CPF ou e-mail e senha;
  • Se não possuir um cadastro, inicie preenchendo os dados com CPF e e-mail;
  • Seu saldo aparecerá na tela.

Além do site, também é possível consultar o Sodexo Alimentação no aplicativo, o qual está disponível para celulares Android e Iphone. Veja o passo a passo:

  • Baixe o aplicativo no GooglePlay ou AppStore;
  • Informe o número do seu cartão e o CPF;
  • Clique no botão “Consultar”;
  • Os serviços de saldo e extrato estarão disponíveis.

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Como validar o cartão Sodexo Alimentação

O Sodexo Club é um espaço voltado exclusivamente aos usuários do cartão Sodexo. Por essa razão é importante confirmar mais uma informação quando é o primeiro acesso: ao entrar no app, por exemplo, coloque seu CPF para validar o cartão.

Além disso, tudo é bem fácil de fazer: você só precisa escolher um dos cartões que aparece na lista, digitar a senha de 4 dígitos desse cartão e seu acesso ao Sodexo Club já está devidamente liberado.

Porém, se você tem mais de um cartão Sodexo em uso, não se preocupe! Será necessário validar o cartão que você quiser. Após essa validação, as informações dos demais cartões ficarão disponíveis de forma automática. 

restaurante que aceita sodexo alimentação
Sodexo Alimentação é aceito em diferentes estabelecimentos. Saiba mais sobre como consultar o benefício

É possível transferir o valor do saldo Sodexo?

Não é possível transferir o saldo do cartão Sodexo para contas em banco, seja ele vale-refeição para o vale-alimentação ou vice-versa. O seu saldo não expira e se você não utilizá-lo por completo em um mês, ele ficará no cartão de forma acumulativa e pode ser gasto futuramente.

Quais são os benefícios para quem tem o cartão Sodexo Alimentação

Um dos principais benefícios de ter um cartão vale-alimentação é a rede de atendimento. Isso porque a maioria dos estabelecimentos, por exemplo, aceitam o cartão.

Caso queira consultar a rede credenciada acesse a opção “Onde usar o meu cartão” no site oficial da Sodexo e escolha o tipo de produto que deseja utilizar.

Se o mês não chegou nem na metade, por exemplo, e você já está com pouco saldo, não se preocupe! O próprio cartão Sodexo te dá acesso a uma série de benefícios, ofertas e promoções que podem fazer seu saldo durar um pouco mais. O acesso a esta opção é bem simples e está bem visível no menu inicial.

Gostou deste texto? Então continue navegando em nosso site e leia agora mesmo: 7 dicas para economizar no supermercado. Desta maneira, você fará o seu cartão Sodexo Alimentação render ainda mais!

Saiba como abrir conta PJ do Nubank

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pessoas segurando o cartão do Nubank
O Nubank foi eleito o melhor banco do Brasil, segundo ranking elaborado pela Forbes

A conta PJ Nubank tem novidades. Agora a fintech passou a aceitar mais uma modalidade de empresas: a sociedade LTDA Unipessoal, ou seja, uma empresa com um único sócio.

Contudo, ela possui algumas diferenças da firma individual. Uma delas está em relação aos bens do sócio e da empresa.

Tal como a conta de pessoa física, não possui taxas de manutenção e oferece transferências gratuitas, tanto para contas da instituição, quanto para outros bancos.

Da mesma forma que a conta PF, a abertura de conta jurídica no Nubank será um processo 100% digital, podendo ser simplificado para quem é único sócio e já possui conta na fintech como Pessoa Física.

Também é possível emitir link de cobranças, boletos com a data de vencimento desejada, e até mesmo solicitar um cartão de débito para usar no dia a dia. E sabe o que é melhor? O boleto já vem com a tecnologia NFC.

O cartão não possui nenhuma taxa de anuidade e nem mesmo taxa de emissão, no entanto, se você quiser fazer um saque, aí precisa pagar uma taxa de R$ 6,50 para fazer a retirada nos terminais da rede Banco24Horas.

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Como abrir uma conta PJ Nubank?

Para abrir uma conta PJ Nubank é preciso já ter o cartão de crédito da instituição como pessoa física, ou então uma conta digital na instituição como pessoa física. Uma vez feito isso você pode abrir a conta.

Basta ser enquadrado como MEI, EI, EIRELI ou Sociedade Unipessoal. Então é só abrir o app do Nubank e tocar no seu nome que fica no topo da tela. Feito isso, é só clicar em “Pedir conta PJ” e então em “Continuar”.

Depois é só preencher todos os dados que forem solicitados e pronto. A conta estará aberta. É só fazer uma transferência ou depósito via boleto bancário e começar a usar a sua conta PJ do Nubank.

pessoa sentada de pernas cruzadas mexendo no app do nubank
A conta PJ Nubank é uma conta jurídica sem taxas de manutenção

Recebimento de vendas em maquininhas na conta PF ou PJ

Com esses lançamentos, a conta PJ Nubank está ficando cada vez mais completa e adiciona mais uma forma de facilitar a vida do empreendedor brasileiro. Talvez por isso soma um crescimento de 217% no número de clientes nos últimos 12 meses.

