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Confira onde investir com a Selic a 7,75%, segundo especialistas

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Moedas empilhadas em cima de um gráfico

O Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu, por unanimidade, elevar a taxa Selic para 7,75% a.a. E agora, onde investir?

Antes de responder essa pergunta, vale destacar que a forte elevação da taxa foi feita para tentar controlar a inflação, que tem subido a despeito das cinco altas decididas nas reuniões anteriores do Copom.

Se de um lado, com juros maiores, o crédito fica mais caro para o consumidor; de outro, a Selic maior fortalece investimentos mais conservadores, da renda fixa. Contudo, a poupança ainda não é a melhor opção.

Entretanto, apostar no Tesouro Selic, através do Tesouro IPCA+ ou então nos títulos prefixados podem ser boas oportunidades para alocar seus recursos e aproveitar a retomada da atratividade da classe de investimento.

Dito isso, para o coordenador do MBA em Gestão Financeira FGV, Ricardo Teixeira, a renda fixa pode ser uma alternativa para pessoas que pensam no longo prazo, com investimentos para a aposentadoria, em especial os títulos públicos.

Mas, segundo ele, o cenário de Selic em alta exige cautela na hora de investir. “Existe uma grande diversidade de aplicações no mundo da renda fixa. Portanto, a dica é avaliar o seu perfil de investidor e objetivo, bem como analisar o produto financeiro antes de colocar o seu dinheiro”, ressalta Teixeira.

Com base na fala do especialista, confira abaixo onde investir agora.

Alta na Selic: quanto a poupança passa a render?

A poupança, principal investimento dos brasileiros, está atrelada à taxa Selic. Se a Selic sobe, a poupança passa a render mais. Caso a Selic seja reduzida, o rendimento fica menor.

Agora, com a mudança da taxa Selic, a poupança passa a render 0,44% ao mês e 5,43% ao ano. Com R$1.000 investidos, por exemplo, a pessoa teria R$1.054,30 em 12 meses.

Considerando que a inflação implícita apurada pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) para os próximos 12 meses é de 6,10%, o rendimento real da poupança fica negativo em 0,64% ao ano.

“Ou seja, mesmo com o dinheiro na poupança, o poder de compra está sendo reduzido. Portanto, ao pensar em renda fixa, a modalidade não é o local onde investir neste momento”, explica Ricardo Teixeira.

Entretanto, mesmo que a poupança continue perdendo para outros investimentos, a Associação Nacional dos Executivos de Finanças (Anefac) destaca que a modalidade mais tradicional do país seguirá se destacando em relação aos fundos de Renda Fixa.

De acordo com a Anefac, isso acontece principalmente sobre os que têm taxas de administração acima de 1% ao ano. Como são isentos do pagamento de IR, os rendimentos da poupança podem ser melhores do que CDBs de grandes bancos.

Então onde investir na renda fixa?

Agora, com a alta da Selic, investimentos pós-fixados tendem a ser os principais beneficiados pela alta de juros. Isso inclui os títulos atrelados à Selic e ao Certificado de Depósito Interbancário (CDI).

Na prática, quando a Selic sobe, os investimentos de renda fixa indexados à Selic e ao CDI passam a oferecer uma remuneração maior.

Nesta modalidade, a taxa de rentabilidade é atrelada a um indexador da economia, como a Selic ou o CDI. É exatamente por isso que esses investimentos se chamam pós-fixados.

Porque, no ato da contratação, você será informado sobre a previsão de lucros, e não sobre o valor exato que o investimento vai render.

Entre os investimentos pós-fixados entram:

  • Tesouro Selic;
  • CDBs pós-fixados (atrelados ao CDI);
  • Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e Letras de Crédito do Agronegócio (LCA) emitidos por bancos atrelados ao CDI.
imagem de uma pessoa apontando para uma tela com gráficos de investimentos

E a Bolsa de Valores?

Com o Ibovespa operando abaixo de 110 mil pontos, surgem os primeiros questionamentos de onde investir e de migração de portfólio.

Contudo, é interessante escolher títulos de empresas menores. Eles geralmente pagam taxas mais altas por apresentarem mais risco, investindo só até o limite que o Fundo Garantidor de Crédito (FGC) cobre em caso de insolvência da instituição financeira: R$ 250 mil por investidor por instituição.

“Mesmo com a perspectiva de que a Selic continue subindo e permaneça em um patamar mais elevado ao menos até o final de 2022, quando o Brasil conhecerá seu líder pelos quatro anos seguintes, não é hora de sair da Bolsa de Valores”, opina a sócia-fundadora da casa de análise de investimentos Nord Research, Marilia Fontes.

Ainda segundo a especialista, “as ações caíram bastante recentemente, vender agora significaria absorver o prejuízo”, afirma.

Previsão da Selic

O Boletim Focus do Banco Central aponta que a inflação prevista para 2021 é de 8,96%, enquanto a Selic deve fechar o ano em 8,75%.

Já para 2022, a estimativa é de um IPCA de 4,40% e uma Selic de 9,50%. O crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) é estimado em 4,97% neste ano e apenas 1,40% no ano que vem.

Mesmo assim, já há instituições financeiras que esperam uma Selic na casa dos 11% em 2022 e um crescimento econômico pífio ou até negativo no ano que vem.

Seja como for, do ponto de vista do investidor, um retorno aos juros de dois dígitos volta a deixar a renda fixa mais conservadora atrativa.

É o caso do Tesouro Selic (LFT), da caderneta de poupança, dos fundos DI e de títulos bancários, como os CDB, LCI e LCA pós-fixados.

Decidiu onde investir? Conheça os erros mais comuns do investidor iniciante

Conheça 6 cursos sobre mercado de ações gratuitos oferecidos pela B3

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gráfico com uma nota de cinquenta reais

Você tem vontade de aprender sobre o mercado de ações mas não sabe por onde começar? A Bolsa de Valores (B3) está oferecendo seis cursos que vão te ajudar a operar no mercado de ações.

Para você ficar tranquilo, os cursos são justamente para quem quer começar a operar com as ações. Então, não precisa ficar com medo de não conseguir acompanhar, porque eles são ideais para quem é iniciante nesse tipo de investimento.

Até porque, nos cursos você vai aprender justamente sobre o momento certo para comprar e vender ações. As aulas também são ideais para quem deseja conhecer um pouco mais sobre a Bolsa de Valores. 

