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MEI: confira como fazer a Declaração Anual Simplificada

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Mulher usando notebook com caderno e celular ao lado
Declaração Anual Simplificada

Se você é Microempreendedor Individual (MEI), deve saber que todo ano precisa realizar a Declaração Anual Simplificada (DASN).

Essa, que também é conhecida como Declaração Anual de Faturamento, é uma das obrigações e responsabilidade que o MEI tem anualmente.

Agora, se você não sabe que todo ano é necessário realizar a Declaração Anual Simplificada, ou como fazer esse processo, saiba que é por meio do Portal do Empreendedor.

Lá também é possível acessar outros procedimento como a inscrição, alteração, baixa e impressão de boletos.

Declaração-Anual-Simplificada

Vale lembrar que a Declaração Anual Simplificada tem um período para ser entregue.

Sendo assim, ela deve ser realizada entre 2 de janeiro e 31 de maio do ano subsequente.

Quando realizada nesse período é transmitida e não é gerado nenhum tipo de multa para o microempreendedor.

Mas o que o Microempreendedor Individual deve informar na hora de realizar a Declaração Anual Simplificada?

Essa é uma dúvida bem comum, mas são apenas três dados básicos a serem informados para a Receita Federal.

Confira abaixo:

-> A receita bruta total auferida no ano anterior;

-> A receita bruta auferida no ano anterior referente às atividades de comércio, indústria e serviço de transporte intermunicipal e interestadual;

-> Se teve empregado durante o período abrangido pela declaração.

+ Certificado digital MEI: saiba o que é e como obter

Passo a passo para fazer a Declaração Anual Simplificada

1º passo: acesse o portal do empreendedor e selecione a opção “Já sou MEI”.

Depois clique em “Faça sua Declaração Anual de Faturamento”.

No campo a seguir preencha com o CNPJ da empresa e os caracteres alfanuméricos, depois clique em continuar.

Você irá visualizar os dois tipos de Declarações/Ano calendário: Original e Retificadora.

Na linha “original” aparecerá vários anos.

Será necessário que você selecione a opção do ano anterior para conseguir realizar a Declaração Anual Simplificada.

2º passo: o próximo campo a ser preenchido é o do Valor da Receita Bruta Total.

Por isso, informe o faturamento total anual da empresa.

No campo abaixo informe apenas o valor das receitas referentes às atividades de comércio, indústria e serviço de transporte intermunicipal e interestadual.

Quando concluir a DASN -SIMEI (Declaração Anual) o sistema irá perguntar se você deseja imprimir.

Para isso basta confirmar e guardar o comprovante da declaração anual para apresentar quando necessário.

3º passo: agora, caso você perca o prazo da Declaração Anual Simplificada o procedimento é o mesmo.

Você deverá acessar o portal do empreendedor, porém haverá uma multa por realizar a declaração fora do prazo.

O que acontece com quem não faz a Declaração Anual Simplificada

É importante que as pessoas que são empreendedoras individuais cumpram com todas as obrigações, principalmente estando em dia com todos os pagamentos.

Porém, caso ocorra algum atraso, o valor da penalidade é de no mínimo R$50 ou de 2% ao mês-calendário ou fração.

Para incidentes sobre o montante dos tributos decorrentes das informações prestadas na Declaração Anual Simplificada, ainda que integralmente pago, é limitada a 20%.

Após enviar a declaração com atraso, a notificação do lançamento e os dados do DARF para pagamento da multa são gerados automaticamente, constando ao final do recibo de entrega.

Além disso, se você realizar o pagamento no prazo de 30 dias, consegue um desconto de 50% no valor do boleto gerado.

Caso o pagamento não seja feito até o vencimento do boleto, será necessário imprimir novamente o DARF, com uma nova data e um novo valor.

Cuidados ao realizar a Declaração Anual Simplificada

Ao realizar a Declaração Anual Simplificada, é preciso ter alguns cuidados para não informar nenhum dado errado.

Confira:

– A Declaração Retificadora só deve ser acionada caso o microempreendedor desejar alterar algum valor já informado;

– Alguns órgãos licenciadores como Prefeitura, Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, SEFAZ e outros, costumam solicitar o comprovante de Declaração Anual Simplificada na renovação de licenças e alvarás;

– Para aqueles que desejam abrir conta em banco por meio do CNPJ, é necessário saber que as instituições financeiras sempre solicitam a comprovação de renda. Isso porque a declaração serve como comprovante de imposto de renda da empresa.

É importante lembrar que a Declaração Anual Simplificada é diferente da declaração do Imposto de Renda.

É comum que as pessoas confundam ambos os documentos, por isso vale ressaltar algumas informações:

-> Não se pode confundir a Declaração Anual Simplificada com a do Imposto de renda. Isso porque o segundo é para pessoa física e deve ser entregue até 30 de abril;

-> O empreendedor deve separar o que se refere à pessoa física e a pessoa jurídica. A receita da atividade do MEI é da pessoa jurídica;

-> Os lucros retirados da empresa constituem a renda da Pessoa Física e são considerados rendimentos isentos. E não tributáveis até o limite de 8% (para comércio e indústria) ou 16% (serviços) da receita bruta.

Confira qual é a diferença entre escritura e matrícula do imóvel

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Pessoa segurando um ícone de casa

Está precisando comprar ou vender um imóvel o quanto antes?

Então, você precisa ter todo o esclarecimento necessário sobre a escritura e a matrícula.

Esses dois documentos são indispensáveis para que você realize todos os trâmites de maneira correta e segura sem gerar dano algum tanto para quem compra como para quem está vendendo.

Esse é um dos assuntos mais confundidos quando se fala de documentação imobiliária e, se você ainda não consegue entender as relações e diferenças entre os dois, conheça um pouco mais sobre a diferença entre escritura e matrícula do imóvel.

Diferença entre escritura e matrícula do imóvel

– Escritura

A escritura é muito importante para que os seus imóveis tenham uma validade jurídica.

Nela, há informações sobre a propriedade em si e todas as partes que estejam envolvidas no negócio.

Ela dá prosseguimento ao início da negociação do imóvel entre comprador e vendedor.

Vale lembrar que em compras à vista, a concepção da escritura seja realizada da forma mais ágil possível.

A sua produção tem um custo e ele varia conforme o estado que ela for criada, todos os preços são tabelados e proporcionados pelos cartórios.

A escritura pode ser elaborada em qualquer cidade, independente de ser próximo ou não ao endereço onde o imóvel está localizado.

O cartório geralmente exige apenas os seguintes documentos para a elaboração da escritura: RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento e certidões negativas do imóvel.

Essa última, é solicitada para comprovar se o imóvel possui ou não pendências, sejam elas judiciais ou tributárias.

 Além disso, caso o vendedor ou o comprador possua cônjuges, é imprescindível que os mesmos também apresentem os documentos citados.

– Escritura pública e instrumento particular

É possível ler isso em muitos documentos existentes por aí, mas você sabe realmente qual o significado desses dois termos?

A escritura pública é justamente a afirmação entre as partes que estão entrando em acordo, como já foi dito.