Contudo, as novidades não param por aí, a última atualização do app também permite que os clientes PJ recebam por vendas feitas por plataformas de pagamento como maquininhas, links de pagamentos, aplicativos e sites de venda. E o melhor: o dinheiro cai direto na conta.

As plataformas de pagamento do sistema SLC são, basicamente, ferramentas que fazem vendas por cartão (débito ou crédito) – como sites de e-commerce, aplicativos de vendas ou maquininhas, por exemplo.

Essas plataformas de pagamento podem ser, por exemplo:

  • Maquininhas de cartão;
  • Aplicativos de delivery;
  • Aplicativos de intermediação de transporte executivo;
  • Sites de vendas;
  • Aplicativos de venda;
  • Links de pagamento.

Ao se cadastrar nessas plataformas de pagamento, o lojista ou prestador de serviço pode receber pelas vendas direto na conta PJ ou PF do Nubank.

Ficou interessando em abrir uma conta PJ Nubank? Primeiro compare os bancos digitais e descubra qual o melhor para você!

Plano de saúde digital: entenda como funciona e veja opções

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estetoscópio e caneta em cima de um papel

Contratar um plano de saúde no Brasil é um desafio. Na simulação de serviços, nem sempre é possível equilibrar boa cobertura, com atendimento de qualidade e mensalidade acessível. Para atender os clientes que estão insatisfeitos com as operadoras de saúde tradicionais, startups tentam ganhar o mercado criando plano de saúde digital.

O plano de saúde digital tem como objetivo facilitar a contratação do serviço. Essa opção veio em meio a uma demanda que busca por um plano que atenda os clientes por um preço, de certa forma, mais acessível.

Os planos digitais prometem uma gestão completa através da saúde preventiva por meio do médico de família. É ele quem faz o acompanhamento do paciente à distância e, com uso de dados e da inteligência artificial, pode prescrever tratamentos para prevenção de doenças.

A seguir, conheça mais sobre o plano de saúde digital.

+ Saiba qual é a diferença entre plano de saúde individual e familiar

Como funciona o plano de saúde digital

Os planos de saúde digitais prometem uma gestão de saúde completa apenas utilizando o aplicativo, tais como: preparadores físicos, psicólogos e até nutricionistas. E para atendimento geral, resgatam o papel do médico de família. São eles que indicam através do aplicativo a necessidade de ida a pronto socorro ou agendamento com especialistas.

Entre as empresas que atuam neste segmento estão QSaúde e Alice, que são individuais para pessoa física, e Sami, destinada a pessoas jurídicas.

Vale lembrar que todos os planos de saúde digitais devem estar regulamentados pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).

Atenção à coparticipação

Sobre a coparticipação nos planos é necessário redobrar atenção neste caso: algumas operadoras exigem que o paciente seja atendido primeiro pelo médico de família para depois ir ao hospital.

As operadoras Alice e QSaúde, por exemplo, cobram coparticipação em atendimentos no pronto socorro, se não for comprovado que houve urgência na assistência.

plano de saúde digital: duas médicas com estetoscópios
Conheça mais sobre o plano de saúde digital: como ele funciona e quais planos estão disponíveis no mercado

+ Reembolso em planos de saúde: como funciona e como pedir

Plano de saúde digital: quais são as opções?

As empresas mais conhecidas nesse setor são a QSaúde e Alice. Conheça como funciona cada uma delas:

Plano de saúde digital Qsaúde

A empresa oferece planos individuais com médico de família da clínica que acompanha todo o seu histórico de saúde. Além disso, o acesso à equipe médica fica disponível 24h por dia, todos os dias da semana, através do aplicativo. De acordo com a empresa, as consultas e exames também são marcados pelo aplicativo.

Os reajustes são controlados pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) e são de 8,49% ao ano. A empresa dispõe de plano personalizado, com base nas respostas do seu Questionário de Saúde e histórico de saúde.

Além disso, a Qsaúde dispõe de uma equipe de enfermeiros que oferece orientações especializadas e incentiva hábitos de vida saudáveis, de acordo com o perfil do paciente. A empresa trabalha com prontuário integrado, ou seja, todas as suas informações ficam reunidas em um único lugar.

No site do Qsaúde é possível simular um plano de saúde digital. Para isso, é preciso informar o nome completo, o número do celular, e-mail, data de nascimento e CPF. Caso queira simular um plano para a família, basta indicar o número de dependentes e a sua data de nascimento.

Plano de saúde digital Alice

A Alice oferece cobertura a hospitais, laboratórios e especialistas. O histórico de saúde é integrado em um único sistema que é disponibilizado no aplicativo. Além disso, oferece o Time de Saúde Alice que é formado por médicas(os), enfermeiras(os), nutricionistas e preparadores físicos.

O objetivo é que esses profissionais acompanhem o paciente na saúde e na doença. Para falar com eles basta acessar o aplicativo ou na Casa Alice que estarão disponíveis todos os dias da semana.