Vale ressaltar ainda que as aulas são totalmente gratuitas e gravadas. Sendo assim, você pode assistir onde e quando quiser.

Como realizar os cursos sobre mercado de ações?

Como as aulas são gratuitas, não é necessário realizar inscrição ou cadastro para começar a assistir os vídeos. Então o que é preciso para começar? Nada além do seu tempo e dedicação.

Os cursos já estão disponíveis no hub de Educação Financeira da B3, assim como outros cursos que também estão relacionados ao mercado de ações e investimentos.  

Para começar a aprender sobre os investimentos, você só precisa acessar o site de Educação Financeira da B3, escolher o seu curso e pronto. Você já pode assistir as suas aulas.

+ Confira 7 opções de cursos de investimentos para iniciantes

Todo o processo é bem simples para que os futuros investidores possam ter acesso às informações das aulas. 

Conheça quais são os 6 cursos oferecidos pela B3

Ficou interessado nos cursos e quer saber quais estão sendo oferecidos? Confira a lista abaixo!

Como fazer Análises de Investimentos

Talvez você já saiba que somente saber sobre os momentos certos de realizar compras e vendas de ativos na Bolsa de Valores não é suficiente para ter sucesso nos seus investimentos. 

Neste curso, você vai aprender sobre como ter uma boa análise de investimentos, desde gestão de capital até o acompanhamento dos fluxos de compra e venda.

Homem realizando cursos gratuitos online em seu computador
A B3 está oferecendo cursos gratuitos de mercado de ações

Aprendendo a ser Trader

Neste curso você vai aprender junto com participantes de um reality show. Com ele é possível entender conceitos que um investidor iniciante pode ter dificuldades. 

O curso é ideal para quem quer aplicar e ter um retorno a curto prazo. Isso porque ele te ensina o básico da plataforma de negociação do mercado. E o melhor é que você aprende de forma leve e com humor.

+ ‘Como investir em cripto na Bolsa’: B3 lança curso gratuito e online
+ Mercado de opções: como funciona e como investir?

Análise técnica

Neste curso, você vai aprender sobre os fundamentos da análise técnica (ou gráfica) e escala de preços. Nessa segunda parte, vai conseguir aplicar tanto de forma aritmética e logarítmica.

Vai ser possível entender como essa estratégia surge e como ela vai te ajudar a faturar ainda mais na Bolsa de Valores. A B3 informa que é um curso completamente ideal para quem deseja aprender o básico.

Mercado Futuro para Mulheres

Se você é mulher e já te disseram que o mercado financeiro não é para você, essa pessoa estava completamente enganada. E este curso vai te ajudar a entender e compreender o mercado futuro para as mulheres.

Muita gente, por exemplo, não sabe que é possível negociar contratos de compra e venda de produtos que somente serão realizados no futuro.

+ Mercado de ações: confira o que você precisa saber para investir

Este curso vai abordar sobre mercado futuro, minicontratos, suas características, riscos, estratégias e análises. Ele foi feito especialmente para as investidoras, que desejam saber mais sobre o mundo dos negócios e investimentos.

Mercado de Ações no Brasil

Você conhece mais sobre a história da Bolsa de Valores e do mercado de ações? Então esse curso é para você mesmo!

Com ele, você vai entender melhor cada cenário e a ponte que a B3 faz, conectando compradores e vendedores, além de viabilizar negócios.

NEste curso, você vai aprender sobre: 

  • Bolsa de valores do Brasil
  • Mercado de bolsa
  • Bolsa multiativos e multimercado
  • Depositária central
  • Compensação e liquidação
  • Contraparte central
  • Formadores de mercado
  • Listagem em bolsa e seus cinco segmentos

Descubra as estratégias para operar

O último curto da lista é para você que deseja conhecer as estratégias para começar a operar, por exemplo, entender Call de Swing Trade.

Neste curso, você vai ter acesso a vídeos sobre:

  • Call de swing trade
  • Stop loss
  • Realização parcial
  • Realização total
  • Análise gráfica

O curso é fundamental para quem deseja aprender mais e se aprofundar sobre o mercado de ações, principalmente no “Mar”, que é uma opção que auxilia o investidor a dar um passo a mais no seu processo de aprendizado.

Você vai conhecer diversos termos, estratégias e conceitos, além de conferir vários conteúdos completos sobre quais são as mais indicadas para investidores mais experientes.

Gostou dessas opções? Então não perca tempo e comece a praticar! Se for útil, não deixe de compartilhar para que possa ajudar outras pessoas também.

Instagram libera link nos stories para todos! Veja ideias para lucrar com isso

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tela do celular com a logo do aplicativo do Instagram

O Instagram liberou link nos stories para todo mundo! Agora qualquer usuário, independente do número de seguidores, pode linkar páginas direto nas publicações desse tipo.

Mas essa ferramenta é muito mais do que somente mais uma facilidade: você pode aproveitá-la para ganhar dinheiro! Seja fazendo renda extra ou mesmo usando como um novo empreendimento.

Quer saber como isso é possível? Como colocar link nos stories e ainda lucrar com isso? Então continue neste artigo!

Como colocar link nos stories do Instagram?

Quem nunca quis poder falar o famoso “arrasta para cima!”, não é mesmo?

Se você é usuário ativo do Instagram, sabe que poucos tinham acesso à ferramenta para colocar link nos stories.

Mas isso mudou, agora todos os perfis da plataforma podem usar a abusar de links. No entanto, não é mais o famoso “arrasta para cima”.

Os links agora são figurinhas nas quais os usuários clicam para acessar a página direcionada.

Quer saber como colocar? Veja o passo a passo:

  1. Abra o seu Story no Instagram
  2. Escolha que tipo de conteúdo vai publicar e produza-o normalmente: foto, vídeo, texto etc
  3. No canto superior direito da tela, clique no ícone de figurinhas (aquele com uma carinha feliz)
  4. Entre as figurinhas disponíveis, escolha a “Link”. Você será direcionado a tela seguinte
  5. Na tela seguinte, adicione o link que desejar no espaço indicado para URL
  6. Confirme o link clicando em “Concluir”

Pronto! Link adicionado aos seu story. Assim como as outras figurinhas do Instagram, você pode movê-lo de lugar, aumentar ou diminuir o tamanho etc.