Tal feito é realizado perante um tabelião que torna-se, naquele momento, o responsável legal para dar destino a formalização do negócio.

O instrumento particular é um pouco diferente, ele também é uma espécie de contrato feito por um cidadão seja capacidade para aquilo, não há intervenção alguma do poder público e leva a assinatura das duas partes, além de duas testemunhas também.

– Matrícula do Imóvel

Já a matrícula, nada mais é que a identidade do imóvel, ela o individualiza. Informações imprescindíveis para a identificação jurídica estão lá.

São elas: localização, qualificação  dos proprietários (pessoa física ou jurídica), transações de compra e venda, inventários, desmembramentos, alterações realizadas, entre outras.

A matrícula, na verdade, narra todo o percurso daquele imóvel.

Ela possui um histórico de tudo, até mesmo o histórico de escrituras que determinada casa ou apartamento já sofreu devido a algumas mudanças do proprietário.

Qual é a diferença entre escritura e matrícula do imóvel?

Registro do imóvel: saiba mais

O registro do imóvel ajuda a concretizar a transferência de uma propriedade para um novo titular, a partir desse momento, quem recebe a transferência passa a ser responsável por arcar com todas despesas.

A taxa de condomínio e o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).

O responsável por essa documentação é o Cartório de Registro de Imóveis, que guarda todos os registros dos imóveis de uma determinada região.

Lembrando que cada um desses registros são identificados com um número de matrícula que detalha o histórico daquele imóvel, como foi esclarecido no tópico acima.

Geralmente, ele é produzido em 30 dias após os trâmites necessários para a escritura.

Quando a compra é realizada através de um financiamento com o banco, é necessário apresentar o contrato, substituindo a escritura, pois ela será emitida após a quitação.

Diferença entre escritura e matrícula do imóvel

Como pudemos elucidar nos tópicos anteriores, a escritura nada mais é que o documento oficial que dá validade do acordo entre as partes e é feita através do Cartório de Notas.

Enquanto que a matrícula, é justamente o documento que individualiza a propriedade.

Como se fosse uma certidão de nascimento ou um documento de identidade que registra todas as informações necessárias.

Para realizar a transferência de seu bem, seja casa ou apartamento, os documentos solicitados são: elaboração e assinatura do contrato e venda (que não é uma obrigatoriedade), escritura pública de compra e venda e, de posse da escritura, além do registro na matrícula deste imóvel.

Lembrando que o último mencionado é o que de fato transfere a propriedade de um dono para outro.

Você tem mais alguma dúvida sobre a diferença entre escritura e matrícula do imóvel?

Tira-dúvidas: perguntas e respostas sobre aposentadoria

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Homem idoso na natureza segurando um binóculo

O trabalhador que exerce a sua função durante longos anos anseia pelo dia em que poderá usufruir da sua aposentadoria tranquilamente.

Afinal, todo o tempo dedicado ao serviço merece uma recompensa, concorda?

Mas ainda há diversas dúvidas em torno dela e, nos últimos anos, principalmente desde o início do novo governo, as mudanças sobre a Reforma da Previdência são vistas quase que rotineiramente nos jornais, revistas e também na internet.

Neste artigo, você poderá tirar dúvidas e entender melhor sobre como funciona atualmente a aposentadoria.

Confira os seguintes pontos e fique atento às regras:

O que é a previdência e qual é a sua função

Qual é a idade mínima para se aposentar?

Quem pode se aposentar

Como descobrir o momento certo de se aposentar

Mudanças nas regras de aposentadoria

Cálculo da aposentadoria

Tipos de aposentadoria

Benefícios do INSS

Perguntas e respostas sobre aposentadoria

O que é a previdência e qual é a sua função

[sta_anchor id=”previdencia” /]O Regime Geral de Previdência Social ou RGPS possui caráter contributivo e de filiação obrigatória.

A previdência assegura a renda do contribuinte em casos de doença, acidente, gravidez, prisão, morte ou velhice.

Entre os segurados estão: empregadores, empregados assalariados, domésticos, autônomos, contribuintes individuais e trabalhadores rurais.

Para que tenha essa segurança, é preciso que o cidadão tenha a sua carteira assinada, seja inscrito no programa da previdência e contribua durante todos os meses.

Vale lembrar que aqueles que são autônomos ficam isentos apenas da carteira assinada, as demais exigências permanecem as mesmas.

Outro dado importante é que até mesmo as pessoas que não possuem renda própria podem se inscrever como os estudantes e as donas de casa, por exemplo.

Para se filiar é preciso ter a idade mínima de 16 anos.

A [sta_anchor id=”idade-minima”]previdência oferece[/sta_anchor] alguns benefícios ao contribuinte.

São eles:

– aposentadoria por idade;

– aposentadoria por invalidez;

– aposentadoria por tempo de contribuição;

– aposentadoria especial;

– auxílio-doença;

– auxílio-acidente;

– auxílio-reclusão;

– pensão por morte;

– pensão especial (Síndrome da Talidomida);

– salário-maternidade;

– salário-família.

Qual é a idade mínima para se aposentar

De acordo com o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), a exigência que precisa ser preenchida é a contribuição.

O site do órgão informa que trabalhadores do setor privado podem se aposentar com um tempo mínimo de 30 anos de contribuição para mulheres e 35 para homens.

No entanto, as novas propostas sobre a Reforma da Previdência têm trazido algumas mudanças e o tópico da idade também poderá sofrer algumas intercorrências.

O governo anterior, comandado pelo ex-presidente Michel Temer, começou com as negociações que propunham a idade mínima de 65 anos para todos, mas voltou atrás e reduziu para 65 anos para homens e 62 anos para mulheres.

Em fevereiro de 2019, o atual presidente, Jair Bolsonaro, definiu que a idade mínima permanecerá sendo a última citada, ou seja, 65 e 62 anos.

Ela será acompanhada por um período de transição que durará entre 10 e 12 anos. Isso significa que se esta proposta for aprovada em 2019, as idades mínimas seriam alcançadas apenas em 2029 e 2031.

Apesar das idades serem basicamente as mesmas, o que diferencia a proposta dos dois governos é que o de Michel Temer, possuía um período de transição de 20 anos.

Por que definir uma idade mínima?

[sta_anchor id=”quem-pode-aposentar”]Alguns países[/sta_anchor] optam por estabelecer essa idade mínima justamente para que sejam evitadas as aposentadorias precoces.

A expectativa de vida está maior a cada ano e, consequentemente, as pessoas recebem suas aposentadorias por mais tempo.

Tudo isso resulta em mais gastos para os sistemas de previdência.

Quem pode se aposentar

Conforme dito anteriormente, os homens que possuem 35 anos de contribuição para o INSS e as mulheres que atingiram 30 anos como contribuintes podem se aposentar sem empecilhos.

Já na regra por idade, que também é uma opção, o piso mínimo é de 65 anos para homens e 60 para mulheres, além de 15 [sta_anchor id=”descobrir-o-momento”]anos de contribuição[/sta_anchor].

Perguntas e respostas sobre aposentadoria

Como descobrir o momento certo de se aposentar

É importante que o segurado busque um especialista na área que dê auxílio a calcular o quanto receberia e, assim, poder simular o valor da aposentadoria no futuro.