Após contratar o plano, o paciente tem uma consulta completa com o médico e o enfermeiro. Nesse primeiro contato é falado sobre a saúde, física e mental, e quais são os planos de vida. De acordo com a empresa, é através dessas informações que é traçado um Plano de Ação.

A plataforma da Alice oferece a simulação de plano. Para isso, é preciso preencher um questionário que leva 30 segundos. As perguntas são impessoais e querem criar um perfil, para apresentar os valores e disponibilidades.

O que achou desse texto? Bom? Então continue a visita em nosso site e leia agora mesmo: “carência no plano de saúde: o que é e como funciona” para você entender mais ainda sobre os planos!

Negócio próprio: saiba quais são as vantagens e desvantagens

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Mão masculina desenha ideias de negócios no papel

Ter um negócio próprio é, cada vez mais, uma alternativa ao trabalho por conta de outros, uma opção para desempregados ou simplesmente para empreendedores que desejam concretizar os seus sonhos.

No entanto, apesar do aumento do número de pessoas com esse espírito empreendedor, nem todas têm um profundo conhecimento do que significa empreender e não conhecem bem as vantagens, desvantagens, como iniciar um negócio e que tipo de negócios lucrativos podem ser desenvolvidos.

+ 5 lições das Olímpiadas para o empreendedorismo

Quer saber quais são as vantagens e desvantagens de ter um negócio próprio? Continue lendo!

Vantagens de ter um negócio próprio

Começar com as boas notícias é maravilhoso, não é? A partir de agora, você verá quais são os benefícios de ter um negócio próprio!

+ Negócios em alta: mais de 20 ideias para empreender em 2021!

Você não precisa seguir as ordens de um chefe

Quando você empreende em um novo negócio, seja ele físico ou internet, existe a vantagem de ser seu próprio chefe e alcançar a tão desejada autonomia no trabalho.

Ou seja, você mesmo pode organizar suas demandas e atividades de acordo com o seu ritmo de trabalho, disponibilidade e preferências.

Ser seu próprio chefe permite que você descubra a metodologia de trabalho ideal para você e aprenda algo que talvez nunca imaginou fazer.

Faz o seu próprio horário de trabalho

Outra vantagem de ter o próprio negócio é poder escolher os horários que você vai trabalhar. Com isso, você consegue combinar a sua vida pessoal com a profissional.

Porém, isso é algo que deve ser feito com muito cuidado!

Isso porque o fato de não ter, teoricamente, um horário para cumprir pode ser tentador. E aí você acaba deixando de realizar as tarefas do trabalho para fazer outras. Por isso, nossa recomendação é que essa flexibilidade em relação ao seu próprio horário seja utilizado de forma inteligente e administrada da maneira mais correta possível.

Você pode utilizar, por exemplo, aplicativos que controlam a gestão de demandas.

Pode trabalhar de qualquer lugar

Quando você empreende, especialmente se você decidir criar algum tipo de negócio digital, você pode trabalhar em qualquer lugar. Ou seja, ter um negócio próprio permite trabalhar a partir de casa, no escritório, nas instalações dos clientes e até mesmo fora do país.

Maior flexibilidade para estar com a família

Outro benefício de ter um negócio próprio é que, se você se organizar bem e conseguir ser produtivo, terá mais flexibilidade para estar com sua família e amigos.

Além disso, você pode se tornar um nômade digital e ganhar dinheiro pela internet, inclusive enquanto viaja com seus familiares.

negócio próprio: profissional freelancer de frente para o notebook segurando uma caneca
Saiba quais são os prós e contras de abrir um negócio próprio

As desvantagens de ter um negócio próprio

Agora, vamos mostrar o lado negativo de ter um negócio próprio:

Você tem uma maior responsabilidade

Todas as decisões do negócio vão recair sobre você. Por isso, esse será um dos maiores desafios ao abrir um negócio próprio, pois terá que prestar atenção em todos os detalhes ao mesmo tempo em que gere clientes ou fornecedores, por exemplo.

Ou seja, tudo isso pode implicar trabalhar fora de horas e mais horas do que o normal no trabalho por conta de outros.

Os riscos são maiores quando se tem um negócio próprio

Você aposta alto quando toma a decisão de empreender. Poderíamos dizer que sempre haverá o risco e a possibilidade de que o negócio não dê certo, ou seja, que você perca dinheiro e que tenha que voltar a procurar um emprego convencional.

Iniciar um negócio próprio implica investir física e monetariamente, sempre com o risco de o negócio não crescer como previsto. As receitas poderão demorar a entrar e até poderá ser necessário mais investimento ao longo do tempo.

Viu, só? Ter um negócio próprio tem suas vantagens e desvantagens, mas é possível sim empreender! Além disso, existem muitas formas de ter o seu próprio negócio: pode trabalhar como freelancer ou abrir a sua própria empresa.

Gostou desse texto? Quer continuar se atualizando sobre como empreender? Então leia agora mesmo: 7 dicas para montar o próprio negócio.