Essa ferramenta facilita muito a vida de usuário e criadores de conteúdo. Afinal, é o único lugar na rede social, além da bio, onde se pode colocar links.

Ok, mas como ganhar dinheiro com isso? FinanceOne te conta!

Três telas de celular mostram onde fica a ferramenta para colocar link nos stories do Instagram
Instagram liberou link nos stories para todos os usuários (Imagem: Reprodução)

Como ganhar dinheiro com link nos stories do Instagram?

O Instagram, assim como outras redes sociais, é um pote de ouro para quem quer empreender ou fazer renda extra. E com a possibilidade de colocar links, isso ficou ainda melhor.

Você pode aproveitar os seguidores que tem na plataforma para convidá-los a clicar em links e ganhar dinheiro. Confira a seguir algumas ideias!

Seja afiliado digital

As vendas como afiliado digital funcionam como uma espécie de comissão. É mais ou menos assim:

  • Você se cadastra em uma plataforma de afiliados
  • Gera links próprios para páginas de vendas de produtos online
  • Divulga esses links
  • Ganha uma comissão por cada compra realizada por meio deles

Se você tem seguidores no Instagram, sejam apenas amigos e famílias ou realmente uma base mais ampla, pode usar esse método como renda extra. Divulgue produtos e ganhe uma comissão pelas vendas feitas pelo seu link!

Venda um produto

Outra forma de aproveitar que o Instagram liberou o link nos stories para todo mundo, é vendo um produto próprio.

Você pode montar uma lojinha online e divulgar na plataforma ou vender pelo WhatsApp. A questão é que, com a nova ferramenta, fica mais fácil divulgar o que você quiser.

Lojas parceiras

Muitas lojas virtuais de grandes varejistas têm programas de parceiros. São programas parecidos com os afiliados.

Funciona assim: você cria uma “lojinha” dentro do e-commerce de outra empresa e monta vitrines dos produtos que são vendidos naquele site.

Você pode compartilhar nos seus stories tanto os links de produtos específicos, quanto os links das vitrines que criou.

E quem comprar por meio desses links, vai render uma comissão a você. Um exemplo disso é o programa Parceiro Magalu.

Com os links nos stories do Instagram as possibilidades para ganhar dinheiro na plataforma só aumentaram. E essa pode ser uma grande oportunidade de turbinar seu negócio online ou de fazer renda extra!

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Auxílio Gás é aprovado na Câmara! Veja quem terá direito ao benefício

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Ilustração do vale-gás mostra pessoa trocando uma nota de dinheiro por um cartão com o símbolo do gás

O auxílio gás do governo federal está cada vez mais próximo de se tornar realidade. No último dia 27 de outubro o projeto que cria o novo programa foi aprovado pela Câmara dos Deputados.

Chamado oficialmente de Programa Gás para os Brasileiros ou Gás dos Brasileiros, o novo auxílio vai contemplar famílias de baixa renda de todo o Brasil.

O texto agora segue para ser sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro. Depois disso, será regulamentado para o que auxílio seja finalmente concedido.

Quer saber como vai funcionar o auxílio gás federal? Quem terá direito? Qual será o valor? Então continue lendo este artigo!

Como o auxílio gás vai funcionar?

O auxílio gás federal (ou Gás dos Brasileiro) assegura um benefício a cada dois meses às famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

Anteriormente ele também foi chamado de Auxílio Gás Social. A medida vai subsidiar uma parte do preço do gás de cozinha para famílias de baixa renda durante cinco anos.

O pagamento será feito preferencialmente à mulher chefe de família, o chamado Responsável Familiar (RF).

O governo também poderá utilizar a estrutura do Bolsa Família, ou do Auxílio Brasil, para operacionalizar os pagamentos dos benefícios. Mas isso ainda será definido, após a sanção presidencial.

Quem terá direito ao auxílio gás?

De acordo com a Agência Brasil, serão beneficiadas famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com:

  • renda familiar mensal menor ou igual a meio salário-mínimo (R$550), ou
  • que morem na mesma casa de beneficiário do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Além disso, o auxílio será concedido preferencialmente às famílias com mulheres vítimas de violência doméstica sob o monitoramento de medidas protetivas de urgência.

A preferência de pagamento será para a mulher responsável pela família, inscrita no CadÚnico.

Diversas fileiras de botijão de gás de cozinha empilhadas
Auxílio Gás Social vai dar metade do valor do gás de cozinha para pessoas de baixa renda (Foto: Marcello Casal/ Agência Brasil)

Qual será o valor do auxílio gás?

O valor exato do benefício ainda não foi definido. Mas o texto aprovado na Câmara determina que ele deverá cobrir metade do preço médio do botijão de gás.

Segundo a Agência Nacional de Petróleo (ANP), o preço médio na primeira semana de outubro era de R$100,44. O valor máximo chegou a R$135.

Mas para determinar o valor, o governo vai considerar a média do preço nacional de referência do botijão de 13 Kg nos últimos seis meses.

Portanto, o auxílio poderá girar em torno dos R$50, podendo ser mais ou menos que isso. Será como uma ajuda de custo para comprar o botijão.

Quando o programa vai começar?

Para entrar em vigor, o texto ainda precisa ser sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro.

Depois disso, o Ministério da Cidadania terá até 60 dias para regulamentar. Ou seja, definir todas as regras.

Todos esses trâmites devem levar ainda algumas semanas ou meses. Portanto, ainda não há uma data de quando o auxílio gás começará a ser pago.

Os interessados devem acompanhar o noticiário e aguardar as movimentações do Poder Executivo para efetivar o programa.

Enquanto isso, este artigo podem te ajudar:

+ Conheça 5 maneiras de economizar gás para cozinhar

Como fazer o cadastro para receber o benefício?

Essa é uma pergunta que ainda não tem resposta. Afinal, o auxílio gás ainda não foi regulamentado.

Portanto, desconfie de qualquer link que receber para fazer inscrição no auxílio gás federal. Muitas fake news sobre o assunto estão rodando por aí!

Mas quando virar lei, assim como funciona com outros programas sociais, poderá ser aberto um prazo de inscrição. Ou o Governo Federal poderá contemplar automaticamente os inscritos no CadÚnico que atenderem aos critérios.

+ Como saber se já estou no Cadastro Único? Confira!