Desse modo, será mais fácil notar qual das duas regras trará mais vantagens, caso já preencha todos os pré-requisitos.

Lembrando que esse benefício é para a vida inteira e, caso o trabalhador aceite o valor muito baixo, não tem como desistir e voltar atrás.

O [sta_anchor id=”mudancas-regras”]ideal é pesquisar[/sta_anchor], observar, se informar e entender as opções antes de decidir.

Também é importante ver se possui tudo o que é necessário para dar entrada na aposentadoria para que ela não seja negada e o esforço tenha sido em vão.

Mudanças nas regras de aposentadoria

Segundo o governo, o principal objetivo das alterações na previdência é o combate ao rombo nas contas públicas que foi deixado por ela.

No Brasil, os próprios trabalhadores da iniciativa privada são quem pagam os aposentados através das contribuições que fazem à Previdência.

Sendo assim, quando o valor gasto é acima das contribuições, o governo precisa auxiliar nesse pagamento e isso causa o suposto rombo.

Além da idade e da regra de transição, o modelo de capitalização também pode sofrer alteração.

A capitalização é como uma poupança que pode ser feita para garantir a aposentadoria através de financiamentos por depósitos em uma conta individual.

Esse modelo pode ser sugerido na proposta da reforma que têm tramitado.

Há também novas regras para militares e servidores, como o aumento da alíquota de contribuição e o tempo de serviço que passará de 30 para 35 anos.

Se [sta_anchor id=”calculo-aposentadoria”]você já é aposentado[/sta_anchor], não precisa se preocupar.

A reforma altera as regras apenas para quem ainda precisa fazer a solicitação ao INSS, para os aposentados não haverá mudanças no benefício.

Cálculo da aposentadoria

Para calcular o valor da aposentadoria, é preciso calcular o salário de benefício.

Este valor corresponde à média aritmética simples, onde são analisados 80% dos salários mais altos de contribuição com valor corrigido desde 1994.

No caso da aposentadoria por idade, o valor é igual à soma de 70% + 1% para cada ano contribuído até chegar 100%.

Por exemplo: quem contribuiu para o INSS durante 30 anos ou mais, receberá 100% do salário porque 70% + 30% é igual a 100%. Se o trabalhador atingir a idade antes do tempo de contribuição, o valor será reduzido.

Também existe a aposentadoria por tempo de contribuição, que é calculada em cima do fator previdenciário.

Neste, o salário-base é multiplicado pelo fator e o valor da aposentadoria é calculada.

O INSS disponibiliza uma Central de Informações para responder sobre a aposentadoria. Ligue para 135.

A complementação da aposentadoria deve ser um item a ser pensado na juventude porque à medida que a renda é reduzida, o aumento de [sta_anchor id=”tipos-aposentadoria”]despesas aumenta[/sta_anchor].

Pensar em previdência privada, investimento em títulos públicos ou em ações pode ser um conforto para quem não deseja contar apenas com a verba do INSS.

Tipos de aposentadoria

Existem diversas formas de se aposentar no Brasil.

São elas:

– aposentadoria por tempo de contribuição;

– aposentadoria especial por tempo de contribuição;

aposentadoria por idade;

– aposentadoria por idade da pessoa com deficiência;

– aposentadoria por invalidez;

– aposentadoria por tempo de contribuição da pessoa com deficiência;

– aposentadoria por tempo de contribuição do professor.

Aposentadoria por tempo de contribuição:

A forma mais comum de se aposentar, na qual o tempo em que o trabalhador contribuiu ao INSS e a idade são utilizados para calcular o valor a ser recebido.

Aposentadoria especial por tempo de contribuição:

Indicada para quem trabalhou em ambientes insalubres. Neste caso, há possibilidades de uma pessoa se aposentar com a partir de 15 anos de contribuição.

Aposentadoria por idade:

O cálculo da aposentadoria é feito com base na idade do segurado após a comprovação dos 180 meses trabalhados. É preciso ter 65 anos para homens e 60 para mulheres.

Perguntas e respostas sobre aposentadoria

Aposentadoria por idade da pessoa com deficiência:

Também é necessário comprovar 180 meses trabalhados, sendo que a idade mínima é de 60 para homens e 55 para mulheres.

– Aposentadoria por invalidez:

Se dá pela incapacidade do trabalhador de exercer normalmente as funções. O segurado deve passar por uma perícia médica no INSS para conseguir validação.

– Aposentadoria por tempo de contribuição da pessoa com deficiência:

[sta_anchor id=”inss” /]É necessário estar em dia com os pré-requisitos, sendo o principal deles a colaboração de 180 meses para o INSS.

– Aposentadoria por tempo de contribuição do professor:

Para quem deu aula na educação básica – da educação infantil ao ensino médio. A contribuição de 30 anos para homens e 25 para mulheres é a regra principal.

Benefícios do INSS

Além das aposentadorias, a Previdência Social oferece outros benefícios ao trabalhador. Confira!

Auxílio acidente

Este benefício é uma indenização paga ao trabalhador caso ocorra algum acidente que apresenta sequela permanente que reduza a capacidade de trabalho.

É analisada por meio de uma perícia no INSS e não impede que o indenizado encerre as atividades trabalhistas.

Auxílio doença

Ocorre pela comprovação da incapacidade temporária que impede a continuação normal do trabalho.

Os trabalhadores devem passar por uma perícia médica no dia e hora agendados para atendimento.

É necessário cumprir carência de 12 meses de contribuição no INSS e estar segurado.

Auxílio reclusão

Apenas segurados do INSS presos em regime fechado ou semiaberto podem receber este auxílio durante o período de reclusão ou detenção.

Não é possível receber este benefício e, ao mesmo tempo, o salário ou algum outro benefício do INSS.

Pensão por morte urbana

É o benefício pago aos dependentes do segurado que falece ou tem a morte declarada judicialmente.

A pensão é destinada ao cônjuge, filhos e enteados menores de 21 anos, pais ou irmãos do beneficiário aposentado ou trabalhador na ativa.

Salário família

É o valor pago ao empregado de baixa renda de acordo com o número de filhos.

É preciso estar dentro do limite máximo de renda exigido pelo governo.

Os filhos devem ter menos de 14 anos de idade ou filhos deficientes de qualquer idade e remuneração abaixo da remuneração limite.

Salário maternidade

Benefício dado ao beneficiário que se afasta das funções por conta do nascimento ou adoção de uma criança.

São aceitos pedidos no caso de aborto não criminoso ou guarda judicial.

O salário maternidade tem duração de 120 dias no caso de parto, bebês natimortos, adoção e guarda judicial.

No caso do aborto espontâneo são 14 dias, à critério médico.

Você tem mais alguma dúvida sobre a aposentadoria? Comente abaixo!

Open banking: veja o que é e como funciona

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Cofre semi aberto com códigos saindo
Banco Central também busca facilitar a vida de seus usuários ao modernizar os serviços bancários com o propósito de reduzir custos para seus clientes

Na tradução literal, open banking significa “banco aberto” ou “sistema bancário aberto”.