Enquanto ainda não se sabe mais a respeito, o melhor a se fazer é garantir que o seu cadastro no CadÚnico está feito e atualizado.

Quem ainda não é inscrito, deve fazer isso presencialmente em um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou postos do CadÚnico ou do Bolsa Família.

O endereço mais próximo pode ser localizado no site Mapas Estratégicos para Políticas de Cidadania (MOPS)

Alguns estados e municípios só atendem com agendamento. Então ligue antes para agendar e se informar sobre os documentos necessários.

Se você já tem CadÚnico, veja se está com as informações em dia no sistema baixando e acessando o aplicativo “Meu CadÚnico” (disponível para Android e iOS).

Quem não tem internet também deve procurar o CRAS ou um posto de atendimento.

O conteúdo foi útil? Então compartilhe com outros amigos que também precisam de auxílio financeiro para comprar o gás!

Ambev abre vagas de estágio para universitários com mais de 50 anos

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Entrada da Ambev, empresa que realizará vagas de estágio
Imagem: Reprodução

Pessoas mais velhas que retomam seus estudos em idade avançada sentem mais dificuldade para participar de processos seletivos voltados para as vagas de estágio. Por isso, várias empresas estão se empenhando para criar processos seletivos voltados para pessoas com mais de 50 anos.

Entre elas, está a Ambev. A gigante, líder no mercado de bebidas está realizando, na cidade de Jaguariúna/SP um processo seletivo voltado para esse público!

O objetivo do processo seletivo é justamente oferecer aos candidatos um programa que fomente a inclusão de estudantes acima de 50 anos no mercado de trabalho.

Gerando, sobretudo, uma maior diversidade e interação entre gerações ao longo de um processo de busca por inovação e melhoria continua.

Quer saber um pouco mais sobre essas vagas de estágio? Então continue a leitura desse artigo e saiba como se inscrever no processo seletivo +50 anos da Ambev.

casal de idosos se abraçando
Empresas tem investido em vagas de estágio +50 para diminuir o preconceito de etarismo

Quais são os requisitos para participar?

De acordo com o site da própria Ambev, esses são os requisitos para participar:

  • Estar cursando o penúltimo ou último ano da graduação, independente do curso;
  • Ter a partir de 50 anos;
  • Estar alinhado com a cultura da Ambev e ter força de vontade para fazer acontecer e o mais importante, ser você mesmo, além dos rótulos!

Como se inscrever para a vaga?

Para participar das vagas de estágio +50 anos da Ambev, é necessário realizar a inscrição em sua plataforma de recrutamento, o Gupy.

Para se inscrever, basta acessar o link: ambev.gupy.io/jobs/1215398?jobBoardSource=gupy_public_page. Caso você ainda não possua cadastro na plataforma, será necessário informar alguns dados importantes para o processo.

Após a inscrição, é necessário aguardar um e-mail de retorno da própria Ambev informando que a sua inscrição foi recebida. Por fim, haverá uma triagem entre os candidatos, cabendo ou não a empresa a realização de provas.

Essa é uma ótima oportunidade de participar de uma trilha de desenvolvimento, ser dono(a) de um grande projeto, ter mentorias com lideranças e se conectar com outros estagiários e áreas de todo o Brasil.

Por que trabalhar na Ambev?

A Ambev é atualmente uma das empresas mais cobiçadas para se trabalhar. Faz parte da maior empresa de bebidas do mundo, AB InBev e é a 14ª maior empresa do país. Anualmente, a Ambev é eleita como uma empresa Great Place to Work®, que elege as melhores empresas para se trabalhar a nível estadual e nacional.

Além disso, a Ambev é uma empresa preocupada em construir um ambiente inclusivo e colaborativo, onde as pessoas possam ser o melhor delas mesmas.

Para a empresa, gente é o seu maior ativo. Afinal, a Ambev investe no potencial de seus colaboradores para trazer ainda mais qualidade para o seu negócio e para suas bebidas.

Por fim, a empresa está sempre em busca de talentos diversos, que estejam dispostos em construir esse sonho de unir as pessoas por um mundo melhor. Principalmente se nesse mundo melhor houver bebidas, é claro!

Vale lembrar também que a Ambev é uma ótima empresa para crescer, valorizando bastante aqueles que chegam a empresa como estagiários. Ou seja, essa é uma chance de dar aquele boom necessário ao seu currículo.

Outras oportunidades na Ambev

Além das vagas de estágio para pessoas acima dos 50 anos, a Ambev também está repleta de oportunidades em todas as regiões do Brasil. São mais de 200 vagas espalhadas nas cidades do país que possuem uma unidade da Ambev.

Para aqueles que não encontrarem uma vaga que se adeque ao seu perfil de profissional, também dá para incluir seus dados no Banco de Talentos da Ambev. Assim, quando surgir uma vaga com o seu perfil, eles podem chamar você para participar do processo.

Para ter acesso, basta encontrar o perfil da Ambev no site Gupy.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre as vagas de estágio da Ambev, confira também como conseguir um emprego temporário neste fim de ano.

Copom eleva Selic para 7,75%, maior taxa desde 2017; veja impactos

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Mão com caneta escrevendo em um papel com gráficos e calculadora

O Conselho de Política Monetária do Banco Central (Copom) anunciou na noite desta quarta-feira, 27, que elevou a taxa Selic para 7,75% ao ano. Este é o sexto aumento consecutivo da taxa somente em 2021.

Com isso, a Selic, que era de 6,25% passa para 7,75% ao ano. A alta é de 1,5 ponto percentual a mais do que os aumentos anteriores, que eram sempre de um ponto percentual. 

O mercado já esperava essa alta um pouco maior para o mês de outubro pelo cenário. A nova estimativa já havia sido divulgada pelo mercado financeiro, de acordo com uma pesquisa realizada pelo próprio Banco Central (BC).

Mas, vale ressaltar que essa estimativa só começou a ser falada após o Ministro da Economia, Paulo Guedes, falar sobre a possibilidade de flexibilizar o teto de gastos do governo.

+Confira 6 razões para você ficar de olho na Taxa Selic

É importante destacar que com esse novo aumento, a taxa Selic chega ao seu maior patamar desde 2017. Foi nessa época que a taxa foi reduzida de 8,25% para 7,75% ao ano.

Alta da Selic em 1,25 era unânime entre especialistas

Uma semana antes da nova elevação, o mercado financeiro e grande parte dos especialistas apostavam que o aumento da taxa Selic seria de 1,25 ponto percentual, de acordo com o próprio Banco Central.

Se essa estimativa fosse confirmada, a taxa seria elevada para 7,5% ao ano. 

Entretanto, com as notícias da possibilidade de flexibilizar o teto de gastos do governo e a divulgação da prévia da inflação do mês de outubro, que indicava uma aceleração na alta dos preços, os especialistas começaram a revisar essa projeção.

A própria Copom já havia confirmado que a nova projeção seria de 7,75%.

homem segura celular com gráfico que mostra oscilação da Bolsa de Valores
Taxa Selic sofre o sexto aumento em 2021

Vale lembrar ainda que na última reunião, em setembro, o Conselho de Política Monetária do Banco Central havia afirmado que pretendia manter o ritmo de elevação de um ponto percentual por reunião. Porém, não foi o que aconteceu.

O tamanho da elevação da Selic em uma única reunião é o maior em quase 20 anos.

Copom promete novo aumento na mesma proporção

Além disso, o BC informou que a próxima reunião do Copom, para decidir a taxa Selic, contará com um novo aumento e que as projeções deverão ser as mesmas.

Isso mesmo, em seu comunicado o Copom informa que prevê outro ajuste da mesma magnitude. 

“O Copom enfatiza que os passos futuros da política monetária poderão ser ajustados para assegurar o cumprimento da meta de inflação e dependerão da evolução da atividade econômica, do balanço de riscos e das projeções e expectativas de inflação para o horizonte relevante da política monetária”, disse o comitê em seu comunicado.

O que foi levado em consideração para o aumento da Selic?

O comitê levou vários pontos em discussão para decidir por este aumento. Isso aconteceu mesmo com um desempenho mais positivo das contas públicas. O comitê avaliou que foi preciso levar em consideração os riscos e expectativas de inflação, de acordo com o cenário básico.

+ Taxa Selic pode superar 8% até final de 2021. Entenda!

O aumento da Selic se deu por unanimidade na 242º reunião do comitê, que teve as seguintes observações feitas:

  • No cenário externo, o ambiente tem se tornado menos favorável e a reação dos bancos centrais frente à maior persistência da inflação deve levar a um cenário mais desafiador para economias emergentes;
  • Em relação à atividade econômica brasileira, indicadores divulgados desde a última reunião mostram uma evolução ligeiramente abaixo da esperada;
  • A inflação ao consumidor continua elevada. A alta dos preços veio acima do esperado, liderada pelos componentes mais voláteis, mas observam-se também pressões adicionais nos itens associados à inflação subjacente;
  • As diversas medidas de inflação subjacente apresentam-se acima do intervalo compatível com o cumprimento da meta para a inflação;
  • As expectativas de inflação para 2021, 2022 e 2023 apuradas pela pesquisa Focus encontram-se em torno de 9,0%, 4,4% e 3,3%, respectivamente; e
  • No cenário básico, com trajetória para a taxa de juros extraída da pesquisa Focus e taxa de câmbio partindo de USD/BRL 5,60*, e evoluindo segundo a paridade do poder de compra (PPC), as projeções de inflação do Copom situam-se em torno de 9,5% para 2021, 4,1% para 2022 e 3,1% para 2023. Esse cenário supõe trajetória de juros que se eleva para 8,75% a.a. neste ano e para 9,75% a.a. durante 2022, terminando o ano em 9,50%, e reduz-se para 7,00% a.a. em 2023. Nesse cenário, as projeções para a inflação de preços administrados são de 17,1% para 2021, 5,2% para 2022 e 5,1% para 2023. Adota-se a hipótese de bandeiras tarifárias “escassez hídrica” em dezembro de 2021 e “vermelha patamar 2” em dezembro de 2022 e dezembro de 2023. O Comitê ressalta que, em seu cenário básico para a inflação, permanecem fatores de risco em ambas as direções.

Em última reunião, Selic pode chegar a 9,25%

Se você achou 7,75% alto, então se prepare porque a taxa Selic pode terminar o ano com um percentual ainda maior.

Como a Copom prometeu que a próxima elevação será da mesma magnitude, podendo ser novamente de 1,25 percentual, a taxa pode fechar o ano com 9,25%.

Este será o último aumento da Selic em 2021, já que resta apenas uma reunião apara acontecer este ano. Ela está marcada para 7 e 8 de dezembro.

E aí, já esperava este novo aumento? O conteúdo lhe foi útil? Então compartilhe com seu amigo investidor para que ele também fique por dentro dessas informações!

Primeiro imóvel: veja 5 dicas para comprar o seu

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pessoa segurando chave na mão para c

Conseguir comprar o primeiro imóvel é o desejo de muitos brasileiros. Cada vez mais pessoas, inclusive os jovens, querem realizar esse sonho.

Contudo, adquirir o primeiro imóvel não é algo que virá da noite para o dia. Por isso, é preciso planejamento e muita pesquisa durante todo esse processo.

Isso porque a compra do primeiro apartamento ou casa é uma decisão muito importante na vida de qualquer pessoa. E para que nesse percurso a caminhada não se torne estressante, é necessário saber tudo sobre comprar o primeiro imóvel. Afinal de contas, é o investimento, certo?

Neste texto, vamos explicar tudo o que você precisa saber para comprar seu primeiro imóvel. Separamos dicas do que você precisa avaliar e quais são os documentos necessários para o processo. Vamos lá?

Dicas para comprar seu primeiro imóvel

1 – Faça primeiro um planejamento financeiro

Os números são favoráveis para a compra do primeiro imóvel. No entanto, a aquisição requer muito planejamento e organização para a concretização do sonho.

Faça uma planilha para organizar seus gastos. Além disso, avalie a possibilidade de usar a sua poupança ou outras aplicações. Afinal, quanto maior o valor da entrada na compra, menores serão as parcelas.

2 – Faça a escolha certa para você

A localização do imóvel pode ser essencial para você economizar, por exemplo, com o transporte. A possibilidade de morar perto do metrô ou de um ponto de ônibus é boa para economizar no combustível.

Possuir um imóvel perto de supermercados, escolas, padarias, farmácias, postos de saúde, restaurantes e lanchonetes também é uma ótima opção. Para quem não abre mão de uma vida saudável, academias de ginástica, clubes e ciclovias são imprescindíveis.