Esse conceito já é uma realidade na Europa e nos Estados Unidos. No Brasil, promete revolucionar ainda mais o setor bancário.

Em linhas gerais, a inovação acaba com o monopólio das informações financeiras de um cliente de banco.

Ela possibilita compartilhar através de APIs – Application Programming Interface – seus dados com outras empresas.

Isso acontece desde que você autorize, é claro. Dessa forma, o banco permite que terceiros utilizem esses dados para criar produtos e serviços inovadores.

Atualmente, provedores financeiros terceirizados obtêm acesso à sua conta solicitando-os.

Eles fazem isso para que possam criar um perfil seu e recomendar onde você pode economizar ou encontrar um melhor negócio.

Agora, segundo o Banco Central, clientes bancários poderiam, por exemplo, visualizar em um único aplicativo o extrato consolidado de todas as suas contas bancárias e investimentos.

Também será possível, por este mesmo aplicativo, realizar uma transferência de recursos ou realizar um pagamento.

Tudo isso sem a necessidade de acessar diretamente o site ou aplicativo do banco.

A expectativa do BC é de que o modelo de open banking seja implementado a partir do segundo semestre de 2020.

Open Banking

E como fica a questão da segurança?

Os especialistas dizem que o compartilhamento de informações de contas por meio de APIs é seguro.

Segundo eles, mais até do que o antigo método de inserir informações de contas manualmente.

Portanto, o open banking é considerado tão seguro quanto o internet banking.

A lei exige o uso de uma autenticação forte do cliente e um procedimento que permite que o provedor de serviços de pagamento verifique a identidade do usuário e do serviço.

Vale destacar ainda que qualquer pessoa que use um serviço de open banking não precisará compartilhar seu login bancário ou sua senha com ninguém além do banco.

Portanto, é muito importante que as instituições envolvidas priorizem a segurança da informação e protejam os dados para que não vazem.

E se vazarem, que não tenham valor algum para quem roubar os dados.

Benefícios do Open Banking para os consumidores

O objetivo final do open banking é a criação de um universo de aplicativos que usam as informações da sua conta bancária para oferecer uma gama ampla de produtos para atender às necessidades do cliente.

Os benefícios dessa transformação incluem a transferência mais fácil de fundos e a comparação de ofertas de produtos, em custos mais baixos, melhor uso da tecnologia e melhor atendimento ao cliente.

Isso quer dizer que o open banking tem potencial para transformar a relação dos consumidores com produtos financeiros, permitindo muitos benefícios.

Listamos três deles a seguir.

1 – Melhorar a gestão do dinheiro

No momento, se você tem contas em dois bancos diferentes, você tem de olhar para elas separadamente.

Isso porque os sistemas dos bancos são totalmente incompatíveis.

O open banking permitirá que você as veja ao mesmo tempo, o que deve facilitar o gerenciamento do dinheiro.

É possível, por exemplo, painéis que mostram a entrada e saída de dinheiro entre as contas.

2 – Facilitar a gestão de investimentos e empréstimos

Quando você pega um empréstimo ou realiza algum investimento, precisa comprovar que tem condições de pagá-lo, e seu limite que pode ser utilizado.

O open banking permitirá que você forneça todas as informações necessárias online, incluindo, por exemplo, seu histórico de gastos.

Além disso, fornece informações sobre investimentos nos últimos anos.

3 – Simplificar a realização de pagamentos

O atual sistema de pagamento é um pouco complicado.

Atualmente, ao realizar uma compra o varejista entra em contato com um adquirente, que por sua vez estabelece a comunicação com a administradora do cartão para receber o pagamento da sua conta.

Ao ter acesso aos dados dos bancos, o open banking permite pagar diretamente de uma conta bancária.

Em regra, pagar diretamente deve ser mais rápido e barato. Pois, atualmente vários intermediários cobram por cada serviço.

Com o open banking, o banco autentica a compra sem envolver outras organizações.

Game of Thrones: quanto custa conhecer ao vivo as paisagens da série?

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Série Game of Thrones

A disputa pelo trono de ferro chega ao fim com a oitava temporada de Game of Thrones.

A série de maior sucesso da HBO, que registra os maiores índices de audiência na televisão, vai deixar saudades.

Infelizmente, para os fãs, visitar Westeros, passear por Porto Real e voar em dragões não é possível.

No entanto, a boa notícia é que você pode, sim, visitar muitas das locações onde a série foi gravada.

A produção, apesar de ser uma referência nos efeitos visuais digitalizados, fez uso de cenários espetaculares, com locações por diversos países ao redor do mundo.

A série já filmou em nações como Irlanda do Norte, Espanha, Croácia, Islândia e até no Marrocos, norte da África.

Portanto, você só vai precisar do passaporte em dia e muita disposição para conhecer alguns dos cenários emblemáticos da série.

E, claro, um planejamento financeiro.

game of thrones

Estúdio de Game of Thrones vai virar atração turística

Já pensou em recriar os passos dos residentes mais marcantes de Westeros e reviver momentos icônicos de Game of Thrones, passando exatamente pelos lugares onde as cenas foram filmadas?

Em breve, isso será possível!

Um ex-estúdio da série – o Linen Mill Studios -, será aberto ao público no primeiro semestre de 2020.

Localizada em Banbridge, Irlanda do Norte, a locação irá receber a Game of Thrones Studio Tour, uma exposição interativa.

Nela, haverá sets, figurinos, armas e vários outros adereços do universo dos Sete Reinos.

No estúdio a 40 quilômetros da cidade de Belfast, capital da Irlanda do Norte, será possível também assistir a exibições que vão mostrar como a série foi construída tecnicamente.

Afinal, os itens foram reconstruídos e restaurados pelas mesmas equipes que trabalharam no programa.

Contudo, lugares reais que serviram de cenários já estão no mapa da Westeros da vida real.

São eles:

– Castle Ward – onde foram filmadas algumas cenas de Winterfell;

– Ballintoy Harbour – onde Lordsport, nas Iron Islands, é ambientado;

– Estrada de faias de Dark Hedges – a Kingsroad da série.

A iniciativa é do departamento de turismo da Irlanda do Norte.

Quanto custa visitar os países onde Game of Thrones foi filmado?

1 – Irlanda do Norte

Game of Thrones
Castle Ward

O país foi palco da maioria das cenas gravadas de Game of Thrones.

Pelo seu clima frio, grandes castelos da idade média e paisagem cinzenta, foi o lugar ideal para representar o norte de Westeros.

O cenário mais conhecido pelos fãs é o Castle Ward.

Ele foi utilizado para representar Winterfell, lar da casa dos Stark.

A construção data do século XIII e fica próxima à capital do país, Belfast.

Atualmente, o castelo funciona como ponto turístico, inclusive uma empresa chamada Winterfell Tours faz passeios, que saem de Belfast e levam os fãs para conhecer a fortaleza dos Stark.

Os mais apaixonados podem vestir roupas típicas da série e praticar arco e flecha.

Outro local bem famoso da série que também fica na Irlanda do Norte são as Ilhas de Ferro. O lar dos Greyjoy fica em Murlough Bay, no extremo norte do país.