Lembre-se que a segurança também é importante. Infelizmente, vivemos em um país em que os índices de violência são altos.

+ Checklist: itens para conferir antes de comprar um apartamento

3 – Procure a melhor forma de pagamento

Avalie cuidadosamente a melhor forma de pagar pelo seu primeiro imóvel. É importante saber quais são as formas de compra possíveis, de acordo com o seu orçamento mensal.

O ideal é comprar o imóvel à vista. No entanto, não é a realidade de muitos. Por isso, conseguir o valor máximo é importante para diminuir o valor das parcelas.

Aproveitar a quantia disponível no FGTS para a compra do primeiro apartamento é sem dúvida um bom negócio.

Por isso, pesquisar é necessário. O financiamento deve ser feito em uma instituição financeira de confiança. A taxa de juros varia pouco de uma para a outra. Mas lembre-se: o valor pago mensalmente não pode ultrapassar 30% do total da renda familiar líquida.

+ Financiamento da casa própria terá juros reduzidos pela Caixa. Saiba mais detalhes!

chave pendurada na porta do primeiro imóvel
Confira as dicas para você se planejar e adquirir o seu primeiro imóvel

4- Cuidado com os gastos extras

Fique atento. Você vai gastar um pouco mais do que esperava. Existem algumas taxas que você terá que pagar para finalizar o sonho do primeiro imóvel. São elas:

– ITBI: é o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis. Essa cobrança é feita pela prefeitura, sendo que o valor varia conforme a cidade em que o imóvel está localizado.

– Escritura: documento que expressa a vontade de comprador e vendedor de negociarem um imóvel. No caso de compras feitas à vista, a elaboração da escritura deve ser feita imediatamente. Já em imóveis comprados por meio de financiamento, o próprio contrato com o banco faz esse papel.

Dessa forma, a escritura cumpre dupla função de formalização de todas as obrigações do negócio, para ambas as partes, além de efetivar a vontade de realização da compra e venda pelos envolvidos.

– Registro: consolida efetivamente a transferência do bem para o novo titular. A partir dele, o comprador passa a ser o proprietário e responsável por arcar com algumas despesas do imóvel, como o pagamento do IPTU e da taxa de condomínio.

Você também precisa ficar atento quanto às despesas eventuais com reformas ou reparos, principalmente para o caso de comprar um imóvel usado. Alterações na parte elétrica e hidráulica, por exemplo na cozinha ou banheiro, podem gerar custos elevados.

+ Quais são as taxas obrigatórias ao comprar um imóvel? Confira!
+ Confira o passo a passo para reconhecer firma online

5 – Atenção antes de finalizar a compra

Caso o imóvel seja novo, ainda na planta, pesquise sobre a construtora. Visite apartamentos construídos por ela, converse com outros compradores e solicite a visita a um dos apartamentos modelo ou “decorado”.

Conte também com a ajuda de um advogado para avaliar toda a documentação e verificar se tudo condiz com as informações passadas pelo corretor. Pode custar caro, mas evita gastos e surpresas ruins no futuro.

Quais os documentos para comprar o primeiro imóvel? 

Para comprar o primeiro imóvel é preciso ter planejamento financeiro e pessoal, como já dissemos acima.

No entanto, além disso, também é preciso planejar as questões burocráticas e de documentação para comprar o primeiro imóvel.

Antes de fechar o negócio, ler o contrato atentamente é essencial. Nele devem constar dados pessoais do proprietário e do comprador; descrição do imóvel, número do registro da incorporação no Cartório de Registro de Imóvel, valor total do bem; forma de pagamento; periodicidade e índice de reajuste durante a construção e após a entrega das chaves; valor do sinal; entre outras partes.

Separamos os documentos necessários para a compra do primeiro imóvel:

  • Registro de compra em cartório: documento que irá falar sobre as condições relativas ao processo de compra do imóvel. Como, por exemplo, valor e condições de pagamento, entre outras informações relevantes;
  • Registro do imóvel: é o documento que garante que você é dono do imóvel e é a formalização definitiva do processo de compra;
  • Escritura de compra e venda: a escritura do imóvel é o documento que valida o acordo de compra e venda. Aqui, o comprador deverá arcar com o pagamento do ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis);
  • Certidões negativas: As certidões negativas são as garantias de que ambos, comprador e vendedor, não possuem pendências judiciais que poderiam atrapalhar o processo de compra.

+ Confira a lista completa aqui dos documentos para comprar um imóvel

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Saiba se quem tem auxílio emergencial tem direito ao auxílio Brasil

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tela do auxílio emergencial 2021 no celular e três notas de cem reais ao fundo

Quem recebe auxílio emergencial vai receber auxílio Brasil? Essa tem sido uma pergunta frequente entre beneficiários dos dois programas.

Mas são duas coisas distintas: enquanto um programa é temporário, o outro fará parte da política permanente do governo federal.

Será, então, que quem está recebendo o emergencial agora, ainda terá direito ao novo benefício que vai substituir o Bolsa Família? Como vão ficar as regras neste caso?

Continue lendo o artigo para entender!

Quem recebe auxílio emergencial terá direito ao auxílio Brasil?

Atualmente, a regra é: quem recebe o Bolsa Família não pode receber o Auxílio Emergencial ao mesmo tempo. De acordo com a Caixa Econômica Federal:

“Para quem recebe o Bolsa Família (que será transformado no auxílio Brasil), continua valendo a regra do valor mais vantajoso. A pessoa receberá o benefício com maior valor, seja a parcela paga no âmbito do programa, seja o valor do auxílio emergencial.”

Mas isso não quer dizer que quem recebe o benefício emergencial agora, não poderá acessar o outro programa. Afinal, eles não serão pagos paralelamente!

A previsão é que as últimas parcelas do emergencial sejam pagas em outubro, enquanto o novo Bolsa Família deve começar apenas em novembro.

Portanto, sim, se você está recebendo o auxílio emergencial atualmente, ainda poderá receber o Auxílio Brasil! As parcelas terão valor de R$400.

+ Auxílio emergencial: preciso devolver algum valor? Veja como saber

Mas, claro, precisará se enquadrar nos demais requisitos do novo programa:

  • família em situação de pobreza – com renda de R$89,01 a R$178, por pessoa; ou
  • extrema pobreza – aquelas com renda mensal de até R$89 por pessoa.

Além disso, é preciso ter em sua composição familiar: gestantes ou pessoas com idade até 21 anos incompletos.

No caso de jovens com idade entre 18 e 21 anos, será preciso estarem matriculados no ensino básico. Do contrário, não terão direito ao novo Bolsa Família.

Qual é a diferença entre os dois programas?

O Auxílio Emergencial foi um programa temporário, com objetivo de dar suporte às famílias mais pobres durante a pandemia.

O seu objetivo principal era conter os danos da crise sanitária no orçamento familiar. Ele começou a ser pago em 2020 e será encerrado nesta mês de outubro!

Já o Auxílio Brasil é um programa federal permanente. Ou seja, não tem prazo para ser encerrado. Ele vem para substituir o atual Bolsa Família.

+ Quantos benefícios do Auxílio Brasil a família pode receber?

Enquanto o Auxílio Emergencial engloba todos os trabalhadores que perderam renda na pandemia, o Auxílio Brasil destina-se apenas a famílias de baixa renda (pobreza e extrema pobreza).

Cartão do Auxílio Brasil, o novo Bolsa Família, sobre cartão da Caixa Econômica
Auxílio Brasil está previsto para começar em novembro

Como se inscrever para receber o Auxílio Brasil?

O Auxílio Brasil exigirá inscrição ou atualização dos dados da família no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Portanto, você deve verificar se já está inscrito!

Exceto se você e a sua família já recebem o Bolsa Família. Nesse caso, a migração para o novo programa será automática, segundo o Ministério da Cidadania.

Para saber se a sua família está cadastrada ou se precisa atualizar as informações no CadÚnico, a melhor opção é consultar o aplicativo Meu CadÚnico (disponível para Android e iOS).

Caso você não tenha internet no celular, pode procurar um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) perto de sua casa ou um posto de atendimento do CadÚnico.

O endereço da unidade mais próxima de você pode ser localizado no site Mapas Estratégicos para Políticas de Cidadania (MOPS).

Como fazer a inscrição no CadÚnico?

Se a sua família atende aos critérios para receber o Auxílio Brasil, mas ainda não está inscrita no CadÚnico, faça isso o quanto antes. Só será possível receber o auxílio com os dados em dia!

Um membro da família, chamado de Responsável pela Unidade Familiar (RF), deverá se encarregar de realizar todo o processo. Essa pessoa deve:

  • Ter pelo menos 16 anos
  • Possuir Cadastro de Pessoa Física (CPF) e título de eleitor
  • Ser, preferencialmente, mulher

Para fazer a inscrição no CadÚnico, o RF deve se dirigir a um CRAS ou algum dos postos do CadÚnico ou do Bolsa Família.

Alguns estados e municípios só atendem sob agendamento, então ligue antes para se informar.

Será necessário apresentar alguns documentos:

  • Leve, pelo menos, um documento por pessoa da família. São aceitos: certidões de nascimento, certidão de casamento, RG, CPF, carteira de trabalho e título de eleitor
  • No caso de indígenas, é necessário também o Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RAIN). A apresentação de CPF e de título de eleitor pode ser dispensada para indígenas ou quilombolas, mas algum outro documento de identificação, entre os citados anteriormente, deve ser levado
  • Pessoas sem documentos nem registro civil podem registrar-se no CadÚnico. Mas a inscrição, fica incompleta, com o acesso a programas sociais sendo liberado apenas após o fornecimento de toda a documentação necessária

O conteúdo foi útil? Então compartilhe com seus amigos que também recebem o Auxílio Emergencial e vão receber o Auxílio Brasil!

Passo a passo de como fazer a portabilidade de financiamento imobiliário

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pessoa segurando contrato e outra assinando ao lado de uma casa em miniatura

A portabilidade de financiamento imobiliário é vantajosa para mutuários que desejam reduzir os custos de contratos antigos. Isso porque financiar um imóvel, na imensa maioria dos casos, é um compromisso que dura por décadas. Afinal de contas, você pode pagar as prestações por até 35 anos (ou 420 meses).

Apesar de existirem diversos tipos de financiamento imobiliário, isso não significa que você deve “fidelidade” à instituição financeira que concedeu o crédito imobiliário, pois desde 2006 existe a possibilidade de fazer portabilidade de financiamento imobiliário. 

Quer saber como funciona a portabilidade, quais as vantagens e desvantagens, e como conseguir realizá-la? Então continue lendo o nosso texto. Boa leitura!

O que é a portabilidade de financiamento imobiliário?

A portabilidade de financiamento imobiliário nada mais é do que transferir o financiamento de uma instituição financeira para a outra. A pessoa que deseja realizar a transferência, por exemplo, busca condições de um financiamento imobiliário mai vantajoso em relação ao contrato atual.

Ou seja, se você fechar hoje a compra de um imóvel financiado, não significa que estará preso até o final das prestações nas mesmas condições. Você sempre pode seguir buscando condições melhores para, caso encontre, consiga migrar seu contrato para outro banco.

+ Financie até 80% do seu novo imóvel, com menos burocracia e mais flexibilidade

Como simular a portabilidade de financiamento

O Banco Central recomenda que para simular a portabilidade o cliente observe três fatores principais:

  • a taxa de juros nominal e efetiva (custo efetivo total – conhecido como CET*);
  • o valor da prestação;
  • o prazo remanescente. Ou seja, a quantidade de meses que o cliente ainda tem para pagar o financiamento.

*O valor de tarifas, encargos e demais taxas adicionais que, junto com os juros embutidos nas prestações, compõem o Custo Efetivo Total (CET) do financiamento imobiliário.