A baía é bem tranquila e o acesso não é simples, passando por uma estrada estreita de mão única.

Entretanto, a vista para o mar é recompensadora e faz a viagem valer a pena.

Ainda no país, mais um lugar serviu de set para as Ilhas de Ferro: Ballintoy Bay, também no extremo norte.

Essa outra baía representou o porto de Pyke, a cidade em que Theon Greyjoy desembarca no seu retorno às Ilhas de Ferro.

Um pacote de sete noites sai por R$ 13.474 por pessoa.

A viagem passa por destinos da Irlanda do Norte e Irlanda (Belfast, Derry, Galway e Dublin), com café da manhã, traslados e guia em português.

2 – Croácia

Game of Thrones
Dubrovnik

A Croácia é o país com um dos sets mais importantes: a cidade de Dubrovnik.

O destino possui uma grande carga histórica.

Há dados que indicam que sua fundação foi no século VIII, e a parte velha da cidade é tombada como patrimônio da humanidade pela Unesco.

Em Game of Thrones, Dubrovnik é Porto Real, um dos principais cenários da série, lar do rei de Westeros.

Afinal, com sua arquitetura medieval, a muralha que cerca a cidade e o penhasco no qual a cidade se encontra tornam dela um dos destinos mais visitados por turistas que vão à Croácia.

Uma das localidades mais bonitas de Porto Real são os Jardins Verdes.

O lugar escolhido foi o arboreto de Trsteno, que além de ser um dos mais antigos da região fica a poucos quilômetros de Dubrovnik, facilitando na gravação.

Um pacote de sete dias com saída de São Paulo fica a partir de R$ 6.578.

3 – Escócia

Game of Thrones
Castelo de Doune

Aberto para visitações, o castelo de Doune foi utilizado pela série em algumas cenas que representavam Winterfell.

O local era a sede da honrosa família Stark.

Com uma grande torre defendendo a entrada, o Castelo de Doune fica próximo ao rio Teith.

Portanto, ele compõe uma bela paisagem para fotos de turistas.

Um pacote de cinco noites fica a partir de R$ R$ 8.143,20.

4 – Marrocos

Game of Thrones
Aït-Ben-Haddou

A cidade Aït-Ben-Haddou, predominantemente em tom amarronzado, também foi palco de encenações de Game of Thrones.

A série de sucesso da HBO aproveitou o lugar para gravar cenas de Daenerys Targaryen durante sua peregrinação.

Tombada como Patrimônio Internacional da Unesco, a cidade abriga mesquitas e até um hotel, que permite ao hóspede contemplar a vista surpreendente da região.

Um pacote de sete noites com saída de São Paulo fica a partir de R$ 3.488,60.

5 – Islândia

Game of Thrones
Grjótagjá

A ilha escandinava com suas paisagens geladas foi o lugar perfeito para gravar as cenas que aconteciam “Além da Grande Muralha”.

O extremo norte de Game of Thrones é uma terra desconhecida, pouco habitada e com um clima extremamente frio, muito parecido com a Islândia.

Apesar das temperaturas perto de zero, o país é uma formação vulcânica que abriga diversas fontes termais.

Uma delas foi utilizada na série como ninho de amor entre Jon Snow e Ygritte.

O lugar se chama Grjótagjá, uma caverna que abriga uma piscina de água vulcânica no norte da Islândia.

Outro ponto que ilustra o Além da Muralha é Vatnajökull.

Além de ser a maior geleira da Europa, ela também está localizada no maior parque nacional do continente e foi palco da grande maioria das cenas que aconteceram no extremo norte de Westeros.

Um pacote de nove dias fica a partir de R$ 19.900.

+ Quanto custa se hospedar na casa do Otis, da série Sex Education

6 – Espanha

Game of Thrones
A Praça de Touros de Osuna foi a Arena de Meereen

A Espanha deu vida ao palácio de Dorne. A cidade escolhida foi Sevilha, mais precisamente Álcazar.

Afinal, o destino é um complexo de palácios que foram construídos em diferentes épocas.

Na série, ele é a residência da casa Martell, uma das mais poderosas famílias do continente de Westeros.

Outro local famoso na série que está localizado na Espanha é a Arena de Meereen.

Na série, Daenerys além de se casar nessa arena, também manda empalar os Grandes Mestres que governavam a cidade de Meereen antes dela tomar o controle.

A arena, na verdade, é a praça de touros de Osuna, uma pequena cidade com pouco mais de 17 mil habitantes

As gravações da série mudaram completamente a rotina do local, que passou a ser procurado por fãs de várias partes do mundo.

Um pacote de seis noites sai a partir de R$ 4.052.

Os 10 melhores países para aposentados em 2019

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Duas pessoas idosas sentados em cadeiras de praia de frente pro mar

O Brasil não está entre os melhores países para aposentados. É o que mostra o estudo da consultoria International Living.

O levantamento está em sua 29ª edição. Neste ano, 25 cidades foram avaliadas, com base em 13 critérios.

Entre eles, a facilidade de obtenção de visto, sistema de saúde, clima e custo de vida.

A boa notícia para os brasileiros é que dos dez primeiros colocados do ranking, seis estão na América Latina.

O Panamá consagrou-se vencedor pela primeira vez, e a Costa Risca aparece logo em seguida.

Completam a lista destinos paradisíacos como Equador, Malásia, Portugal e Tailândia. O Brasil, caro e violento, não aparece na lista.

O objetivo do estudo é encontrar destinos seguros e com bom custo-benefício, onde um casal de aposentados pode viver com US$ 1.800 ou menos por mês.

No entanto, vale ressaltar que nem todas as cidades dos países listados compreendem este requisito.

Portanto, às vezes, é preciso sair das capitais.

melhores países para aposentados

Melhores países para aposentados em 2019

1 – Panamá

Moderno, conveniente e perto dos Estados Unidos. Foi assim que a publicação definiu o Panamá, primeiro lugar da lista de melhores países para aposentados.

O país ainda tem bons custo de vida, comida, bebida e entretenimento. Também foi o único da lista a tirar nota máxima no aspecto obtenção de visto.

O programa de benefícios para aposentados, chamado Pensionado, é dos mais generosos.

O plano inclui 25% de desconto em passagens de avião e em contas de luz, e ainda 50% de desconto em hospedagens em hotéis.

melhores países para aposentados

2 – Costa Rica

Clima tropical, custo de vida baixo e belas paisagens. A Costa Rica oferece tudo isso.

A International Living ainda destacou no país a receptividade dos cidadãos e o fácil acesso a serviços de saúde.

No entanto, a região do Vale Central é a mais indicada pela pesquisa.

No centro do país, o aluguel de uma casa “grande” sai por US$ 500, cerca de R$ 1.900.

Restaurantes locais servem comida de qualidade por US$ 4 a refeição, ou seja, R$ 15.

3 – México

As diferenças de temperatura em vários pontos do país também são destaque no México. Além disso, o sistema de saúde é acessível.

O povo é receptivo e a cultura está por todos os lugares. Sobre paisagens naturais, basta dizer que é lá que fica Cancún.

Um destaque para estar na lista dos melhores países para aposentados é o cartão nacional para aposentados.

Ele garante descontos de 10% a 20% em vários serviços do país.

4 – Equador

O grande atrativo do Equador é a diversidade do país. Nele, você pode encontrar lugares quentes e outros com clima clima mais ameno, por exemplo.

A comida, as belezas naturais e a amistosidade do povo também contam pontos.

Além disso, o país é um grande produtor de alimentos: você pode comprar tudo fresco e com bons preços.

O quarto país da lista de melhores países para aposentados manteve sua posição no ranking.

Ele conquistou nota 97/100 na avaliação de governo na pesquisa, 94/100 em oportunidades de trabalho e 93/100 em visto e moradia.

5 – Malásia

É o país melhor colocado da lista fora da América Latina. Ele se destaca pelo bom sistema de saúde e pela facilidade de se conseguir um visto.

O custo de vida também foi considerado atrativo, bem como as belas paisagens e a facilidade de se chegar a outros países da Ásia.

De acordo com o o estudo, um casal pode viver confortavelmente com cerca de R$ 7 mil.

Contudo, os custos de vida são baixos, englobando alimentação e custos de saúde.

6 – Colômbia

A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica o sistema de saúde da Colômbia no 22º lugar no mundo.

Portanto, o país fica à frente de países como Canadá, na 30ª posição, e EUA, na 37ª.

O clima primaveril durante o ano todo é o principal motivo para escolher a Colômbia, segundo o estudo da International Living.

Outros atrativos são a biodiversidade do país e a facilidade de se obter um visto.

O custo de vida, por sua vez, varia conforme a região escolhida.

7 – Portugal

Muitos brasileiros estão de mudança para Portugal. Um dos principais motivos é o sucesso da sua economia.

O país ficou com uma média de 94,6 nos índices do ranking (desenvolvimento, governança e oportunidades).

Além disso, é o segundo país mais barato da Europa, depois da Bulgária.

No entanto, a capital Lisboa não é tão barata quanto outras da lista.

O segredo, segundo a pesquisa, é procurar cidades próximas, como Ericeira e Mafra.

Nesses locais, é possível viver com uma média de US$ 2 mil, quase R$ 8 mil.

8 – Peru

Turistas do mundo inteiro vão ao Peru para explorar Machu Picchu. Os aposentados, porém, podem desfrutar dos quilômetros de litoral que o país oferece.

Sem falar na excelente e variada gastronomia do país. Tudo isso com um dos custos mais baixos do planeta.

A sugestão da pesquisa dos melhores países para aposentados, no entanto, fica nos distritos próximos da capital Lima.

São locais como Miraflores, onde o aluguel de um apartamento bem localizado sai por US$ 800 ou R$ 3 mil.

O custo total fica um pouco mais do que isso, atingindo os R$ 5 mil.

9 – Tailândia

O baixo custo de vida e o bom sistema de saúde, principalmente, colocam a Tailândia no 9º lugar da lista.

A proximidade e a facilidade de se chegar a outros países da Ásia também mereceram destaque.

Suas cidades modernas e tecnológicas permitem que os aposentados vivam confortavelmente no sul da Ásia com um baixíssimo custo de vida.

Obviamente, as paisagens exuberantes também devem ser levadas em consideração.

Para se ter ideia, alimentos e produtos de limpeza quase não pesam no orçamento e, na maioria das vezes, você pode pedir para entregar em casa, sem custo.

Outro destaque fica por conta das consultas nos hospitais. Elas chegam a custar US$10.

10 – Espanha

Tanto os serviços públicos de saúde quanto os planos privados se destacam pela acessibilidade.

Isso reflete diretamente no estilo de vida da Espanha, que recebeu pontuação de 93/100 na pesquisa.

Também chamaram a atenção dos avaliadores a boa e barata comida espanhola, o eficaz serviço de trens e a receptividade do povo local.

A pesquisa destacou também o preço dos alimentos, chegando a custar 60 centavos de dólar o quilo.

“Guardar dinheiro” é o novo recurso na NuConta

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Mulher segurando cartão de crédito do Nubank
NuConta tem novo recurso lançado

O Nubank divulgou no último dia 16 que está testando um novo recurso da NuConta. O mecanismo irá permitir que o cliente “guarde dinheiro” em uma área separada da conta corrente.

Dessa forma, será possível separar o dinheiro para reservas, compras do dia a dia e até mesmo emergência.

A nova funcionalidade da NuConta se chama “Guardar Dinheiro” e tem como objetivo dar uma maior comodidade a quem possui a conta digital.

Vale ressaltar que esse recurso está disponível para poucos usuários da base do sistema Android. Em alguns dias, será liberado para os clientes do iOS.

NuConta
NuConta tem novo recurso lançado

Outra vantagem do “Guardar Dinheiro” é que ele oferece mais opções de controle para organizar as finanças.

Isso porque a plataforma permite que o cliente crie subcontas de acordo com o objetivo. O serviço é 100% gratuito e não gera custo para o correntista.

De início, será possível guardar dinheiro em apenas uma subconta. Porém, a fintech não descarta a possibilidade de liberar a criação de múltiplas áreas para guardar o dinheiro.

Novo recurso da NuConta rende dinheiro diariamente

De acordo com o Nubank, com esse novo recurso da NuConta o dinheiro rende diariamente 100% do CDI.

Porém, a quantia não fica disponível para o uso até o momento em que o usuário queira resgatá-lo com algum objetivo.

No momento de resgatar a quantia, é necessário transferir pelo próprio aplicativo o valor guardado para o saldo disponível na conta corrente.

Isso porque o dinheiro aplicado na NuConta, na parte de investimentos, não fica disponível na conta principal.

Vale ressaltar que ao acessar a NuConta, o saldo disponível que irá aparecer será apenas o disponível e não o que foi guardado.

Será possível que o correntista veja na tela ambos os saldos, porém individualizados.

O novo recurso da NuConta deve ficar em fase de teste para Iphone por uma semana. E só depois deverá ser liberado para o público em geral.

Colocar essa funcionalidade em teste deve evitar possíveis confusões no uso diário da conta.

Caso você queira ter acesso ao recurso “Guardar Dinheiro”, é necessário manter o aplicativo do Nubank, para Android e iOS.

Em fevereiro, Nubank também lançou serviço de empréstimo

Em fevereiro deste ano, a Nubank havia lançado o serviço de empréstimo pessoal para seus clientes.

Essas novidades fazem com que o banco online ganhe ainda mais a confiança dos usuários e que consiga competir com os grandes bancos.

Todo o processo para solicitar um empréstimo deve ser realizado por meio do aplicativo.

O objetivo da instituição é que os usuários consigam efetuar todo o procedimento sem nenhum desgaste e pela internet.

Pelo aplicativo o cliente ainda consegue ter acesso a quanto já foi pago do empréstimo e quanto ainda falta pagar.

Assim como nas demais instituições financeiras, também é possível antecipar algumas parcelas. E o próprio aplicativo realiza o cálculo do desconto com os juros.