Homem segurando chaves em uma mesa com casa em miniatura para portabilidade de financiamento imobiliário

Passo a passo para fazer a portabilidade do financiamento imobiliário

  1. Entre em contato com a instituição financeira que tem o seu contrato atual e solicite as seguintes informações: cópia do contrato atual, saldo devedor atualizado e data do último vencimento da operação;
  2. Em seguida, procure outras instituições financeiras e faça as simulações. Assim, é possível encontrar qual delas oferece as condições mais vantajosas;
  3. Após escolher a instituição para fazer a portabilidade do financiamento imobiliário, o pedido é feito pelo próprio banco contratado junto à Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP);
  4. Feito o registro na CIP, o banco onde está o contrato tem um prazo de 5 dias úteis para entrar em contato com o cliente e oferecer uma renegociação, com condições mais vantajosas. Se a pessoa concordar e formalizar a intenção de desistir da portabilidade, a instituição faz o comunicado à CIP e o processo é interrompido;
  5. Contudo, se o cliente resolver seguir com a portabilidade do financiamento, o banco original precisa enviar as informações para que a nova instituição finalize a operação.
  6. Após o envio das informações, o banco que firmará o novo contrato faz a quitação dos débitos do novo cliente junto à primeira instituição. Neste passo, o Banco Central lembra que a quitação do contrato original é de responsabilidade da nova instituição financeira contratada. Ou seja, os custos dessa operação entre os bancos não podem ser repassados ao cliente.
  7. Após quitada a dívida contratual, a instituição original tem 2 dias úteis para remeter à nova instituição o documento atestando que a portabilidade foi efetivada.

O pedido de portabilidade de financiamento pode ser negado?

Desde que o valor e o prazo do novo contrato não sejam superiores ao valor e ao prazo das parcelas que ainda restam do contrato antigo, a instituição original não pode se recusar e é obrigada a acatar o pedido de portabilidade.

Caso haja uma negativa por parte da instituição original, o Banco Central orienta que o cliente procure a instituição com a qual deseja fazer um novo contrato para se informar por quais motivos a portabilidade não foi aceita.

Contudo, se os motivos não forem justificáveis, é preciso entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) ou com a Ouvidoria da instituição financeira original. E, em último caso, é possível registrar uma reclamação junto ao Banco Central.

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Seguro para PIX? Saiba quais bancos e instituições oferecem

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pessoa segurando um celular logado em um aplicativo de pix

O Pix vem revolucionando a forma de realizar pagamentos e transferências desde novembro de 2020. Porém, com a alta adesão dos brasileiros a essa nova forma de pagamento, começaram a surgir os golpes. Para tentar proteger os consumidores, alguns bancos trazem o seguro para PIX.

É isso mesmo, você não leu errado. Algumas instituições financeiras, como Santander, Bradesco e Mercado Pago estão lançando o seguro para Pix – que tem como objetivo proteger o usuário caso ocorra alguma transação indevida.

Vale ressaltar que o Banco Central (BC), junto com o governo e os bancos, têm trabalhado para tentar diminuir os crimes. Foi por esse motivo que o BC lançou recentemente 10 mudanças para evitar golpes e sequestros.

Pelo mesmo motivo começou a surgir no mercado o seguro para Pix. Para te ajudar a conhecer esse novo serviço, FinanceOne separou as principais ofertas e planos oferecidos pelas instituições financeiras. 

+ Receita pode usar Pix para investigar movimentações e bens?
+ Pix Internacional existe?

Seguro para Pix: veja os planos de cada instituição financeira

Se interessou ou ficou curioso para saber como funciona o seguro para Pix? Quer saber quanto custa esse serviço? Confira a lista de bancos que já estão oferecendo o seguro e os planos.

Santander

O seguro para Pix do Santander, que é chamado de Seguro Transações do Santander, tem como objetivo proteger o cliente de algumas situações, como a realização de transferências por meio de Pix, DOC, TED e TEF. Isso vale para quando o cliente estiver sob coação e/ou ameaças. 

Mas atenção: o banco deixa claro que em situações de golpes ou fraudes em que o consumidor é enganado ao realizar a transação, não serão cobertas pelo seguro. 

O Santander oferece três planos diferentes para quem quiser realizar a contratação do seguro. Os valores mensais são: R$9,99, R$18,99 ou R$24,99. E por que os valores são diferentes?

celular com tela do pix e várias notas de 100
O seguro para PIX é o novo serviço oferecido pelos bancos

Porque cada opção garante um valor diferente de indenização, sendo eles: R$3,5 mil, R$8 mil ou R$20 mil, respectivamente. 

É importante deixar claro que esses valores são limites de ressarcimento anuais e são válidos para uma ou mais ocorrências dentro desse período. 

Sendo assim, o cliente não poderá mais ser indenizado em um determinado ano após atingir o teto.

Bradesco

Outro banco que já está providenciando esse tipo de segurança é o Bradesco. A instituição financeira anunciou na última segunda-feira, 25, o seu novo “Seguro Proteção Digital”, que promete indenizar transferências feitas indevidamente através de Pix, TED e DOC.

O objetivo deste seguro é realizar a cobertura de transações indevidas feitas por terceiros – seja após perda, furto ou roubo do celular do segurado. Além disso, a cobertura também funcionará em casos de coação.

+ Já ouviu falar no “golpe do PIX agendado”? Veja como ocorre e como se prevenir!

O Bradesco explica que a contratação do seguro pode ser feita através do aplicativo do próprio banco. O serviço estará disponível, em breve, para todos os correntistas.

E o melhor: não será preciso cumprir nenhuma carência. O Seguro Proteção Digital do Bradesco é para qualquer correntista e poderá ser acionado a partir de 24 horas após o primeiro pagamento.

O banco ainda não revelou os valores, tampouco colocou o serviço à disposição. Isso deve acontecer nos próximos dias.

Mercado Pago

Com o objetivo de amenizar os golpes, o Mercado Pago foi mais um banco a anunciar o serviço de Seguro para Pix. Na última semana, a instituição financeira revelou novos sistemas de segurança para as suas contas digitais e de crédito.

+ Mercado Pago lança seguro para crimes por PIX. Conheça o serviço e como funciona

Assim como Santander e Bradesco, o Mercado Pago deseja indenizar clientes que sofrerem algum tipo de transação indevida por meio do Pix. O serviço será disponibilizado em parceria com a seguradora BN Pfaribas Cardif.

Já está confirmado que o seguro para Pix do Mercado Pago será ofertado em dois planos, sendo eles:

  • R$3,50 por mês com cobertura de R$5 mil
  • R$5 por mês com cobertura de até R$10 mil

O Mercado Pago ainda realizará sorteios entre os clientes que aderirem a este serviço. Eles serão realizados semanalmente, todos os sábados, com apuração pela Loteria Federal.

Gostou dessa novidade? Então compartilhe com seus amigos para que eles também conheçam a nova proteção ao Pix e possam contratar assim que disponível no banco deles.