De acordo com o Nubank, o cliente que optar pelo empréstimo terá até 90 dias para pagar a primeira parcela e um limite de até 24 meses para quitar todo o valor.

“Você diz o valor que precisa, escolhe o número de parcelas e na hora vê os juros e o valor total e mensal que irá pagar. É possível simular diversas possibilidades, quantas vezes quiser”, informa o banco.

NuConta tem função de débito para os usuários

Outra função que o Nubank lançou recentemente foi as de débito e saque para quem é cliente da NuConta.

Essa modalidade pode ser utilizada para todos os usuários que tiveram o cartão emitido a partir de setembro de 2018.

Isso é possível porque o chip desses cartões já está habilitado para esse tipo de operação, que deve ser ativada pelo cliente por meio do aplicativo.

A função ainda permitirá que os clientes realizem saques. Isso porque os clientes que usam a função de crédito já têm essa opção, mas limitado ao uso de apenas 5% do limite disponível.

Os saques têm uma taxa no valor de R$6,50 e os clientes podem efetuá-lo em caixas eletrônicos 24 horas.

Procurando emprego? Veja dicas de como não cair em golpes

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Boneco segurando uma lupa com a escrita JOB (trabalho)

A taxa de desemprego no Brasil atingiu 12,7 milhões de brasileiros, o que representa 12% no trimestre móvel encerrado em janeiro.

Os dados foram divulgados em fevereiro pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

Com tanta gente procurando emprego, os cibercriminosos acabam se aproveitando e usam o golpe do falso emprego para conseguir informações das pessoas.

Por isso, é muito importante tomar cuidado ao se inscrever em uma vaga anunciada na internet.

emprego
Saiba quando uma vaga de emprego é falsa

Para não cair em golpes na hora de procurar um emprego, é preciso estar atento a algumas situações. Isso porque elas podem te dar pistas para saber se os sites das vagas são confiáveis ou não.

Lembre-se que mesmo com falsas vagas circulando pela internet, ainda existem muitos sites de emprego confiáveis e que oferecem vagas em empresas grandes.

Por isso, fique atento na hora de se cadastrar em uma dessas páginas.

Como não cair em golpes ao procurar emprego

Cuidado ao informar seus dados pessoais

É comum que os sites de vagas de empregos solicitem algumas informações sobre você, como por exemplo nome completo, idade e experiência profissional.

Mas, antes de preencher qualquer formulário, procure saber se o site é confiável.

Além disso, é importante verificar se a página disponibiliza um campo para você preencher as suas habilidades, experiências profissionais e até mesmo anexar o currículo.

Se o site não tiver esses espaços, a regra é desconfiar.

Isso porque é bem provável que as suas informações sejam utilizadas de forma ilícita após você informá-las.

Cheque a veracidade da página

Ao acessar um site de vagas de emprego, é importante que o futuro candidato verifique a veracidade da página.

Para isso, veja se ela tem outras sessões, como por exemplo uma página inicial ou até mesmo uma aba institucional com informações de contato.

Outra forma de saber se o site é verdadeiro é vendo se existe uma página que fale sobre a empresa que está oferecendo a suposta vaga.

Você também pode pesquisar o nome do site no Reclame Aqui para saber a reputação que ele tem e ver a opinião de outras pessoas.

Vagas diferentes e salários iguais? Desconfie!

A grande maioria das falsas vagas de emprego oferecem oportunidades para diferentes cargos com o mesmo salário.

Se você achar uma vaga de emprego assim, desconfie. Cada profissão tem um salário diferente de acordo com as suas especificações.

Por exemplo, um estagiário tem uma carga horária de trabalho menor e tem menos responsabilidades que uma pessoa que já é formada.

Sendo assim, as remunerações não podem ser iguais para ambos os cargos.

Fique atento às vagas divulgadas no WhatsApp

O WhatsApp é o principal meio de disseminar o falso golpe de emprego, já que é uma ferramenta com grande poder de viralização.

Lembre-se que é difícil que as empresas utilizem o aplicativo para anunciar vagas disponíveis.

Sendo assim, redobre a atenção quando receber uma vaga pelo WhatsApp, mesmo que a mensagem tenha sido enviada por amigos e/ou familiares.

Para saber se o emprego é falso ou não, você pode pesquisar na internet sobre a vaga descrita na mensagem.

Outra forma de evitar cair em golpes é mantendo um antivírus no seu telefone.

Assim, ao clicar no link disponibilizado na mensagem, ele irá alertar se o site é ou não perigoso.

O site pediu para compartilhar a vaga? É cilada!

Se você se deparar com frases do tipo “Para finalizar seu cadastro, você precisa compartilhar nossas vagas com 10 amigos ou 5 grupos no WhatsApp”, fuja!

Essa é a principal característica de um gole de falso emprego.

Isso porque para atingir o maior número de pessoas, os cibercriminosos pedem que a pessoa compartilhe a vaga falsa com pessoas conhecidas que estão à procura de um emprego.

Assim, a probabilidade de disseminar o golpe é maior,já que as pessoas estão querendo se realocar no mercado.

Antes de preencher todas as informações solicitadas, veja se o site pede para compartilhar a vaga.

Se sim, tenha certeza que você está prestes a cair em um golpe de emprego.

Caixa lança cartão de crédito consignado sem anuidade. Confira!

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Homem colocando carteira com vários cartões de crédito no bolso da camisa

A Caixa Econômica Federal lançou, no último dia 15, um novo modelo de cartão de crédito consignado sem anuidade.

Em um primeiro momento, o cartão será exclusivo para os beneficiários do INSS e estará disponível somente nas agências de Brasília.

Mas, vale ressaltar que o novo produto da Caixa Econômica deve chegar ao restante do país até o meio do ano.

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O cartão de crédito consignado sem anuidade ainda tem como vantagem não exigir a consulta ao Serasa e SPC.

O cartão pode ser usado para compras, inclusive no exterior, e disponibiliza até 95% do limite para crédito em conta.

É importante ressaltar que o limite disponível vai variar de acordo com o valor do benefício que cada pessoa recebe.

Esse limite poderá ser de até 1,4 vezes o valor do benefício.

Juros do cartão de crédito consignado sem anuidade

O cartão de crédito consignado sem anuidade terá taxa de juros de 2,85%.

De acordo com dados divulgados pelo Banco Central, no período de 26 de março a 1º de abril deste ano, a taxa mensal de juros desse tipo de cartão no INSS variou.

A variação foi de 1,36% no Banco Safra a 2,13% no Via Certa Seguradora S.A (CFI), enquanto a taxa da Caixa Econômica ficou em 1,68%.

Vale ressaltar que nesse tipo de empréstimo, o valor é descontado diretamente do benefício. O que reduz o risco de inadimplência para as instituições financeiras.

De acordo com a Caixa, será utilizada uma margem consignável específica para o cartão de crédito consignado sem anuidade, de 5% do valor do benefício.

Sendo assim, ele não concorre com o limite de 30% do empréstimo consignado tradicional que é oferecido pelos bancos.

O cartão de crédito consignado sem anuidade terá a bandeira Elo.

Os segurados do INSS não precisam receber a aposentadoria ou a pensão pela Caixa Econômica para pedir o cartão de crédito.

O vice-presidente de Produtos de Varejo da Caixa, Julio Cesar Volpp Sierra, explicou que o produto foi desenvolvido para um público de 21 milhões de aposentados e pensionistas.

Isso porque essas pessoas não encontram essa solução de crédito no mercado de forma abrangente.

Check-up lar é um dos benefícios

Além de ser um cartão sem anuidade e sem consulta no SPC e Serasa, outra vantagem do cartão de crédito consignado sem anuidade é a oferta do check-up lar.

Esse benefício permite que o cliente solicite pequenos reparos domiciliares como chaveiro, conserto de encanamento e troca de lâmpada.

Ao contratar o cartão de crédito, o cliente será informado sobre todas as condições de uso do produto.

Ele também será orientado a pagar o valor total da fatura, o que tem como objetivo promover a educação financeira dos clientes. Além, claro, de incentivar a utilização consciente do crédito.

A Caixa pretende expandir o novo produto para todo o Brasil. Isso porque a ideia é alcançar aproximadamente 10 milhões de aposentados em todo o país, já que 21 milhões de aposentados não têm essa linha de crédito.

Sendo assim, eles são potenciais clientes do cartão de crédito consignado sem anuidade.

Vale ressaltar que o setor de crédito consignado movimenta mais de R$340 bilhões em empréstimos. Por esse motivo, ele é considerado estratégico para o banco.

Entenda o que é o cartão de crédito consignado

O cartão de crédito consignado é muito parecido com um cartão de crédito convencional. No entanto, é exclusivo para quem pode pegar um empréstimo consignado.

Portanto, é oferecido para aposentados e pensionistas do INSS e para servidores públicos federais e estaduais. A principal diferença entre eles é a forma de pagamento.

A cobrança não vem por meio de boleto para que você efetue o pagamento. O valor é descontado automaticamente de sua conta no dia da data de vencimento.

Além de não poder ser atrasado, você também não pode optar por pagar um valor mínimo da parcela da fatura, o débito é feito integralmente. Saiba o que é o cartão de crédito consignado.

Voos cancelados da Avianca: entenda quais seus direitos

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Parte lateral do Avião da Avianca

Os voos cancelados da Avianca Brasil têm deixado muitos passageiros apreensivos nos aeroportos brasileiros. A maioria relata dificuldades para embarcar em decorrência da redução de frota da companhia aérea.

No site “Reclame Aqui”, nos primeiros nove dias de abril foram registradas 442 reclamações contra a empresa. O número já representa 55% do total do mês anterior.

De todas as queixas feitas em abril até agora, 42% são por cancelamento de voos.

Segundo o Procon-SP, as reclamações também são crescentes. No primeiro trimestre, foram 87.

O que representa um aumento de 93% na comparação com o mesmo período do ano passado.

No entanto, a Avianca afirma que os passageiros com bilhetes comprados para as rotas que estão sendo encerradas serão contatados pela empresa.

A companhia criou um site para tirar dúvidas dos passageiros.

De acordo com a Avianca, o prazo para receber o dinheiro da passagem de volta é de sete dias.

Caso o bilhete tenha sido pago com cartão de crédito, o estorno deve aparecer na fatura seguinte.

voos cancelados da Avianca

Órgãos orientam passageiros dos voos cancelados da Avianca

O Procon-SP afirma que o passageiro tem direito a ser acomodado em outro voo, sem qualquer despesa adicional, ou a ser reembolsado integralmente.

O órgão diz que a empresa é responsável por reacomodar o passageiro. Caso isso não ocorra, o consumidor deve procurar o órgão.

Já prejuízos decorrentes dos voos cancelados da Avianca, como perda de compromisso de trabalho ou reserva de hotel, devem ser reclamados na Justiça.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informa que alterações contratuais por parte de uma empresa aérea precisam ser comunicadas ao viajante até 72 horas antes da data do voo.

Caso o passageiro compareça ao aeroporto em decorrência de falha na prestação da informação, a companhia também deverá oferecer alimentação e hospedagem.

Portanto, se você não conseguir uma solução administrativa, a opção final pode ser recorrer à Justiça.

É possível acionar a empresa aérea, a agência e a plataforma de venda do bilhete, e qualquer fornecedor envolvido na venda.

Para tanto, é preciso apresentar comprovantes, como extratos de cartão de crédito e pagamentos de diárias de hotéis.

Contudo, vale ressaltar que quem usou milhas para a compra da passagem também tem direito à devolução das milhas utilizadas.

Voos internacionais foram descontinuados

A Avianca descontinuou seus voos internacionais que partiam de Guarulhos, em São Paulo, com destino a Santiago do Chile, Miami e Nova York.

De acordo com a companhia, essas rotas foram retiradas de circulação para “garantir a sustentabilidade do negócio”.

Quem tinha passagem para um desses destinos será procurado pela Avianca.

O passageiro poderá escolher entre pedir reembolso integral ou optar ainda por uma reacomodação em um voo de companhia aérea parceira.

Para os passageiros que optarem pelo reembolso, o estorno do valor cobrado será realizado em até sete dias, de duas formas:

– Para bilhetes pagos com cartão de crédito – o estorno deve vir na próxima fatura;
– Para bilhetes pagos com boleto bancário – o dinheiro será depositado na conta corrente indicada.

Caso a Avianca ainda não tenha entrado em contato para resolver cada caso de voo descontinuado, basta aguardar.

Segunda a empresa, os clientes estão sendo contatados em ordem cronológica.

Ou seja, “aqueles que tiverem voos marcados para datas mais próximas serão contatados antes”, diz a empresa.

Segundo ela, um time dedicado está trabalhando para “minimizar ao máximo o impacto em sua programação”.

Para solicitar o estorno antes mesmo de ser contatado, basta acessar o formulário e selecionar “Cancelamento de voo gerado pela Avianca”.

Entenda o caso Avianca

Em recuperação judicial, a Avianca acumula dívidas de mais de R$ 1 bilhão. Consequentemente, seus credores aprovaram o plano de recuperação judicial.

O plano prevê a divisão da empresa por meio da criação de sete unidades produtivas isoladas (UPIs) que serão levadas a leilão.

Seis UPIs conterão partes dos direitos de pousos e decolagens (“slots”) da Avianca.

Elas estão nos aeroportos de Congonhas, Guarulhos e Santos Dumont. Além disso, uma vai englobar o programa de fidelidade da empresa.

No entanto, ainda falta a aprovação do plano pela Justiça. Por isso, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) alerta que a recuperação judicial não extingue os deveres da empresa perante aos consumidores.

Credores obtiveram judicialmente o arresto de dez aeronaves para o pagamento dívidas. Fato que dificulta ainda mais a possibilidade de recuperação da empresa.

Segundo o Idec, os consumidores têm direito de decidir qual solução para os voos cancelados da Avianca preferem.

O instituto diz que eles podem escolher entre a restituição do valor pago, a remarcação em um voo futuro da companhia ou realocação em voo de outra companhia em data disponível.